Page 1

Â


Sumário: 1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------------- 2 1.1. Tema --------------------------------------------------------------------------------------- 2 1.2. Objeto de estudo ------------------------------------------------------------------------ 3 2. Objetivos ------------------------------------------------------------------------------------- 4 2.1. Geral ----------------------------------------------------------------------------------------- 4 2.2. Específicos ------------------------------------------------------------------------------- 4 3. Metodologia, procedimentos e estratégias -------------------------------------- 5 3.1. Teóricos ----------------------------------------------------------------------------------- 5 3.2. Procedimentos práticos e de campo -------------------------------------------- 7 3.2.1. Criar ilustrações personalizadas, para um identidade única, assim como um Lettering ------------------------------------------------------------------------------------- 7 3.2.2 Melhorar a navegação do blog ---------------------------------------------------- 16 - Abas fixas dentro do blog ---------------------------------------------------------------- 17 •

Sobre a Autora ----------------------------------------------------------------------- 17 Sobre ----------------------------------------------------------------------------------- 18 FAQ ------------------------------------------------------------------------------------- 21 Contato--------------------------------------------------------------------------------- 21

Mídia Kit ------------------------------------------------------------------------------- 22

3.2.3 Cartões de Visita ---------------------------------------------------------------------- 27 3.2.4 Redes sociais -------------------------------------------------------------------------- 29 3.2.5 Fotos ------------------------------------------------------------------------------------- 31 3.2.6 Criação de vinheta para os vídeos ----------------------------------------------- 33 3.2.7 Postagens no Blog ------------------------------------------------------------------- 34 3.2.8 Divulgação no nome Cah Mendes ------------------------------------------------ 35 - Participação em eventos ------------------------------------------------------------------ 35 - Ações ------------------------------------------------------------------------------------------- 37 - Realização de sorteios --------------------------------------------------------------------- 38 - Participações na mídia --------------------------------------------------------------------- 39 4. Justificativa e relevância do estudo ---------------------------------------------- 40 5. Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------- 40


1. Introdução 1.1. Tema Nos dias de hoje, as mídias sociais estão muito fortes, e marcas ou lojas online que não têm um Instagram acabam ficando para trás. Seguindo essa corrente, o marketing pessoal através dessas mídias também é muito forte. Empresas costumam olhar os perfis de possíveis contratados, por exemplo, daí a importância de trabalhar a imagem até mesmo em perfis pessoais. O Canal no Youtube Cah Mendes começou de forma despretensiosa, com o objetivo de ajudar amigas que sempre pediam dicas, principalmente de moda, e acabou crescendo e se tornando uma profissão. O objetivo do trabalho é profissionalizar todos os canais de Cah Mendes, dando mais credibilidade para a autora ao fechar com patrocinadores ou fazer algum trabalho por fora relacionado com os conteúdos abordados.

Primeiro Layout


Segundo Layout 1.2. Objeto de estudo Todas as mídias sociais de Cah Mendes serão melhoradas. A ideia é criar uma identidade visual nova. Serão trabalhados: Canal do Youtube, Blog, Instagram, cartão de visita, mídia kit, vinheta dos vídeos e até mesmo imagem pessoal e estilo de fotos.


2. Objetivos 2.1. Geral

A ideia é passar algo feminino mas sofisticado, além de deixar a identidade mais adulta. O foco é um público com poder de compra, para que as marcas tenham interesse em anunciar. O público-alvo são mulheres entre os 18 e 35 anos. 2.2. Específicos Mudar a identidade visual e trabalhar a imagem da autora são pontos chaves para atingir o objetivo. Se envolver em projetos e aparecer em eventos relativos aos assuntos abordados é essencial para ficar mais conhecida no meio. Em relação à imagem pessoal: a ideia é usar roupas jovens, porém com tecidos mais nobres, criar um estilo casual e sofisticado, mas mantendo características próprias. Se alguém muda radicalmente a forma de se vestir de uma hora para outra, isso pode parecer forçado, e quem já a segue a mais tempo perceberia. Além disso, o diferencial de ser uma influenciadora digital é dar dicas reais. Por isso, nada deve ser muito “montado”.


3. Metodologia, procedimentos e estratégias 3.1. Teóricos Referências de Imagem Pessoal: -

Blog Garotas Estúpidas – Camila Coutinho

-

Blog Tudo Orna: Irmãs Alcântara

-

Blog Chata de Galocha – Lu Ferreira

Referencias de Identidade visual: -

O mundo de Jess:

-

Morando Sozinha:


-

Tudo Orna

-

Juliana Rabelo

       


3.2. Procedimentos práticos e de campo 3.2.1. Criar ilustrações personalizadas para uma identidade única, assim como um Lettering Para essa criação, foi contratada a ilustradora Juliana Rabelo. Os traços delicados passam a leveza necessária para esse novo projeto. Ao invés de um Logo, ficou decidido que seria feito o Lettering, ou seja, o nome do blog escrito à mão, que, dessa forma, iria compor melhor com as ilustrações. O que foi passado para a Ilustradora: Cartela de cores:

Imagem: Pinterest


A ideia é algo clean, priorizando tons pasteis, principalmente o rosa e o lilás. Reformular o blog e o tornar mais adulto é essencial, porém é interessante ir “evoluindo” a identidade inicial, mudando aos poucos. Técnica escolhida: Aquarela Descrição da Ilustração (deve ser dada com o máximo de detalhes) Topo: Blogueira trabalhando no computador

Imagens: Pinterest Deveria ter o máximo de referências dos temas do blog, e o ambiente se pareceria com aquele no qual a blogueira trabalha. Mesa branca, Macbook Pro, câmera (Canon T5i), luminária, árvore da Imaginarium, porta-pincéis com pincéis (referência ao tema beleza).


Pose de frente, descontraída, segurando uma caneca de chá (referêcia ao tema “vida saudável”). Prateleiras de vidro acima da mesa. Nas prateleiras: Claquete, objetos que remetam a viagens já realizadas (cabine de Londres, Torre Eiffel, Mickey). Mesa e/ou prateleiras: livros e revistas de moda. Cadeira branca com pelúcia em cima. Algumas outras ideias para colocar de enfeites – Projeto de redecoração do quarto:

Projeto: 9 Arquitetura


Inspirações para roupa e sapato:

Esquerda: Weddingbee / Direita: Weare Shop Cabelos: Loiro claro,liso, um pouco abaixo dos ombros Foto de Referência:


Maquiagem: Leve, pele iluminada, batom nude. Referência:

Imagem: Blog da Bela Ilustração do rodapé: Algo no estilo do que foi feito (também pela ilustradora Juliana Rabelo) para o blog Vaidades de Arquiteta:


Porém, com itens que representem os temas abordados no blog Cah Mendes: Moda, beleza, viagem, vida saudável, vida pessoal (lifestyle, no geral). Ilustração dos itens de categoria: -Moda (manequim estampado) - referência:

Imagem: Instagram de Cah Mendes Beleza (espelho) -Vida saudável (par de alteres) -Viagem (mala de viagem) - Fotografia/filmagem (câmera) - Lifestyle -Contato (envelopes) ícones das redes sociais: -Instagram -Snapchat - Youtube - Fã Page


Botão de subir: Avião de papel deixando o rastro em forma de curacao Referência:

Imagem: Depositphotos Lettering: Cah Mendes. A cargo da ilustradora, deve ser algo que vá combinar com as demais ilustrações, principalmente com o cabeçalho, pois no blog o topo e o lettering ficariam juntos.


Resultado: Lettering:

Topo;

RodapĂŠ


Categorias:

Redes Sociais:

Botão Subir:

                     


3.2.2 Melhorar a navegação do blog Após a criação das ilustrações, chegou a hora de criar o layout do blog, instalar e programar. Com uma navegação mais fácil, a retenção do público melhora, pois se torna mais agradável ficar no blog. A ideia é conseguir linkar todas as redes sociais em um lugar só. Além disso, a melhora na programação faz com que os posts sejam melhor rankeados no Google. -

Layout responsivo (se adapta a qualquer navegador, inclusive tablets e celulares)

-

Menu com categorias, subcategorias e pré-visualização

-

Área de postagem com botão de compartilhamento nas redes sociais. É uma ótima forma de divulgação para o blog.

-

Botão Pinterest

-

Posts relacionados (melhora a retenção)

-

Opção em destaque para que o seguidor cadastre o e-mail e receba conteúdo exclusivo

-

Assinatura com foto no post

-

Opção de comentar pelo Facebook. Isso facilita para o seguidor, e o incentiva a comentar mais.

-

Botão voltar ao topo (porém, ele só deve aparecer no final da página. Nada que fique “seguindo” o leitor é agradável).

-

Próximas páginas numeradas

-

Rodapé com links: Início/FAQ/Sobre/Mídia Kit/Contato

-

Ícone da categoria em cada post

-

Opção leia mais. Isso aumenta a interação do leitor com o blog.

-

Lateral: vídeos do YouTube, Fã Page e Instagram.

-

Ícones das categorias na lateral. Ao clicar na categoria, aparecem os posts que se encaixam em cada uma.

-

Posts destacados no topo


- Abas fixas dentro do blog:

Sobre a Autora Ao lado direito, foi colocada uma foto e o nome Cah Mendes. A foto de

perfil deveria ser algo que passasse um pouco dos temas abordados no blog e toda a ideia jovem, porém sofisticada. Para isso, contou-se com a ajuda da fotógrafa Daniela Canuto. A inspiração de foto foi de Olívia Palermo, um exemplo de uma pessoa que consegue ser fashion, elegante e jovem ao mesmo tempo. Direita: Inspiração (Pinterest) / Foto:

A casualidade do jeans é balanceada com o blazer branco. A maquiagem leve em tons neutros e cabelo liso reforçam o ar sofisticado.


Para criar mais referências aos temas abordados através da foto, foi criada uma moldura com elementos das ilustrações.

Abaixo da foto, tem os ícones das redes sociais que direciona o leitor para as mesmas. Além disso, foram criadas as abas: -

Sobre Era necessário um texto que transmitisse sofisticação e profissionalismo,

mas com um toque divertido, para transmitir a personalidade da autora e fazer com que a leitora se sinta mais próxima, como uma amiga. Ao invés de fotos, foram criados Gifs para ilustrar essa aba.


De engenheira à blogueira (GIF 1) Olá, muito prazer! Eu sou a Camila Mendes e tenho 26 anos. Sou youtuber desde 2013, blogueira desde 2014, apaixonada por moda, viagem, fotografia e maquiagem Sabe aqueles casos que você ouve de pessoas que largaram tudo para seguir seu sonho – e vocação? Sou eu! Me formei em engenharia civil e trabalhei por três anos na área. Em novembro do ano passado, já não aguentava mais as pressões impostas na carreira de engenheira e dei um basta: abandonei meu emprego em uma construtora e resolvi me dedicar apenas ao blog e ao Youtube e ser feliz. Fiz aulas de fotografia, Photoshop, edição de vídeos, automaquiagem e, atualmente, estou me formando como produtora de moda. O que você vai ver aqui no Blog Cah Mendes (GIF 2) Aqui no blog falo sobre lifestyle. Não tem assunto proibido! Beleza, viagens, vida saudável, livros, decoração e, claro, minha paixão: moda. Tudo com muita opinião, bom gosto e uma boa dose de sinceridade! Meus vídeos mostram também os bastidores da minha vida: como é feita cada gravação, a ida a eventos e o dia a dia de uma produção de fotos. O que você NÃO vai ver no Blog Cah Mendes Pedidos de leitoras sem respostas, meses e meses sem postagens, posts feitos de qualquer jeito. Jamais!


Sou muito preocupada em atender bem minhas leitoras. Posto com frequência e estou sempre atenta à qualidade das postagens. Trabalho bastante nas imagens e com a edição dos vídeos para que fiquem perfeitos e agradem a meu público. Mas tenho opinião forte: então, você não verá mentiras aqui no Blog Cah Mendes. As resenhas são feitas sempre sem mimimi. Um rápido bate-bola comigo (GIF 3) Um hobby? Ver série! Qual série? Pode ser duas? Gossip Girl e Once Upon a Time. Uma paixão? Comer e malhar. Contraditórios, eu sei! Quando tenho tempo – e não estou vendo série – eu... assisto a vídeos no Youtube e leio muuuuitos blogs e livros também! Meus assuntos preferidos são: Moda e lifestyle no geral. Amo, amo, amo: viajar e ficar em casa – sim, mais uma contradição! Mas a vida é feita delas, não é mesmo? Sou mulherzinha, estilo princesinha, mas SEMPRE... me arrumo antes de todo mundo! Quando vou às compras, também faço tudo sem rodeios. Vivo a vida... sem joguinhos e com muita determinação! A melhor coisa da vida é: estar perto das pessoas que eu amo, como minha família, meu namorado e minhas seguidoras também! Fico feliz a cada comentário fofo que recebo! Vem comigo! Olha onde você me vê por aí: Youtube AQUI: (LINK: http://youtube.com/cahmendes) Instagram AQUI: (LINK: http://instagram.com/cahmendes13) Snapchat: cahmendes13


Facebook AQUI: (Link: http://facebook.com/cahmendes13/) Fale

comigo,

será

uma

delícia

receber

seu

e-mail:

contato@cahmendes.com.br” -

FAQ Essa aba foi criada com a intenção de responder às perguntas frequentes

das leitoras. -

Contato Aqui é onde leitoras e marcas podem entrar em contato com a blogueira.

A ideia é mostrar um pouco dos números e deixar o e-mail para contato. Também haverá o formulário de contato, mas algumas pessoas têm preguiça de preencher. Por isso, ele estará presente por escrito também. Números e mais números... Quer anunciar? Espia só: No Youtube já tenho quase 20.000 inscritos e são mais

de 1.200.000

visualizações. No Instagram já conto com mais de 11 mil seguidores engajados. Saiba mais: Clique aqui (Link da aba Midia kit) para ver meu Mídia Kit completo. Fale

comigo!

Preencha

contato@cahmendes.com.br

o

formulário

ou

mande

um

email

para


Mídia Kit Para quem tem um blog e quer fazer dele seu trabalho, ter um Mídia Kit é

algo essencial. Ele é um tipo de currículo em que deve ser colocado todas as coisas boas sobre o blog, canal no Youtube, Istagram e Fã Page. O que deve constar no Mídia Kit: uma apresentação da influenciadora digital. Ela deve ser mais formal e professional do que a aba “sobre” do Blog. Também deve conter números das redes sociais, alguns trabalhos realizados, publico alvo e assuntos abordados. Para fechar uma boa parceria, deve-se tentar mostrar de que forma as mídias sociais da influenciadora digital podem ser interessante para a empresa. Mídia kit de Cah Mendes:


3.2.3 Cartões de Visita Para quem trabalha com criatividade, é interessante pensar na possibilidade de ter um cartão de visitas diferente. Quando acontece um evento, as marcas recebem vários cartões. Dessa forma, a influenciadora deve pensar em um meio de se destacar das outras e gerar uma curiosidade para que as empresas conheçam seu trabalho em meio ao de tantas outras. Principais desafios: -

Distanciar do formato padrão: Assim, em uma pilha de cartões, ele se destacaria.

-

Multipluralidade: Linguagem na qual seja possível traduzir os diferentes temas que o lifestyle engloba

-

Personalidade: Dar visibilidade à personalidade da marca Cah Mendes

-

Versatilidade: Adaptar-se para a participação de eventos de diversos segmentos: Moda, Viagem, Fitness entre outros O cartão:


Formato: Polaroid – Mais largo que um cartão “normal”. Cada envelope terá 3 fotos com todos os contatos atrás. Quem receber o envelope pode repassar uma ou duas fotos adiante e a ainda terá uma consigo.

O envelope será personalizado, com as fotos de acordo com o evento. Além disso, as fotos poderão ser atualizadas sempre, imprimindo as mais novas. Dessa forma, o cartão não se tornará obsoleto, e estará sempre atualizado de acordo com o estilo de Cah Mendes, que poderá incluir ou retirar algum tema, se for o caso.


3.2.4 Redes sociais “As redes sociais sem sombra de dúvidas são muito utilizadas e assim agregam uma grande quantidade de pessoas. Sendo assim dá para se perceber que elas cada vez mais são essenciais para que um blog consiga um bom tráfego. As redes sociais são umas das melhores formas de comunicação atuais e dá para se perceber que elas cada vez mais tendem a crescer cada vez mais. Com isso é muito importante procurar marcar presença nas redes sociais para a divulgação do blog e também para conquistar mais credibilidade”. ( Desenvolvendo Blogs) Aqui, vale a famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”. A blogueira deve postar pelo menos uma vez ao dia no Instagram e na Fã Page. É interessante fazer uma foto bacana sobre a postagem no blog ou no canal do YouTube chamando as pessoas para ir conferir. O conteúdo dessas redes sociais deve ser referente aos mesmos temas abordados nos vídeos e posts, para que tudo esteja interligado e faça sentido para as seguidoras. O Instagram é uma das ferramentas mais importantes, e muita gente trabalha apenas com ele. O legal é pensar nele como uma vitrine do trabalho da blogueira. Dessa forma, um feed organizado e clean (o que segue a proposta do blog) faz toda a diferença para um anunciante ou mesmo uma seguidora em potencial que vá conhecer o trabalho da influenciadora digital. Algumas inspirações de feed:


3.2.5 Fotos Para que tudo combine perfeitamente entre si, ĂŠ primordial pensar nas fotos. Os estilos de fotos que serĂŁo postadas tanto no Instagram quando nos posts serĂŁo as seguintes: -

Look do dia

-

Dia a dia (inclusive eventos)


-

Composições

-

Fitness


-

Viagem

(Todas as imagens foram retiradas do Instagram de Cah Mendes) Mantendo sempre o estilo clean e sofisticado, para que tudo combine entre si. É importante que as fotos se revezem nas redes sociais. Não postar uma foto do mesmo tema que a outa seguida. Assim, o feed fica mais harmônico e não enjoa quem acompanha, devido a diversificação. 3.2.6 Criação de vinheta para os vídeos A vinheta é uma apresentação antes do conteúdo do vídeo começar. Geralmente, ela dura cerca de 15 segundos. Para confeccioná-la, os elementos criados para o blog (Lettering, ilustrações e triângulos) foram animados. Aparecem também por escrito todos os temas abordados. Tudo pensado para combinar com nova identidade visual do blog Para completar, uma música específica que passa sofisticação e leveza foi criada em estúdio, pelo produtor musical Fábio Gomes.


3.2.7 Postagens no Blog “Os “looks do dia” são um consumo vazio, sem informação. Não me interesso por blogs com esse tipo de conteúdo. Sem contar que algumas blogueiras acabam fazendo “recortagem”: pegam uma matéria, traduzem e reproduzem no seu próprio veículo. Se você rodar pelos blogs, vai ver mais ou menos as mesmas notícias e até os looks são meio parecidos.” – Erika Palomino A principal preocupação em relação aos posts do blog Cah Mendes é justamente o conteúdo postado. Os looks do dia estão saturados, e, por isso, a ideia é que, juntamente com o look, a blogueira passe informações de moda. Como foi a escolha da produção? Como a roupa valorizou a silhueta? Alguma das tendências do momento está presente? Posteriormente, a ideia é fazer um post mostrando mais sobre alguma tendência usada nos looks. Mostrar como usar, inspirações e onde comprar. Como a autora do blog está se formando em produção de moda, terá um conteúdo de moda relevante, não apenas “looks do dia”. Além dos posts de moda, teremos também assuntos como: Diários de viagem, resenha de produtos de beleza, indicações de livros, séries e lugares em Belo Horizonte (como restaurantes e cafés), dicas de saúde (alimentação e exercícios), de fotografia e muito mais! Tudo que envolve o lifestyle de Cah Mendes será abordado. “Geralmente um blog é atualizado diariamente, no entanto, isso não é regra. Há determinados nichos e assuntos que não necessitam de tal frequência. Também não é interessante que o blog tenha posts todos os dias quando eles não estejam sendo feitos com qualidade. O ideal é que haja no mínimo de dois a três posts por semana, primando pela qualidade.” (Site SEO Marketing)


Em relação à atualização, haverá posts novos de segunda a sexta. Já foram feitos alguns testes no blog, e, no fim de semana, independentemente da públicação de conteúdo novo, o número de acessos cai muito. Até então, o foco era no canal do YouTube, que continuará sendo atualizado com uma boa frequência (dois vídeos por semana). Esses vídeos também irão para o blog em um post completo. Os vídeos, sempre bem editados, são um diferencial do blog e uma forma das seguidoras se sentirem mais próximas, o que é essencial para as blogueiras. 3.2.8 Divulgação no nome Cah Mendes: Para crescer mais rápido em todas as redes sociais, existem algumas técnicas simples, mas eficazes; -

Participação em eventos: É a melhor forma para conhecer pessoas. Outras blogueiras, possíveis seguidoras e também fazer contato com as marcas. Quanto mais eventos a blogueira participa, mais visibilidade ela ganha. Algumas participações de Cah Mendes: Minas Trend:


Lançamento de coleção na Baixú:

Evento Loreal:


-

Ações: É outra forma bem legal de divulgação. Um exemplo de uma ação que Cah Mendes participou foi o Desafio da Beleza da Track Field. O intuito do desafio era que as participantes postassem fotos durante 45 dias mostrando o que faz com que elas se sintam mais bonitas, concorrendo a um super prêmio. Como embaixadora, a influenciadora digital deveria postar fotos incentivando e participar dos eventos promovidos, como o aulão funcional e o aulão de yoga e meditação.

-


-

\

Realização de sorteios: Essa é uma ótima forma de atrair seguidores.

Mas para dar certo,

é importante que a qualidade e frequência de

postagem seja boa, pois caso contrário, após finalizado o sorteio, as pessoas param de seguir. Um exemplo foi o sorteio realizado no Instagram do Spa Águas claras, em que uma das regras era seguir Cah Mendes. Apenas no primeiro dia, a Influenciadora Digital ganhou mais de 600 seguidores.

Imagem: Instagram @espacoaguasclaras


-

Participações na mídia A blogueira já apareceu duas vezes na televisão para falar do tema

“Digital Influencer”. Programa Caleidoscópio (TV Horizonte)

Programa Revista BH News (Canal BH News)


4. Justificativa e relevância do estudo A forma como a influenciadora digital se apresenta (maquiagem, cabelo, forma de vestir) diz muito sobre ela, e é um fator definitivo para atrair seguidoras, aumentar a visibilidade e conseguir patrocinadores. Ser inspiração para outras pessoas é essencial nesse meio. 5. Bibliografia <http://manequim.uol.com.br/noticias/moda/erika-­‐palomino-­‐traca-­‐um-­‐panorama-­‐ do-­‐atual-­‐momento-­‐do-­‐mercado-­‐fashion.phtml#.WA76BDthPdk >  acesso  em  25  de   Outubro.     <http://www.seomarketing.com.br/faq-­‐googleplus?url=frequencia-­‐de-­‐postagem-­‐ no-­‐blog>  Acesso  em  25  de  Outubro.       <http://www.desenvolvendoblogs.com/2013/04/a-­‐importancia-­‐das-­‐redes-­‐sociais-­‐ para-­‐um.html>  acesso  em  25  de  Outubro.  

Profile for Camila Nogueira Mendes

Tcc produção de moda  

Como trabalhar com mídias sociais? TCC sobre identidade visual, como crescer, estilo de fotos, público alvo, mídia kit e muito mais!

Tcc produção de moda  

Como trabalhar com mídias sociais? TCC sobre identidade visual, como crescer, estilo de fotos, público alvo, mídia kit e muito mais!

Advertisement