Page 1

Almanaque

Distribuição Gratuita Almanaque Agafarma 1ª Edição 2015

• Dieta equilibrada para controlar o diabetes

• Atividade física na terceira idade

• Como ter a pele bonita e saudável


EDITORIAL

Fundada em outubro de 1996, a Rede Agafarma de Farmácias nasceu de uma aliança estratégica de um grupo de empresários que, através do associativismo, se uniu para fazer frente aos desafios impostos pelo mercado. Hoje a Agafarma é uma referência nacional no associativismo varejista farmacêutico, gerando aproximadamente 2 mil postos de empregos diretos. São mais de 400 lojas distribuídas em 190 municípios do Rio Grande do Sul, trabalhando de forma a oferecer produtos e serviços diferenciados, melhores preços e excelência no atendimento. Em cada unidade, ambiente agradável e amizade são marcas registradas da Agafarma, traduzidos de maneira exata pelo slogan

“ Sinta-se bem, sinta-se em casa ”

Expediente João Hilário Sott – Diretor Presidente Andre Luis Luchini – Vice-Presidente Luis Antunes Ribeiro – 1º Diretor Secretário Jorge Saint Pierre – 2º Diretor Secretário Fabio Beltrame – 1º Diretor Financeiro Leocildo P. Da Costa Filho – 2º Diretor Financeiro Jornalista responsável - Sabrina Ortácio Criação e execução: Depto Marketing


ÍNDICE Tudo de bom

SAÚDE BOA FORMA DICAS MENTE PLANETA CURIOSIDADES ALIMENTAÇÃO DIVERSÃO O QUE É O QUE É JARDINAGEM HORÓSCOPO CALENDÁRIO LUNAR CALENDÁRIO AGRÍCOLA CULINÁRIA CALENDÁRIO 2015


SAÚDE Sinta-se bem

Uma dieta equilibrada para o controle de diabetes A dieta adequada para pessoas com diabetes mellitus pode ser seguida por todos que buscam uma vida saudável, pois inclui gorduras boas dos peixes, castanhas e azeite de oliva, cereais integrais no lugar dos refinados, além de baixo teor de sal. Frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente na alimentação de todos. A diferença é que a pessoa diabética deve ter um planejamento alimentar que além de suprir as necessidades calóricas sem causar aumento de peso, também tenha as porções fracionadas para evitar hipoglicemias. A observação é do médico endocrinologista Mateus Dornelles Severo (CREMERS 30.576). Ele aconselha também uma avaliação física e comportamental, além de exames laboratoriais. O paciente diabético deve comer conforme o plano alimentar, dando atenção às quantidades e aos horários, além usar corretamente a medicação prescrita. “Refeições em intervalos de no máximo 3 horas devem ser preferidas por pacientes diabéticos, especialmente pelos que usam insulina ou comprimidos que possam causar hipoglicemia”, destaca Mateus Dornelles Severo. “Além de evitar queda da glicose, comer pequenas porções várias vezes ao dia traz saciedade e auxilia no controle do peso”, completa.

NOVA FÓRMULA


BOA FORMA Atividade Física na 3ª Idade Alguns cuidados são essenciais para que o idoso comece a prática de atividades físicas, tais como, exames periódicos e a orientação de um profissional de Educação Física. A observação é deGuilherme de Lamare, especialista em Ciências da Saúde e dos Esportes, do Centro de Saúde e Treinamento Ikaria. Ele destaca a importância da boa hidratação, das roupas adequadas, tais como vestimentas leves e de cores visíveis, para facilitar a segurança da práticado esporte ao ar livre. “Também são importantes os calçados apropriados para o tipo de atividade, no caso se for a caminhada, um tênis com um bom amortecimento e específico para o seu tipo de pisada”, aconselha. Para ele, são inúmeros os benefícios da caminhada, principalmente a melhora da circulação e a atividade do coração, a diminuição dos riscos cardíacos e a redução das gorduras localizadas. “Além disso, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa”, afirma Lamare. Mas antes de ir para rua, o professor aconselha que o idoso visite um médico, para diagnosticar possíveis limitações. Lamare também dizque a alimentação é indispensável antes do exercício, dando preferência sempre a sucos, vitaminas e frutas. “Para que a caminhada faça efeito é indicado que sejam feitas de 3 a 5x por semana. Para os iniciantes, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício”, orienta.


DICAS Pele bonita e saudável

Ao longo dos anos, nossa pele começa a sofrer as alterações do tempo, principalmente na face, pescoço e colo, que sofrem constante exposição ao sol e a agentes poluentes do meio externo. A observação é das médicas Fiorella Sales Cobas e Joyce Hart Oliveira, especialistas em medicina estética, da Allure Clin Med. Elas explicam que no rosto, podemos observar principalmente uma perda de volume facial, aparecimento de sinais e rugas (principalmente na testa, ao redor dos olhos e dos lábios), flacidez cutânea e perda do viço ou brilho da pele. “A vantagem de hoje é que os pacientes podem escolher entre uma gama bem diversificada de tratamentos e técnicas variadas”, destacam as médicas. Elas informam que para cada pele, é indicado o uso de produtos diferentes, como é o exemplo do protetor solar que pode ter diversos fatores e texturas. As especialistas aconselham beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia; usar protetor solar contra os raios UVA e UVB com fator de proteção superior a 15 para o corpo e superior a 30 no rosto, mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos; banhos rápidos e mornos, além de evitar o uso de produtos que contenham álcool ou que sejam agressivos à pele, como os com pH muito alcalino.


MENTE A diferença entre tristeza e depressão É cada vez mais comum ouvirmos “hoje fulano está deprimido” ou “nem conta isso que ela vai se deprimir”. A psicóloga Mariana Gomes-Ferreira, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, diz que o aumento das taxas de depressão se deve ao fato de que a sociedade nos exige demais: devemos ser bons profissionais, ter tempo para a família, ter uma vida socialmente ativa, ser resolvidos no amor e ainda ter tempo para exercícios, saúde e lazer. A psicóloga explica que a tristeza e a depressão são muito diferentes. “Usa-se o verbo deprimir de maneira equivocada. A tristeza é um sentimento como qualquer outro”. Mas ela alerta que a tristeza pode, sim, evoluir para uma depressão. “A tristeza existe por que algo aconteceu. Mas se o motivo pelo qual se está triste passar e, ainda assim, a pessoa continuar triste, é importante buscar ajuda profissional”, orienta. “Aceite a tristeza porque ela pode ser necessária e até funcional. Mas fique sempre atento aos sinais”, aconselha Mariana.

Mariana é psicóloga CRP 07/21225, especializada pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental.

MEDICAMENTOS

GRATUITOS para

hipertensão e diabetes.

em ANTICONCEPCIONAIS, fraldas geriátricas e outros medicamentos. Procure uma Agafarma credenciada ao Farmácia Popular e consulte a lista de produtos. Não esqueça de levar o seu CPF, documento com foto e a receita médica válida.


PLANETA Preservar

É comprovado que o impacto que os resíduos de medicamentos causam ao meio ambiente é um grave problema. Ao descartá-los no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, você contribui mesmo sem saber com um grave problema de saúde pública. Na Rede Agafarma estão sendo implantadas estações coletoras que foram desenvolvidas para atenderem às exigências sanitárias e facilitarem o descarte adequado.Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados e depois leve-os para o descarte. http://www.descarteconsciente.com.br/

Eu escolho viver de bem com a vida. A Medley possui uma linha de medicamentos para depressão e ansiedade. Quando o assunto é medicamento genérico você e sua família podem Medley .

Medley: o Genérico que os psiquiatras recomendam.

1

Serviço de Informações Medley

0800 7298000

www.medley.com.br

1) Pesquisa realizada entre 3/9 e 1/10/2012 com 1.000 médicos, por telefone, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, Belém e Brasília. 2) Resolução CMED nº 2, de 5 de Março de 2004. 3) Revista Seleções, setembro/2014. Medicamento Genérico – Lei 9.787/99. ©Medley 2014. ®Marca Registrada. GNRC_ANUN_DEP_ANSIEDADE - 50519466 - 22/09/2014. Material destinado ao consumidor.


CURIOSIDADES Você sabia?

Tirando as manchas das roupas

Tinta de Caneta

Apresentamos aqui dicas rápidas para tirar manchas de roupas e soluções práticas para os principais tipos de manchas.

Ensopar a marca de tinta com álcool e limpar com um pano limpo, branco. Outra dica, antiga, para a remoção é molhar uma esponja com leite e esfregar a mancha de tinta até que ela desapareça.

Molho de tomate Nunca use água quente para retirar manchas à base de tomate, pois isso pode deixá-las de forma permanente. Mergulhe a mancha em água fria e adicione 2 colheres de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente da louça. Mantenha a mancha na mistura durante pelo menos meia hora. Esfregue para ajudar a liberar qualquer descoloração persistente e enxague. Se a mancha persistir, embora num tom mais leve, repita o processo. Se você não aplicar calor, tem uma boa chance de conseguir tirar a mancha, com um esforço continuado.

Grama As manchas de grama podem ser removidas com uma escova de dentes velha e pasta de dentes branca, certifique-se que seja pasta e não um gel. Esprema uma pequena quantidade da pasta sobre a mancha, mergulhe a escova em água limpa e utilize-a para esfregar a mancha. Repita o processo. Lave a área afetada e em seguida lave a peça de roupa como de costume.

Fonte: http://www.removermanchas.net


ALIMENTAÇÃO Você sabia?

Suplementos alimentares, posso usar? A nutricionista Graziela Dias Parisotto explica que os suplementos são vitaminas, minerais e aminoácidos que complementam a alimentação e são importantes para amenizar carências nutricionais, além de serem usados para melhorar o desempenho nas atividades físicas.

“Existem vários com objetivos e feitos para diferentes organismos, e juntamente com uma alimentação saudável, contribuem para uma melhora na qualidade de vida”, recomenda a nutricionista. Ela acrescenta que os suplementos certos e bem utilizados aceleram o progresso e melhoram a saúde de muitas pessoas. “Dependendo do tipo e do modo como for administrado o suplemento pode sim aumentar o peso. No caso dos hipercalóricos e hiperproteicos pode-se ter um aumento significativo do peso, caso seja ingerido de forma inadequada", alerta. Saiba mais:

• Hipercalóricos: com valor energético muito alto compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, aqueles que nosso organismo não produz, e esses aminonácidos ajudam na produção dos músculos. • Termogênicos: Ajudam a aumentar o metabolismo e auxiliam na perda de peso e gordura corporal. • Suplementos Polivitamínicos e Minerais: Para pessoas que tem carência em vitaminas e minerais no dia a dia. • Hormonais: Estimulam a produção de hormônios. São muito comercializados em academias e por isso necessitam de avaliação médica para analisar a necessidade de utilizá-los. • Antioxidantes: Rico em nutrientes antioxidantes que ajudam na limpeza do organismo. Ideal para quem pratica atividade física acaba liberando muitos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou ocasionam doenças como o câncer.


DIVERSÃO Jogos

Use seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos para preencher as lacunas desta palavra cruzada.

HORIZONTAIS: 6. Gíria para insignificante, pequena. (8) 8. Abrir (em inglês). (4) 9. Modelo, exemplo. (6) 10. Movimentar o barco com ajuda de remos. (5) 11. Beijos (em inglês). (6) 12. Criatura mitológica pequena. Comum em jardins. (5) 14. Excesso de gordura na cintura. (5) 16. Bebidas (em inglês). (6) 19. Criador de uma obra literária. (5) 20. Fruto. (6) 22. Poema (em inglês). (4) 23. Que gera (feminino). (8) VERTICAIS: 1. Vasilha usada para carregar água. (4) 2. Ganhos, vantagens. (6) 3. Natural da Europa. (7) 4. Comum (em inglês). (6) 5. Proposição matemática que precisa de demonstração para ser válida. (plural) (8) 7. Tipo de corte de cabelo. (4) 11. Marsupial que habita somente a Austrália e a Nova Guiné. (em inglês) (8) 13. Tipo de comida que deve ser evitada em excesso. (7) 15. Que chegou no final. (6) 17. Povo que não tem habitação fixa, que muda de lugar constantemente em busca de alimentos. (6) 18. Rã (em inglês). (4) 21. Que não existe em abundância. (feminino) (4)


Encontre a saída

Proteja 100%*

de sua boca contra o mau hálito por até 12 horas. *Proteção antibacteriana para dentes, língua, bochecha e gengiva.

USE JUNTO E PROTEJA SUA

BOCA CONTRA O

MAU HÁLITO.

ESCOVA DENTAL COLGATE 360° HÁLITO SAUDÁVEL - PACK 2X1 CREME DENTAL COLGATE TOTAL 12 HÁLITO SAUDÁVEL 70G


DIVERSÃO Jogos

Caça Palavras O Caça Palavras é um passatempo que treina a sua habilidade de percepção, pois nele você deve encontrar palavras que estão escondidas no meio de várias letras. Ache as palavras abaixo sobre instrumentos musicais e capitais do mundo. Boa diversão!


Fonte: www.rachacuca.com.br

Respostas

Fonte: http://rachacuca.com.br/palavras/palavras-cruzadas/54/


O QUE É O QUE É Risadas Qual o nome do filme? P: Um homem acidentalmente sentou em cima de um cachorro. Qual é o nome do filme? R: Sento em um dálmata (101 Dálmatas) P: O Ladrão Foi a Igreja e roubou o Sino, depois colocou o sino no forno e assou. Qual é o Nome do Filme? R: O Assa-sino (O Assassino) P: Um cara comeu um quilo de alho e depois escovou os dentes. Qual é o nome do filme? R: Mudança de hálito (Mudança de hábito) P: O Hulk caiu sentado em cima de uma churrasqueira. Qual o nome do filme? R: Tomates verdes fritos

Joãozinho Num certo dia, a professora pergunta pro Joãozinho: — O que você quer ser quando crescer, Joãozinho? — Eu quero ser soldado fesôra. — Mas você corre o risco de ser morto pelo inimigo. — Então agora eu quero ser inimigo.

Trava Língua Melhore a sua pronúncia e tente falar rapidamente as sentenças abaixo: - O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizásemo-lo original não seria! - Paulo Pereira Pinto Peixoto, pobre pintor português, pinta perfeitamente, portas, paredes e pias, por pouco preço, patrão. - Tecelão tece o tecido. Em sete sedas de Sião.Tem sido a seda tecida. Na sorte do tecelão. Fonte: http://www.oqueeoquee.com/


JARDINAGEM Flores

Plantas para dentro de casa Essa publicação é dedicada para aqueles que não têm jardim ou terraço, mas nem por isso que não podem ter plantas. De acordo com a arquiteta paisagista Teresa Chambel, autora do livro e do blog “Um Jardim para Cuidar”, podemos sempre ter um jardim dentro de casa. Para ela, plantas podem fazer toda a diferença no clima da sua casa, sejam grandes ou pequenas, isoladas ou agrupadas. Confira algumas dicas da arquiteta: - Não se esqueça de que mesmo que não tenham sol direto as plantas necessitam de pelo menos 5 a 6 horas de luz por dia. - Árvores em casa precisam de muita luz e precisam ser podadas e adubadas pelo menos duas vezes por ano. - Os Lírios são sempre uma escolha simples e segura em jarras de vidro com pouca terra ficam lindos, escolha os da sua preferência. - As bolas de Buxo são bonitas e práticas, mas precisam de 5 a 6 horas de sol por dia, e devem ser podadas duas a três vezes por ano, e adubadas na primavera. - As palmeiras são sempre uma boa escolha, fáceis de tratar, resistentes e não precisam de luz direta. -Os cactos e suculentas, para que gosta, não dão trabalho e formam conjuntos lindos de decoração. - Os vãos da janela são sempre excelentes "minijardins de inverno" - O Tomate Cereja é decorativo. Ele necessita de espaço e muita luz. Não o coloque muito perto de outras plantas (distância de pelo menos 30 cm entre plantas). O tomateiro não gosta de frio. Coloque um tutor nos tomateiros, para proteger a planta do peso provocado pelo peso dos frutos. Fonte: http://umjardimparacuidar.blogspot.com.br.


HORÓSCOPO 2015 Áries

As pessoas nascidas neste signo de caráter lutador são principalmente governadas pelo planeta Marte. O horóscopo 2015 traz muitas mudanças aos carneiros. Finalmente pode fazer bom uso da ambição, e da sua capacidade de ficar excitado por algo. No último ano aguardou pacientemente e este ano irá colher os frutos dos seus esforços, tanto no âmbito das relações como na carreira. Também fará um uso completo do seu sentido inato por justiça.

Touro Desde o início do ano se sairá bem nas relações. De forma pacífica conseguirá superar

antigas e talvez até esquecidas disputas. Também poderá ajudar outros a resolverem os seus desentendimentos, pelo qual ganhará reconhecimento. Por outro lado durante este período, não é conveniente fazer novas amizades. Mais tarde podem ser descobertas realidades desagradáveis.

Gêmeos Momentos românticos para os Gêmeos com o gênero oposto. Comparado com o último ano, este ano terá experiênciascom grandes alterações no desenvolvimento pessoal. Desde o início de 2015, existirá imensa faísca entre você e seu parceiro. Mas não terá nada de graça. Terá de, pelo menos, fazer um pequeno esforço para agradar ao seu amado. A sua carreira estagnará neste período, mas permanecerá positiva. Câncer Se quiser tirar o máximo partido deste ano, o horóscopo diz que é importante não deixar que as suas típicas alterações de humor e precipitações de emoções a deitem abaixo. Ao contrário do ano passado, este ano pode esperar energia positiva nas relações. Os meses de inverno serão um verdadeiro desafio para os Caranguejos com uma mente prática.

Leão O início do ano será pacífico. Não se mostrará muito, ao invés ficará no modo de dormir, como uma hibernação. O horóscopo aconselha que este período não é apropriado para iniciar novos projetos no trabalho ou para arranjar um hobby. Será melhor remeter-se aquilo que conhece bem. Só desta forma nada correrá mal.

Virgem Tente prestar atenção nas pessoas - tanto amigos como familiares. Mostre-lhes que

os respeita e que podem contar com você. Quando se tratar da sua carreira também se sairá bem. Pode ganhar a confiança do seu empregador. Ele o encarregará de uma grande tarefa e irá lhe mostrar o que consegue fazer. Tenha cuidado e não se lesione em estradas geladas nestes meses de inverno. Não se apresse, leve o seu tempo.


Libra Seu trabalho ocupa demasiado tempo e os seus esforços dão em nada. O seu empregador não consegue apreciá-la na totalidade. Não tenha medo das mudanças, e se houver uma oferta melhor, não resolva nada e vá conhecer a sua sorte. Desta forma pode evitar muita agitação e stress, as quais odeia. O horóscopo também recomenda que preste atenção em sua família durante este período. Descobrirá que alguém pode esconder problemas dos outros. Escorpião Seja cuidadoso com o trabalho. Alguém vai tentar roubar seus projetos e seus

pensamentos o reivindicarão. O início do ano demandará mais quando se tratar da sua carreira, mas por outro lado este será um período sucedido para relacionamentos. Você vai desfrutar de um romântico relacionamento com seu amor ou ter diversão e flerte. Você também irá conhecer novos amigos.

Sagitário Algumas coisas darão errado e pode parecer que ainda você trabalhando acima

do tempo não irá a lugar algum. Não desista. Júpiter só está na posição errada neste período. Prefira tentar gastar mais tempo com os amigos e familiar, eles irão animá-lo.Você pode também buscar por interessantes avaliações financeiras. Graças a isso irá organizar suas férias e desfrutará de sua amada liberdade.

Capricórnio Você ganhará contatos importantes e muita informação valiosa. Você receberá o reconhecimento depois o qual você vem cobiçando há tanto tempo. Recompensa em dinheiro também está reservada para você. Tente poupar, mas deixe um pouco desse dinheiro de lado e faça a si próprio feliz. Compre algo legal. Na primavera de 2015, você se sentirá a energia em volta de você. Irá conhecer uma pessoa interessante.

Aquário Conhecerá amigos de verdade, pois eles irão te ajudar. Por outro lado, aqueles que só agiram como seus amigos, vão te virar as costas. Em março você verá que os problemas passaram, mas você ainda terá muita energia restante. Tente usá-la nos esportes para se sentir melhor. O horóscopo diz que você deveria também gastar seu tempo livre com a família.

Peixes Desde o início deste ano você deve ter problemas nos relacionamentos. Não deixe o ciúme infundado te cegar. Resolva os problemas com o “coração frio”. Fique com os pés no chão e ao menos uma vez tente pensar racionalmente, o que você realmente quer. No trabalho você passará quase despercebido. Você não irá estragar nada, mas não estará apto a dizer que está satisfeito consigo mesmo. Fonte: http://www.astrohoroscopo.net


CALENDรRIO LUNAR 2015 Janeiro

5

12 19 27

Fevereiro

11 18 26

4

Abril

3

11 18 25 Julho

1

07 15 22 30

Outubro

4

12 19 26 Lua Nova

Marรงo

4

Junho

Maio

2

10 17 24

1

9

14 21 29

5

13 20 28

Novembro

Dezembro

3

2

11 18 26

Crescente

16 23

Setembro

Agosto

6

12 19 27

Lua Cheia

10 17 24 Miguante


CALENDÁRIO AGRÍCOLA Plantio - 2015 Mês

Plantio

Cuidados

Colheitas

Planalto: batata doce, batata inglesa e ervilha. Litoral: batata doce, feijão, cana-de-açucar

Limpar e arar os campos de trigo recém-colhido, terminar as capinas

Terminar a colheita de trigo, centeio e batatinha. Colhe-se algodão, fumo e cebola

Amendoim, feijão, batatinha, banana e trigo

Derrubada e limpeza dos pastos. Prapara-se o solo para o plantio de trigo

Colhe-se feijão, ervilhas, arroz, tomate, batata inglesa e pimenta

Mandioca, alho, cebola, trigo, centeio, aveia, tomate e feijão de cor

Preparo de solo para o plantio de cereais. Fazes adubação organica e química

Arroz, milho, mandioca, fumo e feijão

Milho, cebola, mandioca e legumes

Terminar o preparo de terra para a plantio de inverno

Aipim, feijão, mandioca, arroz, batata inglesa, milho e amendoim

Milho, cebola, mandioca e legumes

Limpeza de vinhedos e cafezais. Poda de erva-mate

Feijão, mandioca, café, aveia, batat e banana

Jun

Semear e plantar cereais para forragens verdes

Chegar terra nas plantaçõesde mandioca. Preparar o solo com adubagem para a primavera

Fumo, chá, algodão, banana e cana-de-açudar

Jul

Batata doce, centeio, trigo, cevada e tomate

Boa época para transplante e enxertos. Adubar árores e parreiras. Combate às pragas

Milho, erva mate, araruta, café, batatinha e tomate

Ago

Batatinha, mandioca, batata doce, verduras, milho e feijão

Limpar a roça da batata doce e alpim. fazer enxertos. Limpas pastos

Termina a colheita de erva-mate

Set

Feijão, milho, arruda, café e flores

Preparar a terra para o plantio imediato utilizando matéria orgânica e adubos químecos

Colhe-se alho, cana-de-açucar, tomate e morango

Out

Milho, algodão, amendoim e cháda índia

Transplantar café e chegar terra ao milho. Limpar a roça e combater as pragas

Batatinha, alho, melancia, cana-de-açucar e cebola

Nov

Chá e soja. Terminamos plantios de algodão e mandioca

Arar para o plantio de forragens. limpar o café, milho e cana-de-açucar

Abacaxi, batatinha, aveia e tomate

Dez

Batata, abacaxi, feijão, café, chá e banana

Mês bom para as capinas, combate às ervas daninhas e pragas de lavouras

Café, cana-de-açucar, feijão, mandioca, aveia, batatinha, ceveda, melancia e tomates

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai


CULINÁRIA Receitas

Ingredientes:

Salmão assado com legumes e temperos frescos

01Kg de Filé salmão 01 Cenoura média ½ Pimentão vermelho 01 Cebola média 01 maço de alho poró ½ maço de cebolinha 01 ramo de alecrim 01 ramo de tomilho Sal a gosto Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Em uma forma com papel alumínio disponha o filé de salmão. Tempere com sal e pimenta moída na hora. Sobre a peça de filé disponha os legumes e temperos previamente cortados, acrescente os ramos de tomilho e alecrim. Regue com um fio de azeite e cubra com o papel alumínio. Leve ao forno previamente aquecido a 260 cº por aproximadamente 25 min. Retire a parte superior do papel alumínio e leve ao forno por mais 10 ou até dourar. Sirva com arroz branco ou salada de folhas. Receita fornecida pela Tapenade Gastronomia. Fanpage: www.facebook.com/tapenadegastronomia


CALENDÁRIO 2015 Janeiro Dom

4 11 18 25

Fevereiro

Seg

Ter

5 6 12 13 19 20 26 27

Qua

Qui

Sex

Sáb

7 14 21 28

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 10 17 24 31

Qua

Qui

Sex

Sáb

Dom

1 8 15 22

Abril Seg

Ter

5 12 19 26

6 13 20 27

7 14 21 28

1 8 15 22 29

Ter

Qua

7 14 21 28

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 4 10 11 17 18 24 25

3 10 17 24

4 11 18 25

Qui

5 12 19 26

Sex

6 13 20 27

Sáb

Qui

2 9 16 23 30

Sex

3 10 17 24 31

Sáb

1 8 15 22 29

Sáb

Dom

Ter

Qua

Qui

3 10 17

4 11 18 25

5 12 19 26

6 13 20 27

Ter

Qua

4 11 18 25

2 9 16 23/30

Outubro

Seg

Sex

7 14 21 28

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

Qui

Sex

Sáb

Seg

Ter

Qua

4 11 18 25

5 12 19 26

6 13 20 27

7 14 21 28

Qui

1 8 15 22 29

Sex

2 9 16 23 30

Sáb

3 10 17 24 31

Dom

3 10 17

4 11 18 24/31 25

1 8 15 22 29

Seg

2 9 16 23 30

2 9 16 23 30

Ter

Qua

3 10 17 24 31

4 11 18 25

Ter

Qua

Qui

5 12 19 26

Sex

6 13 20 27

Sáb

7 14 21 28

7 14 21 28

Seg

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 10 17 24

Qui

4 11 18 25

Sex

5 12 19 26

Sáb

6 13 20 27

Setembro 5 12 19 26

6 13 20 27

7 14 21 28

1 8 15 22 29

Novembro

Dom

Seg

Junho

Seg

Dom

Dom

7 14 21 28

Agosto

Seg

6 13 20 27

Março Qua

Dom

24/31

Julho 5 12 19 26

2 9 16 23

Ter

Maio

Dom

Dom

Seg

Ter

3 10 17 24

Dom

6 13 20 27

Seg

Ter

Qua

Qui

7 14 21 28

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 10 17 24

4 11 18 25

5 12 19 26

Qua

Qui

Sex

Sáb

Sex

Sáb

Dezembro Qua

4 11 18 25

Qui

5 12 19 26

Sex

6 13 20 27

Sáb

7 14 21 28

Dom

Seg

6 13 20 27

7 14 21 28

Ter

1 8 15 22 29

2 9 16 23 30

3 10 17 24 31

4 11 18 25

5 12 19 26

01/ 01 - Confraternização Universal

07 / 09 - Independência do Brasil | 20 / 09 - Revolução Farroupilha

17 / 02 - Carnaval

12 / 10 - N. Sra. Aparecida/Dia das Crianças

03 / 04 - Paixão de Cristo | 05 / 04 - Páscoa | 21 / 04 - Tiradentes

02 / 11 - Finados | 15 / 11 - Proclamação da República

01 / 05 - Dia do Trabalho

25 / 12- Natal

04 / 06 - Corpus Christ


Identificação da loja

Venha trabalhar na Rede Agafarma. Cadastre o seu currículo em nosso site www.agafarma.com.br

CURTA A AGAFARMA fb.com/redeagafarma

Profile for Camila Mantay

Almanaque Agafarma  

Almanaque Agafarma  

Advertisement