Page 38

conviva crianças. “Existem cães de raça como Golden Retriver, Labrador, Beagle, Border Collie e Scnhnauzer, que são denominados mais dóceis para crianças, porém, o comportamento do animal pode variar independente da raça. É necessário fazer a avaliação do animal antes de adquiri-lo”, ressalta. No caso de gatos, ela diz que as raças mais indicadas são o Chartreux e Persa. Bom, que todo animal vai precisar de cuidados, isso todos sabem. Porém, existem algumas raças que podem dar menos trabalho. “Animais de raça de pelo curto e de pequeno porte exigem menos trabalho e cuidado”, diz Débora. Entretanto, ao adquirirmos um animalzinho de estimação devemos nos atentar a sua estimativa de vida, levando em consideração que este viverá muitos anos sob total responsabilidade (posse responsável) e dependência de quem os adquirir. É importante também estudarmos os hábitos do animal para que possamos dar uma melhor qualidade de vida a eles. Cães e gatos exigem cuidados especiais de vacinação e vermifugação anual que se iniciam logo nos primeiros meses de vida. Uma boa recomendação é levá-lo para o seu veterinário de confiança para que possa ser examinado mais cuidadosamente”, alerta a veterinária. Além da companhia e garantia de diversão, os bichos de estimação também podem ensinar muito ao seu filho. S E G U R A N Ç A A F E T I VA – O animal com o sentimento de solidão, pois sempre que você ou seu filho chegar em casa, ele vai estar ali te esperando e pronto para brincar. O cachorro, por exemplo, vai com certeza ser um fiel amigo para seu filho, em todos os momentos

A P R E N D I Z A D O S O B R E O C I C LO DA V I DA – Observando o animal, seu fi-

lho vai compreender o nascimento, o desenvolvimento e a morte dos seres vivos. Canários e periquitos, por exemplo, escolhem seus pares e são fiéis, cães lambem suas crias. D E S CO B E RTA D E L I M I T E S – Perce-

bendo que o cão ou o gato tem um lugar específico para fazer suas necessidades, horário determinado para comer, locais onde pode e não pode ficar na casa, a criança aceita que existem regras para todos – inclusive para ela. C A DA U M É U M – Cada bicho tem sua personalidade. Mesmo cães da mesma raça agem diferente um do outro. Com seus bichinhos a criança percebe que cada ser tem um comportamento, assim como as pessoas. Além disso, vê que as relações mudam. O animal pode agir de um jeito com ele, de outro com a mãe. R E S P E I TO AO P R ÓX I M O – Ensine seu filho que para acariciar e brincar com cães e gatos, ele deve fazer gestos leves e abaixo do queixo do animal. Eles podem se assustar e reagir com movimentos bruscos. Deixe claro que bicho não é brinquedo. Ele é um ser vivo, que sente dor, medo, fome, frio, prazer. Logo, não é para montar, puxar o rabo ou a orelha e muito menos fazer qualquer experiência cruel. E ensine logo que quando o animal estiver comendo, dormindo ou amamentando precisa de sossego.

VANTAGENS X DESVANTAGENS DE CADA ANIMAL CÃES VANTAGENS: Companhia e inteligência. Pode ser adestrado de acordo com suas necessidades, como guarda e auxílio a pessoas com deficiência física.

DESVANTAGENS: Quando você for viajar, precisará de alguém para cuidá-lo. Em caso de machos, costumam demarcar seus territórios com urina e podem até brigar com outros cães por disputa de território.

GATOS VANTAGENS: Companhia (apesar de serem muito independentes, também costumam se apegar a seus donos. O animal desde filhote aprende a fazer suas necessidades fisiológicas em caixas de areia de fácil limpeza. Não possuem o hábito e necessidade de banhos periódicos. Caso o dono se ausente por alguns dias, o animal conseguirá de se virar sozinho. DESVANTAGENS: Gatos possuem a necessidade de passear (sendo difícil mantê-los presos dentro de casa) e isso poderá se tornar um problema com a vizinhança. Possuem a necessidade de marcar território urinando muitas vezes em móveis e objetos de seu dono. Conseguem subir em mesas, pias e geladeiras com grande facilidade.

PÁSSAROS VANTAGENS: Inteligência (alguns cantam ou até mesmo falam). Não há necessidade de limpeza de gaiolas diariamente (a não ser que você possua muitos animais dentro de uma gaiola muito pequena). Caso o proprietário necessite viajar por alguns dias, o animal estando com reserva de comida e água ficará bem. DESVANTAGENS: Alguns pássaros possuem a necessidade diária de alimentação a base de frutas, o que exigirá mais do seu proprietário. São animais sensíveis e não suportam viagens, calor e frio ao extremo. Algumas espécies também não são acostumadas ao contato humano, não possibilitando um maior contato.

Os animais estão sempre dispostos a brincar e isso diverte qualquer pequenino

38

ABRIL DE 2011

Revista Anna 8  
Revista Anna 8  

Revista Anna, resgatando os valores da mulher, edição 8. Projeto Gráfico: Camila Janaina.

Advertisement