Page 1

Edição

219 • Dezembro 2018

O jornal Frotinha uma publicação da Viação Piracicabana e BR Mobilidade Baixada Santista. O jornal Frotinha é umaépublicação mensalmensal da Viação Piracicabana e BR Mobilidade Baixada Santista.

Gráfico Ecodiesel: Novembro

o

desempenho de Diesel de novembro atingiu e superou a meta estipulada de 3,11KM/L, alcançando 3,14KM/L, como mostra o gráfico. Vamos continuar com a direção defensiva e econômica para que este gráfico continue positivo com as metas alcançadas!

Programas de Incentivo 3 TRI

Q

uando se fala em postura de atendimento, profissionalismo e direção consciente, estes profissionais são 10! Em novembro foi a vez das premiações do 3 Trimestre dos Programas Motorista Nota 10 e Ecodiesel. Com a presença dos supervisores e representantes da Diretoria, que prestaram uma homenagem especial à todos, a cerimônia de premiação contou 40 motoristas e acompanhantes que receberam os vale compras e um almoço mais que especial com em uma churrascaria! Quem sabe você não será o próximo Motorista Nota 10 ou Ecodiesel? Dedique-se e acompanhe as próximas edições!

Dicas do Beto


2

Viação Piracicabana e BR Mobilidade Baixada Santista

Campanha do Alimento 2018

A

campanha de arrecadação de alimentos no final do ano é uma das mais importantes realizadas pela empresa. Ajuda famílias, crianças e pessoas em situação de rua que todos os dias passam por dificuldade ou às vezes ficam dias sem ter um prato de comida para se alimentar. Com a ajuda e colaboração de todos, conseguimos atingir a meta de arrecadas 500KG de alimentos não perecíveis que foram distribuídos para diversas instituições da Baixada. Neste ano, vale destacar que uma das ONGs atendidas foi a Casa dos Pobres, em Santos, na qual os voluntários da empresa puderam acompanhar a entrega de almoço aos moradores de rua da cidade. Foi um momento único e muito importante para lembrarmos que devemos agradecer pelo o que temos todos os dias!

nº 219• dezemBRO/2018

Novembro Azul: conscientização

C

omo a prevenção é a chave contra o Câncer de Próstata, nada melhor do que a informação para ajudar e conscientizar! Pensando nisso, a Medicina Ocupacional fez uma programação especial disponibilizando exames de PSA para que os colaboradores pudessem fazer de forma gratuita na própria empresa e também gravaram um vídeo feito pelo Dr. José Grillo e alguns depoimentos de colaboradores da manutenção, em que, além de alertar sobre a doença, aproveitaram para quebrar alguns paradigmas sobre os exames que os homens têm tanto medo em fazer. Também teve ação externa para os clientes que passaram pelos terminais e VLT! Eles receberam informações e garantiram um bom conhecimento através de um jogo de perguntas e respostas sobre a doença e as formas de prevenção com a presença de um super-herói para alertar sobre a ação!

Vídeo foi enviado pelos meios de comunicação

Parceiros da Educação visitam a empresa!

O

s alunos das escolas Ablas Antônio Filho, de Santos e E.E. Reverendo Augusto Paes D’avila, de Praia Grande,estão chegando na reta final do ano e com isso, vem o desafio de escolher uma carreira profissional! Pelo terceiro ano consecutivo a empresa promove uma ação visando contribuir ainda mais com os estudantes através de projetos com as escolas, que fazem parte do programa Parceiros da Educação. No mês de novembro, os alunos conheceram o Museu do Transporte, em São Bernardo, e já puderam conhecer algumas profissões. Em seguida, fizeram uma visita na garagem de São Vicente para conhecer os setores e profissionais que atuam na empresa, tirando dúvidas e escolhendo o que farão no futuro!

Produção: Assessoria de Comunicação Viação Piracicabana / BR Mobilidade • Textos e Diagramação: Anali Paixão, Camila Baroni e Nayara Tiepelmann • Tiragem: 2.000 exemplares Fotos: Arquivo/Comunicação • Impressão: Gráfica Everest • Sugestões: (13) 3465-1144 - comunicacao@piracicabana.com.br


Viação Piracicabana e BR Mobilidade Baixada Santista

nº 219• dezemBRO/2018

+ Saúde: Gastroenterite

Enf. Ívina Grusiecki

O Verão está chegando...Cuidado com a Gastroenterite! O que é?

Veja algumas dicas sobre como manter a boa postura ao dirigir o veículo e, dessa forma, prevenir problemas na coluna:

• Cabeça: o encosto deve ser mantido na mesma altura da cabeça. • Joelhos: a distância dos pedais deve ser adequada para que os pés os alcancem, mas sem flexionar muito os joelhos, que devem ficar levemente dobrados. Os joelhos também precisam ficar alinhados com a altura dos quadris ou ligeiramente acima.

Quais os sintomas? -vômito; -diarreia;

SGI: Ergonomia ao dirigir

• Região lombar: deve ficar totalmente apoiada no encosto.

É uma inflamação do estômago e intestino de origem infecciosa, causada por vírus ou bactéria.

- náuseas; - fadiga;

3

- dor de cabeça ou na barriga; - dores musculares e febre.

• Mãos e ombros: as mãos não devem ficar muito elevadas para evitar tensão nos ombros • Costas: apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo de um ângulo de 90 graus. O encosto precisa dar apoio completo à coluna.

Como prevenir? - Consumindo agua filtrada e boas práticas de higiene; - Alimentos devem ser manuseados, preparados e armazenados de forma adequada; - Evitar alimentos gordurosos e de procedência desconhecida; - É importante que as pessoas lavem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, antes das refeições e sempre que possível higienizálas com álcool em gel.

• Cotovelos: o encosto deve estar a uma distância do volante que permita que os cotovelos fiquem levemente flexionados, para garantir a liberdade dos movimentos.

Como é o tratamento? - Beba bastante água filtrada; - Se os sintomas persistirem procure atendimento médico.

Coluna Social

A turma de Novembro do Módulo Escola foi liberada para iniciar sua carreira na empresa! Parabéns a todos!

Elogios Dedicação total no volante e presteza no atendimento renderam elogios aos nossos colaboradores. Aqui estão os nomes dos homenageados pelos usuários, através da Ouvidoria. RENATA SOUZA REIS ALEXANDRE NOGUEIRA SILVA ANA PAULA SANTOS ANDREA S. ANDRADE CARRIEL ANDRESSA BASTOS RIBEIRO CLEBER LIMA BASTICHI MEDEIROS CRISTIANA FAGUNDES DIEGO FERNANDO DOS REIS DIEGO WAGNER MACEDO CASTALDELLI EDUARDO JOSÉ DA SILVA EDVAN ANTONIO DA SILVA ELIANE RIBEIRO TEODORO ENZIO MIRANDA DOS SANTOS COSTA FABIO HENRIQUE FERNANDO ALVES GOMES FRANCIELLE DOS SANTOS RIBEIRO GRACILEIDE VITORINO HELIO ALVES ROCHA JOEL DE SOUZA NUNIS JOSÉ CARLOS BISPO DE ASSIS JOSE FRANCISCO NUNES JOSELAINE JESUS DOS SANTOS KAROLINY HECK DA ROCHA

KÁTIA FESTA GONÇALVES LAIS DA SILVA TITO LEONARDO SANTOA PEREIRA LUCIMAURO BELCHIOR DE LARA LUIS CARLOS DE OLIVEIRA MAICKY MONICO DE GOUVEIA MANOEL ANTÔNIO SIQUEIRA FILHO MARCELO FERREIRA AMORIN MARCIO ALEXANDRE SILVA MARCOS ANTÔNIO DA COSTA MICHELLE KAROLINE MENEZES SILVA MÔNICA AMÂNCIO DA SILVA NATALIA PEREIRA DE SOUZA NILTON NASCIMENTO VIEIRA PATRICIA SILVA DE OLIVEIRA PAULO CESAR DOS SANTOS PRISCILA DA SILVA RENATO OLIVEIRA MARTINS RICARDO RAMOS ALMEIDA BENTO ROBSON DE LIMA RAMOS MELO ROGERIO DE OLIVEIRA LIMA THAMIRIS TORRES

Elogios registrados pela Central de Atendimento ao Cliente entre os dias 20/10/17 a 21/11/18.


4

Viação Piracicabana e BR Mobilidade Baixada Santista

D

omingo é dia do que? De cuidar da saúde num desafio para lá de especial: o Circuito Sest Senat de caminhada e corrida de rua! Foram cerca de 250 colaboradores inscritos que se superaram e fizeram da manhã nublada de domingo, um momento cheio de alegria e disposição! Parabéns a todos que se desafiaram e participaram desse circuito tão especial no segmento do transporte!

nº 219• dezemBRO/2018

Circuito Sest Senat: 3 anos de corrida!

Campanha 100% Sangue: amor o próximo

D

oação de sangue é fundamental para ajudar o próximo e salvar vidas, até porque, uma única doação pode ser divida para até 04 pessoas que estão precisando! Com esse intuito de fazer o bem e ajudar o próximo, aconteceu de 5 a 9 de novembro a 2ª edição do ano da Campanha 100% Sangue/ Amigo Sangue Bom. Entre colaboradores e amigos, conseguimos 75 participações, todos eles levaram para casa uma lembrança especial pelo ato de carinho! Parabéns a todos os colaboradores e amigos que disponibilizaram seu tempo para salvar vidas, que essa ação se multiplique com cada vez com mais doadores!

SIPAT: segurança e prevenção de acidentes

c

om o tema “Comportamento Seguro”, a SIPAT teve como objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes, segurança no local de trabalho e cuidados com a saúde. A semana trouxe palestras com temas de muita importância para o dia a dia como “Alimentação Saudável” ministrada por Adriana Liegas (nutricionista do Sest Senat) e o “Entendimento sobre serviço social na empresa e dependência química” ministrada por Vivian Carvalho (Assistente Social da empresa). Como diferencial para este ano, um simulador da Rodovirtua, oferecido pela ARTESP, trouxe aos colaboradores a oportunidade de vivenciar virtualmente situações de acidentes de trânsito, mostrando a importância direção segura nas ruas e estradas.

Frotinha Dezembro  
Frotinha Dezembro  
Advertisement