Usosustentveleconservaodosrecursosflorestaisdacaatinga203 110813211407 phpapp01

Page 107

Terras Indígenas e Comunidades Quilombolas

Gestão dos Recursos Florestais da Caatinga

Existem nove áreas de Terras Indígenas no Estado, que ocupam 109.000ha, com área média de 26ha por família (Cartograma 2), e aproximadamente 120 Comunidades Quilombolas (Comissão Pró-Índio de São Paulo – www.cpisp.org.br). Atualmente, 89 destas Comunidades Quilombolas já constam no Cadastro Geral de Remanescentes de Comunidades de Quilombos do Governo Federal. Contudo, apenas as comunidades de Castainho e Conceição das Crioulas, respectivamente com 206 e 750 famílias e 183,6ha e 17.845ha, receberam o Título da Terra emitido pela Fundação Cultural Palmares.

106

Cartograma 2 – Localização das Terras Indígenas e quilombolas em Pernambuco

Unidades de Conservação no bioma Caatinga Em Pernambuco, menos de 1% da superfície do bioma é protegido por apenas três Unidades de Conservação de Proteção Integral, onde não é permitida a prática do manejo florestal. Existam ainda oito Unidades de Uso Sustentável, que somam menos de 5% da superfície da Caatinga e onde o manejo florestal é possível (Tabela 6). O Cartograma 3 apresenta a distribuição espacial das Unidades de Conservação situadas na caatinga pernambucana.

Cartograma 3 – Localização das Unidades de Conservação no bioma Caatinga em Pernambuco


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.