Page 1

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

CAMILA DE AZEVEDO RODRIGUES

PROJETO DE RECICLAGEM

Ijuí 2012


CAMILA DE AZEVEDO RODRIGUES

PROJETO DE RECICLAGEM

Trabalho de Representação Espacial, utilizando reciclagem como fundamento principal, para a conclusão da matéria. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Design Gráfico.

Ijuí 2012


INTRODUÇÃO

Através do projeto de reciclagem, será realizado muitos processos de criação reutilizando materiais que seriam jogados no lixo prejudicando o meio ambiente e o ser humano.

Se o aluno mostrar bom serviço por parte deste trabalho, o produto passará a mostrar uma boa visão a respeito do aluno e consequentemente do curso, tornando-se assim um ponto positivo para ambos.

Através do trabalho, o aluno aprendera muito, tanto na questão de criatividade e inovação, como também na questão de reflexos ambientais e sociais.

Como o material usado foi o alumínio, sabemos que a reciclagem deste, cria uma cultura de combate ao desperdício. Difunde e estimula o hábito do reaproveitamento de materiais, com reflexos positivos na formação da cidadania e no interesse pela melhoria da qualidade de vida da população. O alto valor agregado do alumínio desencadeia um benefício indireto para outros setores, como o plástico e o papel. A valorização do alumínio para o sucateiro torna atraente sua associação com coletas de outros materiais de baixo valor agregado e grande impacto ambiental.


2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

Desenvolvimento de protótipo funcional, em escala real, de um produto qualquer, utilizando materiais descartados, reciclando o material.

2.2 ESPECIFICOS

Reaproveitar materiais.

Criar um protótipo útil e bem elaborado.

Criar um protótipo eficaz, sem danos e perdas.

O meio ambiente é menos agredido na coleta de materiais recicláveis.

Estimular a reciclagem de outros materiais.

Ajudar na composição do lixo urbano.


3 MATERIAIS E MÉTODOS Para o desenvolvimento do protótipo, foram utilizados os seguintes materiais:         

Armação de abajur velha Tampinhas de cerveja Cola branca Tesoura Faca Papel Tinta Spray Fio de cobre usado Cola Super Bonder

Métodos de construção do produto: Passo 1:

Primeiramente foi retirada uma espécie de lacre que fica grudada dentro da tampinha, para facilitar na pintura e na colagem.


Passo 2:

As tampinhas foram colocadas todas virada para baixo para começar a pintura, depois de secas foram colocadas viradas para cima dando acabamento na pintura.

Passo 3:

ApĂłs pintar todas as tampinhas, recortei as figuras ilustrativas. Depois de recortado, colei as figuras no centro das tampinhas. Usei como tema a Marilyn Monroe, pois foi uma das mais famosas estrelas de cinema de todos os tempos, tornando-se um sĂ­mbolo de sensualidade, um Ă­cone de popularidade e personalidade forte. Unindo isso com o abajur visualmente torna o produto com uma visĂŁo forte e mais feminina.


Passo 4:

Foi pego a “armação” do abajur para começar a colocar os fios de cobre de cima abaixo. Terminado de colocar as 8 tiras de cobre, comecei a colar as tampinhas uma a uma utilizando super bonder para fixá-las no fio. No total foram utilizadas 65 tampinhas.


RESULTADO FINAL

Como mostra a imagem, esse produto além de ser utilizado como luminária, também pode ser utilizada como objeto decorativo em função da “montagem” das tampinhas. Além de reutilizar tampinhas de metal foi utilizada uma armação de abajur velha que estava sendo descartada. Também foi reutilizado os fios de cobre, pois já estavam gastos e velhos. Quando pensamos no lixo produzido pelas garrafas de vidro devemos pensar no tempo de decomposição das tampinhas de metal. Foi com essa idéia que resolvi criar esse projeto, usando tampinhas de metal entre outros materiais que foram reaproveitados.

Projetoluminaria  

Trabalho ralizado para a matéria de Representação Espacial, utilizando reciclagem como fundamento principal. Universidade Regional do Noroe...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you