Issuu on Google+

Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas – Dairas

Colegas, Como prometido aqui vão propostas de actividades para dinamizar na Biblioteca com os professores e turmas que assim o desejarem. São propostas e, assim sendo, poder-se-árealizar as alterações que se achar por bem fazer. Para esclarecer qualquer dúvida que haja relativamente a uma ou outra actividade, os professores poderão dirigir-se à Biblioteca. Também deverão fazê-lo para estipular a actividade, o dia e a hora em que desejam realizar a actividade em conjunto com a equipa da Biblioteca. 

Bicho Esquisito: Esta actividade pretende motivar para a escrita e desenvolver o imaginário dos alunos. Consiste em os alunos, em grupos de 4 elementos, desenharem um bicho segundo as indicações dadas. De seguida, é dado um nome ao bicho e, os alunos, inventam uma história em volta do animal imaginário que criaram. No final o trabalho é apresentado ao grupo turma e afixado na Biblioteca.

Dicionário: Esta actividade tem como objectivos a aquisição de um maior conhecimento da língua portuguesa; compreender a necessidade da leitura para o enriquecimento do vocabulário e ver a Biblioteca como fonte à disposição de todos para saciar a sede de saber. A partir de uma palavra, escolhida no dicionário os alunos terão de escrever/escolher um sinónimo, um conceito ou o que se imagine que seja. De seguida, terão de escrever uma frase usando essa palavra. Todos poderão ler os seus conceitos e as frases que terão criado. A seguir é feita, no dicionário a leitura do conceito real/correcto da palavra que lhes foi dada.

Partes do Corpo: Esta actividade aspira a que os alunos percebam a facilidade de criar histórias; pensar na importância das partes do nosso corpo. Em grupos de 5 elementos os alunos irão recortar partes do corpo no jornal e construir uma personagem imaginária/estranha. Terão de seguida, de falar da sua importância. Os alunos construem uma história em volta dos elementos que criaram (criatura e comentário).

Conta a tua História a brincar: Esta actividade motiva para a escrita e desenvolve o imaginário dos alunos. Com base no jogo «Cocas/Beijinhos», o alunos vai obtendo os elementos essenciais para a construção da sua história (como começa a tua história? Onde vive o teu herói?...). De seguida, já com todos os elementos recolhidos, o aluno tem que criar a sua história para no final apresentá-lo ao grupo turma. Os melhores trabalhos, ou todos os trabalhos, poderão ser reunido para construir um livrinho. Esta actividade poderá, também, ser desenvolvida em grupo.

Restaurante: Esta actividade tem como objectivos adquirir um maior conhecimento da língua Portuguesa; recorrer ao dicionário sempre que desconheça uma palavra; desenvolver a escrita com exercícios básicos; ver a Biblioteca como fonte à disposição de todos para saciar a sede de saber. Cada aluno retira 4 cartões/palavras sem escolher. De seguida, terá de organizar as palavras de modo a formar frases. Vai mudando as palavras de lugar, formando novas frases. Escolhe a frase que mais gostou e coloca-a numa folha. Cada um poderá ler a sua frase. O exercício poderá ser enriquecido introduzindo algumas regras: fazer uma propaganda com a frase usandoa como título; usar como manchete de um jornal.

Coordenadora da Biblioteca Escolar – Otília de Almeida Vilar 2009-2010


Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas – Dairas

Salada de Poesias: Esta actividade propõe-se motivar os alunos para a poesia; educar pelo sentido; educar o coração para a inteligência através da poesia. Cada grupo escolhe de entre a colectânea de poesias que lhe é apresentado. Após a sua leitura, o grupo escolhe uma para dramatizar através da mímica. É apresentado ao grupo turma para que estes adivinham que poesia está a ser dramatizada. Vence a equipa que mais acertos tiverem. Após as apresentações um elemento de cada equipa fará a leitura da poesia que dramatizaram.

Lê a imagem: Esta actividade permite ao aluno a liberdade de manifestar a sua própria interpretação; através de imagens, os alunos criam as suas próprias histórias; motiva para a escrita; desenvolve o imaginário dos alunos. Ao acaso, os alunos escolhem, no banco de imagens, um número de imagens estipulados por eles. As imagens são apresentadas à turma. Os alunos verbalizam as ilustrações. Com a ajuda do professor, os alunos constroem a história em conjunto com o grupo turma ou em grupo divididos por opções. As histórias são recolhidas e expostas na Biblioteca. Poderá ser feita a sua ilustração.

Escolher o final: Esta actividade pretende despertar o senso crítico, a criatividade e a imaginação; trabalhar os valores; exercitar a escrita. É contada à turma uma história ao qual se omitiu o final. Os alunos terão de criar um final.

Texto Recortado: Esta actividade visa a aquisição de um maior conhecimento da língua portuguesa; motivar para a escrita; desenvolver o imaginário dos alunos. São apresentados textos recortados que os alunos terão de completar com a sua imaginação para reconstituir a narrativa.

A importância da Biblioteca: Com base em dois textos será trabalhado este tema. No final são apresentadas propostas de actividades de pós-leitura. a) Os textos lidos/escutados fazem algumas referências à biblioteca. Exprime também, por escrito, as tuas ideias sobre o que é uma biblioteca. b) Gostas de ir à biblioteca? Que género de livros, jornais ou revistas gostas (ou gostarias) de ler na biblioteca? c) Etc…

A mãe: Com base num poema é tratado o tema. De seguida, apresenta-se proposta de actividades de pós-leitura a) Realizar a actividade - «Estabelece a correspondência correcta»; b) Ilustrar a parte de que mais gostaram no poema, acompanhada de um comentário; c) Pesquisar sobre o autor e elaborar uma breve biografia.

Coordenadora da Biblioteca Escolar – Otília de Almeida Vilar 2009-2010


CARTA PARA DIVULGA%C3%87%C3%83O DAS ACTIVIDADES[1]