Page 1

Sobral de Monte Agraço Informação Municipal N.º 29 - Agosto 2006 - Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço - Distribuição Gratuita

a! t l o v e d á t s e o r ns t é a b e a T r a e P n i de OC o ã t s e s se n e l a r b o Os s


informação municipal

sobral de monte agraço

FICHA TÉCNICA INFORMAÇÃO MUNICIPAL N.º 29 Agosto de 2006 PROPRIEDADE Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço DIRECÇÃO António Lopes Bogalho (Presidente) IMPRESSÃO E ACABAMENTO Gráfica Sobralense DEPÓSITO LEGAL 141883/99 TIRAGEM 4000 EXEMPLARES

CONTACTOS Telefone: 261 940 300 Fax: 261 940 310 Email: geral@cm-sobral-monte-agraco.pt UBL : http//www.cm-sobral-monte-agraco.pt

2

Editorial

3

Ambiente

4

Rede Viária

9

Obras Diversas

13

Acção Social

16

Rede Social

17

CPCJ

18

Protecção Civil/Bombeiros

20

Turismo

22

Cine-Teatro

25

Biblioteca da Sapataria

29

Biblioteca Municipal

30

Galeria Municipal

33

Actividades culturais

34

CCD

36

25 de Abril

37

Educação

38

Univa

43

Piscina

44

Desporto

46

Saúde

50

Neve no Sobral

51


Editorial S

audamos calorosamente e com muita amizade, através da Informação Municipal, todos os nossos Munícipes e aproveitamos para fazer um breve balanço de mais um ano de actividade na gestão das nossas autarquias, assente no objectivo primeiro do nosso trabalho, que se expressa num sério contributo para o progresso e desenvolvimento do nosso Concelho. Esse progresso e desenvolvimento só se torna possível com os estímulos e o apoio que nos têm sido oferecidos pelos nossos conterrâneos, a quem devemos uma sincera palavra de agradecimento Assim, no principio de mais um mandato decorrente das eleições autárquicas realizadas em Outubro de 2005, abriu-se mais um ciclo de quatro anos que serve, é nossa convicção, para ampliar e consolidar os projectos que temos vindo a empreender e a assinalável obra que tem sido possível desenvolver ao longo dos últimos anos. Foi concluído recentemente um conjunto de obras em diversos domínios que, pela sua relevância e pelo impacto que têm na vida das nossas populações devem ser destacadas, como são por exemplo o restauro do Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, a Biblioteca da Sapataria ou o reforço do abastecimento de água ao Concelho de que se salienta entre outras obras, o reservatório do “Alto de Seramena”. Outros empreendimentos estão em curso na área do saneamento básico, como as obras complementares ao trabalho que está a ser executado pela Empresa “Águas do Oeste” nos projectos de rede em “alta” e respectivas “ETARS”, obras que permitem que quando estes projectos de grande dimensão estiverem concluídos, possam ser ligados os efluentes domésticos de uma parte significativa das nossas aldeias, onde os mesmos ainda não são devidamente tratados. Na área da saúde referimo-nos às novas instalações do Centro de Saúde da Sapataria cujas obras estão em vias de conclusão, para além do tão desejado novo Centro de Saúde de Sobral de Monte Agraço, projecto que tem merecido o mais profundo empenhamento da nossa Câmara Municipal e que parece finalmente poder ser uma realidade.

informação municipal

sobral de monte agraço

Outras obras, desde há muito esperadas, que por uma ou outra razão, designadamente pela falta de recursos financeiros, tiveram de ser adiadas, perfilam-se agora nas realizações a curto prazo, donde salientamos o restauro das praças do Centro Histórico da nossa Vila. Como dizíamos acima trata-se de um novo mandato em que o grande objectivo é consolidar o edifício de desenvolvimento do nosso Concelho, que tem vindo a ser construído com muito esforço e dedicação. Continuamos a contar com as parcerias possíveis ao nível das instituições regionais e da administração central, aproveitando o muito bom relacionamento que temos conseguido junto dessas instituições e onde a nossa voz é escutada com respeito. No termo desse instrumento de apoio ao investimento que constituiu o III QCA (terceiro quadro comunitário de apoio) o qual o Município de Sobral de Monte Agraço soube aproveitar integralmente, aguarda-se com alguma expectativa onde o próximo instrumento de apoio comunitário poderá intervir e a forma como esses novos fundos vão ser distribuídos. Podemos, no entanto, garantir que não nos faltam projectos para uma boa utilização desses fundos, desde que o nosso Município aos mesmos se possa candidatar. Não são fáceis os tempos que se aproximam, as permanentes campanhas de ataque ao poder local não são um bom pronuncio. Estamos seguros que a gestão das nossas autarquias continuará a reger-se por critérios onde se privilegiam os interesses das populações e o desenvolvimento do nosso Concelho. Continuaremos, até onde os meios postos à nossa disposição o permitam, a lutar pelo bem estar dos nossos Munícipes e a intervir para que as condições de vida das populações atinjam os melhores índices de desenvolvimento e de progresso, num Concelho que se pretende evolua dentro de parâmetros de equilíbrio sustentado. O Presidente da Câmara Municipal

António Lopes Bogalho 3


informação municipal

sobral de monte agraço

Água Nova conduta de água da Corujeira C om

a finalidade de vermos reforçado o abastecimento de água ao nosso Concelho, foi lançado recentemente pela empresa que tem a responsabilidade do abastecimento de água ao Concelho Águas do Oeste - o concurso de execução da obra da nova conduta de água da Corujeira, orçada em 1.600.000,00 € (um milhão e seiscentos mil euros). Esperamos que num curto espaço de tempo esta obra seja uma realidade!

Reparação de grande rotura de água

Reservatório da Seramena

Depois de concluídas recentemente todas as obras do Reservatório da Seramana e da conduta adutora, entrou em funcionamento no mês de Maio o reforço de abastecimento de água à Seramena e lugares circundantes. No futuro, Alqueidão, Casal Barqueiro e Pedralvo irão também beneficiar do abastecimento de água através deste reservatório. Está prevista para breve, também neste contexto, a substituição da conduta adutora de água desde Adega até ao Sobral. 4


Vamos poupar água A água é um recurso natural limitado e essencial à vida. A sua distribuição no planeta, e no nosso país não é uniforme. A sua falta é já hoje, um problema mundial. Com o crescimento da população, é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades crescentes de água. Sendo a água património comum cada um de nós deve sentir-se responsável pelo uso que dela faz. Reduza o consumo em casa, no local de trabalho ou na escola. Muita água é gasta desnecessariamente porque se julga inesgotável.

informação municipal

sobral de monte agraço

As 10 maneiras mais fáceis de poupar água um chuveiro gasta entre 6 a 25 lts por minuto. Um duche de 15 minutos com a torneira aberta, gasta cerca de 240 lts.

Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para cerca de 80 lts.

as banheiras têm uma capacidade média de 150 a 200 lts. Encher a banheira equivale a um duche de 15 a 20 minutos.

uma forma de economizar é encher até metade ou menos mantendo a mesma água durante o banho.

as torneiras dos lavatórios jorram cerca de 9 lts por minuto. Um consumo de 12 lts por dia (4 lavagens de 20 segundos). Ao escovar os dentes durante 5 minutos com água a correr, gasta em média 45 lts de água.

lavar os dentes usando um copo de água e a torneira fechada reduz o desperdício. Se colocar uma tampa no lavatório ao fazer a barba, gasta apenas 2 lts de água.

um terço de água que se gasta em casa é proveniente das descargas do autoclismo: 10 lts de água são consumidos cada vez que o autoclismo funciona.

se colocar uma garrafa de 1,5 lts dentro do depósito, a capacidade diminui. O consumo de água reduz para 8,5 lts por disparo. Outra solução é escolher um autoclismo de duplo depósito.

lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos representa um consumo de cerca de 100 lts de água

deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa. Estará a economizar cerca de 100 lts de água.

uma máquina de lavar com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta cerca de 40 lts.

utilize a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia.

uma lavagem com a torneira meio aberta pode significar um consumo superior a 200 lts em 15 minutos.

deixe as roupas de molho e use a mesma água para lavar e ensaboar.

além de um elevado consumo de energia, consomem cerca de 100 lts por lavagem

convêm enchêla bem ou então se não tiver roupa para uma carga completa opte pelo programa de “meia-carga”.

são necessários cerca de 230 lts para lavar um carro e 260 lts para regar um jardim durante cerca de 15 minutos.

quando decidir lavar o carro, faça-o com a ajuda de uma esponja e um balde. Regue o jardim ao fim do dia, ou durante a noite.

perde até 3.800 lts por mês por evaporação, o que chega para abastecer uma família de 4 pessoas durante um ano e meio.

se aplicar uma cobertura na piscina reduz a perda de água por evaporação, cerca de 90%.

5


informação municipal

sobral de monte agraço

Ambiente Saneamento básico R

ecolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e sistemas de abastecimento de água e de saneamento são assuntos que ao longo do tempo têm sido preocupações do Executivo Municipal. Algumas acções têm sido realizadas, tendo como objectivo recordar o papel fundamental de cada munícipe na preservação e criação de um Concelho mais amigo do ambiente para que todos possamos ter uma vida melhor. Com a participação de todos, o nosso Concelho será melhor! No seguimento do trabalho já desenvolvido na área do saneamento básico, trabalho esse que é uma prioridade, o Município tem vindo a construir as redes de saneamento em vários locais com a finalidade de contribuir para uma melhoria significativa da qualidade de vida e de um melhor ambiente para a nossa população.

Obras de saneamento na Sapataria

A empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Oeste – Águas do Oeste S.A. – vai iniciar a empreitada de concepção/construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gozundeira, que contribuirá de forma muito significativa para a despoluição da bacia do Rio Sizandro e obviamente para uma melhor qualidade de vida dos habitantes desta zona ribeirinha. Continuam também a decorrer as obras de construção de emissários de saneamento um pouco por todo o Concelho, concretamente junto do Rio Sizandro em toda a sua extensão, dentro do Concelho. Situação semelhante verifica-se na Freguesia de Santo Quintino nos seguintes troços: Folgados a Martim Afonso, Martim Afonso a Pontes de Monfalim. De Monfalim à Caneira, ao Paço e até Pontes de Monfalim. De Sabugos a Pontes de Monfalim, de Freiria à Estrada do Camacho e de Fetais a Martim Afonso. Neste momento parte destes troços estão já concluídos. Está prevista a abertura de concurso para a obra de saneamento básico em Perna de Pau, Nogueiras e Malgas.

Obras de saneamento em Azenha

6

Obras de saneamento na Moita

Obras de saneamento na Perna de Pau


Reciclar para defender o ambiente Mais ecopontos no Concelho

informação municipal

sobral de monte agraço

O s problemas associados com a gestão de resíduos sólidos na sociedade actual são complexos, dada a sua quantidade e

diversidade geradas diariamente e que têm vindo a aumentar ao longo do tempo, assumindo-se a reciclagem como um factor decisivo na gestão dos resíduos. Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado no Concelho, no que diz respeito à colocação de ecopontos, foi possível nos últimos meses, colocar mais seis conjuntos de ecopontos, nos seguintes locais: Sobral - Rua Manuel Pedro Cardoso e Urb. Encosta do Sol Casais de Santo Quintino Gozundeira Pêro Negro Zibreira de Fetais

Seja um cidadão consciente, contribua para um melhor meio ambiente. A reciclagem começa em sua casa! Utilize os ecopontos.

Colocação de ecopontos em Casais

Ecoponto Verde: Vidro Ecoponto Amarelo: Embalagens de plástico e metal Papel/Cartão – jornais, revistas, Ecoponto Azul: embalagens de cartão Colocação de ecopontos em Pêro Negro

Recolha de Resíduos Volumosos – Serviço Gratuito Se tem necessidade de se desfazer de mobílias velhas, colchões, electrodomésticos ou outros materiais velhos, não os coloque junto dos contentores nem os abandone em qualquer outro local. Para estas situações recorra ao serviço gratuito da Autarquia. Os resíduos volumosos devem ser colocados na via pública no dia e local indicados pelos nossos serviços. Para agendar a recolha ou esclarecer dúvidas contacte: Telefone: 261940300 Fax: 261940310 De Abril de 2005 a Abril de 2006 os serviços da Autarquia recolheram em média cerca de 3 toneladas/mês destes resíduos urbanos. Não abandone os seus resíduos! Contribua para um melhor ambiente! Ajude-nos a manter o Concelho mais limpo! 7


informação municipal

sobral de monte agraço

Ambiente Manutenção de zonas verdes – Recolocação de árvores A

criação, manutenção e preservação de espaços verdes têm sido objectivos constantes da Autarquia. Neste âmbito são realizados periodicamente um conjunto de trabalhos muito significativo resultante de uma grande expansão das zonas verdes, nomeadamente com a construção do Parque Verde das Bandorreiras. Neste Parque para além dos trabalhos de manutenção foram também recolocadas várias árvores.

Trabalhos de Jardinagem

Substituição de árvores no Parque Verde das Bandorreiras

Arranjo na rotunda da variante a Pêro Negro

Limpeza de Contentores Com vista à criação de melhores condições de higiene, é objectivo da Autarquia incrementar a lavagem de contentores de forma regular. Desde o primeiro trimestre deste ano que teve início a lavagem com regularidade dos contentores existentes no Concelho. Para que este serviço possa resultar, torna-se necessária a colaboração de todos os munícipes. Os resíduos devem ser colocados nos contentores em sacos bem fechados. Não podem ser colocados nos contentores resíduos de grandes dimensões, Lavagem de contentores nem entulhos de obras. 8


Rede Viária A Autarquia, num trabalho de conservação e ampliação da Rede Viária em diversos locais do Concelho, tem vindo a

informação municipal

sobral de monte agraço

executar este serviço por administração directa. Estas obras tiveram o seu início em Maio, tendo-se prolongado até Julho. Foram pavimentadas as ruas de: Adega Sabugos Seramena (algumas ruas) Almargem Sapataria (Estrada de acesso ao campo de futebol) Casal da Fonte (acesso) Lajes da Freiria Bairro do Caldas – Sapataria Rua Combatentes da Pátria (Sobral) Rua Luís de Camões (Sobral) Godéis (Largo da colectividade)

Brevemente serão repavimentadas as ruas dos lugares de Sizandros e Espargueiras.

Alcatroamentos nas ruas do Almargem

Alcatroamentos em Sabugos

Alcatroamentos em Seramena

9


informação municipal

sobral de monte agraço

Alcatroamentos nas ruas do Almargem

Alcatroamento das ruas no Bairro do Caldas (Sapataria)

Alcatroamento no Casal da Fonte

10

Alcatroamento do acesso ao campo de futebol de Sapataria

Novo arruamento e passeios nas Lages da Freiria


Alargamento do cruzamento da Estrada Municipal de Cabêda com a Estrada Regional 374

informação municipal

sobral de monte agraço

Com o intuito de criar melhores condições de circulação rodoviária aos utilizadores da estrada de cabêda procedeu-se ao alargamento do cruzamento da estrada de Cabêda com a Estrada Regional 374.

Alcatroamento do Largo da colectividade em Godéis

Alcatroamento das ruas em Adega

Alcatroamento na Rua Combatentes da Pátria (Sobral)

Alargamento de cruzamento em Guia

Alcatroamento da Rua Luís de Camões (Sobral)

11


informação municipal

sobral de monte agraço

Repavimentação da E. N. Sobral/Feliteira N a sequência das reuniões com as Estradas de Portugal foi finalmente repavimentada toda a Estrada Nacional 248-1 de Sobral à Feliteira. Antes houve ainda possibilidade de proceder à construção de drenos longitudinais de forma a retirar as infiltrações de água que por ali aconteciam. Estão já colocados os resguardos de segurança e protecção lateral nas zonas de curva do Casal da Mina e valetas cimentadas.

Restauro da estrada dos Casais

Beneficiação do piso da estrada dos Casais

12


Requalificação Urbana da Vila Arranjos da zona envolvente à EBI-1.2 do Sobral

informação municipal

sobral de monte agraço

C oncedido o visto pelo

Tribunal de Contas em Maio passado, encontra-se em fase de início a obra do arranjo da zona envolvente da EBI 1.2. Com uma área de estacionamento para 92 veículos e um acesso novo à E.N. 248. Esta nova infraestrutura irá prestar um melhor serviço à comunidade escolar, bem como à população residente.

Colocação de nova sinalização direccional Está a decorrer a 1.ª fase de substituição/instalação de nova sinalização de orientação em diversos locais do Concelho, com a finalidade de melhorar o sistema informativo das vias.

13


informação municipal

sobral de monte agraço

Obras Diversas O

Município continua a aumentar a rede de iluminação pública, melhorando os seus níveis de iluminação e colocando novos candeeiros.

Praça Dr. Luís Borges

Novos passeios na Rua Francisco Lázaro

Novo passeio e protecção na Rua do Moinho

Novos passeios em Seramena

Ampliação das Oficinas Municipais

Ampliação das oficinas municipais

14


informação municipal

sobral de monte agraço

Construção de valetas cimentadas na estrada da Chã

Novos passeios no Bairro do Caldas (Sapataria)

Construção de muro junto ao hospital

Limpeza de valetas

Com o apoio da Câmara Municipal foi construido um reservatório, valas e foi colocada rede para rega da pista de Motocross de Casais

15


informação municipal

sobral de monte agraço

Acção Social Rumo à Solidariedade Concelhia A

Acção Social tem como objectivo executar a política social do Município, recorrendo ao exercício das seguintes competências:

Acompanhamento e integração da população em situação de exclusão social; Prestação de serviços em estratos populacionais desfavorecidos ou dependentes, recorrendo aos meios locais adequados; Desenvolvimento de iniciativas que têm por objectivo promover a qualidade de vida e estilos de vida saudáveis das famílias através de actividades destinadas aos elementos mais vulneráveis como crianças, jovens e idosos; Fomentar a Solidariedade Social Local através do reforço e dinamização de parcerias interinstitucionais.

X Certame das Instituições de Apoio a Idosos da região Oeste Participação de idosos do Concelho de Sobral de Monte Agraço, no X Certame das Instituições de Apoio a Idosos da Região Oeste, na ExpoTorres, em Torres Vedras – 20 a 23 de Outubro 2005, com o tema “Viver a Festa”. Foram 3 dias com diversas actividades a fim de contribuir para a qualidade de vida, com muita música, dança, jogos tradicionais e claro não podia faltar as tasquinhas e adega com petiscos!!!

Festa de Natal Participação de cerca 300 idosos do Concelho, na Festa de Natal 2005, organizada pela Acção Social da Câmara Municipal. Muita festa e animação ao som dos Cavaquinhos e da Tuna da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade!

16


Rede Social O

ano de 2006 vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2005, nomeadamente na prossecução dos objectivos traçados no Plano de Desenvolvimento Social. Todo o trabalho procura o envolvimento dos vários parceiros, num esforço conjunto. Nesse sentido, os Grupos de Trabalho da Educação, Saúde e Equipamentos planificam actividades e desenvolvem estratégias de intervenção em diversos domínios: combate ao abandono e insucesso escolares, promoção da actividade física, alargamento da rede de equipamentos, entre outras.

informação municipal

sobral de monte agraço

Nas actividades organizadas destacamos o Baile da Espiga. No dia 21 de Maio cerca de oitenta idosos bailaram ao som do acordeão no Clube Recreativo de Sapataria. Uma vez mais este grupo da população foi sensibilizado para a descoberta da actividade física através da dança.

Baile da Espiga no Clube Recreativo de Sapataria

A Associação Popular de Sobral de Monte Agraço efectuou uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES). Este Programa exige a emissão de parecer técnico por parte do CLAS e este projecto, que permitirá a ampliação da creche, obteve um parecer favorável, com 95 pontos em 100 possíveis. De sublinhar ainda a adesão do Instituto do Desporto de Portugal ao Conselho Local de Acção Social de Sobral de Monte Agraço (CLAS). Depois de dois anos de trabalho desenvolvido numa base informal, considerou esta entidade que havia condições para sedimentar as relações da parceria através de uma vinculação institucional mais efectiva.

Reunião de trabalho do CLAS

17


informação municipal

sobral de monte agraço

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens é uma entidade oficial não judiciária, baseada numa lógica de parceria local que visa promover os direitos das crianças e jovens e de prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectarem a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

A Comissão Alargada, enquanto conhecedora da realidade local, tem um papel importante quer na promoção dos direitos da crianças/jovens residentes no Concelho quer na prevenção das situações de perigo que possam afectar os mesmos, nomeadamente: • Informar a comunidade sobre os direitos da criança e do jovem e sensibilizá-la para os apoiar sempre que estes conheçam especiais dificuldades; • Promover acções e colaborar com as entidades competentes tendo em vista a detecção dos factos e situações que afectem os direitos e interesses da criança e do jovem; • Colaborar com as entidades competentes no estudo e elaboração de projectos inovadores no domínio da prevenção primária dos factores de risco, bem como na constituição e funcionamento de uma rede de respostas sociais adequadas.

Reunião Extraordinária da CPCJ, para eleger a nova Presidente, Dra. Ana Catarina Henriques (Psicóloga)

À Comissão Restrita compete intervir nas situações em que a criança/jovem está em perigo, nomeadamente: • • • •

Atender e informar as pessoas que se dirigem à comissão de protecção; Apreciar liminarmente as situações de que a comissão de protecção tenha conhecimento; Proceder à instrução dos processos; Decidir a aplicação, acompanhar e rever as medidas de promoção e protecção, com excepção da medida de confiança a pessoa seleccionada para a adopção ou instituição com vista a futura adopção.

De entre os 47 processos activos, 35 foram instaurados no presente ano civil. Sendo que esta CPCJ está a acompanhar 32 processos sinalizados por negligência, 6 processos por abandono/absentismo escolar, 3 por exposição a comportamentos desviantes, 2 por problemas de saúde, 1 processo por maus-tratos, 1 por problemas comportamentais, 1 por prática de acto tipificado como crime e 1 por ingestão de bebidas alcoólicas.

18


De salientar um aumento de situações sinalizadas referente a menores de 2 anos de idade, sendo que a faixa etária dos 12-14 anos continua a ser a mais referenciada por situações de perigo.

informação municipal

sobral de monte agraço

Após análise detalhada das situações, a CPCJ elabora junto dos pais, representante legal ou detentor da guarda de facto da criança/jovem, e criança/jovem maior de 12 anos, um Acordo de Promoção e Protecção que engloba uma série de obrigações de forma a salvaguardar os direitos e os interesses da criança/jovem. A Comissão de Protecção pode intervir recorrendo a diversas medidas, sendo privilegiada a medida de apoio junto dos pais, em meio natural de vida.

Colóquio Prevenir, Intervir e Proteger a Criança realizado no Auditório Municipal

A CPCJ de Sobral de Monte Agraço dispõe de diversas formas de contacto, de forma a facilitar a denúncia de situações de perigo que envolvam crianças e jovens até aos 18 anos: Telefone: 261 948 261 Fax: 261 948 262 E-mail cpcjsma@oninet.pt Colóquio “Crianças em Perigo - Formas de intervenção”, realizado no Auditório Municipal

19


informação municipal

sobral de monte agraço

Protecção Civil Missão: proteger os cidadãos S

endo uma das atribuições da Protecção Civil promover o levantamento, previsão e avaliação dos riscos colectivos de origem natural ou tecnológica, o Serviço Municipal continuou a desenvolver várias actividades com vista ao cumprimento da sua missão, respectivamente: Actualização do inventário de meios e recursos a nível municipal, levantamento e inventariação dos riscos ao nível do Concelho, participação em diversas reuniões e seminários do sector, participação em vistorias nos estabelecimentos similares de hotelaria, assim como em recintos de diversão, controlo da manutenção e vistoria dos extintores colocados nas Escolas do 1º Ciclo do Concelho e edifícios municipais.

Serviço Municipal de Protecção Civil aposta na formação como medida de prevenção A Protecção Civil é a actividade desenvolvida pelos cidadãos, conscientes e informados, bem como pelas empresas e pelo Estado, com a finalidade de prevenir riscos colectivos, atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo, sempre que se prevejam ou ocorram acidentes graves, catástrofes ou calamidades. Torna-se pois necessário encontrar normas de conduta que possam proporcionar segurança e tranquilidade em caso de acidente, assim como fomentar comportamentos de prevenção e de autoprotecção ao nível individual e colectivo. Neste contexto têm vindo a ser desenvolvidas acções pedagógicas e informativas de sensibilização das populações, especialmente junto das crianças e jovens, de que se destaca: Assinalando o Dia Mundial da Floresta (21 de Março), foram realizadas várias Acções de Formação sobre Incêndios Florestais, para os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Integrada de Sobral do Monte Agraço, (12 turmas, 6 sessões); De 27 a 31 de Março, integrando a Semana Cultural realizaram-se Acções de formação sobre Primeiros Socorros, para todos os alunos do 1º e 2º Ciclos da Escola Básica Integrada de Sobral do Monte Agraço, (23 turmas, 20 sessões); a 10 e 12 de Abril Acções de formação sobre riscos que nos envolvem, para as crianças da Pré Primária, utentes da Associação Popular de Sobral do Monte Agraço, (4 sessões). Realização das visitas guiadas ao Corpo de Bombeiros, por alunos do pré-escolar;

Simulacro de Incêndio na Escola Secundária com 3º Ciclo Neste simulacro, realizado a 3 de Março de 2006 procedeu-se à evacuação da escola, seguindo-se a actuação do Corpo de Bombeiros, com a retirada de vítimas do interior da escola e combate ao foco de incêndio. Estiveram envolvidos nesta acção 4 viaturas, 13 bombeiros e a G.N.R. Pretende-se com estas iniciativas contribuir para criar as bases para uma cultura de prevenção e de segurança.

20


Bombeiros Voluntários do Sobral 93 Anos de Grande Coragem

informação municipal

sobral de monte agraço

A

sessão solene comemorativa dos 93 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço foi também aproveitada para atribuição de condecorações a bombeiros que se distinguiram pelo zelo, assiduidade, dedicação e exemplar comportamento no exercício do seu cargo, sempre em prol da segurança e do bem estar da comunidade sobralense. Aos Bombeiros Voluntários a Autarquia reitera votos dos maiores êxitos no cumprimento da sua nobre missão ao serviço da comunidade. Nesta sessão foram entregues três viaturas: - Viatura de combate a incêndios - Ambulância de transporte - Jipe para o comando A viatura de combate a incêndios foi oferecida pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Câmara Municipal A ambulância e o jipe foram adquiridos pela Associação

Parque de material

Novas viaturas

Comando da Zona Operacional de Lisboa e Oeste com sede no Sobral Desde Julho de 2004 que o Comandante da Associação de Bombeiros Voluntários do Sobral, Sr. Pedro Lima, assume o Comando da Zona Operacional de Lisboa e Oeste. Eleito por todos os comandantes da respectiva zona, eleição posteriormente homologada pelo Comandante Distrital, Sr. Moreira Vicente, o Comandante Pedro Lima continua a reunir o consenso de todos os responsáveis da nossa Zona Operacional. Assumiu as funções de Comandante da Associação de Bombeiros de Sobral de Monte Agraço em Março de 1997.

GPI's e GAP's Tal como em anos anteriores a Autarquia mais uma vez está a apoiar os nossos Bombeiros neste período do ano, no que diz respeito ao funcionamento dos Grupos de Primeira Intervenção - GPI e Grupo de Apoio Permanente - GAP. Só com este apoio financeiro é possível estes grupos existirem na época de incêndios, que este ano foi alargada e abrange o período compreendido entre 15 de Maio e 15 de Outubro. O valor do subsídio totalizou 11.364,00 €.

Exames Distritais da Carreira de Bombeiro No dia 27 de Maio passaram pela Escola Secundária com 3º Ciclo do Sobral cerca de 600 Bombeiros, que prestaram provas teóricas, para progressão na carreira. 21


informação municipal

sobral de monte agraço

Turismo Feira das Tasquinhas E

ntre os dias 28 e 30 de Outubro de 2005 decorreu, no Pavilhão Municipal do Soeirinho, a Feira das Tasquinhas com a participação das Associações do Concelho onde, uma vez mais, à gastronomia se juntou muita animação com a exibição do Rancho “As Cerejeiras de Fetais” e o Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço - Seramena; a actuação do Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Pé de Areia” de Peniche, o Grupo Coral “Unidos do Baixo Alentejo” e ainda, um Espectáculo de Dança do Clube Artístico e Comercial de Torres Vedras. Uma iniciativa da Autarquia que, ao longo dos anos, se tem afirmado como um espaço de convívio e animação, sempre com lotação esgotada, e ainda, um meio de apoio às Associações do Concelho.

Convívio

Animação BTL Bolsa de Turismo de Lisboa

Como habitualmente, o Município de Sobral de Monte Agraço, esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu na FIL, entre 18 e 22 de Janeiro, dando o seu contributo na promoção do Concelho e da região, num certame onde, todos os anos, passam milhares de visitantes. BTL

FIA 2006 Feira Internacional de Artesanato

FIA

De 24 de Junho a 2 de Julho teve lugar, na FIL - Lisboa, a habitual Feira Internacional de Artesanato - FIA 2006. À semelhança de anos anteriores, partilhámos um espaço em parceria com a Região de Turismo do Oeste e os concelhos que a integram, de forma a apoiar e promover o artesanato da nossa região. A representar o Concelho de Sobral de Monte Agraço, estiveram presentes a Comunidade Vida e Paz, com trabalhos de Marcenaria e Olaria; o Sr. Hakim Shahein Caseirito - Pintura Artística e o Sr. Júlio da Silva Bernardo - Artesanato Taurino.

Raid Hípico das Linhas de Torres A Câmara Municipal apoiou a organização do Raid Hípico das Linhas de Torres que decorreu no dia 8 de Abril com passagem pelos locais que tiveram maior relevância durante a terceira invasão francesa. A prova principal abrangeu 3 concelhos (Torres Vedras, Mafra e Sobral de Monte Agraço), através de um percurso de 75 km, existindo outra de 25km para iniciados. O Forte do Alqueidão foi zona espectáculo, e o abastecimento ocorreu no Alto das Moitelas com o apoio e colaboração dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço. A Câmara Municipal deu, ainda, o seu contributo na divulgação e apoio técnico de reconhecimento e marcação do percurso.

22


II e III Passeio dos Moinhos O Sector de Turismo, no âmbito das actividades da Rede Social,

informação municipal

sobral de monte agraço

colaborou na organização e divulgação dos II e III Passeio dos Moinhos que tiveram lugar nos dias 11 de Novembro e 2 de Abril respectivamente nas Freguesias de Sapataria e Sobral de Monte Agraço. Trata-se de iniciativas de sensibilização da população para a importância da actividade física que têm vindo a resultar, como se pode verificar com o elevado número de caminhantes que têm participado nestas actividades. Os percursos com aproximadamente 10 km contaram, ainda, com o apoio do Instituto de Desporto de Portugal Delegação Distrital de Lisboa e com a colaboração das Junta de Freguesia de Sapataria e Sobral de Monte Agraço as quais deram o seu forte contributo na organização e preparação de churrascos - convívio para todos os que participaram nos passeios.

1.ª Marcha dos Fortes A 15 de Outubro de 2005 realizou-se, pela primeira vez em Portugal, uma actividade pedestre de resistência, não competitiva a Marcha dos Fortes que percorreu algumas fortificações e locais mais representativos e emblemáticos das Linhas de Torres. A actividade teve início às 07h00 em Runa e terminou às 20h00 no Zambujal, Loures, tendo sido percorridos cerca de 43 km. Os participantes desta caminhada passaram pelo Concelho de Sobral de Monte Agraço onde o Forte do Alqueidão foi o escolhido para um dos locais de abastecimento com paragem para almoço. Depois do sucesso da 1.ª Marcha dos Fortes (com 101 participantes), foi já calendarizada a 2ª Marcha, para 14 de Outubro de 2006, uma organização do Clube de Actividades de Ar Livre.

Entre os Milagres e o Moinho do Céu Com o apoio da Câmara Municipal, no Passado dia 5 de Março o Clube de Actividades de Ar Livre, no âmbito das suas actividades anuais, organizou um passeio intitulado “Entre os Milagres e o Moinho do Céu”. Uma caminhada circular com, aproximadamente, 19 kms, teve início junto à Capela da Nª Sra. dos Milagres, na confluência do município de Sobral de Monte Agraço com o de Torres Vedras. Percorrendo antigos caminhos rurais, o passeio seguiu pelo vale do Rio Grande da Pipa, até ao Moinho do Céu. De regresso passaram, ainda, pela Igreja de Santo Quintino, sendo o término da caminhada no mesmo local da partida. Em Sabugos houve um complemento alimentar e possibilidade de neutralização.

23


informação municipal

sobral de monte agraço

Turismo Feira de Artesanato e Sabores P elo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal organizou a Feira de Artesanato e Sabores de Sobral de Monte Agraço, uma iniciativa que visa apoiar e promover actividades artesanais e produtos regionais, e que este ano foi alargada também à doçaria. A Feira decorreu pela primeira vez no Parque Verde das Bandorreiras, nos dias 10 e 11 de Junho, onde esteve patente uma mostra de produtos artesanais da região, com a participação de cerca de 40 expositores. Durante o fim-de-semana decorreu ainda um programa de animação, integrado no certame com a actuação da Banda Filarmónica da Ribaldeira; o Grupo Musical “Brigada 14 de Janeiro” de Elvas; um espectáculo de dança pelo Grupo “Passion Flamenca” - danças sevilhanas e flamenco de Torres Vedras. A feira contou ainda com animação de rua.

Aspectos e animação da Feira

24

Aspecto da Feira

Animação no decorrer da Feira

Novilhada da Tertúlia

Festas e Feira de Verão

Elegendo o 25 de Abril para a realização de mais uma novilhada anual, a Tertúlia Tauromáquica Sobralense levou a efeito mais esta iniciativa onde acorreram muitos aficionados que quase encheram a Praça de Touros. Está uma vez mais de parabéns a Direcção da Tertúlia, que voltou a oferecer a Instituições locais sem fins lucrativos, a receita apurada.

No próximo mês de Setembro terá lugar uma semana de animação com as tradicionais Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço. Bandas de Música, Espectáculos Musicais, Folclore, Corridas e Largadas de Touros, Provas Desportivas, Feira e Exposições, num conjunto de actividades que enchem o Sobral de alegria. Não falte, e venha fazer parte deste cenário de diversões!


Cultura Cine-Teatro do Sobral Um Palco para o Concelho

informação municipal

sobral de monte agraço

M aio

de 2006 ficará marcado como o momento de devolução à população do Concelho do Cine-Teatro, agora renovado (sessenta anos após a sua inauguração). A obra iniciada em Junho de 2004, e concluída em 2006 representou um investimento de 1 milhão e novecentos mil euros. Do empenho que a Câmara Municipal colocou em evitar o desaparecimento do Cine-Teatro, um marco na vida cultural e social da vila de Sobral de Monte Agraço e de todo o Concelho, durante mais de 50 anos, resultou um moderno e versátil espaço de espectáculos dotado das características necessárias para a realização de múltiplas manifestações artísticas de que o Município do Sobral, muito se orgulha, cuja missão é constituir um espaço de cultura, de aprendizagem e de actualidade artística, com o objectivo de prestar também a este nível um serviço público de qualidade, ao promover o acesso generalizado da população a diferentes actividades culturais. Equipado com a tecnologia mais avançada, no que diz respeito a sonoridade, acústica, estética e segurança, este espaço cultural vai proporcionar momentos de verdadeiro entretenimento, desde concertos dos mais variados estilos, a teatro ou cinema. Após o grande investimento na recuperação e valorização deste equipamento, e conscientes de que a vertente cultural é um domínio fundamental do desenvolvimento local e regional, teremos de encontrar soluções que viabilizem a sua plena fruição pelos sobralenses, “promovendo uma ligação efectiva e afectiva.”

Foyer do r/chão

Átrio dos camarins

Acesso à teia

Aspecto da Plateia

Camarins

Máquina de projectar

Foyer do 1.º Andar

25


informação municipal

sobral de monte agraço

Cine-Teatro Prog

Assinalando a reabertura deste espaço cultural foi preparado o espectáculo “Carlos do Carmo ao vivo”.

Descerrar da placa pelo Sr. Presidente da CCDRLVT, Eng.º Fonseca Ferreira e pelo Sr. Presidente da Câmara António Bogalho

Deste programa, em que todos os eventos foram totalmente Impossível III) e três sessões de teatro “A maluquinha de Ar Teatro da Associação 13 de Setembro de 1913. No programa inaugural estava também previsto um Concerto pela Orquestra de José Marinho e convidados, o qual foi cancelado devido ao súbito falecimento do Maestro José Marinho.

Espectáculo “Carlos do Carmo ao Vivo”

Gil do Carmo associou-se ao espectáculo

26


ograma Inaugural

ado um programa inaugural que teve inicio a 27 de Maio com

informação municipal

sobral de monte agraço

ente gratuitos, fez ainda parte uma sessão de cinema (Missão e Arroios”, de André Brun, pelo grupo Trezeatro - Grupo de

um os, o stro

Discursos do Presidente da Câmara e Presidente da CCDRLVT

Presidente da Câmara entrega lembrança ao artista Carlos do Carmo

Presidente da Câmara agradecendo ao Eng.º Fonseca Ferreira e a Carlos do Carmo

Vários aspectos da peça “A Maluquinha de Arroios” pelo grupo Trezeatro

27


informação municipal

sobral de monte agraço

Sobralenses surpreendem-se visitando o Cine-Teatro

No

dia 21 de Maio o Cine-

Teatro esteve aberto ao público, numa oportunidade única para conhecer todo o edifício, desde os espaços habitualmente frequentados pelo público até aos bastidores.

Foram realizadas várias dezenas de visitas guiadas, que contaram com a participação de muitas centenas de sobralenses, que expressaram a sua satisfação com a recuperação deste edifício, e que em muitos casos se mostraram extremamente surpreendidos com tudo o que tiveram oportunidade de ver.

28


Biblioteca de Sapataria Um novo espaço de cultura e lazer ao serviço de todos

informação municipal

sobral de monte agraço

No

dia 23 de Abril teve lugar a inauguração da Biblioteca de Sapataria. Trata-se de mais um serviço cultural, informativo e educativo que o Município de Sobral de Monte Agraço disponibiliza, esperando deste modo chegar cada vez mais perto de todos os munícipes. Também aqui todos os utentes têm ao dispor um conjunto diversificado de suportes de informação, nomeadamente livros, CD's áudio, CD roms's, DVD's, que poderão consultar localmente ou requisitar para empréstimo domiciliário. Estão ainda disponíveis jornais e revistas para consulta local. Há também PC's multimédia com acesso à Internet e para utilização de suportes multimédia. Neste novo espaço é também possível requisitar para empréstimo os documentos constantes do fundo documental da Biblioteca Municipal de Sobral de Monte Agraço.

Edifício da Biblioteca

Refira-se que todo o fundo documental existente (livros, dvd's, cd rom's) está disponível no catálogo que inclui as duas bibliotecas e que pode ser consultado em www.bibliotecasobral.com.pt

Descerrar da placa por crianças e Presidente da Câmara

Presidente da Câmara e Presidente da Junta de Freguesia discursando

Decorridos três meses após a abertura da Biblioteca de Sapataria, podemos afirmar que a adesão a este novo espaço tem estado a decorrer de forma bastante positiva. Neste periodo este novo espaço foi utilizado por 2175 utentes e foram feitos 424 empréstimos.

Horário 16 DE SETEMBRO A 30 DE JUNHO De 3ª. a 6ª. Feira: 10.30h - 13.00h /14.30h - 19.00h Sábados: 14.00h - 19.00h Encerra Domingos, Segundas-feiras e Feriados 1 DE JULHO A 15 DE SETEMBRO De 2ª. a 6ª. Feira: 10.30h - 13.00h / 14.30h - 19.00h Encerra Sábados, Domingos e Feriados

Aspectos das instalações

29


informação municipal

sobral de monte agraço

Biblioteca Municipal Actividades na Biblioteca um mundo de saber e animação C om o objectivo de fomentar o gosto pela leitura e o prazer de contar e ouvir contar histórias, realizaram-se várias iniciativas na Biblioteca, especialmente para o público infantil.

Espectáculo “Era uma Vez…” Assinala 3º aniversário Assinalando o 3.º Aniversário da Biblioteca Municipal decorreu no dia 15 de Outubro o Espectáculo “Era Uma vez… , concebido a partir de Contos Tradicionais Portugueses, numa adaptação e encenação de José Meireles com interpretação de Maia Ornelas. Esta iniciativa dirigida a crianças dos 4 aos 12 anos encheu o Auditório Municipal.

Espectáculo “A noite de Natal” A 17 de Dezembro e assinalando a época natalícia realizou-se o Espectáculo “A Noite de Natal” - Uma história de Sophia de Mello Breyner Andresen, contada por Paulo Lages em que participaram várias dezenas de crianças dos 6 aos 12 anos.

Espectáculo “Era uma vez…”

Espectáculo de marionetas “Simão conta um conto” A 11 de Fevereiro na sala polivalente decorreu o espectáculo “Simão conta um conto” pelo grupo S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos. As cerca de 80 crianças presentes ficaram maravilhadas com Simão, um duende que vive nas bibliotecas e passa o seu tempo a ler as histórias que estão nos livros. “Simão conta um conto”

Atelier “Sótãos e outros medos”

Espectáculo “A noite de Natal”

Leituras pelos Artistas Unidos

A 29 de Abril numa organização da biblioteca e do IPLB teve lugar na sala polivalente o Atelier “Sótãos e outros medos” concebido e realizado pelo Grupo do Sótão, dirigido a crianças dos 9 aos 12 anos. A actividade começou com a leitura pelo animador, de parte do livro “O Pequeno Livro dos Medos” de Sérgio Godinho” a partir do qual se desenrolaram depois várias actividades.

“Sótãos e outros medos”

Acção de Formação “Laboratório de Letras” António Filipe lê Eça de Queirós

Numa organização conjunta da Biblioteca e do IPLB decorreu a actividade “Leituras pelos Artistas Unidos” em que o actor ANTÓNIO FILIPE leu Eça de Queirós (7 de Abril) e a actriz SYLVIE ROCHA leu poesia de Jorge de Sena (21 de Abril).

30

A 9 e 10 de Novembro, numa organização da Biblioteca em parceria com o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas decorreu na Sala Polivalente a Acção de Formação “Laboratório de Letras - Os Cinco Sentidos da Escrita”, concebida e realizada por Tânia Silva.

“Laboratório de Letras”


Atelier “Ainda Nada...” Sensibilização para a leitura e educação ambiental

informação municipal

sobral de monte agraço

D e 13 a 15 de Março tiveram lugar na Biblioteca 9 sessões do Atelier “Ainda Nada…”, realizadas pelo grupo Salto no

Escuro, para todas as crianças do Pré-escolar, incluindo a Associação Popular. Atelier de introdução à educação ambiental e de desenvolvimento da sensibilidade e criatividade, para crianças dos 3 aos 6 anos, com o qual se pretendeu suscitar nas crianças participantes o prazer de ler e ouvir histórias, sensibilizando-as para os mistérios da natureza, articulando as várias formas de expressão e comunicação, levando-a a "dar largas" à sua capacidade inata de criar e imaginar.

Atelier “Ainda Nada…”

“Biblioteca Extravagante” A imaginação foi o limite para as mais variadas histórias De 7 a 10 de Março tiveram lugar na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal 10 sessões da actividade “Biblioteca Extravagante” numa interpretação de Pedro Oliveira para todos os alunos do 1º Ciclo das escolas do Concelho. Nesta actividade participaram 405 crianças do 1º Ciclo.

“Biblioteca Extravagante”

Hora do Conto “Os ovos Misteriosos” A equipa da Biblioteca preparou uma encenação da história “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares, tendo sido realizadas várias sessões para crianças do Pré-escolar e do 1º Ciclo. “Os ovos misteriosos”

Turma do INETE visita Biblioteca

Grupo do INETE

Uma turma do Curso de Biblioteca e Documentação ministrado pelo INETE e organizado pela Associação de Municípios do Oeste (Programa Foral), o qual de destinou a funcionários pertencentes às autarquias da Associação, visitaram a Biblioteca no âmbito das actividades desenvolvidas no curso.

Eslovenos visitam Biblioteca A Biblioteca M u n i c i p a l recebeu em Outubro de 2005 a visita de um g r u p o d e responsáveis e de técnicos da área das Bibliotecas da Eslovénia. Os mesmos deslocaram-se a Po r t u g a l p a r a conhecer a realidade da Rede das Bibliotecas P ú b l i c a s Portuguesas. Eslovenos em visita à Biblioteca O IPLB escolheu a Biblioteca do Sobral para fazer parte do grupo das bibliotecas visitadas.

31


informação municipal

sobral de monte agraço

III Feira do Livro - espaço de promoção do livro C om o objectivo de promover um contacto mais próximo com a leitura e com

a compra de livros, decorreu de 8 a 20 de Maio na Biblioteca Municipal a III Feira do Livro, que contou com uma adesão bastante significativa, tendo passado pela feira cerca de 8 centenas de pessoas. Também no decorrer da feira tiveram lugar 14 sessões de encontros com escritoras, nomeadamente: Luísa Ducla Soares, Isabel Alçada, Margarida Fonseca Santos, Margarida Botelho e Maria de Lourdes Soares. Participaram todos os alunos do 1º e 2º Ciclos (600 alunos) das escolas do Concelho. O trabalho foi previamente preparado com as escolas, pelo que todos os alunos tinham tido contacto prévio com pelo menos um livro da autora, que foi trabalhado na sala de aula antes dos encontros.

Encontro com Luísa Ducla Soares

Encontro com Maria de Lourdes Soares

Encontro com Margarida Botelho

Encontro com Margarida Fonseca Santos

Indicadores da Biblioteca muito favoráveis quando comparados com os indicadores nacionais O Instituto Português de Livro e das Bibliotecas divulgou recentemente os resultados da recolha e análise dos Inquéritos realizados junto de todas as Bibliotecas da Rede de Leitura Pública para o ano de 2004. Os indicadores do Sobral podem considerar-se muito positivos, quando comparados com os indicadores nacionais. Aqui ficam alguns dados: Como se pode verificar quer ao nível dos recursos existentes, quer ao nível da utilização dos mesmos os valores apurados para o Sobral são bastante reveladores do serviço prestado. Na Biblioteca do Sobral o número de livros emprestados é 325% superior à média nacional e o empréstimo de outros documentos 944% superior à média nacional.

INDICADORES POR MIL HABITANTES

Ateliers Ciência Divertida Muitas experiências em tempo de férias Com o intuito de dar um contributo para a ocupação dos tempos livres das crianças foram realizados na Biblioteca no mês de Julho três ateliers da Ciência Divertida, nomeadamente: Ilha Mágica da Ciência, ABC do Sol e Parque Jurássico. O objectivo destes ateliers da ciência divertida é despertar a curiosidade das crianças pelo método científico e sensibiliza-las para algumas questões sociais, através de experiências divertidas e educativas.

32

Ateliers Ciência Divertida


Galeria Municipal Espaço de encontro com as Artes

informação municipal

sobral de monte agraço

No

espaço da Galeria Municipal continua a ser possível apreciar com regularidade variadas formas de arte, dando oportunidade não apenas a artistas já consagrados, mas também a jovens artistas em início de carreira. São de destacar ao longo do último ano as seguintes exposições: Medalha Contemporânea do Grupo Volte Face - Centro de Investigação e Estudos, a qual contou com a presença na inauguração do escultor Soares Branco. Não sendo a medalhística uma actividade artística muito divulgada no nosso meio, esta mostra foi um forte contributo para a divulgação desta forma de arte. Exposição de Pintura de Maria José Cadete, na qual se destacaram alguns trabalhos inspirados em motivos do Concelho. Exposição Colectiva de Escultura 6 Jovens escultores, que terminaram a sua formação na área da escultura no ano lectivo 2004/2005 na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Outras Exposições realizadas: “English Homes” do grupo Common Culture. Integrada na IX Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira Fátima Dias - Pintura Lucinda Gravito - Aguarela

Exposição de pintura de Fátima Dias

Inauguração da exposição de Maria José Cadete

Inauguração da exposição de aguarela de Lucinda Gravito

Inauguração da exposição de medalhística do grupo Volte Face

Exposição de escultura

33


informação municipal

sobral de monte agraço

Lançamento do Livro de Fotografia “Sobral de Monte Agraço: um olhar sobre as suas gentes e memórias” O Município, numa perspectiva de dar continuidade a uma política de preservação, valorização e divulgação do património

cultural e etnográfico do Concelho, publicou o livro “Sobral de Monte Agraço: um olhar sobre as suas gentes e memórias”. Com a publicação desta obra, presta-se um valioso contributo para a preservação da memória colectiva sobralense, pelo que é motivo de grande regozijo o lançamento deste trabalho. Sob o mesmo título esteve patente ao público uma exposição na Sala polivalente da Biblioteca Municipal, a qual foi inaugurada em simultâneo com o lançamento do livro, no passado mês de Setembro de 2005.

Lançamento do Livro de fotografia

Candidatura europeia da Rota Histórica das Linhas defensivas de Torres Vedras O trabalho desenvolvido entre a Direcção Regional dos Monumentos de Lisboa e os seis municípios, designadamente Sobral de Monte Agraço, envolvidos no projecto de recuperação e valorização da 1.ª e 2.ª linhas do sistema defensivo denominado “Linhas de Torres Vedras”, resultou na apresentação de uma candidatura conjunta ao Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. A Candidatura intitulada “Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras” foi entregue no passado dia 10 de Maio. A supracitada candidatura tem como objectivos principais: a salvaguarda, recuperação e valorização do património integrante das Linhas.

Carta Cultural Autárquica inventariação digital do património No âmbito do projecto Turiauta, que tem como objectivo a recolha, inventariação e divulgação do património cultural autárquico, o município com o apoio técnico da LeaderOeste e do Instituto Politécnico de Tomar, está a proceder ao trabalho de recolha de campo de património material e imaterial. Além da incumbência de salvaguardar, cabe também à Autarquia a tarefa de recolher, estudar e promover a sua identidade e memória colectiva e actuar como agente de desenvolvimento cultural local. Neste sentido, torna-se urgente a recolha de testemunhos no terreno. Assim, outro dos objectivos é criar um Arquivo de Memória Oral sobre os usos e costumes das gentes do Concelho de Sobral de Monte Agraço, que estão a entrar em acelerado declínio, correndo o risco de se perderem, à medida que aqueles que detêm tais saberes desaparecem. Esse acervo constituirá um suporte de apoio etnográfico a futuras iniciativas culturais, a desenvolver pela Autarquia, escolas ou por associações recreativas e grupos de folclore do Concelho.

Visita aos moinhos de vento e ao núcleo museológico No passado dia 28 de Abril, um grupo de alunos do Liceu Francês Charles Lapierre estiveram no Sobral numa visita guiada ao Núcleo Museológico do Vinho, ao Moinho de Vento de Sobral e ao Parque Eólico junto a Casais de Santo Quintino. A visita ao Parque Eólico contou com o apoio do representante da Empresa Enercom, Eng.º Luís Miguel Costa.

34

Visita ao núcleo museológico

Visita ao moinho do Sobral


Música Concerto de Música Medieval Ibérica em trajes de época

informação municipal

sobral de monte agraço

N uma organização da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de

1913, com o apoio da Câmara Municipal realizou-se no dia 19 de Novembro na Igreja de Santo Quintino um Concerto de Música Medieval pelo Grupo Coral “Chorus Echo”.

Concerto de Natal e Concerto de Páscoa

Concerto de Natal

Concerto de Páscoa

No Domingo 18 de Dezembro teve lugar na Igreja de Santo Quintino o Concerto de Natal pelo Coral Luísa Todi, que contou com uma participação significativa e que decorreu de forma muito positiva. No dia 9 de Abril teve lugar na Igreja de Santo Quintino o Concerto de Páscoa com o Grupo Vocal Arsis e que contou com uma elevada participação do público, que encheu por completo a Igreja.

Feriado Municipal assinalado com animação no Parque Verde das Bandorreiras Comemorando o feriado municipal realizou-se no Parque Verde das Bandorreiras uma tarde de animação musical com o acordeonista Tino Costa e com o Duo Musical Sónia e Ricardo. Como forma de incentivar o conhecimento e o reavivar de tradições locais, realizou-se também um Concurso de Ramos de Espiga.

Comemoração do Feriado Municipal no Parque Verde das Bandorreiras

35


informação municipal

sobral de monte agraço

Espaço Internet muda de Instalações O

Espaço Internet está a funcionar desde 5 de Junho nas instalações do CineTeatro, e tem agora disponíveis mais três equipamentos. O espaço dispõe agora de 9 computadores para utilização gratuita de toda a população, com acesso à Internet e com software (Word, Excel, Outlook e Powerpoint) que permite a realização no espaço de diversos trabalhos por parte dos utentes. O horário de funcionamento do espaço foi também alterado, de modo a que exista uma complementaridade entre os dois espaços onde é possível usufruir do mesmo serviço (Espaço Internet e Biblioteca). 16 DE SETEMBRO A 30 DE JUNHO 2ª Feira e Sábado - 10.00 às 14.00 Horas 3ª Feira a 5ª Feira - 14.00 às 21.00 Horas 6ª Feira - 14.00 às 20.00 Horas Encerra Domingos, Feriados e Sábados coincidentes com o Mercado Mensal 1 DE JULHO A 15 DE SETEMBRO 3ª Feira a Sábado - 14.00 às 21.00 Horas Encerra Domingos, 2ªs Feiras, Feriados e Sábados coincidentes com o Mercado Mensal

CCD - Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal O CCD - Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço é uma associação sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, e tem como especial missão prestar assistência aos associados e familiares, facultando-lhes um vasto leque de benefícios que se prendem basicamente com a comparticipação nos cuidados de saúde e subsídios escolares, bem como organizar diversas actividades de lazer e entretenimento. Foi em Julho de 2005, que a actual direcção iniciou o seu trabalho, com o objectivo de, não só continuar o que tem sido feito pelas anteriores direcções, bem como, e especialmente, modernizar e dinamizar este Centro. Ao longo deste ano, organizaram e participaram em diversas actividades, das quais se destacam: Feira das Tasquinhas; Festa de Natal dos Trabalhadores (este ano, com a participação de um duo musical do INATEL e venda de rifas para o sorteio de um Leitor de DVD); Passeio à serra da Estrela; Torneio de Futsal Inter - Associações organizado pelo Monte Agraço Futebol Clube ( 7º. Lugar); Torneio de Tiro ao Alvo; Comemoração do Dia do Sócio Feriado Municipal e exploração do bar do Parque Verde das Bandorreiras, durante a tarde musical; Sorteio de Vários Cabazes (Santos e Páscoa) Pretendem continuar com iniciativas inovadoras, e tentar mobilizar os sócios para a participação na vida activa do Centro, pois só assim conseguirão levar por diante os objectivos traçados.

36

Participação no Torneio de Futebol

Passeio à Serra da Estrela

Entrega de prémios do Torneio de Tiro ao alvo

Almoço de Natal dos trabalhadores do município

Participação nas Tasquinhas


25 de Abril assinalado com muito entusiasmo O

32º Aniversário do 25 de Abril foi assinalado com um programa diverso ao longo dos dias 23, 24 e 25 de Abril. A Freguesia de Sapataria tem a partir desta data um novo equipamento cultural. A nova biblioteca foi inaugurada no dia 23 pelo Presidente da Câmara e Presidente da Junta de Freguesia. A população esteve presente em número significativo tendo manifestado o seu entusiasmo quanto à obra inaugurada.

informação municipal

sobral de monte agraço

Na sessão evocativa do 25 de Abril realizada no Auditório Municipal, os representantes eleitos pelas diversas forças politicas do Concelho com assento na Assembleia Municipal discursaram, evocando valores e conquistas consagrados com a Revolução dos Cravos. A Assembleia Municipal e o pelouro da Educação organizaram um concurso de Poesia subordinado ao tema “Liberdades de expressão”.

Exposição “25 de Abril na imprensa”

Assembleia Municipal - Leitura de poemas por alunos do 1º Ciclo

Folclore

Actuação de acordeonistas

Animação infantil

Actividades de ginástica

Hastear da Bandeira

Atletismo para os mais novos

Torneio de Chinquilho

37


informação municipal

sobral de monte agraço

Educação Carnaval das Escolas Muita cor, animação e alegria U ma grande mobilização dos alunos de todas as escolas e jardins-de-

infância do nosso Concelho, aos quais se associou um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia, que desfilaram e brincaram desde o Pavilhão do MAFC até à Pr. Dr. Eugénio Dias, junto à Câmara Municipal, com centenas de pessoas a assistir às magníficas máscaras e fantasias criadas para o efeito. A temática Ambiental esteve bem representada, com as fantasias dos mais pequenos do pré-escolar a lembrar o ciclo da água e a reciclagem. A comunidade escolar e as entidades que participaram estão uma vez mais de Parabéns.

Inglês para o 1º Ciclo Durante o ano lectivo de 2005/06, a Câmara Municipal proporcionou aulas de inglês para todos os alunos dos 3º e 4º anos. As aulas iniciaram-se no dia 12 de Outubro de 2005, abrangendo todas as escolas do 1º ciclo do Concelho, tendo-se inscrito 209 dos 213 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, num total de 10 turmas. Estas aulas decorreram na EB1 de Pêro Negro, EB1 de Sapataria e EBI-1.2 de Sobral de Monte Agraço. Decorrente do protocolo estabelecido com o Agrupamento Vertical de Escolas de Sobral de Monte Agraço com vista à implementação do programa de generalização do inglês no 1º ciclo do ensino básico (3º e 4º anos) no município, a Autarquia foi responsável pela contratação dos professores e pelo transporte de alguns alunos que frequentaram as aulas.

38


Ampliação do Pré-Escolar em Serreira C om vista a dotar de melhores condições o ensino Pré-Escolar

em Serreira, brevemente irá ser alargado o espaço, onde haverá melhores condições para os alunos, incluindo um serviço de refeições.

Maqueta da ampliação das instalações do pré-escolar em Serreira

Dia Mundial da Floresta Assinalado nas escolas

Escolas do Concelho ligadas à internet através da rede de banda larga

Após a colocação de computadores com ligação à Internet e de software educativo, em todas as salas do 1º Ciclo foi recentemente possível evoluir em termos tecnológicos e disponibilizar acesso à Internet de Banda Larga. No próximo ano lectivo nas salas do ensino PréEscolar serão também instalados equipamentos informáticos para os mais pequenos.

Este dia foi comemorado com actividades dirigidas à comunidade escolar. Por todas as escolas e jardinsde-infância do nosso Concelho, a Câmara Municipal distribuiu árvores e Plantação de árvores por alunos da Escola a r b u s t o s , q u e Secundária com 3º Ciclo foram plantados pelos alunos, com a indispensável ajuda das Juntas de Freguesia. Desta forma os alunos foram sensibilizados para a necessidade de cuidar das mesmas após a plantação e para a importância de se preservar a Natureza.

Acção de Formação “Ler e ser” Numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento Vertical de Escolas realizou-se na Escola EBI a acção de formação “Ler e Ser - A literatura formando pessoas e construindo relações” concebida e realizada por Maria José SottoMayor, cujo objectivo era contribuir para redescobrir o livro para crianças e jovens, sensibilizando para a leitura da imagem e texto de qualidade.

informação municipal

sobral de monte agraço

Pinturas e melhoramentos EB1 e Jardim-de-infância de Almargem

Remodelação das instalações eléctricas em escolas do 1º Ciclo

No âmbito do concurso realizado foram remodeladas as instalações eléctricas das escolas de Almargem, Fetais, Pontes de Monfalim, Sapataria e Serreira. Os Jardins infantis de Almargem e Pontes de Monfalim também foram abrangidos.

39


informação municipal

sobral de monte agraço

Dia Mundial da Criança Actividades diversas animam pequenada comemorar o Dia Mundial da Criança, todas as P ara crianças que frequentam o 1º e 2º ciclo do ensino básico e pré-escolar da rede pública, assim como da Associação Popular, participaram numa grande festa na Escola Básica Integrada, a qual contou com um c o n j u n t o d e actividades, como jogos tradicionais, música Vereador da Educação presente na iniciativa infantil, pinturas faciais, actividades lúdicas diversas, palhaços e muita animação. O Município, através do Vereador da educação, ofereceu 70 livros à Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos da EBI, adquiridos para o efeito, na Feira do Livro realizada em Maio.

Várias actividades de animação

Feira da Solidariedade e Arraial Popular assinalam encerramento do ano lectivo N o dia 28 de Junho, data do final do ano lectivo, a Escola Básica Integrada abriu as suas portas à comunidade, alunos, professores, pais e familiares. Durante todo o dia, um grupo de alunos e de professores organizaram e dinamizaram uma Feira da Solidariedade, que teve como objectivo auxiliar alunos carenciados. A partir das 18h os alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo, com as suas famílias, participaram num churrasco-convívio, no recinto desportivo da EBI. Neste local houve ainda uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo, jogos e um programa de animação, tendo como protagonistas os próprios alunos. A Autarquia associou-se ao Agrupamento Vertical e apoiou estas iniciativas naquilo que teve a ver com a logística e adequação dos diferentes espaços para aquilo que foi uma magnífica e diversificada festa de Arraial Feira da Solidariedade encerramento do ano lectivo.

Semana Cultural na Escola Básica Integrada O Agrupamento Vertical de Escolas promoveu de 27 a 31 de Março a semana cultural. Uma semana diferente, na qual decorreram as mais diversas iniciativas, desde a Feira do Livro, jogos tradicionais, ateliers diversos e actividades lúdicopedagógicas. A Câmara Municipal associou-se à Semana Cultural do Agrupamento Vertical de Escolas colaborando com um subsídio que permitiu o funcionamento do Atelier de Azulejaria, onde os alunos participaram activamente, sob a orientação da professora responsável. O projecto consistia em criar um painel de azulejos, com a finalidade de ornamentar o átrio da Escola Básica Integrada.

40


Desporto Escolar D urante o ano lectivo que terminou e no âmbito do pelouro da educação foram apoiados

pela Autarquia uma vez mais projectos importantes nos quais participaram todas as crianças do 1º Ciclo e Pré-Escolar em: - Aulas de Adaptação ao meio aquático; - Sessões de Ginástica; - Expressão e educação físico-motora. Também os alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo foram transportados pela autarquia no âmbito do desporto escolar.

informação municipal

sobral de monte agraço

Organização Local de Educação e Formação de Adultos (OLEFA) Ao longo deste ano lectivo, mais uma vez foi notória a importância que a educação para adultos assume no Concelho, tendo sido realizados vários cursos de áreas bastantes diversificadas que vão da informática até ao inglês, passando pela pintura. Mais uma vez culminaram as actividades lectivas com uma exposição dos trabalhos realizados pelos formandos na Galeria Municipal.

Aulas de natação dos alunos do 1.º Ciclo

Crianças com necessidades educativas especiais apoiadas pelo Município

Inauguração da Exposição

Adquirida nova Carrinha para os Serviços de Educação

Dando continuidade a um trabalho já longo no apoio a crianças com necessidades de Educação Especial, o Município tem ao seu serviço duas técnicas qualificadas. Estes serviços de Terapia da Fala e Psicologia têm por objectivo analisar planos para a intervenção directa e indirecta nas crianças com necessidades educativas especiais. Fornecendo aos professores estratégias para apoio aos seus alunos nas suas dificuldades. Prestam colaboração aos pais e professores no sentido de intensificar a aprendizagem das aptidões treinadas com as crianças. Encaminha crianças para consultas médicas de especialidade tais como Psiquiatria infantil e neurologia. São serviços muito importantes que o município quer continuar a apoiar. A Acção Social Escolar, reúne um conjunto de medidas que visam promover a igualdade de oportunidades entre os alunos e combater as mais diversas formas de exclusão social. No ano lectivo de 2005/06 o município apoiou diversas famílias carenciadas na aquisição de materiais escolares, de acordo com os escalões dos rendimentos dos respectivos agregados familiares: 1.º Escalão - 24 processos - 1.200 Euros 2.º Escalão - 52 processos - 2.080 Euros Atribuição de bolsas estudo No ano lectivo de 2005/2006 a Câmara Municipal atribuiu 53 bolsas de estudo, aos estudantes universitários residentes no Concelho, totalizando o valor de 13.250,00€.

41


informação municipal

sobral de monte agraço

Remodelação e revitalização da Praça Dr. Eugénio Dias, Praça da República e zona envolvente ao Cine-Teatro Na

sequência das obras do Cine-Teatro, recentemente concluídas a autarquia está já a proceder às demais obras da zona envolvente, que constam da reformulação do saneamento e águas pluviais na Rua França Borges e zona circundante ao CineTeatro. Posteriormente a Praça da República e a Praça Dr. Eugénio Dias, terão igual intervenção.

Saneamento na Rua Mártires de Timor

Saneamento na Rua França Borges

Planta Síntese da zona a requalificar

42


UNIVA Orientação e Emprego Apoio a jovens e desempregados

informação municipal

sobral de monte agraço

N os últimos 7 anos a UNIVA tem prestado apoio à população em geral, e em particular aos jovens e desempregados,

demonstrando ser uma mais-valia para os habitantes do Concelho e de algumas freguesias limítrofes. Ao longo dos seus anos de actividade a UNIVA tem vindo a desenvolver com sucesso o seu trabalho em áreas diversificadas, nomeadamente: apoio na procura de emprego, recrutamento de recursos humanos por parte das empresas, orientação escolar e profissional, formação profissional, estágios profissionais, apoio a actividades de carácter cultural e recreativo dirigidas à população do Concelho e informação sobre programas de apoio à juventude (nomeadamente o Programa de Ocupação de Tempos Livres OTL). De Setembro de 2005 a Maio de 2006 a UNIVA realizou 1594 atendimentos a utentes e 30 atendimentos a entidades e empresas, mais 230 atendimentos a utentes do que no mesmo período no ano anterior (Setembro 2004/Maio 2005). Mais uma vez fica demonstrada a importância dos serviços prestados pela UNIVA junto da população e das empresas e entidades do Concelho e freguesias limítrofes.

No que diz respeito aos utentes que recorreram aos serviços da UNIVA e mais particularmente à sua situação face ao emprego verifica-se que, de Setembro de 2005 a Maio de 2006, os atendimentos realizados no gabinete da UNIVA abrangeram utentes na sua maioria Desempregados (851) e utentes que se englobam na categoria Outros (337) por exemplo, empregados, reformados, estudantes, entre outros. Apresenta-se de seguida um quadro onde se pode observar a distribuição dos atendimentos realizados pelos serviços da UNIVA quanto à situação dos utentes atendidos face ao emprego entre Setembro de 2005 e Maio de 2006.

Dos 1594 atendimentos realizados na UNIVA no período anteriormente referido é também possível verificar que a maioria dos utentes abrangidos são do sexo feminino e têm idades compreendidas entre os 25-44 anos (511) e os 20-24 anos (254). Esta distribuição por sexo e idade pode ser observada no quadro seguinte.

Em relação às actividades desempenhadas pela UNIVA no que diz respeito à orientação escolar e à inserção no mercado de trabalho este gabinete continuou a desenvolver, em parceria com o Centro de Emprego de Torres Vedras, sessões de Técnicas de Procura de Emprego onde se pretende incutir no indivíduo desempregado uma predisposição positiva fase à procura de emprego aumentando a sua auto-estima e autoconfiança e simulando a resposta a anúncios, a elaboração de cartas de apresentação, currículos e atitudes a ter durante uma entrevista. Durante o período referido anteriormente a UNIVA realizou 634 apresentações de utentes a empresas, tendo colocado 36 utentes a trabalhar em empresas nos Concelhos de Sobral de Monte Agraço, Mafra, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos e Azambuja. No que diz respeito a actividades para os jovens a UNIVA continuou a dar apoio às Associações Juvenis que recorreram aos seus serviços, nomeadamente a Associação dos Estudantes do Ensino Superior do Concelho de Sobral de Monte Agraço (UNIR).

43


informação municipal

sobral de monte agraço

Complexo da Piscina Municipal Múltiplas actividades para ocupação saudável dos tempos livres M antém-se

em plena actividade, prosseguindo a principal vocação para que foi construído, o Complexo da Piscina Municipal que se sobreleva como infraestrutura de elevada qualidade, disponibilizada pela Autarquia para o uso da população em geral, numa função recreativa e formativa em meio aquático e em ginásio, modelando hábitos de vida saudável e de confraternização, direccionada de modo particular para junto das camadas mais jovens. Oferecendo um conjunto diverso de actividades, quer no plano de água de que se destaca designadamente, Actividades no ginásio adaptação ao meio aquático, aperfeiçoamento, manutenção, hidroginástica e competição, quer a actividade em ginásio, como aeróbica/step, correcção postural ou ginástica rítmica. Para além das actividades descritas assinala-se, ainda, a actividade de cardiofitness/musculação, que tem constituído um enorme êxito, contribuindo de forma evidente para a recuperação dos níveis de frequência de utentes do Complexo. Frequentaram as diversas actividades do Complexo uma média mensal de 900 utentes, para além dos 510 alunos dos ensinos básico e pré-escolar das escolas do Concelho, que frequentaram as aulas de natação. Regista-se ainda a participação das nossas equipas em provas de natação da responsabilidade da Associação de Natação de Lisboa onde os nossos nadadores nas categorias de infantis e de cadetes, têm tido prestações destacadas. Prepara-se, entretanto, uma nova classe de précompetição designada os “tubarões” que se aprontam para participar também em provas oficiais. HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: 2ª Feira - 17.00 h 21.30 h; 3ª Feira, 5ª Feira e 6ª Feira - 10.00 h 21.00 h; 4ª Feira - 10.00 h 21.30 h; Sábado 9.00 h 20.00 h, Encerra aos Domingos e Feriados

44

Actividades no ginásio


Festa de encerramento e II Festival de natação pura

informação municipal

sobral de monte agraço

R ealizou-se no passado dia 1 de Julho a festa de encerramento da época 2005/2006 com a participação aberta a todos os utentes do Complexo, tendo estado presente nas actividades desenvolvidas um elevado número de participantes. Envolvendo actividade para bebés, jogos, hidroginástica, ginástica e um torneio de pólo aquático, foi um dia pleno de acção e divertimento que entusiasmou todos quantos participaram ou assistiram ao evento.

Encerramento das actividades da piscina

N o dia 2 de Julho teve lugar o II

Festival de Natação Pura para infantis e cadetes, onde para além de uma numerosa participação de jovens da nossa escola de natação, competiram também outras escolas convidadas de Arruda dos Vinhos, Colares, Samora Correia, Bom Sucesso (Alverca) e Marteleira (Lourinhã). O elevado número de participantes e a diversidade das provas deu um belo colorido ao acontecimento que preencheu toda a manhã de Domingo. Assinala-se que a Montegés venceu o maior número das provas disputadas, tendo ganho o troféu atribuído à equipa melhor classificada colectivamente.

Entrega de prémios aos atletas

Actividades do Festival de Natação

45


informação municipal

sobral de monte agraço

Desporto Sobral Activo A

Câmara Municipal com a colaboração da Montegés, desenvolveu um programa desportivo - Sobral Activo - que teve lugar no Parque Verde das Bandorreiras, todos os domingos de manhã do mês de Junho. Nos dias 4, 11, 18 e 25, foram diversas as modalidades que a população teve oportunidade de experimentar, tais como Yoga, Taichi, Aeróbica, Interval Trainning, Hip Hop, Aerocombat e Ritmos Latinos. Com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da prática do exercício físico e, ainda com o intuito de dinamizar o Parque Verde das Bandorreiras, o resultado desta actividade foi bastante positivo, com a participação de algumas dezenas de pessoas, tornando o parque num espaço de lazer e animação à disposição de toda a população.

VII Gimno Pêro Negro Realizou-se no dia 27 de Maio no Pavilhão do Clube Desportivo e Recreativo de Pêro Negro, a VII Gimno Pêro Negro, com a participação de cerca de 180 atletas.

Desportos Acrobáticos Campeão Nacional de Tumbling A representar a Física de Torres Vedras sagrou-se recentemente Campeão Nacional de Tumbling na categoria de Juniores - B o Sobralense Luís Ferreira, residente em Perna de Pau. Este atleta também já alcançou outros troféus em Portugal e no estrangeiro. Estamos perante uma grande promessa no panorama da ginástica.

46


29º Troféu Joaquim Agostinho A

29ª Edição do Troféu Joaquim Agostinho arrancou para a estrada no dia 5 de Julho de 2006, tendo este ano ascendido à primeira classe do circuito europeu. A etapa rainha, Sobral de Monte Agraço ao alto do Montejunto teve como cenário de partida a Praceta 25 de Abril no coração da vila. Com um pelotão composto por 133 ciclistas, num total de 17 equipas este troféu teve como vencedor o ciclista Danail Petrov da Maia Milaneza.

informação municipal

sobral de monte agraço

Partida dos ciclistas do Sobral

Presença do público

3.ª Prova da taça de Portugal Cadetes 2006 Com partida de Sobral de Monte Agraço realizouse no passado dia 2 de Abril a 3.ª Prova da Taça de Portugal em Cadetes 2006, tendo terminado a mesma na localidade do Milharado. Dado tratar-se sobretudo da formação de jovens ciclistas no plano regional e nacional o Município do Sobral apoiou uma vez mais esta iniciativa. Prova com cerca de 80 km teve no seu percurso 3 prémios de montanha e uma meta volante.

Passagem dos ciclistas pela Sapataria

Entrega da camisola amarela pelo Presidente da Câmara

Entrega da camisola verde pelo Vereador do Desporto

Campeonato Nacional de Estrada “Cadetes” Fábio Silvestre Campeão Nacional No passado dia 24 de Junho em Castelo de Vide, disputou-se o Campeonato Nacional de Cadetes. Participaram 73 ciclistas, numa prova um pouco dura e que teve na sua fase final uma fuga de cinco ciclistas entre eles o Fábio Silvestre, que se sagrou Campeão Nacional pela 2.ª vez consecutiva. O Fábio Silvestre é natural do Concelho do Sobral de Monte Agraço, vive em Seramana, e é já um nome com muito valor no ciclismo mais jovem, Estamos certamente perante um ciclista com grande futuro.

Campeão Nacional Fábio Silvestre

47


informação municipal

sobral de monte agraço

1º Passeio de BTT - Maratona M.A.F.C. C

om a participação de cerca de 600 atletas o MAFC levou a efeito o 1º Passeio BTT Maratona M.A.F.C. Prova dividida em dois percursos, um com cerca de 30 Km e outro com cerca de 60 km, com graus de dificuldade diferentes, um de nível 3 e outro de nível 4. A prova decorreu bastante bem, tendo sido muito participada e teve a presença de figuras de plano N a c i o n a l e Internacional de BTT, tais como o Lino Barruncho Vice-campeão do mundo de duatlo e campeão do mundo de juniores.

Campeonato Nacional de Motocross Na excelente pista de Casais de Santo Quintino disputou-se no Domingo de Páscoa, 16 de Abril a 4ª Jornada do Campeonato Nacional de Motocross. Participaram 76 pilotos seniores que proporcionaram às cerca de 3.500 pessoas que acorreram à pista um bom espectáculo, divulgando assim a modalidade. O Tri Campeão Nacional, Hugo Santos não deixou por mãos alheias mais uma prova vencendo-a e reforçando a liderança no Campeonato Nacional de Motocross.

Equipa de júniores do Monte Agraço Futebol Clube Quadro da Classificação Final: sobe à divisão de honra da AFL Num feito inédito, a equipa de Juniores do Monte Agraço Futebol Clube, Lugar 1º classificou-se em 2.º lugar na série 1 e teve subida à Divisão de Honra da 2º Associação de Futebol de Lisboa. 3º

Aspectos do jogo com o Encarnacense

48

4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º

Equipa

Pontos

Povoense MONTE AGRAÇO Lourinhanense Ponterrolense Odivelas S.L. Olivais Musgueira Alta Lisboa Ponte Frielas Encarnacense Caneças Encarnação Olivais Ericeirense Pinheiro Loures

55 54 51 49 47 40 38 37 30 27 24 24 23 17


Conhecer e prevenir a gripe das aves

informação municipal

sobral de monte agraço

Autarquia promove sessão de esclarecimento A

17 de Abril no Auditório Municipal, realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre a gripe das aves, a qual contou com uma razoável adesão de público. Participaram a Chefe de Divisão de Intervenção Veterinária do Oeste, o Inspector Sanitário da Draro, a Delegada de Saúde do Concelho, o Veterinário Municipal, o Comandante local da GNR, o Comandante dos Bombeiros Voluntários e representante da Protecção Civil Municipal e o Vice-Presidente da Câmara Municipal. Da sessão concluiu-se que de um modo geral todos ficaram mais esclarecidos e conhecedores da problemática inerente ao tema, assim como quanto aos modos de prevenção e actuação.

Mesa presidida pelo Vice-Presidente da Câmara

Delegada de Saúde na sua intervenção

Rastreio auditivo

Com o objectivo de proporcionar uma melhoria nas condições de saúde da população a Câmara Municipal e a Acústica Médica levaram a efeito um rastreio auditivo. Não tendo havido uma enorme afluência, a acção foi contudo bastante positiva. O serviço foi gratuito e funcionou nos dias 7 e 8 de Junho na Praceta 25 de Abril.

Projecto Oeste Digital O município do Sobral em conjunto com os restantes municípios da Associação de Municípios do Oeste integra o Projecto Oeste Digital, liderado por esta Associação. Este projecto encontra-se em fase de desenvolvimento e engloba um conjunto significativo de acções ligadas à utilização das novas tecnologias, de que merece especial relevo a criação de novos portais municipais, os quais incluirão uma plataforma de gestão de conteúdos. Há ainda o “Portal Oeste Digital” que engloba todas as entidades envolvidas. Trata-se de um portal de cariz regional que vai promover a sociedade da informação no Oeste. O projecto inclui também a aquisição de equipamentos informáticos para todos os municípios e a criação de uma infra-estrutura de comunicações, incluindo 54 pontos de acesso à Internet livre, em banda larga a distribuir pela Região Oeste.

49


informação municipal

sobral de monte agraço

PIDDAC 2006 O

Concelho de Sobral de Monte Agraço foi um dos concelhos da nossa região, mais penalizados no que respeita aos projectos contemplados pelo PIDDAC – Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central para o ano de 2006, onde foi constatada uma redução significativa, em relação ao ano de 2005. Há muito tempo, que este Município e a sua população reivindicam a realização de duas novas obras com carácter

de urgência – O Centro de Saúde e o quartel da G.N.R. Todos nós sabemos das precárias condições de trabalho e assistência do actual Centro de Saúde e das insuficientes instalações onde a G.N.R do Sobral presta o seu trabalho. Com estas decisões da Administração Central estão em causa a saúde e a segurança, para além de outros, que são valores essenciais para a melhoria da qualidade de vida do Concelho.

Saúde N o passado dia 23 de Maio e a pedido insistente da Autarquia houve finalmente uma reunião no Ministério da Saúde com

técnicos do Ministério onde participaram o Presidente e Vice-Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal e autarcas eleitos, em representação desta.

Esta reunião teve como objectivo principal saber do ponto de situação relativamente à construção do Novo Centro de Saúde do Sobral, dado que desde a tomada de posse do Governo PS que a Câmara solicitou por inúmeras vezes pedidos de audiência, quer ao Ministro quer ao Secretário de Estado dos quais só em Maio deste ano se obteve resposta. Da reunião concluiu-se que: • Os médicos colocados no actual Centro de Saúde do Sobral e na Extensão de Sapataria são insuficientes, pelo que devem ser tomadas medidas urgentes para colocação de novos médicos.

• Existe verba para o projecto do Novo Centro de Saúde, de que em breve será lançado concurso. • A construção do novo Centro de Saúde será uma realidade em 2007, sendo as verbas necessárias para a sua construção asseguradas através do PIDDAC de 2007. Palavras da Sr.ª Secretária de Estado da Saúde que também se referiu ao Centro de Saúde do Sobral como um processo já longo.

Novas instalações de saúde em Sapataria F oram

realizadas algumas visitas às novas instalações da Extensão de Saúde de Sapataria, efectuadas por técnicos da Autarquia, da ARS de Lisboa e também por técnicos locais do Centro de Saúde do Sobral, das quais resultaram contributos com vista à optimização das obras de construção das novas instalações. Decorrente de reunião h a v i d a c o m a S r. ª Coordenadora da ARS de Lisboa, em que assuntos relacionados com a saúde no Concelho foram abordados, foi possível equacionar que as novas instalações iriam entrar em funcionamento no decorrer do 2.º Semestre de 2006. 50


Sobral cobre-se de Branco Queda de neve em todo o Concelho

informação municipal

sobral de monte agraço

No

dia 29 de Janeiro de 2006, nevou em todo o Concelho do Sobral o qual ficou com uma belíssima paisagem, de que se destacava o Forte do Alqueidão e a zona do Moinho do Céu. Mas também dentro da vila havia espaços completamente brancos como o Parque Verde das Bandorreiras. Este facto levou a que a população acorresse aos pontos mais altos do Concelho para registar tão belo momento.

51


Carlos do Carmo ao vivo

“A Maluquinha de Arroios” pelo Trezeatro

Informação_Agosto_2006  

OCine-Teatro estádevolta! Ossobralense sestãodePar abéns OCine-Teatro estádevolta! Informação Municipal N.º29-Agosto2006-CâmaraMunicipaldeSo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you