Page 1

CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

N.32 | AGOSTO 2007 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

SANEAMENTO NO CONCELHO

MAIS DE

1.100.000,00€ EDUCAÇÃO

CULTURA

CARTA EDUCATIVA JÁ HOMOLOGADA

HOMENAGEM A EUGÉNIA LIMA

PÁG. 04

PÁG. 28

LINHAS DE TORRES APROVADA CANDIDATURA “ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES” PÁG. 33


02 | informação municipal | sma

ÍNDICE

03

EDITORIAL

04

Educação

08

Acção Social

10

Rede Social

11

Aniversário dos Bombeiros

12

Congresso do Oeste

13

Água

14

Requalificação do Centro Histórico

16

Ambiente

18

Saneamento

20

Envolvente à EBI - 1.2

21

Rede Viária

22

Plano Defesa da Floresta Contra Incêndios

23

Desporto

24

Piscina

26

Cine-Teatro

29

Galeria

30

Biblioteca

33

Candidatura Linhas de Torres

34

Feriado Municipal

35

Feira de Artesanato

FICHA TÉCNICA

INFORMAÇÃO MUNICIPAL N.º 32 Agosto de 2007 PROPRIEDADE Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço DIRECÇÃO António Lopes Bogalho ‹ Presidente DESIGN GRÁFICO E PAGINAÇÃO Slingshot www.slingshot.pt IMPRESSÃO E ACABAMENTO Gráfica Sobralense DEPÓSITO LEGAL 141883/99 TIRAGEM 4000 exemplares CONTACTOS Praça Dr. Eugénio Dias, n.º 4 2590-016 Sobral de Monte Agraço T. 261 940 300 F. 261 940 310 geral@cm-sobral.pt www.cm-sobral.pt


sma | informação municipal | 03

EDITORIAL

Plano Estratégico para Sobral de Monte Agraço: Pensar, Planear e Construir o futuro do nosso Concelho Num momento em que o país sofre de condicionantes económicas, que necessariamente têm repercussões na actividade autárquica, é com grande preocupação que encaramos a transferência de mais competências para as autarquias. Educação, Saúde e Acção Social são políticas nacionais da competência do Governo. Entre os dias 13 e 16 de Junho, decorreu, em Ponta Delgada (Açores), o XVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), o qual se centrou em diversas questões legislativas que se encontram em curso, nomeadamente a transferência de atribuições e competências do Poder Central para as Autarquias Locais. Na transferência de competências, que está a ser negociada entre o governo e a ANMP, assumem grande destaque as áreas da Saúde, da Acção Social e da Educação, matérias que são da competência da Administração Central e que constituem, não só as funções sociais do Estado, mas também os direitos constitucionais dos cidadãos. São matérias que, nestas negociações, deverão merecer toda a atenção e ser encaradas com muita responsabilidade, especialmente no que diz respeito aos recursos financeiros a transferir para as autarquias. Só assim serão respeitados o Poder Local Democrático, as populações de todos os concelhos e os seus autarcas. Contudo, apesar das dificuldades que se vão apresentando, a autarquia tem projectos e tudo fará para continuar a modernizar e a desenvolver o Concelho de Sobral de Monte Agraço. É neste contexto que está já adjudicado o Plano Estratégico para o Concelho de Sobral de Monte Agraço, um importante instrumento de planeamento que queremos construir em conjunto com todos os munícipes e forças vivas do Concelho. O objectivo da estratégia de desenvolvimento do Concelho de Sobral de Monte Agraço é, efectivamente, proporcionar a todos os munícipes melhor qualidade de vida. Para isso, e porque o Sobral tem todas as condições para melhorar o seu concelho, há que desenvolver os elevados padrões de bem-estar preconizados para a região Oeste. Queremos um concelho... ... onde dê ainda mais prazer trabalhar e viver; ... onde o desenvolvimento integrado - aos níveis económico, cultural, social, educativo, patrimonial, ambiental, turístico e de ordenamento do território - seja uma realidade;

... onde a atractividade global possa, efectivamente, ser motivo de orgulho para todos nós; ... que atraia quem, no futuro, queira por aqui viver, especialmente os mais jovens, que serão quem mais usufruirá do planeamento. Queremos, em conjunto com todos os habitantes, fazer do nosso Concelho um espaço de desenvolvimento e bem estar. Um Concelho dinâmico e inovador.

O Presidente da Câmara Municipal

António Lopes Bogalho


04 | informação municipal | sma

CARTA EDUCATIVA DE SOBRAL homologada pelo Ministério da Educação Após aprovação por unanimidade pela Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação e Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço, a carta educativa do Município de Sobral de Monte Agraço foi homologada pelo ministério da educação no dia 29 de maio de 2007.

A Carta Educativa foi elaborada pelo Município, tendo sido alvo de uma discussão alargada, na qual participaram: Executivo Municipal; Presidente da Assembleia Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia; Conselhos Executivos e Assembleias de Escola do Agrupamento Vertical de Escolas e Escola Secundária com 3º Ciclo; Associações de Pais e Encarregados de Educação; Associações de Estudantes e Associação Popular. Desta troca de impressões resultou um importante documento de caracterização da educação a nível municipal, com a apresentação de um conjunto de propostas de intervenção, quer ao nível da reestruturação da rede educativa e da construção de novos equipamentos escolares, quer outras propostas de intervenção complementar de carácter mais técnico e pedagógico. Relativamente ao reordenamento da rede escolar (mapa 1), a Carta Educativa de Sobral de Monte Agraço prevê a criação de 3 Centros Escolares: 1º Ciclo e Jardim de Infância, um por Freguesia, sendo que o Centro Escolar de Sobral de Monte Agraço funcionará nas actuais instalações da Escola Básica Integrada, após as necessárias obras de adaptação de algumas salas de aula para salas de jardim-de-infância; o Centro Escolar de Sapataria (em Sapataria), a ser construído de raiz, que irá substituir as actuais Escola Básica de 1º Ciclo de Sapataria e Jardim-de-infância da Sapataria; e, por último, o Centro Escolar de Santo Quintino (em Pontes de Monfalim) que resultará da ampliação da actual Escola Básica de 1º Ciclo com Jardim-de-infância existente na localidade. Para além da criação dos centros escolares, a Carta Educativa prevê

ainda: a construção de um novo Jardim-de-infância em Pêro Negro (que substituirá as actuais instalações); a ampliação da Escola Secundária com 3º Ciclo de Sobral, de modo a que esta escola possa acolher os alunos do 2º ciclo do ensino básico, bem como os alunos de cursos de educação e formação e cursos profissionais; a construção do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária com 3º Ciclo, já há muito reivindicado pela Autarquia e comunidade educativa, e a ampliação da Escola Básica 1º Ciclo de Almargem, dotando a mesma de mais uma sala de aula, cozinha e refeitório. Está igualmente prevista a criação de uma rede de berçários e creches, um por freguesia, ficando assim o Município dotado de infraestruturas públicas de apoio à 1ª infância. No total, as propostas apresentadas de reordenamento da rede escolar englobam um investimento superior a 4.000.000€, cuja viabilidade se encontra, em muito, dependente do financiamento que possa ser aprovado no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional. Paralelamente às propostas de reordenamento da rede escolar, considerou-se que a Carta Educativa de Sobral de Monte Agraço deveria ainda contemplar um conjunto de medidas de intervenção, de carácter mais pedagógico, de combate ao insucesso e ao abandono escolares, incentivo à educação e formação de adultos.

A Carta Educativa encontra-se disponível para consulta e download no site da autarquia – www.cm-sobral.pt.


sma | informação municipal | 05

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA um dia cheio de alegria

A Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço participou na comemoração do Dia Mundial da Criança, que decorreu na Escola Básica Integrada, iniciativa em que participaram todos os alunos do ensino pré-escolar público, ensino pré-escolar da Associação Popular de Sobral de Monte Agraço e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), totalizando cerca de 660 crianças. Para os alunos do 1º CEB foram dinamizados diversos jogos tradicionais, pinturas e música, enquanto que para os mais pequeninos a iniciativa contou com alguns jogos tradicionais, pinturas faciais, esculturas de balões e um atelier de ciência divertida “Vamos Salvar a Branca de Neve”. A iniciativa contou ainda com a participação das Professoras de Inglês e Música (Actividades de Enriquecimento Curricular) que colaboram dinamizando dois ateliers – um de iniciação ao Inglês e outro de construção de instrumentos musicais. O momento de maior entusiasmo ocorreu quando surgiu o Xavier e os seus amigos, personagens do Projecto Prevenir em Colecção, do Programa de Educação para a Saúde, da Prevenção de Comportamentos de Risco e da Promoção de Competências Sociais.


06 | informação municipal | sma

PROJECTO DENTINHO Programa de Saúde Oral Decorreu, durante o mês de Junho, a segunda fase do Projecto Dentinho – Programa Básico de Saúde Oral, promovido pelo Centro de Saúde de Sobral de Monte Agraço -, tendo a Câmara Municipal assegurado o transporte dos 78 alunos do 1º ciclo para as consultas médico-dentárias.

CRIANÇAS DOS JARDINS INFANTIS DO CONCELHO continuam a frequentar a Piscina Municipal No âmbito do programa já existente de adaptação ao meio aquático, a Câmara Municipal tem proporcionado a todas as crianças do Pré-escolar as primeiras experiências no contacto com o meio aquático. A Piscina Municipal tem sido o palco para a oportunidade das crianças desenvolverem, em ambiente saudável, o convívio em todas as suas vertentes. Este programa, que já tem alguns anos, é considerado pelos educadores e encarregados de educação imprescindível para o desenvolvimento das crianças. As crianças do 1.º Ciclo foram também transportadas para a Piscina Municipal ao longo do ano lectivo.

:: Autocarros do Município ao serviço da educação

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO abre as portas à comunidade local na Festa de Encerramento do Ano Lectivo A Escola Secundária com 3º Ciclo de Sobral de Monte Agraço realizou, no dia 22 de Junho, a Festa de Encerramento do Ano Lectivo, a qual teve uma forte adesão por parte da população. Aberta à comunidade local, a festa contou com uma pequena feira de artesanato, espectáculos diversos, quermesse e exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano lectivo. A Câmara Municipal colaborou na organização da Festa, tendo cedido e procedido à montagem do material necessário, mas é de louvar e destacar o incansável envolvimento dos pais e encarregados de educação, que participaram e colaboraram na organização e implementação da iniciativa.


sma | informação municipal | 07

MELHORAMENTO DO PARQUE ESCOLAR Obras na Escola de Pontes de Monfalim

A Educação sempre foi uma área de intervenção assumida por esta autarquia. Como tal, as intervenções no Parque Escolar do Concelho, com o objectivo da sua melhoria constante, têm estado na primeira linha das prioridades ao longo destes anos. Bom exemplo desta prioridade é a intervenção que se está a efectuar na Escola de Pontes de Monfalim, em que grande parte do piso exterior está a sofrer modificações significativas com o intuito de melhorar o recinto de recreio dos alunos do 1.º Ciclo e Pré-Escolar. Queremos que, no início do ano escolar, tudo esteja pronto!

Bolsas de Estudo atribuídas pelo Município O Município do Sobral tem, desde sempre, procurado motivar e valorizar os alunos da área geográfica do município a demonstrarem bom aproveitamento e mérito escolar, para que possam ter apoio financeiro do município no ensino superior. Assim, desde 1988, a Câmara Municipal tem reconhecido o valor aos alunos mais esforçados e atribuído, anualmente, Bolsas de Estudo aos estudantes universitários do Concelho. No ano lectivo 2006/2007 foram atribuídas 50 Bolsas, totalizando 12.500,00€.


08 | informação municipal | sma

ACÇÃO SOCIAL

ACTIVIDADES DE LAZER PARA A TERCEIRA IDADE organizadas em parceria O Município, através do serviço de Acção Social, e a Santa Casa da Misericórdia organizaram, em parceria, mais dois passeios abertos à comunidade: o 1º passeio, no dia 21 de Maio, foi a Pia do Urso – Batalha -, tendo-se obtido uma participação de 65 idosos da comunidade e 25 idosos da Santa Casa da Misericórdia (Lar, Apoio Domiciliário e Centro de Dia); o 2º passeio foi ao Oceanário de Lisboa, no dia 4 de Julho, destinado a avós e a netos. Esta visita teve como intuito promover o intercâmbio geracional, tendo-se registado uma adesão de cerca de 90 pessoas (crianças e idosos) da Comunidade e da Santa Casa da Misericórdia.

:: Passeio ao Oceanário

Com o apoio do Município, a Associação de Reformados levou a cabo passeios, por forma a promover o convívio entre os reformados e os idosos do concelho. Assim, nos dias 2, 9 e 23 de Junho, realizaram-se passeios com destino a Badajoz e com paragens em Estremoz, Elvas e Vila Viçosa, dirigidos aos residentes das Freguesias de Sobral de Monte Agraço, Sapataria e Santo Quintino.

:: Passeio a Pia do Urso

PROGRAMA MONITORES DE CAMPOS DE FÉRIAS E PROGRAMAS OTL DE LONGA E CURTA DURAÇÃO PROMOVEM A OCUPAÇÃO SAUDÁVEL DOS TEMPOS LIVRES DOS JOVENS O PROGRAMA DE MONITORES DE CAMPOS DE FÉRIAS VISOU PROMOVER A OCUPAÇÃO SAUDÁVEL DOS TEMPOS LIVRES DOS JOVENS COM IDADES COMPREENDIDAS ENTRE OS 15 E OS 25 ANOS, ATRAVÉS DA SUA PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CAMPOS DE FÉRIAS DIRIGIDOS A CRIANÇAS. O Município obteve a aprovação da sua candidatura ao Programa OTL – Longa Duração, com o Projecto “Oportunidades para Todos”, o qual decorreu nos meses de Junho e Julho e visou, no âmbito das Comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, dar aos jovens participantes a oportunidade de desenvolver tarefas de voluntariado junto de públicos diversificados. Também foi aprovada a candidatura ao Programa OTL – Curta Duração, Projecto “Férias de Verão”, que decorreu no mês de Julho. Qualquer um dos projectos OTL se destinava a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos.


sma | informação municipal | 09

CAMPOS DE FÉRIAS para crianças e jovens

NA ÚLTIMA QUINZENA DE JULHO, O MUNICÍPIO ORGANIZOU CAMPOS DE FÉRIAS DESTINADOS ÀS CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS DE IDADE - PRIVILEGIANDO AS PROVENIENTES DE AGREGADOS FAMILIARES MAIS CARENCIADOS -, QUE TIVERAM LUGAR NA PRAIA AZUL. PARTICIPARAM NESTES CAMPOS DE FÉRIAS CERCA DE 80 CRIANÇAS, EM DOIS TURNOS, QUE SE DIVERTIRAM NÃO SÓ COM AS IDAS À PRAIA MAS TAMBÉM COM DIVERSAS ACTIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS DE DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS.


10 | informação municipal | sma

REDE SOCIAL

JORNADAS INTERMUNICIPAIS DE INCLUSÃO SOCIAL promovem partilha de experiências As Jornadas Intermunicipais de Inclusão Social arrancaram em Óbidos, no passado dia 3 de Maio, e seguiram-se as do Cadaval, a 24 de Maio. Sobral de Monte Agraço encerrou o 1.º semestre, sob o tema “Competências Sociais das Famílias”. De entre os prelectores salientamos a intervenção do Dr. Roque Martins (Técnico Superior do Instituto de Apoio à Criança), da Dra. Florinda Pacheco (Professora na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Sobral de Monte Agraço) e da Professora Ana Luísa Santos (Presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Sobral de Monte Agraço), que moderou ambos os painéis. A audiência, com cerca de cinquenta pessoas, integrou técnicos de diferentes áreas, estudantes, pais e encarregados de educação. :: Vereador da Acção Social na abertura das jornadas

SESSÕES SOBRE NUTRIÇÃO Em Maio ficou completo o ciclo de palestras sobre nutrição do ano lectivo 2006/2007, com as duas sessões para a comunidade, em Sobral de Monte Agraço e em Sapataria, sobre confecção saudável de alimentos. A Dra. Elsa Feliciano, nutricionista da Sub-Região de Saúde de Lisboa, explicou que a qualidade nutricional de qualquer refeição depende sobretudo das quantidades de sal e gordura utilizadas. Cozer, grelhar, mas também estufar e saltear, podem ser excelentes formas de preparar refeições equilibradas e saborosas, desde que as quantidades daqueles dois ingredientes sejam as adequadas.

ACTIVIDADES AQUÁTICAS PARA IDOSOS As piscinas municipais voltaram a acolher uma actividade dirigida a idosos. Os participantes, com idades compreendidas entre os 63 e os 79 anos, fizeram uma aula de hidroginástica e foram alertados para a importância de se manterem activos, podendo o meio aquático constituir-se como uma boa opção.

:: Sessão no Auditório

BAILE DA PRIMAVERA A 20 de Maio houve mais uma iniciativa, onde se procurou sensibilizar a população mais sénior do nosso concelho para a actividade física enquanto elemento fundamental para a saúde e bem-estar. Os idosos que participaram, para além da dança, socializaram e tiveram ainda a oportunidade de ouvir todo o repertório daquele que é para muitos o instrumento de eleição: o acordeão.


sma | informação municipal | 11

BOMBEIROS DO SOBRAL celebram 94º Aniversário com novas viaturas Os Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço celebraram, no passado dia 7 de Julho de 2007, mais um aniversário, onde foram condecorados bombeiros que fizeram 5, 10 e 25 anos de serviço efectivo na corporação. A cerimónia contou, ainda, com a inauguração de duas novas viaturas: uma de transporte múltiplo para doentes em tratamentos em unidades hospitalares ou outro estabelecimento de saúde e uma ambulância de cuidados intensivos, capaz de responder a solicitações que requerem, pela sua gravidade, uma maior exigência de emergência médica. Estas viaturas irão, certamente, reforçar a qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade sobralense.

:: Novas viaturas

:: Presidente da Câmara a passar revista aos Bombeiros em formatura

:: Condecorações a Bombeiros

:: Condecorações a Bombeiros

:: Inauguração de ambulância pelo Presidente da Câmara

:: Inauguração de viatura de transporte pelo Comandante Honorário


12 | informação municipal | sma

CONGRESSO DO OESTE Grandes Desafios 2007 - 2013

REALIZOU-SE, NOS DIAS 4 E 5 DE MAIO DE 2007, O III CONGRESSO DO OESTE SUBORDINADO AO TEMA “GRANDES DESAFIOS 2007-2013”, PROMOVIDO PELA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO OESTE (ADRO), EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO OESTE E O MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA. Foram várias as questões debatidas neste Congresso, ligadas ao Turismo, à Ruralidade, à Mobilidade Regional, à Inovação e Competitividade. Também o aeroporto da Ota, o Plano Regional de Ordenamento do Território, o Plano Estratégico e de Acção para o Oeste e, obviamente, a implementação do Quadro de Referência Estratégica Nacional – QREN/Plano Operacional do Centro foram temas de primordial importância para a nossa região, que tiveram intervenções fortes e que geraram bastante discussão. Os Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Vereadores, Autarcas das Freguesias e da Assembleia Municipal e Técnicos Municipais marcaram presença nos dois dias do Congresso.


sma | informação municipal | 13

ÁGUA

SUBSTITUIÇÃO DE CONDUTA ADUTORA Entre Adega e Pinheiro, na EN-248, a Empresa Águas do Oeste está a proceder à substituição da conduta adutora existente, de fibra de vidro reforçada, por conduta de ferro dúctil de 200mm. Desta forma, as constantes roturas que têm existido ao longo de anos podem, efectivamente, acabar e tornar o abastecimento de água ao Sobral mais eficaz.

AMPLIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS A ampliação do espaço de serviços de oficina e serralharia era imperioso. Neste momento, já está disponível e a funcionar em pleno, dando melhores condições de trabalho aos funcionários que ali executam as suas tarefas. Para além disso, ainda liberta o espaço para serviços de apoio e estacionamento em garagem para para veículos ligeiros, pesados e autocarros. :: Instalações de serviços externos


14 | informação municipal | sma

OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO NA SUA FASE FINAL

:: Praça Dr. Eugénio Dias

:: Coreto

:: Praça da República


sma | informação municipal | 15

OBRAS NA PRAÇA DR. EUGÉNIO DIAS, PRAÇA DA REPÚBLICA, RUA CÂNDIDO DOS REIS, RUA FRANÇA BORGES, LARGO GAGO COUTINHO E SACADURA CABRAL, RUA 20 DE OUTUBRO, RUA JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ E RUA MÁRTIRES DE TIMOR ESTÃO CONCLUÍDOS TODOS OS TRABALHOS DE REMODELAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS, TAIS COMO A SUBSTITUIÇÃO DE REDE DE ÁGUAS, ÁGUAS PLUVIAIS E REDE ELÉCTRICA, A QUE SE SEGUIU A COLOCAÇÃO DE CANDEEIROS, PLANTAÇÃO DE ÁRVORES, LANCIL, CALÇADAS E ALARGAMENTO DE PASSEIOS E CONSTRUÇÃO DE ESTACIONAMENTOS. :: Colocação de árvores

:: Rua França Borges

SENDO UMA ASPIRAÇÃO ANTIGA DOS SOBRALENSES, O CENTRO HISTÓRICO DA VILA FOI, FINALMENTE, REQUALIFICADO.

UMA OBRA DE QUE TODOS NOS ORGULHAMOS!

:: Largo Gago Coutinho e Sacadura Cabral

:: Zona envolvente ao Cine-Teatro

:: Zona envolvente ao Cine-Teatro

:: Zona envolvente ao Cine-Teatro


16 | informação municipal | sma

AMBIENTE Colocação de novos ecopontos no Concelho Os ecopontos definem-se como um conjunto de contentores de cores diferentes, destinados a receber os materiais já separados e que são posteriormente reciclados. Azul: destina-se à recolha de papel; Verde: destina-se à recolha de vidro; Amarelo: destina-se à recolha de plásticos e metal; Vermelho: destina-se à recolha de pilhas. Com a colocação de mais ecopontos no Sobral, junto à Escola EB 3/S e na EBI 1.2, na Rua João Luís de Moura, na Freiria e em Val-de-Vez, pretendemos também sensibilizar os munícipes para a importância da qualificação ambiental no nosso Concelho, esperando a constante colaboração de todos na tarefa da reciclagem. SEPARE SEMPRE O SEU LIXO!!

:: Ecopontos em Val-de-Vez

Também na vila, e enquadrado nas obras de requalificação do Centro Histórico, foram colocadas duas ilhas ecológicas.

:: Colocação de ilha ecológica

:: Colocação de ilha ecológica

MELHORAR A QUALIDADE DA RECOLHA SELECTIVA COM NOVA VIATURA NO PASSADO MÊS DE MAIO, A CÂMARA MUNICIPAL RECEBEU, À SEMELHANÇA DE OUTROS MUNICÍPIOS DO OESTE, UMA VIATURA - UMA TOYOTA DINA, COM 3.500 KG DE CAPACIDADE DE CARGA - DESTINADA A REFORÇAR A CAPACIDADE DE RECOLHA SELECTIVA. ESTA JÁ SE ENCONTRA A PERCORRER O CONCELHO PROCEDENDO À RECOLHA DE PAPEL E OUTROS RESÍDUOS, COM O INTUITO DE MELHORAR A QUALIDADE DESTE TIPO DE SERVIÇO QUE VEM SENDO PRESTADO AOS MUNÍCIPES.


sma | informação municipal | 17

CCDR-LVT ENCERRA DEPÓSITOS ILEGAIS DE SUCATA O 1.º foi em Sobral de Monte Agraço FOI HOMOLOGADO A 30 DE JULHO DE 2007, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO, PROTOCOLO COM VISTA À ERRADICAÇÃO DOS DEPÓSITOS ILEGAIS DE VEÍCULOS EM FIM DE VIDA (VFV) E DE SUCATAS EXISTENTES NA REGIÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO. Por iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), teve lugar a 30 de Julho, pelas 15 horas, nas instalações do Município de Sobral de Monte Agraço, a cerimónia de homologação do Protocolo de Colaboração celebrado entre esta Comissão e a Valorcar – Sociedade de Gestão de Veículos em Fim de Vida. Lda. O presente acordo, celebrado com vista à erradicação dos depósitos ilegais de veículos em fim de vida (VFV) e de sucatas existentes na Região de Lisboa e Vale do Tejo, foi homologado por S.E. o Secretário de Estado do Ambiente, Prof. Doutor Humberto Rosa. Seguiu-se uma deslocação ao depósito ilegal situado na Quinta de Monfalim, onde se assistiu à remoção dos primeiros veículos.

:: Secretário de Estado e Vice-Presidente em visita ao local.


18 | informação municipal | sma

OBRAS DE SANEAMENTO PROSSEGUEM NO CONCELHO: mais de um milhão de euros de investimento!

:: Trabalhos de saneamento na Chã

AS OBRAS DE SANEAMENTO TÊM TIDO, NOS ÚLTIMOS ANOS, UM AVANÇO SIGNIFICATIVO, UM POUCO POR TODO O CONCELHO E, NESTE ÂMBITO, MUITO TRABALHO JÁ FOI REALIZADO. CONTUDO, É OBJECTIVO DA CÂMARA CONTINUAR COM ESTE GRANDE PROJECTO COM O MESMO EMPENHO E DETERMINAÇÃO DE SEMPRE. OBRAS A DECORRER E A TER INÍCIO NESTE ANO DE 2007: NOGUEIRAS PERNA DE PAU MOITELAS MALGAS FOLGADOS SABUGOS (2.ª FASE) FETAIS CHÃ É UMA FRENTE SIGNIFICATIVA DE TRABALHO, NUM CONJUNTO DE OBRAS QUE ENVOLVEM CERCA DE 1.100.000€, INVESTIMENTO QUE, NUM FUTURO BREVE, IRÁ TRADUZIR-SE NUMA MELHORIA IMPORTANTE NOS ASPECTOS AMBIENTAIS E DE QUALIDADE DE VIDA DESTAS POPULAÇÕES.

:: Trabalhos de saneamento na Chã

:: Trabalhos de saneamento na Chã


sma | informação municipal | 19

:: Saneamento em Fetais dos Pretos

:: Trabalhos de saneamento em Perna de Pau

:: Trabalhos de saneamento em Perna de Pau

:: Saneamento na Est. de Moitelas


20 | informação municipal | sma

REQUALIFICAÇÃO URBANA DA VILA Arranjos da zona envolvente à EBI 1.2 Do projecto de requalificação urbana da vila estão também em fase de acabamento as obras da envolvente à Escola Básica Integrada 1.2 de Sobral: colocação de lancil, arranjo de passeios, alcatroamentos da via e criação do parque de estacionamento para 92 veículos e a colocação de iluminação pública, prevendo-se a sua utilização no início do novo Ano Lectivo, em Setembro. A estrada municipal de ligação ao Concelho de Torres Vedras também sofreu melhoramentos com a colocação de um novo piso.

:: Parque de estacionamento


sma | informação municipal | 21

REDE VIÁRIA

O CAMINHO MUNICIPAL DE ACESSO AO LUGAR DE PEDREIRA E AS RUAS DO LUGAR RECEBERAM, RECENTEMENTE, UM NOVO PISO. COM ESTE TRABALHO, HOUVE UMA SIGNIFICATIVA MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE ACESSO AO LOCAL.

Na sequência de vários trabalhos de substituição de conduta em Adega e EN-248, efectuada pela empresa Águas do Oeste, foi recolocado pavimento na Estrada onde, efectivamente, houve trabalhos relacionados com esse tipo de substituição.


22 | informação municipal | sma

PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS CONCLUÍDO

A floresta é um património essencial ao desenvolvimento sustentável de um país, de uma região, de um Concelho, pelo que é necessário serem tomadas medidas mais eficazes para o combate ao flagelo dos incêndios, que nos últimos anos têm assolado várias regiões do país, com a perda de muitos milhares de hectares de floresta. Neste contexto, surgiram os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, ao abrigo do Decreto Lei 124/2006 e da Portaria nº 1139/2006. Os serviços técnicos e os serviços de protecção civil elaboraram, em conjunto com uma empresa da especialidade, o Plano Municipal de Defesa da Floresta, no qual participaram também agentes locais, bem como a Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, a qual o aprovou recentemente, tendo sido o mesmo enviado à Direcção Geral dos Recursos Florestais para aprovação final.

SOBRAL Prejuízos elevados devido ao mau tempo

:: Entrevista da Imprensa ao Presidente da Câmara

O mau tempo que se fez sentir no dia 24 de Maio em grande parte da nossa região Oeste, provocou avultados prejuízos no nosso Concelho, sobretudo na zona leste da freguesia de Santo Quintino, em largas centenas de hectares de produtos agrícolas, onde a vinha foi a principal vítima. As localidades de Monfalim, Sabugos, Pontes de Monfalim, Fetais, Zibreira de Fetais, Freiria, Lages da Freiria e Calçada foram as localidades mais afectadas.

Toda esta zona foi percorrida por técnicos da Câmara e da Zona Agrária de Torres Vedras, que puderam, efectivamente, confirmar que a produção agrícola deste ano, e mesmo as colheitas futuras, ficaram seriamente comprometidas. Foram tomadas medidas de auxílio aos produtores afectados, que são em largas dezenas, de forma a serem minimizados os prejuízos causados por esta intempérie.


sma | informação municipal | 23

DESPORTO

CICLISMO Troféu Joaquim Agostinho Com uma moldura humana considerável, pois as gentes do Sobral para além de serem adeptas da modalidade reconhecem a justeza do Troféu e do seu nome, a etapa rainha do Troféu Joaquim Agostinho teve, como vem sendo tradicional, a sua partida em Sobral de Monte Agraço, na Praceta 25 de Abril, e a chegada ao alto da Serra de Montejunto. A partida desta 2.ª etapa deu-se às 11h30 do dia 13 de Julho, com passagem ainda pela vila do Sobral com uma meta volante, e a chegada ao alto de Montejunto com o Prémio de Montanha de 1.ª categoria. Esta etapa revelou-se uma vez mais decisiva na atribuição de lugares chave na classificação geral e individual. Cabe também aqui fazer uma breve referência à União Desportiva do Oeste (UDO) e ao Dr. Francisco Manuel Fernandes que, ao longo destes 30 anos, muito tem feito e trabalhado para que a qualidade desta prova e a sua promoção à categoria que hoje tem no circuito europeu, sejam uma realidade.

:: Francisco M. Fernandes acompanhado do Vereador e dos Presidentes de Assembleia e Câmara Municipal

:: Partida do Sobral

:: Entrega da camisola verde por autarcas

:: Passagem pelo Sobral [Meta volante]


24 | informação municipal | sma

DESPORTO

COMPLEXO DA PISCINA MUNICIPAL A MONTEGES E.M. EMPRESA MUNICIPAL, VOCACIONADA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CARÁCTER SOCIAL, CONTINUA A APOSTAR NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS QUE PÕE À DISPOSIÇÃO DOS MUNÍCIPES, DESIGNADAMENTE NO COMPLEXO DA PISCINA. OS UTENTES DISPÕEM DE SERVIÇOS ADAPTADOS E ORIENTADOS PARA AS SUAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS, PODENDO USUFRUIR DE ACTIVIDADES ÍMPARES, EM AMBIENTE POSITIVO, DE RIGOR TÉCNICO E PEDAGÓGICO POR EXCELÊNCIA.

PISCINA

Escola de Natação: natação para bebés; adaptação ao meio aquático 3/6 anos; aprendizagem e aperfeiçoamento de crianças e adultos. Outras actividades no Plano de Água: hidroginástica; hidroterapia, individual e em grupo.

:: Festival de Encerramento

:: Festival de Encerramento

GINÁSIO

As actividades tiveram, no decurso da presente época, um crescimento continuado, que se reflectiu no número de inscritos nas diversas “valências”. Com uma oferta diversificada, destacamos, entre outras, novas actividades com início na última época, como o ioga, a dança do ventre e o hip-hop. Foram adquiridos novos equipamentos, designadamente um novo cicloergómetro para a sala de musculação e uma passadeira para o cardiofitness. É gratificante verificar o grau de satisfação dos utentes, apresentando-se como um factor de motivação para continuarmos a desenvolver um trabalho orientado para a qualidade dos serviços que prestamos.

FESTIVAL DE ENCERRAMENTO ESTE ANO O FESTIVAL DE ENCERRAMENTO FOI REALIZADO A 2 DE JUNHO E FOI ENQUADRADO POR TODAS AS CLASSES, INCLUINDO BEBÉS, ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO-3/6 ANOS, NATAÇÃO 7/14 ANOS, HIDROGINÁSTICA E CONTOU AINDA COM UM TORNEIO DE PÓLO AQUÁTICO.


sma | informação municipal | 25

MONTEGES representada no Campeonato Nacional de iniciados A classe de competição é composta por duas equipas: cadetes com 15 atletas e infantis com 8 atletas. Estiveram presentes em todos os festivais organizados pela Associação de Natação de Lisboa. Alguns dos atletas conseguiram obter “Tac,s” (tempos mínimos), cinco dos quais estiveram presentes no Campeonato Regional, disputado em Março, e quatro atletas no Campeonato Regional de Verão. A Monteges esteve também representada no Campeonato Zonal (Sul do Continente e Ilhas) com três atletas. Destaca-se, ainda, o facto de uma das atletas ter obtido o mínimo individual para estar presente no Campeonato Nacional de iniciados que se disputou em Faro no mês de Julho. :: Ana Franco | Representante da Monteges no campeonato nacional

SOBRAL ACTIVO Manhãs de Desporto A actividade Sobral Activo, realizada pelo Município em parceria com a Monteges, teve início no dia 2 de Junho com uma demonstração de actividades de grupo e aerodance. Esta actividade de âmbito desportivo, prevista para todas as manhãs de Domingo no Parque Verde das Bandorreiras, durante o mês de Junho, foi este ano prejudicada devido às condições atmosféricas.


26 | informação municipal | sma

CINE-TEATRO Programação de Qualidade

:: Papirus

:: Einstein

:: Apresentação do CRDA

:: Ferloscardo

:: Concerto Pedagógico “De Schubert a Cole Porter”

O CINE-TEATRO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO APRESENTA-SE COMO UM ESPAÇO DE DESCOBERTA E APRENDIZAGEM, EM TORNO DO CINEMA E DAS ARTES DO ESPECTÁCULO, ONDE SE PROCURA DESENVOLVER UM TRABALHO DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS OFERECENDO MAIS E MELHORES OPORTUNIDADES DE ACESSO A ACTIVIDADES CULTURAIS À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO E CONCELHOS LIMÍTROFES. Entre Maio e Julho de 2007, o Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço acolheu 21 iniciativas nas áreas do cinema, da dança, da música e do teatro, bem como actividades para crianças e uma actividade de carácter formativo.


sma | informação municipal | 27

EM MAIO DE 2007, O CINE-TEATRO DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO COMEMOROU UM ANO DESDE A SUA REABERTURA! O Cine-Teatro não podia deixar de comemorar o seu 1º Aniversário de Reabertura com os sobralenses e, por isso, convidou os Fadistas Sobralenses para realizarem um espectáculo no dia 27 de Maio de 2007. O espectáculo contou, ainda, com a presença do fadista Dom Vicente da Câmara e foi oferecido à população do concelho, que muito o apreciou! :: Actuação de D. Vicente da Câmara

:: Actuação de Luís Manuel (Becas)

O Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço abriu também as portas às associações e grupos para que estes pudessem realizar as suas iniciativas: a Catequese Paroquial de Sobral de Monte Agraço voltou a apresentar (em 2 sessões) o espectáculo de música e teatro sobre a vida de Jesus, intitulado “A Boa Nova segundo as Crianças”; a Associação de Pais da Escola Secundária de Sobral de Monte Agraço realizou um Colóquio sobre Desporto; o Clube Recreativo e Desportivo Arrudense apresentou, através da Professora Sara Mendes, o trabalho dos seus alunos de dança, muitos dos quais residentes no concelho do Sobral, e a Academia de Desporto e Cultura apresentou o trabalho final dos seus alunos de Ballet. PARA OS MESES DE SETEMBRO E OUTUBRO GUARDÁMOS VÁRIAS SURPRESAS!! Esteja atento à Programação do Cine-Teatro durante as Festas e Feira de Verão. Acompanhe a Programação de Cinema aos 2ºs e últimos Sábados e últimos Domingos de cada mês e não perca: Dia 29 de Setembro Dia 05 de Outubro Dia 20 de Outubro Dia 26 de Outubro

21h30 ‹ Banda Sonora Sherlock Jr. - Quarteto Quase por 4 21h30 ‹ D. Quixote - Chapitô 21h30 ‹ Steel Drumming Toca Zeca Afonso 21h30 ‹ Antologia - CIA Jordi Bertran


28 | informação municipal | sma

CINE TEATRO A merecida homenagem a Eugénia Lima NO MÊS DE JUNHO, FOI TEMPO DE HOMENAGEAR UMA GRANDE SENHORA DO ACORDEÃO - D.ª EUGÉNIA LIMA. PARA TAL, FORAM REALIZADOS 2 ESPECTÁCULOS, CONTANDO COM A PRESENÇA DE 12 ACORDEONISTAS DA REGIÃO E A PRÓPRIA EUGÉNIA LIMA EM PALCO. ESTES ESPECTÁCULOS FORAM OFERECIDOS À POPULAÇÃO DO CONCELHO, QUE ADERIU EM MASSA!


sma | informação municipal | 29

GALERIA MUNICIPAL 15 anos a expor arte EXPOSIÇÃO “HOMEM: PASSADO E FUTURO”, Escultura de Rogério de Abreu

Na Galeria Municipal esteve patente ao público, no mês de Maio, uma exposição de escultura de Rogério de Abreu, onde as obras expostas, fruto de uma linguagem própria e reveladoras do seu talento, foram bastante apreciadas pelos visitantes.

EXPOSIÇÃO “FORÇA DE EXPRESSÃO” Pintura de Reinaldo Fragoso

A 16 DE JUNHO FOI INAUGURADA UMA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE REINALDO FRAGOSO. Foi com grande satisfação que, mais uma vez, a Galeria Municipal abriu as suas portas a um artista local que, recentemente, iniciou o seu percurso nas artes plásticas e cujos trabalhos revelam já grande sensibilidade artística.


30 | informação municipal | sma

BIBLIOTECA MUNICIPAL

FEIRA DO LIVRO com forte participação

DE 7 A 19 DE MAIO, DECORREU NA BIBLIOTECA MUNICIPAL A IV FEIRA DO LIVRO, QUE CONTOU COM UMA ADESÃO BASTANTE SIGNIFICATIVA POR PARTE DO PÚBLICO.

ENCONTROS COM AUTORES durante a feira do livro No decorrer da Feira do Livro tiveram lugar 10 sessões de encontros com escritores, nomeadamente: Ana Meireles, Isabel Ricardo Amaral, Conceição Areias; esteve também presente o ilustrador Pedro Leitão. Todo o trabalho foi previamente preparado com as escolas, pelo que todos os alunos tinham tido contacto prévio com, pelo menos, um livro do autor, que foi trabalhado na sala de aula antes dos encontros. Nestas sessões estiveram presentes alunos dos 1.º e 2.º Ciclos, num total de 430.


sma | informação municipal | 31

ALICE VIEIRA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL Todos os alunos do 5.º ano da Escola Básica Integrada do Sobral passaram, no dia 23 de Maio, pela Sala Polivalente da Biblioteca Municipal para conhecerem a escritora Alice Vieira. Os alunos, bastante participativos, dialogaram com a autora sobre a sua vida e obra, numa experiência que julgamos ter sido bastante construtiva para todos. Nestas sessões, participaram cerca de 120 alunos.

SESSÃO DE CONTOS À CAPELA “Sentados na Boca de um Gigante”

NO SÁBADO, DIA 12 DE MAIO, TEVE LUGAR NO AUDITÓRIO MUNICIPAL UMA SESSÃO DE CONTOS À CAPELA, POR MAFALDA MILHÕES, A QUAL CONTOU COM BASTANTE ADESÃO POR PARTE DO PÚBLICO.


32 | informação municipal | sma

BIBLIOTECA MUNICIPAL

HORA DO CONTO - “A CASA DA ÁRVORE” para 220 crianças do pré-escolar A 22 de Maio e a 5 de Junho realizaram-se várias sessões com Margarida Botelho, autora do livro “A Casa da Árvore” para todas as crianças do Préescolar, incluindo a Associação Popular.

ATELIERS “VAMOS SALVAR O PLANETA” No Sábado, 9 de Junho, tiveram lugar na Biblioteca Municipal duas sessões do atelier “Vamos salvar o Planeta”. Neste atelier, identificaram-se vários problemas com o nosso meio ambiente e diversas formas de contribuirmos para o salvar. Quatro dezenas de crianças estiveram interessadas neste tema.

Artemrede promove formação para os seus associados SOBRAL ACOLHEU UM DOS CURSOS No âmbito das actividades da Artemrede foi possível equacionar a realização de um conjunto de cursos específicos para técnicos afectos aos 19 Teatros e Cine-Teatros pertencentes à rede. Realizaram-se já cursos de Técnicos de Palco, Técnico Operador de Luz, Técnico Operador de Som e Imagem. No mês de Maio, entre 23 e 30, decorreu na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de SMA o Curso “Planeamento e Gestão Integrada de Equipamentos e Serviços Culturais e de Lazer”, onde participaram técnicos de vários municípios. Esta actividade formativa, que é sem dúvida uma mais valia para todos os associados, irá ainda ter continuidade.


sma | informação municipal | 33

APROVADA CANDIDATURA EUROPEIA PARA A REVITALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E MILITAR DAS “LINHAS DE TORRES” Numa perspectiva de salvaguarda, recuperação e promoção do património das Linhas de Torres, a autarquia de Sobral de Monte Agraço, juntamente com outras 5 autarquias (Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), integrou uma candidatura intermunicipal aos Fundos EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, denominada “Rota Histórica das Linhas Defensivas de Torres Vedras”. Essa candidatura foi entregue no decorrer de 2006 e foi recentemente aprovada. Através desta candidatura, conseguiram-se apoios efectivos para reabilitar o património cultural e militar das Linhas e promovê-lo como produto turístico internacional de qualidade, que acresça benefícios para um desenvolvimento local e regional sustentado. Concorrem, para esta divulgação de âmbito europeu, as Comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas (1807-2007) e da construção das Linhas de Torres Vedras (1810-2010). A nível local, a Câmara Municipal candidatou a criação de um Centro de Interpretação da estratégia e pensamento militar, que presidiu à edificação das fortificações das linhas, bem como a reabilitação patrimonial do Forte do Alqueidão e Forte Novo, tornando-os visitáveis, apelativos e privilegiando a sua posição na comunicação com outros fortes e redutos das Linhas defensivas de Lisboa.

:: Forte de Alqueidão

:: Reunião no Sobral do Grupo de trabalho dos 6 municípios e Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais


34 | informação municipal | sma

COMEMORAÇÃO DO FERIADO MUNICIPAL NO DIA DA ESPIGA NO DIA 17 DE MAIO, ASSINALANDO O FERIADO MUNICIPAL, DECORRERAM NO PARQUE VERDE DAS BANDORREIRAS DIVERSAS ACTIVIDADES CULTURAIS, RECREATIVAS E DESPORTIVAS.

PASSEIO LINHAS DE TORRES No passado dia 27 de Maio, o Clube de Actividades ao Ar Livre, à semelhança de anos anteriores, organizou uma caminhada subordinada ao tema das Linhas de Torres. O percurso, com uma distância de 12 km, fez-se exclusivamente por terras de Sobral de Monte Agraço e contou com a presença do Professor José Luís de Matos. Os caminheiros aliaram, assim, a actividade física a uma aula de história sobre a Guerra Peninsular, com especial enfoque para os seguintes pontos de passagem: Quinta dos Freixos (Quartel-General de Wellesley), Forte do Alqueidão e Casal Cochim (Quartel-General de Beresford). Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal, que assegurou o transporte dos participantes entre o ponto de encontro e o local de partida, bem como a sua recepção na vila de Sobral e na Igreja de Santo Quintino.


sma | informação municipal | 35

TURISMO VIII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES

:: Presidente e Vereador do Turismo em visita à feira

NO ÂMBITO DAS ACTIVIDADES DO SECTOR DE TURISMO, A CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL DE MONTE AGRAÇO REALIZOU, NOS DIAS 2 E 3 DE JUNHO, A VIII FEIRA DO ARTESANATO E SABORES. A INICIATIVA, QUE VISA PROMOVER AS ACTIVIDADES E PRODUTOS ARTESANAIS DA REGIÃO, TEVE LUGAR, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO, NO PARQUE VERDE DAS BANDORREIRAS E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 44 EXPOSITORES. ‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹‹

Durante todo o fim-de-semana, o espaço da feira foi animado por um conjunto de eventos: abriu ao público no Sábado à tarde, com uma arruada e um espectáculo de palco com sonoridades tradicionais da música portuguesa, pelo Grupo Andarilhos; seguiu-se uma demonstração nocturna de danças tradicionais, pelo Grupo Dançarilhos e com a participação activa do público; no Domingo de manhã, integrado no Festival de Encerramento das Actividades Desportivas da Monteges, teve lugar uma demonstração de actividades de grupo e aerodance e à tarde a actuação de um grupo de música de cariz popular - Cantares da Terra; dedicado aos mais novos, esteve presente no recinto um insuflável para crianças.


Entre no ritmo das Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço, de 8 a 16 de Setembro 2007!

Informação_Agosto_2007  

SANEAMENTO NO CONCELHO EDUCAÇÃO PÁG. 04 PÁG. 28 HOMENAGEM A EUGÉNIA LIMA CARTA EDUCATIVA JÁ HOMOLOGADA APROVADA CANDIDATURA “ROTA HISTÓRICA...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you