Page 1

83 anos

Câmara Notícias

Câmara Notícias Órgão de Divulgação da Câmara Municipal de Novo Hamburgo

Ano I/Edição 5

Jornal Mensal/Março de 2010

Novo Hamburgo

Distribuição gratuita

Vice-líder de governo

oito décadas de história e trabalho

Maíra Kiefer/CM

Na edição passada, explicamos o que faz um líder de governo, que este ano é Gilberto Koch (PT). Agora, vamos esclarecer o papel do vice-líder. Quem é escolhido para essa posição deve auxiliar o líder no esclarecimento de dúvidas e na defesa dos interesses do Executivo. Também desempenha as funções de líder, quando este não está presente. Neste ano, o vice-líder é Antonio Lucas (PDT), que também é líder da bancada e foi presidente da Casa em 2008 e 2009. “Temos de fazer a política de boa vizinhança com todos os vereadores, e esclarecer a importância dos projetos feitos pela prefeitura que chegam à Câmara”, disse. Lucas afirma que os dois poderes têm grande respeito mútuo.

Vice-líder de oposição

N

o dia 5 de abril, comemoramos 83 anos de emancipação política. A história de Novo Hamburgo é também a história da Câmara de Vereadores. Dois meses após a emancipação, no dia 5 de junho, a cidade elegia o intendente, o vice e sete conselheiros. O cargo de intendente se iguala, na atualidade, ao de prefeito. Os conselheiros desempenhavam papel equivalente ao dos vereadores. Após a eleição, o primeiro ato dos

conselheiros foi tratar da construção de um hospital. Ontem, como hoje, a Câmara permanece sintonizada com os anseios da comunidade. Nesta edição você tem uma amostra do trabalho realizado pelos nossos representantes. As obras de extensão da linha do trem, o atendimento à saúde, transporte, condições das vias públicas e educação são os principais temas na pauta de debates do Legislativo hamburguense. Aqui, o Cidadão sempre está em 1º lugar.

1927: O ANO DA EMANCIPAÇÃO Município completa mais de oitenta anos de emancipação e o Câmara Notícias conta um pouco mais dessa história. Na foto, a construção da rua Joaquim Nabuco. Acompanhe na contracapa

VEREADORES EM AÇÃO

Na página central, confira o que cada parlamentar está fazendo pela cidade

Escolhido pelas bancadas que fazem contraponto ao Executivo, Sergio Hanich, Serjão (PMDB), pretende reforçar junto à administração as reivindicações da c o m u n i d a d e . “ Cobrar ei medidas e fiscalizarei o que está sendo feito”. O vereador trabalha em parceria com Raul Cassel, líder da oposição. Às lideranças é permitido usar a palavra para comunicação urgente, sendo que, na sua falta, o direito poderá ser exercido pelo vice-líder. Essas comunicações podem ser feitas a qualquer momento da sessão, sendo concedida a palavra a cada líder, para esse fim, apenas uma vez por sessão, exceto na ordem do dia. “É importante os líderes terem mais tempo para falar e fazer as cobranças necessárias”, enfatiza. Serjão também é vice-presidente da Casa.

Sessão Plenária Todas as terças e quintas-feiras, às 14h30min, no plenário da Câmara Municipal. Aberta ao público. |1|


Palavra do PRESIDENTE Uma das maiores preocupações da Câmara Municipal é o lixo espalhado pela cidade. Sacolas e restos de diversos materiais acumulam-se em terrenos, calçadas e ruas – até naquelas que deveriam ser a vitrine do nosso Município. É um grande problema, mas de solução relativamente simples. É importante, por exemplo, saber a hora ideal de colocar os resíduos para fora das casas e dos escritórios. Também é essencial utilizar sempre recipientes adequados, e nunca jogar o que não se quer mais no chão. Além disso, todos devem cobrar do Poder Público soluções cada vez melhores. A questão do lixo implica várias outras. Uma é a saúde. Acúmulos de dejetos podem atrair ratos e baratas, por exemplo. Também há a estética. Se Novo Hamburgo quer atrair cada vez mais turistas e compradores, precisa apresentar-se bem. E tem o meio ambiente: separar e descartar o lixo da forma adequada é vital para a nossa e as futuras gerações. Além de oferecer os meios para a população fazer a sua parte, outro papel do Poder Público é promover o debate e conscientizar a população. É isso que estamos buscando fazer. No dia 24, agora, realizamos um debate para perguntar ao cidadão, às entidades, às instituições, aos lojistas, dentre outros, o que eles estão fazendo com seus lixos. A ideia foi ouvir a comunidade e os órgãos competentes. Estamos estimulando a conscientização e as atitudes ecologicamente corretas, baseadas em conceitos de redução, reutilização e reciclagem dos resíduos. Contudo, o debate não pode se encerrar no plenário: converse sobre isso em casa, no trabalho, na sala de aula e entre amigos. Seja um multiplicador dessa ideia. Boa leitura a todos!

O

Jesus Maciel, PTB Presidente da Câmara Municipal/Gestão 2010

povo quer saber

Curiosidades sobre Novo Hamburgo População de Novo Hamburgo: 257.746 pessoas Área territorial: 224 Km². (Área urbana: 79,23 Km². Área rural: 144,37 Km² ) Distância de Porto Alegre, Capital do Estado: 35 km Número de eleitores: 172.584 eleitores (dados eleitorais de 2008) Você sabia que o cidadão que reside em Novo Hamburgo ou nasceu aqui é chamado de novo-hamburguense? (Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2009)

Economia em números Novo Hamburgo é considerada a Capital Nacional do Calçado e o Berço do Setor Coureiro-Calçadista. Hoje em dia, a sua economia divide-se em diversos setores. Indústria: Empresas: 4.082/Funcionários: 29.926 Comércio: Empresas:8.285/Funcionários: 14.854 Serviços e Administração Pública: Empresas 7.314/Funcionários:23.657 Construção Civil: Empresas: 473/Funcionários: 2.240 Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca: Empresas: 68 / Funcionários: 91 (Dados da ACI Novo Hamburgo)

Expediente

www.camaranh.rs.gov.br

Câmara Notícias Jornal da Câmara Municipal de Novo Hamburgo 5ª Edição - março de 2010

Ficha Técnica: Rua Almirante Barroso, 261/CEP: 93510-290 Fone: (51) 3594.0500/Fax: (51) 3594.1385 E-mail: jornalismo@camaranh.rs.gov.br Textos e fotografias: jornalistas Daniele Souza (Mtb: 12.797), Maíra Kiefer (Mtb: 11.235), Magda Wagner (Mtb: 4.981), Melissa Barbosa (Mtb: 10.652 ) e Tatiane Lopes de Souza (Mtb:12.272). Estagiária de jornalismo Roberta Ferreira da Silva. Projeto Gráfico e Diagramação: Tatiane Lopes de Souza Jornalista Responsável: Magda Wagner Fotolito e Impressão: Gráfica Celler Tiragem: 2 mil exemplares Periodicidade: mensal Distribuição gratuita Contato: 3594.0521/0510 e 0521 Valor da impressão: R$1.840,00

ENTREVISTA

Jornal da Câmara Municipal de NH/Março de 2010

A certidão de nascimento diz que Ito Luciano da Rosa, do PMDB, é natural de Santo Antônio da Patrulha. O vereador, de 51 anos, conta, porém, que apenas foi registrado em outra cidade, pois nasceu e cresceu em Novo Hamburgo. Há mais de 20 anos, Ito Luciano dedica-se à política. Em 1988, foi eleito vereador suplente, tendo assumido a vaga na Câmara por diversas vezes. É titular no Legislativo hamburguense há cinco mandatos, desde 1993. Entre 1997 e 1998, atuou como Secretário de Obras. Foi presidente da Câmara em 2001 e 2007. Atua nos mais diversos setores, com atenção especial à saúde, à segurança pública e ao combate ao uso de drogas. O senhor atua como vereador há mais de 15 anos. Nesse período, quais foram as principais mudanças no cenário político? Ito: A principal diferença é que nos dias atuais os eleitores não consideram mais a fidelidade partidária. Hoje votam na pessoa e não no partido. Até porque existem políticos que mudam constantemente de sigla, o que não é o meu caso. Sou de origem ideológica brizolista e permaneci por 23 anos no PDT. Na ocasião, minha saída se deu por divergências. Escolhi o PMDB, pois a origem dos dois partidos é a mesma.

Na sua opinião, quais são os principais problemas do Município? Ito: Um dos principais problemas que enfrentamos nos dias atuais é em relação às nossas crianças. Devido às dificuldades econômicas que as famílias enfrentam, as mulheres são quase obrigadas a ingressar no mercado de trabalho, ficando, assim, mais tempo distante dos filhos. Isso contribui para a inversão dos valores sociais das crianças, que acabam desvalorizando os pais e seus bons costumes e influenciadas por más companhias entram para o mundo do crime e das drogas.

O senhor foi presidente do Legislativo por dois mandatos, em 2001 e 2007. Quais foram suas principais contribuições para a Casa? Ito: Em 2001, quando assumi pela primeira vez, a imagem da Câmara estava bastante desgastada. Por isso, sempre lutei para resgatar o prestígio do Legislativo. Se a população acompanhar o trabalho dos vereadores, vai perceber que não somos responsáveis apenas por dar nome às ruas. Somos um poder independente e como tal devemos ser respeitados. O vereador tem a função de fiscalizar o Executivo, aprovar o orçamento e também interceder junto aos órgãos competentes em busca dos direitos dos cidadãos. Os parlamentares participam de comissões que atuam em áreas específicas como saúde, educação, segurança, entre outras, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade. No segundo mandato como presidente, reestruturei a TV Câmara, criando um estúdio, para oferecer mais estrutura e, assim, ampliar a divulgação das atividades do Legislativo. Sempre defendi também a igualdade de direitos entre os vereadores, independente de ocuparem função na Mesa Diretora. A saúde pública é um dos focos do seu mandato. Na sua opinião, como está a saúde em Novo Hamburgo? Ito: A saúde é uma das principais bandeiras do meu mandato. Participo da Comissão de Saúde da Casa e tenho por meta a ampliação do número de leitos no Hospital Municipal. A instituição, ao meu ver, está bem estruturada, mas as Unidades Básicas enfrentam muitas dificuldades como a falta de médicos, de equipamentos e de infraestrutura. É preciso contratar mais profissionais, pois as pessoas não conseguem marcar consultas com especialistas. Estou empenhado para melhorar o sistema de saúde do Município. No último orçamento, apresentei emendas para a construção de postos na Boa Saúde, Marisol e do Pronto-Atendimento de Canudos. O seu partido, o PMDB, é oposição ao atual governo. Como tem sido sua relação com o prefeito Tarcísio? Ito: Não somos eleitos para defender interesses partidários. O vereador deve ter a consciência de que não é ele quem executa. Então, se não tiver um bom relacionamento com a prefeitura, não terá êxito nos seus projetos. Sou favorável a tudo o que for benefício para a comunidade, mas não apoio, obviamente, propostas partidárias da base governista. Sei que o primeiro ano é bastante difícil, pois demanda tempo até que o administrador tenha o conhecimento de todas as questões. Mas acredito que a união entre os poderes, independente da sigla, trará muitas melhorias ao Município. Um exemplo são as emendas dos vereadores ao orçamento deste ano. Pela primeira vez, tivemos a oportunidade de discutir o orçamento junto ao Executivo. Tenho certeza de que as propostas que acordamos antes serão mais fáceis de sair do papel.

Foco no combate às drogas O vereador Ito Luciano, que há mais de 20 anos atua em prol da comunidade, tem como um dos focos de atuação o combate ao uso de entorpecentes. Durante seu primeiro mandato como presidente do Legislativo, em 2001, promoveu a Cruzada Antidrogas, cujo objetivo era alertar a população quanto aos efeitos nocivos do consumo de substâncias ilícitas. Outra preocupação do vereador, que atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, são os menores de rua, que devido à falta de uma estrutura familiar são alvos frequentes dos traficantes de drogas. “Pretendo buscar uma parceria com o Conselho Tutelar para amenizar o problema. A população de rua não está somente no Centro da cidade. Há muitos desatendidos também nos bairros”, revelou Ito.

|2|


Câmara Notícias

Legislativo define critérios rígidos para viagens

TV CÂMARA O canal da comunidade hamburguense Em 2009, a TV Câmara de Novo Hamburgo, canal 16 da NET, realizou mais de 100 transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, solenidades, seminários e audiências públicas. Além disso, exibiu mais de 50 programas com reportagens sobre as ações do Legislativo hamburguense e as principais atividades dos 14 parlamentares. No ano passado, também estreou o Câmara Notícias. O jornal, com edições inéditas às segundas e quartas, às 18 horas, apresenta informações sobre tudo o que acontece durante as votações em plenário. As sessões da Câmara são transmitidas sempre ao vivo, às terças e quintas, a partir das 14h30min, com reprise no dia seguinte.

Assista à TV Câmara e acompanhe o trabalho dos vereadores.

Mesa Diretora da Câmara

Os critérios para viagens dos vereadores ficarão mais rígidos. O objetivo de Jesus Maciel, presidente da Câmara, é preservar o gestor público perante o Tribunal de Contas e a comunidade, criando mecanismos que permitam o deslocamento dos vereadores sem problemas legais. A Mesa Diretora e os líderes de bancada, assessorados pelos advogados da Casa, reformularam, em conjunto, o projeto que será votado em breve. No máximo quatro vereadores, de partidos diferentes, poderão ausentar-se em comissão de representação legislativa. Individualmente, o vereador pode requerer a sua participação em um evento. Nesse caso, só será permitida a participação de dois vereadores na mesma atividade. Os integrantes das comissões ou frentes parlamentares também poderão ausentar-se para congressos ou seminários. O limite definido para essas solicitações é de três vereadores. A partir da aprovação do projeto, ficará vetada a participação de mais de três vereadores em igual período, mesmo que em eventos diferentes.

Comissão de Obras e Serviços Públicos Presidente: Ricardo Ritter (Ica), PDT Secretário: Sergio Hanich, PMDB Relator:Volnei Campagnoni, PCdoB Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor Presidente: Ito Luciano, PMDB Secretária: Carmen Ries, PT Relator: Antonio Lucas, PDT

Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento Presidente: Ito Luciano, PMDB Secretário: Volnei Campagnoni, PCdoB Relator: Antonio Lucas, PDT Comissão de Segurança Pública Presidente: Antonio Lucas, PDT Secretário: Gerson Peteffi, PSDB Relator: Sergio Hanich, PMDB

Estúdio da TV Câmara foi inaugurado em 2008

Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia Presidente: Luiz Carlos Schenlrte, PMDB Secretária: Carmen Ries, PT Relator: Raul Cassel, PMDB Comissão de Meio Ambiente Presidente: Matias Martins, PT Secretário: Luiz Carlos Schenlrte, PMDB Relator: Gilberto Koch , PT Os vereadores integrantes das Comissões Permanentes podem ser contatados pelos e-mails e fones dos gabinetes. Confira quadro ao lado.

REGIMENTO Interno mais MODERNO O Regimento Interno da Câmara está mais moderno. Desde o final do ano passado, o conjunto de regramentos para a realização dos trabalhos do Legislativo conta com novidades. Uma delas é que a posse dos eleitos para a Mesa Diretora só ocorrerá no primeiro dia útil de janeiro. A eleição, porém, mantém-se na última sessão legislativa do ano. A mudança se fez necessária em função da regularização do ano fiscal. Ao tomar posse imediatamente após a eleição, o novo presidente precisava assinar atos do governo anterior. Desta forma, acaba assumindo responsabilidades por um período em que não exerceu a presidência

da Casa. Agora, o presidente eleito se responsabiliza pela abertura e pelo fechamento do ano. Outras alterações incluem a figura do líder e vice-líder de oposição. No Regimento Interno anterior, só estava prevista a existência do líder de governo. A mudança já está em prática: Raul Cassel (PMDB) é o líder de oposição e Sergio Hanich (PMDB), seu vice. Gerson Peteffi (PSDB), presidente da Comissão Especial para Acompanhar a Reforma da Lei Orgânica Municipal, comemorou: “Estamos felizes por entregar um Regimento Interno moderno”. Além de Peteffi, participaram da redação Jesus Maciel Martins (Secretário) e Volnei Campagnoni (Relator). Outros parlamentares também se envolveram com a tarefa.

Alex Rönnau (PT) - Líder de bancada Sala: 404 (4° andar) Telefones: (51) 3594-0534/0535 E-mail: alexsander-ronnau@camaranh.rs.gov.br Antonio Lucas (PDT) - Líder de bancada Sala: 509 (5ª andar) Telefones: (51) 3594-0546/0547 E-mail: antonio-lucas@camaranh.rs.gov.br Carmen Ries (PT) Sala: 506 (5° andar) Telefones: (51) 3594-0550/0551 E-mail: carmen-ries@camaranh.rs.gov.br

Gilberto Koch (PT) - Líder do governo Sala: 406 (4º andar) Telefones: (51) 3594-0536/0537 E-mail: betinho-koch@camaranh.rs.gov.br

cargos definidos Comissão de Saúde Presidente: Raul Cassel, PMDB Secretário: Gerson Peteffi, PSDB Relator: Ito Luciano, PMDB

A Câmara Municipal conta com 14 vereadores. Veja abaixo quadro atualizado com os contatos de cada um.

Gerson Peteffi (PSDB) - Líder de bancada Sala: 511 (5º andar) Telefone: (51) 3594-0548/0549 E-mail: gerson-peteffi@camaranh.rs.gov.br

Comissões permanentes 2010 Comissão de Constituição, Justiça e Redação Presidente: Volnei Campagnoni, PCdoB: Secretária: Carmen Ries, PT Relator: Ricardo Ritter (Ica), PDT

Fale com os vereadores

A matéria foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, no dia 10 de dezembro. O último regimento interno havia sido publicado em 2005.

A Lei Orgânica também foi reformulada

Ito Luciano (PMDB) Sala: 507 (5º andar) Telefone: (51) 3594-0518/0519 E-mail: ito-luciano@camaranh.rs.gov.br Jesus Maciel Martins (PTB) - Presidente Gabinete: (5º andar) Telefone: (51) 3594-0556/0557 E-mail: jesus-martins@camaranh.rs.gov.br Vladimir Lourenço (PP) - Líder de bancada Sala: 504 (5° andar) Telefones: (51) 3594-0554/0555 E-mail: vladimir-lourenco@camaranh.rs.gov.br Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) - Líder de bancada Sala: 409 (4° andar) Telefones: (51) 3594-0544/0545 E-mail: luiz-schenlrte@camaranh.rs.gov.br Matias Martins (PT) Sala: 408 (4º andar) Telefones: (51) 3594-0526/0527 E-mail: matias-martins@camaranh.rs.gov.br Raul Cassel (PMDB) - Líder de Oposição Sala: 411 (4° andar) Telefones: (51) 3594-0542/0543 E-mail: raul-cassel@camaranh.rs.gov.br Site: www.raulcassel.com.br Ricardo Ritter (PDT) Sala: 502 (5° andar) Telefones:(51) 3594-0540/0541 E-mail: ricardo-ritter@camaranh.rs.gov.br Sergio Hanich (PMDB) - Vice-Presidente Sala: 402(4° andar) Telefones: (51) 3594-0558/0559 E-mail: sergio-hanich@camaranh.rs.gov.br Volnei Campagnoni (PCdoB) - Líder de bancada Sala: 413 (4º andar) Telefones: (51) 3594-0528/0529 E-mail: volnei-campagnoni@camaranh.rs.gov.br

Converse com o seu representante na Câmara de Novo Hamburgo: Rua Almirante Barroso, 261, bairro Centro.

|3|


Saiba o que seu vere Jornal da Câmara Municipal de NH/Março de 2010

Matias Martins, PT

Ricardo Ritter, Ica, PDT Ricardo Ritter – Ica (PDT), presidente da Comissão de Obras e Serviços, acompanha as obras de extensão do trensurb. O vereador, que recentemente visitou alguns pontos importantes dos trabalhos do Consórcio Via Nova, disse que a comunidade cobra resultados. Ica está satisfeito com o andamento. Mas deixou claro que seguirá atento, e que ainda há muito o que conquistar. Segundo ele, representantes do consórcio afirmaram que a estação Liberdade, no bairro Santo Afonso, estará funcionando apenas de forma experimental em outubro. Porém, o vereador acredita que a estação precisa atender a comunidade de forma comercial o mais breve possível. “Temos que lutar por isso.”

Mais de três mil pessoas participaram da 7ª Carreteada de Lomba Grande, realizada em março. Mil pessoas desfilaram, junto com 204 carretas. O sucesso da iniciativa foi comemorado pelo vereador Matias Martins, que reside no bairro. Ele anunciou que buscará uma aproximação com a Secretaria de Cultura para que, em 2011, a festa tenha ampla cobertura oficial. Há necessidade, por exemplo, de banheiros químicos. Matias elogiou os organizadores, que bancaram todos os gastos com rifas e promoções. Ressaltou o destaque dado nacionalmente à cidade, através de reportagens de TV. Ele defendeu a preservação da cultura local, que deve ser valorizada.

Luiz Carlos Schenlrte, PMDB Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) está engajado na busca por mais segurança no bairro Rincão. O vereador relata as dificuldades enfrentadas por moradores da região. No local, há escolas, uma bica de água e uma praça. Mas a população não pode usufruir com tranquilidade dessas estruturas, pois o tráfico de drogas é intenso. “À noite, principalmente, fica cheio de gente. E ninguém conhecido de quem vive aqui. Muitos chegam por um beco.” Carlinhos está se reunindo com a polícia em busca de providências. Na segunda-feira, 15, encontrou-se com o comando da Brigada Militar. “É um pedido dos cidadãos. Ninguém aguenta mais.” Além disso, salienta, a sujeira também prejudica adultos e crianças. “A pracinha está cheia de entulhos.”

Antonio Lucas, PDT

Vladi Lourenco, PP Melhorias no bairro Canudos são foco de Vladi Loureço (PP). Entre as providências que o vereador busca, está a construção de uma praça na Rua Bananal, Vila Visital. “As crianças não têm um espaço adequado para brincar, para jogar bola. Elas acabam praticando esportes no meio da via, o que é perigoso para elas e incomoda os moradores”, salienta. O progressista também trabalha pela implantação de um redutor de velocidade naquela rua, pois há diversas escolas nos arredores, como a Machado de Assis e a Anita Garibaldi. “Já aconteceram atropelamentos aqui. É um pedido da comunidade, já fizeram até um abaixo-assinado.”

Melhor qualidade de vida para os moradores do bairro Kephas – esta é uma das bandeiras de Antonio Lucas (PDT). Ele é o autor de uma emenda ao Orçamento 2010 que estabelece a construção de uma escola de educação infantil no local. O vereador também luta pela pavimentação de diversas ruas, pela construção de um núcleo extra-classe e de uma capela mortuária na Roselândia. “Trabalhamos junto ao Executivo para que essas obras aconteçam.”Além disso, o assessor do vereador recebe moradores todas as terças e quintas-feiras pela manhã, na sua residência. “Ouvimos todas as reivindicações, desde iluminação até fechamento de buracos e problemas em bocas-de-lobo. Minha casa fica na Rua dos Garis, 105, no Kephas.”

Carmen Ries, PT

Carmen Ries (PT) está dando continuidade ao trabalho pelos direitos dos pequenos cidadãos. A vereadora, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, prepara para maio a II Jornada de Estudos sobre como reconhecer, lidar e auxiliar vítimas de maus tratos. A 1º edição, em novembro de 2009, contou com a secretária de Saúde, Clarita de Souza, da psicóloga Anete da Cunha, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, entre outros profissionais. A data ainda não foi definida. “Há muito desconhecimento e medo de se falar sobre isso. Ano passado tivemos bons resultados, mais gente buscando informações. Queremos agora ainda mais”, disse.

Alex Ronnau, PT Uma audiência para incentivar o comércio em Canudos. Essa é proposta de Alex Rönnau (PT) para buscar soluções para o problema que preocupa os comerciantes da região. “Embora o bairro abrigue diversas lojas, a população recorre aos estabelecimentos comerciais do Centro.” Para o parlamentar, uma campanha de valorização do comércio local precisa ser realizada para evitar que haja desemprego. O incentivo à economia solidária, tema da Campanha da Fraternidade de 2010, é outra meta do mandato de Alex. Entre as demandas que o vereador quer solucionar está a instalação de um Telecentro no Visital, como parte do Programa de Inclusão Digital.

|4|


eador faz pela cidade

Câmara Notícias

Jesus Maciel. PTB

Gerson Peteffi, PSDB Gerson Peteffi (PSDB), além de se preocupar com o atendimento aos idosos, está atento às necessidades dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Clemente Pinto, no bairro Primavera. O vereador, a pedido de estudantes e professores, atua para que o Curso EJA (Educação de Jovens e Adultos) seja ministrado também durante o dia. Peteffi diz que, durante as manhãs e tardes, as aulas poderão ser oferecidas aos adolescentes e jovens adultos. À noite, adultos de mais idade teriam preferência. Assim, todas as turmas teriam mais integração. Além disso, os mais novos não precisariam sair de casa à noite. O vereador fez um requerimento, que foi enviado a Terezinha Roque, titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de São Leopondo. Ele espera receber uma resposta em breve, para então reunir-se com representantes da instituição. O EJA permite que se conclua o primeiro grau em menos tempo.

A inclusão digital é preocupação de Jesus Maciel. Ele apresentou ao Executivo proposta para que o Município ofereça gratuitamente sinal sem fio aos moradores em dia com seus impostos. “Não é justo que o acesso seja restrito a parte da população”. O limite deverá ser de um ponto por residência. Os usurários deverão providenciar decodificador e demais equipamentos necessários. Os sites ilícitos serão bloqueados. Jesus, Serjão, Volnei e técnicos da área apresentaram a sugestão ao prefeito. A receptividade não foi boa e Jesus convidou os técnicos a exporem o projeto na Câmara, para que a população entenda a grande relevância do serviço.

Raul Cassel, PMDB Gilberto Koch, PT

Gilberto Koch (PT) comemora as melhorias que devem chegar em breve à Vila Palmeira. O projeto de regularização fundiária do local prevê reformas e construção de novas casas, pavimentação e saneamento. Serão 336 moradias novas e 499 reformadas. Devem ser investidos mais de R$ 18 milhões, dos quais cerca de R$ 13 milhões repassados pelo governo federal, a fundo perdido, por meio do Fundo Nacional para Habitação de Interesse Social (FNHIS), e R$ 4,7 do Município.Betinho lembra que busca melhores condições para os moradores do local há vários anos. “Isso tudo tem a ver com nossa luta.” Com toda a bancada do PT, o vereador também assinou emendas ao orçamento pedindo a construção de um posto de saúde e uma escola.

Ito Luciano, PMDB Ito Luciano comemora a aprovação de oito emendas no orçamento da administração municipal para 2010. As emendas redistribuem recursos para a realização de obras fundamentais ao bem-estar da população, em um total aproximado de R$ 8 milhões e meio. São elas: construção de pontes nas ruas Walter Iserhard, Silvio Gilberto Christmann, Heron Domingues, Curitibanos e passarela na Ângelo Provenzano. Pavimentação das ruas Rincão (e duplicação), Andrade Neves e Ilda Aldina Jacinto. Execução do canal em gabiões e galerias na Andrade Neves e gabiões na ruas América e Ângelo Provenzano. Construção do PA em Canudos e de UBS na Boa Saúde e na Marissol.

Volnei Campagnoni, PCdoB Volnei Campagnoni (PCdoB) planeja realizar em breve audiência pública sobre o transporte de passageiros, para que os usuários tragam suas sugestões. O vereador luta pela implantação da passagem integrada , permitindo o deslocamento entre bairros (que significa pegar dois ônibus) com o pagamento de apenas uma passagem. “Havia um prazo para implantação, que não foi cumprido. Informaram que está havendo um estudo para integrar com o trem”. Ele pretende debater ainda outros temas relacionados, como a revisão e até a criação de novas linhas, especialmente transversais – ou seja, ligando os bairros da cidade. “Talvez essas linhas até resolvessem a questão da passagem integrada.”

Raul Cassel (PMDB) tem entre suas metas combater o bullying nas escolas. Esta palavra abrange ameaças e agressões, furto, roubo, destruição de bens, insultos, atribuição de apelidos humilhantes e exclusão dos colegas, entre outras ações que provoquem danos físicos e psicológicos, intencionais e repetidos. Uma lei de sua autoria, promulgada recentemente pela Câmara, pretende combater estas práticas por meio da disseminação de informações e da promoção da cidadania. O peemedebista inspirou-se em legislações semelhantes em vigor em Porto Alegre e em São Paulo, e frisa que projetos neste sentido tramitam no Congresso e na Assembleia. “Na Comissão de Educação, estou atento à convivência e à saúde da comunidade escolar”.

Sergio Hanich, PMDB Duas questões referentes ao bem-estar da população têm afligido o vereador Serjão. Resolver o problema das enchentes que atingem o bairro Canudos está entre as prioridades do parlamentar. Em 2009, o vereador apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a construção da casa de bombas Arroio Pampa, no final da avenida Alcântara, na Vila Kipling. Embora tenha sido vetada pelo Executivo, Serjão disse que continuará batendo nesta tecla. Outro ponto prioritário para o vereador é a construção de postos de saúde 24 horas nos bairros Santo Afonso e Canudos: “Mas não adianta ter só a estrutura, é preciso ter médico e enfermeiros”.

|5|


Jornal da Câmara Municipal de NH/Março de 2010

Comissões acompanham obras na CASA DE BOMBAS O relator da Comissão de Meio Ambiente, Gilberto Koch (PT), e os membros da Comissão de Obras e Serviços Públicos – o presidente, Ricardo Ritter - Ica (PDT), o secretário, Volnei Campagnoni (PCdoB), e o relator, Sergio Hanich (PMDB) – estão acompanhando as obras na Casa de Bombas do bairro Santo Afonso. No dia 22 de fevereiro, os vereadores visitaram o local e foram recebidos pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Lino De Negri, pelo diretor do Departamento de Esgotos Pluviais, Jorge Koch, funcionários e membros da comunidade. Na ocasião, a casa de bombas parecia abandonada. Mas melhorias já foram feitas deste então. “Quatro bombas já estão funcionando, e o painel eletrônico foi instalado. Também fizeram a limpeza dos valos”, comemora Betinho. Volnei e Serjão afirmaram que a meta, agora, será garantir verbas para manutenção. Ica contou que sabe como é ser afetado pelas chuvas. “Pessoas que muitas vezes já têm pouco acabam perdendo seus bens.”

Você está ansioso pela conclusão das obras de extensão do trem? Os vereadores estão acompanhando de perto o andamento dos trabalhos. Eles ficaram satisfeitos com o que viram, mas não deixarão de fiscalizar e de cobrar agilidade.

Sonho realizado

Investimento Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo federal está investindo R$ 12 milhões na estrutura, que serve para evitar enchentes em regiões de Novo Hamburgo e São Leopoldo. A contrapartida ficou por conta da prefeitura de São Leopoldo. Ao todo, o investimento em melhorias na área deve chegar a R$ 50 milhões. Conquista: máquinas e tubulações novas

COMISSÃO DE SAÚDE visita Unidades Básicas de Saúde Os integrantes da Comissão de Saúde – Raul Cassel (presidente), Gerson Peteffi (secretário) e Ito Luciano (relator) – estão realizando visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Os vereadores querem ver de perto a situação nos locais e, assim, apresentar ao Executivo sugestões concretas de melhorias. Para a manutenção dos prédios, os legisladores já propuseram a criação de um grupo permanente de profissionais, como encanadores e eletricistas. Isso porque há diversos problemas estruturais nos postos, como janelas emperradas, goteiras, falta de consertos de cadeiras, bancos, pisos e banheiros. “Um sem-número de itens que, funcionando de maneira adequada, vão propiciar aos trabalhadores da saúde e à comunidade o melhor resultado”, apontam. Eles constataram ainda a necessidade de informatização para toda a rede de saúde. E Cassel chamou a atenção para a precária remuneração dos médicos. O baixo salário acaba afastando profissionais do serviço público.

Vereadores DE OLHO nas obras do trem

Depois de ver o canteiro de obras na Santo Afonso – onde são feitas as vigas e as lajes e no qual ficará a estação Liberdade –, os vereadores foram até onde está sendo erguida a ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Ali haverá, além da passagem para os trens, via para carros. Betinho frisou que o sonho está se tornando realidade. “Estamos lutando por isso há muito tempo. Além de acesso facilitado a outras cidades e outros pontos da cidade, o trem vai significar crescimento para a região.” Matias destacou que os vereadores são cobrados diariamente. “As pessoas têm muita curiosidade para saber quando chegará o trem.”

No dia 17 de março, Gilberto Koch (PT), presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb, Matias Martins (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), presidente da Comissão de Obras, conversaram com o gerente de engenharia e planejamento do Consórcio Via Nova, Rodrigo Lacerda, e visitaram pontos importantes da obra. O engenheiro Lacerda disse que o prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é 2012. “Mas nosso objetivo é concluir até o final de 2011”, salientou. Segundo ele, dos 9,3 quilômetros que serão abarcados pelas obras, cerca de seis quilômetros já estão em obras. Santo Afonso/Estação Liberdade

Santo Afonso/Estação Liberdade

Prestação de contas Ponte sobre o Rio dos Sinos

Cassel e Peteffi durante visita à Casa de Vacinas

Os membros da comissão também destacaram aspectos positivos, como o bom atendimento e a triagem no Pronto Atendimento do Centro. Eles salientaram que os funcionários realizam um bom trabalho, mas muitas vezes são limitados pela falta de estrutura.

Os legisladores também visitaram a futura estação Rio dos Sinos, ainda em São Leopoldo, a última antes de Novo Hamburgo. Ica estava satisfeito, mas fez uma ressalva, defendendo o funcionamento comercial da estação Liberdade. “Vamos lutar por isso.” O Consórcio Nova Via diz que até outubro a estação funcionará apenas em caráter experimental. Jesus Maciel, presidente da Câmara, ao lado do vice-presidente Serjão, ressaltou a importância dos vereadores acompanharem as obras para prestarem contas à população. Eles e Volnei Campagnoni, que integra a Mesa Diretora, acompanharam parte da visita às obras de extensão da linha do trem.

“Orfeu Negro” dá nome à rua

Vereadores incluem 49 emendass no ORÇAMENTO MUNICIPAL 2010 Das 80 emendas ao orçamento do Município para 2010, assinadas pelos vereadores, 49 deverão ser executadas pela Prefeitura. As outras 31 foram vetadas pelo Executivo. O argumento do veto foram problemas técnicos de redação no texto. Em votação única, a Câmara manteve o veto do prefeito às 31 emendas. Três vereadores votaram contra, optando pela rejeição ao veto: Gerson Peteffi (PSDB), Raul Cassel (PMDB) e Sergio Hanich (PMDB). Os outros 11 vereadores concordaram com o argumento de que as emendas não indicavam corretamente o valor a ser destinado às ações propostas, deixando de citar também outras especificações necessárias. Raul Cassel protestou contra a falta de orientação para a redação e pediu ao Executivo que tenha uma visão coletiva. Gerson Peteffi e Sergio Hanich lembraram que as reivindicações apresentadas são da comunidade, sugerindo que o prefeito reveja as emendas rejeitadas. As sugestões dos vereadores atingem melhorias nos bairros, saúde, educação e segurança.

Liége, a viúva de Breno, e a neta Maristela

Breno Mello será nome de rua no bairro Santo Afonso. O projeto, aprovado por unanimidade, é de autoria de Carmen Ries, PT. A proposta determina que a Rua Seis do Loteamento Popular Nações Unidas, que se inicia na Rua Três e segue na direção leste, terá o nome do eterno Orfeu Negro. Carmen destacou que conheceu o filho de Breno, Jorge, quando buscava atendimento na prefeitura. Bastou alguns minutos de conversa para que a vereadora conhecesse um pouco mais sobre a história do artista e atleta que adotou Novo Hamburgo como lar e se apaixonasse por ela.

Orfeu Negro Breno Mello ficou famoso em todo mundo ao estrelar o filme Orfeu Negro, de Marcel Camus, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1959 e do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro em 1960. Ele contracenou com a estrela americana Marpessa Dawn e dublou as canções A Felicidade e Manhã de Carnaval, cantadas por Agostinho dos Santos. A trágica história de amor, baseada no mito de Orfeu e Eurídice, foi ambientada nas favelas cariocas. Breno faleceu em julho de 2008, aos 76 anos.

|6|


Câmara Notícias

Conquistas e lutas FEMININAS são lembradas pelo Legislativo A convite de Carmen Ries (PT), a vice-prefeita, Lorena Mayer, foi à sessão do dia 2 para falar sobre o atendimento às hamburguenses. Lorena disse que esta administração conseguiu um espaço importante: a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, que lançou a 2º Semana da Mulher. “E temos o Conselho Municipal, aprovado por unanimidade pela Câmara.” A responsável pela nova coordenadoria, Fátima Fraga, também participou. Ela comemorou a conquista dos 180 dias de licença maternidade para as servidoras municipais. Em seu pronunciamento, Carmen destacou a força feminina, citando o trabalho realizado por várias cidadãs. O prefeito, Tarcísio Zimmermann, foi à Casa no dia 9. Ele discorreu sobre a luta pela igualdade, que se estende até hoje, e frisou que ainda há muito a ser feito. Também citou algumas vitórias recentes, como o programa Mulheres da Paz.

Pronunciamentos marcaram homenagens ao mês da mulher

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel foi homenageada pela passagem dos seus 22 anos. A iniciativa partiu do vereador Antonio Lucas (PDT). O colégio, localizado no bairro Kephas, foi o primeiro do Município a ter a 8ª série. “Hoje, são mais de 1.200 alunos e 50 professores, além dos funcionários. Há aulas nos três turnos, e nos finais de semana ocorrem as atividades do projeto Escola Aberta.” O vereador também citou alguns problemas enfrentados, como arrombamentos e quebras de vidros. “Isso vamos tratar com o prefeito”, assegurou. Os alunos da instituição lotaram o plenário, e o grupo tradicionalista fez uma apresentação. Lucas aproveitou o momento e estendeu a homenagem a todas as outras escolas municipais e, em especial, aos educadores.

As manifestações marcaram as atividades do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Atualmente, a Câmara conta com uma vereadora, Carmen Ries, do PT. Retificando a matéria do jornal anterior, Rosane de Oliveira também já assumiu cadeira no Legislativo. Ao todo, foram 16 mulheres no cargo.

Emoção na homenagem à Império de São Jorge

“Água: Fonte da Vida. Vamos Preservar esse Tesouro”. Foi com esse tema enredo que a Escola de Samba Império de SãoJorge conquistou o carnaval 2010 de Novo Hamburgo. Reconhecendo a importância cultural e social da entidade, o vereador

Homenagem à Eugênio Ritzel

Alex Rönnau, PT, prestou homenagem aos seus integrantes e dirigentes. “No dia 19 de setembro de 2004, um grupo de amig os apaixonados por carnaval e devotos de São Jorge reuniram-se para fundar uma nova escola de samba. O desafio era levar o carnaval para todos, sem perder a característica do bairro, com alegria, harmonia e simplicidade”, contou Alex. Ele frisou que a escola sempre teve a preocupação de levar à avenida temas importantes. “O carnaval de Novo Hamburgo está entre os melhores do Estado, isso valoriza ainda mais a vitória”, concluiu o petista, cumprimentando o diretor, Cléber Moreira, os integrantes da escola e toda a comunidade hamburguense.

Cassel entregou placa à família Gusmão

O cinquentenário do Jornal NH foi comemorado em sessão solene, realizada por iniciativa do vereador Raul Cassel (PMDB). Com 41 mil assinantes, o Jornal é distribuído para 46 municípios. É o 10º maior do Brasil em número de assinaturas, à frente de cidades como Goiânia, Recife e Florianópolis. Em circulação, só perde para São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Marcus Vinicius Klein e Carlos Eduardo Gusmão, do Grupo Sinos, destacaram as campanhas em defesa dos interesses da população e os avanços tecnológicos já alcançados.

Na foto, Vavau e Carlos Eduardo Gusmão

Dia 30 de março - O diretor de Economia Solidária e de Apoio à Microempresa, Enio Brifal, falará sobre economia solidária, microcrédito e microempresas. Iniciativa de Alex Rönnau. - O prefeito Tarcísio Zimermann apresentará a prestação de contas do 1º bimestre. Dia 5 de abril - Aniversário de Novo Hamburgo Dia 6 de abril - O presidente da Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (Abeca), Fernando Selegar, falará sobre o trabalho da entidade. Iniciativa de Raul Cassel. - Início da Semana de Aniversário de Novo Hamburgo Dia 8 de abril - Homenagem à Associação dos Artesãos do Município de Novo Hamburgo pela passagem dos seus 10 anos. Iniciativa de Jesus Maciel. Dia 13 de abril - Registro dos 80 anos de fundação do Hospital Regina. Iniciativa de Raul Cassel.

Desafios A vice-diretora, Catherine Thume, agradeceu a homenagem. Ela citou projetos desenvolvidos na instituição, que também conta com EJA. Entre eles, estão o do jornal estudantil, o de incentivo ao empreendedorismo e o Mais Educação.

Dia 14 de abril - Sessão Solene, às 19h. Homenagem aos 25 anos da Trensurb. Iniciativa de Gilberto Koch Agenda sujeita a alterações. Mais informações no www.camaranh.rs.gov.br

Coral Amigos da Câmara Agenda de apresentações Participação na sessão ordinária em 6 de abril, a partir das 14h30min, em homenagem ao aniversário de Novo Hamburgo que, no dia 5 do mesmo mês, completa 83 anos de emancipação.

Jornal NH completa 50 anos Os vereadores Jesus Maciel, Raul Cassel, Gilberto Koch, Gerson Peteffi, Carmen Ries, Ricardo Ritter e Antonio Lucas falaram da participação do Jornal na vida da cidade. O prefeito Tarcísio Zimmermann disse que “uma população que sabe se reconhecer no seu cotidiano está mais preparada para enfrentar a globalização atual”. O Coral Amigos da Câmara participou da solenidade. Os atores Everton Félix e Alessandro Bordin encenaram o trabalho dos primeiros vendedores de jornais. O ator Maicon Dutra apresentou-se com uma fantasia reproduzindo o cachorro Vavau, personagem das Tiras do Vavau, descontraindo os convidados. Vereadores afirmam que leitura do jornal faz parte do café da manhã dos hamburguenses

AGENDA CÂMARA

O Coral Amigos da Câmara surgiu para atender um desejo dos ser vidores do Legislativo Municipal. O grupo, criado durante a presidência do vereador Cleonir Bassani (PSDB), em 2005, iniciou suas atividades com apenas seis cantoras, mas tornou-se misto em março de 2007. Desde a sua criação, o coral é regido por Líris Neumann e, atualmente, conta com funcionários ativos e aposentados e por participantes da comunidade em geral. Em setembro de 2007, um projeto de resolução, de autoria dos vereadores Ito Luciano (PMDB) e Cleonir Bassani (PSDB), regulamentou a criação do grupo. Nele consta, por exemplo, que as despesas com contratação de regente, preparador vocal, uniforme, transporte e outras serão pagas através de dotação orçamentária própria. O grupo encerrou 2009 com as programações de Natal, entre elas a Maratona, que em sua terceira edição contemplou também os postos de saúde (UBSs) dos Bairros Canudos e Santo Afonso, além do ProntoAtendimento(Centro) e do Hospital Municipal. As atividades foram retomadas em 18 de fevereiro deste ano.

O Vespertino Musical é um happy hour cultural, que conta com a participação de artistas convidados, além da apresentação do coral. Será realizado dia 6 de maio, a partir das 18h30min, no Plenário da Câmara. A entrada é franca.

Faça parte do grupo Ficou interessado em participar? Para integrar o coro é simples. Basta comparecer aos ensaios, que ocorrem às quintas-feiras, às 19h30min, no plenário do Legislativo (Rua Almirante Barroso, 261 – Centro). Ou ainda entrar em contato com a maestrina Liris Neumann pelo fone 9311-8169. É gratuito.

Coral faz apresentações em NH

|7|


Novo Hamburgo comemora 83 anos

Jornal da Câmara Municipal de NH/Março de 2010

D

Foto: Fundação Scheffel

esde os primeiros anos da República, proclamada em 15 de novembro de 1889, Novo Hamburgo, que era 2º Distrito de São Leopoldo, defendia a emancipação. Dois terços do eleitorado, o equivalente a 900 eleitores de um universo de 8.500 habitantes, encaminhou a representação legal que solicitava a criação do novo município. A contribuição do Distrito aos cofres públicos de São Leopoldo era superior a 300 mil réis. A mobilização popular foi vitoriosa. No dia 5 de abril de 1927, o presidente do Estado, Borges de Medeiros, assinou o chamado Decreto de Ouro criando o município de Novo Hamburgo. O Decreto dava prazo de dois meses para a realização de eleições e determinava o número de conselheiros a serem eleitos.

Hino de Novo Hamburgo antes, vindos lá do fim essa gente aventureira fez o vale prosperar. As “Foram uns poucos imigr E terras, trabalhando sem par … do mar, desbravaram estas indústrias e o comércio, nossas riquezas sem parar …

como é lindo o meu Venham todos, venham ver as e um céu azul, igual lugar.Praças verdes e florid não há …” re a serra e o mar. Onde Neste vale tão bonito, ent nha cidade, meu lar … fica Novo Hamburgo, mi

a arte foi Novo Hamburgo é um recanto, onde lho do orgu o é ado, morar. E a Fenac do Calç lugar …

Hospital foi a primeira preocupação A primeira preocupação dos conselheiros foi com o atendimento à saúde. Antes mesmo da primeira reunião oficial do Conselho Municipal, vários encontros foram realizados para tratar da fundação de uma sociedade beneficente que atendesse, gratuitamente, os doentes pobres. Em 3 de junho de 1927, reuniram-se o intendente Leopoldo Petry, o vice Guilherme Ludwig, os sete conselheiros e pessoas de destaque da sociedade para trocar ideias sobre a maneira mais adequada de adquirir um local para a instalação do futuro hospital. Da reunião resultou a formação da seguinte comissão: Guilherme Ludwig, Pedro Adams Filho, Alberto Adams, Emílio S trassburger, Albino Momberger e Balduíno Michel. A comissão iniciou o seu trabalho e os resultados começaram a aparecer. O casal Max Fischel ofereceu a sua propriedade para a instalação do hospital, sob a condição de que o Município lhes pagasse, enquanto vivessem, juros de seis por cento sobre a importância de 70 contos de réis, que era o valor do imóvel. Hans John também ofereceu

Telegrama Íntegra do telegrama enviado no dia 5 de abril, às 19h, comunicando a assinatura do decreto de emancipação: Ao Sr. José João Martins, presidente da liga PróVillamento de Novo Hamburgo Foi assignado hoje decreto nº 3818 creando Município N. Hamburgo. Por outro decreto foi nomeado Dr. Jacob Kroeff Netto seu Primeiro Intendente Provisório. Congratulações Bons Amigos. Affectuosas Saudações, Alceu Barbedo.

O Hino de Novo Hamburgo (na legenda das fotografias), intitulado “Novo Hamburgo – Meu Lugar” – é de autoria do cantor e compositor Délcio Tavares. Ele reside em Estância Velha e é natural de Tenente Portela-RS. Tem 16 discos gravados e um DVD do seu espetáculo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 2005. Seu último lançamento é o CD “Natal da Família”, no qual interpreta clássicos natalinos e

A lei municipal que instituiu o Hino de Novo Hamburgo deter mina que ele seja executado nas solenidades inaugurais de eventos oficiais promovidos pelo Município. O seu ensino é obrigatório nas escolas públicas municipais. É obrigatório cantar o Hino de Novo Hamburgo nas sessões da Câmara de Vereadores realizadas na semana comemorativa à emancipação política do Município.

música sacra. Seu repertório inclui ritmos gauchescos e música italiana. Foi vencedor de vários festivais no Estado, como a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, a Coxilha Nativista de Cruz Alta, a Tertúlia de Santa Maria, tendo sido indicado como representante oficial do Brasil no 39 o Festival de San Remo, na Itália, em 2005. Em 2006, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o Prêmio Victor Mateus Teixeira, na categoria ítalo-gaúcho.

Primeira Eleição

seu imóvel em Hamburgo Velho, em condições vantajosas para a administração municipal. Assim nascia o projeto do primeiro hospital da cidade que, em 1927, já considerava a saúde pública e o atendimento às pessoas carentes como meta prioritária. O Hospital Operário Darci Vargas – atual Hospital Municipal - foi fundado em 1° de novembro de 1947. A iniciativa e a participação dos conselheiros municipais foi fundamental para a sua realização.

O Rio Grande do Sul era governado por Borges de Medeiros. O titular desse cargo era chamado de presidente do Estado. Ao assinar o Decreto de Ouro, Borges de Medeiros nomeou o intendente provisório Jacob Kroeff Netto para governar o Município. Após a posse, Kroeff Netto marcou a data da primeira eleição para 29 de maio de 1927. 574 eleitores compareceram às urnas. Leopoldo Petry elegeu-se intendente e Guilherme Ludwig ficou como vice. Também foram eleitos sete conselheiros, que desempenhavam papel equivalente aos vereadores da atualidade. O Conselho Municipal tomou posse com o novo governo, no dia cinco de junho de 1927. Era composto por Alberto Adams, Alberto Steigleder, Albino Schröer, Arduíno Brodbeck, Balduíno Michel, Bertholdo Rech e Guilherme Vielitz.

Jacob Kroeff Netto: 1º intendente provisório nomeado por Borges de Medeiros. Governou de abril a junho de 1927.

Leopoldo Petry: 1º intendente eleito de Novo Hamburgo em 1927. Governou a cidade até 1930. O cargo de intendente equivale ao de prefeito.

Símbolos do Município Os símbolos oficiais do Município são o brasão e a bandeira. O brasão é um escudo que apresenta uma roda dentada – símbolo da indústria, as folhas de louro como símbolo da vitória e o monumento ao imigrante ao centro. Suas cores são o vermelho, o amarelo e o verde. A bandeira nas cores verde e vermelho reproduz o brasão à esquerda. As regras para confecção e utilização desses símbolos estão definidos em lei municipal. O uso destes é obrigatório em todas as festividades cívicas do Município. O brasão deve ser aplicado em todos os papéis e prédios municipais. A lei proíbe o uso do brasão e da bandeira em propagandas comerciais que |8| possam deturpar esses símbolos como, por exemplo, escrever sobre eles.

Jornal Câmara Notícias - 5ª edição - março de 2010  

Publicação mensal do Legislativo de Novo Hamburgo