Issuu on Google+

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BEJA JOSÉ SARAMAGO

as palavras em cima

das

c

o

i s a s

ARTE PUBLICA APRESENTA

AS PALAVRAS EM CIMA DAS COISAS TEXTOS DE HERTA MULLER 31 MAIO’13 21h30

www.cm-beja.pt facebook.com/camaramunicipaldebeja facebook.com/bibliotecamunicipaldebeja


SOBRE A PERFORMANCE ARTISTICA SOBRE A AUTORA Herta Müller nasce em 1953, numa comunidade alemã, na Roménia. É junto ao vale do rio que terá, ainda criança, de tomar conta de vacas, tendo como relógio o passar dos comboios: «Passavam no vale quatro comboios por dia, só depois do quarto é que podia regressar a casa. Pelas oito da noite.» Após os estudos, na cidade, o seu ofício passa a ser o de tradutora, numa fábrica de tractores - na era da violenta industrialização que marca o regime; quando se nega a agir como informadora da Securitate, é despedida, e passa a ser perseguida. «É um desnudamento quando escorregamos da pele para fora, para o vazio.» Para que a memória não atraiçoe as vidas daqueles a quem apenas é permitido respirar, Herta Müller tenta sobreviver com o único contrapoder que lhe é possível: a palavra. Em 1987 consegue sair da Roménia e radica-se na Alemanha. Em 2009 é-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura, por com «a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados.

Em As Palavras em Cima das Coisas, cruzaremos a força da narrativa ancorada nas implacáveis vivências da escritora sob o domínio da ditadura de Ceaucescu - e a sua tentativa de sobrevivência e de libertação, onde a palavra se impõe como o único contrapoder possível. Gisela Cañamero apropria-se dos discursos desta mulher - que se tenta fortalecer na sua ilha de palavras, cercada de olhos vigilantes por todo o lado – para construir esta plasmação onde se cruzam a performance corporal, o vídeo e a música executada ao vivo.

FICHA TÉCNICA Texto Herta Müller Der König Verneigt Sich Und Tötet (2003) O Rei faz Vénia e Mata, Texto Editores (2011) Tradução Helena Topa Performers Gisela Cañamero | Laura Del Rio Música Jorge Machado Sonoplastia | Direcção Técnica José Manhita Vídeo Gisela Cañamero Produção arte pública 2013


Biblioteca Municipal | As palavras em cima das coisas | 31 Maio 2013