Issuu on Google+

Edição

Informativo Câmara

13

Poder Legislativo de Guarulhos - Janeiro de 2014 Peridiocidade Mensal

Acompanhe neste informativo o trabalho dos vereadores durante o mês de recesso.

Justiça determina retirada de maquinário da Tapetes Lourdes

Remoção deve ser feita por administrador judicial para que a Câmara tome posse do prédio

Diretoria de Comunicação

Diretoria de Comunicação conta com 38 colaboradores, entre servidores e estagiários

Câmara dá mais um passo para obter sede própria.

Veja o relatório de atividades desenvolvidas em 2013 pelo setor e acompanhe a aproximação entre Legislativo e população.

Pág. 11

Pág. 05


2

Informativo Câmara

Parlamentares continuam os trabalhos legislativos no mês de Janeiro O recesso de janeiro na Câmara Municipal de Guarulhos termina em 4 de fevereiro, quando a Casa inicia a segunda sessão legislativa da 16ª legislatura. Apesar disso, os vereadores seguiram com seu trabalho parlamentar, que, ao contrário do que muita gente imagina, não se limita às reuniões plenárias. O contato com os moradores, o levantamento de demandas e o diálogo com a população também fazem parte do trabalho dos vereadores. Acompanhe abaixo o que fez cada vereador durante o recesso, de acordo com suas assessorias:

Janeiro de 2014

Dr Alexandre Dentista (PSDC) O vereador Dr. Alexandre Dentista (PSDC) continuou atendendo às reivindicações da população guarulhense Dr. Alexandre Dentista (PSDC) durante o período de recesso. No dia 23 de dezembro, o vereador esteve presente em uma comemoração natalina para crianças no bairro Residencial Bambi e outra no Jardim Monte Alegre (região do Pimentas). O parlamentar também participou de uma reunião com os moradores do Jd. Monte Alegre para tratar da limpeza de um terreno na esquina da R. Jopiatá. Segundo os munícipes, em documentos da Prefeitura, a área é destinada a uma praça. O vereador ficou de entrar em contato com a Proguaru para cobrar a limpeza do local e irá mandar um ofício para a Prefeitura sobre a demanda apresentada pelos moradores.

Lamé (PTdoB)

Câmara Municipal de Guarulhos Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara R. Miguel Hackmey, 19/27, Centro, 07110-010 (11) 2461-7238 / (11) 2408-3428 Eduardo Soltur (Presidente) Sergio Luiz Deboni (Secretário de Assuntos institucionais) Sergio Roberto de Lessa (Diretor de Comunicação, Rádio e TV Câmara) Equipe Assessoria de Imprensa Celeste Lucareli, Giselle Ianson, Renata Moreira, Róberson Balsamão, Tyciane Vaz e Waltair Martão (Jornalistas) Nico Rodrigues, Vera Jursys e Henrique Marinho (Fotógrafos) Luís Guilherme Nakajo (Redator) Emily Christini, Raphael Goto e Roger Vesco (Estagiários)

O vereador Lamé (PTdoB) realizou diversos atendimentos à população d u ra n te o p e r í o d o d o re c e s s o Lamé (Pt do B) parlamentar. Ele passou alguns dias internado apóscirurgia passarcardíaca por umanocirurgia internado após passar por uma dia 14 14 de janeiro de janeiro para cardíaca colocaçãonodediamarca-passo, mas para logo colocação de marca-passo, mas logo retomou as atividades. retomou as atividades. Segundo Lamé, houve um esforço para a realização de atividades em homenagem ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A cidade de Guarulhos realizou pela primeira vez atividades, no dia 26, no Bosque Maia, em parceria com a Prefeitura. Lamé também afirmou que tem prestado assistência aos refugiados da Guerra da Síria. Algumas famílias estão abrigadas em Guarulhos. “Primeiro ficaram em alojamentos da Prefeitura. Depois, demos todo o apoio para conseguir casas e documentação junto à Polícia Federal”, afirmou. Ainda antes de realizar a cirurgia, o vereador visitou regiões como Pimentas, Cumbica, Cabo Sul, Fortaleza e Cidade Soberana. “Aproveito as férias para visitar as pessoas em casa e estar mais próximo à população”, destacou. Ele ressaltou ainda que deu andamento aos serviços assistenciais como distribuição de leite, roupas e assistência jurídica.


Informativo Câmara

Janeiro de 2014

Heleno Metalúrgico (PDT)

Heleno Metalúrgico (PDT)

O vereador Heleno Metalúrgico (PDT) participou, dia 26 de janeiro, de uma assembleia com os moradores do Parque Continental 3 e 4 para encontrar solução contra a ação de reintegração de posse movida pela Imobiliária Continental. O quadro é bastante grave, uma vez que a Imobiliária Continental negociou lotes em áreas que são consideradas irregulares. A briga se arrasta desde 2000, quando alguns munícipes suspenderam os pagamentos por não conseguir arcar com os valores cobrados pela imobiliária e a área não obter a devida regularização. “Na época, orientadas por um advogado, cerca de 200 pessoas entraram com ação de rescisão de contrato, mas o correto seria revisão de contrato”, diz Vicente Vasconcelos, presidente da Associação dos Moradores do Parque Continental 4 e adjacências. Anselmo Pires da Silva Neto, coordenador do Movimento Luta por Moradia (MLM) questiona o fato da Prefeitura não intervir no caso. “Por ser uma área irregular, a Prefeitura deveria aplicar a lei 6.804, de 2011, que dispõe sobre a regularização fundiária urbana, e a Lei Federal 11977, de 2007, que dispõe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida”, diz Neto. Segundo ele, a Lei Municipal 6.804 é uma adaptação da Lei Federal 11.977 e permite que a Prefeitura regularize o loteamento por flexibilizar a Lei 6766, de 1979. “Queremos que a Prefeitura assuma a área por execução fiscal', diz o coordenador do MLM. De acordo com as lideranças do bairro, mais de 1500 famílias estão sendo prejudicadas pelo impasse, que atinge o Parque Continental 1, 2,3, 4 e 5, A Associação dos Moradores do Parque Continental 4 e adjacências está preparando uma ação civil pública para reverter a situação. Quem quiser participar da ação deve procurar a Associação, na R. Odorico José de Bim, 273, Parque Continental 4.

Luiz Matogrosso (PP) Durante o período do recesso, o vereador Luiz Matogrosso (PP) realizou atendimento à população. O parlamentar intermediou um diálogo entre a Prefeitura e Luiz Matogrosso (PP) munícipes sobre as dificuldades em vias na região da Cidade Soberana. Os moradores realizaram uma manifestação na Estrada Guarulhos/Nazaré, que liga os municípios de Guarulhos e Nazaré Paulista, devido à dificuldade de trânsito nas ruas. Como resposta aos munícipes, o vereador informou que já estão previstas obras nas ruas Antonina, Caçapava, Serra Azul e Rio Negro, no Cidade Soberana.

João Barbosa (PRB) Durante o período de recesso parlamentar, o vereador João Barbosa (PRB) continuou o atendimento dos munícipes em seu João Barbosa (PRB) gabinete e nos bairros da cidade. O parlamentar recebeu demandas jurídicas e sociais da população, inclusive sobre bolsas de estudos em faculdades. O vereador trabalhou em ofícios pedindo informações ao Executivo sobre vários assuntos como, por exemplo, tapa buracos e falta de iluminação. João Barbosa também participou de uma palestra sobre política no bairro dos Pimentas. O evento contou com a presença do deputado federal Antonio Bulhões (PRB-SP).

Marisa de Sá (PT) A vereadora Marisa de Sá (PT) acompanhou os casos de famílias que sofrem com as consequências das chuvas. Segundo ela, na região Marisa de Sá (PT) dos Pimentas algumas famílias sofrem com alagamentos. “Vamos enviar um convivem com alagamentos. ofício ao prefeito, pois a região precisa de galeria”, destacou a parlamentar. Marisa de Sá também reuniu-se com um grupo de moradores da região do Pimentas para buscar soluções ao desassoreamento do córrego. Os munícipes pediram uma limpeza no local e a vereadora entrou em contato com a Proguaru para tomar as providências.

3


4

Informativo Câmara

Janeiro de 2014

Novinho Brasil (PTN) O parlamentar Novinho Brasil (PTN) atendeu às demandas da população no escritório político e em seu gabinete. Um dos principais problemas que o vereador tenta resolver a questão de duas pontes que ligam a cidade com a zona leste de São Paulo que estão intransitáveis. Ele visitou, no dia 14, a ponte que liga a Vila Any com o bairro paulistano Itaim Paulista. Novinho Brasil afirmou que essa é uma reivindicação antiga que ele faz e que providências deveriam ter sido tomadas há pelo menos cinco anos. Segundo o vereador, a ponte apresenta problemas estruturais e há perigo de desabar. Novinho Brasil (PTN)

No local, os carros não podem mais transitar. Dessa maneira, alguns micro-ônibus deixam os passageiros de um lado da ponte para que façam a travessia a pé e peguem outro transporte do outro lado. “À noite não tem iluminação e há

O vereador escutou reclamações de munícipes que transitavam pelo local e pediram providências. Ele também afirmou que há problemas na ponte que liga Guarulhos com o Jardim Helena. Novinho afirmou que já relatou para a Prefeitura o problema e pretende continuar cobrando soluções aos órgãos responsáveis.

Pastor Anistaldo (PSB) O vereador Pastor Anistaldo (PSB) aproveitou o recesso parlamentar para reorganizar a sua agenda e estreitar os laços com a comunidade. Durante o período, ele intensificou as reuniões com a equipe de assessoria para montar o planejamento de mandato do ano de 2014. O serviços prestados pelo mandato do vereador Pastor Anistaldo, por meio de seu escritório político situado na região dos Pimentas, continuaram a ser desenvolvidos. As demandas da população foram de diversos assuntos, como transportes para locomoção aos hospitais, atendimento jurídico, atendimento de fisioterapia e transporte coletivo para velórios e saídas de Igrejas.

Pastor Anistaldo (PSB)

Paulo Sérgio Rodrigues Alves (PR) O vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves (PR) abriu o seu escritório político durante o recesso parlamentar para atender às reivindicações da população. Um dos principais motivos que levam os munícipes a buscar o apoio do vereador é resolver problemas causados pelas chuvas do mês de janeiro. Segundo Paulo Sergio, nesse período, os pedidos são principalmente de limpeza de ruas e retirada de entulhos. “Entramos em contato com a Prefeitura para notificar o caso”, ressaltou o vereador.

Paulo Sérgio Rodrigues Alves (PR)


Janeiro de 2014

Informativo Câmara

5

Diretoria de Comunicação da Câmara divulga suas ações em 2013 A Câmara Municipal de Guarulhos desde o final de 2012 investe de maneira incisiva em suas atividades de divulgação e registro de informação, trabalho realizado pela Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara. Reportagens, coberturas fotográficas, gravações de programas de TV, assessoria de imprensa, foram as principais ações em 2013, ano de alta produtividade no relacionamento entre a Casa, a mídia em geral e a sociedade guarulhense, graças ao trabalho da equipe deste departamento. O relatório de atividades, feito anualmente e enviado ao presidente da Casa Eduardo Soltur, ao Secretário de Assuntos Legislativos da Câmara Sérgio Deboni e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que resume a atuação geral da Diretoria de Comunicação em 2013, segue nas próximas quatro páginas.

Relatório Anual de Atividades desenvolvidas pela Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara no período de 01/01/2013 a 31/12/2013 Assessoria de Imprensa: - Cobertura de 576 pautas com confecção de textos (releases) e fotografias das sessões ordinárias e extraordinárias; audiências públicas; reuniões das comissões técnicas; eventos internos e externos; solenidades; informações de utilidade pública e programação da TV Câmara. - Publicação diária de todos os textos e fotos produzidos pelos jornalistas e fotógrafos no site da Câmara e Facebook, incluindo o disparo diário de todo material à Imprensa. - Disparos de emails à Imprensa, vereadores, autoridades da cidade, funcionários da Câmara e membros da sociedade civil organizada, de convites para todos assistirem à programação da TV Câmara, com os respectivos links dos arquivos dos programas, além da abertura da participação dos munícipes por meio de perguntas via internet. - Abastecimento diário da galeria de fotos onde os links das respectivas pautas são publicados e disparados via email juntamente com os textos produzidos. - Produção de back up de todo material escrito e fotográfico em HD externo. - Cobertura da gravação dos programas da TV Câmara com publicação de textos e fotos em tempo real no Facebook. - Confecção de boneco e diagramação de 12 edições do Informativo Câmara, jornal mensal impresso em 12 páginas no formato A4, com versão digital disponível on line no site e no Facebook da Câmara. - Confecção de Boletim Interno digital e Jornal Mural impresso, dirigido aos vereadores, assessores e funcionários da Câmara. - Confecção de Notas e Comunicados Oficiais. - Organização de Coletivas de Imprensa. - Publicações de atos oficiais no Diário Oficial do Município. - Confecção e distribuição de duas edições semestrais do Encarte Especial “Informativo Câmara”, dentro do Diário Oficial do Município, tiragem 10 mil exemplares, tamanho germânico, relativo às audiências públicas da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, PPA – Plano Pluri Anual e Orçamento do Município (junho e dezembro). - Confecção de clipping digital diário (recorte das notícias relativas à Câmara propagadas nos sites e jornais da cidade e da Capital) com publicação no site da Câmara, Facebook e Twitter, além de disparos de emails dos links na internet para todos os vereadores e funcionários da Câmara.


6

Informativo Câmara

Janeiro de 2014

- Divulgação da página oficial da Câmara Municipal no Facebook. - Credenciamento e apoio aos veículos de Imprensa durante as sessões e eventos oficiais da Câmara. - Atendimento das demandas enviadas pela Imprensa com envio das respectivas respostas a seus questionamentos. - Respostas aos comentários feitos por internautas nas Redes Sociais com encaminhamento dos assuntos pertinentes ao setor de Ouvidoria da Casa. - Acompanhamento e direcionamento da construção do novo site oficial da Câmara, nos assuntos relacionados à Diretoria. - Criação de identidade QR Code para a Câmara Municipal. Trata-se de um código de barras que quando acessado por meio de telefones celulares, direciona o interessado ao site do Legislativo. - Formação de grupo de estudos para implantação em 2014 da Web Rádio. - Confecção de cartilha para a Comissão de Legislação Participativa, disponível no site da Câmara e Facebook. - Pedido de contratação de gráfica por meio de licitação para impressão do jornal mensal Informativo Câmara. - Envio de todo material produzido pela Assessoria de Imprensa para armazenamento no Data Center do Legislativo. - Orientação e supervisão dos estagiários.

Metas para 2014 - Assessoria de Imprensa - Manutenção dos serviços realizados em 2013. - Criação e implantação de programa semanal de notícias na Web Rádio com duração de 1 hora. - Impressão do jornal Informativo Câmara mensal em gráfica externa para tiragem de 80 mil exemplares, 4 por 4 cores, tamanho A4, papel off set 75 gramas. - Criação e confecção de encarte especial para o jornal Informativo Câmara do mês de janeiro, contendo o relatório anual de atividades 2013 desta Diretoria. - Implantação de boletim eletrônico semanal (newsletter) para ser disparado via email a todos os vereadores, funcionários, autoridades e personalidades do município, com todo material produzido no período pela Diretoria. - Implantação do serviço de rádio escuta.

TV Câmara - Transmissão pela TV Câmara da cerimônia de posse dos vereadores, eleição da mesa diretora e composição das comissões técnicas permanentes, ao vivo, direto do Teatro Adamastor no dia 1º de janeiro. - Transmissões pela TV Câmara de segunda a sexta-feira ao vivo, com tradução simultânea em Libras, das 95 sessões ordinárias e extraordinárias, além das 70 audiências públicas (LDO, PPA e Orçamento) realizadas no ano, pela Net (TV à cabo da cidade – canais 98 analógico e 7 digital) e internet (Web TV do site www.camaraguarulhos.sp.gov.br). - Produção e transmissão de 36 edições inéditas do Jornal da Câmara semanal, com duração de 30 minutos, às segundas-feiras, trazendo as principais notícias do Legislativo Guarulhense, além de reportagens externas relativas às atividades parlamentares, como as reuniões das comissões técnicas permanentes da Casa, eventos internos, externos e solenidades. - Junto com o Telejornal foram produzidas 21 vinhetas, chamadas, drops e programetes inéditos de utilidade púbica e informações legislativas dirigidas à população, tais como o Fala Guarulhos, Momento Legislativo, Minuto Cidadão, Nossa Cidade, Dicas de Empregos, Agendas Culturais e Resumo das Sessões, veiculados diariamente durante a programação da TV Câmara.


Janeiro de 2014

Informativo Câmara

- Produção e transmissão de 18 edições inéditas do programa semanal Ponto de Vista, com 30 minutos de duração, toda quarta-feira, onde personalidades da cidade concederam entrevistas sobre diversos assuntos. - Produção e transmissão de 41 edições inéditas do programa semanal Câmara em Pauta, com 1 hora de duração, toda sexta-feira. Trata-se de uma mesa redonda que contou com a participação de vereadores e convidados, debatendo assuntos legislativos. - Publicações de todos os programas produzidos pela TV Câmara no You Tube, com disponibilização dos links no site da Câmara, Facebook e Twitter, incluindo o disparo deste material via email a toda Imprensa, vereadores, autoridades, membros da sociedade civil e funcionários da Casa. - Abertura de espaço à população em todos os programas produzidos, por meio de entrevistas nas ruas ou pelo recebimento de perguntas via internet. - Divulgação diária da grade de programação da TV Câmara, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 18h, dentro do canal da Assembléia Legislativa - TV Alesp. - Monitoramento diário da grade e da qualidade das transmissões da TV Câmara na Net e internet. - Contato constante da equipe técnica do Legislativo responsável pelas transmissões da TV Câmara com o pessoal da NET e da TV Alesp para a viabilização das veiculações diárias. - Fornecimento de todos os vídeos produzidos pela TV Câmara para armazenamento no Data Center do Legislativo. - Orientação e supervisão dos estagiários. - Visita técnica à Câmara Municipal de São Paulo para conhecimento da estrutura e funcionamento de seu canal de televisão legislativo – TV Câmara São Paulo. - Formação de grupo de estudos para a viabilização de parceria ou construção própria de estúdios de gravação da Rádio e TV Câmara nas dependências do Legislativo. - Formação de grupo de estudos para atualização e ampliação da lista de equipamentos a serem locados por meio de nova licitação a ser realizada em 2014, para as transmissões da TV Câmara, devido ao aumento da demanda de trabalho. - Produção de documentários para o Parlamento Jovem, Selo Ambiental e Comissão Técnica de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. - Recepção da Comitiva Jamaicana em visita ao Legislativo, com tradução simultânea do inglês para o português às autoridades guarulhenses e funcionários presentes. - Confecção de relatório anual quantificando os trabalhos realizados pela Diretoria. - Reuniões mensais com todos os funcionários de todos os setores da Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara para distribuição e desenvolvimento de tarefas, com manutenção do diálogo diariamente via email. - Definição do organograma funcional de toda Diretoria para 2013. - Entrega de relatório de planejamento de despesas para 2014 ao Secretário de Assuntos Institucionais da Câmara. - Aprovação de lei para adequação do organograma funcional em 2014. - Investimento em cursos de capacitação para funcionários relativos à implantação da TV Câmara Digital. - Participação de integrantes da TV Câmara em workshop realizado pela Assembléia Legislativa sobre TV Digital. - Treinamento dos assessores dos vereadores para edição dos vídeos produzidos pela TV Câmara. - Contatos quinzenais com a diretoria da concessionária de TV à cabo Net para implantação de fibra ótica nas transmissões da TV Câmara. - Formação de grupo de estudos para apresentação das necessidades físicas, materiais e tecnológicas de todos os setores e integrantes desta Diretoria para 2014. - Renovação do convênio da TV Câmara Guarulhos com a Assembléia Legislativa de São Paulo para compartilhamento de horário no canal Legislativo (TV Alesp) até 10/11/2018.

7


8

Informativo Câmara

Janeiro de 2014

- Entrega de proposta de convênio educacional para a UNG – Universidade Guarulhos prevendo a veiculação de programas na TV Câmara produzidos pela instituição de ensino. - Revisão e manutenção de todos os equipamentos para 2014. - Confecção de relatório anual quantificando os trabalhos realizados pela Diretoria e entrega deste documento ao Secretário de Assuntos Institucionais da Câmara, Diretoria Legislativa e setor de taquigrafia da Casa, atendendo exigência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Metas para 2014 – TV Câmara - Manutenção dos programas produzidos e serviços realizados em 2013. - Transformação do Jornal da Câmara de semanal para diário com uma hora de duração. - Produção de novas reportagens externas, vinhetas, chamadas, drops e programetes de utilidade púbica e informações legislativas dirigidas à população. - Aumento do tempo de duração do programa Ponto de Vista semanal de 30 para 60 minutos, onde teremos dois blocos com 1 convidado em cada. - Criação e produção de um novo programa semanal para a TV Câmara, com 1 hora de duração, que trará um mix de informações ligadas ao esporte, saúde, cotidiano, cultura e atrações musicais da cidade dentre outros temas. - Alteração do tempo das produções inéditas da TV Câmara de 2 horas e 30 minutos para 8 horas semanais, sem contar o tempo de produção e transmissão semanal inédita das sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas. - Alteração do tempo das transmissões da TV Câmara de 4 horas e quinze de programação diária (das 13h45 às 18h) para 12 horas diárias (das 12 às 24h). - Viabilização de parceria ou construção própria de estúdios de gravação da Rádio e TV Câmara nas dependências do Legislativo. - Realização de nova licitação para contratação de empresa de locação de equipamentos para as transmissões da TV Câmara, uma vez que com o aumento da demanda de trabalho, novas necessidades surgiram. - Produção de reportagem para o Telejornal detalhando o relatório anual de atividades 2013 confeccionado por esta Diretoria. - Redefinição do organograma funcional de toda Diretoria devido a chegada de novos funcionários concursados. - Investimentos em cursos de capacitação para funcionários ligados à edição de vídeos da TV Câmara. - Participação de integrantes da TV Câmara em workshops e eventos externos de interesse da Diretoria e do Legislativo. - Implantação de fibra ótica nas transmissões da TV Câmara pela concessionária de TV à cabo Net. - Atendimento de cem por cento das necessidades físicas, materiais e tecnológicas de todos os setores e integrantes desta Diretoria. - Formação de grupo de estudos para a implantação da TV Digital Legislativa de Guarulhos. - Formação de grupo de estudos para a implantação da TV Corporativa do Legislativo. - Implantação do serviço de TV escuta. - Análise de programas externos produzidos por outras instituições para transmissão na TV Câmara por meio de convênios. - Busca de outras concessionárias de TV à cabo além da Net, para transmissão da TV Câmara Guarulhos, tais como Vivo, GVT, etc. - Criação de grupo de estudos para a transformação da atual Diretoria de Comunicação, Rádio e TV Câmara em Secretaria. - Contratação de empresa para implantação e prestação de serviço de sistema Close Caption. Trata-se de um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão, que tem por objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. - Formação de grupo de estudos para a contratação de Agência de Publicidade.


9

Informativo Câmara

Janeiro de 2014

Laércio Pereira (PT) O vereador Laércio Pereira (PT) participou de atividades envolvendo comunidades guarulhenses. Entre elas, a inauguração da pavimentação em sistema de mutirão do Jardim das Oliveiras. Segundo ele, essa era uma reivindicação dos moradores. Os munícipes gostariam que a Prefeitura promovesse melhorias no bairro, como o calçamento de ruas, e pediram que o vereador intermediasse a conversa. Laércio Pereira (PT)

Após reuniões com o prefeito, as obras foram iniciadas em agosto de 2013 e finalizadas durante o período do recesso parlamentar. Laércio Pereira participou da inauguração das obras.

Prof. Jesus (PDT) O parlamentar Prof. Jesus (PDT) recebeu solicitações da população no recesso. O vereador atendeu diversas demandas, como reivindicações em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele aproveitou esse período para transitar em bairros do município e ver como está a situação de falta de água em algumas regiões da cidade. Ele também participou de reuniões em igrejas e deu expediente no gabinete para atender a população.

Prof. Jesus (PDT)

Prof. Rômulo (PT) A problemática da constante falta de água no Parque Brasília, próximo ao Parque Alvorada, foi acompanhada pelo vereador prof. Rômulo Ornelas (PT). Em reunião com um grupo de moradores, ele ouviu as queixas e intermediou um diálogo com o superintendente do SAAE, Afrânio de Paula Sobrinho. A dona de casa Antônia de Souza Bezerra, reclamou do valor da conta de água. Ela afirmou que paga, em média, R$ 150 para o serviço precário que é oferecido na região. O vereador ligou para o superintendente do SAAE, que relacionou a falta de água a um problema de bombeamento. O problema já está sendo analisado.

Prof. Rômulo (PT)

Prof. Rômulo também visitou residências do bairro que têm moradores envolvidos alcoolismo. “Há um índice muito alto de moradores na região com esse problema. Geralmente são adultos com mais de 30 anos. Procuramos encaminhar essas pessoas ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)”, destacou. Segundo o vereador, Guarulhos tem apenas um CAPS, que é insuficiente para atender toda demanda da cidade. “Mesmo com a previsão de construção de mais um, no Pimentas, ainda será pouco”, disse Prof. Rômulo.

Prof. Samuel (PT) Desde o início do recesso legislativo, o vereador Prof. Samuel Vasconcelos (PT) atua junto à comunidade, firmando ações e preparando uma pauta de demandas para 2014. Dentre elas, é possível destacar as visitas aos bairros e comunidades, acompanhado de lideranças locais. O parlamentar deu enfoque também na região da Vila Any. No local, Samuel Vasconcelos acompanhou o drama dos moradores com a interdição da ponte que liga Guarulhos a São Paulo, no bairro Itaim Paulista, e colocou seu mandato à disposição para ajudar a resolver a questão. Para o vereador, estar próximo à população, ouvir as demandas e planejar as ações de base são atividades essenciais para o mandato. “O período de recesso parlamentar nos permite aprimorar este trabalho", afirmou o Prof. Samuel Vasconcelos.

Prof. Samuel (PT)


10

Informativo Câmara

Janeiro de 2014

Ramos da Padaria (PP) O vereador Ramos da Padaria (PP) atentou para a situação do local de realização de provas práticas para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No dia 12 de janeiro, Ramos da Padaria se reuniu com a diretoria da Associação dos Centros de Formação de Condutores e Autos Escolas de Guarulhos (ACEG) para discutir o PL 6871/2013, de autoria do vereador e de outros parlamentares, que desafeta área pública e autoriza outorga de concessão de uso de bem imóvel à ACEG, para implantação de um local permanente para realização dos exames práticos na direção veicular.

Ramos da Padaria (PP)

Ramos da Padaria apresentou o projeto para aqueles que estavam na reunião e destacou que, atualmente, as provas são realizadas na Avenida Barber Greene, no bairro do Jardim Santa Clara, e é preciso uma estrutura melhor com local para beber água, banheiro e uma cobertura onde os alunos possam esperar.

Romildo Santos (PSDB) O vereador Romildo Santos (PSDB) afirmou que tem aproveitado os meses de dezembro e janeiro, recesso da Câmara Municipal de Guarulhos, para realizar vistorias nas ruas sem manutenção, vias sem iluminação pública, falta de postos de saúde e funcionamento do transporte público, principalmente na região do Taboão. Ele recebe as demandas da população e verifica os problemas do município. O vereador ressaltou também que acompanha o trabalho social das associações comunitárias da região e oferece apoio às atividades realizadas como, por exemplo, aulas de hip hop para jovens, teclado, escolinha de futebol, atendimento à 3ª idade e atendimento odontológico. “O trabalho do parlamentar não para durante o recesso”, disse Romildo.

Toninho da Farmácia(PRP) Durante o período de recesso parlamentar, Toninho da Farmácia (PRP) deu atenção aos problemas de moradia na região do Presidente Dutra. O parlamentar atendeu moradores do local e pretende cobrar da Secretaria de Habitação que os munícipes necessitados possam ser inseridos em unidades habitacionais. Além disso, Toninho da Farmácia visitou 34 bairros da cidade para verificar postes irregulares e fiação exposta. O parlamentar também checou a situação de moradores do bairro de Cumbica por causa de enchentes causadas pelas fortes chuvas no final do mês de dezembro.

Toninho da Farmácia (PRP)


Janeiro de 2014

Informativo Câmara

11

Justiça determina retirada de maquinário da Tapetes Lourdes O Tribunal de Justiça determinou ao administrador judicial da Tapetes Lourdes, Fernando Celso de Aquino Chad, a remoção do maquinário que ainda está no local. Trata-se de três teares que ocupam boa parte do galpão térreo da antiga fábrica. O mandado foi expedido em 20/1 e determina também a emissão de posse para a Câmara de Guarulhos. A determinação do TJ decorre de petição feita pelo secretário de Assuntos Jurídicos da Câmara, o advogado Helio Costa Veiga de Carvalho, por meio da qual a Justiça foi informada sobre as diversas ocorrências que atingiram a Tapetes Lourdes. “Até agora a Câmara não pode tomar posse, verdadeiramente, pois os teares continuam lá e a remoção cabe ao administrador judicial”, disse o secretário. Helio Carvalho acredita que o administrador vá cumprir o mandado, mas disse que não tem como prever em quanto tempo. “Tudo depende de um engenheiro, que vai definir a maneira de remover o maquinário”, informa. De qualquer maneira, a posse definitiva, a Câmara só terá quando os teares tiverem sido retirados de lá.

Mandado define também a emissão de posse para a Câmara de Guarulhos

Na petição, a Câmara informou à Justiça, por exemplo, sobre o incêndio ocorrido em novembro de 2013, momento em que o prédio estava “abandonado” e sobre um abaixo-assinado de moradores da circunvizinhança, atestando a “destruição do prédio ao vivo”, tendo vitrôs, janelas e luminárias arrancadas do local. O abaixo assinado foi entregue ao Poder Legislativo no dia 6 de janeiro deste ano. Nele consta, ainda, a informação que a polícia, ao ser chamada, “encontrou dentro da antiga Fábrica Tapetes Lourdes, três ex-presidiários carregando sucata”. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Câmara, esses dados embasaram a decisão da Justiça em relação ao mandado expedido na segunda-feira. “Trata-se de um bem adquirido pelo Poder Público há mais de um ano e que está sendo dilapidado e destruído por delinquentes”, argumentou Helio Carvalho.

Funcionário da Câmara publica pesquisa em revista internacional

Josué estudou o uso do fitol no combate à esquistossomose.

A luta contra a esquistossomose, doença parasitária que anualmente afeta cerca de 200 milhões de pessoas e mata 500 mil em todo o mundo, acaba de ganhar mais um aliado. Estudo de dois anos, feito por uma equipe de profissionais na Faculdade de Ciência de Guarulhos (Facig), em colaboração com Unicamp, Universidade Federal do Piauí e Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, comprovou que o fitol, álcool da clorofila muito utilizado como um aditivo alimentar e medicinal, possui alto potencial de combate à esquistossomose.

O estudo foi editado no início do ano na revista norte-americana PLoS(Biblioteca Pública de Ciências), respeitada publicação científica internacional, e conta com a coordenação do sanitarista Josué de Moraes, técnico parlamentar da Câmara Municipal de Guarulhos. A matéria pode ser acessada no endereço http://www.plosntds.org/article/info:doi/10.1371/journal.pntd.0002617. “O tratamento e o controle desta doença dependem basicamente de uma única droga, o praziquantel, e, portanto, é fundamental que se desenvolvam outros medicamentos”, explica Josué, que na Câmara também assessora a Comissão Permanente de Higiene e Saúde Pública. “A clorofila está presente em todas as plantas verdes e, portanto, a produção do fitol é atraente do ponto de vista econômico”, afirma o especialista. Os pesquisadores patentearam o medicamento, tiveram a aprovação de órgãos reguladores dos EUA e agora aguardam o fim dos trâmites para a aprovação brasileira. “Enquanto esperamos a aprovação das entidades brasileiras, o passo seguinte é fazer testes em humanos infectados”, revela Josué.


Assista à programação inédita da TV Câmara pelos canais 7 digital e 98 analógico da NET (TV a cabo) e pelo nosso site, www.camaraguarulhos.sp.gov.br No site e na página da Câmara no Facebook estão todos os programas produzidos pela TV Câmara, inclusive as sessões

Veja os canais de informação da Câmara Acompanhe as notícias sobre a Câmara Municipal publicadas na imprensa através do clipping diário confeccionado pela assessoria de imprensa em nosso site www.camaraguarulhos.sp.gov.br e no facebook.com/camaraguarulhos

camaraguarulhos.sp.gov.br

facebook.com/camaraguarulhos

twitter.com/camaraguarulhos


Informativo Câmara - Janeiro de 2014