Page 9

XI

ISSN 2183-3176. 2.ª Série N.º 11 jANEIRO - JUnHO 2019

Editorial

Helena Neves

O número 11 dos Cadernos do Arquivo Municipal desenvolve-se em torno do Projeto Hospital Real de Todosos-Santos, revelando-nos a importância deste Hospital não só na promoção da saúde na cidade de Lisboa, como no desenvolvimento científico que potenciou. Este número dos Cadernos proporciona uma leitura integrada de temas relacionados com aquela instituição hospitalar, assim como com outras da mesma época.

O levantamento de fontes do Arquivo Municipal de Lisboa (AML) sobre esta temática revelou um manancial de informação que, em conjunto com o legado arqueológico, nos dá a conhecer a inovação funcional do edifício, o seu papel na renovação urbanística e a influência do Hospital Real de Todos-os-Santos nas práticas e na regulamentação dos oficiais de saúde na cidade de Lisboa. O tema deste número dos Cadernos do Arquivo Municipal e as fontes disponíveis para o seu estudo motivaram a apresentação de um conjunto significativo de artigos científicos, que não se esgotam no Hospital Real de Todosos-Santos. A Casa de São Lázaro, em Lisboa, e as práticas preventivas no domínio da saúde nos portos atlânticos das coroas portuguesa e espanhola, são outros artigos que contribuem para o estudo destes temas na Época Moderna. A sistematização de informação inédita, apresentada na rubrica VARIA, constitui um instrumento fundamental para a produção de novos estudos a partir das fontes do AML.

Impõe-se uma palavra de agradecimento aos investigadores que partilharam os seus estudos e conhecimentos através dos artigos que integram este número, aos elementos da Comissão Externa de Avaliadores, ao Conselho Editorial e naturalmente aos técnicos do Arquivo Municipal que asseguraram a descrição e disponibilização dos documentos, sem os quais não seria possível a concretização deste número.

9

Profile for Câmara Municipal de Lisboa

Cadernos do Arquivo Municipal, Série II nº 11  

O Hospital Real de Todos-os-Santos: A Saúde e a Cidade na Época Moderna

Cadernos do Arquivo Municipal, Série II nº 11  

O Hospital Real de Todos-os-Santos: A Saúde e a Cidade na Época Moderna

Advertisement