Page 110

XI Hélia Cristina Tirano Tomás Silva, Tiago Borges Lourenço

Figura 3 Planta Topographica, e exacta do Sitio, que comprehende a Ilha em que estava edificado o Hospital Real de todos os Santos desta Cidade; o Convento de São Domingos, e Cazas asim do Ilmº e Exmº Marquês de Cascais[…]. Filipe Rodrigues de Oliveira, 1750. Biblioteca Nacional de Portugal, http://purl.pt/22488.

A forma sequencial como, em pouco mais de uma semana, todas as escrituras de aquisição foram assinadas (pelo exato valor da avaliação) reflete um processo solidamente conduzido que, ainda assim, encontraria dificuldades na resolução da aquisição do mencionado palácio (pertença do Marquês do Louriçal, o então representante da Casa de Cascais), peça-chave na concretização deste ambicioso plano. Decorreriam mais de dois anos até à assinatura da escritura de venda deste edifício (a 27 de setembro de 1754), uma vez mais pelo valor da avaliação, 48:000$00. Contrariamente às demais propriedades, a compra foi feita pela subroga[ção de] um padram de juro perpetuo de capital do predio em que fossem avaliadas as ditas cazas que lhe mandou a passar para lhe ser pago o juro do capital a sinco por cento ou vinte o milhar pellos rendimentos da fazenda real38.

O edifício era então descrito como

humas cazas grandes [...] junto ao Posso do borratem […] as quaes constam de sinco pavimentos em que entra o terreo ou inferior em que ha varias cazas, logeas, almazens, cocheiras, cazas de creados, cavalharice, palheiro, celeyro e outras muntas acomodaçoes a roda do primeyro pateo que da entrada as dittas cazas e do segundo que que servia de picadeiro, e anexas a estas casas ha o quarto chamado pequeno […] em que ha varias cazas assim terreas como altas […] sobre a rua que vay para a Mouraria em que ha algumas cazas e outras que correm athe ao cunhal da Rua de Sam Pedro Martir com sua logeas, e outras que ficam na rua direita que vay para a Mouraria que andavam de aluguer e

38

Idem, f. 106.

110

Profile for Câmara Municipal de Lisboa

Cadernos do Arquivo Municipal, Série II nº 11  

O Hospital Real de Todos-os-Santos: A Saúde e a Cidade na Época Moderna

Cadernos do Arquivo Municipal, Série II nº 11  

O Hospital Real de Todos-os-Santos: A Saúde e a Cidade na Época Moderna

Advertisement