Cadernos do Arquivo Municipal n.º 9

Page 89

Cadernos1.qxd

05-07-2011

11:59

Page 87

Já em 1746 dava-se inicio ás obras da Galeria do Loreto cujas águas iriam sair em São Pedro de Alcântara, onde o alisamento do terreno para a edificação do projectado chafariz seria feito só três anos mais tarde, seguindo depois uma conduta para as Portas de Santa Catarina. Em 1748 os trabalhos tinham intervenção na Obra da Mina para o cano de repuxo junto à Portaria do Carro do Colégio dos Jesuítas, á Cotovia, ao mesmo tempo que se aceleravam os trabalhos na Casa de Registo das Fontes, paredes meias com a Mãe de Água. Meses antes de começar o ano de 1750 trabalhava-se nas clarabóias, junto da Fábrica das Sedas, onde circularia a água em direcção ao sítio da Esperança. Em 1752 saía, da Galeria das Necessidades, um troço de alimentação para o primeiro chafariz ali construído, de risco primário e simples, antecessor do lago com obelisco que mais tarde irá ornamentar a praça frente à Igreja de Nossa Senhora das Necessidades. Também neste ano inicia-se a construção da fonte de São Pedro de Alcântara. Em 1753 começa-se o Chafariz do Rato e o troço que irá desembocar nas Portas de Santa Catarina, para uma futura saída de água projectada por Carlos Mardel que, neste sítio, não foi avante e acabou por se transformar no magnífico Chafariz do Loreto, supostamente elaborado por Miguel Ângelo Blasco e Reinaldo Manuel dos Santos. (fig. 9) Em 1754 finalizava-se todo o complexo hidráulico de São Pedro de Alcântara61. E a terra tremeu em 1 de Novembro de 1755!

Figura 9 Chafariz do Loreto com a Estátua de Neptuno, SILVA, Augusto Vieira da - Chafarizes monumentais e interessantes de Lisboa desaparecidos. Lisboa: edição da Comissão de Fiscalização das Águas de Lisboa, 1942

Durante uns tempos toda a atenção estava voltada para a salvação da cidade mas, ao que se sabe, os prejuízos nas obras do Aqueduto não foram de grande monta pois, em 1758, já se trabalhava, com afinco, na canalização que iria abastecer o Chafariz das Portas de Santa Catarina e programava-se o ramal seguinte que, passando pela Rua das Flores, iria no futuro abastecer o Chafariz de São Paulo62.

87 61

Idem, ibidem, p. 54-56.

62

Idem, ibidem, p. 57.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.