Issuu on Google+

+55 (19) 3521 1810 setoreducativo@reitoria.unicamp.br www.mc.unicamp.br Estrada Municipal Unicamp/Telebrás, Km 1, s/nº Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo - Campinas/SP

O Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP tem como missão, promover a disseminação da cultura científica, sendo um espaço acessível que valoriza a convivência e o lazer, estimulando a curiosidade e a construção do pensamento científico.


Oficina ambulante instalada em um caminhão equipado com diversas ferramentas e materiais. Um desafio é lançado para ser resolvido pelos participantes que são acompanhados por mediadores do Museu. O objetivo é desenvolver soluções simples e inovadoras para problemas reais.

A Olimpíada Nacional é anual, com grande parte das etapas realizadas online. A competição traz para o âmbito das ciências humanas atividades que estimulam o conhecimento e o estudo, despertam talentos e aptidões, envolvendo os participantes em atividades de desafio construtivo.

Nesta exposição interativa sobre nanociência e nanotecnologia há jogos eletrônicos cooperativos, que simulam a manipulação de partículas em escala nanométrica.

Professores e pesquisadores da Unicamp apresentam palestras sobre os mais diversos temas - objeto de ensino e pesquisa, de todas as áreas do conhecimento - para estudantes e professores do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares.

Evento anual que reúne jovens e adultos para resolver um problema atual e com solução aberta. Divididos em equipes de até seis membros, os participantes devem planejar, construir e operar um equipamento capaz de solucionar o desafio proposto.

A exposição convida e instiga o público a refletir e se aprofundar nos conceitos para medir e marcar tempo e espaço. Itens expositivos exploram instrumentos desenvolvidos ao longo dos séculos para melhor compreender e registrar o tempo e o espaço.

Oficinas para Professores

Férias no Museu

Dirigidas a professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e outros profissionais da educação, as Oficinas procuram envolver este público nas atividades do Museu.

Para atender filhos de docentes, funcionários e estudantes da Universidade, em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS-UNICAMP), o programa Férias no Museu explora, de forma divertida, temas da ciência, tecnologia, cultura, qualidade de vida, meio ambiente e responsabilidade social em 2 dias de atividades nas férias de janeiro e julho.

O programa Meteorologista Cidadão foca questões climáticas locais, com a disponibilização de pequenas estações de medição em escolas de diferentes pontos da mesma cidade ou região para engajar os estudantes na busca e análise de dados meteorológicos.

Arqueologia Conceitos de Arqueologia são desenvolvidos numa perspectiva profissional, atual e inserida no contexto social dos cidadãos. A atividade envolve simulação de escavação arqueológica e estudo do material para construção de narrativas a partir de cenários reconstruídos com hipótese para entender o que pode ter representado.

Todo ano, durante uma semana, estudantes de todos os cursos de graduação da UNICAMP podem participar de uma programação especial para a formação de mediadores do museu. São dinâmicas de grupo, interações com especialistas, orientações sobre vários temas e vivência em nossas atividades para aqueles que poderão começar a atuar em nossos programas de divulgação científica


Folder MC