ENTRE(ATOS) DO OFÍCIO

Page 168

ENTRE(ATOS) DO OFÍCIO

mostrando autonomia em sua prática em relação a alguns conceitos, indo além do esperado, procurando novas estratégias para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Ressalto também a importância do uso de materiais alternativos como: tampinhas, sementes, fichas, etc., visto que, o que gera a construção de conhecimento é a situação vivenciada de forma significativa, ou seja, não é o objeto utilizado na atividade que vai fazer a diferença e sim, o objetivo. Devemos, pois, preocupar-nos, de fato, com a assimilação daquele conceito e não com o simples uso do material, o que nos levará a promover situações mais interessantes, sem precisar em algumas ocasiões utilizar materiais industrializados, desenvolvendo a criatividade do professor. Como afirma Castelnuovo (1970):

“... que o interesse da criança não seja atraído pelo objeto material em si ou pelo ente matemático, senão pelas operações sobre o objeto e seus entes. Operações que, naturalmente, serão primeiro de caráter manipulativo para depois interiorizar-se e posteriormente passar do concreto ao abstrato”.

Ao finalizar o ano, refleti sobre minhas conquistas, aprendi a ouvir, dar voz aos professores, ajudá-los a compreender os conteúdos e a melhorar sua prática. Tenho consciência de que preciso continuar esse trabalho, pois o conhecimento é um objeto abstrato, até porque em um grupo as pessoas não têm o mesmo ritmo de aprendizagem, e isso requer um estudo mais amplo e aprofundado dos conteúdos matemáticos. Sei que minha função enquanto coordenadora é buscar formas de sanar as dificuldades dos professores, tanto de conteúdos, como de prática, não somente na área de matemática, mas em todas as outras. Tenho consciência de que não é fácil, mas, enquanto educadora, busco oferecer uma educação de qualidade para as crianças da rede 168


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.