Issuu on Google+

Concurso de Cartazes, edição 2012 Design e Vida Cotidiana


Edital

02/2012

Apresentação O Concurso de Cartazes é um concurso de design gráfico e integra as atividades da Mostra de Design. Voltado para estudantes e profissionais das artes visuais toma para si o tema da Mostra: “Design e Vida Cotidiana”. A Mostra de Design é um evento anual dedicado ao design e às artes visuais realizado em Belo Horizonte. Criado em 2005, no Café com Letras, comporta em sua edição 2012 um conjunto amplo de atividades, quais sejam: (i) o concurso de cartazes, (ii) palestras e mesas redondas, (iii) workshops, (iv) exposições, (v) visita a escritórios, lojas, fábricas, o “Design de Portas Abertas”, (vi) intervenções urbanas de interesse público, (vii) uma feira de design e (viii) um Pic Nic. Os cartazes serão julgados por banca especializada composta por três pessoas. A melhor proposta receberá uma premiação em dinheiro, no valor de R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), pagos mediante apresentação de nota fiscal. O segundo e terceiro lugares receberão um diploma de menção honrosa. Os dez melhores integrarão uma exposição coletiva no Café com Letras, em data a ser definida. O designer responsável pela melhor proposta poderá ser convidado para executar o design gráfico da edição 2013 da Mostra de Design.


Objetivos . Engajar criativamente os estudantes e profissionais do Design e áreas afins tais como arquitetura, artes plásticas, ilustração, fotografia etc; . Propiciar o surgimento de trabalhos conceitualmente relevantes; . Estimular o surgimento de iniciativas comerciais independentes no campo do design especialmente as de caráter inovador e autoral; . Fortalecer a cena local do design, por meio da geração de visibilidade, de renda e pela constituição de redes de trabalho permanentes; . Ampliar as atividades culturais e a relevância estética da Mostra de Design; . Democratizar o acesso à Mostra de Design.

Participação A participação é gratuita e aberta a todos interessados, profissionais e amadores; designers, arquitetos, artistas, ilustradores, fotógrafos e interessados, pessoas que desenvolvam trabalhos relacionados às artes visuais desde que abordem, impreterivelmente, o tema do concurso.


Abrangência e tema O concurso abrange cartazes criados em formato e técnicas passíveis de reprodução comercial em gráficas. Deve-se se criar um cartaz que tenha como referência o tema “Design e Vida Cotidiana” e que possa ser utilizado como peça de comunicação na edição 2013 da Mostra de Design. No cartaz deve obrigatoriamente constar (i) o nome do evento “Mostra de Design” e (ii) deve conter os seguintes logotipos: do Café com Letras, que assina “Realização”; do Instituto Cidades Criativas que assina “Produção” e das leis Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, que assinam “Incentivo”. Os logotipos estarão disponíveis para download no site da Mostra de Design, na página www.mostradedesign.com.br/2012/ concurso_cartazes.

Envio das propostas Os interessados devem enviar, por e-mail, o arquivo de 1 (um) cartaz com as seguintes especificações: . Formato: 64 x 94 cm . Resolução de 300 dpi . Padrão: CMYK . Extensão: .jpg, .pdf, .eps ou .tiff

As propostas devem ser enviadas por e-mail para vinicius@cidadescriativas.org.br entre os dias 15 de agosto de 2012 e 30 de setembro de 2012, até 23:59h, horário de Brasília.


Seleção . As propostas dos candidatos serão submetidas a uma comissão julgadora composta por três integrantes, a saber, Lúcia Nemer (Nemer Fornaciari Design), Gabriela Abdalla (Nimbus) e Ricardo Portilho (UEMG, Oi Cabum!). . O cartaz deverá ser uma obra inédita e não ter participado de outros concursos. Também não poderá conter figuras retiradas de internet, livros, revistas, catálogos, folhetos ou qualquer outra imagem cujo participante não seja detentor dos direitos autorais. Não deve ter pessoas ou edifícios reconhecíveis. . Cada designer poderá participar com apenas uma (01) proposta; . O resultado será divulgado por e-mail, redes sociais e site da Mostra até o dia 30 de outubro de 2012.

Critérios de avaliação . Adequação da ideia “Design e Vida Cotidiana” à mídia cartaz; . A eficácia na comunicação da ideia central; . Originalidade e expressividade da proposta.

Premiação O criador da proposta vencedora – definida pela pontuação dos jurados – receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$2.500,00, pago mediante apresentação de nota fiscal. Já as propostas classificadas em segundo e terceiro lugares receberão um diploma de menção honrosa.


Exposição . As 10 melhores propostas comporão uma exposição coletiva no Café com Letras, em data a ser definida; . Se houver menos de três selecionados a exposição poderá ser cancelada; . Caso o artista tenha interesse em colocar seu trabalho à venda, 20% do valor das vendas efetivadas será reservado à organização do evento; . As obras expostas vendidas somente poderão ser retiradas ao término da exposição.

Considerações Finais . Não será permitida a inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital; . A inscrição implica na anuência às normas deste edital; . Do resultado não haverá qualquer tipo de recurso.

Outras informações pelo e-mail vinicius@cidadescriativas.org.br


Realização Mostra de Design Organizada pelo Instituto Cidades Criativas em parceria com o Café com Letras (ou o contrário?) anualmente desde 2005, a Mostra de Design reúne designers, arquitetos, artistas, artesãos, empreendedores e educadores, locais e internacionais em torno de uma extensa programação de exposições, seminários, palestras, lançamentos, intervenções, feira, Picnic, itinerários, visitas guiadas, etc, investigando as possibilidades do design como uma atividade de amplo alcance e fomentando a economia local e práticas de interesse público e educacionais. www.mostradedesign.com.br

Instituto Cidades Criativas O Instituto Cidades Criativas é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de projetos culturais e políticas urbanas. Além de realizar anualmente o Savassi Festival, um projeto de transformação urbana e ampliação do espaço público através da música e a Mostra de Design, o Instituto Cidades Criativas vem se consolidando como uma importante plataforma editorial para as artes, a arquitetura e a cultura urbana em Belo Horizonte. www.cidadescriativas.org.br  


Edital Concurso de Cartazes 2012