Page 1

OUTUBRO 2019 A JANEIRO 2020


SIGA-NOS NEWSLETTER: www.cm-gfoz.pt/index.php/ultima-newsletter/archive/view FACEBOOK: www.facebook.com/CAE-centro de artes e espectáculos da gueira da foz INSTAGRAM: www.instagram.com/caegueiradafoz/ www.facebook.com//museu.rocha/ |www.facebook.com/municipio.gueiradafoz www.facebook.com/P.FernandesTomas SITE: www.cm-gfoz.pt WHAT'S ON: www.cm-gfoz.pt/index.php/what-s-on

SERVIÇOS Serviço de Babysitting Serviço gratuito disponível nos espetáculos e eventos assinalados, mediante inscrição prévia até 72 horas antes, para crianças dos 4 aos 10 anos. Mais informações e inscrições: 233 402 840 | divulgacao.cultura@cm-gfoz.pt

RECOLHA DE INFORMAÇÃO Qualquer informação para a Agenda Cultural e de Eventos de fevereiro a maio de 2020 deve ser enviada até 1 de janeiro de 2020 com o assunto PRIMEIRA AGENDA EVENTOS 2020, através do e-mail gueiraturismo@cm-gfoz.pt. É da responsabilidade das entidades promotoras qualquer alteração à programação apresentada.

FICHA TÉCNICA TÍTULO: Agenda de Cultura e Eventos | EDIÇÃO: Câmara Municipal da Figueira da Foz DESIGN GRÁFICO: Eduardo Oliveira | Rui Santos TIRAGEM: 10 000 | Distribuição Gratuita | PERIODICIDADE: Quadrimestral REGISTO ISSN: 1646-2602


A Figueira da Foz propõe para o outono que agora começa, uma programação cultural, desportiva e recreativa diversificada e de qualidade inquestionável, quer seja no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), no Museu, Biblioteca e Auditório Municipais, na Casa do Paço, ou nas agremiações culturais e desportivas do Concelho. No Museu Municipal Santos Rocha o diabo vai andar à solta, na “Noite dos Esqueletos”, e “Santos Rocha - a Arqueologia e os Territórios da Figueira” dão o mote para um colóquio e uma exposição. A Biblioteca Municipal vai continuar a ser ponto de encontro para as “5as de Leitura”, e o Sítio das Artes recebe mais uma edição do “Festival 7 Sentidos”, promovida pelo Pateo Das Galinhas Teatro De Bico - Grupo Experimental de Teatro, este ano dedicada ao Teatro e à Escultura.

Vencer o desafio da Cultura

No CAE a variedade de iniciativas é grande: O III Festival de Jazz da Figueira da Foz traz ao grande auditório Brad Mehldau, brilhante compositor e executante, presente em formato trio, com Jeff Ballard e Larry Grenadier; os Dead Combo, na sua “Tour Odeon Hotel”; o Trio Odemira, que celebra 60 anos de carreira, com alguma “Ansiedade” e “Aqueles Olhos”; Jorge Palma, que chega à Figueira no seu “Expresso do Outono” e “Deixem o Pimba em Paz”, a partilhar o palco, em mais um Orquestrae, com a Filarmónica do Alqueidão. Mas há mais! Teatro e dança para todos os gostos: “Casal da Treta”, com Ana Bola e José Pedro Gomes; “O Auto da Barca do Inferno”, pelo ACE Teatro do Bolhão; a “Intimidade Indecente“ com os reconhecidos atores brasileiros, Vera Holtz e Marcos Caruso; “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo”, com Lúcia Moniz e Pedro Lamares; “Os Miseráveis”, pela Escola de Artes do CAE; “Música no Coração”, pela Sociedade de Instrução Tavaredense; o “Quebra Nozes”, do Russian Classical Ballet e “Da Vinci”, um bailado único, numa fusão de arte, unindo o melhor da música à dança, ao canto e à história, apresentado pela Dance Company| Julia Olmedo. Para as crianças há uma novidade, “O laboratório Criativo”, e uma surpresa, “Super Wings - Missão em Equipa”. No cinema destaco os clássicos, uma escolha segura: “Os Maias” de João Botelho, e “Sinais de Fogo” de Luís Filipe Rocha, homenagem a Jorge de Sena, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento. Em tempo de Natal, aconselho os já habituais concertos nas Igrejas do Concelho, o Jardim de Natal e o “Concerto de Natal das Forças Armadas”, que vai reunir no CAE a Banda da Armada, do Exército e da Força Aérea. Proponho ainda, exposições de excelência: “A (F)figueira tem o diabo à beira! – Anjos caídos, figuras demoníacas e seres infernais”; “Da Vinci - O Inventor” e “Fragmentos da história do carvão e do cimento no cabo Mondego”. A festa da Passagem de Ano vai ser de excelência, com artistas de renome e um espetáculo piromusical que promete não desiludir. Celebraremos a chegada do novo ano, com o “Concerto de Ano Novo”, a cargo da Strauss Festival Orchestra & Strauzz Festival Ballet Ensemble. Por fim, deixo-lhe o convite para degustar algumas das iguarias da gastronomia local, nos Festivais Gastronómicos. Desfrute do melhor que preparámos para si.

O Presidente da Câmara Municipal

Carlos Monteiro


Grande Concerto de Ano Novo Centro de Artes e Espectรกculos, 8 de janeiro de 2009


04 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS

INFORMAÇÕES

HORÁRIO: De Segunda a Quinta-feira: 9h00 às 23h00; Sexta-feira: 9h00 às 24h00; Sábados: 10h00 às 24h00; Domingos e Feriados: 10h00 às 19h00; Dias de espetáculos: até ao final do espetáculo

À entrada, os espetadores deverão desligar todos os sinais sonoros dos aparelhos com que se façam acompanhar (telemóveis, pagers, relógios, etc). É proibida a recolha e gravação de imagem ou som, salvo se previamente autorizadas pela Direção. Nas salas não é permitido fumar, consumir alimentos ou bebidas.

BILHETEIRA E INFORMAÇÕES: De Segunda a Sexta-feira: 13h00 às 19h30; (em dias de espetáculo ou outros eventos) 20h30 às 22h00; Sábados: 14h00 às 19h00; (em dias de espetáculo ou outros eventos) 20h00 às 22h00; Domingos e Feriados: encerrada; (exceto em dias de espetáculo ou outros eventos);

Tel. 233 407 200 Email: bilheteira@cae.pt

RESERVAS: As reservas sem pagamento prévio têm que ser levantadas 48 horas após o pedido inicial, ou serão anuladas. Só se aceitam reservas até 3 dias antes da realização do espetáculo.

CONDIÇÕES DE ACESSO Não é permitida a entrada nas salas após o início dos espetáculos e até ao intervalo, se houver (de acordo com o disposto no Decreto de Lei nº 23/2014 de 14 de fevereiro), salvo indicação dos assistentes de sala, não estando neste caso, garantidos os lugares marcados.

Pagamento por Multibanco Acesso facilitado a deficientes motores

DEVOLUÇÕES Se, por motivos de força maior, a data do espetáculo for alterada, os bilhetes adquiridos serão válidos para a data definitiva. 15 dias após a data prevista de um espetáculo não realizado, serão restituídas aos espetadores que o exigirem até 90 dias depois, as importâncias dos respetivos bilhetes.

OBSERVAÇÕES O Bilhete deverá ser conservado até ao final do espetáculo | Poderão ocorrer eventuais alterações aos programas apresentados | Não se aceitam trocas ou devoluções de bilhetes.

CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS Rua Abade Pedro 3080-084 Figueira da Foz Telefone: 233 407 200 - Fax: 233 407 209 Email: geral@cae.pt www.cae.pt Coordenadas GPS 40º 09' 09" N 08º 51' 34" W

Serviços ATM

Acesso gratuito Wi-Fi

Estacionamento coberto para 200 viaturas


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 05

CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE

ORQUESTRA DE JAZZ DA ESCOLA DE ARTES DO CAE SEXTA-FEIRA, 4 de OUTUBRO, a partir das 23h00 Jardim Interior | Entrada livre A Orquestra de Jazz da Escola de Artes do CAE, dirigida pelo maestro Ricardo Gabriel, é uma orquestra com formato Big Band que atravessa diferentes gerações, e pretende promover de diversas formas a linguagem do jazz, interagindo com a sociedade através da realização de concertos, interpretando temas que apresentam uma certa diversidade desde o início do século XX até à atualidade. Este concerto, inserido no III Festival de Jazz da Figueira da Foz, conta com a participação de duas convidadas especiais, Carla Bernardino e Rita Ruivo, dando a este concerto uma envolvência muito particular, misturando jazz e o canto lírico.


06 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | MÚSICA

BRAD MEHLDAU TRIO SÁBADO, 5 de OUTUBRO, 21h30 Grande Auditório | 2h00 | M 6 anos | Entrada: 27,50 euros De Brad Mehldau já muito foi dito: soberbo na sua formação e técnica clássica, Mehldau é alguém que transforma jazz standards em fugas Bachianas; que transforma êxitos de Rock nas mais brilhantes composições de Jazz; que tem uma mão esquerda capaz dos mais intrínsecos arpeggios; que a sua mão direita executa complexos exercícios; que tem dois cérebros; que não é deste mundo. Brad Mehldau é, sem sombra de dúvida, um dos mais consensuais nomes do Jazz contemporâneo e um dos mais brilhantes compositores e executantes das últimas décadas. O regresso a Portugal em formato Trio com Jeff Ballard e Larry Grenadier acontece em outubro de 2019, trazendo na bagagem temas do novo trabalho em trio “Seymour Reads The Constitution”. Este concerto está inserido no III Festival de Jazz da Figueira da Foz.


SERVIÇO EDUCATIVO | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 07

ASTRONOMIA EM PALCO Sentir o Cosmos em Família Sessões: 10H30 e 11H30 | Duração de cada sessão: 20 a 40 min. | Entrada: 2,00 euros (gratuita para crianças com idade igual ou inferior a 3 anos) | Inscrições através do telefone 233 407 200 ou pelo e-mail bilheteira@cae.pt O projeto “Astronomia em Palco – Sentir o Cosmos em Família” tem uma programação diversificada de filmes sobre ciência para várias idades e gostos, projetados numa sala de cinema especial, com teto em formato de cúpula e projeção a 360º, que se podem assistir em família, sentado ou deitado. As sessões deste projeto são dinamizadas em parceria com o Exploratório Ciência Viva de Coimbra e têm uma lotação máxima de 40 lugares.

ASTRONOMIA PARA BEBÉS 6 de OUTUBRO | Sessões às 10H30 e 11H30 | Público Infantil | Grande Auditório do CAE Ao som de músicas envolventes, os bebés vão embarcar numa viagem inesquecível que os levará até ao céu estrelado, bem acima das nuvens.

A NOITE DO VAMPIRO 3 de NOVEMBRO | Sessões às 10h30 e 11H30 | Público Infantil| Auditório Municipal Este filme conta a história caricata de um vampiro que se tornou vegetariano! Tudo por causa de um eclipse total do Sol, que fez também com que decidisse aprender astronomia. Com a ajuda do inventor Dagoberto, o vampiro tenta desenvolver uma máquina super-poderosa que permita conhecer as profundezas do espaço. Mas será que vai conseguir?

O UNIVERSO DE ESCHER 15 de DEZEMBRO | Sessões às 10h30 e 11H30 | Público Juvenil| Grande Auditório do CAE O filme retrata a vida e obra de Mauritz Cornelis Escher, contando com belas projeções sobre algumas das principais obras do artista, evidenciando sempre a relação estreita entre a ciência e a arte desenvolvida por Escher.


08 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | TEATRO

CASAL DA TRETA Com ANA BOLA e JOSÉ PEDRO GOMES SÁBADO, 19 de OUTUBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h30 | M 14 anos |Entrada: 15,00 euros Um encontro entre dois gigantes do palco e da comédia em mais um aguardado regresso da Treta. Ana Bola junta-se a José Pedro Gomes em “Casal da Treta”. A igualdade de género é uma treta, mas isso vai mudar! Ou será que não? Se até agora isto era um “clube de cavalheiros” bem-falantes, “Casal da Treta” marca a estreia de Détinha (Ana Bola), a mítica mulher de Zezé (José Pedro Gomes). Décadas de vida em comum recordadas na medida do possível: os estafermos dos filhos, o bairro onde sempre despejaram o lixo, o casamento que só quem foi lá é que o esqueceu. Do poliamor ao fitness, da "prótese "da próstata ao “forno” uterino, este casal não tem tabus. Mas Zezé e Détinha têm alguns segredos um do outro.... Lamentavelmente (ou lamentavelmentemestes, diria Zezé), os portugueses vão ter de os saber. Que treta. Intérpretes: Ana Bola e José Pedro Gomes | Texto: Filipe Homem Fonseca, Mário Botequilha e Rui Cardoso Martins | Encenação: Sónia Aragão | Desenho de Luz: Luís Duarte | Produção: Força de Produção Não será permitida a entrada ao público após o início do espetáculo.


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 09

CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE

O GAJO SEXTA-FEIRA, 25 de OUTUBRO, a partir das 23h00 Jardim Interior | Entrada Livre O GAJO nasce em Lisboa na primavera de 2016 pelas mãos de João Morais. Depois de 28 anos no circuito Punk Rock, João escolhe a Viola Campaniça, um instrumento histórico de raiz tradicional, para ligar a sua música à terra que o viu nascer, Portugal. O primeiro disco surge em 2017 e em janeiro de 2019 arranca um processo de internacionalização, onde se destaca uma muito relevante participação no Festival Eurosonic, na Holanda. Em fevereiro deste ano é apresentado o novo disco “As 4 Estações d'O GAJO”, nome inspirado numa das obras de maior referência da música clássica (“Le Quattro stagioni” - Antonio Vivaldi - 1723). Este trabalho divide-se em quatro peças (4 EPs) com os nomes de 4 estações de comboios de Lisboa. Música instrumental com referências arábicas e mediterrânicas numa nova linguagem para um instrumento antigo, que na sua melhor tradição renasce pelas mãos de O Gajo como um escultor de pássaros livres.


10 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | SERVIÇO EDUCATIVO

LABORATÓRIO CRIATIVO O Laboratório Criativo é um projeto que quer criar espaço e tempo para a experimentação, criatividade e partilha nas áreas do cinema, literatura, música, teatro e artes plásticas, em parceria com entidades, autores e artistas com trabalho proeminente. Nos meses próximos meses de outubro a janeiro trabalhamos em conjunto com a Bruaá – Edição e Design e com a professora Margarida Espírito Santos Jorge.

UMA COLHER, UM CALDEIRÃO E MUITA CONFUSÃO SÁBADO, 26 de OUTUBRO, 10h00 às 12H00 e 14h00 às 16h00 Sala Polivalente do CAE | Crianças dos 7 aos 10 anos | Gratuito | Lotação: até 10 crianças | Inscrições através do telefone 233 407 200 ou pelo e-mail bilheteira@cae.pt Vamos escrever uma peça de teatro, construir um cenário e ensaiar… cada um traz o seu figurino de assustar… e vamos representar!

O PRETO, O BRANCO E OUTRAS CORES SÁBADO, 30 de NOVEMBRO, 15h00 às 17h00 Sala Polivalente do CAE | Crianças dos 6 aos 9 anos | Gratuito | Lotação: até 12 crianças | Inscrições através do telefone 233 407 200 ou pelo e-mail bilheteira@cae.pt Será que o amarelo sabe a mostarda? Será que o vermelho “dói”, que o castanho “estala” e que o verde “sabe a gelado de limão”? A partir do “O Livro Negro das Cores” temos cores para saborear, sentir, ouvir e cheirar.

PENSAR, CRIAR E PARTILHAR SÁBADO, 21 de DEZEMBRO, 10h00 às 13h00 Sala Polivalente do CAE | Crianças dos 9 aos 12 anos | Gratuito | Lotação: até 12 crianças | Inscrições através do telefone 233 407 200 ou pelo e-mail bilheteira@cae.pt A ideia surge, damos-lhe forma e partilhamos. Nesta atividade, inspirados pela época natalícia, transformamo-nos em artesãos e vamos ter tanto para oferecer (de)coração!

SONS E INSTRUMENTOS SÁBADO, 25 de JANEIRO, 10h00 às 12H00 e 14h00 às 16h00 Sala Polivalente do CAE | Crianças dos 8 aos 11 anos | Gratuito | Lotação: até 10 crianças | Inscrições através do telefone 233 407 200 ou pelo e-mail bilheteira@cae.pt Vamos descobrir diferentes tipos de sons, a uma série de instrumentos e a muitas curiosidades à volta da mais incrível das artes: a música. E se construíssemos um instrumento? E se musicássemos uma história? Fica o desafio!


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 11

DEAD COMBO TOUR ODEON HOTEL SÁBADO, 26 de OUTUBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h15 | M 6 anos | Entrada: 10,00 euros Os Dead Combo editaram em abril de 2018 o seu sexto álbum de originais, “Odeon Hotel”. Com produção de Alain Johannes (Queens of the Stone Age, PJ Harvey, Chris Cornell, entre outros), este novo disco é a síntese perfeita da portugalidade e universalidade existentes na música dos Dead Combo. Composto por treze músicas, o disco conta com a participação de diversos músicos convidados na sua gravação. O destaque especial vai para o cantor e compositor norte-americano Mark Lanegan, que dá voz a “I Know, I Alone”, um dos mais belos poemas escritos em língua inglesa por Fernando Pessoa. Tó Trips: Guitarras | Pedro Gonçalves: Guitarras, Contrabaixo, Melódica, Pianinho | Alexandre Frazão: Bateria, Voz | Gui: Sopros, Mellotron, Voz | António Quintino: Contrabaixo, Guitarras, Mellotron


12 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | MÚSICA

TRIO ODEMIRA Comemoração dos 60 Anos de Carreira DOMINGO, 3 de NOVEMBRO, 16h00 Grande Auditório | 1h20 | M 6 anos | Entrada: 5,00 euros | Entrada gratuita para Maiores de 60 anos (mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE) Os irmãos Júlio e Carlos Costa foram ainda novos para Odemira. O conjunto Dois Odemira surgiu em 1955, quando venceram um concurso de novos talentos promovido pelo programa radiofónico "Companheiros da Alegria", de Igrejas Caeiro. Tornaram-se Trio Odemira com a entrada de José Ribeiro, que esteve 22 anos no grupo. Na década de 80 compôsse a formação atual com a entrada de Mingo Rangel a juntar-se aos irmãos Costa. Este é um concerto de Comemoração dos 60 Anos de Carreira, onde poderemos ouvir grandes sucessos como "Anel de Noivado", "Nostalgia do Amor", "Amor com Amor se Paga", "Aqueles Olhos", “Ana Maria”, "Ansiedade", entre muitos outros.


DANÇA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 13

DA VINCI DANCE COMPANY | JULIA OLMEDO DOMINGO, 10 de NOVEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h10 | M 6 anos | Entrada: 10,00 e 12,00 euros Da Vinci é o resultado de um profundo estudo da mítica figura de Leonardo. Trata-se de uma fusão de arte, unindo o melhor da música, da dança, do canto e da história, para oferecer ao público um bailado único. Musicalmente é também um crossover entre a música clássica e a música eletrónica vanguardista, da autoria de J.J Carmen, com a particularidade de todo o canto ser interpretado ao vivo. De destacar, ainda, a direção coreográfica de Julia Olmedo. Direção: Julia Olmedo | Ideia Original: Julia Olmedo | Cenografia: Julia Olmedo e J.J Carmen | Desenho de Guarda-Roupa: Julia Olmedo | Música: J.J Carmen | Desenho de Luz: Julia Olmedo | Produção: Dance Company


14 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | SERVIÇO EDUCATIVO

AUTO DA BARCA DO INFERNO ACE Teatro do Bolhão QUINTA-FEIRA, 14 de NOVEMBRO, 10h30 e 14h30 Grande Auditório | Duração: 0h45 | M 12 anos | Sessões para Escolas | Entrada: 2,00 Euros (gratuito para estudantes das escolas do concelho) Texto emblemático da dramaturgia vicentina, o Auto da Barca é uma profunda reflexão sobre o comportamento humano e sobre a passagem dos homens neste mundo. Nunca, como nas Barcas, as personagens vicentinas foram tão densamente caracterizadas e tão humanamente retratadas no momento da reflexão daquilo que foi a sua passagem na terra. A dicotomia entre o bem (paraíso) e o mal (inferno) é-nos colocada somente num juízo posterior da nossa vida e dos nossos comportamentos. Os estratos sociais são aqui apresentados de uma forma tão transparente que, por muito que nos custe, tolo seria aquele que não quisesse ver nem ouvir. Texto escrito num tom jocoso e ritmado, cheio de duplas e terceiros sentidos, descomplicado do ponto de vista do seu entendimento, extremamente didático na relação com a literatura, seja ela dramática ou lírica, o que no nosso maior dramaturgo corresponde a ambas. E se todo o teatro é poesia, a poesia de Gil Vicente é do melhor e maior teatro escrito em língua portuguesa. Ficha Artística: Criação Coletiva | Coordenação: António Júlio | Intérpretes: João Cravo Cardoso, José Miguel Alves, Joana Mont'Alverne, Patrícia Garcez, Mafalda Banquart, Beatriz Frutuoso, Pedro Couto, Tiago Jácome, Luís Moreira, Manuel Nabais | Figurinos e Adereços: Paula Cabral


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 15

ORQUESTRAE

FILARMÓNICA DO ALQUEIDÃO COM DEIXEM O PIMBA EM PAZ DOMINGO, 17 de NOVEMBRO, 16h30 Grande Auditório | 2h00 | M 6 anos | Entrada: 10,00 euros O Orquestrae desta tarde junta em palco a Filarmónica do Alqueidão e Deixem o Pimba em Paz. Prestados os primeiros ensinamentos musicais e depois de intensivos ensaios ministrados pelo Mestre Oleiro, seu primeiro regente, os músicos da Filarmónica do Alqueidão subiram ao coreto no dia 5 de junho de 1927. Atualmente, a filarmónica é composta por 51 elementos, formados na sua Escola de Música, onde o ensino é gratuito. A Direção Técnica e Artística está, desde 2007, a cargo do Maestro Celso Azevedo Rama, que exerce ainda as funções de Professor e Diretor Pedagógico da Escola de Música “Ernesto Morgado”. Desde sempre fascinado pelo universo pimba, Bruno Nogueira propõe-se dar outra vida a essas canções, juntando Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. O pimba é unificador. Às escondidas, para não parecer mal. Seja numa festa da Quinta do Lago, seja no meio de um churrasco em Massamá, aos primeiros acordes de uma música de Quim Barreiros haverá uma debandada a correr para a pista de dança e a cantar o refrão em alegre e alta voz. Deixem o Pimba em Paz é um concerto e um espetáculo de desconstrução e já não é pouco.


16 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | TEATRO

INTIMIDADE INDECENTE 22 e 23 de NOVEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h30 | M 14 anos | Entrada: 20,00 euros “Intimidade Indecente” pode ser catalogada como uma comédia romântica. Mas é muito mais do que isso. É uma história de amor. Uma história de amor na maturidade. A história de um casal, dos seus encontros e desencontros. Mariano e Roberta separam-se aos 50 anos. O espetador acompanha os seus reencontros ao longo dos anos seguintes, década a década, até à casa dos 80, embalado num trabalho de ator absolutamente encantador e surpreendente. Paixão, sexo, traição, amor, preconceito são alguns dos ingredientes desta história que promete emocionar as plateias e conquistar o público em Portugal, com a interpretação de Vera Holtz e Marcos Caruso. Neste espetáculo não se aplicam descontos. Elenco: Vera Holtz e Marcos Caruso | Texto: Leilah Assumpção | Encenação: Guilherme Leme Garcia | Produção: Plano 6


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 17

CAFÉ CONCERTO

QUARTETO MARÍLIA MIRANDA SEXTA-FEIRA, 22 de NOVEMBRO, a partir das 23h00 Jardim Interior | Entrada livre Este concerto da banda transmontana Quarteto Marília Miranda integra, no seu repertório, exclusivamente canções inéditas, em português, da autoria da vocalista/guitarrista que dá nome ao projeto, juntamente com Pedro Anta, na percussão, Jorge Trindade, no baixo, e Mário Prata, na guitarra. O ambiente acústico das canções, variando entre os géneros pop, jazz e bossa nova, acrescenta também algumas nuances de fado às canções, proporcionando ao público uma conjugação sonora, ora leve, ora intensa, de momentos de grande envolvimento da música com a palavra. O resultado final é uma simbiose entre poesia e música, onde se podem ouvir, de entre as letras que fazem parte do alinhamento, poemas de Luís de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, musicados e interpretados por Marília Miranda. Este concerto realiza-se no âmbito do Sete Sentidos – Festa do Teatro e da Escultura.


18 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | RECITAL

PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO Com LÚCIA MONIZ E PEDRO LAMARES Celebração do 10º Aniversário das 5as. de Leitura QUINTA-FEIRA, 28 de NOVEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h00 | M 16 anos | Entrada: 5,00 euros (50% de desconto para leitores da Biblioteca Municipal) Para enfrentarmos juntos o terror da morte Para ver a verdade, para perder o medo Ao lado dos teus passos caminhe A amizade de Sophia e Jorge de Sena é bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência. Muito além da direta, há uma profunda correspondência de propósitos. A luta pela liberdade, pela ação, pela palavra. A Sophia é doce, mas não perdoa. Exige a verdade por inteiro para não habitar meio quarto. O Sena é duro e não perdoa. Lembra-nos os que foram estripados, esfolados, queimados, gaseados, e os seus corpos amontoados tão anonimamente quanto haviam vivido. Juntos, colocam-nos num lugar onde somos chamados a decidir, a questionar. Um lugar onde a indiferença se mostra imperdoável. “Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo” é um exercício de intertexto. Intertexto entre dois poetas, entre dois atores, intertexto de afetos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos. Direção: Pedro Lamares | Criação, Dramaturgia e Interpretação: Lúcia Moniz e Pedro Lamares | Direção Técnica e Desenho de Luz: Joaquim Madaíl | Produção e Difusão: Maria Miguel Coelho | Um projeto Casca de Noz | Apoio na Residência à Criação: Município da Sertã; Convento da Sertã Hotel | Apoio: Herdade da Malhadinha Nova


INFANTIL | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 19

SUPER WINGS – MISSÃO EM EQUIPA DOMINGO, 1 de DEZEMBRO, 11h00 e 15h30 Grande Auditório | 1h00 (com intervalo) | M 3 anos Preço dos Bilhetes: Fila A – 30,00€ Fila B a G – 20,00€ Fila H a N – 15,00€ Fila O a W – 12,00€ Fila X e Y – 9,00€ A Digressão Nacional do Espetáculo Oficial de Super Wings - “Missão em Equipa”, é um espetáculo musical onde os mais pequenos vão poder ver as suas personagens preferidas da famosa série do Canal Panda. Vem conhecer o Jett, Dizzy, Donnie, Jerome, Astra, Sky e Jimbo e vem participar nas suas aventuras. Junta-te a esta grande festa, um musical criado para toda a família, repleto de ação e aventura, onde a música, a diversão e a participação do público são os principais ingredientes. O público vai viver a experiência de entrar no mundo dos Super Wings com uma visita ao aeroporto Internacional, base das operações dos Super Wings. Jett, Dizzy, Donnie, Astra e Jerome montaram uma grande festa e têm muitas surpresas preparadas para receber os mais pequenos, que vão poder ainda acompanhar o Jett numa das suas famosas missões. O Jimbo e a Sky, os controladores de tráfego aéreo, também vão lá estar com muita dança e música. Bem-vindos à escola de voo dos Super Wings!


20 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | DANÇA

O QUEBRA-NOZES RUSSIAN CLASSICAL BALLET SÁBADO, 7 de DEZEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 2h00 (com intervalo) | M 6 anos | Entrada: 22,00 e 25,00 euros Russian Classical Ballet, a prestigiada companhia de Moscovo, dirigida pela famosa bailarina Evgeniya Bespalova, regressa a Portugal para apresentar uma das obras-primas do bailado clássico – “O Quebra-Nozes”, uma narrativa encantadora que desperta o nosso imaginário, remetendo-nos para o reino da fantasia. Um sonho de Natal com bonecos animados, criaturas maléficas e um herói improvável – o príncipe Quebra-Nozes. Repleto de romance e fantasia, “O Quebra-Nozes” exalta a capacidade de sonhar das crianças e a genuinidade dos seus sentimentos – o primeiro amor de Clara. “O Quebra-Nozes” perpetuou o génio de Tchaikovsky com a famosa Opus 71, repleta de notáveis melodias como a Dança da Fada do Açúcar e A Valsa das Flores. Marius Petipa revelou a sua originalidade e criatividade no desenvolvimento coreográfico desta obra-prima intemporal, que continua a ser um dos espetáculos mais representados de sempre. Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky | Libreto: Marius Petipa, baseado no conto de E.T.A. Hoffmann | Coreografia: Marius Petipa e Lev Ivanov | Cenografia: Russian Classical Ballet | Figurinos: Evgeniya Bespalova | Diretora: Evgeniya Bespalova | Estreado a 17 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, Rússia


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 21

CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE

O SOM DAS PALAVRAS Com TIAGO BAPTISTA e JOANA ALHAU SEXTA-FEIRA, 13 de DEZEMBRO, a partir das 23h00 Jardim Interior | Entrada livre Uma noite em que a poesia e a música jazzística se unem, com a presença de Tiago Baptista, no vibrafone, e da cantora de jazz Joana Alhau. Poemas de Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.


22 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | MÚSICA

JORGE PALMA EXPRESSO DO OUTONO SÁBADO, 14 de DEZEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 1h30 | M 6 anos | Entrada: 20,00 euros Jorge Palma dispensa apresentações. Com mais de 40 anos de carreira, é um nome incontornável do panorama musical português. A sua obra contém canções amplamente transversais como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais. Acompanhado pelos seus parceiros de estrada - Pedro Vidal (guitarras e direção musical), Gabriel Gomes (acordeão), Vicente Palma (guitarra e teclados), Tomás Pimentel (sopros), Nuno Lucas (baixo) e João Correia (bateria) - o "Expresso do Outono" apresenta-se como uma viagem de longo curso com paragens nas diferentes sonoridades que constituem o universo do músico e compositor.


MUSICAL | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 23

OS MISERÁVEIS (adaptação) MUSICAL DA ESCOLA DE ARTES DO CAE TERÇA-FEIRA, 17 de DEZEMBRO (SESSÃO ESCOLAS) QUARTA-FEIRA, 18 de DEZEMBRO, 14h30 (INSTITUIÇÕES) e 21h30 (SESSÃO PÚBLICO EM GERAL) Grande Auditório | 1h30 | M 6 anos | Entrada: 2,50 euros (Sessão Escolas / Instituições), 7,50 euros (Sessão Público em Geral) “Os Miseráveis” é mais uma peça realizada no âmbito da grande produção anual da Escola de Artes do CAE. Com a França do século XIX como pano de fundo, “Os Miseráveis” conta uma apaixonante história de sonhos quase desfeitos, de um amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção, num testemunho intemporal de sobrevivência do espírito humano. Um ex-prisioneiro, perseguido durante décadas pelo cruel polícia, Javert, consegue finalmente a sua liberdade condicional. Tudo muda quando Valjean aceita cuidar da doce Cosette, a filha da operária Fantine e, nesse momento, as suas vidas mudam para sempre. Organização: Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz / Escola de Artes do CAE


24 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | MÚSICA

CONCERTO DE NATAL DAS FORÇAS ARMADAS SEXTA-FEIRA, 20 de DEZEMBRO, 21h30 Grande Auditório | 2h00 (com intervalo) | M 6 anos | Entrada gratuita (mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE) Três bandas, um concerto. Desde 2017 que as três bandas das Forças Armadas se reúnem para proporcionar aos portugueses um concerto ímpar que alia a música ao contexto militar. À semelhança das edições anteriores, ao palco do CAE subirão a Banda da Armada, do Exército e da Força Aérea para um espetáculo alusivo à época natalícia, onde o público, imbuído no espírito da época, será convidado a recordar as mais belas canções de natal de todos os tempos. O sucesso das edições anteriores, que contaram com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, e o enorme interesse gerado junto do público falam já por si, transformando este um evento de excelência. Depois de Sintra e do Porto, é a vez da Figueira da Foz acolher este espetáculo que pretende proporcionar um momento cultural único e aproximar as Forças Armadas de todos os portugueses.


CINEMA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 25

VIRIATO, de Luís Albuquerque SEXTA-FEIRA, 3 de JANEIRO, 21h30 Grande Auditório | Duração: 1h34 | M 12 anos “Há milhares de anos atrás houve um guerreiro que lutou e deu a sua vida por um território que mais tarde se tornou a Lusitânia. Contra os avanços do império romano, possuidor de uma armada imensa, escolheu dedicar a vida à proteção das suas gentes e das suas terras. O seu nome era… Viriato. “ Distribuição NOS-Audiovisuais | Um filme de Luís Albuquerque, em mais uma associação com Timelapse-Media. | Argumento de Ana Carolina Pascoal | Fotografia de João Traveira e Luís Pereira | Caracterização e Direção de Arte de Gabriela Amado | Audio de Gabriel Góis e David Remédios | Design Gráfico de João Serpa e Filipa Biggi | Banda Sonora de Luís Sousa | Apoio: CENTRO PORTUGAL FILM COMMISSION | Gravado em 5K, Dolby Sorround 5.1 | ATORES: alexandre OLIVEIRA; margarida SOUSA; mario BERTÔ; joão DAMASCENO; mario da COSTA; jaime MONSANTO; miguel BABO; vânia FERNANDES; yuri RIBEIRO; joão OLIVEIRA; pedro RODRIGUES "MOCHO"; paula QUEIRÓS


26 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | CINEMA

“OS MAIAS”, de João Botelho QUINTA-FEIRA, 9 de JANEIRO, 10h00 (possibilidade de sessão extra a confirmar) Grande Auditório | Duração: 2h15 | M 12 anos | Sessões para Escolas | Entrada: 2,00 euros (gratuito para os alunos das escolas do concelho) Entre Afonso da Maia e o seu neto Carlos, constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Formado em medicina na Universidade de Coimbra e posteriormente educado numa longa viagem pela Europa, Carlos da Maia regressa a Lisboa no Outono de 1875, para grande alegria do avô. Nos catorze meses seguintes, nasce, cresce e morre a comédia e a tragédia de Carlos como a tragédia e a comédia de Portugal. A vida ociosa do médico aristocrata, invariavelmente acompanhado pelo seu par amigo, o génio da escrita e de obras “inacabadas”, o manipulador João da Ega, leva-o a ter amigos, a ter amantes e ao dolce fare niente, cheio de convicções. Até que se apaixona de verdade por uma mulher tão bela como uma madona e tão cheia de mistérios como as heroínas da estética naturalista… “Os Maias”, escrito pelo genial Eça de Queiroz, grande, melodramático, divertido e melancólico, aponta um destino sem remédio, tanto para a família Maia como para Portugal. Argumentista: João Botelho | Realizador: João Botelho | Produtor: Alexandre Oliveira | Intérpretes: Pedro Inês, Graciano Dias, Maria Flor, João Perry, Maria João Pinho, Catarina Wallenstein, Rita Blanco, Adriano Luiz, Hugo Mestre Amaro, Filipe Vargas, Marcello Urgeghe, Pedro Lacerda


MÚSICA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 27

JOHANN STRAUSS

GRANDE CONCERTO DE ANO NOVO SÁBADO, 11 de JANEIRO, 21h30 Grande Auditório | 2h30 (com intervalo)| M 6 anos |Entrada: 24,00 euros (Mobilidade Reduzida); 27,00 euros (2ª Plateia); 30,00 euros (1ª Plateia) O programa do Grande Concerto de Ano Novo, com Strauss Festival Orchestra & Strauss Festival Ballet Ensemble, é inspirado no evento musical tradicional que em cada ano é celebrado em Viena, e inclui os títulos mais conhecidos de Johann Strauss: “Napoleão”, “Festa das Flores”, “A Valsa do Imperador”, “Champanhe”, “O Belo Danúbio Azul” ou “Marcha Radetzky” que, acompanhada pelas palmas do público, costuma encerrar o espetáculo. Um concerto que é um dos eventos mais esperados da temporada musical, pelo extraordinário clima festivo que o envolve, e que celebra, da melhor forma, o início de mais um ano.


28 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | MÚSICA

ENCONTRO DE COROS INFANTIL / JUVENIL DOMINGO, 12 de JANEIRO, 15h30 Grande Auditório | 1h30 | M 6 anos | Entrada: 5,00 euros Um espetáculo de música, cor, juventude e alegria é o que se propõem oferecer à Figueira da Foz os grupos corais infantis / juvenis, capitaneados pelo anfitrião Coro das Pequenas Vozes da Figueira da Foz, já um ícone da cultura figueirense. Serão mais de duas centenas de crianças e jovens em palco que, em constante interação, com a sua graciosidade e em simbiose de sonoridades, contagiarão todo o público. Que a música se faça ouvir!


MUSICAL | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 29

MÚSICA NO CORAÇÃO (adaptação) Sociedade de Instrução Tavaredense 18 de JANEIRO, 21h30; 19 de JANEIRO, 16h00 Grande Auditório | 2h30 (com intervalo) | M 6 anos | Entrada: 7,00 euros Com adaptação e encenação de João Miguel Amorim, a Sociedade de Instrução Tavaredense apresenta o musical “Música no Coração”. Este musical conta a história de Maria, uma noviça com pouca vocação para seguir as rígidas condutas religiosas, que nunca chega a ser freira. A sua indisciplina e o seu jeito para arranjar sarilhos no convento, levam a Reverenda Madre a tomar a decisão de a enviar como precetora dos sete filhos do Capitão “George” Von Trapp, que desde a morte da sua esposa educa as crianças com rigor militar. Maria parte para a luxuosa mansão cheia de vontade, mas ao mesmo tempo com algum receio. No início enfrenta alguns problemas, mas com o passar do tempo e a ajuda da música, Maria conquista o coração das crianças e aos poucos o do rígido Capitão. Acabam por se apaixonar, fazendo com que George rompa o seu noivado com “Elsa Schraeder”, uma baronesa rica de Viena, e se case com Maria…


CINEMA | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 31

VIRIDIANA

NOITES DE CINEMA

AMAZING GRACE – ARETHA FRANKLIN 4 de OUTUBRO, 21h30

PARASITAS 8 de NOVEMBRO, 21h30

Realização: Alan Elliott e Sydney Pollack | Género: Documentário | Origem: EUA, 2018 | Duração: 1h29 | M/12

Realização: Bong Joon-Ho | Intérpretes: Song Kang Ho, Choi Woo Shik, Lee Sun Gyun Género: Drama | Origem: Coreia do Sul, 2019 | Duração: 2h12 | M/14

VIRIDIANA 25 de OUTUBRO, 21h30 Realização: Luis Buñuel | Intérpretes: Silvia Pinal, Francisco Rabal, Fernando Rey | Género: Drama | Origem: Espanha, México, 1961 | Duração: 1h30 | M/12

SINAIS DE FOGO 2 de NOVEMBRO, 15h00 (entrada gratuita) Realização: Luís Filipe Rocha | Intérpretes: Diogo Infante, Ruth Gabriel, Marcantonio Del Carlo | Género: Drama, Romance | Origem: Portugal, 1995 | Duração: 1h41| M/12 Sessão inserida no âmbito das Comemorações de Jorge de Sena | Com a presença do realizador

CORRESPONDÊNCIAS 15 de NOVEMBRO, 21h30 (entrada gratuita) R ealização: Rita Azevedo Gomes | Género: Documentário | Origem: Portugal, 2016 | Duração: 2h25 | M/12 Sessão inserida no âmbito das Comemorações de Jorge de Sena

ASAKO I & II 29 de NOVEMBRO, 21H30 Realização: Ryûsuke Hamaguchi | Intérpretes: Masahiro Higashide, Erika Karata, Sairi Itô | Género: Drama | Origem: Japão, 2018 | Duração: 2h00 | M/12

Pequeno Auditório | SEXTAS-FEIRAS, 21h30 | Sessão sem intervalo | Sem marcação de lugares | ENTRADA: 4,00 euros


ACOLHIMENTO | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 33

O CAE ACOLHE UNIVERSAL CONCERT Espetáculo de Gala da Associação das Coletividades do Concelho da Figueira da Foz

DOMINGO, 20 de OUTUBRO, 16h35 Grande Auditório | 1h30 | M 6 anos Entrada: 5,00 euros O "Universal Concert", promovido pela Associação de Coletividades do Concelho da Figueira da Foz e concebido pelo tenor Luís Pinto, é um espetáculo musicalmente marcante. Através do canto lírico, o público é conduzido para o universo rico das obras geniais e como que "teletransportado" para o ambiente verista/renascentista das ruas de Itália. Participam neste espetáculo a Filarmónica da Sociedade Boa União Alhadense, dirigida pelo Maestro José Firme; Sara Carneiro, soprano lírico; Luís Pinto, tenor; Tânia Carvalho, bailarina; ReviverDance, grupo de danças tradicionais e Klasika, Academia de Bailado da Figueira da Foz. Organização: Associação das Coletividades do Concelho da Figueira da Foz | Apoios: Câmara Municipal da Figueira da Foz, Sociedade Boa União Alhadense, Grupo Recreativo Vilaverdense

CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DAVID DE SOUSA 11 de DEZEMBRO, 21h00

SONHO EM SUSPENSO Num primeiro de três espectáculos do Departamento de Classes de Conjunto, o Conservatório de Música David Sousa apresenta uma viagem pelos sonhos que ainda estão por realizar, aqueles que por serem nossos, nos definem: "(…) Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso. (…) in Livro do Desassossego, Bernardo Soares [Fernando Pessoa]." Centro de Artes e Espectáculos, Bilhete: 5,00 euros

8 de JANEIRO, 20h30

HÁ NOTÍCIAS DE GREENLAND? Num primeiro de três espetáculos dos Departamentos da Dança, Teatro, Colcheia e Iniciação, o Conservatório de Música David de Sousa apresenta uma viagem pelo enorme território dinamarquês gelado da Gronelândia, entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico. Com ventos fortes e cortantes, viajaremos desde o rigor do Inverno às surpreendentes cores do Verão. Os recursos naturais e minerais são ambundantes e enriquecem este território caracterizado pelos campos verdejantes e coloridos e um mar azul turquesa que entra pelos fiordes recortados, rodeados de montanhas com picos gelados. Centro de Artes e Espectáculos, Bilhete: 5,00 euros


EXPOSIÇÕES

MÁRIO TENDINHA SUL/SUL 11 de OUTUBRO a 19 de JANEIRO Sala 2 | Entrada livre "Tem um SUL para contar ao mundo e é o que faz em várias exposições depois de 25 anos sem pintar"* devido à destruição do seu atelier, quando Angola foi invadida pelas tropas Sul Africanas. E é ali onde tudo acontece, onde o SUL começa, acaba e recomeça. Mário Tendinha, angolano, "carrega o saco das memórias"* do seu SUL e transporta-nos com a magia do seu fino traço para uma viagem através desse seu SUL. Ele é um contador de estórias. *Ana Paula Tavares in Meridionális


EXPOSIÇÕES | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 35

MÁRIO TENDINHA SUL/SUL 11 de OUTUBRO a 19 de JANEIRO Sala 2 | Entrada livre "Tem um SUL para contar ao mundo e é o que faz em várias exposições depois de 25 anos sem pintar"* devido à destruição do seu atelier, quando Angola foi invadida pelas tropas Sul Africanas. E é ali onde tudo acontece, onde o SUL começa, acaba e recomeça. Mário Tendinha, angolano, "carrega o saco das memórias"* do seu SUL e transporta-nos com a magia do seu fino traço para uma viagem através desse seu SUL. Ele é um contador de estórias. *Ana Paula Tavares in Meridionális


36 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | EXPOSIÇÕES

AGUSTINA BESSA-LUÍS • ANTÓNIO LOBO ANTUNES • ANTÓNIO RAMOS ROSA • AUGUSTO ABELAIRA • DAVID MOURÃO-FERREIRA • EDUARDO LOURENÇO • ERNESTO MELO E CASTRO • EUGÉNIO DE ANDRADE • GONÇALO M.

Fernando Bento

ESCRITORES MEMÓRIAS E OLHARES TAVARES • HÉLIA CORREIA • JOÃO RUI DE SOUSA • JOSÉ CARDOSO PIRES • JOSÉ SARAMAGO • LIDIA JORGE • MANUEL ALEGRE • MARIA ISABEL BARRENO • MARIA TERESA HORTA • MARIA VELHO DA COSTA • MARIO CESARINY • MÁRIO CLÁUDIO • MARIO DE CARVALHO • MATILDE ROSA ARAÚJO • PEDRO TAMEN • TEOLINDA GERSÃO • URBANO TAVARES RODRIGUES

ESCRITORES, MEMÓRIAS E OLHARES Fotografia de Fernando Bento 9 de Novembro a 2 de Fevereiro Sala 3 | Entrada livre “Estes rostos de escritores, propostos por Fernando Bento, suscitam um encadear de ideias e até um eternizar de memórias. Por trás de uma fisionomia humana há sempre uma história e uma memória. Se pensarmos assim, percebemos que o fotógrafo de que falamos não se limita a fixar e a reproduzir imagens. Ele capta, para além da máscara, a expressão dos gestos, revelando sentimentos e identificando emoções. Escolher 25 fotografias, entre largas centenas de imagens, não foi fácil. Felizmente conseguimos reunir aqui algumas das mais marcantes figuras da nossa literatura da segunda metade do século XX. São retratos históricos, raros e desconhecidos”. Luís Machado (Curador)


EXPOSIÇÕES | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 37

MAGENTA – ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PELA ARTE

Todas as Crianças são Pedras Preciosas 3 de OUTUBRO a 3 de NOVEMBRO Sala Zé Penicheiro | Entrada livre “Todas as Crianças são Pedras Preciosas” é uma exposição que exibe reproduções de desenhos de Pedro Brazão Rodrigues e de telas inspiradas em desenhos de sua autoria, feitas por autores consagrados. As pedras preciosas, que passam pela experiência oncológica, veem as suas faces lapidadas, polidas, num processo de reestruturação que revela o que têm de mais resistente, valioso, brilhante e belo. O Pedrinho conviveu com a doença das células malucas durante quase 5 anos, o que acabou por leva-́ lo deste mundo com 10 anos e 364 dias. Apesar da doença, o Pedro construiu um imaginário fantástico fruto de uma força de viver imensa e de uma imaginação hilariante. Com arte, reformulou o seu mundo tornando-o não apenas suportável, mas deliciosamente mágico.” in Pedrinhas


38 CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS | EXPOSIÇÕES

NUNO CONFRARIA

LINEARES REINTERPRETAÇÕES 7 de NOVEMBRO a 2 de DEZEMBRO Sala Zé Penicheiro | Entrada livre No seguimento do seu estilo de pintura muito próprio, Nuno Confraria apresenta um conjunto de trabalhos em que desafia os sentidos, num confronto direto entre a realidade e o seu retrato geométrico. Mantendo-se fiel ao Pastel Seco, esta técnica continua a demonstrar toda a sua força e subtileza pelas mãos do ar tista, num misto de cores que favorecem indiscutivelmente as formas inerentes ao Cubismo.

AAAGP – ASSOCIAÇÃO DA AMIZADE E DAS ARTES GALEGO PORTUGUESA

Aqui Há Natal! 7 de DEZEMBRO a 5 de JANEIRO Sala Zé Penicheiro | Entrada livre Aqui Há Natal! É uma exposição temática dedicada à época natalícia, dando aos ar tistas plásticos a oportunidade de extravasarem as suas paletes de cores, numa tela gigante que é o manto da criação da vida. A Arte Galego Portuguesa festeja com todos vós o Natal!


Miss Liberdade, 2004

EXPOSIÇÕES | CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 39

JEAN-FRANÇOIS BOURGEOT

A Parte Visível 4 de OUTUBRO a 1 de DEZEMBRO Sala Afonso Cruz | Entrada livre A Índia é um país onde os opostos convivem constantemente: o trivial e o sagrado, o belo e o feio, o puro e o impuro, a limpeza e a sujidade, a gentileza e a violência, a tradição rígida e a modernidade desgrenhada, a confiança e o medo, o caos e a serenidade, o real e o imaginário por vezes tão fundidos um no outro… A nossa intenção é, em primeiro lugar, fazer justiça ao que nos parece belo, estando sempre apto a enquadrar o ser humano. A outra decisão, esta puramente plástica, está relacionada com a saturação das cores. O sândalo ou o excremento, o amarelo, o vermelho ou o índigo, têm aqui a força da vontade primária, até mesmo primordial. Se a Índia tem mil mistérios e certamente muito pó debaixo do tapete, ela é também o país da franqueza. É essa franqueza, ofuscante e inebriante, que quero restituir nas escolhas cromáticas, claramente coloristas. E é com as mulheres – elas são tão rapidamente elevadas ao estatuto de deusas como maltratadas, massacradas, esquecidas – nas diferentes idades da vida, que escolho deitar um olhar afetuoso sobre este imenso e indecifrável país. Jean-François BOURGEOT


Duevel "Bella Luna Diamante" Produto da Alemanha em exposição

Distribuidor exclusivo DUEVEL.COM

Horário: terça a sábado

15h00 - 19h00.


CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 41

DESCONTOS CAE (quando aplicáveis) Família – 20% - Para famílias (3 ou mais pessoas, pais e filhos) Dirigente Associativo efetivo (do Concelho da Figueira da Foz) - 10% Cartão Jovem – 10% Cartão de Estudante – 10% Maiores de 65 anos – 10% Grupos – 20% (superiores a 10 pessoas)

NOTAS: - Todos os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis e, quando solicitada, obrigam à identificação na entrada. - Não se aplicam ao cinema e aos bilhetes de valor igual ou inferior a 5,00 euros nos espetáculos. - Descontos não acumuláveis.

DESCONTO HÓSPEDE Aproveite 20% de desconto para espetáculos a realizar no CAE, quando aplicável. Para isso, basta dirigir-se à bilheteira do CAE, apresentar um documento de identificação e o cartão de check-in ou declaração da entidade aderente onde se encontra hospedado. Para informações adicionais ligue 233 407 200.

HOTÉIS ADERENTES:


CENTRO DE ARTES E ESPECTÁCULOS 43

GRANDE AUDITÓRIO Y

1 2 3 4 5 6

7 8 9 10 11 12

X

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18

19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

W

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

V

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

U

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

T

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

S

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

R

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

Q

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

P

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

O

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

9 10 5 6 7 8 1 2 3 4 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

8 9 10 4 5 6 7 L 1 2 3 9 10 5 6 7 8 4 3 2 K 1 10 6 7 8 9 5 4 3 J 1 2 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

N M

I

H G F

9 10 5 6 7 8 1 2 3 4 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4

E D C B

9 10 5 6 7 8 1 2 3 4 7 8 9 10 6 5 4 1 2 3 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4 9 10 5 6 7 8 1 2 3 4

A

5 6 7 8 1 2 3 4

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 22 23 24 25 26 27 28 29

PEQUENO AUDITÓRIO

M

1 2 3 4 5 6 7 8 9

L 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 K 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 J 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

I 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 H 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 G 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 F 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 C 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 B 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

PALCO

PALCO

APOIOS:

SERVIÇO DE BABYSITTING GRATUITO Nos espetáculos e eventos assinalados Serviço gratuito para crianças dos 4 aos 10 anos sujeito a inscrição até 72 horas antes do espetáculo / evento + informações 233 402 840 | divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt


DECORAÇÃO DE EVENTOS

ORGANIZAÇÃO DE FESTAS TEMÁTICAS

Loja - Centro de Artes e Espectáculos Horário: de terça a sábado entre as 15h00 e as 19h00 e-mail: welcome@decobalao.pt | tel. 233 109 093 | tlm. 926 222 160


OUTUBRO > JANEIRO

OUTROS ESPAÇOS CULTURAIS E PATRIMÓNIO AUDITÓRIO MUNICIPAL

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E ARQUIVOS MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS PATRIMÓNIO PERSONALIDADES


46

AUDITÓRIO MUNICIPAL

AUDITÓRIO MUNICIPAL NOVEMBRO SÁB | 02 | NOV | 15H00

CONVERSAS COM SABER

Promovido pela SMS – Associção de Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça e a Associção Viver em Alegria.

QUI | 05 | NOV

CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JORGE DE SENA Sessão de Cinema – Escritor Prodigioso

DOM | 03 | NOV | 2 Sessões - 10h30 e 11h30

O “Escritor Prodigioso” é um documentário sobre a vida e a obra de Jorge de Sena, baseado em testemunhos da sua viúva Mécia de Sena, e de personalidades que com ele se cruzaram, como Fernando Lemos, Hélder Macedo, José Saramago, José-Augusto França, Eduardo Lourenço e João Bénard da Costa.

Público Infantil | + Informações.: Tel.: 233 407 200

Público em geral | entrada sujeita à lotação da sala

Público em geral | Entrada Gratuita

ASTRONOMIA EM PALCO FILME: “A NOITE DO VAMPIRO” QUA | 06 | NOV | 10H30 e 14H30

“A MENINA DO MAR”

Apresentação da peça “A Menina do Mar” de Sophia de Melo Breyner pela Companhia de Teatro ADN, de Coimbra, no Auditório Municipal. Comunidade escolar

SÁB | 09 | NOV | 17H30 Palestra

“O PLANETA, OS OCEANOS, A MUDANÇA DE PARADIGMA E OS GRANDES DESAFIOS NO FUTURO”

Palestra pelo Comandante José Mesquita, Presidente da Associação David Melgueiro.

SÁB | 09 | NOV | 18H30

CONCERTO PELA CAMERATA VOCAL DE TORRES VEDRAS - CONCERTO CORAL “CANTIGAS DO MUNDO”


AUDITÓRIO MUNICIPAL

SEG | 28 | OUT | 10h30 e 14h30 AUDITÓRIO MUNICIPAL | PÚBLICO ESCOLAR

João Pedro Mésseder (Prémio Autores da SPA 2016 – Literatura para a Infância) e Ana Biscaia (Prémio Nacional de Ilustração 2012) dão um longo mergulho no mar, com a ajuda do designer gráfico Paul Hardman. O mar de julho e de agosto, o mar da infância, o mar das histórias e das baladas; o mar cantor, dizível e cantante; o mar invernoso, dos temporais, dos faróis e das sereias; o mar das partidas e das chegadas – todo um mar de aventuras reais e imaginárias… Palavras poucas ou mais palavras, num mar de formas, cores e texturas. O mar do nosso deslumbramento num livro infanto-juvenil que é, no fundo, um cais para todos. E uma rede cheia de poemas, histórias breves, sensações e muito mais.

POUCAS LETRAS, TANTO MAR João Pedro Mésseder (texto) Ana Biscaia (ilustrações)

Apresentação com a presença dos autores

COLÓQUIO

QUI/SEX | 21_22 | NOV | 9H00 às 18H00

SANTOS ROCHA, ARQUEOLOGIA E TERRITÓRIOS DA FIGUEIRA DA FOZ

Colóquio comemorativo dos 125 anos do Museu Municipal, organizado em parceria com o Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra. Público em geral | Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala

DEZEMBRO

MÚSICA

MÚSICA

SEG | 09 | DEZ | 20H30

TER | 10 | DEZ | 20H30

Viagem pelo repertório pianístico interpretado pelos Alunos do Ensino Artístico Especializado do Conservatório de Música David de Sousa. Serão interpretadas obras de diferentes Compositores, Épocas e Estilos Musicais, desde o período Barroco até à Atualidade.

Será que as obras musicais reflectem o mundo ou constroem novos mundos? Há quem diga que a “Arte reflecte a Vida”. Performance dos Alunos que melhor representam o Ensino Artístico Especializado do Conservatório de Música David de Sousa. O público será conduzido através de obras que reflectem o mundo, por diferentes repertórios, desde o período Romântico, ao repertório Clássico e Contemporâneo, interpretado por instrumentos solistas acompanhados ao Piano.

CONCERTO DEPARTAMENTO DE PIANO CMDS - 1º CICLO DE CONCERTOS CMDS

Público em geral | Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala

CONCERTO DEPARTAMENTO DE SOLISTAS CMDS - 1º CICLO DE CONCERTOS CMDS

Público em geral | Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala

47


48

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

O Arquivo Histórico Municipal conserva no seu espólio mais um importante testemunho para a história do nosso concelho.

A Figueira da Foz era conhecida como a rainha das praias Portuguesas e assim se manteve até aos chamados anos de ouro, na década de 60 do século XX. Enquanto estância balnear, foi eleita por uma burguesia abastada de veraneantes espanhóis que muito contribuiu para o desenvolvimento do alojamento local, nomeadamente hotéis, pensões e casas particulares. A Figueira foi manifestando a partir do final do século XIX, um progresso qualitativo e quantitativo revelado por um acréscimo de unidades hoteleiras. Por esta altura já era considerada a principal estância turística e balnear do país tornando-se numa das praias mais cosmopolitas de Portugal e a mais concorrida do litoral. Doc 2: Brochura, 1946, editada pela Comissão Municipal de Turismo, distribuído gratuitamente no Posto de Turismo, com a informação de preços das unidades hoteleiras da Figueira da Foz, à época.


ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL

Na década de 40, contabilizavam-se 28 hotéis e pensões num total de 663 quartos.

Em 1905, só o Bairro Novo já contava com cinco unidades hoteleiras para em 1913 passar a sete. Dos equipamentos hoteleiros que marcaram o arranque turístico da Figueira, destacamse o Hotel Reis, o Hotel Aliança, o Grande Hotel Universal, o Hotel Castella e o Hotel Central Comércio. Na década de 40, contabilizavam-se 28 hotéis e pensões num total de 663 quartos. O auge da hotelaria na Figueira da Foz deuse com a inauguração do Grande Hotel, o único empreendimento de luxo do género, um verdadeiro investimento na área do turismo. Construído a pensar nas elites endinheiradas, na valorização da beira mar e da respetiva avenida, este Grande Hotel teria, per si, uma situação panorâmica luxuosa. Os documentos do arquivo histórico municipal que pertencem ao Fundo documental da Câmara Municipal, seção de Turismo, são um exemplo da documentação existente relativa ao Turismo, e da importância dos arquivos na preservação documental e divulgação da informação que constitui a memória coletiva.

Doc 1: Preçário, de 1952, afixado nos hotéis e pensões, obrigatoriamente visado pelo Serviço Nacional de Informação.

49


BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

BIBLIOTECA MUNICIPAL OUTUBRO QUI | 24 | OUT | 21H30

Biblioteca Pública Municipal

ENCONTRO DE 5AS DE LEITURA Com a Escritora Cristina Carvalho Entrada Gratuita

DEZEMBRO QUI | 12 | DEZ | 21H30

Biblioteca Pública Municipal

ENCONTRO DE 5AS DE LEITURA

Com o Escritor Júlio Machado Vaz e o seu Editor Rui Couceiro Entrada Gratuita

JANEIRO QUI | 30 | JAN | 21H30

Biblioteca Pública Municipal

ENCONTRO DE 5AS DE LEITURA

Com o Jornalista e Escritor José Manuel Barata Feyo Entrada Gratuita

NOVEMBRO PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO

Recital com Lúcia Moniz e Pedro Lamares Celebração do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena.

QUI | 28 | NOV | 21H30

Grande Auditório do CAE

Entrada: 5 EUROS Desconto de 50% para leitores da BMFF

Integrado no 10º aniversário das 5as de leitura.

PACDM_©Vitorino Coragemjpg

50


BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

TERÇAS

POESIA

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN E DE JORGE DE SENA

OUTUBRO

NOVEMBRO

TER | 01 | OUT | 18H00

TER | 05 | NOV | 21H30

“DO BRILHO DO MAR E DO VERMELHO DA MAÇÔ

Quinta das Olaias - Chalet Terças com Poesia no Âmbito do Centenário do Nascimento de Jorge de Sena

Hotel Mercure Figueira da Foz (Grande Hotel)

Ana Madureira diz Sophia de Mello Breyner Andresen. Público em geral | sujeito à lotação da sala

“APETECE-ME EXPLICAR, AGORA, AS ASAS DOS ANJOS” Ana Madureira diz Jorge de Sena.

Público em geral | sujeito à lotação da sala

DEZEMBRO TER | 03 | DEZ | 21H30

JANEIRO TER | 01 | JAN | 2020 | 21H30

Local a designar oportunamente

Local a designar oportunamente

Com a presença de Escritora e Jornalista Inês Fonseca Santos

Com Paulo Condessa Poesia Performativa

TERÇAS COM POESIA

Público em geral | sujeito à lotação da sala

TERÇAS COM POESIA

Público em geral | sujeito à lotação da sala

51


52

BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

ATIVIDADES CULTURAIS DE CONTINUIDADE BIBLIOTECA MUNICIPAL

SÁBADO A LER

Atividade para Crianças e Famílias Sala Infanto-Juvenil | 15H30

O Serviço Educativo tem sempre propostas para crianças e famílias. No primeiro sábado de cada mês há histórias e atelieres criativos na biblioteca, para ouvir e partilhar. Procure outras informações na Biblioteca Municipal.

HORA DO CONTO

Na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, as histórias e a magia dos contos infantis saltam dos livros e vêm brincar. Todos os meses novos livros são apresentados aos leitores. Marque uma data e hora para participar. Público alvo: Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB Atividade sujeita a marcação prévia

Famílias e crianças dos 5 aos 12 anos

HISTÓRIAS EM MOVIMENTO

A HORA DO CONTO Visita o Jardim de Infância

O serviço educativo da Biblioteca Municipal leva a Hora do Conto ao Jardim de Infância, com livros e “Histórias em Movimento” para partilhar com alunos e educadores. Contacte-nos para marcar a data em que deseja receber a visita da sua biblioteca. Jardins de Infância | Atividade sujeita a marcação prévia

UM PÁTIO DE ESTÓRIAS

Sessões de Leitura Encenada

Os livros e as histórias ganham voz e movimento com o Páteo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro que apresenta na Biblioteca Municipal sessões de leitura encenada para grupos de crianças. Comunidade escolar | Atividade sujeita a marcação prévia


BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

SEG | 28 | OUT | 10h30 e 14h30 AUDITÓRIO MUNICIPAL | PÚBLICO ESCOLAR

POUCAS LETRAS, TANTO MAR João Pedro Mésseder (texto) Ana Biscaia (ilustrações)

Apresentação do livro com a presença dos autores

OFICINAS DO PLANETA TERRA

Projeto de Educação Ambiental e Formação Cívica Sessões pedagógicas sobre diferentes temáticas ambientais, orientadas por convidados e dirigidas a grupos de crianças em idade escolar, que visam a formação das novas gerações, moldando positivamente comportamentos e atitudes com o objetivo de promover a transformação gradual de consciências e comportamentos. Comunidade escolar | Atividade sujeita a marcação prévia

COMUNIDADE DE LEITORES DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz é um grupo de pessoas que gosta de ler e se reúne mensalmente para selecionar novas leituras que partilha com a comunidade. No último sábado de cada mês há sempre encontro marcado, pelas 15H00, na biblioteca municipal para conversar sobre livros, leituras,…. Procure outras informações junto dos serviços da Biblioteca Municipal.

ROTA DE CONTADORES NAS BIBLIOTECAS DA FIGUEIRA DA FOZ

As palavras e as memórias são o mote para partilhar conversas com a comunidade, realizadas pela Biblioteca Municipal em diferentes espaços, mas sempre com o objetivo de promover a interação social e a proximidade com o público. Especialmente dirigido para público sénior, também envolve a comunidade escolar. A Biblioteca Municipal agenda as sessões de acordo com os manifestações de interesse que recebe para participar neste projeto. Público em geral

53


54 SEI | BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO BIBLIOTECA MUNICIPAL

OUTUBRO BIBLIOTECA MUNICIPAL

QUA | 16 | OUT | 10H30

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Como comer e o que comer são questões importantes para a saúde e bem estar de todos. A Biblioteca Municipal assinala a data com a presença de um convidado que vai orientar uma conversa sobre o tema. Comunidade escolar | Atividade gratuita com inscrição prévia

TER | 01 | OUT | 10H30 e 14H30

QUA | 16 | OUT | 21H00

Durante este dia a Biblioteca Municipal comemora a data com a comunidade escolar, através da realização de sessões de contos com música para grupos de crianças.

Com a colaboração da comunidade, a Biblioteca Municipal continua a promover a realização de sessões culturais a partir de textos de Sophia de Mello Breyner Andresen, comemorando o centenário do seu nascimento. As palavras da autora continuam a acompanhar e a alegrar as vidas que tocam.

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Comunidade escolar | Atividade gratuita com inscrição prévia

SEX | 04 | OUT | 10H30

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

Porque ter um animal de estimação é ter um amigo, o serviço educativo da biblioteca municipal assinala a data em colaboração com a comunidade, realizando uma sessão informativa sobre cuidados a ter com os animais de estimação e que terá a participação de convidados. Comunidade escolar | Atividade gratuita com inscrição prévia

SOPHIA DO TEMPO

Público em geral | Atividade gratuita

SEG | 28 | OUT | 14H30

DIA MUNDIAL DA TERCEIRA IDADE

Proclamada pelas Nações Unidas para chamar a atenção para a forma como vivem muitas pessoas de idade mais avançada, a data é assinalada na Biblioteca Municipal com um encontro de gerações para público sénior e comunidade escolar. Público em geral e comunidade escolar | Atividade sujeita a inscrição prévia


SEI | BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS 55

R

AD

O

SÁB | 30 | NOV | 16H00

U S E RV I Ç O E D

C AT

IVO

IN

TE

G

O CAVALEIRO DA DINAMARCA leitura dramatizada da obra

Integrado no “Projeto SOPHIA”, iniciativa promovida pelo Município da Figueira da Foz que assinalou o centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen com a realização de diversas ações ao longo do corrente ano, realiza-se a apresentação de um espetáculo de leitura encenada do livro infantil “O Cavaleiro da Dinamarca”. Público em geral

NOVEMBRO BIBLIOTECA MUNICIPAL

QUA | 06 | NOV | 21H00

“PROJETO SOPHIA” Comemora o aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen

No dia em que se comemora o centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen encerra este projeto municipal que, ao longo do corrente ano, recordou a mulher e a sua obra, promovendo a realização de sessões a partir dos textos da autora, em poesia e prosa, infantil e juvenil, abrangendo todas as faixas etárias no mesmo prazer de ler. Público em geral | Atividade gratuita

SEG | 11 | NOV | 10H30

DIA MUNDIAL DO ORIGAMI

Mais do que um simples papel dobrado, o origami simboliza a paz e será o tema de uma oficina a realizar na Biblioteca Municipal com a presença de um convidado. Atividade gratuita com inscrição prévia

SEX | 15 | NOV | 10H00 às 16H00

DIA NACIONAL DO MAR

Gentes do mar, a comunidade da Figueira da Foz tem múltiplas afinidades culturais com o mar e a Biblioteca Municipal promove um dia de leituras sobre o tema, para comemorar a data. Durante este dia, na Biblioteca Municipal e em diferentes locais serão lidos textos sobre o mar. Comunidade escolar e público em geral

TER | 19 | NOV | 10H30

DIA MUNDIAL DA CRIATIVIDADE

Assinalar esta data tem como objetivo enaltecer a importância da criatividade para a vida humana. Libertar a imaginação e inventar, porque o potencial criativo está em cada pessoa, é o convite que a Biblioteca Municipal faz aos participantes na oficina que se realiza neste dia. Atividade gratuita com inscrição prévia

TER | 26 | NOV | 10H30 e 14H30

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “A GOTINHA DE ÁGUA MARINA”

Lina Lino apresenta no Auditório Municipal o seu livro infantil “A Gotinha de Água Mariana”. Dirigido aos alunos de 1º Ciclo do Ensino Básico, o livro aborda o ciclo da água, acompanhando a viagem da Gotinha Marina e das suas irmãs. Escolas de 1º CEB | Atividade gratuita com inscrição prévia


56 SEI | BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO

BIBLIOTECA MUNICIPAL

DEZEMBRO BIBLIOTECA MUNICIPAL

SEG | 02 | DEZ | 10H30 e 14H30

TER | 10 | DEZ | 10H30

Apresentação de leitura dramatizada da obra “O Cavaleiro da Dinamarca”, texto de Sophia de Mello Breyner Andresen que integrou, no corrente ano, o projeto municipal de leitura e escrita “O Baú das Histórias”, realizado com alunos de 1º CEB do concelho.

A data comemora a assinatura pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948, da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração, assinada por 58 países, teve como objetivo promover a paz depois dos conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. A Biblioteca Municipal promove a realização de uma sessão informativa sobre o tema, com a participação de convidados.

O CAVALEIRO DA DINAMARCA Leitura dramatizada da obra

Escolas do 1º CEB | Actividade sujeita a marcação prévia

QUI | 05 | DEZ | 14H30

DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO

Para lembrar o trabalho que, diariamente e por todo o mundo, milhares de pessoas realizam voluntariamente, dedicando uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, em prol de uma causa, a Biblioteca Municipal assinala esta data promovendo um encontro para a comunidade escolar. Comunidade escolar | Atividade gratuita com inscrição prévia

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Comunidade escolar e público em geral | Atividade gratuita com inscrição prévia

SÁB | 21 | DEZ | A PARTIR DAS 10H00

DIA DAS PALAVRAS CRUZADAS

Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal convida-a/o a visitar o espaço e realizar um desafio deste estimulante exercício de palavras. Público em geral


R

AD

O

SEI | BIBLIOTECA MUNICIPAL PEDRO FERNANDES TOMÁS 57

S E RV I Ç O E D

O TIV UCA

IN

G TE

DEZEMBRO

MOSTRA DE PRESÉPIOS

Uma mostra de presépios vai estar patente na Biblioteca Municipal durante a quadra festiva de Natal e Ano Novo, construída com a colaboração da comunidade. A participação está aberta a todos que queiram associar-se à iniciativa, trazendo um presépio para integrar nesta mostra. Comunidade escolar | público em geral

JANEIRO

BIBLIOTECA MUNICIPAL

SEG | 06 | JAN | 10H30

COMEMORAR OS REIS MAGOS

A Biblioteca Municipal comemora esta festividade com sessões de contos e ateliers criativos para a comunidade escolar, que aproximam os mais novos das tradições locais de celebração dos Reis Magos. Comunidade escolar | Atividade gratuita com marcação prévia

JANEIRO

Apresentação do livro infantil O SEGREDO DO JOÃO

Da autoria de Angelina Bedo Ribeiro, este livro retrata a história de um menino disléxico, tendo por base as experiências individuais de uma diversidade de crianças com dislexia e será apresentado à comunidade da Figueira da Foz. Escolas de 1º e 2º CEB - Atividade gratuita com marcação prévia

SEX | 31 | JAN | 10H30 e 14H30

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A Biblioteca Municipal comemora a data com a comunidade escolar do concelho e com a participação de um convidado que vai trazer o encanto da magia e do ilusionismo, abrindo a porta para o mundo fascinante da ilusão. Comunidade escolar | Atividade sujeita a marcação prévia


58

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

RÉVEILLON NO CASINO PENINSULAR Fundo Casa Havanesa


ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

Autor: Artur Santos // Legenda: Festa passagem de ano 1949/1950 // Data: 1 de janeiro de 1950 Técnica: Negativo em vidro, 13x18 // Doação de D. Maria Helena Alves // Fundo Casa Havanesa Coleção Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz

59


60 EXPOSIÇÃO | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA > 21 NOV’19

08 MAI’20

PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA GRATUITA SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 1

SANTOS ROCHA, ARQUEOLOGIA E TERRITÓRIOS DA FIGUEIRA DA FOZ O território do Município da Figueira da Foz representado através de uma maqueta e uma linha de tempo recuando da atualidade até às mais remotas origens da Humanidade: espaço e tempo são as coordenadas onde se inscrevem objetos inéditos ou pouco conhecidos, existentes nas coleções do Museu Municipal ou provenientes de entidades externas, algumas em curso de estudo.


EXPOSIÇÃO | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

> 21 NOV’19

08 MAI’20

PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA GRATUITA SALA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 2

FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DO CARVÃO E DO CIMENTO NO CABO MONDEGO

Arquivo Fotográfico Municipal da Figueira da Foz

// Manuel Santos

A exploração dos recursos naturais do Cabo Mondego é uma longa história cuja época melhor conhecida começa com a exploração da mina do carvão (1773-1967) e termina em 2013 com o encerramento da fábrica da cal hidráulica. Transversalmente à exploração carbonífera e da cal, laboraram uma fábrica de vidro, uma cerâmica e a produção de cimento. Esta exposição, que vive sobretudo da coleção particular de José Manuel Soares Pinto, apresenta objetos do quotidiano do trabalho da mina, documentos e fotografias, mas também depoimentos de pessoas que viveram o quotidiano da fábrica na fase final da sua laboração.

61


62 EXPOSIÇÃO | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA EXPOSIÇÃO

PALESTRAS

26 DE JULHO A 02 DE NOVEMBRO 2019

MITOS E FIGURAÇÕES DO DIABO

PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA GRATUITA A figura do Diabo, personagem do mundo do fantástico, é omnipresente na longa história da Humanidade. A sua origem perde-se no tempo, no imaginário popular e no quotidiano das gentes, assumindo as mais diversas formas, seja nos contos, narrativas e lendas, seja nas representações pictóricas e escultóricas. Um “Ser” do sobrenatural, transversal às mais variadas culturas mundiais e que se manifesta na cultura popular portuguesa, através do artesanato, numa multiplicidade de interpretações. Esta forma popular de expressão artística, numa miscelânea entre o sagrado e o profano, retrata o quotidiano e a criatividade dos artesãos que modelam essas figuras demoníacas. A exposição incorpora, na sua maioria de coleção particular, peças de estatuária de expressão popular do figurado de Barcelos, das Caldas da Rainha, de Mangualde e da Figueira da Foz, culminando na “Noite dos Esqueletos”, com a 9ª edição da mais divertida e assustadora noite vivenciada no Museu Municipal Santos Rocha.

SEX | 18 | OUT | 21H30

O BEM E O MAL NA CRENÇA POPULAR FRANCISCO MOITA FLORES

Escritor, Investigador e antigo Inspetor da Polícia Judiciária

ANTÓNIO PINELO TIZA

Investigador e Professor Universitário Moderador

NUNO GONÇALVES

Vereador da Cultura | Câmara Municipal da Figueira da Foz

SEX | 25 | OUT | 21H30

Apresentação do livro “CONVERSAS COM ANSELMO BORGES” de Anselmo Borges

Padre da Sociedade Missionária Portuguesa Escritor, Investigador e Professor da Univ. de Coimbra Conferência subordinada ao tema:

“DEUS E O DIABO”


CASA DOROCHA PAÇO 63 EXPOSIÇÃO | MUSEUEXPOSIÇÃO MUNICIPAL |SANTOS

CASA DO PAÇO

PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA PAGA VISITAS ESCOLARES | ENTRADA GRATUITA

NOVEMBRO A 31 DE DEZEMBRO 2019

A exposição Leonardo da Vinci – O Inventor apresenta, ao vivo e em tamanho real, mais de 20 invenções reproduzidas a partir dos esboços originais do Códice Madrid do génio florentino, que se encontra na Biblioteca Nacional de Espanha. ​​ O funcionamento destas peças fabulosas, que Leonardo Da Vinci deixou detalhadamente documentado em milhares de desenhos e diagramas, é explicado ao longo da exposição, em cartazes informativos e postos interativos com animações em 3D.​ HORÁRIO | TERÇA A SÁBADO : 10H00 -17H00 ENCERRA ÀS SEGUNDAS, DOMINGOS E FERIADOS. TEL.: +351 233 430 103 | +351 966 913 607

​​ documentário biográfico, reproduções dos Um códices de Da Vinci, a revelação dos segredos de “Mona Lisa” e outros motivos de interesse completam um guia de viagem fascinante ao mundo deste génio visionário e à época em que desenvolveu as suas criações.


| MUSEUSANTOS MUNICIPAL SANTOS ROCHA 64 EXPOSIÇÃO MUSEU MUNICIPAL ROCHA

PROGRAMA

21 NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA

PAINEL II SÍTIOS E MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS

PAINEL I SANTOS ROCHA, VIDA E OBRA 10h00 Hacer arqueología hoy: investigación, difusión y defensa del rigor e independencia disciplinar. Gonzalo Ruiz Zapatero | Professor da Universidade Complutense de Madrid

PARCEIROS

ORGANIZAÇÃO

11h00 Intervalo 11h20 Santos Rocha, um arqueólogo de corpo inteiro. Monumentos megalíticos da Figueira e sua proteção. Raquel Vilaça e Ana Ferreira 11h40 Entre cortesia e partilha científica: as moldagens arqueológicas oferecidas por Nery Delgado ao Museu Municipal Santos Rocha (1894). José M. Brandão 12h00 Considerações sobre o papel da Geologia e seus atores no universo arqueológico figueirense de António dos Santos Rocha. Pedro M. Callapez, José M. Brandão, Miguel de Carvalho, Pedro Dinis, Ricardo Pimentel, José Soares Pinto, Rodrigo Pinto, P. Santarém Andrade, Luís Simões 12h20 Debate 12h40 Visita à exposição: Santos Rocha, Arqueologia e Territórios da Figueira da Foz. 13h00 Almoço

14h30 Os ocupantes dos monumentos megalíticos da região da Figueira da Foz escavados por Santos Rocha: o que os seus restos ósseos nos revelam. Ana Maria Silva 14h50 Santos Rocha e a Anta da Capela de Santo Amaro. A calote com evidências de trepanação. Carlos Didelet 15h10 O Dólmen do Cabeço dos Moinhos (Serra da Boa Viagem, Figueira da Foz): contributos para o estudo das práticas funerárias pré-históricas. Ana M. S. Bettencourt, Ana Maria Silva 15h30 Debate 15h50 Intervalo 16h20 Os cacos, sempre os cacos… Notas sobre a produção cerâmica em Santa Olaia na Idade do Ferro. Sara Oliveira Almeida, Maria Isabel Prudêncio, Rosa Marques, M. Isabel Dias, Dulce Russo 16h40 Sobre as mais antigas mós circulares rotativas no Ocidente da Península Ibérica: os trabalhos de Santos Rocha nos sítios do baixo Mondego (Santa Olaia e Crasto de Tavarede). Carlos Fabião 17h00 Os textos clássicos e a faixa costeira da Lusitânia Setentrional: um tópico revisitado. Amílcar Guerra 17h20 Um farol romano na Foz do Mondego? Vasco Mantas 17h40 Debate 18h00 Encerramento

APOIOS

09h00 Secretariado 09h30 Sessão de abertura


EXPOSIÇÃO | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA 65 Em 2019, o Museu Santos Rocha celebra 125 anos de existência. Para comemorar este aniversário, o Município da Figueira da Foz está a desenvolver um conjunto de iniciativas ao longo do ano, entre as quais uma exposição e um colóquio.

Comissão de Honra: Adília Alarcão, António Ferreira Soares, Isabel Pereira, Jorge de Alarcão, Jorge Paiva, José d’Encarnação, José Manuel Brandão, José Morais Arnaud, Luís Raposo

Através da exposição, pretende-se refletir sobre a ação do fundador e patrono do Museu Municipal, as realidades arqueológicas e os territórios da Figueira da Foz, desde as origens até à época contemporânea. O colóquio é organizado por este Município, em parceria com o Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, com a colaboração de diversas entidades.

Comissão Científica: António Campar de Almeida, Amílcar Guerra, Carlos Fabião, Helena Catarino, José Manuel Soares Pinto, Pedro Callapez, Raquel Vilaça, Rui Parreira, Teresa Gonçalves, Thierry Aubry

22 NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA PAINEL III ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO INDUSTRIAL 10h00 Materiais (Arqueológicos) para a História da Figueira nos séculos XVIII e XIX. José Ricardo Nóbrega 10h20 A exploração da Mina Cabo Mondego: breve apontamento sobre um património degradado. José Soares Pinto, Pedro M. Callapez, José M. Brandão e Rodrigo Pinto 10h40 The attempted introduction of pumping technology at the Buarcos coal mine: an ambition of the superintendent, and travelled mineralogist, Bonifácio de Andrada (Portugal, early 19th century). José M. Brandão, Robert Vernon 11h00 Sobre a importância da ocorrência de celestite no Cabo Mondego: singularidade, importância científica e implicações materiais. José Soares Pinto, Ricardo Pimentel, José M. Brandão, Pedro M. Callapez, e Rodrigo Pinto 11h20 Debate 12h00 Mostra de pósteres, com a presença dos autores. 12h30 Almoço 14h00 Compreender o passado através do presente perspetivas para o património industrial do Cabo Mondego. Francisco Velho da Costa 14h20 O caso do Cabo Mondego. O dever da Arquitetura sobre o território abandonado. Sebastião Goulão 14h40 Debate 15h00 Intervalo 15h30 Mesa redonda | Património Industrial – Que Futuro? 16h45 Sessão de encerramento

23 NOVEMBRO | SÁBADO | EXCURSÃO CIENTÍFICA 10h00 Excursão Científica Santa Olaia – Visita guiada por Marco Penajoia Dólmen das Carniçosas – Visita guiada por Carlos Batista 13h00 Almoço Cabo Mondego – Visita guiada por Pedro M. Callapez e José Soares Pinto

PÓSTERES Contributos para o estudo do depósito metálico de Espite (Ourém). Pietro Musso Mack, Xosé-Lois Armada e Raquel Vilaça Um punhal de cobre esquecido, um sítio (re) encontrado: Loriga (Alhadas de Baixo, Figueira da Foz). Ana Rita dos Santos Pereira, Carlo Bottaini e Raquel Vilaça Contributo para o estudo da ocupação pré-histórica da Figueira da Foz: “A estação humana do Arneiro”. Carlos Batista Elementos para o estudo da ocupação romana na foz do Mondego. Marco Penajoia A Fauna de Santa Olaia. Rodrigo Pinto O Contributo da Fotogrametria no Registo Arqueológico: o caso de estudo da muralha Nascente do Forte de St.ª Catarina (Figueira da Foz, Coimbra). Bruno Freitas e Marco Penajoia Do Cabo Mondego à Estação da CP - António da Silva Guimarães e a Linha do Americano. Inês Pinto e Ana Domingues R. Laidlaw & Son, Glasgow – O contributo direto da diversificação dos investimentos britânicos no estrangeiro, a partir de 1880, para a modernização urbana da Figueira da Foz. José Ricardo Nóbrega e Cláudia Figueira Inscrição gratuita, obrigatória e condicionada à lotação da sala. Inscrições e informações em: https://arqueologiafigueira.wordpress.com/ Museu Municipal Santos Rocha R. Calouste Gulbenkian, 70 | 3080-084 Figueira da Foz Telefone: 233 402 840 arqueologiafigueira@gmail.com


66

SEI | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H30/15H30 1ºCEB | COMUNIDADE ESCOLAR

MUSEU COM 5 SENTIDOS

Percurso pelas salas de exposição permanente do Museu através da exploração da temática dos 5 sentidos. O que vamos ouvir? O que vamos degustar? Vem descobrir os teus 5 sentidos no nosso Museu. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H30/15H30 1ºCEB | COMUNIDADE ESCOLAR

ANTES DE NÓS

Sob pretexto de uma “caça ao tesouro”, a visita à sala de Arqueologia é conduzida por um mapa que fornecerá pistas para se descobrirem objetos verdadeiramente inesperados. O que poderão ser? Para que poderão servir? Passo a passo, um recuo ao tempo longínquo do inimaginável. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H30/15H30 PRÉ-ESCOLAR | COMUNIDADE ESCOLAR

“PERDI-ME NO MUSEU PORQUE…” ANDAM ANIMAIS À SOLTA NO MUSEU…

Vamos-te contar porque é que o Henrique se perdeu no Museu e mostrar os “animais que estão à solta no nosso Museu”. Nesta visita assumimos o papel de viajantes por lugares e coleções que parecem suspeitos, partindo em busca de animais que se escondem no Museu. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H3 /15H30 1º CEB e 2º CICLO | COMUNIDADE ESCOLAR

DA OVELHA AO FIO, DO FIO AO TAPETE

A partir da Tapeçaria de Tavira, peça importante do Museu, demostramos a forma de trabalhar num tear manual, utilizando o material dos tapeceiros, a lã. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt


R

AD

O

SEI | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

U S E RV I Ç O E D

C AT

IVO

IN

TE

G

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H3 /15H30 PRÉ-ESCOLAR | COMUNIDADE ESCOLAR

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H3 /15H30 1ºCEB | COMUNIDADE ESCOLAR

Vem conhecer o traje dos Reis e das Rainhas, nós mostramos-te os Reis e as Rainhas e tu és quem os vais vestir/ trajar.

Vem descobrir como uma peça entra no nosso Museu, e todas as etapas pelas quais passa até chegar à Exposição.

TRAJE

Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

TER A SEX | 10H30 E/OU 14H3 /15H30 PRÉ-ESCOLAR e 1ºCEB | COMUNIDADE ESCOLAR Teatro de Sombras e Fantoches

“O MUSEU EM FESTA-125 ANOS” “O MEU NOME É ROCHA, SANTOS ROCHA”

Vamos-te contar diversas histórias do Museu Santos Rocha, como contamos aos nossos visitantes, num fantocheiro criado para te levar a viajar nesta fantástica aventura. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

SER MUSEÓLOGO POR UM DIA

Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

67


68

SEI | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

A PARTIR DE NOVEMBRO TER A SEX | 10H30 E/OU 14H30 /15H30 2º E 3º CICLO | COMUNIDADE ESCOLAR

COCA-BICHINHOS, ARQUEÓLOGOS DE MÃO CHEIA

Atividades lúdico-pedagógicas no âmbito da exposição Santos Rocha, Arqueologia e os Territórios da Figueira da Foz. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

ATIVIDADES DESTINADAS AO PÚBLICO EM GERAL ROTEIRO ARQUEOLÓGICO DA FIGUEIRA DA FOZ

Visitas comentadas a sítios arqueológicos do concelho da Figueira da Foz. Venha conhecer em família a ocupação do território do Baixo-Mondego no passado. PÚBLICO EM GERAL | 8 aos 80 Anos 1º DOMINGO DE CADA MÊS MÍNIMO DE INSCRITOS: 6 PESSOAS


AD

O

SEI | MUSEU MUNICIPAL SANTOS ROCHA

R

OS SÁBADOS SÃO PASSADOS NO MUSEU MUNICIPAL

U S E RV I Ç O E D

C AT

IVO

IN

TE

OUTUBRO

NOVEMBRO

12 OUT | 15H30M

23 NOV | 15H30m

“PERDI-ME NO MUSEU PORQUE…” ANDAM ANIMAIS À SOLTA NO MUSEU…

“PERDI-ME NO MUSEU PORQUE…” ANDAM ANIMAIS À SOLTA NO MUSEU…

Vamos-te contar porque é que o Henrique se perdeu no Museu e mostrar os “animais que estão à solta no nosso Museu” No âmbito do Dia do Animal vem comemorar este dia no teu Museu. Público em Geral | 4 aos 12 Anos Gratuito | Sujeito a Inscrição Prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt Inscrições aceites até: 11 de Outubro 2019

Atividades lúdico pedagógicas no âmbito da exposição. “Santos Rocha, arqueologia e os territórios da Figueira da Foz”. Público em Geral | 8 aos 16 Anos Gratuito | Sujeito a Inscrição Prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt Inscrições aceites até: 22 de Novembro 2019

DEZEMBRO

JANEIRO

14 DEZ | 15H30m

11 JAN | 15H30m

MUSEU COM 5 SENTIDOS

TRAJE

Percurso pelas salas de exposição permanente do Museu através da exploração da temática dos 5 sentidos. Em Época Natalícia vem apurar todos os teus sentidos. O Museu ajuda-te. Público em Geral | 6 aos 12 Anos Gratuito | Sujeito a Inscrição Prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt Inscrições aceites até: 13 de Dezembro 2019

G

No âmbito do Dia dos Reis vem conhecer o traje dos Reis e das Rainhas, nós mostramos-te os Reis e as Rainhas e tu vais vesti-los/ trajá-los. Público em Geral | 4 aos 10 Anos Gratuito | Sujeito a Inscrição Prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt Inscrições aceites até: 10 de Janeiro 2020

69


70

EXPOSIÇÃO | NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MAR | 2019 / 20

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MAR

Até 15 de janeiro 2010

MAIS PERTO DO MAR Daniel Cardoso PÚBLICO EM GERAL ENTRADA GRATUITA

“Mais perto do mar” é a visão de um jovem artista que, através de um curto documentário e de um conjunto de fotografias, pretendem dar a conhecer a sua ligação íntima e até familiar à atividade piscatória.


EXPOSIÇÕES | NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SAL

NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SAL

19 outubro a 24 novembro

VIAGEM LITERÁRIA JORGE DE SENA PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA GRATUITA

Memórias de um dia dedicado ao universo de Jorge de Sena. Uma viagem de comboio entre Coimbra e a Figueira da Foz, um percurso pelos locais de inspiração do escritor, uma experiência de luz e de cores, que só a riqueza única das Salinas da Figueira da Foz oferece. Uma exposição que reúne o registo feito por alguns dos participantes na Viagem Literária Jorge de Sena, realizada no passado dia 20 de Julho.

CAPÍTULO IV/IV

30 novembro a 19 março 2020

AVES NO BAIXO MONDEGO - SINGULARIDADES Pedro Baptista

PÚBLICO EM GERAL | ENTRADA GRATUITA

“Há um ímpeto estranho que me faz regressar a determinados lugares para desfrutar das aves, para as ver, para as fotografar. Na região do Baixo Mondego há sítios onde me refugio. Descobri que estar ali é ir ao encontro de mim próprio. Comecei por ver nas aves um motivo para fotografar, agora a fotografia é mais um pretexto para as contemplar.” (Pedro Baptista)

71


SEI | NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MAR

NÃO É MAGIA, É CIÊNCIA!

Os fenómenos da natureza não acontecem por magia e é a ciência que os explica. Esta ciência divertida é demonstrada através de diversas experiências que abordam diferentes temas, realizadas em contexto de laboratório. Temas a abordar: Flutua ou afunda (explorar o conceito de densidade) ; Atraí ou repele? Os ímanes são todos iguais? (experiências magnéticas); Reagindo (experiências que envolvem reações químicas); O que é o pH? Ácido ou base? (vamos aprender a identificar se uma substância é ácida ou básica, com o auxílio de um indicador de pH natural). 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

OCEANOS EM PERIGO

Quatro experiências onde se abordam quatro das ameaças a que os nossos oceanos estão sujeitos. 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

ENTRE A TERRA E O MAR: VISITA À ZONA ROCHOSA DA PRAIA DE BUARCOS. Todos os dias, dentro do horário normal de funcionamento do Núcleo.

Grupos escolares do pré escolar ao ensino secundário Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

HISTÓRIAS COM CIÊNCIA

Uma história é ponto de partida para a ciência e os fenómenos da natureza.

VISITAS GUIADAS E COMENTADAS

Pré- Escolar e 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

Grupos escolares do pré escolar ao ensino secundário Gratuita, sujeita a marcação prévia: Pré- Escolar e 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

VISITAS GUIADAS E COMENTADAS

Todos os dias, dentro do horário normal de funcionamento do Núcleo.

Todos os dias, dentro do horário normal de funcionamento do Núcleo. Grupos escolares do pré escolar ao ensino secundário Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.mar@cm-figfoz.pt

Ilustrações@Raquel

72


SEI | NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS

SERVIÇO EDUCATIVO INTEGRADO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO SAL

VISITAS GUIADAS E COMENTADAS

Todos os dias, dentro do horário normal de funcionamento do Núcleo. Grupos escolares do pré escolar ao ensino secundário Gratuita, sujeita a marcação prévia: Pré- Escolar e 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

DAR COR AO SAL

Atividade lúdico-pedagógica de incentivo à pintura utilizando anilinas e sal, de forma a percecionar as propriedades do cristal do sal. Pré- Escolar e 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

A HISTÓRIA DO SALITO

Atividade lúdico-pedagógica de incentivo à leitura, com dinamização de sessões de contos, ateliers criativos e visitas guiadas. Pré- Escolar e 1º CEB | Gratuita, sujeita a marcação prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

73


PATRIMÓNIO

PATRIMÓNIO

CENTENÁRIOS CULTURAIS JORGE E SOPHIA

19 OUT a 24 NOV Exposição de fotografia

“VIAGEM LITERÁRIA JORGE DE SENA”

Uma exposição que reúne o registo feito por alguns dos participantes na Viagem Literária Jorge de Sena, realizada no passado dia 20 de Julho. Núcleo Museológico do Sal

02 a 30 | NOV Mostra bibliográfica

JORGE DE SENA: “DE MIM NÃO FALO MAIS: NÃO QUERO NADA” Espólio referente a Jorge de Sena e a Sophia de Mello Breyner, Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás 

SÁB | 02 | NOV | 15h00 Projeção do filme

“SINAIS DE FOGO” (1995), duração 1h30m, de Luís Filipe Rocha. Projeção do filme, seguida de debate com a presença do realizador, de Teresa Carvalho- investigadora da Universidade de Coimbra- e de Luís Machado, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Escritores.

SÁB | 02 | NOV | 18h00

ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO “A (F) figueira tem o diabo à beira!” com leitura de excertos da obra “Antigas e novas andanças do demónio” por Ana Madureira (duração 30 minutos). Museu Municipal Santos Rocha

TER | 05 | NOV Projeção do filme

“O ESCRITOR PRODIGIOSO” (2005), duração 1h02, de Joana Pontes, destinado ao público escolar (secundário), com apresentação da professora e escritora Rosa Oliveira. Auditório Municipal

TER | 05 | NOV | 21H30 Terças com poesia

“APETECE-ME EXPLICAR, AGORA, AS ASAS DOS ANJOS”

Ana Madureira diz Jorge de Sena. Quinta das Olaias - Chalet

Público em geral | sujeito à lotação da sala

Entrada Gratuita | Pequeno Auditório do CAE

Ilustrações | João Ricardo

74


PATRIMÓNIO PATRIMÓNIO | 2019 / 20

OUT > JAN

PERCURSOS PELO PATRIMÓNIO

Gratuito sujeito a inscrição prévia: posto.turismo@cm-figfoz.pt Min: 6 pax

BUARCOS

Notáveis

Buarcos, uma viagem ao passado, um encontro com as tradições! Na histórica e piscatória Vila de Buarcos, onde o casario sobe a enseada pela encosta da Serra da Boa Viagem, há histórias e estórias para conhecer ao virar de cada esquina.

Através de vários monumentos e edifícios históricos, conheça as personalidades que marcaram o séc. XIX e XX na cidade da Figueira da Foz.

QUA | 06 | NOV | 10H30 e 14H30 Espetáculo

QUI | 28 | NOV | 21H30 Recital com Lúcia Moniz e Pedro Lamares

“A MENINA DO MAR”

Apresentação da peça “A Menina do Mar” de Sophia de Melo Breyner pela Companhia de Teatro ADN, de Coimbra.

Público escolar | Auditório Municipal

“PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO”

Celebração do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena. 10º Aniversário das “5ªs de Leitura”

SEX | 15 | NOV | 21H30 Projeção do filme

Grande Auditório do CAE | Entrada: 5 EUROS Desconto de 50% para leitores da BMFF

“CORRESPONDÊNCIAS”

SÁB | 30 | NOV Leitura dramatizada da obra

(2016), duração 2h25, de Rita Azevedo Gomes. Projeção do filme, seguida de debate com a presença de Abílio Hernandez Cardoso, doutorado em Literatura Inglesa. Entrada Gratuita | Pequeno Auditório do CAE

SÁB | 16 | NOV | 17H00

JORGE SENA E A FIGUEIRA DA FOZ

À Conversa com: Jorge Fazenda Lourenço, poeta, professor de literatura e, até 2016, coordenador-editor das Obras Completas de Jorge de Sena; António Tavares, professor, escritor e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz entre 2009-2017.

“O CAVALEIRO DA DINAMARCA”

Iniciativa incluída na programação do Serviço Educativo Integrado.

SÁB | 30 | NOV | 20H00

JANTAR LITERÁRIO

Com a presença de António Valdemar e de Luís Machado da Associação Portuguesa de Escritores. Orquestra de Jazz do CAE. Salão Caffé | Casino Figueira Informações e bilhetes no Casino Figueira

Entrada livre | Sala Figueira | Casino Figueira

NOVEMBRO

PERCURSO JORGE DE SENA

Este percurso é um belo pretexto para, através do olhar do jovem Jorge de Sena, embarcar numa viagem à Figueira da Foz cosmopolita e glamourosa, da década de 1930. Gratuito | sujeito a inscrição prévia: posto.turismo@cm-figfoz.pt

Organização conjunta:

75


76

PERSONALIDADE

JOSÉ TRAQUEIA BRACOURT Buarcos, 03 de Abril de 1914 – 23 de Abril de 2018

José Tranqueia Bracourt foi um amante da sua terra e das gentes do mar, um apaixonado pela música, instrumentista, compositor, investigador, divulgador e, acima de tudo, professor – “Professor Bracourt”, como era mais conhecido. Distinguiu-se, de forma ímpar, no exercício da sua pedagogia. Descendente de emigrante franceses da zona de Lyon, regressaram à Figueira da Foz em 1881. José Traqueia Bracourt vem a nascer em Buarcos. Após o terminus do curso, na Escola Comercial da Figueira da Foz, matriculou-se no Conservatório de Música de Lisboa, no Curso Superior de Piano e Violino, contudo não termina a licenciatura devido a um grave problema de saúde. Foi com o seu trabalho de copista, uma vez que possuía uma caligrafia perfeita, que custeou o seu breve percurso académico, tendo ficado pelo segundo ano. De regresso à Figueira da Foz, não desiste da sua grande paixão – a música. Ingressou na Academia de Música de Coimbra, onde prossegue e aprofunda os seus estudos em diversas áreas. Tocou piano no antigo Grande Hotel e no então Casino Peninsular, onde acompanhou conhecidos cantores que vinham para participar no Festival da Canção, acontecimento muito marcante, na década de 60, na Figueira da Foz e no país.

Desenvolveu, junto das gentes do mar, uma excelente recolha etnomusical, a partir dos pregões das peixeiras de Buarcos e de muita da música folclórica local. Neste âmbito é condecorado com a Medalha de Mérito pela Federação Portuguesa de Folclore. No Grupo Caras Direitas, com o seu primo Vasco Traqueia da Gama, autor de várias letras, foi responsável pela composição e produção musical das peças levadas a cena. As revistas apresentadas faziam as delícias das gentes daquela terra tal como dos “banhistas”, como eram referenciados, que vinham a banhos às nossas praias. Compôs, ainda música para dois filmes: “Dois corações, uma Vida”, de J. de Oliveira Santos (1939) e “O Vidro”, de Manuel Santos (1944). Frequentou várias formações na Fundação Gulbenkian, onde bebeu o conhecimento de professores vindos da Suíça, Áustria e Alemanha. Divulgou, junto das escolas do 1º ciclo da Figueira da Foz, metodologias inovadoras no ensino da música.


PERSONALIDADE

O grande educador de almas através da música e entusiasta do exercício, perpetuados pelo Rancho das Cantarinhas, no qual se dança ao som das suas composições musicais.

Em Junho de 1961 fundou uma escola de iniciação musical – Centro de Cultura Musical – junto à Igreja Matriz, que funcionou até março de 1982 e onde passaram centenas de alunos. Esta tinha a particularidade de possuir uma pedagogia muito própria. O “Professor Bracourt” ensinou, de forma lúdica e francamente inovadora, através de diversos instrumentos e jogos elaborados e construídos pelo próprio, a iniciação à música. De salientar que todas as receitas das audições públicas do Centro de Cultura Musical revertiam para obras de cunho social e de beneficência. Criou também a Escola de Música do Grupo Caras Direitas e terá lecionado no Liceu da Figueira da Foz. A 6 de Setembro de 1989 recebeu a Medalha de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2014, aquando do seu centésimo aniversário é agraciado com a Medalha da Cidade, recebida das mãos do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. Um dos compositores portugueses com um enorme número de músicas registadas na Sociedade Portuguesa de Autores, da qual se tornou sócio em Dezembro de 1935.

Ofereceu à Biblioteca Fernandes Tomás um vasto e valioso acervo sobre etnografia, folclore e música popular, incluindo partituras originais e outras transcritas e adaptadas pelo próprio. Vem a falecer aos 104 anos, o grande “Professor Bracourt”.

Fontes principais: Costa, Fausto Caniceiro da – Figueirenses de Ontem e de Hoje. Figueira da Foz: Autor,1995. Cascão, Rui – Monografia da Freguesia de S.Julião da figueira da foz. Figueira da Foz: Junta de Freguesia de S. Julião da figueira da foz, 2009. Revista Autores, n.º 42 (Out. a Dez. 2014). A Voz da Figueira – 9 de Abril de 2010.

77


OUTUBRO > JANEIRO

EVENTOS

FESTAS . FEIRAS . ROMARIAS DESPORTO . GASTRONOMIA . MÚSICA DANÇA . TEATRO . EXPOSIÇÕES CINEMA . BANDAS FILARMÓNICAS


80

EVENTOS

04 a 13 OUT.

NOS RESTAURANTES ADERENTES

FESTIVAIS GASTRONÓMICOS Feijoada de Búzios 2019

12 OUT.

REGATA DE OUTONO Clube Náutico da Figueira da Foz escoladevela@cnaff.pt

REGATA

de Outono 12 Outubro todas as classes

escoladevela@cnaff.pt CNAFFescoladevela

designed by


EVENTOS

13 OUT.

09H30

BUARCOS | FIGUEIRA DA FOZ www.acorrer.pt

FKTrail 2019

2019

09 NOV.

S. MARTINHO

s.mar tinho

Clube Nรกutico da Figueira da Foz escoladevela@cnaff.pt

escoladevela@cnaff.pt CNAFFescoladevela

designed by

81


82

EVENTOS

01 e 02 NOV. PAÇO DE TAVAREDE

ASSOCIATIVISMO EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO SOCIAL Formação para Dirigentes e Colaboradores das Associações / Coletividades do Concelho, promovida pelo Município da Figueira da Foz. Inscrições até ao dia 24 de outubro 2019 jose.bernardo@cm-figfoz.pt

09 NOV.

21H30

AUDITÓRIO DO SÍTIO DAS ARTES

PEÇA

O TORCICOLOGOLOGISTA, EXCELÊNCIA Pateo das Galinhas Integrado na Festa do Teatro e da Escultura 7 Sentidos, 4ª Edição


EVENTOS

83


84

EVENTOS

22 a 30 NOV.

NOS RESTAURANTES ADERENTES

FESTIVAIS GASTRONÓMICOS Bacalhau e Derivados

DEZEMBRO | 2019

01, 08 e 15 DEZ.

Concertos de natal

CONCERTOS DE NATAL

01

Dia 1 | 15H30 Coro Canticus Camarae Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Ondas Marinha das Ondas

Coro Canticus Camarae

Coral João Mendes

Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Ondas

Igreja Protestante/Reformada da Figueira da Foz

Marinha das Ondas

Buarcos e São Julião

Dia 8 | 15H30 Coral João Mendes Igreja Protestante/Reformada da Figueira da Foz Buarcos e São Julião Dia 15 | 16H00 Coral David de Sousa Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios Bom Sucesso

dom.

Dez 15H30

08

dom.

Dez 15H30

15

dom.

Dez

O Município da Figueira da Foz assinala, uma vez mais, a época Natalícia com a realização de CONCERTOS DE NATAL nas Igrejas Paroquiais do concelho. Este ano a iniciativa conta com a participação do Grupo Coral David de Sousa, do Coro de Câmara Canticus Camerae (Assembleia Figueirense) e do Coral João Mendes ( Grupo Instrução Musical da Fontela).

Santo Estevão Calcário | Séc. XVI | Renascença Coimbrã Autoria desconhecida Proveniente da Freguesia das Alhadas (Igreja Paroquial?) Inv.: 75-H-025

16H00

Coral David de Sousa Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios Bom Sucesso


EVENTOS

14 DEZ.

15H00

MUSEU

“Palestra de Introdução à Ayurveda” Esta palestra inicia o ciclo de Ayurveda no sentido de dar a conhecer esta terapia milenar e abrangente no que toca ao corpo mente e espírito.

11 JAN.

15H00

SURYA

Workshop de Massagem Indiana à Cabeça

Workshop destinado a quem quer aprender técnicas e manobras especificas de tratamento de várias patologias e desconfortos de toda a zona da cabeça, braços e ombros.

2019

21 DEZ.

Desejamos a todos os sócios e amigos, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

cup

TO

21 DE DEZEMBRO escoladevela@cnaff.pt CNAFFescoladevela

designed by

CHRISTMAS CUP TO everyone Clube Náutico da Figueira da Foz escoladevela@cnaff.pt

85


86

EVENTOS


EVENTOS

87


OUTUBRO > JANEIRO

CRONOLOGIA FESTAS . FEIRAS . ROMARIAS DESPORTO . GASTRONOMIA MÚSICA . DANÇA . TEATRO . EXPOSIÇÕES CINEMA . BANDAS FILARMÓNICAS


OUTUBRO

CRONOLOGIA

DATA

HORA

EVENTO

segundas

15H00 às 17H00

Aulas de Pintura, com professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

quartas-feiras

----

Caminhada Semanal Noturna pela ATBV

Serra da Boa Viagem

quartas-feiras

15H00

Aulas de Zumba com o professor Luís Paulo (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior) da Junta de Freguesia do Paião

Gimnodesportivo do Paião

quintas-feiras

14H30 às 18H00

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

quintas-feiras

15H00

Aulas de Tai chi – com o mestre Marco Carreira (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior da Junta de Freguesia do Paião)

Filarmónica do Paião

vários dias

vários horários

Aula de Música – viola, com a professora Négui Baptista.

Galeria da Arte Galego Portuguesa

1º Sábado de cada mês

----

Feira Franca Mensal de Colecionismo, Antiguidades e Velharias, NUFICOL

Jardim Municipal

3º Sábado de cada mês

----

Feira das Velharias de Buarcos

Rua 5 de Outubro, Buarcos

01 a 11

----

Exposição: “Corpo estranho - uma viagem pelos desenhos de António Ferrolho”

Galeria Magenta

1

18H30

Terças com Poesia: “Do Brilho do Mar e do vermelho da Maçã”

Hotel Mercure Figueira da Foz (Grande Hotel)

1

10H30 e 14H30

Dia Mundial da Música

Biblioteca Pública Municipal

01 a 31

----

Exposição: “Arte no Hospital”

Hospital Distrital da Figueira da Foz

01 a 31

----

Aulas de desenho e pintura em tela e tecido

Galeria Magenta

01 a 11

----

Aulas de Viola, Cavaquinho e Piano

Galeria Magenta

4

10H30

Dia Mundial do Animal

Biblioteca Pública Municipal

04 a 13

----

Festivais Gastronómicos: Feijoada de Búzios

Figueira da Foz

4

23H00

Orquestra de Jazz da Escola de artes do CAE

Jardim Interior

5

21H30

Brad Mehldau Trio

Grande Auditório do CAE

6

10H30 e 11H30

Astronomia em Palco: “Astronomia para bebés”

Grande Auditório do CAE

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/

LOCAL

89


90

CRONOLOGIA

OUTUBRO DATA

HORA

EVENTO

LOCAL

Exposição coletiva de sócios da AAAGP: “Tons de Outono ou ainda de Verão”

Galeria da Arte Galego Portuguesa

Regata de Outono

Clube Náutico da Figueira da Foz

12

16H00

12

----

12

15H30

“Perdi-me no Museu Porque...” Andam animais à Solta no Museu...

Museu Municipal Santos Rocha

FKTrail, 2019

Buarcos

Exposição: “Gentes da Beira”, de Mário Costa

Galeria Magenta

13

9H30

12 a 31

----

13

9H30

FKTrail 2019

Buarcos

16

10H30

Dia Mundial da Alimentação

Biblioteca Pública Municipal

16

21H00

“Sophia do Tempo”

Biblioteca Pública Municipal

18

21H30

Mitos e Figurações do Diabo: “O Bem e o Mal na Crença Popular”

Museu Municipal Santos Rocha

19

21H30

Casal da Treta

Grande Auditório do CAE

20

16H35

Universal Concert

Grande Auditório do CAE

25

21H30

Apresentação do livro “Conversas com Anselmo Museu Municipal Borges” e conferência “Deus e o Diabo”Santos Rocha Anselmo Borges

24

21H30

Encontro de 5as de Leitura Com a Escritora Cristina Carvalho

Biblioteca Pública Municipal

25

23H00

Café Concerto: O Gajo

Jardim Interior do CAE

26

10H00 às 12H00 e 14H00 às 16H00

Laboratório Criativo: Uma colher, um caldeirão e muita confusão

Sala Polivalente do CAE

26

16H00

ApalavrArte – tertúlia cultural com Pintura ao vivo CAE

26

21H30

Dead Combo Tour Odeon Hotel

26

----

Grande Auditório do CAE

Noite da Francesinha

Sport Club de Lavos

Dia Mundial da Terceira Idade

Biblioteca Pública Municipal

28

14H30

28

10H30 e 14H30

Apresentação do Livro: “Poucas Letras, Tanto Mar” de João Pedro Mésseder e Ana Biscaia

Auditório Municipal

31

18H00 às 24H00

Noite dos Esqueletos, 9º edição. “Diabos à Solta, Mafarricos, Tinhosos e Cornudos.”

Museu Municipal Santos Rocha

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/


CRONOLOGIA

NOVEMBRO DATA

HORA

segundas

15H00 às 17H00

quartas-feiras

----

EVENTO

LOCAL

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

Caminhada Semanal Noturna pela ATBV

Serra da Boa Viagem Gimnodesportivo do Paião

quartas-feiras

15H00

Aulas de Zumba com o professor Luís Paulo (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior) da Junta de Freguesia do Paião

quintas-feiras

15H00

Aulas de Tai chi – com o mestre Marco Carreira (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior da Junta de Freguesia do Paião)

Filarmónica do Paião

quintas-feiras

14H30h às 18H00

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

1º Sábado de cada mês

----

Feira Franca Mensal de Colecionismo, Antiguidades e Velharias, NUFICOL

Jardim Municipal

3º Sábado de cada mês

----

Feira das Velharias de Buarcos

Rua 5 de Outubro, Buarcos

vários dias

vários horários

Aula de Música – viola, com a professora Négui Baptista.

Na galeria da Arte Galego Portuguesa

01 a 2

vários horários

Formação II: “Associativismo, Empreendedorismo e Inovação Social”

Paço de Tavarede

01 a 30

----

Exposição: “Arte no Hospital”

Hospital Distrital da Figueira da Foz

01 a 30

----

Aulas de desenho e pintura em tela e tecido

Galeria Magenta

01 a 30

----

Aulas de Viola, Cavaquinho e Piano

Galeria Magenta

02 a 08

----

Exposição Internacional Coletiva de Pintura: “Mares e Cores”

Galeria Magenta

2 a 30

----

Mostra bibliográfica Jorge de Sena: “De mim não falo mais: não quero nada”

Biblioteca Pública Municipal

nov a 31 dez

----

Exposicão: “Leonardo da Vinci - O Inventor”

Casa do Paço

2

----

Revista: “O Fado”

Sport Club de Lavos

2

15H00

Conversas com Saber

Auditório Municipal

2

16H00

Centenários Culturais “Jorge e Sophia” Filme : “Sinais de Fogo”

Pequeno Auditório do CAE

2

18H00

Encerramento da Exposição “A (F) figueira tem o diabo à beira!”

Museu Municipal Santos Rocha

3

10H30 e 11H30

Astronomia em Palco: “A Noite do Vampiro”

Auditório Municipal

Trio Odemira - Comemoração dos 60 anos de carreira

Grande Auditório do CAE

3

16H00

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/

91


92

CRONOLOGIA

DATA

NOVEMBRO HORA

EVENTO

5

21H30

Terças com Poesia “Apetece-me explicar, agora, as asas dos anjos” - Ana Madureira diz Jorge de Sena

5

----

6

21H00

6

LOCAL Quinta das Olaias Chalet

Centenários Culturais “Jorge e Sophia” Filme: “O Escritor Prodigioso”

Auditório Municipal

“Projeto Sophia” Comemora o aniversário de Sophia de Mello Breyner Andresen

Biblioteca Pública Municipal

10H30 e 14H30

“A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Auditório Municipal

9, 15, 16, 22 e 23

vários horários

Festival 7 Sentidos 4º Edição: Festa do Teatro e da Escultura

Vários locais

09 a 27

----

Atividade: “Pinturas ao vivo”

Galeria Magenta

9

16H00

Exposição: “Tons de Outono ou ainda Verão”

Galeria da Arte Galego Portuguesa

9

17H30

Palestra “O Planeta, os Oceanos, a Mudança de Auditório Municipal Paradigma e os Grandes Desafios do Futuro”

9

----

10

Regata de S. Martinho

Clube Náutico da Figueira da Foz

21H30

Da Vinci | Dance Company & Julia Olmedo

Grande Auditório do CAE

11

10H30

Dia Mundial do Origami

Biblioteca Pública Municipal

14

10H30 e 14H30

“Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente

Grande Auditório do CAE

15

10H00 às 16H00

Dia Nacional do Mar

Biblioteca Pública Municipal

15

21H30

Centenários Culturais “Jorge e Sophia” Filme: “Correspondências”

Pequeno Auditório do CAE

16

17H00

Jorge de Sena e a Figueira da Foz

Sala Figueira, Casino Figueira

17

16H30

ORQUESTRAE - Filarmónica do Alqueidão com Deixem o Pimba em Paz

Grande Auditório do CAE

19

10H30

Dia Mundial da Criatividade

Biblioteca Pública Municipal

21 e 22

10H00 às 18H00

Colóquio: “Santos Rocha Arqueologia e Território da Figueira da Foz”

Auditório Municipal

21 nov a 8 mai

Exposições: “Santos Rocha, Ter >Sex: Arqueologia e Territórios da Figueira da Foz”, Museu Municipal 9H30 às 17H00 Fragmentos da História do Carvão e do Cimento Santos Rocha Sáb: 14H00 às 19H00 no Cabo Mondego”

22

23H00

Café Concert: O Quarteto Marília Miranda

Jardim Interior do CAE

22 e 23

21H30

Intimidade Indecente

Grande Auditório do CAE

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/


CRONOLOGIA

NOVEMBRO DATA

HORA

EVENTO

LOCAL

22 a 30

----

Festivais Gastronómicos: Bacalhau e derivados

Restaurantes aderentes

23

15H30

“Perdi-me no Museu Porque...” Andam animais à Solta no Museu...

Museu Municipal Santos Rocha

23

----

Jantar “Dia Internacional do Homem”

Sport Club de Lavos

Apresentação do Livro: “ A Gotinha de Água Marina”, de Lina Lino

Biblioteca Pública Municipal

10º. Aniversário do Projeto 5as de Leitura “Para atravessar contigo o deserto do mundo” Com Lúcia Moniz e Pedro Lamares

Grande Auditório do CAE

“ADN Mário Silva”- Homenagem a Mário Silva

Galeria Magenta Sala Polivalente do CAE

26

10H30 e 14H30

28

21H30

29 a 13 dez

----

30

15H00 às 17H00

Laboratório Criativo: O Preto, O Branco e Outras Cores

30

16H00

Centenários Culturais “Jorge e Sophia” Espetáculo “O Cavaleiro da Dinamarca”

Biblioteca Pública Municipal

30 nov 19 mar

----

Exposição: “Aves do Baixo-Mondego”, de Pedro Baptista

Núcleo Museológico do Sal

30

20H00

Centenários Culturais “Jorge e Sophia” Jantar Literário

Salão Caffé, Casino Figueira

DEZEMBRO DATA

HORA

dezembro

18H30

São Silvestre Figueira da Foz

Figueira da Foz

dezembro

----

Jardim do Natal - Atividades para crianças e famílias

Jardim Municipal, Figueira da Foz

vários dias

vários horários

Aula de Música – viola , com a professora Négui Baptista.

Galeria da Arte Galego Portuguesa

segundas

15H00 às 17H00

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

quartas-feiras

15H00

Aulas de Zumba com o professor Luís Paulo (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior) da Junta de Freguesia do Paião

Gimnodesportivo do Paião

quartas-feiras

----

Caminhada Semanal Noturna pela ATBV

Serra da Boa Viagem

quintas

14H30 às 18H00

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

quintas-feiras

15H00

Aulas de Tai chi – com o mestre Marco Carreira (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior da Junta de Freguesia do Paião)

Filarmónica do Paião

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/

EVENTO

LOCAL

93


94

CRONOLOGIA

DATA 1º Sábado de cada mês

DEZEMBRO HORA

EVENTO

LOCAL

----

Feira Franca Mensal de Colecionismo, Antiguidades e Velharias, NUFICOL

Jardim Municipal

3º Sábado de cada mês

----

Feira das Velharias de Buarcos

Rua 5 de Outubro, Buarcos

1 a 30

----

Exposição: “Arte no Hospital”

Hospital Distrital da Figueira da Foz

1 a 30

----

Aulas de desenho e pintura em tela e tecido

Galeria Magenta

1 a 30

----

Aulas de Viola, Cavaquinho e Piano

Galeria Magenta

Concertos de Natal: Coro Canticus Camarae

Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Ondas, Marinha das Ondas

1

15H30

1

11H00 e 15H30

Super Wings - Missão em Equipa

Grande Auditório do CAE

2

10H30 e 14H30

“O Cavaleiro da Dinamarca” Leitura dramatizada da obra

Biblioteca Pública Municipal

3

21H30

Terças com Poesia, com a presença de Escritora e Jornalista Inês Fonseca Santos

Local a designar oportunamente

5

14H30

Dia Internacional do Voluntariado

Biblioteca Pública Municipal

7

16H00

9º Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato 20x20 - com edição de Livro de Arte

CAE - Sala Zé Penicheiro

7

16H00

Aqui há Natal! Exposição coletiva da AAAGP

CAE- Sala Zé Penicheiro

7

17H00

ApalavrArte – Tertúlia cultural com pintura ao vivo

CAE

7

21H30

O Quebra-Nozes - Russian Classical Ballet

Grande Auditório do CAE

8

15H30

Concertos de Natal: Coral João Mendes

Igreja Protestante/ Reformada da Figueira da Foz Buarcos e São Julião

9

21H00

Concerto de Piano Conservatório de Música David Sousa

Auditório Municipal

10

10H30

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Biblioteca Pública Municipal

10

21H00

Concerto de Solistas Conservatório de Música David Sousa

Auditório Municipal

12

16H00

Exposição coletiva de sócios da AAAGP: “Tons de Outono ou ainda Verão”

Galeria da Arte Galego Portuguesa

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/


CRONOLOGIA

DEZEMBRO DATA

HORA

EVENTO

LOCAL

12

21H30

Encontro de 5as de Leitura com o Escritor Júlio Machado Vaz e o seu Editor Rui Couceiro

Biblioteca Pública Municipal

13

23H00

Café Concerto: O Som das Palavras

Jardim Interior CAE

14

15H30

Os Sábados são passados no Museu: “Museu com 5 Sentidos”

Museu Municipal Santos Rocha

14

15H00 às 18H30

Palestra: “Introdução à Ayurveda”

Museu Municipal Santos Rocha

14

21H30

Jorge Palma - Expresso do Outono

Grande Auditório do CAE

14 a 10 jan

----

“Coletiva de Natal”exposição coletiva de Pintura, Fotografia, Escultura e Cerâmica

Galeria Magenta

15

10H30 e 11H30

Astronomia em Palco: O Universo de Escher

Grande Auditório do CAE

Concertos de Natal: Coral David de Sousa

Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios Bom Sucesso

Os Miseráveis (adaptação) | EACAE

Grande Auditório do CAE

Concerto de Natal das Forças Armadas

Grande Auditório do CAE

Dia das Palavras Cruzadas

Biblioteca Pública Municipal

Christmas CUP, Clube Naútico da Figueira da Foz

Marina da Figueira da Foz

Laboratório Criativo: Pensar, Criar e Partilhar

Sala Polivalente do CAE

Lavos na História - 500 Anos do Foral Manuelino (1519-2019)

Junta de Freguesia de Lavos

Baile Natal

Sport Club de Lavos

ApalavrArte – Tertúlia cultural com pintura ao vivo

CAE

Rally Fim D’Ano

Figueira da Foz

Passagem de Ano

Praça do Forte

15

16H00

17 e 18

14H30 e 21H30

20

21H30

21

a partir das 10H00

21

10H00

21

10H00 às 13H00

21

17H00

25

----

26

16H00

27 a 29

----

31

22H00

31

----

Jantar e Baile Passagem de Ano

Sport Club de Lavos

Até 31 dez

---

Exposicão «Leonardo da Vinci - O Inventor»

Casa do Paço

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/

95


96

CRONOLOGIA

DATA

JANEIRO HORA

EVENTO

vários dias

vários horários

Aula de Música – viola, com a professora Négui Baptista

Galeria da Arte Galego Portuguesa

LOCAL

segundas

15H00 às 17H00

Aulas de Pintura, com a professora Conceição Ruivo

Galeria da Arte Galego Portuguesa

quartas -feiras

15H00

Aulas de Zumba com o professor Luís Paulo (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior) da Junta de Freguesia do Paião

Gimnodesportivo do Paião

quartas-feiras

----

Caminhada Semanal Noturna pela ATBV

Serra da Boa Viagem Galeria da Arte Galego Portuguesa

quintas -feiras

14H30 às 18H00

Aulas de Pintura com a professora Conceição Ruivo

quintas -feiras

15H00

Aulas de Tai chi – com o mestre Marco Carreira (uma iniciativa da AAAGP em conjunto com o Grupo Sénior da Junta de Freguesia do Paião)

Filarmónica do Paião

1º Sábado de cada mês

----

Feira Franca Mensal de Colecionismo, Antiguidades e Velharias, NUFICOL

Jardim Municipal

3º Sábado de cada mês

----

Feira das Velharias de Buarcos

Rua 5 de Outubro, Buarcos

1

21H30

Terças com Poesia Com Paulo Condessa Poesia Performativa

Local a designar oportunamente

01 a 31

----

Exposição: “Arte no Hospital”

Hospital Distrital da Figueira da Foz

01 a 31

----

Aulas de desenho e pintura em tela e tecido

Galeria Magenta

01 a 31

----

Aulas de Viola, Cavaquinho e Piano

Galeria Magenta

3

21H30

Filme “Viriato”, de Luís Alburquerque

Grande Auditório do CAE

6

10H30

Comemorar os Reis Magos

Biblioteca Pública Municipal

9

10H00

Filme: “Os Maias”, de João Botelho

Grande Auditório do CAE

11

15H00 às 17H30

Workshop de Massagem Indiana à Cabeça

SURYA

Cantar as Janeiras

Junta de Freguesia de Lavos

11

----

11

15H30

Os Sábados são passados no Museu: “Traje”

Museu Municipal Santos Rocha

11

16H00

Exposição coletiva de sócios da AAAGP

Galeria da Arte Galego Portuguesa

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/


JANEIRO DATA

HORA

11

21H30

11 a 31

----

12

15H30

até dia 15

----

18 e 19

21H30 dia 18 16H00 dia 19

21

----

25

10H00 às 12H00 e 14H00 às 16H00

30

21H30

31

10H30 e 14H30

www.cm-FIgfoz.pt | www.cae.pt | www.cnaff.pt http://trilhosboaviagem.com/

EVENTO

CRONOLOGIA

LOCAL

Grande Concerto de Ano Novo

Grande Auditório do CAE

Exposição: “Perspetivas V”

Galeria Magenta

Encontro de Coros Infantil/ Juvenil

Grande Auditório do CAE

Exposição: “Mais Perto do Mar” de Daniel Cardoso

Núcleo Museológico do Mar

“Música no Coração” (adaptação), Sociedade de Instrução Tavaredense

Grande Auditório do CAE

Christmas Cup to everyone

Clube Náutico da Figueira da Foz

Laboratório Criativo: Sons e Instrumentos

Sala Polivalente do CAE

Encontro de 5as de Leitura com o Jornalista e Escritor José Manuel Barata Feyo

Biblioteca Pública Municipal

Dia Mundial do Mágico

Biblioteca Pública Municipal

97


AÇORDA DE BACALHAU Pão de carcaça; bacalhau; alho; coentros; cebola; alho; azeite; tomate; ovos. Corta-se a carcaça em pedaços muito pequenos. Coze-se o bacalhau e desfia-se. Com a água da cozedura do bacalhau, ensopa-se o pão, juntamente com dentes de alho laminados e um pouco de coentros. Refoga-se cebola e alho em azeite e acrescenta-se uma grande quantidade de tomate. Junta-se o pão com o bacalhau e depois acrescenta-se o refogado. Leva-se novamente ao lume, tudo bem envolvido e deixa-se ficar em lume brando até apurar. Retira-se e salpica-se com coentros. Separadamente, num tacho com água e vinagre, escalfa-se os ovos. Retira-se e coloca-se sobre a açorda e acrescenta-se coentros a gosto.

A Nossa Mesa: Receituário Gastronómico da Figueira da Foz 2ª Edição, 2019, Pág.: 94/95


Câmara Municipal da Figueira da Foz Paços do Concelho Av. Saraiva de Carvalho 3084-501 Figueira da Foz Tf: 233 403 300 Fax: 233 403 310 www.cm-figfoz.pt municipe@cm-figfoz.pt Posto de Turismo da Avenida Av. 25 de Abril 3080-501 Figueira da Foz Setembro a junho 09h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00 Tf: 233 422 610 | figueiraturismo@cm-figfoz.pt Centro de Artes e Espectáculos Rua Abade Pedro 3080-084 Figueira da Foz Tf: 233 407 200 www.cae.pt | geral@cae.pt Museu Municipal Santos Rocha Rua Calouste Gulbenkian 3080-084 Figueira da Foz 01 setembro a 30 junho 3ªf a 6ª 9h30-17h00 Sábados: 14h00-19h00 Encerra: 2ª feira, domingos e feriados Visitas guiadas com marcação prévia Tf: 233 402 840 | museu@cm-figfoz.pt Núcleo Museológico do Mar Rua Gov. Soares Nogueira, n.º 32 - Buarcos 3080-296 Figueira da Foz 2ªf a 6ªf 09h00 -13h00 | 14h00-17h00 Encerra: sábado domingo e feriados Visitas guiadas com marcação prévia Tf: 233 413 490 | nucleo.mar@cm-figfoz.pt Núcleo Museológico do Sal Armazéns de Lavos Salina Municipal do Corredor da Cobra 16 setembro a 30 abril 5ªf a domingo e feriados 1Oh00 - 12h30 | 14h00 - 16h00 Encerra 2ª a 4ª feira e domingo de Páscoa 02 de maio a 15 de setembro Quarta-feira a domingo | feriados: 1Oh30 às 12h30 | 14h30 às 18h45 Encerra às segundas, terças e 01 de maio Visitas guiadas com marcação prévia Tf: 966 344 488 | nucleo.sal@cm-figfoz.pt Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás Rua Calouste Gulbenkian 3080-084 Figueira da Foz 2ªf a 6ªf - 09h30 -18h30 Sábado: 14h00 - 19h00 Tf: 233402840 biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt


GRANDE CONCERTO DE ANO NOVO 11 de JANEIRO

Profile for Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Agenda de Cultura e Eventos da Figueira da Foz  

Agenda de Eventos e Programação da Figueira da Foz para os meses de outubro de 2019 a janeiro de 2020

Agenda de Cultura e Eventos da Figueira da Foz  

Agenda de Eventos e Programação da Figueira da Foz para os meses de outubro de 2019 a janeiro de 2020

Advertisement