Issuu on Google+


Diretrizes A Eletran, desde sua fundação, atua comprometida com atendimento à legislação, atenção às práticas comerciais, entre outros padrões de comportamento que contribuíram para o seu crescimento. A atenção, atitudes, planejamentos e investimentos necessários continuam focalizados para continuidade desse crescimento bem como em tornar nossa empresa perene. Esse documento intitulado Código de Conduta é uma ação que indica o direcionamento para comportamentos e tomadas de decisões. Esperamos que todos os envolvidos na observância desse documento cumpram-no e dê continuidade na trajetória de sucesso, que foi pautada em comprometimento, respeito ao mercado, ao colaborador e ao meio ambiente. Obrigada a todos! A Direção

02


AOS ENVOLVIDOS Esse documento auxiliará na direção e ou tomada de decisão nas atividades ou interfaces com processos relacionados à: Colaboradores: direcionamento e esclarecendo conduta esperada durante seu período de contribuição com essa empresa; Clientes: contribuindo nas relações entre práticas da empresa, estreitamento de relacionamento e agilidade nos atendimentos que se fizerem necessários; Fornecedores: estabelecendo práticas de negócios com competitividade saudável. Esperamos que as orientações contidas nesse documento sejam observadas, esclarecidas e aplicadas nos comportamentos e decisões que envolvem as atividades do dia-a-dia.

INTRODUÇÃO O Código de Conduta da Eletran remete a comportamentos e decisões diante de direitos e deveres que envolvem colaboradores, clientes e fornecedores. Mas algumas atitudes são esperadas sem, no entanto, estarem descritas nesse documento entre elas: Ser prestativo ao colega, não realizar comentários que firam moralmente os colegas de trabalho, atentar para a organização e asseio da empresa tomando ações que deixem o ambiente de trabalho amigável. Não podemos deixar de esclarecer que esse documento é alinhado com a Política Integrada da Eletran. Dessa forma, espera-se que todos os envolvidos atendam ás leis, políticas, procedimentos e instruções de trabalho e ainda que observem que esse documento complementa qualquer outro aprovado pela Eletran.

03


POLÍTICA INTEGRADA DA ELETRAN

ELETRAN – Indústria e Comércio de Baterias S.A. Nosso negócio é a fabricação e a comercialização de baterias automotivas, buscando a satisfação dos nossos clientes e demais partes interessadas. Nos comprometemos com a implementação e com a manutenção de um sistema de gestão voltado ao atendimento de requisitos legais e outros requisitos, qualidade, saúde, segurança e meio ambiente que, além de outros, atua com os seguintes pilares:

Clientes Nossos clientes atuais e futuros são nossa razão de atuar. É nosso compromisso buscar constantemente atender a todos os seus requisitos, garantido um produto de excelência;

Pessoas Atrair, desenvolver, capacitar, envolver e conscientizar sobre sua importância na gestão da Eletran é nossa busca constante. Consideramos ser imprescindível treinamentos e conscientização voltados para obtenção de qualidade na fabricação de baterias, da gestão dos aspectos ambientais e dos riscos ocupacionais inerentes à nossa empresa;

04


Segurança A empresa tem compromisso na prevenção de acidentes de trabalho, de danos à saúde do trabalhador como elemento fundamental para o planejamento da realização de quaisquer atividades que envolvam riscos significativos

Meio Ambiente Utilizar e propor melhores práticas para realização de nossos serviços objetivando a redução de impactos ambientais, o aumento do desempenho ambiental, a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição.

Comunicação A comunicação objetiva, clara e rápida promove o alcance dos resultados esperados pela organização e às partes interessadas ao nosso sistema de gestão. É nosso compromisso manter e utilizar-se de canais e ferramentas adequados para que a comunicação seja efetiva na Eletran. Os pilares acima norteiam nossa gestão e contribuem no desenvolvimento da cultura voltada para a implantação de ações de melhoria continua, produtividade, rentabilidade. Através dessas ações tornamos a empresa proativa, perene e consolidada no seu ramo de atuação. Paulo Humberto Bittencourt Atibaia

Tiago Ceravolo Bittencourt

Revisão 17 de 13/09/2016

05


CÓDIGO DE CONDUTA

01.

02.

03. 04.

06

Em relação à segurança e qualidade de nossos produtos: a Eletran possui especificações para fabricação e liberação do produto para comercialização. Essas especificações são baseadas em altos padrões de qualidade bem como em atendimento à legislação pertinente.

Saúde, bem-estar e segurança: possuímos instalações, controle e fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletivo em prol da promoção da saúde, bem-estar e segurança em nossas instalações. Amplo estacionamento (obrigatório estacionar em sentido de fuga), refeitório, área de lazer, e demais recursos para atender a equipe. Devemos observar as normas de segurança, cumprir políticas e procedimentos bem como contribuir com a constante melhoria das mesmas.

A Eletran declara que não utiliza e não utilizará mão-de-obra infantil, escrava, ilegal ou forçada em nenhuma da(s) dependência(s) da empresa.

Nossa conduta Por medida de segurança é vedado o ingresso nas dependências da empresa utilizando boné, touca, capacete, capuz, óculos escuros ou qualquer outro item que dificulte a identificação pessoal.

* Exceções podem ocorrer desde que autorizadas pela diretoria e ou sócios


É vedado ao colaborador alimentar-se (comidas, bebidas) nas áreas industriais. A Eletran disponibiliza áreas especificas para alimentação e reidratação. Utilize-se somente das mesmas. Não é permitido o uso de uniforme industrial, chinelo, camisa regata e boné para acessar/ utilizar o refeitório e área de lazer. O uniforme cedido e mantido pela Eletran deve ser utilizado somente nas dependências da empresa não sendo autorizada a saída da empresa vestindo o mesmo. A Eletran é uma empresa que respeita a segurança de seus colaboradores bem como a segurança de suas instalações e equipamentos e não autoriza fumar durante o expediente de trabalho e dentro de suas dependências. O acesso às dependências da Eletran fora do horário de expediente somente é permitido mediante autorização da Gerencia Imediata/ Diretoria. Para maior proteção, não é permitido o uso de barba, aliança, correntes, brincos e quaisquer outros adornos para os colaboradores/prestadores de serviços que acessam a área industrial. Não é permitido acessar as dependências da Eletran sob efeito de álcool ou drogas. Todos os empregados estarão sujeitos à revista pessoal, direta ou por amostragem, que será realizada por pessoa do mesmo sexo.

* Exceções podem ocorrer desde que autorizadas pela diretoria e ou sócios

07


Não é autorizado aos seus colaboradores a realização comercialização (recebimento de materiais, venda, entrega e recebimento de qualquer produto) de rifas, ação entre amigos, cosméticos, roupas, etc. nas dependências da Eletran, salvo expressa autorização por escrito da direção. Ausências ao trabalho podem ser justificadas mediante a apresentação de Atestado Médico ou outras Justificativas no prazo máximo de 48 horas após a ausência e deve ser entregue ao seu líder imediato. A Eletran possui frota (caminhões e carros) para uso exclusivamente na realização de suas operações, estando expressamente proibido o uso desses recursos para fins pessoais de qualquer colaborador. Não é permitido utilizar as dependências, veículos, equipamentos e materiais da Eletran para realizar quaisquer atividades de manutenção/reforma de itens/serviços particulares, bem como utilizarse da prestação de serviços de colaboradores da Eletran durante a jornada de trabalho. O empregado deverá ter o máximo cuidado no manejo, guarda e conservação de maquinas, equipamentos, veículos e materiais do empregador, para não causar danos, ficando responsável pelo ressarcimento dos prejuízos causados, perante a empresa e terceiros, em decorrência de culpa ou dolo. Recomenda-se discrição quanto à sua postura e trajes, pois elas demonstram profissionalismo. Recomenda-se discrição ao sexo feminino quanto à transparências e roupas justas e/ou de tamanho reduzido.

08

* Exceções podem ocorrer desde que autorizadas pela diretoria e ou sócios


05.

Recebimento de propostas e ou brindes: A Eletran não compactua com o aceite de propostas que beneficiem interesses particulares de colaboradores em detrimento aos interesses da Eletran. Todos os brindes recebidos por colaboradores devem ser encaminhadas ao Setor de Serviços de Administração para gestão e destinação.

06.

07.

Campanhas políticas: A Eletran é uma empresa apartidária. Permite, se solicitado com antecedência e aprovação, o acesso às suas dependências para divulgação de campanhas e ideais políticos no intervalo de refeição.

Equipamentos de informática / internet / celulares e câmeras fotográficas Não é permitido aos colaboradores o acesso à Eletran portando equipamentos de informática particulares tais como notebooks, iPad´s e outros equipamentos semelhantes. Não é permitido a saída de equipamentos de informática de propriedade da Eletran sem autorização da Gerencia Administrativa Financeira; A Eletran possui política de uso da Internet para cargos e funções que utilizam da mesma para suas tarefas. Recomenda-se o seu uso com moderação e profissionalismo. Excessos serão pontuados.

* Exceções podem ocorrer desde que autorizadas pela diretoria e ou sócios

09


É vedado acessar a área industrial portando celulares. Colaboradores que possuem autorização de uso do celular, prestadores de serviço ou visitantes não devem utilizá-lo nas áreas identificadas com o “símbolo”. Não é permitido realizar fotos ou filmagens das instalações, dos processos, equipamentos e produtos exceto quando essa ação fizer parte das funções do colaborador ou quando autorizado pela Diretoria.

08. 09.

10.

10

Saída de equipamentos/materiais: A saída de equipamentos, ferramentas e materiais de propriedade da empresa será permitida exclusivamente quando acompanhada de autorização assinada pela Gerência responsável.

Necessidades de maiores esclarecimentos: Caso haja dúvidas a respeito desse documento entre em contato com nosso Departamento de Recursos Humanos que está preparado para dirimir quaisquer dúvidas. Esse documento poderá ser alterado através de aditivo sempre que houver situação nova ou circunstância que recomende uma nova regulação.

Denúncia / cumprimento desse código: Todos devem atentar a esse documento e caso haja alguma infração é de responsabilidade do colaborador que a observar reportá-la. A inobservância das disposições desse regulamento e de acordo com a lei, serão punidas com advertência escrita, suspensão ou dispensa com justa causa, dependendo da gravidade do fato ou da reiteração da conduta.

* Exceções podem ocorrer desde que autorizadas pela diretoria e ou sócios



Código de conduta Eletran