ESPAÇO CATALISADOR | Stephanie Pereira de Andrade | UniEVANGÉLICA

Page 16

NOTAS: ¹ Entrevista conscedida por SANTILLO, Adehmar. Entrevista I.[novembro.2004]. Entrevistadora: Claudia Cristina Monteresso. ² Entrevista conscedida por GRICON, Antônio. Entrevista 2, [Fevereiro.2016]. Entrevistadora:Steph anie Andrade

O CAMELÓDROMO DE ANÁPOLIS O atual Camelódromo de Anápolis, localizado ao lado do terminal urbano, foi construído pelo ex-prefeito Ademar Santillo em 1987, sem um projeto. Ele cita então que: Foi uma iniciativa tomada por mim para amenizar os problemas causados pelos camelôs que estavam se acomodando nas calçadas. Foi feito um levantamento de quantos haviam se instalado no centro, nas ruas que são as mais movimentadas dessa área, as ruas General Joaquim Inácio e Engenheiro Portela e que hoje convergem para o terminal urbano. Assim, foi construído este centro comercial para abrigar esses trabalhadores com registro na própria Prefeitura para que pudessem trabalhar e garantir o sustento. (Informação Verbal)¹.

Porém, apenas a construção do Camelódromo não foi suciente para abrigar todos os ambulantes que se encontravam nas ruas. Então após alguns anos houve a seguinte solução : Não dá para levá-los para outros bairros da cidade, o movimento é no centro e é aqui também que está o terminal de ônibus. Então buscamos uma outra solução. Eu tinha um terreno próximo ao primeiro camelódromo e um conhecido tinha um outro terreno, fato que nos levou a

pensar numa estratégia e, então resolvemos construir um local para esses camelôs que estavam nas ruas. A parte que eu construí, que esse conhecido construiu, deixou para ser alugada para quem quisesse ter um lugar mais organizado para trabalhar, pois o Shopping Popular tem capacidade para abrigar mais de 800 comerciantes no total." (Informação Verbal)¹.

Adhemar Santillo diz que a construção do Camelódromo foi também para retirar os comerciantes das ruas e dar mais proteção para desenvolvimento do seu trabalho. De acordo com Antônio Gricon, gerente de obras e serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em uma entrevista a respeito do Camelódromo, ele cita que: A permissão é dada pelo município ao permissionário, e o mesmo não pode alugar, não pode vender e nem transferir para qualquer que seja. Porém não é isso que acontece na prática. Existem várias bancas alugadas, várias que foram vendidas ( mas que não foram transferidas )(Informação Verbal) ².

Ele aponta também que o Camelódromo conta com 240 boxes, sendo que 15 pessoas são proprietários de 50% dos boxes. Já no Shopping Popular dos bonecos, contamos com 177 boxes, uma pessoa sendo dono de 30% dos boxes. Isso acontece devido os boxes terem dimensões pequenas, variando de 1m² a 10m². Então, os que possuem os boxes menores, acabam se apropriando de outros para aumentar a renda.

LEGENDAS: [f.6]Camelódromo atual de Anápolis [f.7] Mapa de transferência de ambulantes para Camelódromo e Shopping Popular Fonte: Stephanie Andrade 118

Stephanie Pereira de Andrade


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.