Page 1

Centro Acadêmico de Comunicação Social APRESENTA:

Manual do Calouro


2

Seja bem-vindo, calouro!

Este manual foi feito pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social para socorrer seus dias iniciais na universidade. Trata-se de uma carta na manga para você se sentir mais pertencente ao mundo Ufes e interagir mais por aí. A partir de agora, você estuda no campus de Goiabeiras e, acredite, ele esconde muitos mistérios. É como uma cidade dividida em bairros. Temos prefeitura, construções inacabáveis, bancos, restaurante, gráfica, escola primária, bibliotecas, cinema, teatro, muita área verde e área de risco, e claro, salas de aula. O manual pretende esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento interno do curso de Comunicação, sobre o que você pode e deve fazer enquanto estudante, quem são seus representantes e ainda como chegar àquele lugar tão procurado ou como decifrar aquela sigla enigmática. Boa sorte!

Seja bem-vindo!


3

sumário

o que é

4

comunicação social

7

movimento estudantil

8

enecos

9

mapa da ufes

10

centro acadêmico

12

lugares a visitar

14

prédios

16

pesquisa e extensão

17

expediente

19


4

o que é

#extensão e #pesquisa Tá, agora você está na universidade. Sem essa de Ensino Médio, de ir para aula e depois embora. A Universidade oferece diversas opções extra-classe para você realmente aproveitar o ensino superior. São as atividades de extensão e pesquisa. A Extensão é o contato dos estudantes com a comunidade. A Pesquisa é a oportunidade de estudar algum assunto que lhe interesse (às vezes até recebendo uma bolsa para isso). No final desse manual, você encontra mais informações sobre os grupos de pesquisa e extensão. #frequência Para ser aprovado em uma disciplina, além de 7 pontos na média final – ou 5 no caso de prova final -, você deve ter 75% de frequência nas aulas. Ou seja, não falte se não for preciso. E atenção: Atestado médico não abona falta. Seus 25% já são para esses casos. #desligamento Desligamento é a forma que você tem de encerrar as suas atividades na universidade, se desligando mesmo, seja por uma decisão sua ou da universidade – o nome desse segundo é jubilamento. Espero que ninguém precise recorrer a esse recurso, né?

#matrícula Matrícula na Ufes quem faz é o aluno. Fique de olho no calendário acadêmico e não perca os prazos. A primeira etapa de matrícula é obrigatória e quem não fizer terá sérios problemas. A segunda e terceira etapa são apenas reajustes (cancelar ou matricular). A matrícula nas disciplinas eletivas (isto é, de outros cursos) deve ser feita na segunda etapa. ATENÇÃO: A PRIMEIRA ETAPA É OBRIGATÓRIA! #disciplinas eletivas As disciplinas eletivas são aquelas que você pega de outros cursos. Elas oferecem uma formação complementar e ainda somam horas de atividades complementares. Você deve frequentar a eletiva desde o início, mesmo ainda não estando matriculado e pedir ao professor e ao seu colegiado que abra vaga na 2ª etapa de matrícula. #disciplinas optativas As disciplinas optativas são aquelas que complementam o conteúdo prático e teórico do currículo. São ofertadas todo período, geralmente no turno da noite. Ah, você precisa cursar no mínimo 3 (três) delas para poder se formar.


o que é #estágio O estágio em Comunicação Social não é obrigatório, mas conta horas de atividades complementares (as 120 que você deve cumprir até o fim do seu curso). A Prograd exige que você esteja cursando no mínimo o 3° período para poder estagiar. Os coordenadores de estágio vivem sendo modificados, portanto, como é incerto, o professor Ismael Thompson é quem deve ser procurado. #remoção e #reopção de curso Você pode trocar de curso sem precisar fazer outro vestibular. Para fazer a remoção e reopção de curso, é necessário ter cumprido no mínimo 15% da sua carga horária e um máximo de 3 anos de curso (no caso de um aluno de Comunicação Social). Mais informações sobre a prova e as datas, consulte o site da Prograd. #trancamento A gente espera que você não precise, mas caso seja necessário, você pode trancar o

Luanna Esteves Diretora de Organização estuda técnicas de teatro para chorar ônibus rumo ao Enecom

5

curso por dois semestres seguidos. O estudante fica afastado da universidade e pode deixar de cursar as disciplinas. Fique de olho nas datas divulgadas pela Prograd para fazer o trancamento. #centro de línguas O Centro de Línguas está localizado próximo à cantina dos IC’s (CCHN) e à Adufes. Lá são oferecidos cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês e Português para Estrangeiros pela bagatela de 295 reais por semestre ou 590 no caso do curso intensivo para os estudantes da Ufes. Vale a pena ter uma, duas, três ou mais línguas estrangeiras no currículo.


6

o que é

#centro de artes É o espaço que compreende os cursos de Comunicação Social, Música, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial e Artes. Fica ali, ao lado do Cine Metrópolis, bem de frente para a Avenida Fernando Ferrari. Diversos são os segredos deste Centro: cantinas ocultas, casa da árvore, Estátua da Suruba, saídas desconhecidas nos prédios... E é claro, logo atrás, temos as pedras do sono e dois bancos, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. #departamento O departamento é a base da estrutura da universidade e reúne os professores por área de conhecimento e atividadesfins, como ensino, pesquisa e extensão. Todo professor faz parte de um departamento. Assim, quaisquer reclamações e problemas relacionados ao professor devem ser resolvidos no departamento a que ele pertence. #colegiado Cada curso de graduação da universidade é coordenado por um Colegiado. Este, por sua vez, é formado por professores e estudantes. É no Colegiado que se resolvem, entre outras questões, a oferta de disciplinas e as matrículas dos alunos.

#biblioteca setorial Atualmente, a Biblioteca Setorial funciona no prédio entre os Cemunis I e III. Ela reúne um acervo específico das áreas de Artes, de Arquitetura, de Design, de Semiótica, de História da Arte e da Arquitetura, bem como monografias, trabalhos de graduação e outras produções acadêmicocientíficas de discentes e docentes ligados ao Centro. #biblioteca central A Biblioteca Central possui diversos exemplares de livros e periódicos, por isso é sempre bom checar antes de xerocar algum material. O cadastro pode ser feito lá mesmo com o comprovante de matrícula e identidade. Você pode pegar até 3 livros e o prazo de devolução é de 15 dias. Você pode renovar na própria biblioteca ou pelo site http:// www.bc.ufes.br/. Caso ultrapasse o prazo de devolução, você pagará uma multa de 1 real por dia e por livro e acredite, isso é muito para um estudante pobre como nós. A Biblioteca Central fica próxima à reitoria e ao RU. Não tem erro.


comunicação social

7

Apesar de já no vestibular você escolher qual habilitação seguirá ao longo dos anos na Universidade, não é a toa que o curso se chama Comunicação Social. O curso de Comunicação Social deve instruir, discutir e mostrar ao estudante como o trabalho do comunicólogo atua na sociedade e, acima de tudo, abrir a mente do estudante para além das grandes mídias. Ser comunicólogo não é ser escravo do oligopólio midiático!

- Habilitações de Comunicação x Audiovisual A habilitação de Audiovisual pretende formar profissionais que atuem, principalmente, na produção de documentários, vídeos, programas educativos e que possam participar dos diversos festivais audiovisuais que ocorrem no país durante o ano. x Jornalismo A habilitação de Jornalismo pretende formar profissionais que participem da cobertura periódica dos acontecimentos e que também possam atuar como assessores de comunicação de empresas. x Publicidade e Propaganda A habilitação de Publicidade e Propaganda forma profissionais que possam participar de todos os processos que envolvem a elaboração de uma campanha publicitária, desde o contato com o cliente até a finalização da proposta criativa.


8

movimento estudantil

Movimento Estudantil (ME). Não, não somos um bando de gente barbada com bandeira do MST, camisa de Che Guevara, livros sobre socialismo e frases de Karl Marx. Também não estamos aqui para discutir partidarismo. Lutamos por aquilo que acreditamos. Causas nossas. Somos estudantes como você! A base do ME é o Centro Acadêmico. No aspecto interno à Ufes, juntam-se a ele o Dacar (no caso do Centro de Artes) e o DCE. Já no MECom (Movimento Estudantil da Comunicação), os CAs de Comunicação se aglomeram em torno da Enecos. A seguir, um pouco mais sobre eles. DACAR O Dacar é como se fosse um grande Centro Acadêmico de todo o Centro de Artes. Como abrange vários cursos, a ele é dado o nome de Diretório Acadêmico. É mais uma instituição mantida por alunos com intenção de garantir a representação estudantil na universidade. As reuniões do Centro abrigam os departamentos e colegiados de todos os cursos presentes no CAr. O Dacar participa dessas reuniões com representantes estudantis, que também tem direito de voto e fala.

Camila Cuquetto Diretora de Eventos canta: Na Enecos é mais legal! Na Enecos é mais legal!

DCE É o Diretório Central dos Estudantes, uma grande entidade que reúne e representa todos os estudantes da Ufes diante da reitoria e de outras instituições. Em julho, ocorre o ConeUfes (Congresso dos Estudantes da Ufes), que é um encontro responsável por decidir as políticas de ação do DCE. Cada curso manda até 5 delegados com direito a voto.


enecos A Enecos é a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, uma entidade responsável por discutir assuntos pertinentes ao curso e à sociedade e, também, por representar os interesses dos estudantes diante da sociedade e de outras instituições. As principais bandeiras da Enecos são a Democratização da Comunicação, a Qualidade de Formação do Comunicador e o Combate às Opressões nas Mídias. Neste ano, a Enecos promove a Campanha “Somos Todos Comunicação Social”, um movimento contra as novas diretrizes para o Jornalismo propostas pelo MEC e, principalmente, contra o desmembramento das habilitações de dentro do curso de Comunicação Social, transformando-as em cursos muito técnicos e sem formação crítica e social adequada. A Executiva também organiza vários encontros estudantis para debater e interagir com pessoas do país inteiro. Campanha Nacional da Enecos pelo não-desmembramento das habilitações de Comunicação e pela qualidade de formação do Comunicólogo

Fernanda Barata diz: “FOCO, Gentchi!”

9

Os encontros são: - Cobrecos = Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social. Ocorre em janeiro e tem um caráter mais deliberativo. É o momento em que a Executiva irá pautar suas discussões e ações para o resto do ano. Em 2011, o Encontro será em Sergipe. - Erecom = Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social. Tem uma estrutura parecida com o Enecom, entretanto ocorre dentro de cada regional da Enecos. No caso, a nossa é a Sudeste 3 (ESMG). Infelizmente, faz alguns anos que o encontro não ocorre na nossa regional. - Enecom = Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Acontece geralmente em julho e reúne estudantes de todo país para debater as bandeiras da Enecos e também para troca de experiências. A 31ª edição do Encontro ocorreu neste ano em João Pessoa, Paraíba. Em 2011 o encontro será em Belém do Pará. Para mais informações: http://www.enecos.org.br/


V

IC I

II

IC I

/ DI

E

ED

IV

II

eca liot Bib

ED

III /

ED

tra Cen l

7

inho

Lagu

8

e ant io r u ta รกr Res versit i Un

2

3

1 uni I

Cem

5

Cem


10 9

I

IC I

IC I

d

gra

Pro

Tea t

ro U

uni Cem I V

6

niv ers

da Pr incip al Av. Fe rnand o Fer rari

ria

to Rei

Entra

IC =

ada erc

C Ilha

itár

io

uni m e C II I

ni mu II

uni Cem V I

Bob

nan

uni V

Cem

Av. Fer

4

Entr do F ada erra ri

3 Legenda: 1 - Biblioteca Setorial 2- Caixa Econômica 3- Banco do Brasil 4- Pedra da Fumaça 5- Sintufes 6- Centro de Vivências 7- Planetário 8- Caixa D’agua 9- Cantina CCHN / IC 10- Centro de Línguas


12

centro acadêmico

Cacos O Cacos é o Centro Acadêmico de Comunicação Social da Ufes, uma entidade estudantil responsável por representar e defender os interesses dos estudantes de Comunicação. A administração do nosso CA fica por conta de uma gestão eleita anualmente por voto direto dos estudantes. Ao todo, o Cacos pode ter até 15 Diretores, que são divididos igualmente por 5 diretorias (Organização, Finanças, Relações Institucionais, Comunicação e Eventos). Gestão Atual A Gestão “Falar é Fácil, Fazer é CACOS!” tomou posse em dezembro de 2009 e vem fazendo um trabalho de reorganização e fortalecimento do Cacos.

Algumas conquistas desta gestão foram o restabelecimento de contatos com o Movimento Estudantil [DCE, Dacar, Enecos...], revitalização do espaço físico do Centro Acadêmico [pintura, troca do sofá, limpeza], maior comunicação com o curso [blog, twitter, cacos_ lista] e recuperação e aumento do caixa do CA, que havia sido roubado no fim da última gestão, além de, é claro, ter conseguido um ônibus junto à reitoria para o Enecom 2010. No início do 2º semestre, a gestão 2010 começou o debate da grade curricular com o curso. Eleições As eleições para nova gestão do Cacos geralmente acontecem em outubro e funcionam por meio de chapas. Isto é, a chapa que receber a maior quantidade dos votos é a que deve assumir as Diretorias do CA. Uma Comissão Eleitoral escolhida por meio de Assembléia é responsável por garantir a realização das eleições, bem como prevenir qualquer fraude, compra de voto ou ação coercitiva por parte de alguma das chapas.

Vinícius Eulálio Mestre de Obras Cacos 2010


centro acadêmico Cacos_Lista É a lista de e-mails interna do curso. Recados, vagas de estágio, discussões e muitos barracos ocorrem nela. É um espaço democrático em que qualquer estudante pode se manifestar e ‘ser ouvido’ por todos os outros. Para entrar, basta solicitar a algum moderador que lhe envie um convite.

Cacos 2010 Gestão Falar é Fácil, Fazer é CACOS! Organização: Guilherme Rebêlo Luanna Esteves Ricardo Aiolfi Relações Institucionais: Flora Viguini Larissa Fafá Leandro Nossa Finanças: Marcella Cardoso Marila Oliveira Vinicius Eulálio

Ricardo Aiolfi Diretor de Limpeza Cacos 2010

Comunicação: Fernanda Barata Manuela Mascarenhas Raissa Andrade

Mulher Invisível Serviço Secreto Cacos 2010

Eventos: Camila Cuquetto Raphael Perovano Thalita Dantas

13


14

lugares a visitar

#caixa d’água Uma das mais belas paisagens da Ufes, o reservatório de água se consagrou por ser um local de perversidades sexuais e uso de tóxicos. Se for visitar, vá em grupos de pelo menos 4 pessoas. E cuidado com as câmeras. #pedra da fumaça Formação rochosa vulcânica localizada em frente ao Banco do Brasil. Ainda hoje é possível ver focos de fumaça saindo de suas pedras. O local também é conhecido como “pedra do sono”, talvez alguma relação com a fumaça, sei lá. #planetário Localizado atrás do CCJE, o planetário da Ufes possui equipamentos que permitem mostrar como o céu seria visto de qualquer ponto da superfície da Terra, tanto no presente, quanto no passado ou futuro. #laguinho O laguinho se encontra localizado no CCJE e é conhecido por suas substâncias tóxicas e piqueniques de fim de tarde. A penalidade para quem realizar qualquer atividade nas águas do laguinho é a Jubilação e talvez 4 braços ou um cabelo cor-de-rosa. #teatro universitário É o Teatro da Ufes, que de universitário só tem a localização. Shows de standups, algumas peças maiores e muitas formaturas. Isso é tudo o que você vai ver nele. #centro de vivências Durante a aula, você percebe que não tirou aquela xerox para a próxima aula. O que fazer? Corra para o Centro de Vivências! Lanchonete, Cinema, Xerox, Recarga de Cartão Transcol e Agência do Banco Real, tudo num só lugar. No segundo andar, temos a Aiesec, bebedouros e banheiros. Seja num café, numa sessão do Cine Metrópolis ou para comprar aquele Biscoito de Polvilho sabor Cebola e Salsa, o Centro de Vivências é uma ótima pedida.


lugares a visitar

15

#galeria de arte e pesquisa Várias exposições de obras de arte bem ali, atrás do Centro de Vivências. E o melhor, de graça. O Calendário Anual de Exposições prevê exposições de artistas capixabas e de outros estados e países. Os alunos do curso de Artes também têm assegurados dois períodos (no calendário) destinados a exposições dos resultados dos trabalhos de conclusão de curso. #restaurante universitário De segunda a sexta, todo glamour da culinária européia por apenas R$ 1,50 (ou R$ 0,75, caso você tenha algum benefício). Ragu Misto, Macarrão à Primavera, Dobradinha à Lombeira, entre vários outros pratos, que você só descobrirá o que são no RU. Aberto, no almoço, de 11 às 13:30h e, no jantar, de 17:30 às 19h, é necessário cadastrar um cartão para acesso e carregá-lo de acordo com a quantidade de refeições desejada. #sintufes O Sindicato dos Trabalhadores da Ufes possui uma área para eventos bem legal, por isso várias festas rolam por ali. Vale a pena conhecer e quem sabe reservar? Me convida!

Marcella Cardoso Diretora de Finanças exige sua feijoada com café no jantar


16

prédios

#Caso Bob O Bob Esponja (ou Edifício de Multimeios) é o queridinho da Comunicação. É um prédio que já nasceu atrasado, sem prazo de entrega e com muitos erros de planejamento. O apelido vem do formato quadradão do prédio. No final de 2004, a construção começou a ser erguida. Em 16 de abril de 2009, após uma série de prazos não cumpridos, os estudantes, vestidos de camisas amarelas e cansados de esperar uma intervenção divina para a finalização das obras, ocupam a reitoria. A partir daí, algumas salas e laboratórios provisórios foram entregues. Hoje? O Bob está QUASE pronto. Mas aí ganhamos a trilogia: além do Bob 1, teremos (?) o Bob 2, um auditório em construção anexo ao Bob 1, e o Bob 3, prédio que abrigará a Direção do Centro de Artes. O Bob 3 fica ao lado do Edifício de Multimeios e foi apelidado de Torre da Realeza. E bem, no meio disso tudo, você deve estar se perguntando: a trilogia seguirá a linha do 1º? Bem, o Bob 2 já foi interditado porque não havia licença ambiental. Apesar dessas 2 últimas obras terem começado juntas, apenas uma foi interditada. Coincidência? Não deixemos a memória do Bob morrer...

Bob Esponja diz: “Sempre me falta algum pedaço!”

#Cemuni V É o covil da Comunicação. O Departamento e Colegiado do nosso curso ficam bem ali, além do nosso Centro Acadêmico e da Empresa Júnior. O prédio é dividido com o curso de Música, então hora ou outra, você ouvirá as famosas aulas de flauta ou presenciará uma cena de Glee, em que pessoas saem cantando em grandes corais e surgem de dentro de armários com coreografias pós-modernas. Tá, menos menos. Mas o Cemuni V é isso. Tá a toa na Ufes? Passa lá que você sem dúvida vai encontrar algum conhecido.


pesquisa e extensão

17

#Ecos Jr. A Empresa de Comunicação Social Júnior da Ufes é o lugar onde você aplica os conhecimentos aprendidos em sala de aula. A Ecos Jr. realiza trabalhos para pequenas e médias empresas que buscam um preço acessível e um serviço de qualidade nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Audiovisual. Isto é, ela coloca os membros em contato direto com o mercado de trabalho. Alguns trabalhos prestados pela empresa são: assessoria de imprensa, criação de peças publicitárias, planejamento de marketing, criação de websites e outros. Todo semestre, há um processo de seleção para novos membros. Fique atento! Os cartazes estarão pelo Cemuni V. Para quem quiser visitar, a sala deles é ali do lado do CA. ecosjr.com.br

Compõe-se de estudantes e professores. Além de desenvolver pesquisas, oferece mensalmente seminários abertos sobre temas em relevância nas discussões internas. Se gostou, é só dar um pulinho lá na sede do grupo - no Cemuni I- pela parte da tarde. ufes.br/obervatoriodamidia

#Observatório da Mídia Regional O Observatório busca fortalecer o diálogo entre a sociedade civil organizada, o setor público e a produção midiática, por meio da pesquisa e extensão. Fazendo jus ao nome, o grupo observa o que se produz de publicidade e conteúdo jornalístico e analisa essa produção de acordo com a ética da profissão e dos direitos humanos. Qualquer exagero, faz denúncia.

#Cronópio O Cronópio é um grupo de extensão que reune estudantes interessados em literatura e que, de alguma forma (seja em blogs ou em cadernos velhos e em sala de aula), produzam algo literário. As reuniões, que ocorrem às terças-feiras, às 19h, na sala de reuniões do DepCom, discutem os textos dos membros com a finalidade de aprimorá-los. Do Cronópio também saiu a Revista Graciano

#Grupo de Foto O objetivo do Grupo de Foto é conhecer um pouco mais sobre a fotografia, discutir técnicas e realizar experiências. O grupo surgiu da iniciativa recíproca de professores e alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. A idéia é discutir textos sobre fotografia e praticar o que é teorizado. Reúne-se na sala de reuniões do Depcom às quintasfeiras a partir das 18 horas. grupodefotoes.wordpress.com


18

pesquisa e extensão

(lançada no último dia de cada mês), que fala de literatura brasileira feita no Espírito Santo e divulga textos dos participantes do grupo - além de ser inteiramente produzida por eles próprios. revistagraciano.wordpress.com #Grupo de Estudos Audiovisuais (Grav) É um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, que tem o objetivo de estudar as diversas manifestações de cinema e vídeo da cultura contemporânea e aprofundar o conhecimento sobre o lugar e funcionamento da cultura audiovisual em nossa sociedade. Semanalmente, assiste filmes e os discute. Também produz mostras como a Acidentes Televisivos e a Mostra Relâmpago. grupograv.wordpress.com #Projeto 3 em 1 O Projeto 3em1 busca estabelecer uma aproximação entre estudantes e a realidade do mercado publicitário por meio de um ciclo de palestras sobre publicidade. O evento ocorre mensalmente no auditório do Centro de Artes (Cemuni IV - Ufes). Há sempre um tema central e três palestrantes expondo diferentes visões sobre o assunto. Após as apresentações dos convidados, é aberto um espaço para

debate e esclarecimento de dúvidas vindas da platéia. As inscrições para cada evento devem ser feitas previamente no site do projeto. projeto3em1.com.br #Bandejão 104.7 De 12 às 14 horas de todos os dias úteis da semana, é hora de sintonizar a 104.7 FM e ouvir uma programação recheada de excentricidades universitárias. Com conteúdo elaborado por estudantes, o Bandejão é um espaço cedido pela Rádio Universitária para que os estudantes possam experimentar a mídia além do que já é feito em sala de aula. A cada dia da semana, um Bandejete fica responsável pela programação e por colocar em prática seu programete. Seja hard rock farofa, emo despenteado ou congo universitário, é só pedir que o Bandejão tem. Para fazer parte do Bandejão, é necessário já ter cursado ou estar cursando uma disciplina de rádio e passar por um processo seletivo. É só ficar de olho na divulgação. bandejao1047.wordpress.com #Labic Sob a coordenação do professor Fábio Malini, o Laboratório de Internet e Cultura desenvolve pesquisas na área de comunicação e cibercultura. Visite-os no Cemuni I.


19

expediente

Diretoria de Finanças preparada para defender os bens do Centro Acadêmico

Textos: Fernanda Barata Guilherme Rebêlo Larissa Fafá Luanna Esteves Marila Oliveira Ricardo Aiolfi Revisão: Fernanda Barata Guilherme Rebêlo Ricardo Aiolfi Diagramação: Larissa Fafá Ricardo Aiolfi

Ladrão vai embora triste por não achar novo cofre do CA


ca c s

Gestão 2010 - Falar é Fácil, Fazer é CACOS! cacosonline@yahoo.com.br h tt p : / / w w w. c a c o s u fe s . b l o g s p o t . c o m / h t t p : / / w w w. t w i t t e r. c o m / c a c o s u f e s

Manual do Calouro 2010/2  

Manual do Calouro desenvolvido pela Gestão 2010 do Cacos para o semestre de 2010/2