Issuu on Google+


Cacau Maciel, tem 19 anos, moradora da Vila Olímpica, estudou na Escola Municipal Vila Olímpica e completou o ensino médio técnico em Gestão Cultural no IF-Sul Sapucaia do Sul. Hoje é estudante de Direito na Unisinos e trabalha com a área da gestão cultural, através da elaboração de projetos e captação de recursos. Sua ação na política iniciou muito cedo, através do Movimento de Juventude do Partido Socialista Brasileiro – JSB. Há três anos, ela é Secretária de Juventude do PSB em Esteio e em 2011 participou da II Conferência Nacional de Juventude em Brasília, onde teve a oportunidade de discutir mais ativamente as políticas públicas de juventude do país inteiro.

No Congresso Federal, em Brasília. Plenária da JSB na II Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, com a presença do Deputado Catarina.

em v o j a c r Fo zar! i l a e r a par “A juventude é a fase da vida em que todos os nossos sonhos e anseios são mais latentes. Neste período, trilhamos os caminhos que darão rumo à nossa vida inteira, por isso é essencial que essa fase seja vivida com intensidade e qualidade. Alguns gostam de dizer, que nós, jovens, somos o futuro do Brasil, eu, prefiro dizer, que somos a luta do presente para a transformação do futuro. No passado, a juventude já provou a sua força e protagonismo através de fatos da história política brasileira, como os avanços democráticos. Agora é chegada a hora de novamente afirmarmos nossa presença na sociedade e lutarmos por nosso espaço e representação, pois para sermos o futuro deste país e gerarmos o desenvolvimento social que ele merece, precisamos hoje trilhar este caminho com políticas públicas conscientes e específicas para todos os jovens, com garantias de direito e acesso de qualidade à educação, cultura e lazer. O meu compromisso com o esteiense é o “de não perder jamais a ternura”, a capacidade de me emocionar e me enganjar em sonhos coletivos, pois como diria Ernesto Che Guevara, todo revolucionário é movido por grandes doses de amor e disso se trata o fazer política de forma diferente no século XXI. Vamos juntos provar que participar da política é simples e que a boa e nova política está aí para vencer, romper barreiras e fazer o que é necessário, sem hipocrisia, afinal “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética (CHE)”.”

Um abraço, Cacau Maciel.

Pais: a base. Encerramento da Semana da Juventude de Esteio com Maninho André.

Formatura Técnico Gestão Cultural. Rock na Praça - 10 anos. Mestre: Vanderlan.

Formação Política da JSB RS. Reunião de lideranças do Mov. Negro da Regional Socialista, com Mano Oxi e Deputado Federal Vicente Selistre.


ALGUNS DE NOSSOS OBJETIVOS E PROPOSTAS: - Incentivar a descentralização, a democratização e o fomento da cultura, defendendo todos os segmentos culturais e a instalação de cine-clubes; - “Economia Criativa” - Instalar a economia da criatividade, favorecendo as artes plásticas, música, teatro, audiovisual e dança em nosso Município, promovendo incentivo direto à economia da cultura e à criação e manutenção de espaços noturnos, bem como incentivo direto à música; - Instalação da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, objetivando a integração entre legisladores e comunidade para defesa, acesso e incentivo ao livro e à leitura, propondo a construção do Plano Municipal do Livro e da Leitura; - Estágios Para Todos: reservar 30% das vagas dos estágios nos órgãos públicos do Município de Esteio para estudantes que tenham renda familiar de até três salários mínimos; - Lutar pelo ensino técnico e profissionalizante em nosso Município, fortalecendo parcerias e projetos de incentivo, inclusive para fortalecer e incentivar a geração de emprego; - Criação de centros públicos de inclusão digital, favorecendo o aprendizado digital e a democratização da informação e da pesquisa para nossa comunidade; - Criação e debate de políticas públicas para a juventude; - Criação do Conselho Municipal de Juventude; - Reestruturação das áreas de lazer e esporte, garantindo qualidade nas atividades propostas e na estrutura física pública; - Instituir um Plano Municipal de recuperação dos passeios públicos, objetivando a realização das obras necessárias para adequação à acessibilidade e à circulação de pedestres; - Bicicletários do Futuro: Projeto que irá permitir e incentivar os proprietários de estabelecimentos comerciais à instalarem bicicletários, promovendo uma idéia sustentável urbana e motivando o uso de bicicletas com segurança; - Instituir o debate acerca da criação de ciclovias em nosso Município, constatando sua necessidade e formas de viabilização e valorização do ciclista, através de uma política urbana sustentável; - Instalação de uma Unidade de Saúde da Mulher, com profissionais capacitados para o acolhimento e atendimento preventivo, visando o bem-estar e a escolha da mulher. CURTA E SAIBA MAIS SOBRE A NOSSA CAMPANHA: facebook.com/cacaumaciel @cacaumaciel Vereadora Cacau Maciel 40040 Tiragem: 500

cacaumaciel.wordpress.com E-mail: cacaumaciel40@gmail.com Coligação: PSB - PSL CNPJ: 16.423.392/0001-31


Zine da Juventude - Cacau Maciel - 40040