Page 1

ADOLESCÊNCIA


ESTE E-BOOK FOI ORGANIZADO APARTI DA PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE ADOLESCÊNCIA ORIENTADO PELA PROFESSORA DE PORTUGUÊS SILMARA. FAZ PARTE DE UMA ATIVIDADE DA FORMAÇÃO PROFESSOR APRENDIZ-TICS DA QUAL PARTICIPO COMO CURSISTA.SOU PROFESSOR RICARDO OLIVEIRA CACAU ORGANIZADOR DESTE E-BOOK NA PLATAFORMA.


Sumário

As transformações na adolescência..............................................................................................1 Os perigos da adolescência...........................................................................................................2 As amizades na adolescência........................................................................................................3 Mudanças na adolescência...........................................................................................................4 Gravidez na adolescência..............................................................................................................5 A mudança do corpo.....................................................................................................................6 Infância e adolescência.................................................................................................................7 As drogas e a violência no mundo de hoje...................................................................................8 Drogas e violência.........................................................................................................................9


As Transformações Na Adolescência

A fase da adolescência é uma fase muito boa na vida do ser humano. Por ser um período de grandes transformações, traz muitos riscos e envolvimento com coisas ruins. É preciso ter cuidado e saber separar o que pode prejudicar. Os adolescentes devem ser preparados por seus pais e pela escola, pois sabemos que as influências do mundo não são boas; se bem aconselhados pode torna-se uma pessoa de bom caráter, estudiosa e acima de tudo honesta. Se não aconselhado pode se envolver com tudo que é ruim, principalmente com drogas, violência e prostituição, fazendo com que se torne no futuro uma pessoa amargurada e coberta de traumas emocionais. Então, cuidem-se, tenha pensamentos bons, aceite conselhos das pessoas das pessoas mais experientes, e se torne uma pessoa de prestigio na sociedade.

Antônio Vinicius Neres Silva Aluno 9ºano Escola: Antônio Leite de Alencar

1


Os Perigos Da Adolescência A adolescência é uma fase boa problemática ao mesmo tempo pois é um período sujeito em que sai da infância e passa a ter novos prazeres em sua vida, e a fase do desenvolvimento hormonal de transformação no corpo e na mente, em que a pessoa começa a enxergar o mundo com outros olhos e novos ponto de vista. As adolescentes são seres que pensão, agem e fazem coisas muito contraditórias na visão de seus pais são pessoas que muitas vezes não escutam conselhos e entram em uma vida de risco como o uso das drogas, a pratica da sexualidade e o mundo do crime tornando assim sua vida uma tragédia, alguns nas grandes cidades viram até moradores de rua. As pessoas devem controlar-se e se abrir com seus pais ou professores, sobre o que passam em sua vida, só assim terá uma adolescência saudável.

Caroline Francisca Aluna 9ºano Escola: Antônio leite de Alencar

2


As Amizades Na Adolescência

A adolescência é uma fase muito especial em nossas vidas, pois nós conhecemos mais as pessoas, nos divertimos e vivemos muitas aventuras. Mas a adolescência também é uma fase que devemos tomar mais cuidado com as amizades. Nossa idade já temos cabeça suficiente para saber o que é certo e errado, mas muitas vezes somos influenciados pelos outros, ou nos revoltamos e escolhemos caminhos errados como o caminho das drogas, das armas e muitas outras coisas erradas. Não veem esses jovens que a sua família sofre também, os amigos e outras pessoas que as amam, pois muitas vezes eles escolhem caminhos que os levam à morte. Mas isso acontece se deixarmos nos influenciar pelos outros, por pessoas que dizem ser nossos amigos, mas no fundo no fundo não são, pôs amigo que é amigo não nos leva para o perigo. Acho que nós os jovens devemos ter amigos, sair e nos divertir, mas devemos ter cuidado com falsas promessas e saber dizer não para as coisas erradas. Para mim a adolescência é período muito importante em nossas vidas porque conhecermos pessoas, fazemos coisas escondidas, e aproveitamos os prazeres da vida. Mas muitas vezes nós entramos em coisas pesadas e graves tipo drogas, bebidas e roubos. No meu ver a maioria são os meninos que entram nessa porque querem ou porque são influenciados. Já com as meninas os problemas maiores são daqueles que se prostituem para ganhar dinheiro ou roubam para se sustentar. Outro problema na adolescência é a gravidez na adolescência. Para isso devemos aprender desde cedo com nossos pais ou quem nos da educação a não fazer coisas erradas porque nós vamos sofrer e eles também.

Helen Paiva nascimento Aluna 9ºano Escola: Antônio leite de Alencar

3


Mudanças Na Adolescência

A melhor fase na vida das pessoas é a fase da adolescência, pois é um período em que os jovens tem mais liberdade. A adolescência é uma fase chamada de período de transição nas mulheres ocorre o crescimento dos pelos, desenvolvimento das mamas, formação dos quadris e em muitos casos aparecimento de espinhas. Nos homens acontece engrossamento da voz, crescimento do pênis e em muitos casos nascimento de espinhas. Devemos ser adolescentes controlados, porque precisamos nos tornar seres com capacidades cognitivas boas. Os adolescentes precisam ter uma aprendizagem fluente, sem deixar se abater com as influências. Conclui-se que os adolescentes sempre gostam de levar uma vida em liberdade, mais não é assim que deve acontecer, devemos aprender a ser pessoas capazes de construir o mundo de outra forma, um mundo respeitoso e de pessoas honestas.

Izayane Alencar Rodrigues Aluna 9º ano Escola: Antônio Leite de Alencar

4


Gravidez na Adolescência

Hoje em dia sexo virou brincadeira, e a maioria das meninas a partir de 12 e 13 anos já tem relações sexuais, a gravidez parece está se tornando cada vez mais comum na sociedade, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. A gravidez na adolescência não envolve só o prazer; envolve os pais, seus amigos familiares também. Sem falar dos problemas emocionais, que afetam o sentido da adolescente que não vai está preparada para cuidar de um bebe, pelo o fato dela não saber cuidar nem de si próprio, imagine de uma criança. Muitos casos geram polêmicas pelo o fato de certos homens, homens não “moleques”, que iludem menininhas novas e quando elas engravidam dizem que não fizeram nada. É um caso sério ser mãe solteira despreparada e imatura. O prazer é bom mais existe só em relações sexuais. O melhor é aconselhar, o diálogo é importante entre pais e filhos, assim é mais fácil se prevenir em todos os sentidos, a realidade que acaba acontecendo, é que muitos pais tem vergonha de falar com os seus filhos sobre esse assunto “sexo “e “gravidez”, a falta de diálogo gera os jovens ter relações sexuais antes do tempo, principalmente mulheres a iniciar uma vida sexual sem o mínimo conhecimento. Os especialistas comprovam que o jovem tem um bom diálogo com os pais, e quando os professores explicam se prevenir isso evita a gravidez precoce. É visto que a gravidez na adolescência é um grande problema. Então o melhor método de prevenção é ter um namoro saudável e deixar para ter relações sexuais quando estiver com uma certa maturidade.

Mércia Maia Alencar Aluna 9ºano Escola: Antônio leite de Alencar

5


A Mudança Do Corpo

Adolescência em sentido determinado é, a idade em que começam a aparecer os sintomas de amadurecimento sexual com a puberdade que costuma fixar-se aos catorze anos e para as moças aos doze anos mas a uma grande variação nas idades o que será normal pois você pode ter aos onze ou doze anos, ou talvez tenha chegado aos quinze ou dezesseis anos que é quando o adolescente estará apto a gerar filhos e nessa idade principalmente tem que se cuidar e se preserva da gravidez precoce. Acontece algumas mudanças com os jovens que poderão ficar de certo modo desajeitado e com falta de coordenação. Isto se dá por que os seus ossos ficam mais longos e seus músculos tem de esticar-se junto com eles, nesta fase parecem crescer mais rapidamente, a base dessas mudanças do corpo são as glândulas inclusive as supra renais e as gônadas (glândulas genitais) estas produzem ainda outras mudanças. Uma delas é o crescimento de pelos púbicos em torno dos órgãos genitais, e aumento de mamilos nas mulheres mas o adolescente não passa por mudanças físicas, ele também modifica seu modo de ver, sentir, jugar, agir, enfim ele busca sua independência, seu reconhecimento na sociedade pois seu lugar é aqui, seu tempo é o presente e sua vida lhe pertence para colher frutos de alegria, sonho e perseverança rumo a vitória.

Nathalya Costa Aluna 9ºano Escola: Antônio Leite de Alencar

6


Infância e Adolescência

Após a infância vem a adolescência com a puberdade que é o período das mudanças onde o jovem torna-se pronto a gerar um desenvolvimento acelerado até desproporcional, mas o adolescente não passa apenas por mudanças no corpo, ele também modifica seu modo de pensar, agir e julgar sobre seu próprio mundo a sua volta. Mas quem nunca teve ou tem uma certa sensação de treze ou catorze anos de idade. Às vezes é difícil lidar com o corpo em desenvolvimento, o alongamento dos braços, das pernas e do pescoço, isso traz uma sensação estranha e desagradável pior ainda por que as vezes um lado do corpo cresce antes que o outro, isso é passageiro. Concluindo entre outros fatos o jovem ou adolescente busca sua identidade no mundo, e vem a pensar por se próprio, ser livre independente, que ser adulto. Ele não quer ver o futuro nem voltar ao passado, pois seu lugar é aqui para se usufruir da vida de alegria e sonhos.

Natielly Costa de Souza Aluna 9ºano Escola: Antônio Leite de Alencar

7


As drogas e a violência no mundo de hoje

As drogas e violência são duas coisas muito ruins para as pessoas em todos os sentidos tanto para quem usa, como para quem sofre as consequências. Várias pessoas usam drogas, quem usa droga não tem que ser preso, tem que ser tratado por clinicas especializadas, se eles forem presos só vão piorar e quando eles saírem da cadeia vão continuar se drogando. Sabemos que a violência na sociedade já é até comum muitas pessoas brigão por pequenas coisas tem muitos tiroteios, confrontos e por isso tem tanta coisa ruim neste mundo. A solução para esses problemas é a limpeza na consciência de muitas pessoas só assim podemos viver em um mundo mais justo, com pessoas conscientizadas e honestas.

Renan da silva santos Aluno 9º ano Escola: Antônio leite de Alencar

8


Drogas e violências

Drogas e violência, são duas coisas não tão distintas pois no meio da drogaria, as pessoas deram confusões e acabam se desentendendo, muitas vezes com seus próprios amigos, ou arrumam confusões e acabam construindo inimizades, as vezes até sem querer e na maioria das vezes, só acontece isso quando a pessoa está drogada, e isso não devia acontecer pois no brasil existem muitos policiais que deveriam rodar nessas cracolandias (local do consumo de drogas entre jovens e adultos). A violência é uma coisa muito frequente no brasil, pois hoje em dia as pessoas brigam por tudo e acabam até em morte, e esses jovens acabam matando pessoas só no impulso pois as vezes nem sabem o que é uma arma e isso prejudica até eles mesmo pois não sabem o que fazem e acabam até se matando pois o fato deles serem jovens não aguentam as consequências que eles iam sofrer consequentemente no futuro. As drogas é outro fato que ocorre com frequência, não só no brasil mais como nos outros países, as drogas são uma coisa que ninguém devia usar, as vezes usam so porquê um amigo pediu, mais uma pessoa como essa não deve ser considerado como amigo pois esse “amigo só vai estar te levando pro buraco, pro pior, pra morte. E o que as pessoas aprendem com isso, simplesmente nada pois isso tudo o que ta acontecendo no brasil é um lixo, o brasil devia ter menos violência e mais alegria, menos drogas e mais brilho, brilho esse que levaria o brasil pra cima, o brasil devia tomar uma consequência que elevasse o brasil a ser um país melhor pois o brasil atualmente não ta tendo nem uma qualidade, eu acho que tudo deveria mudar e pra isso acontecer só depende de nós.

Vinicius Marques Barbosa Aluno do 9º ano Escola: Antônio leite de Alencar

9


Adolescência  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you