Page 1


Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida ou usada de alguma forma sem permissĂŁo da gerĂŞncia.


APRESENTAÇÃO Somos especialistas em Medicina Tradicional Chinesa, pós-graduadas em Medicina Energética (fusão entre a medicina alopática e a tradicional chinesa) com experiência clínica superior a quinze anos. Temos como missão abordar cada paciente de forma integral, isto é, desde a informação clínica fornecida pelo próprio até à história de vida, alimentação, exercício físico e estado emocional. No seguimento da primeira consulta efetuamos uma proposta terapêutica que pode incluir: Acupunctura; laserneedle (acupunctura a laser sem recurso às agulhas tradicionais); electroestimulação (estimulação eléctrica de pontos de acupunctura); moxibustão e TDP (aplicação de calor localizado); fitoterapia (suplementos alimentares à base de plantas); nutrição; exercício físico e higiene de vida em geral. O objetivo será sempre “dar alta” e que o paciente regresse apenas para fazer prevenção. A esmagadora maioria dos nossos pacientes neste momento regressa, ou com outras queixas ou para fazerem prevenção, ou ainda, com amigos e familiares.

3

Damos formação no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa para profissionais de saúde.


EQUIPA

5

DrÂŞ Elsa Sampaio Medicina Tradicional Chinesa


Drª Filipa Baião Medicina Tradicional Chinesa

6


C O N S U LTA S


AVALIAÇÃO DO ESTADO ENERGÉTICO A avaliação do estado energético faz-se de uma forma integrada. São solicitados ao paciente os últimos exames, medicação atual e eventual declaração ou relatório do médico assistente. Faz-se a tomada do Pulso tendo em conta características qualitativas e quantitativas, de forma a conhecer o estado energético dos cinco órgãos e das seis vísceras. A língua também é observada sob a mesma perspetiva. Por fim o paciente é interrogado e são considerados outros dados relativos à observação tais como: observação do fácies, tom de voz, postura, discurso, etc.

8


AVALIAÇÃO DO ESTADO EMOCIONAL A avaliação do estado emocional visa avaliar as relações entre a mente humana, as emoções, as características e capacidades cognitivas e o estado da fisiologia energética e orgânica do paciente. Esta avaliação faz-se através de um questionário que segue inter-relações entre emoções e órgãos. Questionam-se traumas atuais e antigos, bem como, relações familiares e laborais.

9

Complementarmente ao interrogatório, a tomada do pulso, observação da língua e outros dados relativos à observação, auxiliam nesta avaliação. A avaliação do estado emocional visa avaliar as relações entre a mente humana, as emoções, as características e capacidades cognitivas e o estado da fisiologia energética e orgânica do paciente.


AVALIAÇÃO DO REGIME ALIMENTAR O sistema digestivo é considerado como um dos centros do qual depende a saúde em geral, dado que é a partir dele que se obtém ou mantém a energia necessária para as funções vitais. Esta avaliação efetua-se através de um interrogatório acerca dos hábitos alimentares do paciente que visa avaliar, não só o tipo de alimentos de acordo com os conceitos modernos (proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, etc) mas também, os sabores, cores e temperaturas preferidos, e ainda horários e preferências.

C O N S U LTA S

10


AC U P U N C T U RA


ACUPUNCTURA TERAPÊUTICA A acupunctura é um dos métodos terapêuticos no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo (Pontos de Acupunctura) a fim de obter um determinado efeito terapêutico. As agulhas utilizadas são esterilizadas e de uso único, ou seja, são inutilizadas no final de cada sessão e têm um calibre muito fino sendo a sua colocação quase impercetível. Em Medicina Tradicional Chinesa a prevenção da doença é prioritária e está na base de um desenvolvimento, crescimento, reprodução e envelhecimento saudável. Apesar do envelhecimento ser um processo natural de desgaste do organismo, este pode ser atrasado. A idade cronológica está simplesmente relacionada com o tempo que se vive mas, a idade biológica está relacionada com o envelhecimento das células, que por sua vez, depende da higiene de vida. Deste modo, envelhecer é inevitável, mas ficar velho pode ser uma opção onde alguns fatores como o stress, o sedentarismo e a obesidade intervêm. Uma vez que a MTC é uma Medicina Integrativa ela distingue-se da Medicina Alopática na forma como analisa o paciente. Este é visto como um todo que é um reflexo das mutações (entre yin e yang) e movimentos da Natureza, não como um ser isolado.

12


Seguindo a mesma lógica, também as patologias/ distúrbios energéticos são explicadas pelo aparecimento de desequilíbrios entre o yin/yang. O conceito de yin/ yang está na base de todo o raciocínio energético. No que toca aos fatores causais de patologias estes são divididos em externos e internos. Os externos são: climáticos e a higiene de vida. Os internos são as emoções e a alimentação. Em suma, a importância dada aos fatores climáticos, alimentação, emoções e higiene de vida é claramente distinta da visão alopática. Não obstante existirem diferenças claras entre as duas abordagens, as mesmas não são opostas mas sim complementares. Importa salientar que a Medicina é cada vez mais um vasto ramo do conhecimento, e por essa razão o caminho futuro será sempre uma complementaridade entre Especialidades Médicas. A partir do diagnóstico obtido na consulta de MTC, institui-se um protocolo de acupunctura com o objetivo de incrementar a capacidade de homeostasia do organismo e/ou potenciar a libertação de neuro-modeladores de forma a obter um efeito analgésico e anti-inflamatório natural, bem como uma estabilização das emoções. Além do referido, a acupunctura regulariza a energia vital do organismo e fortalece o sistema imunitário harmonizando os cinco órgãos e as seis vísceras para que o organismo se mantenha saudável e jovem.

13

AC U P U N C T U RA


A ACUPUNCTURA APLICA-SE A: Fibromialgia

Insónia

Esclerose múltipla

Enxaquecas

Doença de Parkinson

Infertilidade

Alzheimer

Impotência

Cancro

Alergias

Diabetes

Asma

Hérnias discais

Eczema

Artroses

Psoríase

Depressão

Menopausa

Ansiedade

Entre outras...

14


ACUPUNCTURA ESTÉTICA A “beleza” é um reflexo da saúde. Logo, a estética não se pode reduzir à melhoria do aspeto mas sim ao restabelecimento do equilíbrio energético. Assim sendo, a beleza é uma característica que resulta do contraste entre o desgaste e a regeneração dos tecidos orgânicos. Quando o desgaste se repercute na circulação sanguínea ou no aparelho neurovegetativo e hormonal o mau funcionamento destes aparelhos manifesta-se na estética. A “beleza” é um reflexo da saúde. Logo, a estética não se pode reduzir à melhoria do aspeto mas sim ao restabelecimento do equilíbrio energético. Assim sendo, a beleza é uma característica que resulta do contraste entre o desgaste e a regeneração dos tecidos orgânicos. Quando o desgaste se repercute na circulação sanguínea ou no aparelho neurovegetativo e hormonal o mau funcionamento destes aparelhos manifesta-se na estética. A pele e os músculos são tecidos com elevado poder regenerativo mas, frequentemente submetidos a agressões externas como por exemplo o excesso de sol, vento, tabaco e poluição.

15

AC U P U N C T U RA


Alguns agentes internos também podem ser agressivos como por exemplo a má alimentação, stress e sedentarismo. Na acupunctura estética o foco principal é não só, o reequilibrar das funções dos órgãos internos como o tratamento localizado externo nomeadamente a recuperação do tónus muscular e da pele, a perda de gordura localizada e a recuperação da plasticidade facial. Por exemplo, para a Medicina Tradicional Chinesa, a obesidade decorre de desequilíbrios energéticos potenciados por falta de exercício e erros alimentares e é devido a uma abordagem integrada com o reequilíbrio da funcionalidade dos órgãos, estabilização das emoções, correção dos hábitos alimentares e exercício físico que se conseguem resultados. A ACUPUNCTURA ESTÉTICA APLICA-SE A: Emagrecimento Celulite Flacidez Rugas Acne

*Estas técnicas estão associadas a conselhos alimentares e exercício físico.

16


ACUPUNCTURA NO DESPORTO A acupunctura aplica-se tanto nos casos de properformance (preparação desportiva) como na reabilitação. Está estimado que na última década, as cargas de treino aumentaram bastante o que tem trazido consequências negativas por aumento, tanto dos níveis de sobrecarga física e mental, como dos casos de overtraining e lesões. Isto diz respeito à população em geral que pratica exercício físico sem supervisão e a atletas que convivem com as questões da competição. A acupunctura aplicada nestes casos permite: • Melhorar o desempenho físico e a atitude mental; • Potenciar a recuperação muscular; • Prevenir lesões e overtraining. ESTES RESULTADOS SÃO ALCANÇADOS PORQUE A ACUPUNCTURA: Regulariza o sono permitindo acordar para cada dia com o corpo descansado e apto a qualquer desafio;

17

Alivia o stress e ansiedade antes do esforço ou prova, potenciando o equilíbrio mental que ajuda no relaxamento e foco da atenção nas metas a alcançar;


Sintoniza o corpo com a mente e as emoções, potenciando a consciência de si próprio o que funciona como uma ferramenta do sucesso; Protege o organismo contra doenças através do estímulo da imunidade e regularização de toda a funcionalidade do organismo, permitindo um desempenho físico mais regular; Acelerar o processo de cicatrização ou recuperação de qualquer lesão ou exaustão. A ACUPUNCTURA APLICA-SE COMO ADJUVANTE NOS CASOS DE: Musculação Treino de resistência ao esforço Recuperação pós-esforço Tendinites Entorses Luxações Contusões Roturas e / ou Distensões musculares ou de ligamentos

AC U P U N C T U RA

18


ACUPUNCTURA PEDIÁTRICA As crianças têm um sistema imunológico e digestivo mais frágil e menos evoluído que os adultos, o que as leva a serem mais predispostas a patologias respiratórias e digestivas. Deste modo, a acupunctura pediátrica visa prioritariamente a prevenção e secundariamente o tratamento através do fortalecimento do sistema imunológico e da manutenção do equilíbrio energético.A Acupunctura Pediátrica pode ser utilizada para tratar diversas patologias tanto do foro físico como emocional. A acupunctura é uma técnica segura, eficaz e indolor, indicada para crianças de qualquer idade. O tratamento pode ser efetuado com Laserneedle, Nextlaser ou com agulhas pediátricas (mais pequenas e finas), de acordo com a idade e predisposição da criança.

19

AC U P U N C T U RA


Além das doenças comuns de infância como: Otites Gastrites Infeções respiratórias

Também pode ser recomendada em casos de: Hiperactividade Deficit de atenção Distúrbios do sono Doenças congénitas Alergias Infeções de repetição Diarreia Enurese Anorexia Diabetes Eczema Dor

20


LASERNEEDLE A Acupuntura Laser consiste na emissão de um feixe de luz laser pulsada a baixas frequências sobre o ponto de Acupuntura, permitindo a sua estimulação, sem recurso às agulhas tradicionais. Este método incrementa as propriedades do Ponto de Acupunctura fazendo com que o paciente tenha resultados mais rápidos e duradouros. A utilização da luz laser, estimula a regeneração de células, rediz a inflamação, ativa a circulação sanguínea e estimula os neurotransmissores opióides e não opióides do organismo para aliviar a dor. Tudo isto com recurso a frequências mistas: analgésicas, anti-inflamatórias e/ou regeneradoras, consoante o caso. Realça-se a sua ação nas: Disfunções músculo-esqueléticas (hérnias discais, artroses, epicondilites, tendinites) Dor aguda e crónica (enxaquecas, fibromialgia, artrite reumatoide, nevralgias) Patologia dermatológica (eczemas, psoríase, acne) Anti-aging facial (rugas, perda de tonús)


LASERNEEDLE


E L E C T RO E ST I M U L AÇÃO


ELECTROESTIMULAÇÃO A electroestimulação é um método que consiste na estimulação elétrica de pontos de acupunctura. Estes estímulos elétricos promovem a libertação de neurotransmissores que auxiliam a terapêutica em casos de dor, inflamações, e outras situações. A electroestimulação é utilizada como forma de potencializar os efeitos dos tratamentos de acupuntura numa grande variedade de tratamentos, tanto sistêmicos como estéticos. A electroestimulação pode ser feita com agulhas ou com elétrodos transcutâneos ligados ao aparelho através dos cabos. A decisão de utilizar agulhas ou elétrodos depende da patologia e do local a ser tratado. A electroestimulação possui ação analgésica, neuromodeladora, anti-inflamatória e relaxate. INDICADA:

CONTRA INDICADA:

Dores

Arritmia grave

Paralesia Facial

Hipertensão Arterial

Sequelas de AVC

Pacientes com Pacemaker

Depressão

Gravidez

24


M O X I B U S TÃ O


MOXIBUSTÃO

A moxibustão é um método da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de calor em Pontos de Acupunctura com o objetivo de os estimular. Este efeito calor é induzido através de um procedimento que utiliza um Charuto de Moxa, o qual é constituído por uma planta de elevado poder calorífico e combustão controlada, a “Artemísia Vulgaris”. O tratamento na maioria dos casos faz se através de aplicação indireta nos pontos selecionados durante alguns segundos por ponto. O Paciente sente calor local e a pele fica ligeiramente ruborizada por alguns minutos. Este método pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de: • Infertilidade; • Impotência sexual masculina; • Anemia; • Amenorreia; • Astenia; • Depressão; • Asma; • DPOC; • Herpes Zoster (Zona); • Menopausa; • Outras.


TDP O TDP consiste num aparelho constituído por uma lâmpada de infravermelhos com uma cabeça coberta por um disco que ao aquecer ioniza elementos minerais essenciais ao corpo. Este aparelho emite uma banda especial de ondas eletromagnéticas que trazem diversos benefícios ao corpo humano tais como: • Melhorar a circulação sanguínea; • Promove o metabolismo; • Melhorar o sistema imunológico; • Promover o relaxamento muscular e aumenta a amplitude dos movimentos; • Dar sensação de conforto.

27

Deste modo a utilização do TDP está indicada em: • Contracturas musculares; • Espasmos musculares; • Dores musculares; • Inflamações; • Cervicalgias; • Dorsalgias; • Lombalgias; • Patologias do joelho; • Gastralgias; • Dores abdominais; • Diarreia; • Insónia; • Problemas cardiovasculares; • Sequelas AVC; • Outras.


TDP


F I TOT E RA P I A


FITOTERAPIA A fitoterapia é um método terapêutico que consiste na utilização de preparados constituídos maioritariamente por plantas.Cada preparado é composto por uma mistura de plantas que no seu conjunto conduz a um determinado resultado terapêutico sem causar efeitos secundários. Este método pode ser recomendado isoladamente ou em conjunto com a acupunctura. Quando usado em conjunto com a acupunctura atua de forma sinérgica. A utilização da fitoterapia apresenta vantagens como: • Posologia individualizada; • Diminuição quase total da toxicidade; • Segurança posológica com ampla margem terapêutica; • Redução dos efeitos secundários. Estes preparados têm diversos benefícios em situações como:

• Doenças crónicas; • Doenças constitucionais e/ou hereditárias; • Prevenção; • Outras.

30


NUTRIÇÃO A Nutrição é o processo de fornecimento de nutrientes e energia essenciais às funções vitais do organismo. Deste modo, a avaliação dos hábitos alimentares atuais e consequente aconselhamento visam a correção dos desequilíbrios energéticos diagnosticados. O aconselhamento é personalizado de acordo não só com as necessidades terapêuticas, mas também com os gostos e estilo de vida pessoal. A correção de hábitos alimentares tem vantagens terapêuticas como:

• Desintoxicação; • Aumento de vitalidade; • Regulação do sono; • Controlo do peso; • Outras.

O aconselhamento nutricional é fundamental não somente na prevenção da doença como em todas as situações de patologia, sendo de salientar:

31

• Alergias; • Diabetes; • Cancro; • Doenças crónicas; • Excesso de peso, Obesidade; • Outras.


N U T R I ÇÃO


EXERCÍCIO FÍSICO


EXERCÍCIO FÍSICO O exercício físico consiste no conjunto de atividades físicas planeadas, repetitivas, com orientação profissional, que visam desenvolver a resistência física e as habilidades motoras, promovendo a saúde em geral.Durante a consulta é efetuada uma avaliação dos hábitos de atividade física, sendo feita uma recomendação de determinado tipo de exercício consoante:

• A idade; • A condição física; • As patologias; • A rotina de vida diária.

O exercício físico adequado a cada situação particular apresenta diversas vantagens para a saúde, nomeadamente:

• Prevenção de doenças em geral; • Melhoria da qualidade de sono; • Melhoria da ansiedade e stress; • Tonificação muscular; • Prevenção de patologias osteoarticulares; • Melhoria da função cardiovascular; • Melhoria da função pulmonar; • Outras.

34


HIGIENE DE VIDA EM GERAL A higiene de vida em geral consiste no conjunto de hábitos e práticas que influenciam a saúde, a doença e o bemestar. Inclui, entre outros: a gestão do sono, do descanso e do stress, o contacto com a natureza, a atividade física e mental, a respiração, a alimentação. Assim, a avaliação da higiene de vida permite um aconselhamento nas áreas:

35

• Emocional; • Alimentar; • Sono; • Exercício físico; • Atividades lúdicas; • Outras.


H I G I E N E D E V I DA E M G E RA L


F O R M AÇÃO


FORMAÇÃO A nossa experiência na área da formação tem sido desenvolvida tanto em ensino presencial como através de plataformas de e-learning. Damos formação no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa para profissionais de saúde com os objetivos: Proporcionar conhecimentos de conceitos de saúde e doença na perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa; Aprofundar conhecimentos de vanguarda, entendimento do funcionamento e aplicação Acupunctura;

no da

Habilitar para a realização do diagnóstico energético a partir de sinais e sintomas utilizando os métodos da Medicina Tradicional Chinesa; Utilizar os conhecimentos de Acupunctura como ferramenta de diagnóstico, prognóstico e tratamento do paciente; Desenvolver a capacidade de interligar os conhecimentos científicos da Medicina Alopática com os da Medicina Tradicional Chinesa. Proporcionamos estágios integrados em clinicas, onde tanto o contacto direto com colegas como com pacientes é uma realidade enriquecedora. Também realizamos seminários, conferências e workshops para profissionais de saúde e público em geral.

38


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS protocolos //2016

O cliente que comprove estar associado a um protocolo com o Centro de Acupunctura Além Tejo poderá beneficiar de qualquer serviço nos três (3) Centros Clínicos CAAT1 com os seguintes descontos:

Serviços Clínicos

Valor Tabela

Desconto

Valor final

1ª Consulta

50 euros

15 %

42,50 euros

2ª Consulta

40 euros

15 %

34,00 euros

Tratamentos2

30 euros

15 %

25,50 euros

Consultas de Reavaliação

35 euros

15 %

29,75 euros

Estes valores são baseados na tabela 2017 em vigor nos Centros Clínicos CAAT1.

Centro de Enfermagem do Bacelo e Clinálamo em Évora | Clínica 24 em Estremoz | Clínica Arrábida em Setúbal. 2 Acupunctura | Laserneedle | Moxibustão | Electroestimulação | TDP | Fitoterapia | Higiene da vida em geral |

39

1


P R E S TA Ç Ã O D E S E RV I Ç O S


CONTACTOS Geral// caatevora@gmail.com

Clínica de Enfermagem do Bacelo// Avenida Fernando Pessoa, lote 28 G Cave Esquerdo 7005-152 ÉVORA

cli.enfermagem.bacelo@gmail.com 266 749 820 Clinálamo// Rua António José Couvinha, Lote 16 R/C Esq.º - Urbanização dos Álamos 7005-296 ÉVORA ​ clinalamo@gmail.com 266 745 990 ​

Clínica 24// Avenida 25 Abril, nº 24 Esq.º 7100-101 ESTREMOZ

consultas@clinica24.com 268 334 533 961 064 182 ​ ​

Clínica Arrábida// Avenida Dr. Manuel Arriaga, nº 26, 2º dt 2900-473 SETÚBAL 265 228 168 969 830 618

41

https://www.facebook.com/CentroDeAcupuncturaAlemTejoLda/


C O N TA C T O S


Portefólio Centro de Acupunctura Além Tejo  

Somos especialistas em Medicina Tradicional Chinesa

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you