Page 1

Nome : Caroline Batista N°: 10 Série: 1°B


TAREFA 1 – Quando ouvimos falar de um filme épico, imediatamente visualizando cenas de batalhas grandiosas, com a presença de heróis destemidos, defendendo valores como a honra e a justiça. Por sua vez, quando se trata de um filme romântico, sabemos que provavelmente veremos cenas líricas, em que as emoções estarão presentes. Por que fazemos essas ligações? O que nos leva a associar o épico a cenas de luta espetaculares e o lírico aos sentimentos? Resposta: O épico pode ser baseado em fatos apurados ou inventados, é usado também para adjetivar um feito memorável, extraordinário, uma proeza, algo muito forte e intenso. O gênero é ligado á episódios heroicos da história de algum povo, como o grego. No gênero lírico o autor mostra seus sentimentos e suas ideias nas obras. Ou seja, associamos tudo devido á explicação dos gêneros.

TAREFA 2 – LEITURA DE IMAGEM 1) A foto nos mostra o momento em que Frodo, o herói de O Senhor dos anéis, chega ao topo da Montanha da Perdição. Lá ele deve destruir o Um anel e livrar a terra-média da ameaça de ser dominada por Sauron, o Senhor das Trevas. Qual é a aparência do herói nesse momento? O que essa aparência sugere sobre a jornada de Frodo? Resposta: A imagem de Frodo mostra cansaço, sofrimento e aspecto de uma pessoa angustiada, através da imagem podemos perceber claramente que a jornada foi tensa, extremamente cansativa e que passou por muitos conflitos e batalhas. 2) Leia uma definição de herói: [...] individuo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação, magnanimidade, etc. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. (Fragmento) Agora observe as imagens e responda a questão a seguir: a) Que características em comum unem esses heróis a Frodo? Resposta: Todos os heróis anteriores tem um objetivo a ser cumprido e alcançado, inimigos a serem vencidos, capturados e eliminados, onde passam por situações de apuros e sofrimento, todos tem suas fraquezas mas no fim alcançam seus tão almejados objetivos.


TAREFA 3 – LEITURA DA IMAGEM PARA TEXTO 3) Observe o vídeo, o trecho selecionado e o questionamento abaixo: Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CRdX3pQpFXQ

No disco Psicoacústica (1988), o grupo Ira! Musicou o poema de Reinaldo Ferreira, “Receita para se fazer um herói”, com algumas modificações na letra. Nele, questiona-se a visão da guerra como o espaço de consagração dos heróis. Estas características de questionamento seriam possíveis na época em que a Ilíada e a Odisseia foram escritas? Resposta: Sim, pois na época da obra Odisseia, os heróis eram consagrados através das guerras e batalhas vencidas, como por exemplo, os soldados que voltavam da guerra eram considerados heróis, pois venciam as guerras e voltavam para suas famílias, sendo admirados e respeitados por todos.

4) Se você fosse um super-herói ou uma super-heroína, quais seriam os seus poderes especiais? Resposta: Ser uma super-heroína é um sonho para qualquer um que gosta desse tipo de aventura e que viajam como eu nas historias dos livros. São tantos poderes a serem escolhidos que fico na dúvida, mas um deles seria a sabedoria, para saber compreender as pessoas e suas atitudes, criar meus próprios equipamentos, sem depender dos outros. Mas com certeza, eu teria um poder que nenhum outro tem, eu gostaria de poder mudar destinos, assim ajudando as pessoas doentes, pobres, que passam fome, sendo uma heroína da vida real.

TAREFA 4 – DO TEXTO PARA PESQUISA 5) Agora a nossa jornada pelo conhecimento Literário vai ampliar. Leia estes textos nos links abaixo do portal Click-ideia (faça pesquisas) sobre Grécia Antiga, promovendo uma grande reflexão/investigação sobre: organização econômica, política e social dessa sociedade e integrar esses aspectos à vida religiosa, cultural e produza um texto argumentando sobre os seguintes questionamentos: Qual é a origem da palavra mitologia? Em que período surgiu à mitologia grega? Qual era a finalidade dessas histórias? Como eram transmitidas? Quais suas principais características? E seus principais personagens? Como se comportam os deuses nessas histórias? O que aprendemos com elas?


Resposta: A palavra mitologia significa estudo dos mitos gregos. Mitos são narrativas usadas pelo povo grego antigo para explicar fatos e fenômenos, a origem do homem e do mundo que não eram compreendidos por eles. Os mitos utilizam muita simbologia, personagens com superpoderes, deuses e heróis. Todos baseados em fatos reais e características humanas. Um dos objetivos do mito era preservar a cultura, transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado e fatos sociais e econômicos, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Ela consiste basicamente em histórias e lendas sobre os vários deuses e heróis da época. A mitologia grega desenvolveu-se por volta do ano 700 a.C.

Principais personagens:

Heróis; Sereias; Ninfas; Centauros ; Semideuses, entre outros. Principais deuses: Khaos; Gaia; Eros; Tártaro; Érebo; As Musas; Cronos; Zeus; Poseidon; Hércules; Hades; Ares; Atena; Afrodite

Nas histórias, os deuses possuem características humanas físicas e psicológicas, mas com poderes sobrenaturais, como Zeus o deus dos deuses, Afrodite a deusa da beleza. A única diferença entre deuses e humanos era a imortalidade. Abaixo dos deuses havia os heróis ou semideuses que eram filhos de deuses com humanos ou simplesmente um protegido dos deuses. Os deuses, nas histórias tem o papel de proteger as pessoas na terra, pois há mitos que dizem que os deuses tinham poder total na vida dos humanos, podendo mudar seus futuros e destinos.

Odisseia - Homero  

Respostas da atividade da obra Odisseia de Homero. Professor Clayton Marcelo. ETEC de Sapopemba

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you