Contributos para a sustentabilidade do regadio a sul do tejo

Page 74

significativamente, para os 0,35 cmol(+) kg-1. Este resultado é de extrema importância enquanto reflecte um dos principais impactes ambientais do regadio, ou seja, a sodização dos solos. Constatamos assim que, embora como vimos anteriormente a água utilizada no Perímetro de Rega do Caia possua boa qualidade e elevada aptidão para ser usada em regadio, o teor de sódio no complexo de troca aumenta, enquanto o teor das demais bases de troca decresce, o que conduz a um aumento muito significativo na proporção de sódio no complexo de troca do solo, com todas as desvantagens em termos de propriedades físicas do solo a que fizemos alusão no capítulo referente à revisão bibliográfica. Convém salientar que embora nós atribuamos a este aumento na proporção de sódio no complexo de troca no solo uma elevada importância, sendo na nossa opinião o principal impacte do regadio sobre a composição química do solo, na actualidade o grau de saturação com sódio do complexo de troca dos solos do Perímetro de Rega ainda se encontra, na esmagadora maioria dos casos, muito afastado dos 15% referenciados pela FAO ou pela USDA como o valor limite, a partir do qual já se começam a verificar fortes impactes negativos sobre a produtividade, ou mesmo dos 10% referenciados por autores como McIntyre (1979) citado por Shainberg & Letey (1984), Curtin et al. (1995) e Miller & Danahue (1995) como valor limite. Contudo este deverá ser um parâmetro constantemente monitorizado, podendo-mos desta forma, se for caso disso, interditar temporária ou definitivamente as áreas mais sensíveis à prática do regadio. A explicação para este resultado é, obviamente, a enorme quantidade deste elemento que é veiculada pela água de rega e as características intrínsecas dos próprios solos, nomeadamente a sua maior ou menor capacidade de reter catiões.

Quadro 4.28 – Teores de sódio de troca (cmol(+) kg-1) medidos nos vários grupos de solos em regadio e em sequeiro Grupos de solos Teor de Na de troca (cmol(+) kg-1) Em regadio Fluvissolos Luvissolos Calcissolos Vertissolos Regossolos Cambissolos

0,35 a 0,36 a 0,33 a 0,43 a 0,23 a 0,35 a

Em sequeiro 0,33 a 0,30 a 0,29 a 0,33 a 0,24 a 0,26 a

Nota: Numa dada linha os valores seguidas da mesma letra não diferem significativamente entre si (p<0,05%).

62


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.