Page 1

Vera Roquette

Ilustrações

Khaled JARADA

BOOK


4


Estava eu muito ocupado, enfronhado nas minhas ideias e escrita, quando a vejo no ecrã do computador, a passear-se de um lado para o outro, deambulando pacatamente. Disse-lhe:

– Sai daí formiga, que estou demasiado ocupado e não me posso distrair. Ela, olhando-me de lado, renitente:

– Daqui não saio, daqui ninguém me tira! Senti o sangue a ferver. Gritei-lhe enfurecido:

– Sai daí formiga que me estás a enervar… olha que não respondo por mim… quem me avisa, meu amigo é!… Vá!… Vamos, desanda rápido!

5


Ela de mão na anca, tamborilando os dedinhos no Ambiente de Trabalho.

– Ora, ora… o que tu queres, sei eu! É pores-me a andar daqui para fora. Achas-me uma formiga minúscula, a bem dizer insignificante, mas tens aí permanentemente ao teu lado… um rato! Mesmo coladinho ao computador que nunca largas da mão! Já a mim, não me ligas patavina, desprezas-me, ignoras-me… Achas isso bem? Achas isso natural?! – Agora só me faltava essa do Rato… – argumentei, com um enorme suspiro de enfado.

– Vai-te embora, Formiga, não impliques comigo, não me massacres, não me esfrangalhes os nervos, não vês que o Rato me é indispensável na escrita? Não entendes? Já tu, pelo contrário, só me perturbas e martirizas. Vamos! Sai-me da frente, desempata-me o computador, desaparece desse ecrã, que me estás a pôr os nervos em franja… a exasperar. 6


7


Ela, casmurra, de sorriso plantado:

– Não saio, não saio e não saio! Impossível. Impensável. Sou uma grande estrela, uma celebridade, uma vedeta de renome. Se tens dúvidas, pergunta ao La Fontaine. O meu lugar é num ecrã!

8


9


Fez uma expressão convidativa e avançou:

– Queres ver?… Queres comprovar?… Espera aí uns segundinhos… Dito isto, desaparece. Depois volta, solta e vaporosa, vestida de bailarina, de sapatilhas de cetim cor-de-rosa e tutu no mesmo tom, em pontas e a fazer ballet: pliés, espargatas e sobressaltos. No fim, agradeceu solícita, sorrindo maliciosamente, piscando os olhinhos; voltou a agradecer, solene… e retirou-se.

10


11

Uma Formiga no meu computador  

Uma história bem humorada que relata as aventuras de uma Formiga Rabiga. "Quando uma Formiga Rabiga se atravessa inesperadamente no computad...

Uma Formiga no meu computador  

Uma história bem humorada que relata as aventuras de uma Formiga Rabiga. "Quando uma Formiga Rabiga se atravessa inesperadamente no computad...

Advertisement