__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Ana Brito e Cunha

melhor

A conhecida actriz Ana Brito e Cunha é famosa pela espontaneidade e vigor. Desta vez, o seu talento, para além de reflectir determinação, mostrou ao público a capacidade de se transformar. Não em múltiplas personagens, mas a si própria. Como? “Fartei-me de ser gorda” disse a Ana. E ao lembrar estas palavras encontrámos a inspiração da sua transformação. Tornou-se mais saudável, mais magra 22 kg... e mais feliz. Agora tem vontade de partilhar como cumpriu tal desafio e o mantém.

para

Vai encontrar aqui uma grande variedade de receitas saborosas e sensatas; dicas cruciais para os momentos SOS e até uma lista de compras. E claro, a indicação das ajudas suplementares, cruciais neste processo. O grande truque? A vontade.

Ana Brito e Cunha

com a apresentação do livro recebe 10% desconto

para melhor

oferta da inscrição ISBN 978-989-96409-5-5

9 789899 640955

Os meus truques, dicas e receitas para uma vida mais saudável


Edições Especiais, lda Rua das Pedreiras, 16-4º 1400-271 Lisboa T. + F. +351 213 610 997 info@ bythebook.pt www.bythebook.pt

título Para muito melhor texto © Ana Brito e Cunha edição | revisão | fotografia © By the Book, MJMP, MO fotografias de moda Homem Cardoso Ana Brito e Cunha vestida por Storytailors tratamento de imagem Maria João de Morais Palmeiro maquilhagem Gisela Sequeira Correia | cabelos Celeste Ferreira Nunes styling Marta Brito do Rio design Forma, design: Margarida Oliveira | Veronique Pipa coordenação editorial e produção Ana de Albuquerque e Maria João de Paiva Brandão impressão Peres-Soctip, S.A. isbn 978-989-96409-5-5 depósito legal 309753/10


o que temos aqui 5 14 17 23 25 31 39 47 53 83 85 86

para muito melhor 1/2 dúzia de regras básicas com determinação toca a mexer missão cumprida lista de compras pequeno almoço a marmita mãos à obra é verdade assim sendo agradecimentos


ANA BRITO E CUNHA

para melhor

Decidi contar o meu percurso dietético – melhor, nutricional – porque sei de experiência própria o difícil que é tentar emagrecer. Muitas pessoas acham que força de vontade, ou se tem ou não se tem. Mentira! A força de vontade é como o amor, pode construir-se, ­alimentar-se... Verdade! E eu acho que a minha experiência pode ajudar. A ideia de escrever um “note book” (perdoem-me o inglesismo, mas acho demasiado arrojado dizer escrever “um livro”) partiu de uma amiga – melhor, conhecida – que, claro, se tornou boa amiga. (Georgiana este beijinho especial é para ti). 5


1/2 dúzia de regras básicas Atenção! Nunca começar uma dieta sem aconselhamento de um nutricionista ou avaliação do médico de família. Cada corpo é um corpo!

1 2 3

Coma sempre de duas em duas, ou de três em três horas. Se mantivermos o exercício, todo o nosso corpo fica mais em forma; com o estômago é o mesmo – nunca deve parar de trabalhar, para estar mais saudável e não se tornar exigente. Por isso é importante comer pouco, muitas vezes ao dia. Comer devagar também é básico. E funciona. O facto de comer devagar ajuda a que se sinta saciado mais depressa e não precise de comer tanto. Se estiver sozinho/a leia uma revista, um livro, aquele artigo que tanto queria ler e nunca teve tempo... aproveite esse momento! É fundamental ter sempre à mão uma marmita recheada com aquilo que pode comer: iogurte, fruta (maçã, pêra, tangerina...), cereais, bolachas integrais, sumo de fruta, até mesmo uma sopa (daquelas que se vendem em todo o lado, e que são óptimas), fatias finas de perú, cenoura crua...


4 5 6

Exercício físico, claro! Se não pode ir ao ginásio, troque as voltas de carro por belos passeios na cidade ou aldeia onde vive. Nada como andar a pé mas sempre com ritmo, energia e a pélvis encolhida. Como na tropa, “encolha a barriga e estique o peito”. Em Lisboa é perfeito, são sete colinas – liiindas – gastará menos gasolina e ajuda a definir-lhe os glúteos. Convêm que ande com o ritmo que teria no ginásio. Não é passear! Nada do que digo é novidade para ninguém, apenas a forma como o faço e encaro é que torna tudo mais divertido. Cozinhar por exemplo. Use especiarias – orégãos, manjericão, alecrim, ervas finas... Tornam os alimentos sensaborões em óptimos petiscos. Misture os paladares sem medo, seja ousado, e use as cores que os alimentos têm para animar o seu prato. Arrisque! Nem todos os produtos com menos percentagem de açúcar e gordura que se vendem no mercado emagrecem, mas são mais saudáveis (e a sua família não vai dar por isso). Opte por eles! Todos sabemos quão importante é manter-nos hidratados – pele e corpo. Um bom creme e pelo menos 1,5l de água ou chá diurético por dia. Fora das refeições: 15


com determinação

HUMBERTO BARBOSA

Antes mesmo de conhecer Ana Brito e Cunha pessoalmente, já conhecia a sua vertente artística e o seu trabalho promissor. Sabia que era uma mulher de talento, mas quando a consultei pela primeira vez em 14 de Outubro de 2009 juntei a essa faceta também o seu entusiasmo, força e determinação. Ana queria encontrar o seu caminho para atrasar o relógio biológico, e para alcançar uma forma física que há já alguns anos procurava, sem sucesso. Como sempre, e com todos os clientes – pelo que com a Ana não foi diferente – o processo inicial passou pela Consulta de Avaliação Nutricional e Comportamental. Ficou claro que Ana tentava há bastante tempo diminuir o seu peso sem o sucesso desejado, tendo passado por diversas tentativas e dietas. Sendo uma mulher determinada e disciplinada, era obviamente a abordagem que estava errada. E era uma abordagem que entrelaçava a faceta nutricional com a comportamental, como aliás normalmente acontece. Todo o aumento de peso requer uma vertente comportamental, porque são as nossas escolhas de quantidade e qualidade de alimentos que condicionam o nosso peso. 17


missão cumprida!

O ginásio foi o grande impulsionador de toda a minha transformação. Ele, a minha alimentação e eu teremos que ser sempre aliados. É a única forma de conseguir manter o trabalho desenvolvido. E a verdade é que não me custa, pois fiquei viciada em estar em boa forma. O trabalho com Personal Trainer é sempre muito melhor, pois temos alguém realmente preocupado com o desenho do nosso corpo, que nos prepara um programa detalhado com os exercícios certos, e claro, que exige de nós bem mais do que faríamos sozinhos. Mas se não puder tê-lo... não desista. Tente pelo menos, antes de sair de casa, fazer entre 10 a 50 abdominais e uns alongamentos. Espreguice-se! 25


É sempre bom ter o frigorífico bem recheado e preparado; nesta fotografia está liiindo! Claro que o ideal seria estar sempre assim, mas se não tiver tempo, tire um dia para tratar dele e então sugiro: • Tenha sempre APENAS o que pode comer. E bastante variedade. • Pré-prepare os alimentos: ralar cenouras, cortar feijão verde; é verdade que é melhor fazer na hora, e diga-se de passagem, até é rápido. Mas ajuda. • Guarde sempre em casa uma boa base de temperos – secos e frescos –; esse é o grande truque para tornar os alimentos que não têm grande sabor em petiscos deliciosos. • Tendo uma base variada pode fazer várias refeições. • Frango e peito de perú são carnes magras que pode ter sempre à mão no congelador. Os hamburguers vegetarianos também são uma boa opção.


Uma rápida ida ao supermercado pode solucionar várias refeições. Mas atenção... compre apenas do que pode comer. Nada de tentações!

37


pequeno-almoรงo

39


Todos sabemos que o limão elimina gorduras e que a água morna as solta, portanto é bom tomar em jejum um copo de água morna com limão.

41


Sempre que tiver vontade de comer uma boa guloseima pense na hip贸tese de a comer mais tarde. Pode ser que se esque莽a...

51


mãos à obra

53


pasta para barrar

as minhas pipocas

Sim, mas são pipocas de soja. Feijão de soja escaldado (que se compra congelado), temperado apenas com sal marinho e oregãos.

Esta pasta é de requeijão light a que se junta coentros picados. Usa-se como dip com cenouras baby, ou de tamanho normal mas cortadas em tiras largas.

beterraba marinada A beterraba sabe a terra, certo? Mas faz muito bem: ponha alho cru e cebola (muito), umas gotas de limão e mergulhe em vinagre balsâmico (bem marinada, se for de frutos silvestres ainda melhor), pde também pôr um fino fio de azeite.

Deixe repousar uns minutos e prove. Uma delícia! e deixou de saber a terra... Como sugestão, fica óptima para colocar numa tosta ou embrulhar com peito de perú fumado. Também pode acompanhar arenque fumado.


rolinhos de peito de perú fumado Muito fáceis de fazer e de variedade infinita. Recheie com feijão verde, espinafres e cenoura ralada. Ou alface, cenoura ralada e canónigos.

Temperados com um pouco de azeite e sal. O tempero é sempre importante, e pode ser a alma do prato. Mas cada um fará a seu gosto.

bolachas de cenoura Aproveitando a pasta para barrar, substitua a tosta ou o pão por uma “bolacha” de cenoura. No fundo, são cenouras cruas cortadas às fatias; ideais para as fomes nocturnas. 59


REFEIÇÕES LEVES

concha de couve roxa

couve roxa queijo light (mistura 3 queijos) cenoura pimento laranja peito de perú fumado cebola alho feijão verde

Uma refeição leve, mas com algum glamour. Pego numa folha de couve roxa em forma de concha e recheio-a com queijo light ralado (mistura de três queijos) e vegetais crus: cenoura ralada, cebola picada, pimentos-laranja cortados. Enrolo uma fatia de peito de perú fumado em forno de lenha, junto-lhe feijão verde escaldado e salteado em alho. Tempero com sal marinho, pimenta moída, azeite e vinagre balsâmico.


67


REFEIÇÕES QUENTES


picadinho de frango

Numa frigideira salteio com azeite, alho laminado ou picado. À parte, corto o frango aos cubinhos e tempero-os com sal marinho, ervas aromáticas, oregãos e coentros. Deito o frango para dentro da frigideira e deixo cozinhar com vinho branco. E agora o meu segredo: acrescento um pouco de mostarda de Dijon, leite meio gordo e uma folha de louro. Acompanho com feijão verde (escalfado e salteado). Para acrescentar cor e humor, coloco uma maçã, mas com casca! Faz muito melhor, porque a vitamina está aí. 79

frango alho cenoura mostarda de Dijon leite meio gordo feijão verde maçã


é verdade...

Sei de fonte segura – também pelas minhas dietas antigas – que a parte mais difícil é manter o trabalho feito. Entusiasmamo-nos com os resultados e começamos a afrouxar. A condescender. Como é que eu consigo vencer esta etapa? É dia-a-dia e não me vou poder nunca esquecer que terei de ter cuidado toda a vida. Queira ou não queira, hei-de ter sempre tendência para engordar. Está na minha genética. O que é mais curioso e interessante em todo este processo é que de facto os meus hábitos mudaram. Aconteceu sem eu mesma ter dado por isso. Lembro-me no início do meu percurso profissional, que a Manuela Maria, actriz que tanto respeito e que tanto me ensinou, me incentivava a emagrecer e deu-me um truque engraçado: “Corta a foto da tua modelo preferida e troca-lhe a cabeça pela tua. Põe-na no espelho onde lavas os dentes e olha para ela todos os dias. Pode ajudar!” Não foi o meu caso, mas tinha apenas 18 anos, ainda assim obrigada por insistir. Lembro-me que a Maria João Luís, outra actriz que respeito, me dizia que não precisava de emagrecer para ser actriz e era assim que eu tinha graça. Era diferente das outras. 83


A Clínica do Tempo tem o prazer de lhe oferecer 10% de desconto na apresentação deste livro. Esperamos que este seja o início de uma nova vida para si, com o peso ideal e livre de gordura localizada. Aquilo que é realmente perigoso para o organismo é o excesso de gordura corporal, porque uma pessoa pode ser pesada e não ser intrinsecamente gorda, tal como uma pessoa com um peso considerado normal para a sua estatura pode ter demasiada massa gorda no seu organismo. Esta condição é particularmente preocupante em termos de saúde quando a gordura se concentra no abdómen, porque a gordura abdominal aumenta o risco de sofrer de doenças cardiovasculares e diabetes. Carimbo de Validação

Clínica do Tempo Lisboa : Parede : Porto www.clinicadotempo.pt Call Center 214588500

Agora não tem desculpa para não tratar da sua saúde, ao mesmo tempo que recupera um corpo elegante. Nós damos a primeira ajuda com esta oferta, e a ajuda seguinte será o seu acompanhamento permanente por uma equipa dedicada. O resto… está nas suas mãos.

Cuide de si e da sua saúde. Nós ajudamos.

Profile for By the Book, Edições Especiais

Para Muito Melhor  

Ana Brito e Cunha, a conhecida actriz, revela os seus truques, dicas e receitas para uma vida saudável.

Para Muito Melhor  

Ana Brito e Cunha, a conhecida actriz, revela os seus truques, dicas e receitas para uma vida saudável.

Profile for bythebook
Advertisement