Page 1


Sobre o autor

Ricardo Minoru Horie atua há quase 20 anos na indústria gráfica no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País. Autor de mais de 30 livros técnicos na área de editoração eletrônica, dentre eles: “Catálogo de Fontes do Adobe Font Folio 9”, “Acrobat 8 Professional para uso gráfico”, “Acrobat 7 Professional para uso gráfico”, “PitStop 7 Professional – Análise e edição avançada de PDFs”, “Dicas, Truques & Macetes – Adobe InDesign”, “Preparação e Fechamento de Arquivos para Artes Gráficas”, “Catálogo de Fontes do Font Folio 9“, “Utilizando o Photoshop 7” e “Utilizando o InDesign”. Por 11 anos colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop. Também é membro das comissões de estudos de Pré-Impressão Eletrônica e Impressão Digital da ONS 27/ABTG. Foi colunista do jornal “O Estado de São Paulo” e docente do curso superior de tecnologia gráfica do Senai “Theobaldo De Nigris”, considerado e reconhecido internacionalmente como o mais importante centro de aprendizado gráfico na América Latina. É sócio/diretor junto com André Borges Lopes na Bytes & Types (www.bytestypes.com.br), empresa especializada em consultorias técnicas e treinamentos na área gráfica.


Sobre o PitStop

O PitStop Professional é fabricado pela Enfocus (www. enfocus.com) e é um dos mais respeitados plug-ins para o Acrobat na área de pré-impressão. Seu foco principal está na edição, preflight e correção de arquivos PDF. No quesito edição e correção de itens de páginas, suas principais capacidades são: Textos Edição avançada Embutimento de fontes Alteração de atributos Elementos Move, rotaciona, amplia e espelha Alteração de atributos de preenchimento e contorno Importação de PDFs Imagens Alteração de dimensões Alteração de espaços de cor Cores Alteração de espaços de cor Adiciona, modifica ou remove cores especiais Páginas Edição nas dimensões Edição nos page boxes

Representante Os produtos da Enfocus são representados no Brasil pela do produto no Woodlands (www.woodlands.com.br). Brasil


Sobre este livro

Este livro tem como objetivo explicar em detalhes os recursos do plug-in PitStop Professional e como ele pode ajudar especificamente os profissionais da indústria gráfica – designers e funcionários de birôs, gráficas e editoras – a analisar, editar, adaptar e otimizar arquivos PDF para a produção de impressos comerciais, promocionais, editoriais etc. Ele foi estruturado de forma bastante pedagógica e didática, para que o leitor, independente do seu nível de informação nos processos e aplicativos de editoração eletrônica, possa aprender ou atualizar seus conhecimentos. Os recursos e comandos foram agrupados em capítulos que acompanham o processo de análise, edição, correção e adaptação de arquivos PDF. Para facilitar o aprendizado, os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem algumas valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações e armadilhas distribuídas pelas páginas dos capítulos. O autor procurou incluir neste material boa parte de sua experiência com arquivos PDF para DTP, de maneira a minimizar e até eliminar os problemas na fase de pré-impressão, impressão convencional ou digital, assim como todas as formas para evitar e resolver os “pepinos e abacaxis” que porventura possam aparecer. As sugestões e recomendações de configurações e ajustes nas opções, comandos e recursos foram meticulosamente estudadas para a realidade de quem precisa obter fotolitos ou chapas de impressão offset, ou mesmo impressos a partir das modernas e tão exigentes quanto, impressoras digitais comerciais.


Como utilizar este livro

Para melhor compreensão do modus operandi do PitStop Professional e seus recursos para a área gráfica, o conteúdo deste livro foi dividido em poucos capítulos cujos nomes definem de forma clara os assuntos tratados. Isso permite ao leitor que quer aprender ou está enfrentando algum problema específico ou mesmo possui alguma dúvida ir diretamente para o capítulo que aborda o assunto. O livro foi projetado para que os capítulos sejam completos e independentes, mas, ao mesmo tempo, que a obra possa ser lida sequencialmente, o que é recomendável, sobretudo em relação aos primeiros capítulos.

Descritivos Capítulo 01 - Interface resumidos dos Itens adicionados pelo PitStop Professional na interface do capítulos Acrobat. Capítulo 02 - Preflight Este capítulo cobre os recursos e ferramentas do PitStop Professional para análise de arquivos PDF. Capítulo 03 - Inspeção Explica as ferramentas e opções para inspecionar elementos de página. Capítulo 04 - Edição Este capítulo trata de todas os recursos de edição de textos, imagens bitmap e ilustrações vetoriais assim como operações possíveis de edição de páginas de PDFs usando o PitStop Professional. Capítulo 05 - Automatização de tarefas Reúne as opções de automatização de tarefas de edição, correção e outras tarefas repetitivas. Capítulo 06 - Preferências do PitStop Neste capítulo serão tratadas as preferências do plug-in.


Convenções usadas A seguir serão detalhadas algumas convenções usadas nesse livro.

Todo o conteúdo deste livro é voltado para geração, edição, análise e otimização de arquivos PDF para impressão high-end, usados na produção de impressos comerciais, editoriais e promocionais. Dispositivos high-end são impressoras que sensibilizam fotolitos (imagesetters - CtF), chapas (platesetters - CtP) e até mesmo as modernas impressoras digitais de alta tiragem.

Finalidade dos PDFs O autor escolheu essa categoria de impressoras por serem

equipamentos usados na etapa de pré-impressão e serem extremamente exigentes no que se refere à qualidade dos arquivos. Em outras palavras, o conteúdo editorial desse livro foi nivelado “por cima”. Isso significa que se o arquivo PDF conseguir atender as necessidades de uma impressora high-end conseguirá atender as necessidades de qualquer impressora de categoria inferior.

Sistemas Para a confecção deste livro nos baseamos no Windows operacionais usados XP com Service Pack 3 e Mac OS X (10.5). O PitStop Pro com raríssimas exceções, é virtualmente idêntico nas duas plataformas. Quando houver diferenças, elas serão devidamente apontadas e destacadas.


Ícones Mesmo usuários experientes, podem desconhecer e

deixar escapar pequenos e grandes recursos ou armadilhas escondidas no aplicativo, ou mesmo descobrir novas formas de se realizar tarefas. Por isso estas dicas e armadilhas foram destacadas com ícones facilmente identificáveis. Dica São lembretes de dicas de utilização do aplicativo e/ou formas alternativas ou mais fáceis de realizar uma mesma tarefa.

Atenção Identificam itens ou processos que podem originar resultados diferentes ou indesejados.

Cuidado Requer uma atenção especial do leitor, pois o uso de um determinado, comando, opção ou configuração oferece risco de problemas sérios e onerosos.


Dicas e observações importantes

Antes de iniciar o aprendizado e utilização do PitStop Pro, atente para as seguintes dicas e observações: Para evitar ser repetitivo, o autor passará doravante a chamar o PitStop Pro apenas de PitStop. Existem outros produtos da linha PitStop como o PitStop Server e PitStop Automate que não são cobertos por esse livro. O PitStop só roda sob uma versão full do Acrobat. As versões do Acrobat Reader só são destinadas a visualização e não podem receber plug-ins. Antes de utilizar o PitStop, altere suas preferências. Veja um descritivo de suas opções no último capítulo deste material. Crie uma cópia de segurança do PDF antes de submetê-lo a quaisquer tarefas de edição do PitStop, pois muitas de suas opções aplicam as alterações de forma irreversível e salvam automaticamente o arquivo. Procure trabalhar com poucos aplicativos abertos além do Acrobat, pois é notório o consumo de recursos da máquina, assim como a instabilidade do Acrobat em operações complexas.


Itens fundamentais

Para poder tirar proveito do conteúdo deste livro, alguns itens fundamentais tem de ser atendidos pelo leitor. Possuir uma cópia do Acrobat Professional 7 ou superior e o PitStop 08.

Os arquivos PDF que serão editados não podem possuir restrições de edição tais como senhas de proteção. Para identificar isso, basta procurar um cadeado amarelo no canto inferior esquerdo da interface do Acrobat e/ou a indisponibilidade de uso das ferramentas de edição.

Documento desprotegido (sem restrições de edição)

Documento protegido (com restrições de edição)


Sumário

Sobre o autor ........................................................7 OPI .....................................................................64 Sobre o PitStop.....................................................8 Layers.................................................................65 Representante do produto no Brasil ...................8 Annotations......................................................66 Sobre este livro .....................................................9 Metadata ...........................................................67 Como utilizar este livro ......................................10 PDF/X ................................................................68 Descritivos resumidos dos capítulos ................10 PDF/X Color.....................................................69 Convenções usadas ............................................ 11 Action Lists.......................................................70 Finalidade dos PDFs ............................................ 11 Reparos pela paleta Navigator ...........................72 Sistemas operacionais usados ............................ 11 Ignore problemas específicos ............................. 74 Ícones .....................................................................12 Relatório comentado ...........................................76 Dicas e observações importantes ......................13 Relatórios comentados como padrão...........79 Itens fundamentais ............................................ 14 Gerenciamento de perfis do PitStop .................80 Capitulo 01 - Interface ....................................... 17 Fluxo Certified PDF ............................................ 81 Barras de botões do PitStop 08 .......................... 18 Análise baseada no fluxo Certified PDF ..... 81 Comandos de menus do PitStop 08 ..................19 Histórico no fluxo Certified PDF .................86 Capitulo 02 - Preflight ....................................... 21 Capitulo 03 - Inspeção .......................................87 Modo de operação................................................23 Inspeção .................................................................87 Procedimentos básicos de preflight .............23 Selecione objetos.............................................87 Análise do relatório ........................................25 Inspecione e altere ...........................................89 Navegação .........................................................27 Fill ..........................................................................89 Procedimentos avançados de preflight ............28 Stroke .....................................................................90 Configuração dos critérios .................................30 Fill/Overprint .......................................................92 Informação, erro ou reparo? .........................30 Fill/Transparency ................................................93 General .............................................................. 31 Text .........................................................................94 Locking .............................................................32 Image/Properties .................................................96 Processing .........................................................33 Image/Resample ...................................................96 Document Format ...........................................34 Image/Compress ..................................................97 Document ........................................................35 Image/General ......................................................97 Compression ....................................................35 Prepress/Halftone ................................................98 Document Info ................................................36 Prepress/OPI .........................................................98 Security .............................................................37 Prepress/Layers ....................................................99 Page Box Layout...............................................38 Prepress/Output Intent .......................................99 Page Size............................................................39 Separations/Remap............................................100 Page Info ...........................................................40 Separations/Varnish ..........................................101 Page Settings ....................................................41 Position ................................................................102 Screen Color .....................................................43 Summary .............................................................103 Process Color ...................................................43 Ferramenta EyeDropper ...................................104 Process Color ...................................................44 Capitulo 04 - Edição ........................................105 Spot Color .........................................................45 Global Change ....................................................106 Multichannel ....................................................47 Escolha da troca global .....................................106 ICC Color..........................................................48 Configuração dos parâmetros .........................107 Color Remap ....................................................49 Execução da troca global ..................................108 Spot Color Remap ...........................................50 Configuração dos parâmetros ........................109 Rendering ........................................................ 51 Page ......................................................................109 Parameters ........................................................ 51 Image ....................................................................120 Transparency ...................................................53 Text .......................................................................122 Font Type ..........................................................54 Color.....................................................................128 Font Name ........................................................55 Transform............................................................135 Font Style ..........................................................56 Prepress................................................................139 Font Embedding ..............................................57 Prepress................................................................140 Text ....................................................................58 Ferramentas de edição ......................................143 Line Art .............................................................59 Teclas modificadoras ....................................143 Image Position .................................................60 Ferramenta Copy and Paste Attributes .....144 Image Resolution .............................................61 Image Compression ........................................63


Ferramentas de criação .....................................146 Teclas modificadoras ....................................146 Gerencie configurações de visualização ...156 Adicione textos ...................................................158 Formatação de textos ........................................158 Quebra de textos em palavras ou caracteres .160 Conversão de textos em curvas .......................160 Gerenciamento de gabaritos de page boxes...164 Capitulo 05 - Automatização de tarefas ......... 165 Tipos de tarefas ..................................................166 Seleções (Selections) .....................................166 Alterações (Changes) ....................................166 Checagens (Checks) ......................................166 Relatórios (Informs) .....................................166 Importante ..........................................................166 Modo de uso........................................................167 Procedimentos básicos ................................167 Procedimentos avançados ...........................168 Criação de uma nova ....................................168 Outras opções ................................................171 QuickRuns .......................................................... 174 Criação de um QuickRun ............................ 174 Aplicação de um QuickRun ........................177 Capítulo 06 - Preferências do PitStop............ 179 General.................................................................180 Language ............................................................. 181 Updates ................................................................182 Colors ...................................................................183 Tools .....................................................................184 New Objects ........................................................185 Color Management ............................................186 Guides ..................................................................187 Processing ...........................................................188 Databases/PDF Profiles.....................................189 Databases/Action Lists ......................................190 Databases/View and File Settings ...................191 Databases/Page Cropping Templates .............192 Databases/Sets of Guides ..................................193 Databases/Output Intent Templates ...............194 Help ......................................................................195 Outros livros da editora ..................................196 Referências bibliográficas ...............................200


Capitulo 01 Interface

01 17

Interface

Interface

Depois de instalado, o PitStop adiciona alguns itens na interface do Acrobat tais como barras de botões, menus e complementações em menus existentes. É bem fácil identificar os botões inseridos por esse plug-in, pois eles são de cor roxa.


PitStop Professional 08

Barras de botões inseridas pelo PitStop 08 no Acrobat

or at ig av sN cu fo En rs e ow Lay lay Sh ll a s isp ow ide e D u Sh g G a ow p Im e Sh m du ee efra s ir e Sp W ox ew e B s Vi ag ion P at ew not An Vi

ew

us

c fo

En

al

ec

s

ng

pi

op Cr

r to

el an lP ro F nt l PD t Co ane e P er ac t Pl onv ten l In ne rC a ut lo tp ol P l Co e Ou ntr an Co ow lP Sh List tro n on tio le C Ac fi ro e F P ng a Ch PD

sp

ob

Gl

In

rm s Fo te it bu Ed es tri id At Gu ure ste s a P ea ls M and oo T py er Co opp ath nt r i P ed w Po Ey Ne hor te c t ea An in Cr e Po ov r m ho e Re Anc Lin d h xt Ad Pat l Te it ica Ed ert ph a V it gr Ed ara e P n se it Li Ed ext Ellip gle T it w tan Ed Ne Rec te ea ew n Cr e N tio t c ea le on Cr r Se cti ea ele n Sh te S tio ta ec l n Ro Se ctio rea e A a l al le Sc e Se ona Are r ov lyg la M Po gu ts ct an jec le ct S e t R e r Ob c ila le Se Sim ts ct jec le S e t Ob c le Se

Barra de botões Certified PDF

Barra de botões Quick Runs

Vi

o

es çõ le se se ça es an çõ ud s m nça sele a ra e pa ud as do a m nç Re par uda as do a m nç Re par uda do ra m Un pa d Un

18

Barra de botões View Barra de botões Undo & Redo

Barra de botões Cropping Barra de botões Control Panels

Barra de botões Edit

us at st et .n F DF PD nel a d dP lP fie ifie rti ert ntro C o Ce as le C ve Fi S a nd a ew

Vi

do uí rib at ído ns u Ru trib ick s a Qu Run ick s Qu Run ick Qu


Interface

Comandos de menus inseridos pelo PitStop 08 no Acrobat

19


Capitulo 02 - Preflight

02 21

Preflight

Preflight

O termo Preflight, em uma tradução ao pé da letra, significa pré-voo e é um termo que foi importado da aviação. Ele resume todos os procedimentos de checagem da aeronave pelo piloto com a finalidade de identificação de eventuais problemas, ainda com o avião no solo, antes da decolagem. Na área de editoração eletrônica, fazer preflight é analisar, identificar e corrigir eventuais problemas antes de enviar os arquivos para o birô, gráfica ou editora. Isto é uma tarefa do profissional que criou o documento, pois ninguém melhor que ele para corrigir estes problemas e fazer as adaptações necessárias. Muitas empresas gráficas fazem este procedimento para verificar a capacidade de impressão dos arquivos antes de submetê-los ao RIP das impressoras. Em caso de problemas, em poucas horas essas empresas enviarão relatórios detalhados ao designer para que ele faça as correções e devolva posteriormente arquivos corrigidos. O grande perigo dos erros não são os que impedem o processamento pelo RIP (os chamados erros de PostScript), e sim, os erros ou configurações e atributos que não impedem o processamento mas geram resultados indesejados no impresso final.


PitStop Professional 08

Esta análise pode ser feita manualmente e visualmente pelo designer, mas exige uma boa quantidade de atenção e experiência. Atualmente existem ferramentas específicas para esta tarefa quase sempre tediosa. Os mais renomados aplicativos do tipo stand-alone (que rodam como aplicativos à parte) são: Extensis Preflight, Markzware FlightCheck e o Acrobat Professional.

22

Outros são plug-ins (aplicativos que rodam a partir de outros aplicativos ou que acrescentam funcionalidades a estes) do Acrobat tais como o Callas pdfInspektor e o Enfocus PitStop Professional. O PitStop além de identificar os problemas, pode corrigilos também. Porém, recomendamos muito cuidado com esta opção, pois o documento pode se tornar incompatível com alguns RIPs. Na maioria dos casos é mais recomendável que os problemas sejam corrigidos nos arquivos nativos. A análise é feita a partir de conjuntos de critérios definidos pelo usuário chamados de PDF Profiles e que especificam os requisitos de qualidade que os vários elementos dos arquivos devem atender, o que deve ser encarado como erro (e consequentemente devem ser corrigidos ou não), os itens que são permitidos, e os que devem ser identificados como alertas.


Preflight

Modo de operação

Primeiramente será demonstrado os primeiros passos do módulo de preflight do PitStop.

Procedimentos Para iniciar o trabalho de preflight com o PitStop, abra o docubásicos de preflight mento PDF a ser analisado, clique no botão ou vá até o menu Window/Show Enfocus PDF Profile Panel.

23


Capitulo 03 - Inspeção

03 87

Inspeção

Inspeção

Muitas vezes é necessário inspecionar um determinado elemento das páginas, seja por mera curiosidade, seja pela indicação do PitStop de que o elemento é um item potencialmente problemático ou que requer cuidados. Isto é feito por meio do PitStop Inspector, uma paleta flutuante e contextual, ou seja seus itens de análise mudam de acordo com o objeto selecionado. Para que o Inspector funcione, basta abri-lo usando o botão ou acessar o menu Window/Show Enfocus Inspector. A maioria das ferramentas de seleção do PitStop abrem-na automaticamente.

Selecione objetos

Selecione os elementos de página usando as seguintes ferramentas: Select Objects: Seleciona elementos de página. Select Similar Objects: Seleciona elementos similares. Edit Text Line: Seleciona linhas de texto. Edit Paragraph: Seleciona parágrafos. Edit Vertical Text Line: Seleciona linhas de texto verticais.


PitStop Professional 08

Com a ferramenta Select Objects é possível selecionar mais de um objeto pressionando a tecla Shift. O mesmo vale para desselecionar um ou mais objetos. Pode-se também fazer áreas de seleção ao se clicar e arrastar ao redor dos objetos. Já a ferramenta Select Similar Objects , permite uma seleção mais automatizada de elementos que possuem atributos similares. 88

1 - Selecione a ferramenta Select Similar Objects . A paleta Inspector se abrirá com uma nova aba chamada Select Similar Objects.

2 - Os atributos coletados irão aparecer marcados. Se for o caso adicione ou remova os atributos marcando ou desmarcando suas respectivas opções. 3 - Pressione o botão Select Similar Objects.


Inspeção

Inspecione e altere Além de inspecionar, é possível também fazer alterações. A seguir, veja os descritivos de cada uma das opções da paleta Inspector para imagens, elementos, ilustrações vetoriais e textos.

Fill and Stroke Fill 89

Color: Especifica o modo de cor e as porcentagens de cores usadas nos elementos selecionados. Altere as porcentagens por meio das barras deslizantes ou da digitação nos campos. ICC Profile: Exibe o perfil ICC atribuído ou permite a escolha de outro. Color Rendering Intent: Mecanismo de conversão de cores entre espaços de cor com gammuts diferentes. Fill: Se um elemento vetorial for composto por elementos combinados ou vazados, com esta opção, eles serão impressos com seu interior completamente preenchido. Eofill: Se um elemento vetorial for composto por elementos combinados ou vazados, com esta opção, eles serão impressos com seu interior vazado.

Menu pop-up

Convert to: Altera os modos de cor para tons de cinza (opção Gray), cores RGB (opção RGB), cores CMYK (opção CMYK) ou cores especiais (opção Spot Color). Note que cada uma das opções é acompanhada de um texto “(using Preferences)“. É fundamental configurar as preferências de gerenciamento de cores do PitStop antes de solicitar a conversão.


04

Capitulo 04 - Edição

105

Edição

Os recursos de edição do PitStop vão muito além dos que são oferecidos pelo Acrobat, porém bem mais restritos em relação ao que é possível nos aplicativos de autoria. Este capítulo está divido em edições globais e nas alterações de layout baseados em ferramentas.

Global Change

No quadro de diálogo Enfocus Global Change, pode-se solicitar alterações mais globais em elementos vetoriais, textos, imagens, opções de pré-impressão e posicionamento por páginas e até mesmo para o documento inteiro. É justamente isso que diferencia a paleta Global Change da paleta Inspector, já que essa última permitia alterações mais pontuais e caso-a-caso.


PitStop Professional 08

Para acessar o quadro de diálogo, vá até o menu Window/Show Enfocus Global Change ou pressione o botão localizado na barra de botões.

106

Esse módulo sofreu diversas alterações em relação à versão 6 do PitStop. A partir da versão 7, o modus operandi necessita 3 passos principais: Escolha da troca global. Configuração dos parâmetros da troca global. Execução da troca global. Os botões Recent e Favorites, guardam, respectivamente as últimas trocas globais executadas e as que o usuário usa com mais frequência e foram selecionadas com o botão Add to Favorites.

Escolha da troca global

Esses passos serão exemplificados usando uma busca por fios de contornos com espessura insuficiente e que terão sua espessura aumentada para valores mais seguros. 1 - Na interface principal existe algumas possibilidades diferentes de se escolher uma troca global: Pressione o botão All para que todas as possibilidades sejam exibidas no campo direito da interface. Pressione o botão da categoria desejada e depois escolha a que estiver exibida no campo direito da interface. Digite uma palavra chave ou alguns caracteres no campo Filter e depois escolha a que estiver exibida no campo direito da interface, nesse caso, Change Line Weight.


Edição

107

Pressione o botão

Configuração dos parâmetros

.

2 - Configure os parâmetros da troca global.

Pressione o botão

.


Capitulo 05 - Automatização de tarefas

05 165

Automatização de tarefas

Automatização de tarefas

Muitas tarefas de edição e correção do PitStop são repetitivas e podem ser automatizadas com rotinas programadas pelo usuário. Estas rotinas ou macros nada mais são do que sequências de comandos ou tarefas agrupadas num único comando (como as Actions (Ações) do Photoshop) e são chamadas de Action Lists. Determinadas tarefas são tão ou até mais fáceis de serem feitas no PitStop do que no aplicativo nativo: Troca de espessuras de linhas e contornos. Troca de tonalidade de cores.

Algumas tarefas são fáceis de serem feitas no PitStop, mas como envolvem rediagramação e alguns tipos de mudança de cores, nem sempre são recomendadas: Troca de fontes. Troca de estilos de fontes. Áreas de sobrecarga de tintas. Troca de modos ou espaços de cor em elementos de página.


PitStop Professional 08

Tipos de tarefas

Uma Action List pode ser formada por quatro tipos de tarefas: Seleções (Selections). Alterações (Changes). Checagens (Checks). Relatórios (Informs).

Seleções (Selections) A não ser que queira que as alterações sejam feitas para todos os

elementos de uma página ou documento PDF, terá que definir em quais objetos as alterações serão feitas usando os comandos de seleção e seus operadores lógicos AND, NOT e OR.

166

Alterações (Changes) Permite a escolha das alterações que serão feitas nos elementos selecionados ou no documento inteiro.

Checagens (Checks) Define as checagens em busca de propriedades ou características nas páginas ou em seus elementos como, por exemplo, um padrão de fonte indesejado ou uma página em branco.

Relatórios Busca e reúne informações específicas em relatórios sobre itens (Informs) como fontes, cores, imagens, páginas etc.

Importante

As Action Lists, como dito anteriormente, são conjuntos ou sequências de comandos de seleção e alteração. Do ponto de vista prático, para funcionarem a contento, seus comandos tem de estar dispostos numa sequência lógica.

Como se trata de uma programação lógica, dificilmente o usuário irá conseguir acertar a sequência correta na primeira vez. É muito provável que a Action List terá de ser refinada e seus parâmetros ajustados. Enquanto se está testando ou aperfeiçoando uma Action List, trabalhe com um PDF de teste ou uma cópia de segurança do PDF.

Existem várias formas de se criar as macros: Criando uma nova. Duplicando uma existente e a adaptando de acordo com as necessidades. A partir de uma sequência de Global Changes.


Automatização de tarefas

Modo de uso

Para iniciar o trabalho com as Action Lists do PitStop, abra o

ou vá até o Procedimentos documento PDF a ser editado, clique no botão menu Window/Show Enfocus PDF Action List Panel. básicos com Action Lists Clique sobre os sinais “+” ao lado do grupo de perfis “Global PDF Profiles”, “Colors”, escolha a opção Convert Color to CMYK e pressione o botão Run.

167

Existem várias Action Lists que vêm com o aplicativo. Esta, por exemplo, irá converter todos os elementos de página para o espaço de cor CMYK. A seguir iremos detalhar os procedimentos de criação e edição de um perfil de acordo com as suas necessidades. Você pode editar um perfil que já vem com o PitStop, duplicar um com características próximas e editá-lo ou mesmo criar um novo como será demonstrado a seguir. 1 - Abra o documento PDF a ser editado, clique no botão ou vá até o menu Window/Show Enfocus PDF Action List Panel.


Capítulo 06 - Preferências do PitStop

06 179

Preferências do PitStop

Preferências do PitStop

É de suma importância que as preferências do PitStop sejam ajustadas antes que se inicie o trabalho com ele. As preferências podem ser acessadas no menu Edit/Preferences/Enfocus PitStop Professional (Windows) ou menu Acrobat/Preferences/Enfocus PitStop Professional (Mac OS X).


PitStop Professional 08

General

Se refere às opções genéricas e avisos do PitStop.

180

Number of undos: Quantidade de passos que podem ser desfeitos ou refeitos. Show center selection handle: Exibe o centro do(s) elemento(s) selecionado(s). Change mouse pointer over object: Se o cursor deve alternar para uma seta branca quando este passa por cima de um objeto. Hold down ALT and drag to select objects: Se numa área de seleção com a tecla Alt (PC) ou Option (Mac) os objetos que forem “tocados” (overlap the bounding outline) serão adicionados a seleção ou somente os que forem completamente envolvidos pela área de seleção (inside the bounding outline). Show text in wireframe mode: Como os textos devem ser exibidos quando o PitStop estiver no modo de visualização wireframe: using outlines = contornos, using black fill = preenchimento de cor preta e greeked = como barras de cor cinza. Speedup image display using alternates (when alternate images are available): Aumenta a velocidade de visualização das imagens quando existem previews em baixa resolução das imagens. Disable all warnings and information messages: Desabilita todos os avisos e mensagens de informações. Measurement units: Define a unidade de medida.


PreferĂŞncias

Language

Linguagem usada pelo PitStop.

181

Select Language: Define a lĂ­ngua dos comandos do PitStop.


PitStop Professional 08

Referências bibliográficas

200

HORIE, R. M. PitStop Professional 7 - Análise e edição avançada de PDFs – São Paulo: Bytes & Types, 2006. HORIE, R. M. Preparação e fechamento de arquivos para Artes Gráficas – Windows e Macintosh – São Paulo: Érica, 2003. Manual de usuário e Help eletrônico do PitStop Professional 08.

Impressão e acabamento:

Digital www.dppress.com.br (11) 3875-5235


OUTROS TÍTULOS DA EDITORA

Acrobat 9 Pro

Acrobat 9 Pro

para uso gráfico - Volume 1

para uso gráfico - Volume 2

Dicas, Truques & Macetes

Dicas, Truques & Macetes

Catálogo de Fontes

InDesign - Volume 1

CorelDRAW - Volume 1

Adobe Font Folio 9

Acrobat 8 Professional

Acrobat 8 Professional

para uso gráfico - Volume 1

para uso gráfico - Volume 2

PitStop Professional 08 Análise e edição avançada de PDFs

www.bytestypes.com.br livros@bytestypes.com.br


(Amostra) PitStop 08 Professional - Análise e edição avançada de PDFs  

A obra traz todas as novidades da versão 8 do PitStop acrescidas de dezenas de valiosas dicas, truques, alertas, recomendações e armadilhas...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you