Issuu on Google+


Sobre os autores Ricardo Minoru Horie Atua há mais de 20 anos na indústria gráfica no segmento de pré-impressão com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País. Autor de mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica, dentre eles: “Coleção InDesign”, “Acrobat Pro e Pro Extended para uso gráfico”, “PitStop Pro – Análise e edição avançada de PDFs”, “eBooks - Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi”, “Dicas, Truques & Macetes – Adobe InDesign”, “Arte-finalização de Arquivos para Artes Gráficas”, “Catálogo de Fontes do Font Folio 9“, “Utilizando o Photoshop” e “Utilizando o InDesign”. Foi pioneiro como autor de livros eletrônicos para o segmento gráfico no Brasil. É beta tester de vários produtos tais como InDesign, Acrobat e PitStop. Por mais de uma década colaborou com a edição brasileira da revista Publish, tendo atuado como colunista e editor executivo. Desde 2007 passou a compor a equipe de colunistas, palestrantes e consultores da revista Desktop. Também é membro das comissões de estudos de Pré-Impressão Eletrônica e Impressão Digital da ONS 27/ABTG. Foi colunista do jornal O Estado de São Paulo e docente do curso superior de tecnologia gráfica do Senai “Theobaldo De Nigris”, considerado e reconhecido internacionalmente como o mais importante centro de aprendizado gráfico na América Latina. É sócio/diretor junto com André Borges Lopes na Bytes & Types (www.bytestypes.com.br), empresa especializada em consultorias técnicas e treinamentos na área gráfica.

Ana Cristina Pedrozo de Oliveira Designer e técnica em produção visual gráfica pelo Senai “Theobaldo De Nigris”. Atua desde 1989 em agências, birôs de pré-impressão e gráficas desenvolvendo projetos gráficos da criação até o acabamento e acompanhando todas as fases de produção. Atualmente é produtora gráfica da Fábrica de Ideias Comunicações. Especialista em Produção Gráfica e aplicativos como InDesign, Illustrator, CorelDRAW e Photoshop, ministra treinamentos em instituições como GraphWork, Senac, Senai e ABTG, além de prestar consultoria em empresas da área gráfica em São Paulo e em outros estados do Brasil.


Prefácio Depois de tantas edições e revisões, enfim sua publicação está pronta. Agora é o momento de pensar tecnicamente no seu projeto afinal e de “dar saída no arquivo”. O InDesign CS5.5 possui vários recursos para testar se seu arquivo está em perfeitas condições, gerar o PDF com alta confiabilidade, para poder continuar o seu caminho e ser impresso industrialmente. Experimente utilizar as opções de arte-finalização e saída que o programa oferece e garante a fidelidade do seu projeto. Os autores


Sobre este livro Este livro tem como objetivo explicar os recursos do Adobe InDesign e como ele pode ajudar especificamente os profissionais da indústria gráfica – designers e funcionários de birôs, gráficas e editoras – de maneira geral a produzir, diagramar, editar, arte-finalizar e gerar arquivos PDF, com mais eficiência, para a produção de impressos comerciais, promocionais, editoriais etc. Ele foi estruturado de forma pedagógica e didática, para que o leitor, independente do seu nível de informação nos processos e aplicativos de editoração eletrônica, possa aprender ou atualizar seus conhecimentos. Os recursos e comandos foram agrupados em capítulos que acompanham o processo de diagramação, arte-finalização e geração de PDFs. O conteúdo do livro foi dividido em vários volumes sendo que o primeiro trata dos recursos de layout e diagramação; o segundo dos recursos de edição e formatação de textos; o terceiro dos recursos de automação e produtividade; e o quarto dos cuidados com a arte-finalização, preflight e geração dos arquivos PDF. Para facilitar o aprendizado, existem vários exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações espalhadas pelos capítulos e volumes. Os autores procuraram inserir neste material boa parte da sua experiência na construção de arquivos para DTP, de maneira a minimizar e até eliminar os problemas na fase de pré-impressão, impressão convencional ou digital, assim como todas as formas para evitar e resolver os “pepinos e abacaxis” que porventura possam aparecer. As sugestões e recomendações de configurações e ajustes nas opções, comandos e recursos foram meticulosamente estudadas para a realidade de quem precisa obter fotolitos ou chapas de impressão offset, ou mesmo impressos a partir das modernas e tão exigentes quanto, impressoras digitais comerciais.


Como utilizar esta coleção de livros Para melhor compreensão do modus operandi do Adobe InDesign e os recursos, o conteúdo da coleção foi dividido em volumes e capítulos cujos nomes definem de forma clara os assuntos tratados. Isso permite ao leitor que quer aprender ou está enfrentando algum problema específico, ou mesmo possui alguma dúvida, ir diretamente para o volume e o capítulo que trata do assunto. A coleção foi projetada para que os capítulos sejam completos e independentes, mas, ao mesmo tempo, que a obra possa ser lida sequencialmente, o que é recomendável, sobretudo em relação aos primeiros volumes e capítulos.

Volume 1 - InDesign CS5.5 - Layout & Diagramação Este volume trata dos recursos básicos de operação do InDesign tais como ferramentas, frames, edição de elementos de página, trabalho com paths, importação de elementos externos, gerenciamento de vínculos e paginação.

Volume 2 - InDesign CS5.5 - Textos O segundo volume da coleção trata dos recursos de edição e formatação de textos tais como importação, seleção, atributos de caracter, de parágrafo, correção ortográfica, além de explicar o processo de confecção e importação de tabelas.

Volume 3 - InDesign CS5.5 - Automação de Tarefas & Produtividade O terceiro volume da coleção trata dos recursos de automação de tarefas e de produtividade do InDesign tais como estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas, Book, confecção de sumários, índices remissivos, textos variáveis e condicionais, referências cruzadas, notas de rodapé etc. O destaque são os novos recursos de revisão baseados no Acrobat.com.

Volume 4 - InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs O quarto volume da coleção trata dos cuidados com a arte-finalização de projetos gráficos, com as fontes tipográficas, cores e preenchimentos, além de explicar os recursos de preflight visual e eletrônico. O destaque deste volume é o capítulo que mostra passo-a-passo os processos mais confiáveis para geração de arquivos PDF para envio para empresas gráficas.


Volume 5 - InDesign CS5.5 - Fluxos Colaborativos com InDesign & InCopy O quinto volume descreve os procedimentos, técnicas, recursos e comandos disponíveis no InDesign e InCopy para serem usados como uma solução para edição colaborativa de materiais editoriais e publicitários, além de servir de base para o gerenciamento de fluxos de trabalhos paralelos em empresas de vários segmentos.

Convenções usadas A seguir serão detalhadas algumas convenções usadas nessa coleção de livros.

O Adobe InDesign O Adobe InDesign CS5.5 é comercializado isoladamente, mas também está inserido em vários pacotes Adobe Creative Suite: ■

Adobe Creative Suite Design Premium CS5.5.

Adobe Creative Master Collection CS55.

O Adobe InCopy O Adobe InCopy CS5.5 somente é comercializado isoladamente.

Sistemas operacionais usados Para a confecção deste livro nos baseamos no Windows XP com Service Pack 2, Windows 7 e o Mac OS X (10.5.8). O InDesign com raríssimas exceções é virtualmente idêntico nas duas plataformas. Quando houver diferenças, elas serão devidamente destacadas.


Ícones Mesmo usuários experientes podem desconhecer e deixar escapar pequenos e grandes recursos ou armadilhas escondidas nos aplicativos do pacote ou mesmo, descobrir novas formas de se realizar tarefas. Por isso identificamos estas dicas e armadilhas com um ícone.

IDADE OV

M EXPERI AU

O ENT M

FAÇ

Os parágrafos indicados com o ícone “Fique de Olho” são lembretes de utilização do aplicativo e/ ou formas alternativas ou mais fáceis de se realizar uma mesma tarefa. Podem também identificar itens ou processos que originam resultados diferentes ou indesejados ou que requerem uma atenção especial, pois o uso de um determinado comando, opção ou configuração oferece risco de problemas sérios com consequências onerosas.

O ícone “Saiba Mais” identifica referências cruzadas com o assunto que está sendo estudado. Caso você queira se aprofundar em determinado tópico, será indicado o capítulo, página e volume para continuar sua pesquisa.

IS MA

N

SAIBA

UE DE O IQ

O LH

F

As novidades referentes a versão CS5, as referências cruzadas e as sugestões de uso dos comandos e ferramentas também serão indicados com ícones durante o processo de aprendizado e leitura do livro.

A “Coleção Adobe InDesign CS5.5” contempla as principais alterações realizadas na versão CS5.5. Por isso, caso você queira verificar somente as novidades da versão, o ícone “Novidade” indicará os recursos que sofreram alterações e foram colocados próximo aos assuntos correlatos.

No final dos principais capítulos, existe uma proposta de experimentação dos comandos estudados, que são indicados pelo ícone “Faça um Experimento”, convidando você a testar os conhecimentos adquiridos.


SUMÁRIO

Arte-finalização

17

Cuidados e recomendações com fontes ..............................................17 Não use fontes de sistema ...........................................................17 Não use fontes do tipo Multiple Master ......................................17 Não converta textos em curva (recurso Create Outlines) ...........17 Excesso de fontes habilitadas simultaneamente ........................17 Cuidados e recomendações com textos...............................................18 Não use cores calçadas nos textos ..............................................18 Evite o uso de corpos menores que 6 nos textos........................18 Evite o uso de corpos menores que 8 nos textos com mais de uma cor de processo .......................................................18 Evite o uso de fontes “light” com mais de uma cor CMYK .........18 Evite o uso de fontes “light” em branco sobre fundo colorido composto ........................................................................18 Cuidados e recomendações com preenchimentos .............................18 Cores de processo .........................................................................18 Cores especiais .............................................................................18 Calçamento de tonalidades de cor preta .....................................18 Cuidado com a carga máxima e mínima de tintas .......................19 Minimize o uso de degradês ........................................................19 Cuidados e recomendações com contornos ........................................19 Espessura mínima dos fios e contornos.......................................19 13


Importação das imagens bitmap .................................................19 Elementos sangrados ...................................................................19 Overprints (sobre-impressão) .....................................................20 Elimine os elementos supérfluos .................................................20 Reduza o tamanho do arquivo .....................................................20

Recursos de preflight

21

Flattener Preview - procedimentos ................................................22 Separations Preview - procedimentos ............................................23 Overprint - procedimentos ..............................................................25 Preview de Overprint - procedimentos...........................................26 Preflight ativo - procedimentos básicos .........................................27 Preflight ativo - procedimentos passo-a-passo .............................27 Abertura da paleta Preflight ........................................................27 Configure um perfil de análise .....................................................27 Links ..............................................................................................28 Color ..............................................................................................29 Images and Objects ......................................................................30 Text................................................................................................31 Document ......................................................................................32 Análise on the fly .........................................................................33 Outras possibilidades da paleta Preflight .......................................33 Info ...............................................................................................34 Define Profiles ..............................................................................34 Preflight Options ..............................................................................35 Outras opções ...............................................................................35

Package

37

Coleta de arquivos abertos para organização e armazenagem .....37 Package - procedimentos básicos................................................37 Package - procedimentos passo-a-passo....................................37 Configuração das opções ..............................................................38


Geração de arquivos PDF

41

Exportação direta no formato PDF ..................................................42 Exportação direta no formato PDF em conformidade com normas PDF/X...................................................................................49 Problemas para a área gráfica .....................................................49 PDF ou PDF/X? Por que e qual a diferença entre eles? ...............49 PDF/X-1a .......................................................................................50 PDF/X-3 .........................................................................................51 PDF/X-4 .........................................................................................51 PDF/X-5 .........................................................................................52 Geração de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado para a realidade específica de uma gráfica .........................58 1a Etapa - Geração do arquivo PostScript (Windows) .................58 1a Etapa - Geração do arquivo PostScript (Mac OS) ....................65 2a Etapa - Configuração do Distiller de acordo com as preferências do prestador de serviços gráficos ..........................72 Aba General ..................................................................................74 Aba Images ...................................................................................74 Aba Fonts ......................................................................................74 Aba Color .......................................................................................75 Aba Advanced ...............................................................................76 Aba PDF/X ou Standards...............................................................76 3a Etapa - Conversão do arquivo PostScript em um PDF .............77 Geração de um PDF a partir de um arquivo PostScript em conformidade com normas internacionais PDF/X...........................79 1a Etapa - Geração do arquivo PostScript ....................................79 Características que os arquivos PostScript devem ter ...............79 Características que os arquivos PostScript não podem ter .........80 InDesign Windows ........................................................................81 InDesign Mac OS ...........................................................................87 2a Etapa - Configuração do Distiller de acordo com as normas PDF/X-1a ..........................................................................95 3a Etapa - Conversão do arquivo PostScript em um PDF/X-1a .....................................................................................100


ARTEFINALIZAÇÃO

Neste capítulo iremos descrever as principais recomendações, boas práticas e cuidados com a arte-finalização dos arquivos de InDesign que devem ser tomados antes da geração dos arquivos PDFs.

Cuidados e recomendações com fontes Não use fontes de sistema Fontes usadas pelo sistema operacional Windows e Macintosh com frequência, não produzem bons resultados finais.

Não use fontes do tipo Multiple Master Este tipo de fontes apresenta dificuldades no seu gerenciamento e sérios problemas de saída.

Não converta textos em curva (recurso Create Outlines) Além de impedir uma eventual edição do texto, pode impedir o processamento destes textos pelos departamentos de pré-impressão das gráficas.

Excesso de fontes habilitadas simultaneamente Isto sobrecarrega o computador e afeta sua performance. Um valor máximo de referência é de 250 fontes habilitadas simultaneamente.

17


Cuidados e recomendações com textos Não use cores calçadas nos textos Por exemplo, preto composto por C100 M100 Y100 e K100 ou porcentagens semelhantes que gerem o chamado “preto nas quatro”.

Evite o uso de corpos menores que 6 nos textos Podem ser impressos de forma ilegível.

Evite o uso de corpos menores que 8 nos textos com mais de uma cor de processo Dificultam ou impedem o registro das cores na impressão offset.

Evite o uso de fontes “light” com mais de uma cor CMYK Dificultam ou impedem o registro das cores na impressão offset.

Evite o uso de fontes “light” em branco sobre fundo colorido composto Podem ser impressos de forma ilegível.

Cuidados e recomendações com preenchimentos Cores de processo Devem estar no espaço de cor CMYK.

Cores especiais É altamente recomendável que as cores especiais sejam preferencialmente escolhidas no padrão Pantone ou em outras escalas comerciais.

Calçamento de tonalidades de cor preta

18

UE DE O IQ

Não aplique esta cor em textos.

O LH

F

Para obter uma tonalidade de preto mais brilhante, recomenda-se criar uma cor composta por 100% da tinta preta e porcentagens que variam de 25 a 40% das tintas Ciano ou Magenta.

Coleção Adobe InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs


PACKAGE

Coleta de arquivos abertos para organização e armazenagem Durante o processo de diagramação de publicações com grande quantidade de imagens vinculadas (links), fontes e outros itens é interessante organizar de forma adequada todos os arquivos que formam essa publicação.

UE DE O IQ

O LH

F

Para automatizar essa tarefa, seja para enviar estes arquivos para um prestador de serviços gráficos no regime aberto e/ou preparar o armazenamento final dos arquivos de um projeto, é possível gerar um pacote com esses itens com um comando do InDesign, denominado Package. Certifique-se de que o documento seja salvo antes de usar o recurso.

Package - procedimentos básicos Para usar o recurso Package, basta: ■

Definir um local para cópia dos arquivos de InDesign, das ilustrações, imagens bitmap e fontes. Definir as opções.

Package - procedimentos passo-a-passo 1. Acione o comando Package que se encontra no menu File.

37


O InDesign fará um pequeno levantamento sobre a situação do arquivo, fornecendo um relatório com as condições das fontes, imagens e o uso de plug-ins externos na geração do arquivo.

Configuração das opções 2. Pressione o botão Package. O InDesign apresenta uma janela com uma espécie de ficha com dados cadastrais e de contato do criativo. Preencha opcionalmente e depois pressione o botão Continue.

3. Defina a localização de onde será salvo o arquivo de InDesign e seus elementos externos.

38

Coleção Adobe InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs


Copy Fonts: Coleta todas as fontes utilizadas na publicação e as coloca em uma pasta/folder específico nomeado como Fonts. Copy Linked Graphics: Cria uma pasta/folder específico com o nome de Links para onde serão copiados todas as imagens e ilustrações utilizadas na publicação. Update Graphic Links In Package: Rastreia as imagens e ilustrações da publicação e as atualiza antes de copiar para a pasta/folder Links. Use Document Hyphenation Exceptions Only: Coleta as excessões de hifenização que foram utilizadas na publicação. Include Fonts and Links From Hidden and Non-Printing Content: Coleta as fontes, imagens e ilustrações vinculadas que estejam ocultas ou com atributo para não ser impressos.

M EXPERI AU

O ENT M

FAÇ

View Report: Após a criação do pacote, permite visualizar o relatório da operação.

Gere um package de uma publicação colhendo imagens vinculadas e fontes. Depois visualize como o InDesign organiza os arquivos recolhidos.

Package

39


GERAÇÃO DE ARQUIVOS PDF

Neste capítulo serão demonstrados as formas mais confiáveis de se gerar arquivos PDF para serem impressos em prestadores de serviços gráficos. São elas: ■

Exportação direta no formato PDF. Exportação direta no formato PDF/X em conformidade com normas internacionais PDF/X. Geração de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado para a realidade específica de uma empresa gráfica. Geração de um PDF a partir de um arquivo PostScript criado em conformidade com normas internacionais PDF/X. UE DE O IQ

O LH

F

O método a ser escolhido deve ser verificado junto ao seu prestador de serviços gráficos, assim como as configurações dos aplicativos envolvidos nesse processo, pois eles variam de acordo com as preferências das empresas gráficas.

41


Exportação direta no formato PDF As últimas versões do InDesign possuem módulos de geração de PDFs via exportação direta bastante confiáveis, mas nem todos os sistemas de pré-impressão e impressão digital reconhecem e processam com perfeição arquivos gerados por esse método.

UE DE O IQ

O LH

F

A principal vantagem é que é um procedimento mais rápido e dispensa o uso de aplicativos como o Distiller. Este procedimento somente será demonstrado na plataforma Windows, pois é idêntico na plataforma Mac OS.

1. Escolha o comando Export do menu File. No quadro de diálogo que se abrirá, escolha a opção Adobe PDF no campo Salvar como tipo, escolha um diretório de sua preferência, digite o nome para seu arquivo PDF e pressione o botão Salvar.

2. No campo Adobe PDF Preset, selecione um dos PDF Settings voltados para impressão: o High Quality Print, por exemplo. Nos campos Standard e Compatibility, respectivamente, escolha opcionalmente a norma e a versão do PDF que deseja gerar. No campo Pages selecione as páginas que devem ser incluídas no arquivo PDF.

42

Coleção Adobe InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs


3. Clique na opção Compression e configure suas opções de acordo com suas preferências de redução da resolução das imagens e taxa de compressão.

Geração de arquivos PDF

43


4. Clique na opção Marks and Bleeds. Marque a opção All Printer´s Marks, mas desmarque a opção Bleed Marks. No campo Offset, digite um valor de aproximadamente 3,5 mm (10 pt) para a distância das marcas de corte e registro em relação aos limites da página. Nos campos Bleed, digite um valor de sangria entre 3 e 5 mm para os campos Top (superior), Bottom (inferior), Left (esquerdo) e Right (direito).

44

Coleção Adobe InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs


ÍNDICE REMISSIVO

A Acrobat Distiller - 73 Adobe PDF Preset - 42, 53 Advanced - 46, 56, 70 All Printer´s Marks - 54

B

Export - 42 Exportação direta no formato PDF - 41, 42 Exportação direta no formato PDF/X - 41

F

Bleed - 44, 54, 60, 67 Bleed Marks - 44, 54

Flattener Preview - 22 Flattenner Preview - 22 Fontes - 17 Fontes de sistema - 17

C

G

Colour - 67 Colour Conversion - 45, 55 Colour Management - 62, 69 Compatibility - 42, 53 Composite CMYK - 60 Composite Leave Unchanged - 60 Compression - 43, 54

General - 58 Geração do arquivo PostScript - 65 Graphics - 61, 68

D

I

Distiller - 78 Download - 62 Download PPD Fonts - 69

Illustrator - 22

E

Marks and Bleed - 67 Marks and Bleeds - 44, 54 Multiple Master - 17

Elementos sangrados - 19

H Height - 59

M

103


N

R

No Colour Management - 62, 69

Registration - 22 RIP - 19

O Offset - 54 Output - 45, 55, 67 Output Intent Profile Name - 45, 55 Overprint - 20, 25 Overprint Preview - 22

P Page Position - 59 Pantone - 18 Paper Size - 59 PDF/X - 49 PDF/X-1a - 50 PDF/X-3 - 51 PDF/X-4 - 51 Photoshop - 22 PostScript - 41, 49, 78 Preflight - 21 Preset - 46, 56, 70 Preview de Overprint - 26

S Security - 47, 57 Separations - 60 Separations Preview - 22, 23 Setup - 59, 66 sobre-impress達o - 20 Spreads - 59, 65 Standard - 42, 53 Summary - 48, 57, 71

W Width - 59


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO INDESIGN CS5.5” Layout & Diagramação O primeiro volume da coleção trata dos recursos básicos de operação do InDesign tais como ferramentas, frames, edição de elementos de página, trabalho com paths, importação de elementos externos, gerenciamento de vínculos e paginação. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, pode ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Esta coleção trata do mais renomado e versátil Resumo aplicativo de paginação disponível no mercado, e largamente utilizado por designers e criativos ■ Autores: Ricardo Minoru Horie Ana Cristina Pedrozo em todo o mundo. ■ Qtd. de Páginas: 108 O objetivo é explicar de forma simples e obje■ Formato: 148 X 210 mm tiva, as várias ferramentas, comandos e recursos do InDesign CS5.5 para tornar o processo ■ Peso: 180 g de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de arquivos PDF, além das novidades incorporadas www.bytestypes.com.br livros@bytestypes.com.br na versão CS5.5. Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos e recomendações espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5.5” Textos O segundo volume da coleção trata dos recursos de edição e formatação de textos tais como importação, seleção, atributos de caracter, atributos de parágrafo, correção ortográfica, além de explicar o processo de confecção e importação de tabelas. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, pode ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Esta coleção trata do mais renomado e versátil aplicativo de paginação disponível no mercado, Resumo e largamente utilizado por designers e criativos ■ Autores: Ricardo Minoru Horie em todo o mundo. Ana Cristina Pedrozo O objetivo é explicar de forma simples e objetiva as várias ferramentas, comandos e recursos do InDesign CS5.5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

Qtd. de Páginas: 92

Formato: 148 X 210 mm

Peso: 160 g

A coleção é composta por vários volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de arquivos PDF, além das novidades incorporadas na www.bytestypes.com.br versão CS5.5. livros@bytestypes.com.br Para facilitar o aprendizado, existem exemplos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos, recomendações espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5.5” Automação de Tarefas & Produtividade O terceiro volume da coleção trata dos recursos de automação de tarefas e de produtividade do InDesign, tais como estilos de parágrafo, caracter, objetos e tabelas; Book; confecção de sumários e índices remissivos: textos variáveis e condicionais; referências cruzadas, notas de rodapé etc. O destaque são os novos recursos de revisão baseados no Acrobat.com. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, pode ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso).

Esta coleção trata do mais renomado e versátil aplicativo de paginação disponível no mercado, e largamente utilizado por designers e criativos Resumo em todo o mundo. O objetivo é explicar de forma simples e objetiva, as várias ferramentas, comandos e recursos do InDesign CS5.5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

Autores: Ricardo Minoru Horie Ana Cristina Pedrozo

Qtd. de Páginas: 134

Formato: 148 X 210 mm

Peso: 180 g

A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de arquivos PDF, além das novidades incorporadas na versão CS5.5. www.bytestypes.com.br livros@bytestypes.com.br Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos e recomendações espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA “COLEÇÃO ADOBE INDESIGN CS5.5” Fluxos Colaborativos com InDesign & InCopy O quinto volume descreve os procedimentos, técnicas, recursos e comandos disponíveis no InDesign e InCopy para serem usados como uma solução para edição colaborativa de materiais editoriais e publicitários, além de servir de base para o gerenciamento de fluxos de trabalhos paralelos em empresas de vários segmentos. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, pode ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso). Esta coleção trata do mais renomado e versátil aplicativo de paginação disponível no mercado, e largamente utilizado por designers e criativos Resumo em todo o mundo. ■ Autores: Ricardo Minoru Horie Ana Cristina Pedrozo O objetivo é explicar de forma simples e objetiva, as várias ferramentas, comandos e recursos do InDesign CS5.5 para tornar o processo de diagramação de projetos gráficos tais como materiais publicitários, promocionais e editoriais, muito mais fácil e eficiente.

Qtd. de Páginas: 140

Formato: 148 X 210 mm

Peso: 180 g

A coleção é composta por diversos volumes que concentram os recursos correlatos para a diagramação, arte-finalização e geração de arquivos PDF, além das novidades incorporadas www.bytestypes.com.br na versão CS5.5. livros@bytestypes.com.br Para facilitar o aprendizado, existem exemplos práticos passo-a-passo e os procedimentos são extensivamente ilustrados. Além disso, existem dezenas de valiosas dicas, truques, e principalmente avisos e recomendações espalhadas pelas páginas dos capítulos.


OUTROS TÍTULOS DA EDITORA Coleção eBooks - Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi Trata-se da primeira publicação na língua portuguesa e do 46o livro do Ricardo Minoru Horie que já publicou livros sobre InDesign, Photoshop, Acrobat, PitStop e outros temas ligados à pre-impressão e impressão digital. Um arquivo PDF com amostras do livro pode ser baixado do link www.bytestypes.com. br/livros ou solicitado diretamente ao autor (minoru@bytestypes.com.br). Este volume, assim como outros livros, pode ser adquirido na loja virtual da Bytes & Types, e enviado para qualquer local do País (frete não incluso).

O primeiro volume da coleção “eBooks” explica Resumo em detalhes os procedimentos para que profis■ Autor: Ricardo Minoru Horie sionais de diagramação de livros dos mais variados segmentos, possam produzir livros ele- ■ Qtd. de Páginas: 140 trônicos nos formatos ePub, Mobi e PDF, para ■ Formato: 148 X 210 mm serem lidos e visualizados por aplicativos ins- ■ Peso: 220g talados em computadores de mesa, notebooks, netbooks, smartphones, celulares, e também, em eReaders e tablets tais como o iPad, Sony Reader, Nook, Kindle etc. Usando como ferramenta principal o InDesign CS5.5, e alguns outros utilitários, o volume “Arte- www.bytestypes.com.br -finalização e conversão para livros eletrônicos” livros@bytestypes.com.br descreve os conceitos e características dos principais formatos, cuidados, procedimentos técnicos, preparação dos elementos de página, limitações dos projetos gráficos, boas práticas na diagramação, além das técnicas de conversão dos conteúdos para os formatos ePub, Mobi e PDF.


Coleção Adobe InDesign CS5.5 - Arte-Final, Preflight e Geração de PDFs