Page 1


Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Coordenadora Editorial Denise Sassarrão Produtora Executiva Paula Amato

Piagge, Solange Dalle Sua majestade: o bolo / Solange Dalle Piagge. 1. ed. - São Paulo : Editora MemoriArte, 2013. (Coleção doces gourmet ; v. 2)

Fotografia Mônica Antunes

1. Bolos (Culinária) 2. Receitas I. Título.

Produção Artística Marly Arnaud e Lucia Dias Pereira Projeto Gráfico e Diagramação Ivan Pereira Vieira Produção Rose Mossolin

13-12453

CDD-641.86

Índices para catálogo sistemático: 1. Bolos : Receitas culinárias : Economia doméstica 641.86

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida por qualquer meio ou forma sem prévia autorização da Editora Editora Memoriarte Rua Vieira de Moraes, 785 - cj 4 Campo Belo – São Paulo

Memoriarte. A violação dos direitos autorais é crime estabelecido na Lei nº 9.610/98 e punido pelo artigo 184 do Código Penal.

2 Coleção Doces Gourmet


S umário 04 Editorial

06 Sua majestade “O Bolo” 08 Para deixar nossa vida mais doce 10 Mexe, mexe, remexe 12 Leve ao forno 14 Eles não podem faltar 15 Assim começa a história 16 Na medida certa 17 Para quem quer se profissionalizar 18 Bolo de ricota com ganache de caramelo 20 Bolo de nozes com brigadeiro de laranja 22 Bolo de cacau e amêndoas com três caldas 24 Bolo de chocolate e cenoura com ganache de laranja

26 Small cake de chocolate e avelãs com ganache de gianduia

28 Small cake de frutas vermelhas com marshmallow de chocolate branco e frutas vermelhas

30 Bolo de Iogurte 32 Cupcake de chocolate especial com geleia de laranja e calda de cacau

34 Bolo duo de brigadeiro gourmet de chocolate ao leite e branco

36 Bolo mousse de chocolate e morango 38 Agradecimentos 40 Como utilizar a capa protetora

3 Sua Majestade “O BOLO”


E ditorial Mexe com cuidado, cresce e apetece. Quem não se lembra do cheirinho do bolo servido com café nas tardes frias, da doçura do bolo de aniversário, do bolo com brigadeiro, com coco, com abacaxi, preparados com amor e recheados de carinho. Bolo tem história, aquece, faz bem... Bolo tem sabor especial e é sim uma paixão. Todos têm sua receita ou sabor preferido. Todos gostam, todos se encantam com sua textura, com seu cheiro e sabor, assim como nós nos encantamos com as receitas deste novo livro da “doce” Solange.

4 Coleção Doces Gourmet


5 Sua Majestade “O BOLO”


S ua Majestade

O Bolo

Quem pensa que o bolo surgiu para comemorar aniversários está muito enganado. A história do bolo é muito mais antiga do que muitos imaginam e se perde na noite dos tempos, quando um poderoso faraó governava absoluto um povo tão mágico como sua história.

casal. Costume muito parecido com o do arroz que se joga hoje na porta das igrejas em casamentos mundo afora... Vencendo os sete mares, este costume tão especial viajou com Júlio César para a Bretanha, em 54 AC, passando a fazer parte dos hábitos das populações locais. O “bolo” chegava à Inglaterra, terra dos fortes e dos desbravadores... terra que criou o primeiro bolo decorado com pasta de amêndoas moldada em vários formatos, durante o reinado de Elizabeth I.

Sua história começa em 1175 AC, na época de Ramsés III, o último grande faraó do Império Novo e de sua corte que já tinham à disposição vários tipos de pães e bolos. Sagazes e muito inteligentes os romanos, conhecedores da técnica da fermentação, desenvolveram várias receitas de bolos, inclusive incrementando estes quitutes com frutas secas e queijo.

Foi na bela Itália que as primeiras receitas do bolo que conhecemos atualmente foram elaboradas em 1478. Tanto é, que ao se casar com o rei da França Henrique II, Catarina de Médici levou como dote alguns confeiteiros e seu bolo de casamento foi o primeiro a ser confeccionado em andares.

Foi na Roma Antiga que surgiu a tradição de servir bolos em casamentos. Lá na terra dos gladiadores e dos conquistadores, famílias mais abastadas preparavam a massa com ingredientes especiais, usados como oferenda aos deuses, como frutas secas, nozes e mel.

No Brasil o primeiro bolo desembarcou na tarde de 24 de abril de 1500, dois dias depois da chegada de Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro.

Porém, o mais incrível desta história é que o “bolo” dos romanos não era consumido, mas amassado por cima da cabeça da noiva, desejando que os deuses trouxessem prosperidade, sorte e fertilidade ao 6 Coleção Doces Gourmet


O bravo desbravador ofereceu a dois índios que subiram a bordo da nau o Fartem de Beira, ou Fartes, como é conhecido esse doce em Portugal. Esse bolo requintado com recheio de amêndoa ou creme passou para a história como o primeiro doce saboreado pelos brasileiros. Mas foi com a chegada da corte ao Brasil em 1808 que nossa tradição doceira se firmou, enriquecida pela fartura de frutas tropicais e pelas adaptações de ingredientes ao gosto brasileiro. Porém, as receitas tradicionais não perderam a majestade. Ao contrário, atravessaram os tempos e sobreviveram quase sem modificações. Entre elas estão as famosas queijadinhas brasileiras, o bolo de amêndoas, o pudim marfim, o manjar-branco, o pão-deló e o bolo podre. Doces tão brasileiros como “o bolo” ... saboroso, majestoso... inigualável.

7 Sua Majestade “O BOLO”


P ara deixar nossa vida mais doce Estes materiais foram desenvolvidos para fazer bolos diferenciados e com excelente qualidade. Utilize-os sempre que precisar. Os chocolates e coberturas de alta qualidade são perfeitos para fazer produtos gourmet como os bolos deste livro. Utilize os Splits (granulados quadrados), Callets (gotas de chocolate), Cacau em pó alcalinizado (produto único que dá um excelente sabor, mas não fica amargo), entre outros.

Formas de silicone

Já as formas com desenhos especiais permitem criar bolos e sobremesas congeladas com detalhes diferentes e muito bonitos.

8 Coleção Doces Gourmet


Formas tridimensionais

Palitos marmorizados de chocolate

Crispearls de chocolate amargo

Callets branco

Callets de caramelo

Callets ao leite 9

Sua Majestade “O BOLO�

Splits

Rolinhos branco e preto

Vermicelli branco


M exe, mexe, remexe O delicioso aroma do bolo assando no forno remete meus pensamentos à minha infância na casa da minha avó e enche meu coração de deliciosas lembranças. Nada mais prazeroso do que uma xícara de café fumegante acompanhada de um fatia de bolo saído do forno, fofinho e bem quentinho! Preparar um delicioso bolo é muito mais fácil do que você pode imaginar! Basta escolher bons ingredientes e seguir algumas dicas importantes:

10 Coleção Doces Gourmet

Sua majestade O Bolo  

Coleção Doces Gourmet

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you