Page 1

Trabalho Verde Meio Ambiente

Você conhece os green jobs?

PONTO FINAL. 09/2010

Fonte: http://www.posttypography.com

Gabriela S. Pereira Pensar verde! Esse é um dos importantes lemas dos anos 2000. Sustentabilidade, reciclagem e meio ambiente são assuntos francamente em voga. E você que não é ambientalista já pensou em !"#$%#&"'( )'*+,#-!#."!!*#/'0 1#2!(*)*-'# )*3!3)4+%!*3!5# 6"!!*# /'0 # 7# +# nova modalidade de trabalho que busca um contato mais efetivo das empresas com políticas e princípios que abordam questões e atitudes politicamente corretas. Ou seja, é a adoção de uma postura ambiental ligada à reciclagem e sustentabilidade. Em português o termo green jobs ).*)(4+#83"+0+,9' #:!"-! ;#!#!*.+*+< !# quem pensa que as vagas são limitadas. Segundos dados de 2009 da Organização Internacional do Trabalho são ofertadas mais 20 milhões e 600 mil vagas de green jobs no mundo (no Brasil são mais de 2 milhões de vagas), entretanto 9=#! 4+ !>#-!#&"'( )'*+) #4+&+4)3+-' # para atuar nessa área. E o que é necessário para atuar em uma dessas vagas? Quem explica é a professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina, Irene Domenes ?+&&+"',)@# AB+"+# $%# &"'( )'*+,# -!#

green jobs é necessário o conhecimento da análise de vida do produto, que aju-+#*+#C$*DE'#-'#&"'( )'*+,5#F$!#7#!%# suma a melhor utilização do recursos. E o principal requisito é que o aspirante a vaga tenha estudado o mercado verde.” Existe a divisão entre dois mercados: branco e verde. O primeiro estuda o compromisso social, a não utilização de trabalho escravo e trabalho infantil. Já o mercado verde é direcionado para questões ambientais. A importância do estudo ambiental é mudar a visão de progresso da nova e antiga geração. É como diz a professora Irene Zapparoli, “na década de 60 e 70 nós mediamos o desenvolvimento de uma nação pela quantidade do lixo que se jogava, o que na época ainda chamava-se lixo. Então, quanto mais rico era o seu lixo, mas desenvolvido era o seu país. E hoje esse é um processo que nós precisamos reverter, porque agora quanto mais reciclado é seu lixo mais correto você está. E é '#&"'( )'*+,#-!#."!!*#/'0 #F$!#3!%#-!# saber disso e mudar a postura da empresa e etc.” G$!%# &'-!# !"# $%# &"'( )'*+,# -!# green jobs? A resposta é fácil: qualquer pessoa, basta querer.

Cursos de Meio Ambiente, onde encontrar? Estudar o Meio ambiente é importante para a qualificação em green jobs, por isso vai a dica para quem quer se aventurar em alguma das vagas. Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Economia do Meio Ambiente do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O curso busca preparar profissionais para utilizar os princípios da Economia e o domínio dos conceitos e ferramentas da qualidade ambiental. O curso !" #$%!" &'" $#(" %#)*#+)'" ,&'" #" -" aberto para graduados de qual.(#)"!)#,/ As inscrições podem ser realizadas no Portal da UEL, até o fim de novembro. O curso de especialização em Economia do Meio Ambiente oferece 60 vagas. Mais informações pelo telefone 3371-4315.

Saiba mais!

22

Você pode encontrar vagas e mais informações sobre os green jobs no site: www.greenjobs.com.br

Reportagem Green Jobs - #PF  

Matéria produzida por Gabriela Pereira para a revista Ponto Final.