Page 1


“Pode conseguir qualquer coisa que queira na vida, se ajudar suficientemente outras pessoas a conseguirem o que elas querem.” Zig Ziglar

Portefólio Paulo Renato

Mensagem - Página 2


Índice Paulo Renato

4

Educação / Formação

6

Visão / Missão / Valores

7

Como tudo começou

8

BF Grupo

9

Lucriêxito, Lda

11

Ministrar Formações

12

Sonaecom

13

Solfut, Lda (I Have The Power)

14

Coach

15

Ainda...

17

Contatos

19

Patrocínio

20

Página 3 - Índice

Portefólio Paulo Renato


Paulo Renato

Nome: Paulo Renato Almeida Matos Morada: Rua Pinto Mourão, 246, 3º Esq. Traz. 440-253, Vila Nova de Gaia Portugal Contactos: Telemóvel: 933 974 178 E-mail: pr.formador@gmail.com Data de nascimento: 06-Março-1972 Formação académica: 12º ano Profissão: Coach Train People / Formador

Portefólio Paulo Renato

Paulo Renato - Página 4


Paulo Renato Paulo Renato é Coach e Train People / Formador Motivacional, que desenvolve a sua atividade com o objetivo de elevar e desenvolver as potencialidades de cada individuo, na obtenção do seu êxito. Como Coach, já colaborou e ajudou pessoas atingirem resultados como nunca teriam imaginado conquistar. Em termos de tempo como em níveis de satisfação pessoal. Como Train People / Formador, age no alto desempenho na área comercial, liderança, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal. As sua ações são ministradas com duas vertentes: 

Componente de Formação Técnica;

Componente de Personalização Pessoal.

Orientadas para: 

Fazer sobressair o melhor de cada pessoa;

Foco direcionado para os resultados;

Formação com base no exemplo;

Congruência;

Caminho para a excelência.

Seguindo uma máxima de que:

Somos o que pensamos e tornamo-nos no que fazemos. Página 5 - Paulo Renato

Portefólio Paulo Renato


Paulo Renato Educação / Formação Habilitações literárias: 12º ano 1993 Certificado de Instrutor W.W.I. em Portugal 2009 Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) Curso de Inteligência Emocional, Motivação e Criatividade 2010 Curso A Semente (Desenvolvimento Pessoal) Curso de Trainer I Have The Power 2011 Certificado Internacional de Coaching - pela ICF (International Coaching Federation) Desde 2008 até aos dias de hoje, tem frequentado palestras, ações motivacionais e workshop na área do, e para o, desenvolvimento pessoal, coaching e PNL. Tendo adotado a área do desenvolvimento pessoal, as ferramentas e técnicas das metodologias do coaching e da PNL, como sendo uma mais valia nas suas ações, no encontro à excelência pessoal (consequentemente melhores resultados).

Portefólio Paulo Renato

Educação / Formação - Paulo Renato - Página 6


Paulo Renato Visão / Missão / Valores São os 3 princípios que distingue um individuo, tal como uma empresa.

Visão: Que todas as pessoas que passem pelas minhas ações, aprendam e passem a superar, progressivamente, os seus limites.

Missão: Criar, transformar ou modelar comerciais e lideres em comerciais e lideres de excelência. E tornarem melhores pessoas.

Valores: 

Ética;

Responsabilidade;

Comprometimento;

Dedicação;

Honestidade;

Congruência;

Excelência. Somos o que pensamos e tornamos no que fazemos.

Página 7 - Paulo Renato - Visão / Missão / Valores

Portefólio Paulo Renato


Como tudo começou

O mundo do trabalho para Paulo Renato começou pelos seus 14 anos (1986), quando durante as férias da escola fez distribuição de publicidade. O objetivo nessa altura, era conseguir dinheiro para poder pagar os transportes durante um mês nas suas idas à praia e para alguns outros extras. Paulo Renato provem de uma família bastante humilde e sem grandes condições monetárias, que conseguisse despender de valores extras para as suas férias. A mesma pratica seguiu-se nos anos seguintes, mas noutras atividades. No ano de 1990, após termino do ano letivo, decide começar a trabalhar a full-time. Nessa altura o focos dos seus lucros, já estava direcionado para poder conseguir pagar a continuação dos seus estudos (noturnos), tirar a carta de condução e ainda conseguir ajudar em algum tipo de despesas em casa. Ingressou num serviço hoteleiro na cidade do Porto, na Residencial Castelo de Santa Catarina. A sua função era de rececionista. Socialmente era uma posição muito bem vista, mas muito mal renumerada. Essa condição levou-o ao fim de dois anos (após ter poupado algum, das gorjetas que recebia), procurar uma condição mais satisfatória com a sua ambição.

Portefólio Paulo Renato

Como tudo começou - Página 8


BF Grupo

Em 1992, passa a integrar a força de vendas de uma empresa, situada na mesma cidade, chamada Oporto Industries. Esta empresa, mais tarde passou a chamar-se Oporto Mimoso, fazendo parte da organização BF Grupo. Esta organização, naquela altura, dedicava-se exclusivamente à venda de produtos de utilidade para casa, carros, livros, para crianças, bonsais, … um pouco de tudo que se possa imaginar, na forma de venda direta (D2D). Foi aqui que começou a aprender a “Arte de Comunicar” com outras pessoas, da forma mais dura, para quem se considerava absolutamente envergonhado perante qualquer outra pessoa. Aquilo que se chama: aprender na pratica. Em Maio do ano seguinte, era promovido a Instrutor/Formador. Significava que a partir daquele momento iria passar a ter formação para saber ensinar outros a fazer o mesmo que já o fazia (on Job). Formar outros pelo exemplo, “Congruência”. Durante a sua passagem pela “rua” como comercial e instrutor/formador, esteve em várias como Bragança, Castelo Branco, Chaves, Aveiro, Mirandela, Coimbra, Lisboa, Ilha da Madeira,… Nesta altura, já dava formação em sala. Tendo passado pela posição de assistente de gerente duas vezes até atingir o objetivo muito pretendido.

Página 9 - BF Grupo

Portefólio Paulo Renato


BF Grupo

Em 1998, abria o seu 1º escritório de venda direta em Vila Nova de Gaia. Em 1999, abria um outro, também na mesma cidade como de venda direta. Neste mesmo ano, pertenci ao 1º grupo, em Portugal, a fazer D2D, com a campanha de pré-adesão, representando uma empresa de telecomunicações. Assim nasceu a divisão de “serviços”, mas manteve-se ligado à venda direta. Em 2000, abria o seu 1º escritório de serviços, também em Vila Nova Gaia. Devido ao seu sucesso, foi convidado pelo presidente do grupo a ser o representante do grupo (a nível comercial e de resultados a apresentar) para uma outra empresa, igualmente da área das telecomunicações. Em 2001, abria uma promoção (sucursal) em Aveiro, que rapidamente atingiria os resultados esperados. Em 2002, abria uma outra promoção (sucursal) em Leiria. Durante os 15 anos que esteve integrado na organização BF Grupo, aprendeu o significado do sucesso como do fracasso. Que funciona como know-how, para que hoje possa ensinar e treinar outras pessoas, com conhecimento de causa, de como atingir e o que evitar.

Portefólio Paulo Renato

BF Grupo - Página 10


Lucriêxito, Lda

Em 2007, iria ingressar numa nova experiencia e aprender uma outra forma de efetuar a venda e como ensina-la. A Lucriexito, Lda era uma empresa que se dedicava à área de gestão e recuperação de créditos em mora. Nesta empresa a sua função era fazer angariação de clientes e como ensinar outros a fazerem o mesmo. Entendendo, a partir de uma determinada altura, que estava a passar por uma incompatibilidade de valores. Por essa mesma razão, deixou de prestar os seus serviços à mesma.

Página 11 - Lucriêxito, Lda

Portefólio Paulo Renato


Ministrar Formações

A partir de 2008, começou a dedicar-se inteiramente à formação e personalização de outros. Por uma questão de princípios e por ser um assunto do seu inteiro domínio, especificou as suas ações apenas na área comercial e liderança. Todas as empresas, com quem trabalhou, laboravam em regime de prestação de serviços a outras empresas na área das telecomunicações.

Cada vez mais, o seu interesse em novos conteúdos, leva-o a assistir a varias ações (por vários formadores/oradores, nomeadamente Dr. Adelino Cunha, Dr. Jorge Sequeira, Eng.º Viana Abreu, Dr. Paulo Machado, Eng.º António Guimarães entre outros). Despertando-lhe o interesse para área do desenvolvimento pessoal e para duas metodologias: o coaching e a PNL (programação neuro-linguistica). Desta forma as suas ações ganham uma outra dimensão e perspetiva no enquadramento com atualidade para a excelência pessoal.

Portefólio Paulo Renato

Ministrar Formações - Página 12


Sonaecom

Em 2009, é contactado por membros da Sonaecom, para multiplicar, dinamizar e fortalecer a área comercial, respetivamente para o produto Clix. Com uma maior incidência para a Fibra Clix Dessa forma assumiu a responsabilidade da função de RH - Recursos Humanos (recrutamento e seleção) como de Formação Comportamental para o canal D2D. Ambas as funções eram respeitantes a nível nacional. Antes do final do ano, assumiria a Formação Comportamental, para todos os canais: 

D2D;

Home service (inbound e outbound);

Retalho (quiosques e bancas);

Agentes.

respetivamente ao produto Clix. Como da mesma forma, a preparação da transição para a entrada da nova coligação com a Optimus, tornando-se Optimus Clix, (em contexto de formação) Assim, teve que criar novas ações que pudessem corresponder à expectativas dos resultados pretendidos.

Página 13 - Sonaecom

Portefólio Paulo Renato


Solfut, Lda (I Have The Power)

Neste mesmo ano de 2009, no seguimento do ano anterior e às novas metodologias aprendidas, fez parte do 1º grupo de “Trainer I Have The Power”. Assim sendo, passou a ministrar o 1º curso ou Acão de formação sem ser da sua autoria. O curso: A Semente (Transformar sonhos em realidade), da pertença da entidade formadora Solfut, Lda, respeitante à marca I Have The Power e seu criador Dr. Adelino Cunha. A oportunidade deste percurso, tornou-se de todo relevante para as suas ações de hoje. Como toda a aprendizagem adquirida respetivamente à metodologia do coaching e com uma particularidade à PNL. Principalmente nos tempos atuais, em que a venda por impulso tem que ser muito bem executada ou perde o seu respetivo poder (por parte do cliente), e está-se a ampliar a importância da venda pelo relacionamento continuo.

Portefólio Paulo Renato

Solfut, Lda (I Have The Power) - Página 14


Coach

Tirou o seu Certificado Internacional de Coaching pela empresa We Create (certificado homologado pela ICF - International Coaching Federation). Partindo do principio que o Coaching é um processo que tem por objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar outras pessoas a atingir todo o seu potencial profissional e pessoal. A sua função é de criar processos baseados no presente para o futuro. Sem ter a necessidade de “mexer” no passado. Conduzir pessoas a saírem da sua zona de conforto e superarem os seus limites atingindo a sua zona de desafio. Principalmente quando uma pessoa está a caminhar em linha reta (ou pensa estar), e chega a uma encruzilhada e necessita de orientação. Sem necessitar do conhecimento intrínseco (do assunto), dirige os seus clientes através de ferramentas poderosas, para a obtenção de resultados satisfatórios. Cada cliente faz uma “viagem” diferente, perante os seus propósitos.

Página 15 - Coach

Portefólio Paulo Renato


Como Coach, já colaborou e ajudou pessoas atingirem resultados como nunca teriam imaginado conquistar. Em termos de tempo como em níveis de satisfação pessoal. Desde: 

Reencontrarem o seu “EU” - autoimagem, autoestima e autoconfiança;

Gerir mudanças;

Focar (novos) propósitos de vida;

Alteração de emprego/trabalho;

Criarem (novos) negócios;

Elevarem seus níveis produtivos;

Relacionamentos;

Etc,

Portefólio Paulo Renato

Coach - Página 16


Ainda…

Criou, em Abril de 2010 a marca BE YOU - ACT TODAY. Desde então, já efetuou ações de formação e palestras motivacionais para empresas na área das telecomunicações (D2D), marketing multinível (B2B) e venda a retalho. Quando se soma o conhecimento com estratégia de Acão e uma enorme quantidade de motivação, o resultado só pode ser a EXCELÊNCIA. Todas as ações ministradas, na área comercial / comportamental e de liderança, serão determinantes na transformação das técnicas de venda, pela sua própria técnica. O seu “EU”. Dessa forma, são conduzidas em duas vertentes: 

Componente de Formação Técnica (técnicas de vendas e de liderança);

Componente de Personalização Pessoal (desenvolvimento pessoal).

Por isso é que a Missão das ações é: criar, transformar ou modelar comerciais e lideres para a EXCELÊNCIA e transformando-os em melhores pessoas (consequentemente melhores resultados).

Página 17 - Ainda...

Portefólio Paulo Renato


Todas elas foram pensadas e dedicadas para aqueles que dão “a cara” e representam uma marca, uma empresa, um produto. Assim a missão de qualquer Acão, é criar ou modelar melhores comerciais e lideres como melhores pessoas, consequentemente melhores resultados. As ações são o resultado de anos de experiência de trabalho na área comercial e gestão empresarial, tendo uma dupla visão: da pessoa que tem de ser o lado da solução para o cliente e para a empresa ou marca que representa, como para quem gere esses comerciais e líderes. Visam na personalização que tornar-se-á visível no aumento de produtividade, além dos efeitos imediatos pós ações de formação. Essa personalização tem como objetivo elevar a sua qualificação a um nível acima, em cada forma de pensar, estar e agir, convertendo-se numa transformação para um COMERCIAL DE EXCELÊNCIA e um LÍDER DE EXCELÊNCIA. Estas ações de formação/personalização, são aplicáveis às pessoas que pensam que são competentes no que fazem, têm vontade em querer melhorar e gostem do desafio de se superarem. Como para as empresas que pretendam aumentar os seus dividendos ou margem de benefício, num curto espaço de tempo.

Portefólio Paulo Renato

Ainda ... - Página 18


Ações da sua autoria Curso Comercial de Excelência; Curso Líder de Excelência; Formação de Formador Comercial; Formação de Telemarketing; Formação Comercial Comportamental; Palestras e Eventos Motivacionais

Empresas a quem já efetuou serviços:

E ainda a outras pessoas de carácter privado.

Contactos: Telemóvel: 933 974 178 E-mail: pr.formador@gmail.com

Página 19 - Contactos

Portefólio Paulo Renato


Paulo Renato e-mail: beyou.acttoday@gmail.com http://beyou-acttoday.blogspot.com

Portefólio Paulo Renato  

Portefólio de Paulo Renato. Percurso profissional.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you