edi_1285_40_online

Page 3

EDITOR

– Edição 1285

25 a 27 de Maio de 2011

3

EXPEDIENTE

PO Box 5686, Newark, NJ 07105 Tel: (973) 491- 6200 • Fax: (973) 491- 6287 www.brazilianvoice.com e-mail: info@brazilianvoice.com 412 Chestnut St. - Newark, NJ 07105 EDITOR: Roberto Lima CHEFE DE REDAÇÃO: Léo Ferreira news@brazilianvoice.com PUBLICIDADE: DESIGN GRÁFICO:

Fabianne A. Lima Joel Pinheiro Rodrigo Barbosa

MARKETING & VENDAS: Beatriz Leitzke: (201) 960-8228 NEWARK, NJ: Matriz: (973) 491-6200 REPRESENTANTE NO BRASIL: Tavares Dias: +55 (27) 225-9271 COLABORADORES: • Gutemberg Guarabyra • Renan Antunes • Mário Vale • Paulo Camargos • Lair Ribeiro • Paulo Calado • Kledir Ramil • Tavares Dias • Paulo Cangussu • Carlos Herculano Lopes • Iv Crystal • Aquiles Reis • Martin Liu • Roberto Santos • Vítor Nascimento • Celim • Tadeu Martins • Marta Arruda Gaynor

© BRAZILIAN VOICE é publicado semanalmente. As opiniões expressas em artigos assinados são da responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal. O BV não se responsabiliza pelos serviços propagados pelos seus anunciantes.

E o mundo acabou não acabando

M

uito se falou, muita gente ficou esperando a chegada de Cristo para o julgamento final, mas ficou tudo na base do dito pelo não dito e a vida continuou. O que você fez, enquanto esperava o mundo acabar? Não acreditou e ficou na sua, tocando o o seu dia? Ou ficou ressabiado, meio que duvidando, meio que acreditando? Conheço uma moça que foi ao cabeleireiro e vestiu roupa de baile de gala para o encontro com o Senhor. Ela pintou as unhas de encarnado, gastou tanto laquê que destruiu metade do que resta da camada de ozônio no penteado, enfiou-se num longo vermelho, justíssimo, e subiu nuns salto-altos de fazer inveja a uma atriz de Hollywood. Como se não bastasse, pintou a boca de batom: rubra flor, escandalosa cereja. Outro amigo meu, lá na Bahia, fez sua última ceia. Ele tomou umas cervejas, entupiu-se de acarajé e vatapá, acendeu um cigarrinho do capeta e se deitou numa rede e ficou ali, de butuca. De minha parte, garanto que não acreditei nas previsões do pastor Harold Camping, mas a obrigação de jornalista falou mais

alto. Sintonizei a CNN lá pelas 4 da tarde e fiquei aguardando, horas a fio, quase achando que assistiria ao vivo e a cores, a chegada do nosso momento final. E estava cheio de dúvidas. Seria uma espécie de Big Brother em que todos sairiam da casa e ninguém ganharia um milhão? Seria um novo Armagedon? Seria como num filme de ficção científica de Spielberg, ou como uma novela das oito? Seria uma explosão nuclear? Um tsunami? Um carnaval? Um pregão da Bovespa? Um gol do Bangu? Fui dormir bem tarde, extenuado, frustrado e vencido pelo impiedoso cansaço. Na manhã seguinte, no outro extremo da cama, minha mulher dormia o sono mais justo. Levantei, desconfiado, fui até a janela do quarto, pé ante pé e olhei pela greta da veneziana: sim, estava tudo no mesmíssimo lugar. Consegui escutar a algazarra da passarinhada fazendo festa e um caminhão barulhento, queimando óleo diesel numa rua adjacente. Desci, fiz café, pratiquei os gestos universais de todo o ser humano e pus-me a pensar. Não, nada mudou. Mas poderia ter mudado. Já imaginaram se a humanidade encarasse essa nova manhã como uma segunda oportunidade? Já imaginaram se cada pessoa que respirasse neste planeta resolvesse, de comum acordo, mudar tudo? - Sim, o mundo acabou. Mas vamos reconstruir um outro novinho em folha. Vamos passar a humanidade a limpo!

Seremos nós, homens e mulheres do planeta, os criadores deste novo lugar. Nunca mais seremos homem-lobo-dohomem. Nunca mais seremos canibais de nós próprios. Seremos uma extensão de Deus - qualquer Deus! - e todos os credos serão respeitados. Todas as raças. Todas as cores. Desaparecerão os tiranos, os truculentos e os vendedores da salvação. Será um lugar melhor, mais justo, tolerante e sem desigualdades. Um lugar em que as palavras fome e guerra serão apagadas do dicionário. Deste mesmo dicionário desaparecerão também o preconceito, a ganância e a violência. Leveza, generosidade, gentileza, cordialidade e solidariedade virarão verbos. Neste novo mundo, homem e mulher serão iguais. Será um lugar em que crianças e idosos serão respeitados e cuidados. Um lugar em que a vida será preservada acima de tudo e terá valor superior ao de qualquer comodidade de mercado. Vida valendo mais que petrodólares, mais que qualquer ação de Wall Street. Mais que ouro. Mais que prata. Mais do que qualquer vil metal. Neste novo mundo sem fronteiras, a consciência ecológica e o respeito aos direitos humanos serão praticados com a naturalidade dos que respiram o ar mais puro. E cada cidadão será livre para pensar, se expressar e se ser. Já imaginaram se o mundo – esse novo mundo! – estivesse apenas começando... Já imaginaram?

OPINIÃO do LEITOR Cartas para esta seção podem ser enviadas para o e-mail: info@brazilianvoice.com

Espero que os democratas vençam as eleições presidenciais e, conseqüentemente, mudem o rumo desse país. Desta forma, os imigrantes ilegais terão uma chance maior de se beneficiarem com mudanças amplas nas leis de imigração, pois se depender somente da boa vontade e visão de alguns líderes conservadores, isso não acontecerá tão cedo. Marlene Becker Cohen Elizabeth – NJ Acho que essas municipalidades que ultimamente andam aprovando medidas contra os imigrantes ilegais estão apenas gastando tempo e energia com algo que terá que ser resolvido em âmbito nacional. Até quando os congressistas conservadores continuarão

evitando esse assunto?! As babás, construtores civis, comerciantes, entre outras funções, são essenciais para que o país funcione, além disso, querer deportar 11 milhões de estrangeiros sem documentos é irrealista. A maioria deles trabalha duro para alimentar cidadãos norte-americanos, ou seja, crianças nascidas nesse país e que um dia poderão ser legisladores e até presidentes. Espero que eles pensem nisso. Roberto José Santos Framingham - MA

NOTA DA REDAÇÃO: O BV não publica cartas anônimas. Todas as correspondências devem ser assinadas e conter o endereço do remetente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.