Page 1


COMENTÁRIOS SOBRE

A PIRÂMIDE do sucesso do Treinador Wooden O treinador Wooden é o mais vitorioso treinador que já conheci. É espetacular a forma com que ele escolheu grandes jogadores, de quem não se esperava muito, e os transformou em campeões nacionais de carreira surpreendente. Assim que li este livro, soube de onde ele recebeu tanta sabedoria. A confiança, o equilíbro, a eloquência e a paciência do John vêm do Senhor. Ele permitiu que tudo isso o envolvesse, e os resultados são mostrados neste livro.

Bobby Bowden

Ex-treinador de Futebol Americano da Florida State University

Ler este livro me fez sentir como se eu estivesse de volta à casa do treinador Wooden, onde um sentimento de paz e calor me envolvia enquanto eu o ouvia falar tranquilamente. Jay Carty reúne a fé e o trabalho árduo do treinador relacionando-os aos princípios da Bíblia. Assim como o treinador Wooden, este livro é simples e lê-lo dá sensação de paz.

Ann Meyers Drysdale

Integrante do Hall da Fama da UCLA

Este livro verdadeiramente inspirador nos mostra de que forma o treinador Wooden usou a fé como base de sua vida. Como grande mestre e treinador que é, Wooden nos desafia a avaliar nossa posição a respeito dos princípios fundamentais e dá a direção para melhorarmos nessas áreas de nossas vidas.

Ruth Riley

Jogadora da WNBA Medalhista de Ouro Olímpico em 2004


Por anos, a Fellowship of Christian Athletes teve o privilégio de estar associada ao treinador John Wooden. Ele foi um dos maiores treinadores da FCA e todos os anos nós o honramos no NCAA Men’s Final Four Legends of the Hardwood Breakfast oferecendo um prêmio com seu nome. O treinador reflete os valores essenciais de integridade, ajuda, trabalho de equipe e excelência, o que edificou nosso ministério por mais de cinquenta anos. Muitas vezes ele nos encorajou e desafiou, não somente com suas histórias de sucesso, mas também com seu grande exemplo de fé. Eu oro para que você use este livro poderoso e aprenda com o treinador Wooden que o segredo do sucesso, na verdade, vem do Maior dos treinadores — Jesus Cristo.

Les Steckel

Presidente e Diretor Executivo Fellowship of Christian Athletes

O treinador Wooden nos ensinou tudo, como colocar nossas meias e tênis antes de um jogo, até como construir um alicerce para a vida baseado em valores humanos e características pessoais. Ele nos mostrou como vencer campeonatos, mas também nos ensinou o tempo todo sobre os fundamentos de sua própria essência como ser humano — a Pirâmide do Sucesso. Alguns de nós éramos lentos para aprender, mas todos aprendemos. Aprendemos a pensar, a sonhar, a desenvolver nossas habilidades, a tomar decisões e a alcançar nosso máximo desempenho. Os princípios que funcionaram quando eu estava na UCLA há muitos anos ainda funcionam hoje. Aos noventa e quatro anos, o treinador ainda tem muito a ensinar. Neste novo livro, ele se aprofunda em cada ponto da Pirâmide e oferece novos desafios para que todos nós sejamos o melhor que podemos ser.

Bill Walton

Comentarista Esportivo

Eleito três vezes melhor jogador da liga universitária da UCLA Integrante do Hall da Fama da NBA e MVP da NBA


Aos noventa e quatro anos, o treinador Wooden ainda está crescendo e ensinando. Para mim, ele sempre parava um pouco antes de responder à pergunta: “Fé em quê?” Este livro dá um passo a mais e apresenta a Pirâmide mais majestosa que nunca.

Paul Westphal

Treinador de Basquete da Pepperdine University

Por sete anos, eu esperei que o treinador Wooden escrevesse mais detalhadamente sobre sua famosa Pirâmide do Sucesso. Finalmente, ele fez isso com seu talentoso parceiro, Jay Carty, e a espera valeu a pena. O livro é uma poderosa combinação de lições práticas de vida e profundas verdades espirituais que você pode aplicar em seu cotidiano. Eu o recomendo para pessoas de todas as idades.

Pat Williams

Vice-presidente sênior da Orlando Magic

O treinador Wooden é uma inspiração para todos nós, e não somente para os treinadores. Sua Pirâmide do Sucesso é instigante e pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer área, de uma forma muito positiva.

Roy Williams

Treinador de Basquete da University of North Carolina

O livro A Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden, escrito com Jay Carty, está repleto de sabedoria, bom senso e aplicabilidade. É um guia para viver bem e fechar com chave de ouro.

Zig Ziglair

Escritor e Palestrante/Instrutor Motivacional


Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: © 2012, BV Films Editora Ltda e-mail: faleconosco@bvfilms.com.br Rua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJ CEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600 www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito. Copyright © 2005 por JOHN WOODEN and JAY CARTY. The Pyramid of Success® Originally published in the U.S.A. by Regal Books, A Division of Gospel Light Publications, Inc. Ventura, CS 93006 U.S.A. All Rights Reserved. Editor Responsável: Claudio Rodrigues Coeditor: Thiago Rodrigues Diagramação: Chayanne Maiara Adaptação de Capa: Chayanne Maiara   Larissa Almeida Tradução: Marco Antonio Coelho Revisão de Texto: Mitsue Siqueira da Silva        Louise Moore de Figueiredo        Christiano Titoneli Santana As passagens bíblicas utilizadas nesta obra foram, majoritariamente, da versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel e algumas da Nova Versão Internacional (NVI). Todos os direitos reservados.

ISBN: 978-85-8158-016-6 1ª edição – Junho/2012 Impressão: Imprensa da Fé Classificação: Moral cristã / Teologia Devocional

Impresso no Brasil


Dedicatória Do treinador Wooden em memória de Joshua e Roxie Anna Wooden, meus pais. Vocês me deram a base na qual eu edifiquei minha vida e pela qual eu pude ensinar outras pessoas. em memória de Nell, minha esposa amada. Você deu cada passo comigo, e juntos nós aplicamos os princípios da Pirâmide em nosso casamento e em nossa vida. Penso em você todos os dias. e para os meus alunos. Eu tenho orgulho de ver como, ao longo dos anos, muitos de vocês usaram os blocos de pedra e os apoios laterais da Pirâmide do Sucesso para se tornarem o melhor possível. De Jay Carty para Gary Lydic Você é um amigo honesto e um encorajador sem igual, que busca abrir as portas do ministério. Você sempre me apoiou e é um guardião que ama proteger. Querido Gary, obrigado por ficar do meu lado durante todos esses anos. Que Deus guarde você e quem você ama do medo e do mal, que Ele continue o abençoando.


Sumário Prefácio: O alicerce de uma lenda  De David Robinson

 10

Introdução: Definindo o sucesso  De John Wooden

 11

Introdução: Construindo A Pirâmide  De Jay Carty

 15

Introdução Especial: Ensinando gerações  De Cori Nicholson

 19

A Pirâmide do Sucesso  Os Blocos de Pedra e os Apoios Laterais

 22

1º BLOCO (Parte um): Diligência (Trabalho árduo) 

 26

1º BLOCO (Parte dois): Diligência (Planejamento) 

 31

2º BLOCO: Entusiasmo 

 36

3º BLOCO: Amizade 

 40

4º BLOCO: Cooperação 

 44

5º BLOCO: Lealdade 

 49

6º BLOCO: Domínio Próprio 

 54

7º BLOCO: Atenção 

 58

8º BLOCO: Iniciativa 

 63

9º BLOCO: Presteza 

 68

10º BLOCO: CONDICIONAMENTO 

 73

11º BLOCO: Habilidade 

 78

12º BLOCO: Espírito de Equipe 

 83

13º BLOCO: Equilíbrio 

 88

14º BLOCO: Confiança 

 93

15º BLOCO: FORÇA COMPETITIVA 

 98


1º APOIO LATERAL: Ambição 

 103

2º APOIO LATERAL: Sinceridade

 107

  3º APOIO LATERAL: ADAPTABILIDADE 

 111

4º APOIO LATERAL: Honestidade 

 116

5º APOIO LATERAL: Sabedoria 

 121

6º APOIO LATERAL: Segurança 

 126

7º APOIO LATERAL: Luta 

 130

8º APOIO LATERAL: Integridade 

 135

9º APOIO LATERAL: Paciência 

 140

10º APOIO LATERAL: Fé 

 145

O Ápice: Sucesso 

 149

Notas Finais 

 154

Apêndice: Aprendendo com a lenda  De Dr. Jack L. Arnold, Ralph Drollinger, Doug McIntosh, Ph.D., e Willie Naulls

 160

Sobre o Treinador  John R. Wooden

 173

INFORMAÇÕES  Estatísticas e Prêmios de Wooden

 177

Sobre Jay Carty 

 180

Agradecimentos 

 184

Contato 

 185


a pirâmide do sucesso do treinador wooden Prefácio

O Alicerce de uma Lenda Sempre admirei John Wooden, não somente por seu sucesso na quadra de basquete, mas também por seu sucesso ao criar um legado de excelência e integridade. Diante da exposição ao público, a pessoa fica sujeita a um alto nível de análise e é fácil cometer grandes erros. Ao longo de todos esses anos, o treinador Wooden sustentou seu caráter e ideais de uma forma admirável. Quando falamos no seu nome, nos lembramos de seus times, de suas atitudes e de seu amor pela esposa e pela família. John Wooden também será lembrado por sua habilidade para ensinar. Seus alunos não o chamam de “treinador” sem motivos. A Pirâmide do Sucesso tem sido a base de seus ensinamentos há anos. Neste livro, treinador Wooden e Jay Carty nos guiam pelas Escrituras mostrando a praticidade extraordinária das passagens em nossa vida hoje. Eles nos ensinam a usar a Palavra de Deus para construirmos uma base sólida para o que quer que façamos. Todo sucesso duradouro e verdadeiro se baseia em nosso relacionamento com Deus e com nossos semelhantes. Eu espero que, à medida que ler este livro, você entenda o que serviu de fundamento para um grande atleta e um grande ser humano. David Robinson San Antonio Spurs, 1989-2003 Bi-campeão mundial da NBA

12


a pirâmide do sucesso do treinador wooden introdução

Definindo o Sucesso De John Wooden Tudo começou na Martinsville High School, em Indiana. Quando estávamos no segundo ano, um professor nos mandou escrever um texto definindo a palavra sucesso. Muitos dos meus colegas de classe relacionaram o sucesso à riqueza, fama, poder e status; outros o associaram à vitória em campeonatos. Eu não estava satisfeito com nenhuma daquelas descrições e comecei a refletir sobre o verdadeiro significado da palavra. Depois de muitos anos, após minha formatura na Purdue University, comecei a dar aula e novamente tive que pensar bastante no conceito de sucesso. Alguns pais da South Bend Central High School, escola onde eu lecionava, tinham um problema. Eles queriam que seus filhos tirassem somente nove ou dez – para eles, menor do que isso era uma falha. Uma nota oito era boa o bastante para o filho dos outros, mas não para os deles. (É claro que, anos depois, quando eu tive meus próprios filhos, netos e bisnetos, entendi essa forma de pensar.) No entanto, como educador, eu discordava do pensamento dos pais e não conseguia aceitar seu critério de avaliação para sucesso e fracasso. Parecia injusto considerar fraco um aluno com habilidade mediana que fazia o melhor de si apenas porque ele não estava entre os melhores da classe. Além disso, não me parecia certo, como professor, dar uma nota imerecida. Diante deste dilema, continuei buscando uma definição para o sucesso. A fim de impactar meus próprios alunos, eu procurei identificar princípios que seriam úteis para o resto de suas vidas. Eu sabia o que não era o sucesso. Eu não considerava as recomendações, promoções, pontos, placares, troféus, medalhas ou o dinheiro como um critério verdadeiro. Tudo isso pode trazer status, mas status não é necessariamente sucesso.

13


a pirâmide do sucesso do treinador wooden

Então, como eu poderia defini-lo? Comecei com dois princípios que meu pai ensinou a mim e a meus irmãos quando éramos meninos e morávamos na fazenda. 1. Não tente ser melhor do que ninguém. 2. Sempre tente fazer o seu melhor. Papai sempre nos falou que nosso foco não deve estar no desejo de ser melhor do que os outros, porque isso não está sob o nosso controle. Não podemos controlar o desempenho do outro, nem podemos controlar nossa posição diante da sociedade. Tudo o que poderíamos fazer era dar o nosso melhor. Embora papai quisesse que nós sempre aprendêssemos com as outras pessoas, ele também nos prevenia sobre depender dos outros para definir nosso valor próprio ou sucesso. Ao invés disso, ele queria que nos esforçássemos ao máximo para sermos o melhor possível e que deixássemos os resultados falarem por si só. Um poema me ajudou bastante a entender como alguém pode fazer o seu melhor. Ao confessar no trono de Deus, Uma pobre alma ajoelha e abaixa sua cabeça. “Eu falhei”, ela chora. O Mestre diz: “Fizeste o teu melhor, isto é sucesso.”¹ Eu não sei quem escreveu esses versos, mas a mensagem me ajudou a identificar um dos elementos essenciais do sucesso, e isso teve um impacto duradouro em minha vida. Em 1934, sob a influência das sábias palavras do meu pai e desse poema, escrevi uma definição de sucesso que resistiu ao tempo: Sucesso é a paz de espírito resultante da satisfação de saber que você fez o possível para atingir o seu melhor.

14


a pirâmide de sucesso do treinador wooden

Dentro dessa definição, cada pessoa se torna o único ser capaz de avaliar seu próprio sucesso. O único que sabe se você realmente venceu é você mesmo. Eu sempre quis mostrar aos meus alunos que cabia a eles a decisão de ser o melhor com seus dons e talentos e nas circunstâncias em que eles se encontravam. Deus fez cada um de nós únicos. Cada um tem uma mistura diferente de talentos e um conjunto de particularidades. Nesse contexto, todos podemos aprender a fazer o máximo da melhor maneira possível, o que às vezes envolve algumas mudanças em nossas particularidades, quando se pode mudá-las. Se nós nos privarmos da comparação com os outros, teremos paz de espírito; se nos esforçarmos ao máximo, podemos nos considerar pessoas bem-sucedidas. Enquanto eu desenvolvia os princípios que, por fim, acabaria usando em minha Pirâmide, eu pesquisei o que outros haviam dito a respeito do sucesso. Eu cheguei a uma definição que usava a escada como exemplo da busca pelo sucesso. A ideia da escada me fez pensar em uma pirâmide. Ao ampliar minha definição de sucesso, decidi usar os blocos de pedra para representar as qualidades pessoais. Quando construímos algo sobre uma base ampla em direção a um ápice, acabamos formando uma pirâmide. Assim nasceu a ideia da Pirâmide do Sucesso. Foi preciso muitos anos para chegar à imagem da Pirâmide usada atualmente. Muitas vezes, eu alterei o conteúdo e a localização de alguns blocos específicos – exceto pelos pilares da fundação (diligência e entusiasmo) e as qualidades do topo (fé e paciência). Esses quatro princípios nunca mudam. Eu estou satisfeito com o modo pelo qual a Pirâmide foi apresentada neste livro. Hoje, nos esportes e em muitas áreas da vida, as pessoas querem ganhar tudo a todo custo. A mídia e a cultura popular reforçam essa abordagem. Entretanto, como você verá, muito do que eu ensino segue um caminho diferente. Acredito que uma vida

15


a pirâmide do sucesso do treinador wooden

de “vitória a todo custo” não tem fim e que, quando seguimos esse caminho, descobrimos que não temos paz de espírito. O que eu ofereço aqui são as chaves para se obter a paz de espírito resultante da satisfação de saber que você fez o possível para atingir o seu melhor.

16


a pirâmide do sucesso do treinador wooden introdução

Construindo a Pirâmide De Jay Carty John Wooden teve grande sucesso como o maior treinador do século XX e é um dos professores mais reverenciados de todos os tempos. Atualmente, ele está com noventa e quatro anos, mas a única coisa envelhecida nele é o corpo. Apesar da idade, o treinador Wooden parece ter uma energia infinita. Em uma fase na qual ele poderia relaxar e apenas aproveitar o sucesso, sua mente está sempre trabalhando e desafiando os outros com novas ideias. Ele mantém uma agenda pessoal que me deixa cansado só de pensar, mesmo eu sendo trinta anos mais jovem. Sua Pirâmide do Sucesso é uma das ferramentas mais populares e efetivamente motivacionais que existem. Ela é usada por empresas, muitos palestrantes falam da Pirâmide e ainda vários livros foram escritos a respeito. O treinador fala o quanto pode da Pirâmide. Muitos de seus antigos jogadores afirmam que, na juventude, os blocos da Pirâmide serviram como base e os ajudaram a se tornarem os adultos que são hoje. Até hoje, alguns – incluindo Bill Walton e Kareem Abdul-Jabbar – falam da Pirâmide como sendo a chave do seu sucesso pessoal, dentro e fora das quadras de basquete. A Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden foi copiada, plagiada e pirateada. Mas ele não vê problema nisso. Ele se sente honrado por ajudar os outros a alcançarem o topo do sucesso, mesmo que nem sempre receba o crédito. Por que uma pirâmide? Nos últimos anos, as pirâmides (assim como os triângulos, pentagramas e arcos-íris) têm sido muitas vezes ligadas ao movimento da Nova Era. É importante saber que o uso da Pirâmide (que tem a forma de um triângulo) pelo treinador Wooden não 17


a pirâmide do sucesso do treinador wooden

tem nada a ver com o movimento da Nova Era no século XX. Para ele, a Pirâmide é uma forma simples de visualizar a base e os passos importantes para uma vida de sucesso. Atualmente, o excesso de palestras, teorias filosóficas e artifícios motivacionais inundam o mercado. Alguns desses conceitos viram moda; outros promovem uma variação do pensamento “você pode ser Deus”; a maioria é determinada pelo pensamento positivo e pelo monólogo que cai em uma armadilha de trapaça e bobagens. A Pirâmide do Sucesso é também uma ferramenta motivacional, mas diferente de todas as outras. O treinador Wooden desenvolveu a ideia dos blocos e dos apoios laterais (valores listados ao lado da Pirâmide) para sustentar uma análise bíblica – e obteve sucesso total. Os princípios encontrados na Bíblia despertam o bem nas pessoas e nas sociedades. Por exemplo, se todos praticassem a ética cristã, tanto os cristãos quanto os não cristãos poderiam deixar as portas de suas casas abertas; um aperto de mão valeria mais do que um contrato e as crianças poderiam brincar com segurança nos parques das vizinhanças. Por quê? A verdade bíblica funciona se as pessoas a aplicam em suas vidas, sejam elas seguidoras ou não de Jesus Cristo. Não há limites para a aplicação da Pirâmide do Sucesso, pois ela traz princípios bíblicos. O treinador Wooden ensinou os princípios a esses jogadores de basquete, mas funcionam para qualquer um, em qualquer área. Eles beneficiarão estudantes, mães, cozinheiras, advogados, motoristas de táxi, políticos, dentistas, corretores, fazendeiros – a área e a profissão não importam. Os princípios funcionarão até mesmo para atletas que se tornaram pastores ou trabalham no ministério. No apêndice deste livro, veja como os princípios da Pirâmide ajudaram a transformar a vida dos ex-jogadores da UCLA Bruin, como Jack Arnold, Ralph Drollinger, Doug McIntosh e Willie Naulls; hoje, cada um deles se dedica em tempo integral ao ministério de Cristo.

18


a pirâmide de sucesso do treinador wooden

Os princípios da Pirâmide fortalecerão empresas, governos, escolas, pequenos negócios, organizações não governamentais e institutos religiosos. Eles funcionam nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha, na Romênia, no Quênia, na Venezuela e em todo o mundo. A Pirâmide já foi traduzida até para o chinês. E funciona para todas as gerações. A bisneta mais velha do treinador, Cori Nicholson, é estudante da University of California e usa os princípios da Pirâmide todos os dias. Veja mais à frente, na introdução especial, o que ela tem a dizer. Com o toque de Deus, este livro pode mudar sua vida radicalmente. Ele tem o poder de facilitar o foco de suas obras e de seu ministério. Pode ajudá-lo a maximizar suas habilidades. Depois de ler as palavras do treinador sobre cada bloco e sobre cada um dos apoios laterais, você nunca mais verá o sucesso da mesma forma. Eu creio que as informações contidas neste livro são um instrumento para o ajudar a alcançar o sucesso em todas as situações e na vida em si. Ao apresentar a Pirâmide, o treinador começa pelos pilares – a diligência e o entusiasmo. Depois, ele segue rumo ao ápice, um bloco por vez. Antes de alcançar o topo (sucesso), ele fala sobre os aspectos da fé e da paciência comparando-os aos apoios laterais. Neste livro, nós apresentamos leituras diárias a respeito de cada bloco e de cada apoio lateral indispensável. Pelo fato do apoio ser o que mantém segura a Pirâmide e por ela firmarem-se todos os blocos, falaremos primeiramente sobre os blocos, depois sobre os apoios laterais e, finalmente, chegaremos ao ápice. Cada leitura está dividida em três partes: na primeira, o treinador apresenta seus pensamentos comprovados pelo tempo, muitas vezes trazendo elementos espirituais; eu sigo com pensamentos que ajudam a iluminar o contexto bíblico de cada bloco e de cada apoio lateral e, depois, é a sua vez. Nós queremos lhe dar a oportunidade de construir em sua vida uma Pirâmide do Sucesso. Para ajudar a preparar o apoio, arrumar o alicerce

19


a pirâmide do sucesso do treinador wooden

Kyle Duncan

e edificar cada bloco, nós incluímos perguntas, uma declaração de compromisso e uma oração, isso tudo o auxiliará a aplicar os princípios em sua vida. Você vai precisar de caneta e papel (talvez um diário) para trabalhar as leituras. Depois de responder a cada pergunta, esperamos que você seja corajoso o suficiente para ler a declaração de compromisso e fazer a oração sugerida. É claro: ao falar com Deus, fique à vontade para escrever seus próprios pensamentos. Que Deus o abençoe em sua subida em direção à Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden.

Jay e o Treinador

20


a pirâmide do sucesso do treinador wooden introdução especial

Ensinando gerações De Cori Nicholson “O seu bisavô é o John Wooden! Você sabe como isso é legal?” Ouvi muitas vezes essa frase em minha vida ao longo dos últimos dezenove anos. Sim; para constar, John Wooden, o melhor treinador de basquete universitário da história, é meu bisavô, e sim, eu sei como isso é legal. De certa forma, o título de “bisavô” é uma meia verdade, porque ele é muito mais do que um bisavô. Ele é uma das melhores pessoas que se poderia conhecer em toda uma vida. Só o fato de saber que eu vim desse sangue já é uma bênção. Meu nome é Cori e eu sou a bisneta mais velha do vovô. Eu frequento a University of California, em Riverside, onde coloco em prática os blocos de sua Pirâmide todos os dias. Vovô e eu sempre tivemos um relacionamento muito próximo. Eu nasci em 1985, cerca de seis meses depois que a minha bisavó, Nell Wooden, faleceu. (Nós ainda a chamamos de “vovó”.) Eu acho que, por eu ter chegado em um momento em que ele estava tão deprimido, meu nascimento criou um laço entre nós que nunca se romperá. O amor que dividimos é enorme, e eu espero que dure para sempre. Muitos não sabem disso, mas vovô foi professor e depois treinador. Se alguém pergunta o que ele fazia para ganhar a vida, ele diz que era professor. Ele tem uma paixão incrível pelo magistério, e eu herdei isso. Eu espero seguir seus passos, assim como minha tia Cathleen fez, e me tornar professora também. Espero ser tão boa quanto eles. Desde que era pequena, eu sabia da Pirâmide do Sucesso. Ela sempre fez parte da minha vida. Talvez as pessoas pensem que o vovô nos ensinou tudo sobre cada um dos blocos quando éramos 21


a pirâmide do sucesso do treinador wooden

crianças; no entanto, não foi bem assim. Na verdade, eu não me lembro do vovô me ensinando nada diretamente relacionado à Pirâmide. Ele nos ensinava lições retiradas de histórias ou de exemplos, e nunca da Pirâmide. Agora que eu estou mais velha, percebo que ele estava usando a Pirâmide para nos ensinar, mas de uma forma mais sutil. A Pirâmide se aplica a muito mais do que somente os esportes. Francamente, se ela se aplicasse somente aos esportes, eu não conseguiria escrever nada sobre ela. Quando se trata de habilidade atlética, sei que não herdei nenhum dos genes do vovô. Os blocos da Pirâmide são uma forma de direcionamento moral pelo qual todos nós deveríamos nos esforçar para viver. Os dois blocos que mais influenciaram minha vida foram “Entusiasmo” e “Força Competitiva”. Entusiasmo – Passe isto adiante: você precisa, de fato, gostar do que faz. Tudo indica que eu sou uma das pessoas mais entusiasmadas que se pode conhecer. Essa é uma grande parte da minha vida. Eu mostro entusiasmo todos os dias quando vou para a faculdade. Se você não está entusiasmado com o que faz, como espera concluir suas obrigações? A faculdade é um lugar onde o entusiasmo é essencial. Se você não gosta do que está estudando e não consegue encontrar outra coisa que lhe agrade mais, a faculdade será um lugar torturante. Vovô e o restante da minha família sempre me ensinaram a ser o melhor, independentemente do que acontecesse. Se você encontra boas coisas e está entusiasmado em relação a elas, tudo ficará bem. O outro bloco que influenciou muito a minha vida foi “Força Competitiva”, não nos esportes, mas na vida. Força Competitiva – Dê o seu melhor quando for necessário. Aproveite os desafios difíceis.

22


a pirâmide de sucesso do treinador wooden

Esse bloco se aplica mais a minha vida acadêmica, mas ele influenciou outras áreas também. Eu tenho que fazer o meu melhor para passar nas matérias, tirar boas notas e me graduar. Meus objetivos relacionados a esse assunto não são muito fáceis; para isso, eu preciso gostar de desafios. Eu também aplico a ideia desse bloco nos relacionamentos com minha família e meus amigos. Precisamos ser os melhores quando estamos com pessoas importantes para nós. Assim como a maioria dos outros blocos, esse tem um conceito autoexplicativo, mas é um dos melhores aspectos da Pirâmide. Qualquer um, em qualquer caminhada da vida, entende que nós devemos fazer o melhor e aproveitar os desafios. Esses blocos parecem simples, mas quando colocados em prática são incríveis. A Pirâmide do Sucesso é uma ferramenta maravilhosa que, como um todo, me ensinou a ser uma pessoa melhor. Mas eu aprendi além do que a Pirâmide poderia ensinar, aprendi com o homem que a criou. Vovô é uma verdadeira inspiração para mim e para todos os que o conhecem.

Cori, em sua formatura da escola, com o treinador

23


A Pirâmide ) ção ora a d io me

John R. Wooden

r (po

FORÇA COMPETITIVA Dê o seu melhor quando for necessário.

(es for ço

lu ta

de ter mi na do )

Treinador Líder de Basquetebol, Emérito, UCLA

am (p or bi ob çã jet o ivo sn ob res )

ad ap

ta (a bi qu li alq da ue rs de itu aç ão )

sa b

ed (ju or ízo ia ap rop ria do )

Equilíbrio Seja você mesmo. Fique tranquilo em qualquer situação. Nunca lute contra si mesmo.

CONDICIONAMENTO

habilidade

Mental – Moral – Física. Não deixe de lado o descanso, o exercício e as normas alimentares. A moderação deve ser praticada e o desperdício deve ser eliminado.

Conhecimento e capacidade para executar correta e rapidamente os princípios.

Domínio Próprio

Atenção

Pratique a disciplina e mantenha as emoções sob controle. O bom juízo e o bom senso são essenciais.

Observe constantemente. Tenha a mente aberta. Mostre-se disposto a aprender e a melhorar.

Diligência

Amizade

Lealdade

Não há como substituir o trabalho. Resultados valorosos vêm do trabalho árduo e do planejamento cuidadoso.

Vem da dedicação, da estima e do respeito. Assim como um casamento, a amizade não deve ser ignorada com o passar do tempo; deve haver um esforço mútuo.

Seja leal a si mesmo e a todos aqueles que dependem de você.


do Sucesso pa (co ci isa s b ênc ia dam oas tem dema po) n-

in

Aproveite os desafios difíceis.

Sucesso é a paz de espírito resultante da satisfação de saber que você fez o possível para atingir o seu melhor.

e

d da

i gr a de z te ) ure ão (p tenç in

Confiança gu

r

a nç o) ra peit es

o ia (cr

Espírito de Equipe

de

a id ento st ne nsam ão) e ç op aa (n e n

Verdadeira consideração pelos outros. Desejo de sacrificar os interesses de glória pessoal em prol da felicidade de todos.

ho

Prepare-se e observe cada pequeno detalhe.

se

Respeite sem temer. Isso resulta da preparação e da colocação de tudo em uma perspectiva apropriada.

Respeite-se.

e ad s) id igo er am nc

Presteza Estabeleça um objetivo realista. Concentre-se em seus objetivos finais resistindo a todas as tentações e sendo determinado e persistente.

si tém an (m

Iniciativa Cultive a habilidade de tomar decisões e de pensar sozinho. Não tenha medo das falhas; aprenda com elas.

Cooperação

Entusiasmo

Em todos os níveis com seus colegas de trabalho. Se você quer ser ouvido, ouça. Esforce-se para achar a melhor forma, e não para fazer da sua própria.

Passe isto adiante: você precisa, de fato, gostar do que faz.


Treinador John Wooden de Westwood Um Mensageiro de Prontidão De William D. Naulls O treinador John Wooden, de Westwood, tem uma mensagem para todos. Diligência e entusiasmo são as bases de seu chamado. Focado na amizade e na lealdade, ele enfatiza a cooperação e o poder da presteza da iniciativa por meio do domínio próprio. Não se deve esquecer da atenção e do condicionamento para se desenvolver a habilidade de espírito de equipe e para amadurecer a força competitiva, o equilíbrio e a confiança da realização. Inspirados pela sinceridade da ambição e pelo desejo honesto de ser “como Ele”, homens e mulheres conseguem alcançar seu melhor por meio da adaptabilidade. A segurança da sabedoria que se tem na força da integridade é a vitória da luta da fé por meio da paciência. Eis a mensagem de vida, o chamado do treinador Wooden: SUCESSO é a recompensa para qualquer um que se entrega por inteiro.

“Coach John Wooden of Westwood: A Messenger on Call”, escrito por William D. Naulls ©2003 William D. Naulls Todos os Direitos Reservados. Usado com Permissão.

27


a Pirâmide do sucesso do treinador wooden

DILIGÊNCIA

1º BlOCO (PARTE uM)

DIlIgÊncIA (TRABAlHo áRDuo) Não há como substituir o trabalho. Resultados valorosos vêm do trabalho árduo e do planejamento cuidadoso.

wOOdEN A diligência tem dois componentes — trabalho e planejamento. Vamos começar pelo trabalho. Não há substituto para o trabalho árduo. A maioria das pessoas tende a buscar atalhos ou, pelo menos, uma forma mais fácil de completar uma determinada tarefa. Se nos esforçarmos minimamente, talvez consigamos resultados em algumas situações; mas, no fim das contas, não desenvolveremos completamente os talentos que estão dentro de nós. Eu aprendi sobre a importância do trabalho na fazenda onde fui criado. Meus pais trabalhavam muito e nos ensinaram a seguir o exemplo deles. Havia tempo para brincar, mas era sempre depois que as tarefas estivessem prontas. Foi assim que o trabalho se tornou parte da minha natureza. Como jogador de basquete, eu queria estar no melhor condicionamento físico possível. Houve uma época em que eu disse para mim mesmo: “Vou ficar com um condicionamento melhor do que o dos outros”. Conforme eu fui crescendo, meu pensamento mudou para eu vou ter o melhor condicionamento que puder. Aprendi que eu tenho controle apenas sobre mim mesmo. Trabalhei duro no basquete e era considerado um jogador bastante agressivo. Muitas vezes me jogaram no chão porque eu queria chegar à cesta e porque eu ia atrás de muitas bolas perdidas. Um jornalista esportivo me apelidou de “o homem de borracha”. Ele disse que eu caía e levantava como se fosse uma bola

28


a Pirâmide do sucesso do treinador wooden

Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza (Provérbios 21:5).

29

DILIGÊNCIA

de borracha; fui apelidado assim por alguém que observou meu trabalho árduo. Entretanto, jogar muito não é o mesmo que ser agressivo demais. Muita agressão resulta na perda do controle, o que nos faz errar. Embora eu fosse agressivo, sempre tentava ficar sob controle. Fora das quadras, eu também trabalhei muito. Em 1948, me tornei treinador de basquete da UCLA. Eu nunca ficava muito tempo parado após o término de uma temporada durante minha permanência em Westwood. Duas semanas depois do último jogo, eu pesquisava alguns aspectos do trabalho. Eu conversava com outros treinadores, lia livros e examinava cada ponto de vista. A temporada geralmente terminava em março. Minha pesquisa durava toda a baixa temporada, de março até o começo do outro semestre, no outono. Eu sempre quis ser o melhor possível. E ainda quero e eu trabalho para isso. Não consigo andar muito por causa dos meus joelhos e quadris, mas continuo fazendo palestras e viajando para cumprir minha agenda cheia de compromissos. Continuo me encontrando com as pessoas durante a semana. E ainda respondo a todas as cartas que recebo. Eu costumava ler mais do que agora. Meus olhos estão falhando um pouco. Não me lembro mais das coisas tão bem quanto antes; minha memória não é a mesma. Mas continuarei fazendo o melhor que eu puder com o que tenho. Ainda que eu não conheça nenhuma outra pessoa de noventa e quatro anos que trabalhe tão pesado quanto eu, esse não é o objetivo. A única competição que participo é comigo mesmo. Até eu com os meus noventa e quatro, quero ser o melhor possível, e o trabalho árduo é a única forma de fazer isso acontecer.


DILIGÊNCIA

a Pirâmide do sucesso do treinador wooden

CARTy O treinador Wooden não somente trabalhou muito, mas também passou muito tempo de sua vida ensinando os outros a se esforçarem ao máximo. Isso já é um trabalho árduo por si só. É uma lição difícil que poucas pessoas aprendem. A maioria das pessoas abre mão de ser o melhor por achar que sua falta de esforço passará despercebida. Mas sempre há alguém olhando. Deus nos vê a cada minuto do dia, e Ele quer que trabalhemos como se nosso trabalho fosse um presente para Ele. Como diretor de um acampamento cristão, eu passei cinco anos ajudando jovens a se tornarem o melhor possível. O maior desafio do ano era ensinar a aplicação de Efésios 6:7 à equipe de verão: “Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens”. Poucas tarefas exigem tanto quanto servir as pessoas que acampavam por nove semanas. As horas são longas e o trabalho é difícil e ingrato. As últimas três semanas são como uma peneira: aqueles que mantêm seu compromisso e dão tudo de si querem cobrir tanto os preguiçosos quanto os que desistiram e foram embora mais cedo. Os membros que permanecem aprendem que há muito mais dentro deles do que sequer imaginavam. Estes são mais capazes de se tornarem o melhor. São os mais propensos a encontrar o sucesso da maneira definida pelo treinador Wooden. O segredo é trabalhar muito, mergulhar fundo e trazer o que há de bom de dentro de nós. Quem permaneceu até o fim teve que mergulhar fundo em si mesmo por alguns dias; entretanto, a chave é se comprometer a fazer isso por toda a vida, assim como fez o treinador. O apóstolo Paulo se comprometeu de verdade. Paulo é um grande exemplo de alguém que trabalhou duro e foi incansável. Ele mostrou essa característica antes e depois de se tornar cristão. Antes de se converter, ele era conhecido como Saulo, o cruel perseguidor da Igreja.¹ Como Paulo, ele passou por grandes dificuldades para fundar igrejas em muitas terras.² E ele ainda se sustentava trabalhando como fabricante de tendas. 30


a Pirâmide do sucesso do treinador wooden

Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus (1 Tessalonicenses 2:9). Ser apóstolo era um trabalho muito árduo, mas que Paulo amava. Ele não trabalhava para as pessoas ou para si mesmo; ele trabalhava para a glória de Deus.³ Quando seguimos esse exemplo, fica mais fácil nos entregar por inteiro. Reconhecer o trabalho árduo como um presente ao Senhor é fundamental para nos tornarmos o melhor que podemos ser.

SuA VEZ  Leitura de hoje: Provérbios 13:4, 11; 14:23; 22:29; 28:19; 31:13-27; Efésios 6:7; 1 Coríntios 10:31. 1. O treinador conquistou a excelência ao escolher um aspecto do jogo e estudá-lo a fundo. Faça uma lista das áreas que precisam de trabalho árduo em sua vida. Escolha uma e estabeleça um plano para desenvolver a excelência. Com quem você conversará a respeito? Que livros você lerá? O que você pretende fazer? 2. Jay fala sobre ir além dos limites percebidos por nossas habilidades. Em que área você acha que pode ir além das suas limitações? Como você conquistará isso?  Eu me comprometo a trabalhar duro para me tornar tudo o que Deus me criou para ser.

31

DILIGÊNCIA

Paulo lembrou às pessoas:


DILIGÊNCIA

a Pirâmide do sucesso do treinador wooden

Pai Celestial, ajuda-me a ver o esforço de cada aspecto da minha vida como um presente a Ti. Senhor, ensina-me a trabalhar para Ti e não para as pessoas. Eu quero cumprir Teus planos para mim – para Tua glória. Obrigado.

32


A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM

A Resolução de todo Homem é um livro inspirador, escrito por Stephen e Alex Kendrick, autores do livro best-seller O Desafio de Amar do aclamado filme Prova de Fogo. Um homem não deve ser indiferente ao que diz a Palavra de Deus, ele precisa reconhecer que as gerações futuras serão diretamente afetadas por suas decisões diárias. Para isso, é preciso deixar no passado as falhas cometidas para viver o presente e se tornar um homem comprometido com Deus, com a família e com a Igreja. A história desafia homens de todas as idades a se reconciliar com o passado, assumir corajosamente sua responsabilidade como líderes de seus lares e avançar rumo ao futuro de forma clara e ousada. A Resolução de todo Homem alerta os pais, comprometidos com os propósitos de Deus, acerca da influência que têm sobre seus filhos na sociedade e da importância de deixar o legado de uma vida cristã.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


A SÍNDROME DO SUPER-HOMEM A SÍNDROME DO SUPER-HOMEM

Você está preso no ministério da mentalidade super-herói? Como pastores e líderes cristãos, nós não somos chamados a liderar porque temos poderes super-humanos. Nós somos chamados porque somos salvos pela mesma graça que pregamos. Nós passamos por provações, tentações e triunfos assim como qualquer outra pessoa. Nós amamos, servimos e lideramos melhor quando somos de verdade. Em A Síndrome do Super-homem, Chad Mitchell nos mostra como nós precisamos arrancar as máscaras do nosso ministério e permitir que os outros vejam a graça agindo em nossas próprias vidas através de nossas fraquezas, nossas feridas e nossa adoração – um testemunho de liderança pela graça.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


CHAMADO À EXCELÊNCIA CHAMADO À EXCELÊNCIA

Nestas páginas, Heeth Varnadoe compartilha visões e princípios que poderão transformar um modesto negócio em um ponto de partida para o sucesso, tanto no sentido comercial quanto no espiritual. Para os que estão iniciando sua posição de liderança e direção nesta área, Chamado à Excelência será certamente uma leitura bem-vinda e proveitosa. Heeth Varnadoe aposentou-se como Diretor Operacional da Flowers Foods, uma das 500 maiores empresas dos EUA.

“Um livro indispensável na mesa de todos os empresários cristãos.” Frank Fietz, Presidente e Diretor da Bealls Department Stores, Ret.

“Se você quer que sua empresa reflita a excelência em cada setor, você e sua equipe precisam ler o livro Chamado à Excelência”. Charles F. Johnson, Juiz do Tribunal do Estado de Thomas County, GA

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


HOMEM DE VALOR HOMEM DE VALOR

Em uma sociedade em que se tornou aceitável esconder quem realmente somos, o autor Richard Exley fala sobre todas as pressões reais e intimidadoras que todos os homens encaram – desafiando-os a confrontar estes problemas com convicção e caráter. Richard fala ainda sobre problemas desconfortáveis e muitas vezes velados sobre a masculinidade discursando desde as pressões financeiras, integridade, saúde, os malabarismos para administrar a família e a carreira até o preço real da infidelidade. Com um formato de devocional, este livro vai direto ao ponto, utilizando passos práticos que são projetados para ajudar você a se integrar aos princípios de Deus em sua própria caminhada diária.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


MUITOS LÍDERES, POUCA LIDERANÇA MUITOS LÍDERES, POUCA LIDERANÇA

Ser líder é muito mais que ter uma posição. Liderar é tornar-se servo! Muitos querem ser líderes sem saber que liderar outras pessoas é muito mais complexo, pois demanda preparação, perspicácia e inspiração. Muitos Líderes, Pouca Liderança é uma ferramenta para aqueles que desejam aperfeiçoar seu ministério.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


GUIA DE SABEDORIA NOS NEGÓCIOS GUIA DE SABEDORIA NOS NEGÓCIOS

Guia de Sabedoria nos Negócios revelará a você, de maneira simples, a essência da sabedoria e sucesso nos negócios. Brian Banashak, autor do livro, abordará nesta obra os primeiros passos para os negócios, gerenciamento de finanças, como continuar no rumo certo, como aproveitar o sucesso, entre outros. Este livro é leitura obrigatória para todos aqueles que pensam como um grande empreendedor ou comandam algum tipo de negócio. No Guia de Sabedoria nos Negócios você encontrará 88 princípios para o sucesso em seus empreendimentos. Esta é, sem dúvida, uma ótima leitura para os que estão começando e para os veteranos no mundo dos negócios.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


O MINISTÉRIO DO DIÁCONO O MINISTÉRIO DO DIÁCONO

A palavra diakonos designava alguém escolhido pelo Senhor para servir à Igreja. Sendo esta uma das atribuições mais importantes em um ministério espiritual, todo cristão deveria dedicar-se a ser um diácono (servo), independentemente das circunstâncias a serem enfrentadas neste ministério. Buscando capacitar o povo de Deus, O Ministério do Diácono é um manual prático, de fácil entendimento, que aborda assuntos de forma a transformar a vida de diáconos e também de cristãos que pretendem ser servos de verdade. Entre os assuntos principais estão: • Sugestões para trabalhos em grupo e resolução de problemas; • Princípios básicos para uma liderança espiritual bem-sucedida; • Desafios que cercam o Ministério do Diácono. Este livro o transformará em um verdadeiro servo de Deus, tornando-o exemplo para os fiéis.

WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600 WWW.BVFILMS.COM.BR ❖ (21) 2127-2600


Profile for BV Films Editora

A Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden  

BV Books, literatura cristã ao alcance de todos

A Pirâmide do Sucesso do Treinador Wooden  

BV Books, literatura cristã ao alcance de todos

Advertisement