Issuu on Google+

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 1

30/11/10 11:34


Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: © 2010, BV Films Editora Ltda e-mail: comercial@bvfilms.com.br Rua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJ CEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600 www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito. Copyright © 2009 por Augusto César Lucena Ferre Originalmente publicado em português por: BV Films Editora Fiquei, transei, e agora? Todos os direitos reservados Editor Responsável: Claudio Rodrigues Coeditor: Thiago Rodrigues Capa e editoração: Chayanne Maiara Revisão de Texto: Mitsue Siqueira da Silva Stella Rodrigues Rosemberg Christiano Titoneli Santana ISBN – 978-85.86304.09-5 2ª Edição - Novembro/2010 Impressão: Imprensa da Fé Classificação: Relacionamento/Ética Cristã Todas as referências bíblicas foram extraídas da Versão Corrigida e Atualizada de João Ferreira de Almeida

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 2

Impresso no Brasil

30/11/10 11:34


Dedicatória

5

Prefácio

7

Introdução

9

O Namoro no Novo Milênio

11

O que é Namorar?

15

Virgindade x Sexualidade

23

Virgindade não é opção, é bênção!

27

Ficar

33

Como Resistir ao “Ficar”

47

Fiquei, Transei

55

E Agora?

61

O que Fazer?

65

Finalizando

69

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 3

30/11/10 11:34


Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 4

30/11/10 11:34


Foi por meio de uma conversa com minha filha, quando pude orientá-la a respeito do assunto, que Deus me inspirou para escrever este livro. Por isso, dedico à Sâmella e também ao Matheus, que são verdadeiros presentes de Deus para minha vida.

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 5

Que Deus abençoe!

5

30/11/10 11:34


Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 6

30/11/10 11:34


Fiquei, transei e agora? é um livro atualíssimo, abordando, com muita propriedade e com profundo conhecimento da matéria, problemas dos nossos dias que exigem que os cristãos se despertem para soluções adequadas à fé cristã. Você vai apreciar este livro, pois poderá aplicar os princípios apresentados aqui na sua vida pessoal. É útil e fácil de ler, mas profundo no seu conteúdo e clareza. Sinto-me duplamente honrado pelo convite para prefaciar este livro. Digo duplamente, porque o autor me honra pela sua vida, e a obra me honra pelo conteúdo. O pastor Augusto Lucena está de parabéns!

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 7

Edson Alves de Sousa Pastor Presidente da Igreja Batista de Trindade São Gonçalo - RJ

7

30/11/10 11:34


Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 8

30/11/10 11:34


Namorar ou Ficar? Ficar e apenas transar? E o compromisso, onde fica? São perguntas que precisamos responder a nós mesmos, para então podermos ensinar aos nossos filhos e, também, tomar nossas próprias decisões. Mas, para isto, é necessário fundamentar, à luz da Palavra de Deus, os conceitos a respeito deste tema tão importante para formação de famílias em nossa sociedade e, que, ao mesmo tempo, ficaram tão banalizados em nossos dias. O mundo moderno sofre com as mudanças de conceitos, valores e princípios e traz, nas asas do novo milênio, modelos de relacionamentos que mudam as estruturas das famílias, deixando-as vulneráveis. Quase tudo que aprendemos com nossos pais, e que julgávamos estar certo, de fato está certo, o mundo atual entende como errado. E o que era, então, errado para o mundo, hoje, parece estar certo.

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 9

9

30/11/10 11:34


F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Com isso, os jovens estão vivendo em crise de identidade, pulando etapas na adolescência, prejudicando seu futuro com relação ao casamento, filhos, relacionamento, família, igreja, sociedade e muito mais. A grande questão, discutida atualmente na adolescência e na juventude, é sobre o Namoro. O termo que estão utilizando é “Ficar”. No entanto, o que muda no comportamento do adolescente e do jovem nesta variação dos relacionamentos? Namorar e Ficar estão no mesmo patamar de significado em relação ao respeito, compromisso, vida conjugal e espiritual? Quais as suas verdadeiras consequências? É sobre isto que vou tratar neste livro. Vou abordar este tema que tem mudado não somente o comportamento dos adolescentes e jovens, mas também a vida emocional, afetiva, familiar em nossas Igrejas e na sociedade. Vamos ver o que o nosso manual de conduta, a Bíblia Sagrada, nos ensina sobre este tema. Lembre-se: namorar é bom demais, desde que seja com compromisso!

10

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 10

30/11/10 11:34


O trabalho no ministério, entre tantas coisas, nos permite conviver de perto com os jovens e adolescentes. São muitos os aconselhamentos, bate-papos e trocas de emails que nos ajudam a perceber o que se passa na cabeça da juventude com relação ao namoro neste século. Pude constatar alguns fatos: alguns não possuem dificuldades e sabem lidar muito bem com essa área da vida. Encontraram a pessoa ideal, dentro do seu perfil adequado, desenvolvem um relacionamento equilibrado e preparam-se para o casamento; outros já casaram e vivem um relacionamento estável. Quando encontro casos assim, fico muito feliz por ver o compromisso destes jovens com os princípios da família. Outros, no entanto, procuram com grande ansiedade alguém para amar e ser amado, mas encontram grandes dificuldades devido aos padrões estabelecidos pela sociedade deste novo milênio.

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 11

11

30/11/10 11:34


F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Vejam o que dizem a respeito: (São nomes fictícios, porém baseados em depoimentos verídicos). “Os rapazes já chegam, querem abraçar, beijar, dar uns amassos e pronto!” (Mariane, 15) “Perdeu-se o romantismo, aquela paquera, a troca de olhares, um bom papo, antes de qualquer coisa!” (Eliane, 22) “Se você quiser qualquer um, encontra em qualquer lugar, aos montes. Dá até para escolher. Mas um que quer levar você a sério, este é mais difícil.” (Liliane, 18) “Os relacionamentos estão muito superficiais. São do tipo, usa e joga fora, sem compromisso.” (André, 17) “Algumas pensam assim: O rapaz pode ser o maior mau caráter, mas se ele tem carro, dinheiro e é bonitão, ele está com tudo!” (Luís Alberto, 22) Por que os relacionamentos afetivos chegaram a este nível de desapontamento e desilusão? Uma das grandes causas é o tempo em que vivemos. Uma realidade em que as filosofias, as ideologias e as ciências estão sendo questionadas, pois não responderam as dúvidas do homem moderno. A sociedade tornou-se individualista, egoísta, materialista, em que o que vale é ser irresponsável e viver de forma isolada.

12

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 12

30/11/10 11:34


F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Todo este contexto tem influenciado, inclusive, os jovens que querem levar uma vida séria com Deus. A “cultura” de relacionamentos superficiais se faz presente no “ficar”, que passou a ser um comportamento natural entre os evangélicos. Agora vivemos no tempo do “ficar gospel”. Você faz tudo que tem direito e, depois, faz uma oração para saber se é da vontade de Deus a continuação do relacionamento. É preciso dar um basta neste comodismo! A Bíblia Sagrada diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E, não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12:1-2). Isso significa não deixar que os valores distorcidos dos tempos modernos afetem nosso modo de vida. É o que a Bíblia chama de não andar segundo o curso deste mundo (Ef. 2:2).

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 13

13

30/11/10 11:34


F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Está na hora de mudar este quadro. O primeiro passo para a virada é aprendermos a cultivar relacionamentos sólidos, verdadeiros e transparentes. Daí cabem boas perguntas: que nível de relacionamento você tem mantido? Superficial? Descartável? O seu namoro tem sido apenas para curtir momentos de prazer, apenas uma emoção a dois? Dê uma “virada radical” em sua vida. Existem apenas dois padrões de vida: o de Deus e o do mundo (Ef. 2:1-3). Ou você opta por fazer a vontade de Deus ou já está automaticamente fora dela. A Bíblia diz que ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6:24). Busque, mas saiba esperar o momento certo para se entregar plenamente a um relacionamento. Amar e ser amado. Deus tem planos extraordinários para aqueles que confiam nele; certamente dará a cada um a oportunidade de conhecer uma pessoa que irá completar seus sentimentos. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito...” (Jr. 29:11).

14

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 14

30/11/10 11:34


Fiquei, Transei e Agora?