Jornal Central Notícias

Page 11

Jornal Central Notícias - Edição 31 - 10/06/2014 - Página 11

Saber Votar Tendo em vista as eleições deste ano, julguei oportuno transcrever para seu conhecimento e demais leitores de “Central Noticias”, o artigo abaixo com titulo: “É preciso saber votar”, publicado no jornal, “ O Pão de Santo Antônio”, de 06/08/1950, na pagina 2 e também em ano de eleições. Paulo Dayrell Membro da Academia Curvelana de Letras Aproximando-se as eleições de outubro, convém relembrar aos brasileiros e aos católicos a obrigação do voto. O homem, bem o sabemos, foi criado para viver em sociedade com Deus e com os homens. Existe no homem, diz Leão XIII, na sua encíclica “immortale Dei”, o germem da vida civil. Da necessidade natural que tem o homem de viver com seus semelhantes, nasce a sociedade, capaz de assegurar seu desenvolvimento físico, intelectual e moral. Membro da sociedade, evidentemente, o homem deve se interessar pelo bem político surgindo daí duas grande obrigações: o uso do voto, direito outorgado pela Constituição, e o devido uso deste direito! Ninguém pode se desinteressar da política, nem se abster do voto! Seria um crime e uma deserção. “A participação na vida política diz Sua Santidade, provem de um dever de caridade social, e todo cidadão deve contribuir tanto quanto possa, para o bem comum da nação”! Em nossos dias, grandes e angustiosos problemas pesam sobre a sociedade e sobre a família. Votando e votando bem poderemos afastar as sombrias ameaças que se levantam. Votar é um dever de consciência! Dever que se funda na justiça social e na caridade social. Podemos ficar inativos quando sabemos que os que se esforçam por destruir a religião e a sociedade, buscam antes de mais nada, apoderar-se dos negócios públicos? O voto é mais do que um simples papel que confiamos a as urnas. É como um facho de luz. Bem orientado, poderá iluminar e aquecer grandes sonhos; mal empregado causará devastações e ruínas, solapando os belos ideais! Saber votar, eis a grave obrigação dos católicos, cujo principal dever, será enviar aos autos cargos políticos os que melhor possam defender os interesses da religião e da pátria! Regina Melilo de Sousa”

FALECIMENTOS

Após lutar pela sobrevivência por mais de um ano, deixou o mundo dos vivos no último dia 06 o curvelano Marcelo Ricardo. Filho caçula de Oreste Ricardo e Maria Catarina Leite Ribeiro,deixa vivos: esposa Sônia, Filhos Marcela , Tiago e Daniella, genro Hernani, netos Gabriel e Luana, sobrinhos, primos, cunhados e irmãos Ernesto Ricardo, Heráclito, Selma, Sívia, Gualter e Maurício. O seu sepultamento ocorrido no dia 07, teve presença de familiares, autoridades e amigos. A missa do sétimo dia será realizada no dia 13/06 (sexta-feira) na Matriz de Santo Antônio às 19 horas.

Muito pezar na cidade pelo falecimento de Maria das Dores Aguiar, carinhosamente conhecida como Maria Cobú. Responsável por uma numerosa família, deixa vivos, filhos, noras, genros, netos e bisnetos. Nasceu em 1919 e faleceu em 10 de maio de 2014.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.