Page 28

Técnica Muitas empresas estão implantando o sistema VoIP que permite chamadas simultâneas e conferências, inclusive com transmissão de imagens. Hoje, é muito comum fazer reunião pelo Skype ou vídeo conferências. Instalação de um sistema telefônico Quando entramos num andar novo para instalar nosso escritório, nos deparamos, no andar, com alguns quadros: um quadro contém a chegada da fiação elétrica a partir do térreo do edifício; o outro abriga a chegada dos fios de telecomunicação, podendo incluir vários pares de fios de cobre, cabo de fibra ótica e cabo de TV a cabo. Em alguns edifícios os cabos de fibra ótica e TV a cabo somente chegam no térreo, sendo necessário à empresa puxar sua própria fiação, especialmente se você é a primeira empresa no prédio. Wladimir Barbosa, da VoiceTel, enfatiza que “as instalações de linhas telefônicas, hoje em dia, estão sendo disponibilizadas para o mercado corporativo pelas operadoras tradicionais na forma de links digitais, onde somente com dois pares de fios de cobre pode-se conectar a seu escritório 30 linhas telefônicas, com sinais digitais ao invés de analógicos, funcionando no sistema DDR (discagem direta a ramais).” As instalações de sistemas de comunicação seguem um padrão semelhante ao de instalação de uma rede de computadores. O primeiro passo para todo o processo é conhecer os dados externos do edifício (cabeamento e postes de ruas) e entender a demanda por serviço solicitado. Por exemplo, se o espaço for um consultório médico, é provável que seja necessário um PABX, se for uma central de telemarketing, muitos telefones terão de ser instalados juntamente com computadores Veja abaixo alguns passos estratégicos: - análise de espaço: definição dos pontos onde ficará cada aparelho telefônico, levando em consideração dificuldades ou adaptações, tais como poucas tomadas, necessidade de extensões ou troca de fios; - análise da rede: a segunda fase do processo é a prática, instalar de fato toda a fiação e cabeamento, sabendo adaptar ou redimensionar o esquema (ou parte dele) de telefonia, conforme a necessidade; - cabos: comprimento, espessura, cada detalhe é essencial. Existe fiação específica para o local onde será instalado cada cabo, se na área externa ou interna; - tomadas ou pontos telefônicos: verificar os dispositivos elétricos disponíveis para a instalação das tomadas telefônicas e dos pontos de extensão.

www.buildings.com.br

28

Luciano Menezes Gerente de Marketing da Tesa Telecom

Comunicação externa Meios de comunicação de dados e voz: - Rádio (podendo ser por meio de antena dedicada) - Cabos de cobre (podendo uma empresa ter cabo dedicado) - Cabos de fibra ótica (podendo a empresa ter cabo dedicado)

Comunicação interna Os tipos de cabos mais utilizados hoje em dia em uma instalação de escritório são: CAT 5 / CAT6 O que diferencia um cabo de outro é sua capacidade de banda (velocidade de acesso) Esses cabos são “coaxiais”, ou seja, possuem 4 camadas: condutor interno, fio de cobre, isolante de plástico e malha de metal.

Espaços Corporativos Online

Revista Buildings - 11ª edição  

Revista trimestral voltada ao mercado imobiliário corporativo com conteúdo editorial sobre o assunto, além das ofertas de escritórios do tri...

Advertisement