Page 18

Mercado Por outro lado, o espaço novo vai precisar ser adaptado para as necessidades específicas que podem envolver obras de grande importância, além da documentação do atual e do novo espaço que tem de ser revista e estar devidamente regulamentada. Sobre investimento, podemos dizer que o empresário que vai mudar tem de ter um dinheiro específico para este tipo de operação. Claro que calcular, ou mesmo ter uma base exata de quanto será o investimento total, é bem complexo, mas é preciso ter conhecimento do valor da operação imobiliária que deve estar previsto no orçamento da empresa. Os custos básicos de ocupação que uma empresa se lembra com facilidade são o investimento inicial, aluguel, condomínio e IPTU, mas são muitas vezes esquecidos os custos para repor o imóvel atual nas condições originais, multas de recisão, custos com garantias da nova locação, custo com vagas extras e os gastos com o uso do ar condicionado depois do horário normal de operação. As estimativas dos dados acima poderão ser obtidas através da empresa de consultoria imobiliária que a entidade selecionar. E não é fácil definir tudo isso no início do processo. A dica é trabalhar com cenários financeiros que são ajustados conforme as negociações avançam. Sem o cuidado devido para analisar todos os custos, muitas empresas acabam por gastar mais do que poderiam, depois de já terem tomado a decisão de mudar.

• Quanto será o tempo de vai-e-vem da minuta contratual? • Quando se deve entregar o conjunto que ocupava? • Há algum inquilino no futuro escritório; quando ele irá sair? • Como está a documentação e quanto tempo será preciso para revisá-la? • As obras ficarão prontas quando? • Qual o prazo de espera para a nova mobília ficar pronta? • Quantos dias serão necessários para a instalação (ou adaptação) de toda a fiação, telefones, computadores? • E na hora da mudança? Basta um fim de semana? Um feriado prolongado? Uma semana?

4º passo: a procura do lugar

Para todas as situações acima, é preciso estimar prazos, deadlines. Um profissional experiente do ramo imobiliário tem conhecimento desses prazos e pode ajudar muito a montar um cronograma realista. Uma mudança sem cronograma deixa o processo de re-localização à deriva, os prazos expiram e... tempo, ninguém pode negar, é dinheiro!

No momento da necessidade, muitas corporações contratam um especialista neste tipo de operação. O principal é o consultor imobiliário, especializado em Representação Corporativa. Este profissional presta diversos serviços relacionados a espaços corporativos, como planejamento de espaços, levantamento de todas as opções disponíveis para o cliente, elaboração de análises corporativas, negociar a devolução do imóvel atual e assessorar os advogados no levantamento da documentação, a revisão dos contratos e o laudo de vistoria. Na escolha de um novo lugar, o consultor imobiliário, além do ramo de sua empresa, considera também o motivo da mudança, o que o empresário deseja no que se refere à infraestrutura do entorno do escritório (alimentação, localização, acessos, transporte). Neste caso, a experiência do consultor ajuda muito, pois ele tem acesso a informações específicas de cada opção. O Portal Buildings pode colaborar fornecendo uma noção dos preços pedidos do metro quadrado por região, algumas características básicas do novo bairro,

18

Espaços Corporativos Online

Tudo isso leva... tempo.

3º passo: prazos Mudar pode levar tempo, semanas, meses. Não é de um dia para o outro. Portanto o prazo é mais uma consideração em todo o processo de re-localização. • Quanto tempo vai demorar para o empresário encontrar um novo espaço? • Quanto tempo vai durar a negociação comercial?

www.buildings.com.br

Revista Buildings - 11ª edição  

Revista trimestral voltada ao mercado imobiliário corporativo com conteúdo editorial sobre o assunto, além das ofertas de escritórios do tri...

Advertisement