Issuu on Google+

Nº28| BIMESTRAL | NOVEMBRO/DEZEMBRO 2012 |DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | WWW.BUEFIXE.ORG

“… Protejam-se sempre do VIH, porque uns minutos de um ato Mesaro impensado podem mudar Cantor de São Tomé e Príncipe para sempre a vossa vida…” ENTREVISTA EXCLUSIVA


Caixa BUÉ FIXE | PÁG. 4

ENTREVISTA: Mesaro, Cantor Santomense,| PÁG 7 Info-jovem | PÁG. 3 Direitos Sociais | PÁG. 6

Quem são eles | PÁG. 8 Tecnologia | PÁG. 9

Olá Pessoal, Bem-vindos à IV Edição deste ano de 2012! O destaque vai para a entrevista com Mesaro, uma voz que nos chega das ilhas maravilhosas de São Tomé e Príncipe, e que tem sido uma revelação nos últimos anos. Boa Leitura e envia-nos os comentários, sugestões e críticas para grupobuefixe@gmail.com

A Bué Fixe é uma publicação bimestral da Associação, com o mesmo nome, produzida por jovens e para jovens em formato papel e electrónico em Portugal. Pretende-se com a revista informar e sensibilizar os jovens leitores – com prioridade para os que integram os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e outras comunidades onde se fala português , para que possam adotar atitudes e comportamentos mais seguros face a infeção pelo VIH/sida. Neste contexto oferecemos, também, notícias e informações sobre música, desporto, sexualidade, tecnologia, voluntariado, associativismo, entre outros assuntos relacionados com a malta jovem.

Diretor \ Dynka Amorim dos Santos Diretores Adjuntos \ Yáqueson Zacarias / Wilson Almeida / Nelson Rosa Colaboradores \Carla Santos / Maria Manuel/ Raquel Moreno Projeto Gráfico \ Atelier B2 e Ricardo Pestana / Sara Antunes Supervisão \ Ana Filgueiras

Site \ www.buefixe.org E-mail \ grupobuefixe@gmail.com Telemóvel \ +351 926007149 Sede Redação \ Rua de Macau nO 9, 3O frt, 2700-538, Amadora, Portugal

"O preservativo deve ser colocado do início até ao fim do sexo. Previne-te!

APOIOS:


COMEMORADO O DIA DA JUVENTUDE AFRICANA Comemorou-se no passado dia 1 de Novembro o Dia da Juventude Africana. Esta é uma data institucionalizada pela União Africana, no quadro da Carta Africana da Juventude, adotada na Cimeira de Chefes de Estado desta mesma organização em 2006, em Banjul, Gâmbia. Foram várias as ações e iniciativas que tiveram lugar em África e na diáspora. O lema para assinalar este ano foi “Africa Must Deliver as ONE to Empower African Youth For Sustainable Development", ou seja capacitar os jovens para o desenvolvimento sustentável. Na sua mensagem alusiva ao dia a Presidente da Comissão da União Africana, Dlamini Zuma, enalteceu a importância da aposta na educação, emprego, habitação e no combate a pobreza.

CONGRESSO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE, ANGOLA Teve lugar em Luanda, Angola, entre os dias 25 e 27 de Outubro, o Congresso Internacional da Juventude. O evento teve como objetivo a partilha de experiências. Entre os temas em debate estiveram a participação da juventude no processo de decisão, importância da jovem mulher para o desenvolvimento sustentável, os grandes desafios dos jovens na Europa, África, América Latina e o processo de cooperação global e regional em matéria de juventude. Este congresso foi organizado pelo Conselho Nacional da Juventude de Angola, que preside atualmente o Fórum da Juventude da CPLP.

LANÇADO A CRIAÇÃO DO CARTÃO JOVEM LUSÓFONO Os Ministros da Juventude da CPLP, lançaram a criação do “cartão jovem lusófono”, durante última reunião desse órgão que teve lugar no verão deste ano em Mafra, Portugal. A afirmação foi feita por Ricardo Araújo, Vogal do Instituto Português do Desporto e Juventude, em entrevista ao Espaço de rádio Bué Fixe no passado dia 30 de Novembro, quando falava sobre mobilidade de circulação dos jovens na União Europeia. Este cartão pretende permitir no futuro maior oportunidade para os jovens no Espaço Lusófono.

O VIH não se sente, nem se vê. Por isso previne-te! Passa esta mensagem!


Perguntas e respostas sobre o vih/sida É POSSÍVEL UMA MULHER SE INFETAR SE O ESPERMA DE UM HOMEM INFETADO PEGAR EM ALGUMA PARTE DO CORPO? O esperma só pode infetar se entrar pela vagina, pelo ânus, boca ou ferida. Se tocar em qualquer outra parte do corpo não é possível infetar. AS PÍLULAS PROTEGEM DO VIH? NÃO! A pílula só serve para as mulheres não terem filhos enquanto as tomam mas não as protegem do VIH. Só o preservativo pode proteger ao mesmo tempo do VIH e da gravidez não desejada. POSSO ESTAR INFETADO COM O VIH SEM SABER? SIM! Uma pessoa pode sentir-se muito saudável, não ter nenhum sinal de doença e estar infetada com o VIH. Por isto é que temos que usar preservativo com TODAS as pessoas porque não podemos saber quem está infetado e também porque podemos infetar o parceiro ou a parceira sem saber. Por isso faz o teste. O PRESERVATIVO É 100% SEGURO? É 100% seguro se a pessoa souber usar corretamente o preservativo (Vê nas páginas finais desta edição “Como usar corretamente o preservativo”. AO FAZER TATUAGENS É POSSÍVEL APANHAR O VIH? SIM, pode apanhar o VIH - que provoca a sida - se a agulha ou lâminas já tiverem sido usadas por outras pessoas (que pode estar infetada). Por isso deves usar sempre seringas e agulhas novas. É NORMAL USAR DOIS PRESERVATIVOS NUM ATO SEXUAL? NÃO! Basta usar um preservativo, mas tem que ser usado de forma correta.

Se tiveres dúvidas basta enviares SMS para: 926007149 ou enviares também email para grupobuefixe@gmail.com


Austeridade, cortes, desemprego, dívidas, FMI e Troika: estas são as palavras mais ouvidas nos media portugueses e estão todas relacionadas à grave crise económica que se faz sentir em Portugal. E o que pensa a juventude sobre isso? É o que a Bué Fixe foi à rua descobrir. Lê, já a seguir, a opinião dos jovens em relação à crise e de que forma esta os tem afetado.

Jessyka Samy Rodrigues, 23 anos “No que toca este assunto da crise, penso que vai de mal a pior. Estou dependente da minha mãe e isso afeta muito. Somos poucos lá em casa, mas há muitas coisas que já deixamos de comprar, por exemplo. Em Portugal já não se vive, sobrevive-se! Em termos de emprego, a situação está muito mal: há muitas empresas a fechar, há muitas pessoas desempregadas para tão poucos postos de trabalho”.

Ineida Afonso, 22 anos “Sou trabalhadora-estudante. A crise temme afetado bastante, por exemplo no pagamento da mensalidade das propinas, na compra dos livros, na renda da casa. Agora tenho poupado mais: antes comprava coisas que não eram essenciais; já hoje tento poupar nessas coisas e faço um esforço para comprar só mesmo o que é necessário. Não concordo com as medidas de austeridade que o governo implementou, penso que não vai adiantar nada".

Luís Ramos, 19 anos “A mim, pessoalmente, tem tido um grande impacto, porque entrei agora na faculdade e com as despesas das propinas (que não são nada baratas), tem sido cada vez mais difícil para mim e para os meus pais. Sem contar com as outras despesas que sobem a cada dia: o preço dos combustíveis, transportes, alimentos básicos, etc. Penso que a situação para nós, jovens, nunca esteve tão complicada. É difícil ter esperança num futuro melhor mas também não vale a pena ficar-se de braços cruzados. Temos é que ir à luta e dar o nosso melhor”.

Neusa Neves, 23 anos “Esta crise económica tem-me afetado bastante e penso que de forma geral a toda a juventude, visto que o desemprego é cada vez maior. A vida está cada vez mais cara e antes, era muito mais fácil arranjar trabalho. Agora até com licenciatura as pessoas têm dificuldades. Na minha opinião, o Governo devia fazer cortes nos privilégios que eles têm: são demasiados. O que mais penso agora é acabar os meus estudos e voltar para África (onde nasci), porque Portugal neste momento não oferece condições com a crise que se instalou. Os próprios jovens portugueses são “obrigados” a emigrar, porque não veem outra hipótese“. Por: Carla Santos


Acesso de Cidadãos Estrangeiros — legais e ilegais — a Cuidados de Saúde Quais são os meus direitos de saúde enquanto imigrante? Todos (as) imigrantes legalizados (as) ou não legalizados (as),precisam apenas de apresentar o atestado de residência (emitido pela respectiva Junta de Freguesia). Isto é o que está no art.34, do Decreto-lei n.135/99, de 22 de Abril, regulado no Despacho do Ministério da Saúde n.25 360/2001. Esta lei garante o acesso gratuito a: Consultas de planeamento familiar no Serviço Nacional de Saúde (Centros de Saúde e Hospitais Públicos), nomeadamente: Acesso à contracepção Observação Ginecológica Prevenção/Rastreio e Tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis Têm ainda direito às consultas gratuitas de: Saúde Materna Saúde Infantil (até aos 12 anos) entre outros serviços Se quiseres saber mais vai a: www.portaldasaude.pt

Quando se fala em Direitos Sociais estamos a falar no direito à Educação, à Saúde, a um lugar onde viver e outros direitos essenciais a uma vida digna.


MESARO CANTOR SANTOMENSE Mesaro uma voz que nos chega das Ilhas Maravilhosas de São Tomé e Príncipe e que tem sido uma revelação nos últimos anos. Atualmente radicado em Londres e com dois álbuns no mercado, Mesaro aposta em ritmos dançantes e animados com uma pitada de sensualidade que têm vindo a cativar o público. Queres saber mais sobre este talento em ascensão? Descobre aqui na entrevista que a Bué Fixe fez.

BUÉ FIXE: Conta-nos um pouco do teu percurso musical. Como nasceu a tua paixão pela música? Mesaro: “O meu pai foi o primeiro vocalista dos Leonenses (um grupo musical tradicional São-Tomense),e por isso cresci no meio de músicos. Naturalmente isso refletiu-se nos dois álbuns que editei, sobretudo neste último-VOLTAGE. O meu primeiro trabalho profissional foi o dueto com a cantora Deusa, que se lançou no programa da RTP Operação Triunfo. Participei na musica “Mulher Fatal” do seu álbum DEPOIS DO TRIUNFO em 2002/2003. Depois as coisas foram acontecendo naturalmente até agora”.

BUÉ FIXE: De que falam as tuas canções? Aonde vais buscar inspiração para escrevelas? Qual é o estilo musical aonde te sentes mais à vontade? Mesaro:“As minhas músicas por definição falam do amor nas suas várias vertentes. Busco inspiração em todas as situações do dia a dia: tanto posso acordar a meio da noite para compor como escrever enquanto estou de viagem ou numa outra situação inesperada: por isso se chama inspiração ( risos). Quanto ao estilo musical, comecei a cantar Rap nos bairros de Lisboa, depois R&B e a agora estou numa onda mais Kizomba. Sou fanático por zouk retro, mas infelizmente já não se ouve muito”.

"...Protejam-se sempre do VIH, porque uns minutos de um ato impensado podem mudar para sempre a vossa vida…” BUÉ FIXE: Lançaste o teu segundo álbum “Voltage”, recentemente. Fala-nos deste novo projeto. Como está a ser a reação do público? Mesaro: “VOLTAGE é um álbum com 12 faixas, gravado em Paris, que contou com a participação de outros artistas como Ali Angel, Dama Saborosa, Roger, José Utola, Dua Pina, Sousa, Thierry Doumergue e foi editado em Maio deste ano (2012).Graças a Deus a aceitação tem sido fantástica”. BUÉ FIXE: Como sabes, a Bué Fixe é uma associação de jovens que tem como principal área de atuação o VIH/ Sida. O que tens a dizer sobre a SIDA entre os jovens atualmente e quais os conselhos que deixas aos mais novos? Mesaro: “Aos portadores de VIH e Sida, a vossa atitude positiva faz de vocês vencedores. Aos mais novos, protejam-se sempre do VIH, porque uns minutos de um ato impensado podem mudar para sempre a vossa vida não tenham pressa de viver”. com a minha namorada, amigos e criar novos projetos teatrais". Por Carla Santos


ASSOCIAÇÃO DE MELHORAMENTOS E RECREATIVO DO TALUDE A AMRT – Associação de Melhoramentos e Recreativo do Talude tem por objeto a título principal o apoio a crianças e jovens; apoio à família; apoio à integração social e comunitária; a proteção dos direitos e interesses específicos dos imigrantes e dos seus descendentes residentes em Portugal; a prevenção e combate ao racismo e xenofobia; a promoção da cidadania e da igualdade de género; promoção e/ou divulgação dos costumes e produtos de origem cabo-verdiana e de outras comunidades de origem imigrante; educação e formação profissional. Para a resolução dos problemas habitacionais das populações, têm como seus objetivos, a título secundário: melhoramentos necessários ao Bairro do Talude Militar, acompanhamento do realojamento da população freguesia de Unhos, recreação e ocupação dos tempos livres.

POPULAÇÃO ALVO A nossa missão é servir a comunidade, integrar os/as nossos/as utentes, intervir para desenvolver competências para a conscientização, formação para a ação e apoiar os valores que defendemos. Promover a formação técnica da comunidade em geral e contribuir para a real igualdade de oportunidades e de género da comunidade imigrante e fortalecer a imagem pró-ativa na sociedade portuguesa.

EXEMPLO DE PROJETO Sai do Bairro Cá Dentro É um projeto de cariz social financiado pelo Programa Escolhas, que envolve diferentes parceiros. É dirigido aos jovens entre os 6 anos e 24 anos e seus familiares. Visa a promoção de igualdade de informação e direitos/deveres individuais e comunitários, garantir melhor desempenho escolar, combater o absentismo escolar, capacitálos com novas competências pessoais e sociais. Tem o espaço cid@net - Centro de Inclusão Digital onde se promove a inclusão digital através de ações lúdico-pedagógicas especificas de âmbito formativo em tecnologias de informação e comunicação. Link: http://saidobairrocadentro. programaescolhas.pt/

CONTACTOS Sede: Estrada Militar, Talude n.º 62, Catujal, 2680 – 601 UNHOS Sacavém - Loures - Lisboa - Portugal +351 219418314 / +351 965736052 / +351 964145643 Pólo: Travessa da Vinha 172 B, R/C Catujal, +351 219419233 / +351 965667303 Email: amrt.amrtalude@gmail.com Site: www.amrtalude.org Facebook: www.facebook.com/amrt.talude


MAIS UMA FERRAMENTA QUE INFORMAMOS: (DROPBOX) Naturalmente que tudo que é virtual tem problemas de segurança de dados. Dropbox não foge à regra. Como os arquivos são depositados remotamente, podem ser capturados no momento do tráfego pelo servidor, por aqueles que chamamos de mal-intencionados(“piratas”). Mas há grandes vantagens, como a facilidade de uso, a possibilidade de partilha de ficheiros. Hoje em dia, já é muito comum os jovens partilharem informações pela drop box, como também as organizações juvenis como a nossa, no contacto com os seus membros.

Dropbox é um serviço para armazenamento de arquivos entre dispositivos diferentes, sejam eles computadores, notebooks ou smartphones. Segundo informações disponibilizadas pela enciclopédia livre (wikipedia.org), esta plataforma disponibiliza poderosas centrais de computadores que conseguem armazenar vários tipos de arquivos, e pode ser acessível em qualquer parte do mundo através do acesso à internet. Além disso, quando instalas o Dropbox no computador, ele cria uma pasta específica, igual a todos outros sistemas, na qual é preciso apenas arrastar arquivos para sincronizares e compartilhares. O Dropbox disponibiliza 2 GB de espaço gratuitamente para armazenamento de arquivos. É uma espécie de “pen drive virtual” que pode guardar quaisquer tipos de documentos e informações.

PROTEGE-TE! Usa preservativo quando fazes sexo, e só uses seringas e agulhas novas (mesmo para fazeres uma tatuagem)!

É mais um veículo que temos à mão para podermos trocar informações entre nós, sobre o nosso campo de ação, as nossas preocupações, a nossa responsabilidade social. Como já devem calcular, estou a falar de questões ligadas a sensibilização sobre VIH/ SIDA, nomeadamente ações de formação, panfletos, etc. Já sabes: podes trocar informações com os teus amigos, sem complicações com apenas um click no www.dropbox.com. Registas e simplificas a tua vida. Por: Yáqueson Zacarias


PORQUE TODOS CORREMOS O RISCO AJUDE-NOS A AJUDAR Se quiser doar algum apoio financeiro que nos ajude a ter mais voluntários a quem possamos oferecer o pagamento dos transportes e das refeições deposite em:

NIB 003500850010949983046


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA MULHER Um dos primeiros passos é ver o prazo de validade do preservativo. É também importante saber escolher o local ideal. Não deves guardar este preservativo em locais onde a temperatura varia muito, nem nos bolsos das calças, nem na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses nada que corte para não o estragares ou rasgares sem te aperceberes. Também não uses os dentes ou unhas para o abrires. Muito antes do dia em que o usares, olha bem o envelope para saberes onde e como o podes abrir apenas com os dedos. Logo que tenhas este tipo de preservativo, experimenta uma posição confortável para quando chegar a altura poderes coloca-lo com facilidade (exemplo: deitada com os joelhos dobrados e as pernas afastadas, de pé com uma das pernas em cima de uma cadeira ou agachada com as pernas afastadas). O preservativo feminino tem dois anéis. Um interno e outro externo. O interno, que é ligeiramente menor, deve ser colocado dentro da vagina de modo a que o final externo fique de fora e cubra a parte externa da vagina. A seguir, deves apertar o anel que vai ser colocado no interior da vagina de modo a facilitar a sua entrada ( a parte fechada deve ficar dentro da vagina e o lado aberto ligeiramente a cobrir os lábios da vagina). A colocação do preservativo feminino deve ser feita sempre com o anel interno apertado por ti até que este esteja todo dentro da vagina. A seguir, deves empurrar o preservativo com o dedo indicador, verificares que foi bem colocado e que não está dobrado. Para o retirares, no final de fazeres sexo, aperta o anel externo para que o esperma não saia, puxa cuidadosamente para fora e deita no lixo. Não tenhas receio. O preservativo feminino ajusta-se bem à vagina. O preservativo feminino não deve ser usado juntamente com o masculino. Protege-te contra as várias infecções sexualmente transmissíveis. Existem também outros tipos de preservativo feminino. Podes ter mais informações no teu Centro de Saúde.


APRENDE A USAR O PRESERVATIVO PARA HOMEM Um dos primeiros passos é ter em atenção o prazo de validade do preservativo. É também importante a escolha do lugar onde os guardas. Não deves guardar em locais onde a temperatura varia constantemente, nos bolsos das calças ou na carteira (Deves guardá-lo num local limpo, fresco e seco). Ao abrires o preservativo, não uses materiais cortantes para não o danificares nem rasgares sem te aperceberes. Também não deves usar os dentes ou unhas para o abrires (Assim torna-se mais seguro abri-lo com os dedos). O preservativo deve ser colocado antes do contacto sexual e quando o pénis estiver erecto. Para teres a certeza que fica bem colocado começa por perceber qual o lado correcto a ser usado. A seguir aperta a ponta do preservativo (tenta deixar espaço suficiente) coloca-o na ponta do pénis e desenrola o preservativo sem soltar a ponta até que o pénis esteja completamente coberto. O espaço que apertaste (no lugar fechado) deve ficar sem ar. Se quiseres usar lubrificantes, só uses os que são à base de água pois estes ajudam a manter o material em boas condições. Certifica-te sempre que o preservativo fica bem colocado durante o acto sexual (caso saia utiliza um novo). No fim, retira o preservativo com cuidado (segurando-o pela base) enquanto o pénis estiver erecto e dá um nó de modo a não deixar sair o sémen e deita-ono lixo.


Revista Bué Fixe #28