Page 1

NEWSLETTER Nº 14 | FEVEREIRO 2011

www.sbi-consulting.com.pt

ENTREVISTA

ESPECULAÇÕES & TENDÊNCIAS DE MERCADO Entrevista a Pedro Barbosa, Management Member do El Corte Inglês

Quais as principais tendências de consumo em 2010- 2012? O aluguer será uma das tendências em destaque. O Next Best, o luxo acessível, o healthy food e a procura da gratificação imediata, que resulta do contexto da crise de 2008-2009, serão outras tendências crescentes. O mercado feminino ganhará importância nestes anos, desde que os operadores saibam criar soluções à medida das mulheres, em vez de produtos pintados de cor de rosa. Como definiria o consumidor actual? Eu destacaria o cliente camaleão, que paga o mínimo por aquilo que considera indiferenciado e o necessário por aquilo que entende como diferenciado. Por outro lado, o consumidor é ao mesmo tempo mais informado por um lado, mas com menos tempo para decidir por outro, o que significa que a primeira informação credível pode passar a ser crucial. A publicidade, apesar de importante, continuará a perder impacto à medida que as referências — muitas vezes de desconhecidos — ganham credibilidade.

ÍNDICE Entrevista Notícias Eventos Passatempo

Como avalia a social media e quais as novas tendências nesta área? É obvia a mudança de comportamento na Internet com a ascensão dos social media, onde se está a caminhar para uma rede principal — o Facebook em quase todos os países fora do perímetro chinês — e algumas redes de nicho, como o Linkedin ou o MySpace. Estas alterações têm influência na forma como as pessoas trabalham — mais em multitask — bem como nos timings e processos de compra. É óbvio que a criação do mail pelo Face e o aparecimento do Rockmelt, enquanto o Foursquare cresce na sombra, prometem um ano de 2011 de grandes alterações nos early birds. O mainstream dos consumidores continuará a utilizar o Face, que crescerá para 800 milhões ainda em 2011, fruto de uma migração de plataformas em países como a Rússia, Bielorrúsia, Ukrânia, Brasil, India e China. Uma empresa moderna tem que investir obrigatoriamente em que meios de comunicação? Aqueles que forem relevantes para a sua actividade e cujo custo benefício justifique, ou os que aumentarem a eficácia numa medida assinalável. Por um outro prisma, aqueles que os seus consumidores exigirem no presente, ou num futuro próximo.


NEWSLETTER Nº 14 FEVEREIRO 2011 EVENTOS

WORKSHOP ABC DE PLANO DE NEGÓCIOS

UM

Realiza-se a 24 de Fevereiro de 2011 das 9h30 às 13h30 a 3ª Edição do Workshop ABC de um Plano de Negócios, uma parceria entre a Invest Lisboa e a SBI Consulting, com o objectivo de divulgar metodologias para a elaboração de Planos de Negócios. Os workshops ABC pretendem dar aos empreendedores ferramentas concretas para avançarem com os seus projectos. A inscrição é gratuita, sujeita à lotação das salas. Mais informações em www.investlisboa.pt

TESTEMUNHO "Muito esclarecedor e, sobretudo, motivador para avançar com a análise e concretização da minha ideia de negócio, embora não seja um desafio fácil, o workshop permitiu ganhar consciência de cada etapa a cumprir e quais os procedimentos a implementar. Excelente formadora com forte empatia!", Ana Afonso

BUSINESS FÓRUM 2011

Realiza-se a 23 de Fevereiro o Business Fórum 2011 no Campus de Campolide em Lisboa. O BUSINESS FORUM pretende promover a interacção entre o tecido empresarial e a comunidade de alunos universitários nas áreas de Gestão, Economia e Finanças. Este ano a SBI Consulting estará presente no painel “Empreender da Ideia à empresa” que decorrerá das 9h30 às 13h30.

SEMINÁRIO RETALHO ‘11 A Arquiconsult organiza a 22 de Fevereiro no Sana Malhoa Hotel Lisboa e no dia 24 de Fevereiro na Fundação Cupertino de Mirando no Porto o Seminário Retalho ‘11, direccionado ao sector do retalho e tem como objectivo apresentar exemplos práticos de como pode gerir a relação com o seu cliente em diversas vertentes. O seminário contará com a presença de Nuno Garcia e Marta Miraldes, Partners da SBI Consulting como oradores no painel Apoios para a Modernização do Comércio. A participação no evento é gratuita sujeita a inscrição. www.seminarioretalho.com

PASSATEMPO Oferta de 1 livro do autor Pedro Barbosa sobre especulações e tendências no mundo. Para usufruir desta oferta deverá enviar um e-mail para marketing@sbi-consulting.com.pt com a resposta à seguinte questão: O livro Speculations & Trends foi publicado em que Países? O primeiro e-mail com a resposta correcta ganha o livro.


FEVEREIRO 2011

NEWSLETTER Nº 14 NOTÍCIAS

MEDIDAS DE SIMPLIFICAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADES Foram recentemente aprovadas em Conselho de Ministros medidas de simplificação dos processos de constituição das sociedades por quotas e das sociedades unipessoais por quotas, eliminando-se a obrigatoriedade de um capital social mínimo.

de 5.000 euros, antes de se iniciar a actividade. De acordo com o Governo, esta medida tem como principal objectivo reduzir os custos de contexto e os encargos administrativos para empresas, promovendo a competitividade e o emprego.

Através desta medida, o capital social passa a poder ser livremente definido pelos sócios. Actualmente, os sócios devem depositar o montante do capital social com o valor mínimo

Esta medida aguarda a publicação em Diário da República.

MEDIDAS DE APOIO ÀS EMPRESAS EXPORTADORAS Foi recentemente aprovado em Conselho de Ministros um conjunto de medidas de apoio às empresas exportadoras. Uma das novas iniciativas governamentais é a atribuição às empresas exportadoras a majoração em IRC de 120% dos seus custos com trabalhadores deslocados no estrangeiro para os anos de 2011 a 2013. O conjunto de medidas no âmbito do programa Simplex Exportações passa igualmente por: emissão electrónica do

Certificado Comprovativo de Exportação, simplificando e acelerando o pedido de isenção de IVA relativo à venda de bens efectuada pelos fornecedores aos exportadores nacionais; simplificação da emissão do exemplar 3 da declaração de exportação, para efeitos de isenção de IVA, permitindo uma maior celeridade; e simplificação da emissão da Declaração de Exportação para efeitos do Imposto Especial sobre o Consumo, permitindo uma maior celeridade.

PLANO ANUAL QREN Foi publicado o Plano Anual de Candidaturas ao QREN para 2011. Os próximos períodos de candidatura são: 01 Fev a 04 Abr | SI I&DT, Projectos em Co-Promoção 16 Fev a 21 Abr | SI I&DT, Núcleos de I&DT 28 Fev a 04 Mai | SI Inovação, Projectos de Inovação 28 Fev a 04 Mai | SI Inovação, Projectos de Empreendedorismo (inclui novo regime SI Inovação) 01 Mar a 18 Abr | SI Qualificação PME, Projectos Individuais e em Cooperação Se desejar que saber se a sua empresa se enquadra contacte-nos, pois teremos muito gosto em apoiá-lo.

SBI News 14_Especulações e tendências de mercado  

A SBI NEWS é gratuita e tem como objectivo disponibilizar informações práticas com temas importantes para empresários e empreendedores.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you