Page 1

COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA APRESENTAÇÃO “Apresentações bem elaboradas são vistas, lembradas, citadas e compartilhadas. Já ser forem mal elaboradas ...”

Como sugestão, você pode utilizar a abordagem de projetos. Em qualquer atividade dentro da empresa você vai tem que escrever textos, relatórios, elaborar apresentações e você pode desenvolver estes conteúdos considerando a filosofia de “projeto”. Você já sabe que projeto é uma série de passos a serem seguidos para se atingir um objetivo prédeterminado (Figura 1). O conceito de projeto de engenharia se encaixa bem como exemplo, mas você pode imaginar diversos processos que foram criados ou alterados a partir de um projeto. Portanto, elabora uma apresentação é um PROJETO. No quadro 1, abaixo, temos uma visão geral das etapas de um projeto de produção de um conteúdo técnico/profissional, que serão detalhadas nas próximas páginas. O texto e seu público. A necessidade do texto

1. Qual é o propósito do conteúdo? 2. Quem vai vê-lo? 3. Como o leitor de usá-lo? As respostas a estas perguntas ajudam a decidir: • a duração ou tamanho dos conteúdos • o nível de detalhamento e profundidade • a melhor abordagem de desenvolvimento (modelo, metodologia)

O Conceito

Boa escrita começa com um plano. Os escritores têm diferentes formas de planos de desenvolvimento. Existem algumas abordagens ou técnicas que podem ajudar a enxergar e auxiliar a definição do plano • Abordagem do 5W+2H • Abordagem de Mapas Conceituais (anexo I)

• figura 1

Abordagem de outline (anexo II)

Estruturando a idéia

A estrutura é o primeiro rascunho do projeto. • Colocar os fatos no papel • Não se preocupar com estilo ou forma • Listar cada seção • Listar idéias centrais de cada seção • Se for o caso, desenvolver gráficos; • esboçar as figuras; • Listar referencias teóricas iniciais/principais (se for o caso)

Detalhar a idéia

Detalhar a idéia com clareza, equilíbrio, foco no público alvo (Estilo) Produto final: aparência, lay-out, formatação seqüência, tabelas, quadros, figuras.

Elaboração, produto final

Quadro 1 – etapas do projeto de elaborar um conteúdo técnico/profissional

AshbyPresentation.doc

1/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO

2 - QUEM SÃO OS SEUS LEITORES? Seu mercado são as pessoas que vão ver o conteúdo elaborado (assistir uma palestra, ler o relatório), seus leitores. Coloque-se no lugar deles, se você estivesse no lugar dos leitores: O que você desejaria encontrar? Como interpretariam/entenderiam o conteúdo? Os leitores de seu trabalho/projeto/pesquisa são (figura 2): •

seus superiores. Esperam detalhes relevantes: por que você fez isso, sua fundamentação, como você pensou, o que você fez, suas conclusões e seus pontos de vista sobre para onde está indo, possíveis próximos passos (continuidade). Não querem o irrelevante. Por exemplo: peças-detalhes de como funciona um equipamento padrão. Sugestão: procure encontrar o máximo que puder sobre o conteúdo, trabalhos já realizados, conteúdos e formatos explorados. Principalmente aqueles trabalhos que receberam alguma menção, premiação ou reconhecimento do gênero. O público alvo o Poder aplicar os resultados apresentados. o Ver resultados práticos. o Poder aplicar os resultados apresentados o Dar continuidade a ao trabalho, caso venha a ser necessário, ou usa-lo como base para novos trabalhos o Aproveitar seu trabalho em suas atividades profissionais o Usar seu trabalho como referencia

Um conteúdo em forma de apresentação poderá ser visto/analisado por um ou mais conhecedores qualificados dentro do tema na empresa e deve ser aceito por este público, tecnicamente mais informado. Este pequeno guia concentra-se em orientar a elaboração de apresentações. As páginas que se seguem mostram um possível caminho a ser seguido. Sem esquecer que um conteúdo bem feito, i. é., bem estruturado, bem fundamentado, bem conduzido e bem concluído pode gerar oportunidades de melhoria continua de um processo. 3 CONCEITO - Criando um Mapa Conceitual Quando você não consegue escrever, é porque você ainda não sabe o que tem a dizer. O primeiro trabalho a ser feito é estruturar o seu pensamento, sentar-se confortavelmente com uma xícara de café (ou melhor, caneco de cerveja) e uma folha de papel (preferencialmente A3) na orientação horizontal, como na Figura 3 e começar a desenhar suas idéias: 1. Elaborar um título provisório para o seu trabalho e escreva-o no topo da folha (figura 3). 2. Em seguida, em forma ordenada, ou mais ou menos ordenada escreva os tópicos principais do trabalho (títulos das seções/slides a serem elaborados), cada um em sua própria caixa (figura 4). 3. Escreva qualquer coisa que lhe ocorre que pertença a uma caixa: títulos, tópicos, parágrafos curtos, idéias, etc (figura 5).1

1

Pense em coisas que podem ser relevante para cada caixa de referência: tópicos principais que não devem ser esquecidos, uma idéia que requer um maior desenvolvimento, aspectos que podem ser relevantes como fotos, imagens, gráficos, etc.

AshbyPresentation.doc

2/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO

(3) (4) (5) 4. Procure ordenar a seqüência de desenvolvimento com setas. Quais tópicos estão interrelacionados? Quais os tópicos que poderiam teriam figuras, tabelas, gráficos, etc? (figuras 6 e 7) Este é o momento sem-foco, sem entrar muito em detalhes, uma espécie de tempestade de idéias (uma das ferramentas da qualidade).

(6)

(7)

Basicamente devemos responder a algumas perguntas: • • •

O que deve estar no papel? O que mais pode ser relevante? Existem outros tipos de conteúdo que podem ser necessários para fazer o trabalho? (de uma cópia do X, uma figura de Y, anexos, etc)

Escreva tudo dentro das caixas ou em referencias a elas.Você pode perceber que precisa de uma sessão adicional (caixa) ou você percebe que a ordem das secções não é a melhor e reorienta as setas de seqüência criando uma nova ordem. Volte aos primeiros anos de escola e exercite sua criatividade. Tudo isso parece uma brincadeira de criança, mas não é. O valor dos MC situa-se na liberdade de pensamento permitida. É o primeiro ato real de planejar a pesquisa, seu desenvolvimento e sua redação/composição final. O papel do MC é permitir que o pensamento navegue ao longo de todo o papel, explorando formas em que as peças se encaixam, registrando recursos que vão ser necessários e capturando as idéias iniciais. Dessa forma, não importa por onde iniciar a elaboração do trabalho, a idéia do todo estará clara. Ainda não é a hora de pensar em estilo, limpeza, normas de formatação ou qualquer outra coisa. Basta adicionar, no local apropriado na folha, seus pensamentos. Esta pode ser a etapa mais gratificante de escrever um papel. Mais tarde outras etapas podem levar tempo, ser um trabalho árduo, às vezes como tirar água de pedra, mas não agora. AshbyPresentation.doc

3/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO

Este é o momento de ser criativo, imaginar tudo o que será preciso e deverá ser feito. Você pode consultar e adaptar este MC a qualquer tempo. Ele torna-se um roteiro para onde você está querendo chegar. O anexo I mostra, em formato de rascunho, a folha de conceito feita enquanto pensava sobre este manual. Algumas partes já estavam previstas, mas maioria foi desenvolvida na hora. Alguns foram adicionados mais tarde, depois que algumas seções já haviam sido desenvolvidas. Esta uma bagunça, mas uma bagunça que orienta a continuidade, mais tediosa, da jornada. É possível que este ponto de partida possa não funcionar para você, mas experimente-o mais de uma vez antes de abandoná-lo. O MAPA CONCEITUAL ainda é a melhor maneira que eu conheço para estruturar um projeto, em blocos, para poder se aventurar no desenvolvimento de um conteúdo. 4 ESTRUTURANDO O DESENVOLVIMENTO Agora, o trabalho duro. No mapa conceitual você já definiu as etapas, agora vamos ver “o que”, e “como” escreveremos o conteúdo de cada uma delas. O desenvolvimento de conteúdos não é necessariamente elaborado seqüencialmente, você pode, a princípio, criar os conteúdos na ordem que desejar. Todas as maneiras de começar a elaborar um conteúdo são boas maneiras, mas devemos evitar desviar o esforço do trabalho fundamental de montar as peças de nosso quebra cabeças (detalhamento de cada tópico/caixa). Uma abordagem possível: Na maioria das vezes o desenvolvimento de um conteúdo/trabalho/projeto de pesquisa começa com a identificação de um problema ou necessidade, ou uma não conformidade. Neste curso foi a necessidade de introduzir o Prezi aos colegas da DMA. Este problema/necessidade é o inicio da atividade de escrever seu trabalho: 1. Deve estar descrito na INTRODUÇÃO e dependendo do caso sintetizado no RESUMO. 2. Com o problema em mente começamos a pensar em soluções (em equipe ou individualmente) e isto exige algum conhecimento sobre o assunto a ser desenvolvido (o que já sabemos sobre ele e onde encontramos estes saberes e novos saberes necessários para pensarmos no conteúdo). 3. E estas soluções possíveis vão se transformando em OBJETIVOS de nosso trabalho. Veja que em apenas três considerações iniciais já temos material para começar a escrever algumas ETAPAS da pesquisa. Podemos:

AshbyPresentation.doc

Começar a INTRODUÇÃO

Começar o RESUMO

Começar a rascunhar os OBJETIVOS

Começar a registrar os conhecimentos mínimos 4/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO

A questão da FORMATAÇÃO DO CONTEÚDO. O rascunho da estrutura já esta pronto, já estão definidas quais as seções de acordo com o tipo do conteúdo/pesquisa/trabalho e você já tem conteúdos para desenvolver o trabalho. Existem duas estratégias: • escrever primeiro e deixar a formatação (tipo de letra, tamanho de letra, elementos auxiliares, etc) para depois. • formatar o conteúdo (textos, elementos auxiliares, sequencia, etc) à medida que for sendo escrito. O importante é saber como formatar cada parte do trabalho. Seguem algumas sugestões: 1. Deve conter uma síntese do que vai ser explicado e não o texto integral da fala

Existe uma regra aceita e criticada de se colocar no máximo 7 linhas e 7 palavras por linha em um slide.

2. Evitar tipos e tamanhos de letra diferentes No power point temos inúmeros tipos de fonte e tamanhos. Devido o sito recomenda-se usar não mais que duas fontes (titulo e caixa de texto) e três tamanhos (titulo =>30, subtítulo 28/30, texto 24/28) No Prezi temos apenas 3 tipos de fontes e devido as características do software (zoon) devemos ter cuidado ao dimensionarmos o tamanho dos objetos a serem visualizados. 3. Cuidado ao colocar figuras e tabelas

• •

• 4. Tendências em relação a Power Point e Similares • • • •

as vezes é melhor não colocar se for falar da tabela toda (exemplo ao lado) dividir em vários slides. Uma quantidade maior de slides não implica em um tempo maior para explicar a tabela .... Se for falar de conteúdos com gráficos compelxos ou tabelas que pelo tamnho ou complexidade forem difíeis de visualizar/entender, pense em disponiblizar um material impresso ....

Uma idéia por slide. Uso de imagens de associação com as idéias. Uso do cloud computing. (hotmail tem recursos para criar, armazenar e apresnetar ppt) Mobilidade/Ubiqüidade. (acesso a qualquer hora, de qualquer lugar, de qlq dispositivo)

AshbyPresentation.doc

5/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO - ANEXO I 1. Definido o problema e a situação atual você pode começar a rascunharda ETAPA DE INTRODUÇÃO 2. Isto o ajuda a tornar mais claro o OBJETIVO principal e os objetivos complementares (se houver algum) e já ir escrevendo sobre eles. Paralelamente você já pode: 3. ir criando a ETAPA do REFERENCIAL TEÓRICO (conhecimentos existentes sobr eo tema. 4. Pensar na metodologia -como mostrar os resultados, nº slides, formatos, etc - a ser usada no desenvolvimento E, muito importante, já ir conversando com seus colegas, com sua chefia e com os conhecedores do tema sobre estas ETAPAS. Com parte da INTRODUÇÃO (descrição do problema e da situação atual), dos OBJETIVOS, do REFERENCIAL TEÓRICO, e do DESENVOLVIMENTO já rascunhados, você já pode começar a pensar na aplicação da metodologia, obtenção dos resultados. 5. Com o trabalho em desenvolvimento, você começa a obter os RESULTADOS e deve ir revisando as etapas anteriores. A revisão e ampliação das etapas anteriores são importantes para facilitar as conversas e verificar as orientações/adequações, além de minimizar os atropelos de última hora para o dia D. 6. E, a medida em que os resultados forem aparecendo você já pode ir começando a rascunhar a etapa com as CONCLUSÕES. 7. Terminada a etapa de CONCLUSÕES e com a revisão das demais etapas você pode agora rever e finalizar a etapa de INTRODUÇÃO . 8. E com tudo isto fechado você vai finalmente definir o TITULO final do trabalho ou apresentação Existem outros componentes do trabalho que podem da apresentação. • CÓPIA IMPRESSA da apresentação • CONTEÚDOS COMPLEMENTARES ao tema da apresentação (textos, links, etc) • MENSAGEM FINAL com dados do apresentador.

AshbyPresentation.doc

6/7


COMO ELABORAR UM CONTEÚDO EM FORMA DE APRESENTAÇÃO - ANEXO II Outra forma de estruturar o desenvolvimento do trabalho: FORMA DE TÓPICOS rascunhados em no máximo duas folhas

AshbyPresentation.doc

7/7


Dicas para elaborar uma apresentação  

Conteúdo baseado na publicação do Prof Ashby sobre elaboração de trabalhos academicos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you