Issuu on Google+

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 28 DE FEVEREIRO DE 2014 | Ano XII | Nº 687

7

Itajaí vai ganhar 496 unidades habitacionais

2

544 vagas são abertas na Educação Infantil

Univali recebe exposição “Brasil de Todas as Copas”

Associação Madre Tereza precisa de voluntários

2

5

Marinheiro é derrotado em Joinville e irá disputar o hexagonal

Operação Carnaval da Codetran começa nesta sexta-feira

8 5

Abertas inscrições do Auxílio aos Estudantes Universitários


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 2 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

544 vagas são abertas na Educação Infantil

Quinhentas e quarenta e quatro crianças que aguardavam vaga nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Itajaí estão sendo chamadas nesta semana para matrícula. As diretoras das unidades já estão com os nomes dos novos alunos, e o contato está sendo feito por telefone. Os pais e responsáveis das crianças têm sete dias para efetivação da matrícula. A abertura dessas 544 vagas é proveniente de obras de ampliações de creches existentes e também de desistências de alunos. Vale ressaltar que as chamadas das crianças já obedecem aos novos critérios estabelecidos em lei, que priorizam famílias em que os pais trabalham em período integral e que possuam a menor renda. Há zoneamentos em que ainda sobram vagas, como é o caso de unidades instaladas nos bairros Arraial dos Cunhas, Espinheiros, Salseiros e Murta. No total, há ainda 525 vagas não preenchidas e sem registro de fila. Nesses casos, no momento do cadastramento, os pais ou responsáveis são avisados das vagas em aberto, mas mesmo assim não há interesse na matrícula. Na maioria dos casos, o motivo é a distância entre a casa do aluno ou a faixa etária. As chamadas podem ser acompanhadas pelo Portal da Educação: educacao.itajai.sc.gov. br. Para visualizar a colocação da criança é preciso ter o número de protocolo.

Mais vagas em 2014

A Secretaria da Educação conta com um plano de expansão para a criação de mil novas vagas na Educação Infantil ainda neste ano. Para isso serão construídas quatro creches e ampliadas nove unidades existentes. As obras já começaram. Da mesma forma ocorreu em 2013, quando foram abertas 1.148 novas vagas, com a construção de 63 salas de aula em três novas creches e nove ampliações.

EXPEDIENTE O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC. Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

direcao@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Carnaval de Itajaí tem diversão para todas as idades Trio elétrico, marchinhas de época, samba, baile adulto, para a terceira idade, matinê infantil e até balada. O carnaval 2014 em Itajaí tem atrações para todos os públicos aproveitarem os festejos de Momo. As comemorações começam nesta sexta-feira (28), com a abertura do Carnaval a partir das 21 horas, ao som de marchinhas de época apresentadas pelo Bloco Siri na Lata, que inicia seu desfile na Avenida Ministro Victor Konder (a Beira-Rio), próximo à Praça Genésio Miranda Lins e segue por toda a via até chegar no Mercado Público, local onde a música divide espaço com a irreverência e alegria dos tradicionais ‘blocos de sujos’, em que homens e mulheres invertem os figurinos e se divertem a valer. Na noite de sábado (01), o público poderá conferir os desfiles da corte oficial do Carnaval 2014 e das escolas de samba a partir das 21h30, no sambódromo instalado no pátio do Centreventos Itajaí. Neste ano, a Realeza é formada pela Rainha Lisandra Martins, Primeira Princesa Thainá Maria Gomes da Silva e Segunda Princesa Shaiane Fernandes, junto com o Rei Momo Sidney Ventura. Ao todo, quatro escolas se preparam para entrar na Avenida.

Clubes

Para quem não gosta de curtir o carnaval na Avenida, uma boa opção são os bailes nos clubes da cidade. O Clube Atiradores, fará o seu baile na sexta–feira (28), a partir das 23 horas. Já no domingo (02), às 15 horas, tem baile da Melhor Idade no Clube Náutico Almirante Barroso. No mesmo local, haverá um baile infantil durante a tarde terça–feira (04), a partir das 15 horas. A Sociedade Tiradentes também irá promover um baile para a Melhor Idade no sábado, dia 01 de março, às 15h. Além disso, as famílias também podem levar as crianças para se divertir no Baile Infantil de Carnaval que vai ocorrer no domingo (02) e na terça–feira (04), às 14 horas.

A Sociedade da Vila também oferece as opções para crianças, adultos e idosos, com a seguinte programação: Sexta–feira (28) – Baile da Melhor Idade (a partir das 15 horas), Baile Adulto que vai acontecer na segunda–feira (03), às 23h. E domingo e terça–feira (02 e 04), matinê infantil, que ocorre das 15h às 19h.

Baladas e Eventos fechados

Mas, quem não é do samba, não fica de fora da folia em Itajaí. Isto porque o município também tem opções para a folia carnavalaesca em outros estilos musicais, como por exemplo, as baladas eletrônicas. O Warung, casa de show situada na Praia Brava, está com a programação definida para sexta (28), com Magda, Benoit& Sergio e Mathew Dekay. No sábado (01), as comemorações contam com a participação de Marco Carola e Dusky. Já na segunda (03), Innervisions, NinaKraviz e Bem Klock irão agitar o público presente na balada. Já o Castelo Montemar também oferece diversas atrações para o domingo (02), a partir das 23h, bem como: House Music, Marco Tomelin, Mandy, Leozinho & Parcionick e Alburquerque.

Univali recebe exposição “Brasil de Todas as Copas” Mostra poderá ser conferida, a partir do dia 5 de março, no Campus da Univali, em Itajaí A mostra “Brasil de Todas as Copas”, promovida pelo Instituto Cultural Soto Delatorre (ICSD) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), pode ser conferida, entre os dias 5 de março e 15 de abril, no Espaço Cultural do hall da Biblioteca Central Comunitária do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí. A mostra reúne mais de 350 peças que contam a história de todas as copas do mundo, com peças únicas e réplicas fiéis, tratando-se da maior e mais completa exposição sobre o tema atualmente em itinerância em todo o mundo. São camisas, bolas, flâmulas, ingressos, troféus, chuteiras e outros itens que fazem parte da história das Copas do Mundo. Entre os destaques estão bilhetes para jogos,

chuteiras e bola oficial da primeira Copa, realizada em 1930. Outros destaques são as camisas de Pelé, Romário, Zico e a utilizada por Ronaldo Fenômeno, todas assinadas por todos integrantes das seleções brasileiras das Copas de 1958, 1970, 1982, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010. O acervo dá mais destaque para a Seleção Brasileira, única a ter participado de todas as Copas. “Ela é um apanhado histórico de nossa Seleção e certamente surpreenderá quem a visitar, não só pelas curiosidades, mas também pela raridade das peças, algumas consideradas únicas”, diz Jules Soto, curador da mostra e proprietário do acervo. A exposição é aberta a visitação, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 18h.

Diretor: Carlos Bittencourt | direcao@bteditora.com.br Colaboradores: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio Rebello Jornalistas: Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JP Renara Almeida – DRT SC04030 JP

Diagramação: Solange Alves | solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região. Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 - e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 3 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

E

LAVANDO PORCO E ENXUGANDO GELO Todo espaço público é fruto de uma construção coletiva, feita a muitas mãos, baseada em consenso e no interesse comum. Esses espaços, portanto, não têm donos específicos, não garantem privilégios, nem exclusividades. Sonho? Sim, um sonho possível. Este é o verdadeiro significado da palavra ‘utopia’, um não-lugar, uma situação que ainda não existe, mas que pode vir a existir. A humanidade persegue utopias desde seus primórdios. A utopia bíblica do paraíso terrestre, por exemplo, é uma delas. O paraíso descrito no Gênesis não se presta a saudades de algo que já existiu e que passou, pelo contrário, o paraíso é a expressão de uma esperança da humanidade, um lugar a ser construído, um modelo abstrato de algo possível de se fazer. Democracia, cidadania, estado democrático de direito, liberdade, bem comum, espaço público preservado, são utopias clássicas da humanidade, desejos do inconsciente coletivo, lugares aos quais queremos ardentemente chegar, possibilidades. Alguns detalhes desses lugares fantásticos são esboçados em nossas conquistas, são parcialmente atingidos após séculos de lutas. A maior parte deles, porém, permanecem no mundo dos sonhos e das simples possibilidades, estão colocados na “Terra do Nunca”. Construção de espaços públicos preservados, isentos de interesses mesquinhos e individuais são sonhos que temos, mas que, com muita frequência, se transformam em terríveis pesadelos. Instituições como os Observatórios Sociais lutam por esses sonhos e, quase todos os dias, ouvimos aquelas frases infelizes e desanimadoras: “Lá vai o paladino...”. “Quantos moinhos de vento já venceu hoje, Don Quixote?”. “Isto que vocês fazem é como lavar porco, é enxugar gelo...”. Não é fácil. Continuamos, porém, exercendo, de modo firme, o controle social, sonhando (e exigindo) participação. Essas são duas realidades intimamente relacionadas. Imaginamos que seja possível, por meio da participação na gestão pública e do controle social poder intervir nas tomadas de decisão do Município; continuamos achando que seja possível orientar a Administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público; continuamos exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação. Continuamos acreditando nas utopias republicanas, pois sabemos que são direitos assegurados pela Constituição Federal, como sabemos, também, que a participação dos cidadãos na formulação e fiscalização das políticas públicas é um mecanismo necessário ao bom desempenho da Administração Pública. É por isso que continuamos monitorando a qualidade na aplicação dos recursos públicos no Município de Itajaí. Jonas Tadeu Nunes Observatório Social de Itajaí

REBELO & ZENDRON ADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Dias de pontos facultativos de Itajaí em 2014

stão definidos os dias de ponto facultativo em Itajaí neste ano. Eles constam no Decreto número 10.203, de 14 de fevereiro de 2014, publicado na edição número 1314 do Jornal do Município, de 21 de fevereiro de 2014, na página 15. Os pontos facultativos que abrangem os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Municipal são os seguintes:  03 e 04 de março, segunda-feira e terça-feira, Carnaval;  05 de março, quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo até às 14 horas;  02 de maio, sexta-feira, após feriado do Dia Mundial do Trabalho;  12 de junho, quinta-feira; 17 de junho, terça-feira; 20 de junho, sexta-feira; e 23 de junho, segunda-feira; dias de Jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, jornada especial das 08h às 14h.  27 de outubro, segunda-feira, antecipação da comemoração do Dia do Servidor Público;

 24 de dezembro, quarta-feira, véspera de feriado de Natal;  26 de dezembro, sexta-feira, após feriado de Natal;  31 de dezembro, quarta-feira, véspera de feriado de Ano Novo; e  02 de janeiro, sexta-feira, após feriado de Ano Novo. O decreto ainda prevê que, caso a Seleção Brasileira de Futebol passe para a segunda etapa da Copa do Mundo, e, em havendo jogos da Seleção Brasileira de Futebol em dias úteis, se repete a regra da jornada especial de trabalho de seis horas consecutivas, das 08 às 14 horas. Além disso, fica determinado que será considerado ponto facultativo o dia 15 de outubro, quarta-feira, Dia do Professor, nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Vale salientar que, nas datas fixadas no decreto, os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão.

Saúde promove capacitação sobre HPV A partir do dia 10 de março, o Brasil se mobiliza para a implantação da vacina contra o HPV no calendário do Ministério da Saúde. Meninas entre 11 e 13 anos poderão ser vacinadas nas escolas e os pais serão os grandes parceiros nesta iniciativa. E é com o objetivo de definir estratégias e sensibilizar os professores das escolas municipais, estaduais e particulares que a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta terça-feira (25), uma capacitação sobre o HPV e a importância da vacina. O encontro será no auditório da Prefeitura, a partir das 14 horas com as orientações da médica especializada em hebiatria (saúde dos adolescentes), Cynthia Malburg, que falará sobre o HPV. Na sequência, a enfermeira da gerência de imunizações da Secretaria de Saúde, Andréa Bittencourt, informará como será a campanha nas escolas. As meninas receberão a primeira dose nas escolas. “A eficácia depende da aplicação da segunda dose a partir do mês de setembro deste ano, disponível em todas as unidades de saúde, e o Ministério da Saúde recomenda ainda uma terceira dose cinco anos após a primeira, em 2019”, informa Andréa. A meta em Itajaí é vacinar 4.568 meninas com idade entre 11 e 13 anos que estudam em 58 escolas

municipais, estaduais e particulares. As unidades de saúde próximas serão o centro de logística das vacinas e as equipes de vacinadores serão responsáveis pela aplicação das doses. A campanha terá um mês de duração e encerrará no dia 10 de abril. “As adolescentes levarão da escola para casa uma carta com informações sobre a campanha aos pais e/ou responsáveis e o termo de recusa, caso sejam contra a vacinação”, explica a enfermeira. Todas serão informadas com antecedência da data marcada para vacinação na escola e deverão estar com a carteira de vacinação. Os pais também podem levar suas filhas para vacinar nas unidades de saúde. Basta levar a carteira de vacina. A Secretaria de Saúde também organiza uma reunião com profissionais das unidades de saúde para definir a logística de vacinação. Será nesta quinta-feira (27), às 14 horas no auditório da Prefeitura. Até então, a vacina contra o HPV era ofertada apenas na rede privada. A imunização é oferecida em três doses via intramuscular. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 4 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Abertas inscrições do Auxílio aos Estudantes Universitários

Trio Elétrico e marchinhas de época abrem o Carnaval de Itajaí Pelo segundo ano, o Bloco Siri na Lata – Carnaval Cultural 2014 vai abrir a programação oficial do Carnaval de Itajaí, na sexta-feira (28). O bloco segue com a proposta de resgatar as marchinhas e os grandes sambas que marcaram época. Neste ano, o Siri na Lata vai percorrer a Avenida Ministro Victor Konder (Beira Rio) em um trio elétrico. A saída está prevista para as 21 horas, no início da avenida (próximo à Praça Genésio Miranda Lins) em direção ao Mercado Público, local onde ocorrerá a concentração dos foliões na primeira noite de festejos, tradicionalmente marcada pela participação dos chamados ‘blocos de sujos’, onde homens e mulheres trocam de papel e se divertem com irreverência e alegria. “Nossa ideia sempre foi resgatar canções que fizeram a alegria de muitas gerações em antigos Carnavais, aliando lazer e cultura para a população e visitantes com um repertório de qualidade”,

conta Chico Preto, um dos músicos que integra o Bloco. Para montar seu repertório, o Siri na Lata fez uma vasta pesquisa e vai passear pela história musical do Carnaval Brasileiro, interpretando uma seleção das marchinhas mais conhecidas do início dos anos 1900 até os anos de 1960, quando os sambas-enredo começaram a ganhar espaço no Brasil. Compõem o Bloco Siri na Lata os músicos Chico Preto (vocal e percussão), Giana Cervi (vocal), Evandro Hasse (Trombone e Trompete), Rafaelo de Goes (Guitarra e Cavaquinho), Ricardo Pauletti (violão), André Truppel (percussão), Mário Jr. (bateria), Braion Jhonny Zabel (Sax) e Duda Cordeiro (Contrabaixo). A apresentação do Bloco Siri na Lata – Carnaval Cultural 2014 é uma realização da Secretaria de Turismo de Itajaí. Patrocínio: Play Records e Tac Print. Apoio: Ceccato Pesca, Paraíso Aquático e Mirim Relógio de Ponto.

A Secretaria da Criança e do Adolescente e da Juventude (SECAJ), informa aos universitários que as inscrições para a bolsa de estudos deste primeiro semestre letivo já estão abertas, os interessados podem se inscrever até dia 07 de março. O atendimento e a entrega da documentação podem ser feitos diretamente na SECAJ, em horário comercial. A lista dos documentos necessários entre outras informações está disponível no link: http://portaldocidadao.itajai.sc.gov. br/c/64. A SECAJ destaca que neste ano houve a alteração da nomenclatura até então conhecida como “Bolsa da Lei Orgânica”, que passou a ter a nova denominação. O acesso no site do Município deve ser feito por meio do link “cidadão”, ao lado direito da página e na sequência, no ícone “Auxílio aos Estudantes Universitários”. Para concorrer à bolsa de estudos, o universitário deve ter residência e domicílio no município, não possuir renda pessoal ou familiar superior a seis salários mínimos nem usufruir de

quaisquer outros subsídios financeiros educativos. Além disso, deverá estar regularmente matriculado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); no Instituto Fayal de Ensino Superior (IFES) ou, em universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), distantes até 60 quilômetros da cidade, desde que o acadêmico frequente algum curso que não seja oferecido pelas instituições de ensino superior de Itajaí. Vale relembrar que a concessão da bolsa de estudos contempla as seis parcelas da mensalidade do semestre letivo. A bolsa cobre inclusive a matrícula. O percentual dos valores da bolsa será determinado pela Comissão de Avaliação da Bolsa de Estudos, podendo ser concedido o índice de 20% até 50% sobre o valor da mensalidade, levando-se em consideração a renda per capita, não excedendo aos créditos limites de um período. Não há renovação automática da bolsa, em razão disto, os beneficiados nos semestres passados deverão efetuar novo requerimento.

Conselho de Turismo elege nova diretoria Foi realizada a primeira reunião de 2014 do Conselho Municipal de Turismo, nas dependências da antessala do Auditório do Centreventos Itajaí, tendo como pauta a eleição da nova diretoria e as ações da Secretaria de Turismo para este ano. O encontro contou com a presença de representantes de todas as 16 entidades que integram o COMTUR. Na eleição, foi escolhido o representante da Associação Intersindical, Aldo Sandri, como presidente do Conselho. A vice-presidência ficou com Rodrigo Luiz Flamia e a função de secretária para Maria Valdete Orci de Campos, am-

bos da Secretaria Municipal de Turismo. Eles passam a responder pela diretoria do Comtur no biênio 2014-2016. Após a escolha dos dirigentes, o Secretário Agnaldo Hilton dos Santos elencou as ações da Setur para este ano, onde se destacam eventos como o Carnaval, a Páscoa, além do apoio a outras importantes atividades que a cidade deve abrigar, como os Jogos Abertos de Santa Catarina. O secretário ainda colocou a Secretaria de Turismo à disposição do Conselho para discutir e propor ações voltadas ao turismo da cidade. O Comtur se reúne mensalmente, e para 2014, o calendário proposto é que os encontros sejam realizados sempre na segunda, terça-feira do mês. Para próxima reunião, dois assuntos já foram propostos: a modificação do regimento interno e a segurança da cidade. O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foi criado em 20 de dezembro de 1996 e um dos seus principais objetivos é funcionar como fórum permanente de caráter consultivo e deliberativo em todas as questões que norteiam o desenvolvimento do turismo no município. WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 5 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

AMFRI e FECAM realizam curso sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal

Quarenta servidores dos municípios da região da AMFRI estão participando do curso sobre o Sistema de Gestão de Convênios – SICONV que teve início nesta semana, na sede da associação, e segue até esta quarta-feira (26). O curso está sendo palestrado pelas representantes da FECAM (Federação Catarinense de Municípios), Marli Burato e Marciele Dallastra, com o objetivo de oferecer orientações técnicas sobre a utilização do Sistema. A iniciativa de realizar o evento foi do Colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI (CGMC). A vicepresidente do CGMC e Coordenadora de Captação de Recursos de Porto Belo, Renata Guerreiro Pereira, destacou que as palestrantes do curso possuem muito conhecimento, assim facilitando o entendimento do tema para todos. “Este curso está sendo bom tanto para pessoas como eu, que já conhecem o sistema, mas precisam se atualizar, como para aqueles que estão conhecendo agora o SICONV, pois as palestrantes estão detalhando todo o conteúdo.”

Renata acrescentou que o curso oferecido pela AMFRI gratuitamente oportuniza aos gestores de convênios dos municípios da região uma oportunidade de troca de informações e esclarecimento de dúvidas. “Nossa área está crescendo muito, e todos que estão aqui, estão interessados em se aperfeiçoar, também é muito importante ter apoio nesse sentido da AMFRI e de nossos prefeitos”. Servidores e gestores municipais responsáveis por licitações, compras, cadastros de propostas, técnicos das secretarias e demais servidores que fazem parte do governo e de alguma forma se envolvem nos processos de transferência voluntária de recursos federais participam do evento. Durante esta terça-feira foram abordados principalmente os temas, cadastramento de propostas, cadastramento de entidades proponentes consulta a programas, execução dos convênios e relatórios das execuções. Já quarta-feira o curso trata dos temas, OBTV – Ordem Bancária de Transferência Voluntária e Prestação de Contas.

Operação Carnaval da Codetran começa nesta sexta-feira Começa nesta sexta-feira (28) a Operação Carnaval da Codetran. Até a madrugada de terça-feira (04), cerca de 40 agentes de trânsito irão trabalhar em sistema de rodízio para dar cobertura à programação de carnaval. Além de organizar o trânsito nos locais onde haverá concentração de foliões, durante o período serão realizadas blitze com bafômetro e radar móvel nos acessos às praias e também nas principais entradas da cidade. As blitze serão feitas em parceria com a Polícia Militar. O trânsito sofrerá alterações. Na sexta-feira (28), a partir das 21h, o trio elétrico sairá da Rua Júlio Coutinho (ao lado da Praça Genésio Miranda Lins), seguindo pela Avenida Ministro Victor WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Konder (Beira Rio) em direção ao Mercado Público. Os motoristas só poderão ir até a altura da Avenida Joca Brandão, onde o trânsito será desviado, para que os foliões façam a festa no trecho entre o Centreventos e o Mercado Público. Quem vem pela Rua Lauro Müller, não poderá utilizar a Rua Almirante Tamandaré para acessar a Avenida Ministro Victor Konder, que neste trecho estará interditada. No horário dos desfiles de carnaval na passarela do samba instalada no Centreventos, no sábado (01) e no domingo (02), caso haja grande circulação de pedestres, a Codetran irá deixar o trânsito em meia pista, ou voltará a interditar a Avenida Ministro Victor Konder.

Associação Madre Tereza precisa de voluntários A necessidade de angariar fundos para o Hospital Marieta Konder Bornhausen motivou membros da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) a fundar a Associação Madre Tereza com o objetivo de unir forças em busca de melhorias para o hospital. O grupo de voluntários, formado por empresários da região e pelos próprios colaboradores do hospital, tem o apoio da CDL Itajaí, Clubes de Serviço, OAB Itajaí e Intersindical Patronal. No entanto, gerenciar a associação não é tarefa fácil. Segundo o presidente da entidade, Marco Seara e o vice-presidente, Sérgio Werner, a associação precisa de pessoas que tenham interesse em fazer trabalhos voluntários. “Nós precisamos de pessoas que se disponham a serem membros da associação, contribuindo com um valor mensal e participando de ações no Hospital Marieta. Aqui os pacientes precisam de carinho e atenção, então os voluntários podem ajudar de várias formas”, explica Seara. Outra forma que a associação pretende atuar é chamando a atenção de empresários para doações e a possibilidade de Renúncia Fiscal.

“Há várias empresas em Itajaí que podem ajudar o Hospital, seja através de doações ou da Renúncia Fiscal, mas o que precisamos primeiro é estruturar a Associação Madre Tereza e divulgar as nossas atividades de forma transparente”, ressalta Werner. Uma das metas para 2014 é chegar a mais de 1 mil membros. Mais informações no telefone: 3249 – 9400. Investimentos Seguindo o exemplo de hospitais que são referência no Brasil a Associação Madre Teresa vai dispor de diversas modalidades de apoio e, com os recursos arrecadados, será possível investir na modernização do serviço prestado pelo Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. As fontes de receita da Associação Madre Teresa serão: -Termos de parceria - Renúncia Fiscal (IR 6% de PF e 1% de PJ) - Doações (mensalidades) - Projetos de voluntariado

Presidente Marco Seara e vice-presidente Sérgio Werner convidam comunidade a participar da associação


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 6 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

e d e a u d e q i a c t o s e em D S

Neide Uriarte neidefestas@matrix.com.br 9977.2390

Bailes Carnavalescos são sucesso no Itamirim Clube de Campo A Coluna Sociedade em destaque, do Jornal dos Bairros, desta semana destaca o sucesso dos bailes carnavalescos, realizados nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2014, na Sede Social do Itamirim Clube de Campo. No sábado, dia 22 de fevereiro foi realizado o Esquenta de Carnaval na Lanchonete do Dimas e logo em seguida o grandioso Baile de Pré Carnaval Adulto, animado pela super Banda Açú, de Itajaí. No domingo, dia 23 de fevereiro, foi realizado o animadíssimo Baile de Pré Carnaval Infantil, abrilhantado com sucesso pela Banda Torre de Babel. Final de semana bem festivo, que marca o início da programação social 2014, do Itamirim Clube de Campo.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 7 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí vai ganhar 496 unidades habitacionais

O

Município de Itajaí, a Caixa Econômica Federal e a empresa Itaipu Empreendimentos CCI LTDA, assinaram o contrato para as obras do Residencial São Francisco de Assis, a ser construído na comunidade da Volta de Cima, Bairro Salseiros. Este é o primeiro contrato de construção de moradias populares pelo programa Minha Casa Minha Vida em Itajaí. A assinatura ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira (24), em ato no Gabinete do Prefeito Jandir Bellini que contou com as presenças da Vice-Prefeita Dalva Rhenius, do Superintendente da Caixa Econômica Federal para o Vale do Itajaí Renato Scalabrin e do Secretário Nacional do Ministério das Cidades Leodegar Tiscosksi, além do deputado federal Décio Lima, secretários municipais, vereadores, imprensa e outros convidados. O projeto do Residencial São Francisco de Assis é destinado a famílias com renda bruta de até R$ 1,6 mil beneficiadas pelo programa “Minha Casa Minha Vida”. De acordo com a Secretaria de Habitação (Sehab), este projeto habitacional é de grande porte e de significativo impacto para o desenvolvimento do município, que foi parceiro na ação ao doar o terreno onde será erguido o conjunto habitacional. No total, serão 496 unidades, construídas no formato de casas geminadas com área total de 46,66 m², sendo dois imóveis no térreo e dois no primeiro piso, totalizando quatro moradias em cada condomínio. Este projeto servirá para abrigar famílias que atualmente vivem em áreas de remoção já defini-

das pela Sehab: moradores das comunidades do Imaruí e da Rua João Dalmolin, na localidade da Canhanduba, além de também contemplar famílias inscritas no cadastro geral da Secretaria de Habitação. O prazo para conclusão da obra é de 15 meses a partir da assinatura do contrato. O Prefeito Jandir Bellini destacou a importância das obras para o município, “mas especialmente, para as famílias que em aproximadamente um ano vão ter uma moradia mais digna”. Ao ressaltar a atenção que vem sendo dada às obras de macrodrenagem – que não são visíveis mas são de extrema necessidade para toda a cidade, o Prefeito ainda ressaltou: “Este é o primeiro contrato que Itajaí assina para quem mais precisa de uma casa, mas temos mais dois projetos para serem assinados, um deles o do Nossa Senhora das Graças. A informação foi confirmada pelo Superintendente da CEF para o Vale do Itajaí Renato Scalabrin. “Este é o primeiro contrato que assinamos com Itajaí mas já temos outros projetos do município em tratativas, como o do Nossa Senhora das Graças, e a nossa expectativa é superar o ano com 1.000 unidades habitacionais liberadas”, revelou. Para Scalabrin, “este é um investimento significativo para a Caixa, ao beneficiar a qualidade de vida dessas famílias do Programa “Minha Casa, Minha Vida” que daqui a 15 meses poderão atingir o sonho de ter uma moradia própria. É um grande avanço para o município, que tem se destacado pela agilidade na gestão de recursos para

a execução de projetos”, ressaltou.

Pró-Transporte

Logo após a assinatura do contrato para a construção das 496 unidades habitacionais do Residencial São Francisco de Assis, o superintendente da CEF Renato Scalabrin entregou ao Prefeito Jandir Bellini a autorização para início do processo licitatório para as obras referentes à pavimentação e drenagem de cinco ruas, por meio do Programa Pró-Transporte do Governo Federal. O investimento total nestas vias é de R$ 4.047.236,18 (Quadro Milhões, Quarenta e Sete Mil, Duzentos e Trinta e Seis Reais e Dezoito Centavos). Deste valor, R$ 3.378.211,74 serão financiados pela Caixa Econômica Federal. A diferença, R$ 669.024,44 (Seiscentos e Sessenta e Nove Mil, Vinte e Quatro Reais e Quarenta e Quatro Centavos) será de recursos próprios do Município de Itajaí.

Estas são as cinco ruas beneficiadas pelos recursos: Rua Antônio José Rebello (Espinheiros)– contemplada com recursos de R$ 997.548,98 Rua Laudelina Dionísio (Cordeiros)– onde serão investidos R$ 927.143,18 Rua Ivana Werner (Cidade Nova) – beneficiada com R$ 575.362,27 Rua São Paulo (Cordeiros) – que receberá investimento de R$ 533.553,33 Rua Osvaldo Leal (Espinheiros) – onde as melhorias estão orçadas em R$ 1.013.628,42

Companhia teatral de Itajaí se apresenta em 18 cidades de três estados A Cia Andante, de Itajaí, começa em março a execução do projeto “Filhos do Vento”, que compreende na circulação do espetáculo “Espia Só” por 18 cidades da região Sul do Brasil. Serão seis cidades em Santa Catarina, seis no Paraná e mais seis no Rio Grande do Sul, sendo realizado em cada cidade uma apresentação do espetáculo e um workshop ou oficina de teatro lambe-lambe. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estão sendo viabilizadas pelo Prêmio da FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2013, do Ministério da Cultura.

O Projeto

“Nós montamos o roteiro de circulação pensando nos mu-

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

nicípios de pequeno e médio porte, com até 70 mil habitantes, normalmente carentes de acesso às produções artísticas e fora dos eixos culturais”, explica a atriz e integrante da Cia Andante, Jô Fornari. O projeto remete ao teatro mambembe e ao povo cigano, que visitam povoados viajando pelo interior do país. Em Santa Catarina, as cidades contempladas serão: Palmitos (03/03), São Domingos (05/03), Xanxerê (06/03), Concórdia (07, 08 e 09/03), São Miguel do Oeste (10/03) e Dionísio Cerqueira (11/03). Já no Paraná, a circulação irá passar pelas cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão, Salto do Lontra, Medianeira, Loanda e Campo Mourão. No Rio Grande do Sul, as apresentações ocorrem em setembro, em mais seis cidades.


Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 687 - 28 de FEVEREIRO de 2014 | Ano XII | Página 8 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Futsal feminino intensifica preparação para competições de 2014 Atletas treinam de segunda a sexta-feira, no Ginásio Gabriel João Collares O futsal feminino de Itajaí, que recebe apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), está em preparação acelerada para as competições de 2014. Desde a semana passada, as atletas estão treinando de segunda a sexta-feira, a partir das 13h30, no Ginásio Gabriel João Collares. As jogadoras terão competições importantes pela frente. Disputam o estadual, Olesc, Joguinhos Abertos

e Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Nestas últimas, elas já entram na fase estadual. No ano passado, o futsal feminino conquistou os Joguinhos Abertos e a Taça Brasil Sub-15, além de ficar em 3º na Olesc e em 4º nos JASC. “Todo ano os resultados só melhoram, nunca houve um ano em que os resultados regrediram”, lembra o técnico Ademar Steil.

Integrantes da equipe feminina da Regata Volta ao Mundo conhecem Itajaí

Marinheiro é derrotado em Joinville e irá disputar o hexagonal O Marcílio Dias foi a Joinville na noite desta quarta-feira, dia 26, e acabou derrotado pelo placar de 4 a 0. Com o resultado, o Marinheiro encerrou a primeira fase do Campeonato Catarinense na sétima colocação, com dez pontos somados. Como não se classificou para o quadrangular final, o rubro-anil irá disputar o hexagonal na próxima fase, que vale vaga na Copa do Brasil de 2015, além de definir os dois rebaixados. A vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano também pode estar em disputa, dependendo da definição da CBF. O primeiro jogo será na próxima quarta-feira, em Ibirama, contra o Atlético. Irreconhecível em campo, o Marinheiro começou pressionado pelo Joinville, que também precisava vencer para se

classificar. O goleiro Rodolpho fez uma sequência de belas defesas nos primeiros minutos, mas aos 10 o arqueiro nada pôde fazer. Jael recebeu livre na entrada da área e chutou no canto para fazer 1 a 0. O atacante do JEC ampliou aos 25 minutos da primeira etapa. Novamente livre e no mesmo setor do campo, Jael chutou forte para ampliar. Dez minutos depois, Wellington Saci bateu falta no ângulo e fez 3 a 0. No segundo tempo, o técnico Guilherme Macuglia mexeu no setor ofensivo da equipe, mas foram poucas chances de gol criadas. O Joinville administrou o resultado e aos 38 selou a vitória com Marcelo Costa, chutando cara a cara com Rodolpho.

Taekwondo de Itajaí participa de confronto técnico no sábado As Diretoras de Comunicação da Team SCA Ocean Racing 2014-2015, Victoria Low e María Salceda, realizaram visita técnica em Itajaí. Nove tripulantes já foram selecionadas para participar da equipe SCA. As demais navegadoras devem ser divulgadas até abril. As candidatas estão passando por um processo de seleção e formação, que é executado por uma equipe de técnicos da base de treinamento em Puerto Calero, Lanzarote. Nenhuma equipe feminina participou da Volvo Ocean Race nos últimos10 anos. A Team SCA deve preencher essa

lacuna. E, para tornar a equipe o mais competitiva possível, um grupo de três treinadores estão ajudando a desenvolver as habilidades de navegação das mulheres. Os treinadores são o brasileiro Joca Signorini, Brad Jackson e Aksel Magdahl, que entre eles completaram nove Volvo Ocean Race. A largada da Regata Volta ao Mundo será realizada no dia 04 de outubro deste ano, em Alicante, na Espanha. E, os barcos partem de Auckland, na Nova Zelândia, em direção à Itajaí no dia 15 de março de 2015. As embarcações devem permanecer na cidade até 18 de abril.

Após sediar o confronto técnico, o Taekwondo de Itajaí terá outro intercâmbio neste sábado (1º) para aumentar a capacidade técnica dos atletas. Desta vez, os itajaienses viajam até Tijucas em busca de mais preparação para as competições de 2014. De acordo com o mestre Lenoir Oliveira, a ideia é que quase todo final de semana tenha um evento deste tipo. “Buscamos fazer uma preparação correta dos taekwondistas de Itajaí. A gente pega eles da base e isso tem ajudado a revelar novos talentos”, analisou. Ao todo, 35 atletas de Itajaí, São

Francisco do Sul, Navegantes, Blumenau e Tijucas participaram no último sábado do intercâmbio. Na oportunidade, só lutaram taekwdondistas faixas pretas. Além deste confronto técnico, o final de semana também teve orientação para os atletas tirarem suas dúvidas sobre as regras. O taekwondo itajaiense terá pela frente neste ano os Joguinhos Abertos, Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), campeonatos estaduais, nacionais e internacionais, que valem pontos para o ranking da Federação Internacional de Taekwondo (WTF, em sigla em inglês).


Jornal dos bairros 28 de fevereiro de 2014