Jornal dos Bairros - 23 Fevereiro 2022.

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 23 de setembro de 2022 | Ano XXIII | N° 1.065

Educa Água oferece passeios gratuitos de barco pela Baía Afonso Wippel Vagas ainda estão disponíveis e as inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site da ANI. Passeios serão realizados no domigo, 25.

PÁGINA 5

Veja como trabalhar na Marejada As oportunidades podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í, pelo site empregos. itajai.sc.gov.br ou via WhatsApp (47) 3246-1190. PÁGINA 5

Reunião com líderes do setor produtivo discute os rumos do Porto de Itajaí para os próximos anos PÁGINA 4


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jorginho Mello quase lá

O senador Jorginho Mello (PL) tem motivos de sobra para estar animado nessa reta final de campanha. Não só porque aparece bem nas pesquisas de opinião, naquelas que têm alguma credibilidade, evidentemente, mas porque a realidade das ruas indica que ele já assumiu condição de favoritismo absoluto para assegurar uma das vagas ao segundo turno. Não bastasse isso, o que se observa é um novo vídeo encaminhado para a campanha do PL, onde Jair Messias Bolsonaro não deixa dúvidas. Escancarou que em Santa Catarina ele é Jorginho Mello. Sem reservas. Isso, indiscutivelmente, vai fortalecer e muito a posição do senador e candidato do PL ao governo. Assim como já ocorreu com Jorge Seif, favoritíssimo ao Senado a esta altura do campeonato. No domingo, depois do comício de Lula da Silva na Capital, quem também deve capitalizar é Décio Lima, candidato em Santa Catarina. Dentro do contexto da verticalização, Jorginho, 22 de Bolsonaro e Décio, 13 de Lula. A conferir a capacidade de transferência do ex-mito entre os catarinenses.

da, é mais uma defecção, de um ex-mandatário estadual na campanha mosaica.

Piada pouca Em outra frente, segue a farra de dados inconsistentes e para os mais variados gostos em Santa Catarina. Corre nos bastidores que algumas empresas de pesquisas colocam somente o nome para o eleitor apreciar. Outros apresentam o nome, o número e o partido; esse é o modelo correto.

Conta outra Ainda mais em um contexto de polarização absoluta. Sobretudo em Santa Catarina, onde um ilustre desconhecido elegeu-se governador, por 18 mil votos o PSL não elegeu um senador, além de fazer 10 deputados.

Lorota e mais lorota Quem não apresenta o número hoje, de forma deliberada, está a manipular, à luz do dia, a opinião pública. Passa a sensação de que há gente querendo camuflar, a todo custo, a realidade eleitoral deste país e deste estado.

Governador de SC na contramão de 2018

Golpe duplo

Não bastassem essas circunstâncias, Moisés ainda teve uma notícia de duplo teor negativo. A confirmação da candidatura de Ralf Zimmer, do PROS, ao governo. Foi o Republicanos, partido do governador, que pediu o indeferimento, rejeitado por unanimidade no TRE-SC.

Prejuízo

O governador não só perde o PROS na coligação como também terá que conviver com Zimmer até o fim da campanha. O candidato tem sido impiedoso com Moisés nos debates e nas redes sociais. Ele parte pra cima de Gean Loureiro também, mas sua metralhadora giratória mira mesmo o atual inquilino da Casa d’Agronômica. O tiroteio acaba de alguma maneira atrapalhando o projeto reeleitoral de Moisés.

Braços cruzados

Outro aspecto absolutamente negativo para ele: o MDB não entrou na campanha. Foram muitos e sucessivos erros cometidos, sobretudo o fato de Moisés não se filiar ao MDB e de rejeitar, de forma desastrosa, o nome de Antídio Lunelli na chapa depois de o jaraguaense praticar o gesto de aceitar ser vice.

Lula aqui

O próprio Paulo Afonso Vieira esteve no palanque de Lula no domingo. Só no do presidenciável ou o ex-governador do MDB também abraçou as campanhas de Décio Lima e Dário Berger? Se for o pacote completo da esquer-

Estamos na penúltima semana antes das eleições. No panorama nacional, é possível observar que nos 27 estados temos a possibilidade de eleição em primeiro turno em pouco mais da metade das unidades federadas. São 14 os estados, incluindo-se aí o Distrito Federal, com perspectiva de governadores se reelegerem no primeiro turno, além dos nomes que despontam onde não há mais possibilidade de reeleição. Os cinco nomes mais prováveis para passar a régua já no dia 2 de outubro são Romeu Zema (Minas), Ratinho Júnior (Paraná), Renato Casagrande (Espírito Santo), Helder Barbalho (Pará) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal). São políticos do Novo (Zema), MDB (Ibaneis e Helder), do PSD (Ratinho) e PSB (Casagrande). Apenas dois governadores candidatos à reeleição não aparecem liderando em todas as pesquisas. Rodrigo Garcia, que assumiu com a renúncia de João Doria Jr, está em dificuldades no maior colégio eleitoral do país, São Paulo. E em Santa Catarina. Por aqui, Moisés da Silva corre o risco inclusive de ficar fora do segundo turno.

Outra realidade Aquele mesmo ilustre desconhecido que surpreendeu em 2018 e que acabou carimbando o passaporte para o segundo, deixando o emedebista Mauro Mariani na estrada, deu uma verdadeira lavada em Gelson Merisio no segundo turno.

Tripé PSL que, em 2018, só elegeu três governadores: Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Ou seja, eleição estadual relevante mesmo o PSL só conseguiu entre os catarinenses há quatro anos.

Viés

Agora o estado está sendo visto com olhos diferenciados de há quatro anos. Terra onde o governador enfrenta sérias dificuldades para renovar o mandato.

Erro crucial

Como ele se distanciou de Jair Bolsonaro depois de ter sido eleito por ele em 2018, o presidente está com outro candidato em Santa Catarina. É o senador Jorginho Mello, do PL, o mesmo 22 de Bolsonaro.

Nova onda

Os sinais de transferência de votos novamente neste pleito, são evidentes. Mesmo havendo outros três candidatos com alguma identificação com o chefe da nação.

Por fora

Moisés, do Republicanos, mesmo distante, tenta pegar uma carona, mesmo que periférica. Mesma situação de Gean Loureiro, que tem Soraya Thronicke como candidata a presidente. O postulante a governador do União Brasil, no entanto, tem no seu coordenador de campanha, João Rodrigues, um bolsonarista de cruz na testa.

On line

Jair Bolsonaro não virá a Santa Catarina sob o risco de perder votos se priorizar um palanque em detrimento dos outros.

Patamares

Curiosamente, pesquisa recente com boa confiabilidade mostrou que Seif e Jorginho aparecem com o mesmo percentual de votos, embora o postulante ao Senado esteja se apresentando agora ao mundo político eleitoral.

Cabos fortes

Dois diferenciais que projetam Jorge Seif: o apoio aberto e reiterado de Bolsonaro e também do empresário Luciano Hang, que inclusive coordena a campanha senatorial do catarinense.

Mão dupla

Até por isso, há uma troca. Para Jorginho também acaba sendo importante ter Jorge Seif na chapa, na medida em que ele, com todo esse respaldo, acaba também agregando votos ao cabeça de chapa. A conferir até onde vai a capacidade de transferência de Bolsonaro em Santa Catarina, mas ela já dá sinais que tem tudo para ser novamente decisiva no pleito estadual.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Candidatos prometem valorizar a indústria e não elevar impostos s candidatos ao governo de Santa Catarina com representação na Assembleia Legislativa assinaram um documento em que firmaram com os industriais catarinenses o compromisso, caso eleitos, de valorizar a indústria, não aumentar a carga tributária e melhorar a infraestrutura de transportes. Esses temas integram os fundamentos da Carta da Indústria 2022, documento que norteou o Diálogo com os Candidatos, evento promovido pela Federação das Indústrias (FIESC) em Florianópolis. “O momento atual é de grandes desafios, porém nos abre uma janela de oportunidades. Por essa razão, é fundamental que o governo a ser escolhido pelos catarinenses mantenha um diálogo permanente com o setor produtivo, com o objetivo de encontrar o equilíbrio entre o crescimento da atividade econômica e o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. A infraestrutura de transportes é a principal demanda da indústria de Santa Catarina para o próximo governo do estado. É o que mostra enquete realizada pela FIESC com 101 participantes terça (20) e quarta (21). Dentre os respondentes, que podiam escolher mais de uma opção, 71 elencaram a infraestrutura como a principal prioridade. Na sequência aparecem a redução da burocracia, qualificação da mão de obra, logística, educação profissional, eficiência da máquina pública e política industrial. Clique aqui e veja a íntegra Confira o resumo da apresentação dos 7 candidatos ao governo que participaram do Diálogo. As falas abaixo estão na ordem de apresentação dos postulantes, definida por sorteio.  Odair Tramontin: Em sua apresentação, ele defendeu a liberdade econômica e a necessidade de uma visão de longo prazo. “A interferência do Estado, a burocracia insana e o regramento excessivo são componentes do atraso e da dificuldade de se investir e de crescer”, disse. Ele destacou que o programa de governo dele foi construído com base em dois eixos: infraestrutura e qualificação da mão de obra. “Em primeiríssimo lugar, a infraestrutura. Ela não é mais gargalo. É colapso. Dias atrás, empreendedores me disseram que, para escoar a produção, os caminhões andam a uma velocidade em torno de 30 km por hora. E, hoje de manhã, vindo de Blumenau, a 150 km daqui, demorei 3h30. Aí imaginei a angústia dos empreendedores que precisam transportar as mercadorias para os consumidores”, afirmou, salientando que as concessões rodoviárias são a alternativa. “Temos um outro compromisso muito firme que é a qualificação da mão de obra”, completou.  Décio Lima: Em seu discurso, ele destacou a importância da indústria. “Absolutamente ninguém pode governar Santa Catarina sem vocês”, disse, dirigindo-se à plateia de industriais presentes. Não há governo

Fabricio Almeida

O

Os temas integram a Carta da Indústria, documento que norteou o Diálogo com Candidatos, evento que a FIESC realizou com a participação de 7 candidatos ao governo de SC; Infraestrutura é a prioridade do setor empresarial

que possa trilhar caminhos de sucesso na economia e na vida das pessoas sem a presença de todos vocês, que são hoje um paradigma para o Brasil, destacou, lembrando que, Santa Catarina tem o sexto maior PIB do Brasil. “Não são vocês que têm que bater na porta do governador, mas sim o governador vai estar aqui debatendo os problemas, muitos deles já trazidos pela Carta da Indústria. Assumo o compromisso de não ser um governador de gabinete”, ressaltou, dizendo que sabe da angústia do setor produtivo em relação à falta de infraestrutura e os desafios da qualificação da mão de obra.  Esperidião Amin: Na sua apresentação, Amin destacou como áreas prioritárias a educação, a infraestrutura de transporte e investimentos em saúde. Ele disse que quem gera emprego não é o governo. “Se o governo afrouxar um pouco das rédeas ou os freios, o empreendedorismo do catarinense dará respostas extraordinárias”, disse, salientando que a capacidade de responder a desafios não é a capacidade do governo, mas sim do empreendedor. Na área de educação, ele chamou a atenção para a importância da qualificação permanente. No campo da infraestrutura, disse que é necessário um plano consistente de investimento, principalmente nas rodovias estaduais. Ele também defendeu a reindustrialização do Brasil, a gestão pública orientada por resultados e o protagonismo nas concessões de rodovias, mas com um sistema regulatório eficiente.  Jorge Boeira: “Tenho convicção de que primeiro, para um país crescer, precisa ter respeito ao direito de propriedade. Segundo, precisa de um rigoroso controle das finanças públicas e investimentos em saúde, educação e ciência e tecnologia”, disse Boeira. Ele ressaltou que Santa Catarina tem

uma produção com valor agregado e diversificação industrial, distribuída por todo o seu território. “No ano que vem, teremos um orçamento de R$ 45 bilhões. É o resultado dos impostos que pagamos. Portanto, a sociedade tem que participar da execução orçamentária. Não há condições de gerir o estado sem o apoio da sociedade e das entidades representativas do setor produtivo”, afirmou. “Venho do chão de fábrica. Como empresário, vejo a empresa de cima, da maneira como está construída e das relações dela com o resto da sociedade. Com a mesma visão de um empresário, o governador tem que olhar o estado de cima e entender o seu modelo de produção”, declarou.  Carlos Moisés: Em sua apresentação, Moisés fez um balanço das ações do seu governo. Ele salientou que Santa Catarina tem a menor taxa de desocupação do país (3,9%), o que mostra a sua força empreendedora. “A Carta diz que a indústria teve que se reinventar nesse período de pandemia que passamos. E sou testemunha disso. Vivemos um tempo novo, de avançar. A infraestrutura é e continua sendo o carro-chefe do nosso governo”, disse, observando que o orçamento para infraestrutura rodoviária é de R$ 600 milhões. Ele também relatou as medidas de desburocratização, como a implantação do governo sem papel e os processos de autodeclaração do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que representam 56% dos processos de licenciamento. Isso abre uma frente de trabalho para tirar da fila os projetos de menor impacto ambiental e atender a indústria, disse, destacando também ações na área de educação, energia e saúde.  Gean Loureiro - Em sua participação, o candidato disse que o estado precisa de uma nova agenda industrial. “E quem

vai apontar o caminho não é o governador, mas sim, vocês”, disse aos industriais presentes no evento. Ele também chamou a atenção para a importância da segurança jurídica para quem empreende. “Assumo o compromisso de não aumentar impostos como convicção de governo. A capacidade de tributar o cidadão e a indústria está no limite. E o que temos que fazer é uma gestão mais qualificada, reduzindo o custeio da máquina pública para garantir a capacidade de investimento. Temos esse compromisso de maneira clara”, afirmou. Ele também destacou a importância de reduzir a burocracia. “Sou da tese que o controle não pode ser no licenciamento, mas sim na fiscalização. Essa é a tendência dos países desenvolvidos, mas continuamos na teoria de que para autorizar o início de uma atividade, de uma empresa, é uma tormenta. Ninguém mais suporta a burocracia”, completou. Jorginho Mello: O candidato destacou a pujança da economia catarinense e ressaltou a contribuição da indústria para isso. “Quero valorizar a indústria. Ela é a locomotiva das outras atividades. É quem puxa, emprega e paga o maior volume de tributos”, disse. Na visão dele, se reduzir a carga tributária, o governo arrecada mais. “O setor produtivo tem que ser o guia do governo”, afirmou. Mello também destacou o trabalho dele enquanto senador, como a aprovação do Pronampe (programa nacional), que auxiliou na manutenção de empregos durante a pandemia. Jorginho explicou que a intenção é criar um programa similar no estado, com foco em micro e pequenos negócios. Ele também defendeu investimentos em infraestrutura, em energia, na área da saúde, principalmente para reduzir as filas nas cirurgias eletivas, e a ampliação do crédito para a área rural.


4

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Reunião com líderes do setor produtivo discute os rumos do Porto de Itajaí para os próximos anos

E

ste é o primeiro encontro entre a ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários e o COFEM Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, depois que ofícios foram encaminhados à autarquia, vinculada ao Ministério da Infraestrutura. Durante a reunião foram apresentadas as preocupações das entidades integrantes do COFEM em relação à manutenção regular das operações portuárias do Porto de Itajaí, já listadas nos ofícios que foram entregues recentemente à ANTAQ. Entre as questões está o processo de transição de concessão a iniciativa privada e o término do prazo da Delegação da União ao Município de Itajaí, o contrato do arrendamento com a APM Terminals, e as operações portuárias, cargas gerais e celulose, hoje realizadas nos berços públicos 3 e 4 que estão previstas para o ano de 2022. Desde que iniciaram as tratativas para o novo edital da concessão do Porto de Itajaí, a ACII vem acompanhando as atividades. Na reunião desta quinta-feira, a presidente da Associação, Gabriela Kelm, falou sobre a importância das entidades se posicionarem em relação a todo o processo que vem sendo conduzido pela Autoridade Portuária de Itajaí, que gera preocupação para o setor produtivo e sociedade civil organizada: “Todos esses trâmites geraram uma insegurança muito grande no setor e para nossos associados, que nos trouxeram essa preocupação e nós que temos o Comitê do Porto, decidimos então trabalhar em cima dessa pauta onde fosse, dentro da prefeitura, Secretaria Nacional dos Portos e conversando também com a APM Terminals.” afirma. A ACII iniciou essa interlocução com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que também defendia o edital, mas que durante as conversas esclareceu que a APM Terminals não havia documentado uma proposta, para também poder participar da concorrência da concessão, posteriormente a proposta foi documentada e agora as entidades aguardam uma resposta da ANTAQ. As instituições, ligadas ao COFEM, lutam para que as propostas do processo seletivo simplificado do contrato de arrendamento transitório da Área Operacional A, que compreende os berços 1 e 2, que confirmou a empresa CTIL Logística como vencedora do edital, sejam canceladas. Para os representantes das entidades, uma nova tratativa deve ser iniciada, levando em conta as preocupações que foram apresentadas no ofício encaminhado à ANTAQ, no dia 1º de setembro deste ano. Apesar do edital já ter acontecido e a empresa vencedora já ter sido divulgada, ainda cabe uma proposta documentada pela atual arrendatária, APM Terminals, já que o edital foi elaborado de forma simplificada “A fragilidade do edital e essa condição de que a APM Terminals pode continuar no contrato de transição, nas bases coerentes e com bases sólidas é o que possibilita a Autoridade Portuária a cancelar o procedimento do mesmo.” esclarece Daiane Maeinchein representante da APM Terminals. O Diretor Geral da ANTAQ, Eduardo Nery acompanhou toda a reunião, junto com outros representantes da Agência e garantiu que os riscos envolvidos e impactos gerados pelo edital serão avaliados pela ANTAQ, já que as consequências de uma iniciativa mal sucedida poderá causar prejuízos para uma atividade que hoje representa 60% da economia de Itajaí “O que nos atrai mais a atenção é o futuro contratado, dentro dessa transição é que ele tenha condições de atender necessidades dos usuários, que ele tenha condições de manter as atuais operações que o atual arrendatário tem agora, que ele executa. Uma escolha mal sucedida pode ter um impacto irreversível

ACII Itajaí recebe candidatos a Deputados Estaduais, Federais e Senadora por Itajaí Há uma semana para as Eleições 2022, a Associação Empresarial reúne 14 candidatos para o Legislativo, que poderão representar, caso eleitos, o Estado na Câmara dos Deputados e na Alesc- Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além disso, a candidata a Senadora Hilda Deola do PDT, também estará presente. O encontro acontece nesta segunda-feira, 26 de setembro, às 19h00 na sede da Associação. Os candidatos terão 05 minutos para apresentar suas propostas aos empresários associados e público presente. A ordem de falas será definida por meio de sorteio dos nomes. Todos os candidatos convidados para o bate-papo têm domicílio eleitoral em Itajaí e trazem propostas para a região. O encontro faz parte da Campanha Confirma Itajaí - Nesta eleição escolha candidatos de Itajaí. A campanha visa garantir a representatividade local nas eleições de 2022, e conscientizar a comunidade da importância do voto. Na ocasião, serão discutidas informações da Cartilha do Projeto Voz Única, que reúne demandas comuns que estão sendo trabalhadas em conjunto com várias ACI’s da região. Após a reunião o material será entregue a cada candidato, esta é uma maneira de firmar um compromisso com cada representante do Legislativo e Senado. Candidatos Confirmados: Deputados Federais Marcelo Werner (PSC) Osvaldo Mafra (Solidariedade) Marcio Gonçalves - Dedé (União Brasil) Patrick Dauer (Patriota) Paulo Bornhausen (PSD) Coronel Onir Mocellin (Republicanos)

para o Porto de Itajaí.” assegura. Nery também explicou que “As áreas A e B serão analisadas de modo separado, pois são processos distintos, contratos distintos. Estamos acompanhando os dois e já devemos ter para uma dessas áreas uma posição, talvez já na semana que vem. Já o contrato de transição que envolve a APM é o que nos causa maior preocupação, até pelo impacto que ele vai ter. Claro que a superintendência tem a preocupação de ser melhor remunerada, mas eu posso assegurar que uma vantagem econômica não se justifica se a premissa de ter a atual movimentação de carga não for atendida.” Para o Diretor de Infraestrutura e Logística da FACISC, Antonio Carlos Guimarães Neto, a reunião foi muito satisfatória “Tivemos uma grande representação das entidades ligadas ao COFEM e de todos que dependem da cadeia portuária. Itajaí sempre foi referência em mobilização dos interesses coletivos, por isso é muito importante que caminhemos rápido para resolver este assunto que acabou gerando impacto muito grande no mercado, para que a gente consiga converter esse quadro o mais rápido possível e garantir naturalmente o melhor andamento das operações em Itajaí, para a economia da cidade e do estado de Santa Catarina que dependem dessa atividade portuária.” esclareceu. Neto também falou sobre como será a atuação do COFEM para a garantia do cumprimento da legislação “A ANTAQ se comprometeu e o conselho é extremamente atuante nesse sentido. Defende a participação das empresas no processo, geração de renda, emprego, liberdade econômica e defende principalmente o respeito à legislação, ao contribuinte e aos interesses coletivos, que são mais importantes que os individuais.” concluiu. O encontro que aconteceu na sede da ACII Itajaí reuniu entidades como FACISC, FAESC, Fecomércio, Seveiculos, Fetrancesc, FIESC, SINDASC, SINTER, ACIN Navegantes, ACIM Imbituba, ACISFS São Francisco do Sul, Intersindical Itajaí, Sindopin, Sebrae, Sindicato dos Conferentes, TAC e ANTAQ.

Deputados Estaduais Thiago Morastoni (Podemos) Anna Carolina (PSDB) Fabrício Marinho (Cidadania) Joaquim Chiniski Filho (Patriota) Sílvia Mendonça (Patriota) Jorge Vieira (Patriota) Léo Góis (Patriota) Rogério Piloto (Patriota) Senadora Hilda Deola (PDT)

Estado de Massachusetts O tribunal de julgamento Tribunal de Sucessoes e Família Intimação de Ação por dependência Com fundamento na GLc . 119, § 39M Número de Documento MI22A0878SJ Vinicius DS Generoso Constantino , (Autor) v. Fabricio Generoso Constantino, (Réu) “Pai Um” Se aplicar, Réu “Pai Dois” Tribunal de Sucessoes e Família de Middlesex Para o Réu nomeado acima: Você está intimado a comparecer no Tribunal de Sucessoes e Família de Middlesex, para a audiência desta queixa por dependência fundada na G.L.c. 119, §39M. Informações sobre a audiência: Moção Data: 5 de dezembro de 2022 Horário: 9h00 Endereço: Lowell Cortroom 14-6º andar Centro de Justiça de Lowell Rua Jackson, 370 Lowell, MA 01852 Você está intimado e exigido a notificar a: Daniel Enoch Phair, Esq. Cujo endereço: Celedon Law 277 Main Street Suite 304 Marlborough, MA 01752 Sua resposta, se houver, à reclamação para a qual é entregue a você dentro do prazo de 7 dias após o recebimento desta intimação, exclusivo do dia do serviço. Você também é requerido a protocolar sua resposta a queixa no escritório de registro do Tribunal da Sucessoes e Família de Middlesex, seja antes da sua resposta ao requerente, ou advogado do requerente, ou dentro de um prazo razoável depois da resposta. Testemunha: Hon. Maureen H Monks, Primeira Juíza desta Corte Data: 25 de agosto de 2022 (Assinatura) Registrante da Corte de Sucessões e Familia


5

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Educa Água oferece passeios gratuitos de barco pela Baía Afonso Wippel Evento, que ocorre neste domingo (25), está com inscrições abertas para participação da comunidade

A

Secretaria de Educação de Itajaí, em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI), realiza no próximo domingo (25) a 2ª edição do projeto Educa Água - Remo, Vela e Educação. A iniciativa encerra as ações da Semana da Água - Itajaí de Mares Limpos e oferecerá passeios gratuitos pela Baía Afonso Wippel. Cerca de 450 vagas ainda estão disponíveis e as inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site da ANI. “É um passeio para toda a família, pois disponibilizaremos embarcações que comportam de quatro a oito pessoas. Pedimos que os participantes levem suas garrafas de água, venham com roupas confortáveis e que não esqueçam de usar boné ou chapéu, além do protetor solar durante o passeio. Vamos remar e preservar”, enfati-

za Ana Júlia Pinheiro Krensiglova, coordenadora geral da ANI. Ao todo, 17 embarcações estarão à disposição da população, das 10h às 17h, para realizar os passeios pela Baía Afonso Wippel. Serão cerca de 500 passeios ao longo do dia com duração de até um a hora. O objetivo do projeto é conscientizar a comunidade sobre a importância dos recursos hídricos no Município. “Promovendo eventos de conscientização como esse conseguiremos proporcionar um meio ambiente mais equilibrado e sustentável para essa e para as futuras gerações. A primeira edição, em 2021, foi sucesso. Para este ano, esperamos um público ainda maior. Toda comunidade está convidada a participar”, afirma a supervisora de educação ambiental da Secretaria

de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira. A solenidade de abertura será realizada no domingo (25), às 8h30, na sede da ANI, localizada na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), nº 1001. Haverá apresentações artísticas com a fanfarra, alunos e professores da Educação Integral da Escola Básica Aníbal César, além de exposição de produções dos alunos dos Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) e das Escolas em Tempo Integral do município. “Estamos trabalhando diuturnamente para que esse evento seja um sucesso e também para demonstrar para toda comunidade o trabalho que é desenvolvido pelos nossos alunos e professores, com as questões ligadas à educação ambiental. Esse, com certeza, é um tema mais que

atual e necessário”, afirma a diretora de Educação Integral e Ações Educativas da Secretaria de Educação de Itajaí, Viviane Verginia Linhares Gasperi.

Reconhecimento internacional

Durante a solenidade de abertura, a Secretaria de Educação de Itajaí receberá uma Medalha de Honra ao Mérito Comunitário pelos trabalhos e projetos na área ambiental desenvolvidos nas unidades de ensino da Rede Municipal. O prêmio será entregue por representantes da South America Brazil American Association of Intergovernmetal Peacekeeping, um órgão ligado às Organizações das Nações Unidas (ONU).

34ª Marejada movimenta economia e gera empregos em Itajaí Cerca de 300 oportunidades de trabalho foram geradas para esta edição do evento A 34ª Edição da Marejada está de volta e promete movimentar a economia do Município de Itajaí durante 18 dias. Cerca de 300 vagas de emprego temporárias foram geradas nesta edição do evento. Deste total, 47 postos de trabalho ainda estão abertos para atuação nos bares e como mascotes da festa. As oportunidades podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í, pelo site empregos.itajai.sc.gov.br ou via WhatsApp (47) 3246-1190. Para preencher a vaga de atendente de bar, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter experiência no serviço, boa dicção e facilidade em operação de sistemas eletrônicos. O trabalho será nos períodos diurno e noturno de 06 a 23 de outubro. Também é necessário ter ensino fundamental completo. Há ainda duas vagas abertas (masculina

e feminina) para atuar como mascotes da Marejada, o Marejão e a Marejoa. Para se candidatar, basta enviar mensagem via WhastApp e escolher a opção “Balcão de Empregos”, depois “Candidatar-se à vaga”. Além disso, é possível fazer o cadastro presencialmente comparecendo na sede do Balcão de Empregos no Centro, no CRAS da Itaipava, no Centro Administrativo do Arraial dos Cunhas ou na Câmara de Vereadores. “A Marejada gera impacto em diversas áreas da economia do nosso município e da região. A festa atrai milhares de visitantes e movimenta a hotelaria, restaurantes e pontos turísticos, além de gerar centenas de empregos temporários para atuação no evento”, pontua o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.


6

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Festival de flores do Bistek anuncia chegada da primavera Evento, de 22 a 25 deste mês, terá 600 tipos de flores, oficinas de penteados e maquiagem infantil e prevê vendas 10% maiores que em 2021 Se na pandemia houve um aumento na procura por vasos, plantas e produtos para hortas caseiras, agora, com a retomada dos eventos, é o setor de flores de corte que está com vendas e produção a pleno vapor. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), as vendas desse tipo devem crescer 12% em relação a 2021. Neste cenário, começa na quinta-feira (22) a 5ª edição da ExpoFlores do Bistek Supermercados, evento que comemora a chegada da Primavera, com mais de 500 variedades de flores e a expectativa de vender 10% a mais que na quarta edição. São mudas, folhagens, temperos, flores de corte e arbustivas e novidades apresentadas este ano na Expoflora, feira nacional realizada anualmente na cidade de Holambra. Uma delas é a Anigozanthos, flor australiana, mais conhecida como Pata de Canguru, por causa do seu formato, e os Petit Artistic, mini buquês coloridos. A programação inclui também oficinas de penteados com flores e maquiagem infantil. As unidades de Itajaí (Bairro São João), Criciúma (Av. Centenário) e Palhoça irão dispor de um espaço exclusivo para fotos. “A ExpoFlores já virou tradição no mercado e as pessoas aguardam o evento para conhecer de perto as novidades, principalmente em decoração da casa e dos eventos”, explica Wagner Ghislandi, diretor de Marketing da rede.

Beijinhos especiais no Dudu

Hoje quero mandar beijinhos especiais, ao lindo Eduardo, filho dos queridos amigos: Melissa Aragão de Souza e Rafael Stein Santos. O Dudu é um menino lindo, educado e muito inteligente! Sempre super-paparicado pelos avós corujas: Lourdes, Dinho, Silvana e Albanir .

Aniversário de Gustavo Grether de Souza

Um grande abraço ao aniversariante do dia 21 de setembro de 2022: Gustavo Grether de Souza. Parabéns! Feliz Aniversário! Que você seja sempre feliz e tenha muita saúde, para aproveitar a vida ao lado de sua esposa Marcela e sua filha Laura.

Aniversário de Geovana da Conceição

A advogada e amiga: Geovana da Conceição comemorou aniversário, no 17 de setembro de 2022. Parabéns! Você celebra 50 anos de vida; é meio século de existência neste mundo lindo e cheio de surpresas! Tenha um dia maravilhoso junto de todas as pessoas que trazem amor ao seu coração! Feliz Aniversário! Abraços com carinho da equipe do “Jornal dos Bairros”.

Aniversário de Ana Clara Vicente A linda e meiga menina: Ana Clara Vicente esteve de aniversário, no dia 11 de setembro de 2022. Ela é filha dos queridos amigos: Katiúscia da Graça Vicente (in memorian e Patrick. Parabéns, Ana Clara! Feliz Aniversário! Que o Papai do Céu lhe abençoe sempre! Beijinhos especiais da amiga Tia Neide

Aniversário de Irene Souza

A querida amiga, Catequista na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento: Irene Souza comemorou aniversário, no dia 18 de setembro de 2022, junto à filha, genro e neto. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Que Ele lhe conceda muito:amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade!


8

Ano XXIII - edição 1.065 - 23 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí tem uma das melhores médias de Santa Catarina no IDEB Na avaliação dos anos finais, cidade obteve a terceira melhor média do Estado entre os municípios com mais de 200 mil habitantes

O

Município de Itajaí registrou uma das melhores médias de Santa Catarina no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, divulgado na última sexta-feira (16). Apesar do contexto pandêmico que o país enfrentou nos últimos dois anos, a cidade desenvolveu diversas estratégias de aprendizagem e obteve um bom resultado no índice, conforme avaliação da Secretaria Municipal de Educação. Nos anos iniciais, as unidades escolares municipais obtiveram nota 6.3 e colocam a cidade como a quarta melhor de Santa Catarina entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, à frente de Florianópolis (5.9), Chapecó (6.2) e Criciúma (6.2), por exemplo. Já nos anos finais, Itajaí tem a terceira melhor média do Estado (5.4) entre as grandes cidades, atrás apenas de Joinville (5.9) e Blumenau (5.8). Além disso, os números estão acima da média estadual. Na região da Amfri, o Município também se destacou e obteve a segunda melhor média nos anos iniciais junto com Bombinhas e Itapema, que obtiveram o mesmo resultado (6.3). Nos anos finais, a cidade é a segunda melhor atrás de Itapema (5.5). É importante ressaltar ainda que das 41 escolas de nível fundamental da Rede Municipal de Ensino, 20 alcançaram a meta (nos anos iniciais ou finais).

Estratégias de aprendizagem

Entre as estratégias adotadas pela Secretaria de Educação para minimizar os transtornos causados pela pandemia estão: o investimento em aulas on-line (com todas as disciplinas do currículo e foco nas habilidades socioemocionais), a criação de ambientes de aprendizagem (Google for Education/Plataforma do Estudante), aulas na TV e entrega de materiais impressos para estudantes que não possuíam acesso à internet. Em agosto de 2020, quando Itajaí retomou as aulas presenciais, foi realizada uma busca ativa dos alunos para evitar a evasão escolar. O Município de Itajaí também foi um

dos poucos que reprovou os estudantes que não compareceram ou não atingiram as notas necessárias. Algumas cidades catarinenses, por exemplo, adotaram o critério de aprovação automática o que aumenta o índice no IDEB, porém não apresenta uma análise real. “Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo. O que foi atingido foi através de muito trabalho e os dados do Município de Itajaí são dados reais, porque mesmo dentro de um contexto pandêmico, fomos atrás dos alunos para evitar a evasão escolar e também só aprovamos aqueles que tinham plenas condições de avançar de ano. Junto com o Conselho de Educação é que buscamos esse caminho e vamos continuar priorizando a nossa educação para que ela evolua a cada ano, analisando a proficiência de todos os nossos estudantes, em especial, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, enfatiza a secretária de municipal Educação, Elisete Furtado Cardoso.

Itajaí tem as escolas mais bem avaliadas da região

Além do bom desempenho geral no IDEB, entre as 10 escolas de anos finais mais bem avaliadas da região, oito são de Itajaí (Escola Básica João Duarte, Escola Básica Maria Dutra Gomes, Escola Básica Francisco Celso Mafra, Ariribá, José Potter, Yolanda Ardigó, Elias Adaime e Maria Rosa Heleno Schulte). Já entre as escolas de anos inicias, Itajaí tem três entre as 10 melhores da região (Grupo Escolar Jorge Domingos, Escola Básica Yolanda Ardigó e Padre José de Anchieta), todas com nota

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

média padronizada acima de 7.0 e mais de 0.4 pontos acima da meta do IDEB 2021, que era de 6.6 (para os anos iniciais). A partir de agora, com a divulgação dos resultados, a Secretaria de Educação

fará uma análise geral e individual de cada unidade de ensino do município para traçar um plano de ação para melhorar os índices para a próxima avaliação do IDEB.