Jornal dos Bairros - 02 Setembro 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 02 de setembro de 2022 | Ano XXIII | N° 1.062

Cerca de 5 mil pessoas vão desfilar no 7 de setembro em Itajaí Local será a Beira-Rio . As comemorações de 7 de setembro em Itajaí vão movimentar a Beira-Rio. O desfile oficial deve ocorrer a partir das 8h30, com o hasteamento do Pavilhão Nacional em frente ao Centreventos Itajaí. Em seguida, às 9h, começará o Desfile Cívico, com a presença de aproximadamente 5 mil pessoas, entre estudantes, entidades e forças de segurança. A largada será em frente ao Centreventos em direção à Praça Genésio Miranda Lins (em sentido contrário à circulação de veículos).

Município de Itajaí investe mais de R$ 9 milhões em melhorias nas ruas São Vicente e João Goulart

Semana da Pátria

Já a Semana da Pátria do Município de Itajaí inicia no dia 05 de setembro (segunda-feira), com uma Solenidade de Abertura, às 9h30, na Praça Governador Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no Centro da cidade. A programação segue com homenagens cívicas nas Unidades de Ensino do Município até o dia 09 de setembro (sexta-feira).

Semana do Pescado terá promoções nos Mercados do Peixe de Itajaí

Marcos Porto

PÁGINA 3

Divulgação Sindipi

PÁGINA 4


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

2022 - Um 7 de setembro com mais emoção!

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. O 7 de setembro é um feriado nacional que historicamente foi marcado por comemorações públicas, na maioria das 5.570 cidades brasileiras. Oficialmente, a data que marca a Independência do Brasil é o dia 7 de setembro 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do ‘Grito do Ipiranga’. A Lei Federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o ‘Dia da Independência’ um feriado nacional, o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do Reino de Portugal. A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se estendeu de 1821 a 1825. Mas com o passar dos anos, nestes duzentos anos de independência, a data foi mais ou menos comemorada, atraindo o interesse da população, dependendo da situação política que o país vivia. Este ano, 2022, o 7 de setembro vem com um significado especial. Estamos há um mês das eleições que vão definir os rumos da nação, pois serão escolhidos senadores, deputados federais e estaduais, que têm a missão de fazerem e fiscalizarem o cumprimento das leis, bem como o novo presidente da república. E aquele sentimento de patriotismo, de amor à bandeira, de amor à pátria, voltou com tudo neste ano, justamente por causa das eleições. Participar das comemorações de 7 de setembro, vestindo as cores do Brasil, significa para muitos a luta pela liberdade, como o foi há 200 anos. Estamos vivendo tempos sombrios, onde a nossa liberdade de expressão está ameaçada. Ir às ruas neste 7 de setembro, significa também mostrar que Deus, Pátria, Família e Liberdade são os bens mais preciosos que temos e não podemos perder jamais.

Foi afastado em duas oportunidades em caráter temporário. Depois dos sustos, ele mudou a forma de se relacionar com o mundo político. Passou a se articular com os deputados e prefeitos. Até o setor empresarial mereceu alguma atenção. O governador foi salvo dos dois processos e entrou num novo ritmo administrativo. Chegou a ter 30 dos 40 deputados estaduais em sua base. Maioria esmagadora. Também se notabilizou liberando recursos vultosos às prefeituras, via deputados, o famoso Pix do Moisés. Passou a viver um novo momento. Só que no período da pré-campanha não conseguiu costurar os acordos indispensáveis para se viabilizar como forte candidato à reeleição.

Liberais

Ela é candidata a deputada federal. Pelo PL do senador Jorginho Mello, que vê em Moisés seu maior adversário até aqui. Jorginho estimula a vice a assumir o governo em caso de licença de Moisés. O senador do PL não quer ver concretizado este acordo Republicanos-MDB.

Bola de segurança

Evidentemente que o governador só passará o bastão para o Moacir Sopelsa. Ele não entregará a gestão a sua desafeta Daniela.

Riscos

Há outro componente neste contexto eleitoral. Com Sopelsa assumindo o governo, outro líder do PL, o deputado Maurício Eskudlark, assumiria a Alesc.

Segurando a onda

MDB

O primeiro grande erro de Moisés da Silva, indiscutivelmente, foi não ter se filiado ao MDB. Partido que no frigir dos ovos, na convenção, acabou fechando com ele. Indicou o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, candidato a vice, o deputado federal Celso Maldaner ao Senado.

Rasteira histórica

Ambos, Udo e Maldaner, fritaram Antídio Lunelli, que teve o nome confirmado nas prévias após renunciar à prefeitura de Jaraguá do Sul. Seu tapete foi puxado. Quando todos imaginavam que o MDB iria com tudo para a recondução de Moisés, o que se observa é que a parceira não deslanchou. Muito antes pelo contrário.

Por cima

A militância emedebista não mergulhou na campanha majoritária. A base está indiferente ao candidato escolhido pelos mandatários, prefeitos e deputados.

Vários pedidos de impeachment deram entrada no Legislativo e não foram lidos pelo atual chefe do Poder. O advogado Leandro Maciel, candidato a deputado federal pelo PROS, já anunciou que assim que Eskudlark assumir irá protocolar novo pedido de impeachment de Moisés. A motivação seria um suposto abuso de poder econômico na atuação de Moisés da Silva durante a pré-campanha.

Pedra de tropeço

Já imaginaram se Eskudlark aceitar o início de um novo processo de impedimento do governador às vésperas da eleição? Seria um estrago enorme. Ao fim e ao cabo, ainda não dá pra cravar, longe disso, que Sopelsa irá realmente assumir o governo catarinense de forma interina. Como consequência, também não dá pra projetar o ingresso do MDB na campanha eleitoral do atual governador do estado.

Clima polar

O ambiente é tão frio que Moisés da Silva se viu obrigado a entregar o governo a Moacir Sopelsa. O deputado que preside a Assembleia Legislativa foi um dos grandes fiadores do acordo que levou o partido para a aliança do governador.

Sucessão de erros

Na hipótese de Moisés ter se filiado ao MDB essas disputas todas, esse desgaste brutal, não teriam ocorrido. Ele seria o candidato à reeleição pelo partido. O emedebista-raiz, lá da ponta, ainda não assimilou o fato de o maior partido do estado estar apoiando um nome filiado ao Republicanos, que tem um deputado estadual em Santa Catarina. E goela-abaixo.

Manobra arriscada

Sinuca de bico

A vida não está fácil para Moisés da Silva. Tudo bem que em 2018 ele era um ilustre desconhecido e como azarão acabou eleito governador na onda do 17. Assumiu cercado de expectativas e enfrentou uma série de dificuldades. Primeiro porque se enclausurou no palácio residencial, ignorava a todos. O isolamento o levou a enfrentar dois pedidos de impeachment.

O problema é que essa última tentativa de trazer o MDB para a campanha em favor do governador enfrenta dificuldades. A transição para a interinidade de Sopelsa está marcada para sábado. Até agora, contudo, a vice-governadora Daniela Reinehr ainda não assegurou que também irá se licenciar para que o presidente da Alesc assuma o Executivo.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí tem a segunda maior geração de empregos entre as grandes cidades de SC Números apontam quase 5.500 novas vagas geradas nos sete primeiros meses de 2022 Itajaí é a segunda cidade de Santa Catarina na geração de empregos formais entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Os dados são referentes ao mês de julho e foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Em 2022, o saldo acumulado é de 5.499 empregos gerados no Município, de janeiro a julho. Somente em julho de 2022, foram criadas 363 novas vagas com carteira assinada em Itajaí. O resultado coloca o Município a frente de outras grandes cidades como Joinville (345), Criciúma (189) e Blumenau, que teve um déficit de 332 vagas. Já no acumulado do ano, o Município permanece entre os que mais geraram vagas no Estado, atrás de Joinvile (6.669), Florianópolis (6.330) e Blumenau (6.247). Itajaí também está entre os 100 melhores saldos do Brasil junto com outras sete cidades catarinenses. “Novamente registramos saldo positivo na geração de empregos em Itajaí.

Esses números demonstram a retomada econômica no Município e são impulsionados principalmente pelo setor de Indústria. A expectativa é seguir nesse caminho de crescimento ao longo do ano”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Bastos. Os setores que puxaram o saldo positivo de empregos em Itajaí no mês de julho foram: Indústria, Comércio e Serviços.

Como encontrar uma oportunidade O Município de Itajaí oferece à população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho os serviços do Balcão de Empregos. Nesta semana, estão disponíveis 1.180 oportunidades na cidade. As vagas podem ser consultadas pelo aplicativo Conecta.í, no site empregos.itajai.sc.gov.br ou via WhatsApp (47) 3246-1190. Para se candidatar às vagas via WhatsApp, basta enviar mensagem e escolher a opção “Balcão de Empregos”, depois “Candidatar-se à vaga”.

Município de Itajaí investe mais de R$ 9 milhões em melhorias nas ruas São Vicente e João Goulart As obras de reurbanização e macrodrenagem têm previsão de entrega em 2023 Marcos Porto

O Município de Itajaí dá continuidade à grande operação de melhorias na mobilidade e infraestrutura da cidade. Mais de R$ 9 milhões serão investidos nas ruas São Vicente, no bairro São Vicente, e Presidente João Goulart, no bairro Dom Bosco. O objetivo é melhorar a qualidade das vias e também do trânsito local. A obra de reurbanização da rua São Vicente, uma das principais vias do bairro, já começou. Ao todo, estão sendo investidos R$ 5.073.184,15 para contemplar toda a extensão de 1.209 metros da via com drenagem pluvial, esgoto sanitário, pavimentação e novas calçadas. No momento, a obra segue com a drenagem e o assentamento de tubos no trecho entre as ruas Antonio Cirilo Dutra e São Joaquim. Após a conclusão desta etapa, os trabalhos serão no trecho entre a rua Antônio Cirilo Dutra e avenida Adolfo Konder. A previsão é que a via seja concluída até abril de 2023. Já a rua Presidente João Goulart recebe melhorias na macrodrenagem. Estão sendo implantadas galerias duplas de 2 metros de comprimento por 1,5 metro de largura para ligar o Rio Itajaí-Mirim à rua José Siqueira. A intenção é resolver o problema de escoamento de águas do bairro Ressacada e evitar alagamentos no local. Até agora já foram aportados R$ 1.074.400,06 de um total de R$ 4.768.777,28 previstos para a obra, que deve ser finalizada em fevereiro de 2023. “O Município de Itajaí realiza uma grande operação de repavimentação de ruas por toda a cidade. Paralelo a isso continuam as obras de infraestrutura e macrodrenagem para melhoria da mobilidade urbana, eliminação de problemas com alagamentos e garantia de mais qualidade de vida para os cidadãos”, destaca o secretário de Obras de Itajaí, Rogério Rocha.


4

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Semana do Pescado com promoções nos Mercados do Peixe de Itajaí Ação nacional começou na quinta-feira (01) e segue até o dia 15 de setembro

D

esde ontem , quinta-feira, os Mercados do Peixe de Itajaí participam da Semana Nacional do Pescado. Serão 15 dias de promoções para estimular o consumo de peixes e frutos do mar na cidade. Haverá ofertas variadas, entre elas: corvina, anchova, tainha, salmão, tilápia, camarão, emplastro e abrótea. A Semana Nacional do Pescado tem o apoio do Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Diretoria Executiva de Pesca), e do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi). No último ano, a campanha gerou um incremento de 30% no consumo de pescados em relação ao mesmo período de 2020. As promoções seguirão até 15 de setembro. No Centro de Abastecimento Paulo Bauer, o Mercado do Peixe do Centro, os 27 boxes terão de dois a três itens em promoção. O espaço, que fica na avenida Ministro Victor Konder, nº 43, funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 7h às 14h. Os seis boxes do Mercado de Peixe Vitor Joaquim Soares (São Vicente), localizado na rua Vereador Airton de Souza, nº 508, também participarão da semana. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Capital Nacional da Pesca

Responsável por 55% do mercado nacional da pesca e líder na venda de pescado congelado no país, o Município de Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil. Ao todo, a cidade tem aproximadamente 500 embarcações de pesca industrial nas mais variadas modalidades de captura, cerca de 40 indústrias de pescados congelados e a maior enlatadora de pescados da América Latina. O setor da pesca de Itajaí é referência em tecnologia, inovação e qualidade. A cidade, considerada a Capital Nacional da Pesca, é a única a ter um escritório da Secretaria Nacional da Pesca e a manter o programa Peixe nos Bairros, por meio do Caminhão do Peixe. O segmento é também o maior gerador de empregos da cidade, sendo responsável por quase 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Unidades de Saúde abrem neste sábado (03) para campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite Neste sábado (03), oito unidades de saúde do município estarão abertas para dar continuidade às campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite. O funcionamento será das 8h às 17h nas unidades Itaipava, Jardim Esperança, Rio Bonito, Fazenda 1, Crescem, São Vicente, Cidade Nova 2 e Santa Regina. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal do público contemplado pelas campanhas. A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite busca erradicar a doença e atingir 95% do público-alvo. A vacinação é feita de forma oral, desde que a criança tenha recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. O público-alvo são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Durante a imunização, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos das crianças: carteira de vacinação, cartão do SUS e documento de identificação com CPF.

Divulgação Sindipi


5

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Confira a programação de shows do 24º Festival de Música de Itajaí Apresentações acontecem de 03 a 10 de setembro, todas gratuitas

A

24ª edição do Festival de Música de Itajaí contará com 23 oficinas, 04 workshops e mais de 20 apresentações. O evento ocorrerá de 03 a 10 de setembro e neste ano, os shows ocorrerão na rua, com programação 100% gratuita. Encontros inéditos entre artistas de Itajaí e artistas convidados da cena nacional também marcam esta edição do festival. Serão montados três palcos no Centro da cidade que homenagearão artistas falecidos que se apresentaram e participaram de atividades formativas do festival. O Palco Arthur Maia (Praça Arno Bauer) sediará apresentações do intervalo das oficinas, na “Hora da Sineta”, no período da tarde, terá shows de sábado (03) a sexta-feira (09), às 19h, e no sábado de encerramento (10) as atrações iniciam às 11h. Já no Palco Elza Soares (Praça da Igreja Matriz) haverá shows em todas as noites do evento, sempre às 20h30. E no pátio interno da Casa da Cultura será montado o Palco Fernando das Neves onde ocorrerão workshops musicais e painéis de discussão. Haverá ainda apresentações itinerantes em diversos locais da cidade, em horários variados, com três grupos locais e um grupo convidado, com objetivo de divulgar o festival e promover intervenções musicais em locais de grande circulação da população. O Festival de Música é uma realização do Município de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Câmara Setorial de Música de Itajaí.

Confira a programação de shows e apresentações do 24º Festival de Música de Itajaí:  03/09 20h30 - Camerata Florianópolis e Expresso Rural – Palco Elza Soares (acessibilidade em Libras)  04/09 19h – Oros Boros – Palco Arthur Maia 20h30 - Hermeto Pascoal – Palco Elza Soares  05/09 19h – Ozéias Rodrigues Quarteto – Palco Arthur Maia 20h30 - Arnou de Melo – Palco Elza Soares  06/09 19h – Grupo Livre de Percussão (GLiP)

– Palco Arthur Maia 20h30 - Vanessa Moreno e Salomão Soares – Palco Elza Soares (Acessibilidade em Libras)  07/09 19h – Da Cor do Canto – Palco Arthur Maia 20h30 - Toquinho e Ricardo Pauletti – Palco Elza Soares - (Acessibilidade em Libras)  08/09 19h – Banda e Choro do Conservatório de Música – Palco Arthur Maia 20h30 - Vocal Brasileirão – Palco Elza Soares - (Acessibilidade em Libras)  09/09 19h – Violeta Alvez – Palco Arthur Maia

20h30 - Roberta Campos e Rizzih – Palco Elza Soares  10/09 11h – Samba de Bárbara convida Natália Pereira – Palco Arthur Maia 12h - Grupo Desengaiola – Palco Arthur Maia 18h – Tarrafa Elétrica - Festival Rock’n Beer - Centreventos 19h30 - TerrAvista - Festival Rock’n Beer - Centreventos 21h - Duca Leindecker e Banda “Turnê Triângulo”- Festival Rock’n Beer - Centreventos Apresentações itinerantes pela cidade: - Oros Boros - PercuSax - Tom Peixeiro - Orleans Street Jazz Band

Mercado Público sedia rodas de choro e jam sessions durante o 24º Festival de Música Os tradicionais encontros, canjas e desafios de improvisos musicais estão confirmados nesta 24ª edição do Festival de Música de Itajaí. As rodas de choro ocorrerão domingo (04), terça-feira (06) e quinta-feira (08). Já as jam sessions serão segunda-feira (05), quarta-feira (07) e sexta-feira (09). Todas as atrações ocorrem no Mercado Público, a partir das 22h. O Grupo Choro Arrumadinho, de Brusque, se apresenta na roda de choro de domingo (04). Na terça-feira (06) é a vez dos Chorões do Porto, de Itajaí. O Quarteto Mulheril, de Florianópolis, encerra o ciclo das rodas de choro do festival deste ano, na quinta-feira (08). As rodas serão coordenadas pelo violonista e professor Ricardo Pauletti. A programação tem como objetivo, segundo ele, mostrar a diversidade dos movimentos relacionados ao choro que estão acontecendo no estado de Santa Catarina. À frente da organização das jam sessions está o baterista Osmar Schultz (Peninha). Nas três noites, uma banda base iniciará as apresentações e, em seguida, dá-se oportunidade para outros artistas subirem ao palco para tocarem juntos. O grupo oficial da jam é formado por Alexandre Vicente (contrabaixo), Daniel Montero (guitarra), Evandro Hasse (metais), Giovani Sagaz (teclado) e Peninha (bateria).


6

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

Aniversário da Sra. Maria Alice Wolff

Nossos cumprimentos à Sra. Maria Alice Wolff, pela passagem do seu aniversário no dia 31 de agosto. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para sua família e seus amigos!

Aniversário de Ailton Limas Patrício

Parabenizamos o amigo Ailton Limas Patrício, pela passagem do seu aniversário, no dia 30 de agosto. Ele atuou muitos anos em Itajaí como Professor de Educação Física. Atualmente participa de jogos de futebol no Itamirim Clube de Campo.

Homenagem ao saudoso Dr. Arvelino Bini

Em reunião realizada no dia 20 de agosto, a Assembléia da Academia Catarinense de Odontologia outorgou o Título de Vulto Emérito (em memória) ao Cirurgião Dentista Arvelino Bini, com direito a ter sua foto entronizada na Galeria de Vultos Eméritos na Odontologia Catarinense, exposta na sede da instituição, bem como ter seu currículo nos registros da Academia. A entrega do título será feita para seus familiares, em Sessão Solene que será realizada em 18 de novembro.

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Carlos Roberto Castilho dos Santos

Faleceu no dia 25 de agosto o exgerente do Bancri, Carlos Roberto Castilho dos Santos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, onde tratava um câncer. Deixa a esposa Noely, filhos: Robson e Bruno, nora: Aline e netos: Maria Clara e Cadu. Seu corpo foi velado no Crematório Vaticano em Balneário Camboriú, onde houve uma Cerimônia de Despedida. Seus amigos e Irmãos da Loja Maçônica Ciência e Liberdade prestaram uma justa homenagem, a um dos seus fundadores.

Cantinho da Saudade: Sr. Valdo Leite Rodrigues

Faleceu no último domingo, dia 28 de agosto o Sr. Valdo Leite Rodrigues. Ele atuou muitos anos, como fabricante de esquadrias de alumínio. Foi participante do Grupo de Tiros, seu passatempo preferido, no Clube Atiradores. Era casado com a Sra. Pedrina Sandri Rodrigues e deixa filhos, noras, genros, netos e bisnetos.


8

Ano XXIII - edição 1.062 - 02 de setembro de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

GOVERNO DO ESTADO

É hora de conquistar os indecisos, mostra pesquisa eleitoral em SC Na consulta estimulada, com a apresentação da relação de candidatos e seus vices, 31,36% dos entrevistados pela Visão Pesquisas ainda não tinham definido seu candidato ao Executivo estadual

O

s postulantes ao Governo de Santa Catarina têm uma missão decisiva neste início de campanha eleitoral: conquistar o voto do eleitor que ainda está em dúvida sobre quem vai escolher para o comando do Executivo catarinense. Na sondagem realizada pela Visão Pesquisas, no período de 17/08 a 23/08, junto a 1250 eleitores, o número de indecisos é relevante. Na consulta espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, a parcela dos entrevistados que informaram não saber em quem votar ou não quiseram opinar chegou a 55,20% do total de respostas. Os mais lembrados foram o atual governador (8,56% dos entrevistados), seguido de perto por Jorginho Mello (8,40%). Foram lembrados, também, Gean Loureiro (4,40%), Esperidião Amin (1,92%), Décio Lima (1,52%), Jorge Boeira (0,32%) e Odair Tramontin (0,32%).

Estimulada

Ao apresentar aos entrevistados os postulantes ao Governo do Estado, com seus respectivos vices, o resultado apurado pela Visão Pesquisas registrou o seguinte ranking de intenção de votos: Carlos Moisés (Republicanos)/Udo Dohler (MDB):15,84%; Jorginho Mello (PL)/Delegada Marilisa (PL): 14,24%; Esperidião Amin (PP)/Dalírio Beber (PSDB): 11,20%; Gean Loureiro (União)/Eron Giordani (União): 9,12%. Embora Moisés apareça numericamente à frente, pela margem de erro de 2,5%, há o empate técnico com Jorginho Mello. O mesmo ocorre com Gean Loureiro, tecnicamente empatado com o candidato do PP. A candidatura de Décio Lima (PT)/Bia Vargas (PSB) recebeu 6,64% das intenções de voto. Outros candidatos somaram 2,56%: Professor Alex Alano (PSTU)/Gabriela Santetti (PSTU) 0,88%; a candidatura de Jorge Boeira (PDT) 0,56%; Odair Tramontin (Novo)/Ricardo Althoff (Novo) 0,48%; Ralf Zimmer (PROS)/Ana Lúcia Meotti (PROS) 0,48%; Leandro Borges (PCO)/Jair Fernandes (PCO) 0,16%. Também na pesquisa estimulada, o número de indecisos ainda é bastante alto: 31,36%. Branco/Nulo/Não vai votar somaram 4,32%; Não Opinaram: 4,72%.

Segundo turno

Os diversos cenários pesquisados mostram uma disputa mais acirrada entre os quatro primeiros colocados, tecnicamente empatados em função da margem de erro. Em todas as simulações de segundo turno, permanecem elevados os números de indecisos, de brancos/ nulos e dos que não pretendem votar. No confronto Moisés x Jorginho Mello, o candidato do PL aparece com 22,00% e o atual governador registra 21,28%. No duelo com Amin, Moisés soma 23,20% e o progressista 17,68%. Já no embate entre Esperidião Amin e Jorginho Mel-

lo, o postulante do PL contabilizou 22,40% e o progressista figurou com 18,08%. Contra Gean Loureiro, o atual governador registra 23,28% das intenções de voto e o ex-prefeito de Florianópolis 17,28%. Na disputa com Décio Lima, Moisés chega a 26,24% e o petista a 10,72%. No cenário Amim x Décio Lima, o progressista registra 23,28% e o candidato do PT 11,36%. Na simulação Jorginho Mello x Décio Lima, o senador do PL aparece com 26,08% e o petista com 10,64%. No confronto entre Gean Loureiro x Décio Lima, o ex-prefeito de Florianópolis chega a 20,64% e o candidato petista a 12,56%.

Rejeição

A grande maioria dos entrevistados (79,44%) informou não ter nada contra qualquer candidato. A maior rejeição ficou com Décio Lima (7,12%). Na sequência, aparecem o atual governador (6,72%); Jorginho Mello (2,64%); Esperidião Amin (1,68%) e Gean Loureiro (0,56%).

Mudança de voto

A Visão Pesquisas consultou os entrevistados se a intenção de voto para o Governo do Estado era definitiva ou poderia mudar. 51,20% declaram um voto definitivo; 36,56% afirmaram que poderiam mudar de opinião; 12,24% não opinaram.

Sobre a pesquisa

Numa parceria com a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina - Adjori/SC, a Visão Pesquisas realizou a sondagem eleitoral com 1250 entrevistados de forma presencial, em municípios de todas as regiões do Estado, no período de 17/08 a 23/08 de 2022. A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa no TRE/SC é SC04411/2022. Mais informações sobre a pesquisa no site da empresa; http://www. visaopesquisas.com.br/

Ressalva

A Visão Pesquisa esclarece que durante a coleta dos dados prevista no registro da pesquisa, houve substituição do candidato Dr. Dalmo, devido à sua renúncia, pelo candidato Adilson Buzzi, na chapa com o candidato Jorge Boeira. Todavia, considerando que a pesquisa já estava acontecendo na data prevista no registro, não teria como realizar a alteração dos nomes, pois haveria dois tipos de questionários, invalidando o que já havia sido realizado até o momento. Assim, considerando, portanto, que a mudança no questionário mudaria também o planejamento da coleta, e em consequência plano amostral e as datas estipuladas no registro, seguiu-se a pesquisa conforme estava descrito no registro da pesquisa.