Jornal dos Bairros - 22 Julho 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 22 de julho de 2022 | Ano XXIII | N° 1.056

Marcos Porto

Itajaí tem o maior investimento em saúde entre as grandes cidades de Santa Catarina

Festa do Colono: Final de semana com comidas típicas e música sertaneja!

PÁGINA 4

Complexo Portuário de Itajaí movimenta 8.3 milhões de cargas no primeiro semestre de 2022

PÁGINA 3


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jorginho encerra negociações com o PP e vai de chapa pura

O senador Jorginho Melo (PL) informlou que depois de muitas conversações, tanto com Esperidião Amin quanto com dirigentes do PP, tomou a decisão de rumar para as eleições deste ano em chapa pura. Deixou clara que sua candidatura é irremovível e assim como Jair Bolsonaro, vai compor a majoritária apenas com liberais. Jorginho já decidiu que será uma mulher a sua companheira de chapa na disputa pelo governo, possivelmente uma empresária. Em contato telefônico ontem com Bolsonaro, informou que recebeu pesquisa demonstrando que 83% dos eleitores de Jorginho direcionam voto para Bolsonaro; em compensação, apenas 40% da intenção de votos em Amin vai para o presidente candidato à reeleição. Jorginho segue no sábado para o Rio de Janeiro e no domingo participa da convenção nacional do PL que vai homologar a recandidatura de Bolsonaro.

com Moisés, indicando Udo Döhler de vice

Três para uma

No MDB, contudo, também haverá disputa ao Senado. Os postulantes são os deputados federais Celso Maldaner (presidente licenciado da seção estadual do partido) e Peninha Mendonça, além do ex-governador Paulo Afonso Vieira, que só aparece de quatro em quatro anos.

Indefinição

O escolhido vai disputar o Senado pelo MDB. Seja ao lado de Moisés da Silva ou então na chapa liderada por Antídio.

Água da rocha

Nesta última hipótese, a vaga de vice poderá ser destinada ao PROS, que tem o Defensor Público Ralf Zimmer Junior como pré-candidato ao governo. Ele foi o proponente do primeiro pedido de impeachment contra Moisés da Silva lá em 2020.

Sábado: Dia “C” para algumas definições partidárias

O calendário aponta para o sábado como o Dia C de Santa Catarina. C de convenções. Será uma data efervescente do ponto de vista político no território catarinense. O União Brasil confirmará o nome de Gean Loureiro como cabeça de chapa, tendo Eron Giordani, do PSD, de vice. Ao Senado, o também pessedista Raimundo Colombo, que já cumpriu mandato na Câmara Alta e elegeu-se duas vezes governador.

Mar vermelho

A peça acabou derrotada na Alesc, mas Ralf ganhou holofotes e enfraqueceu Moisés politicamente. Faz forte, dura e cerrada oposição ao governador. A escolha do Defensor poderá ser uma resposta de Antídio ao atual inquilino da Casa D’Agronômica, que recusou o bem-sucedido, empático e carismático empresário em sua chapa. Antídio havia aceitado compor de vice para pacificar e unir o MDB.

soluta desarticulação política, com decisões totalmente equivocadas nesta fase de pré-campanha. Ou o governador não ouve ninguém ou está muito mal assessorado sob o aspecto da engenharia política e eleitoral.

Mais de 5,4 milhões de pessoas aptas a votar na eleição esse ano em SC

No próximo dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitoras e eleitores catarinenses estarão aptos a votar para elegerem deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Em 2020, nas Eleições Municipais, o eleitorado era de 5.205.928. Em dois anos, houve um acréscimo de 283.730 novos eleitoras e eleitores (+5,45%), até mesmo por conta da reincorporação de 102.959 mil pessoas que tiveram seus títulos cancelados por não realizarem o cadastramento biométrico nos anos de 2018 e 2019. Vale destacar também a inscrição do jovem eleitor (de 16 e 17 anos), que aumentou de forma significativa, saindo do patamar de pouco mais de 15 mil para aproximadamente 56 mil jovens que, embora não de forma obrigatória, podem exercer a cidadania plena para elegerem seus representantes nestas eleições. A maioria do eleitorado em Santa Catarina é feminino. São 2.849.469 mulheres, o que equivale a 51,91%, contra 2.640.188 eleitores do sexo masculino (48,09%). Além disso, 52,54% dos eleitores do estado se disseram solteiros e outros 38,41% casados.

Plano B

PP e PTB

Além de UB e PSD, o PP lançará Esperidião Amin ao governo na mesma data. O PTB também fará sua convenção. Os trabalhistas homologarão a candidatura do deputado estadual Kennedy Nunes ao Senado, deixando as outras duas posições em aberto visando possíveis alianças. As conversações mais avançadas são com o próprio Amin e seu grupo no PP.

Tensão no ar

A mais esperada movimentação do sábado C, contudo, é a do MDB. O Manda Brasa fará sua convenção na Alesc, mesmo local e no mesmo dia em que se reunirão os convencionais do Republicanos de Moisés da Silva.

Um, dois

Os emedebistas se reúnem antes. E vão para o voto. Os mais de 500 eleitores do Manda Brasa vão escolher entre os projetos de Antídio Lunelli na cabeça ou a aliança

Considerando-se a possibilidade de Moisés da Silva não levar o MDB, apesar do Pix e de outros mimos, o governador deverá investir no PP. Já se fala no deputado Altair Silva, de Chapecó, que foi secretário de Agricultura do atual governo, como nome para vice. Ah sim, resta combinar com os turcos, ou melhor, com o turco. Esperidião Amin vai topar esse encaminhamento?

PPix

Além de Altair Silva, Zé Milton Scheffer, também deputado estadual, é pró-Moisés. Ocorre, que a família Amin: o filho João, a esposa Angela e o próprio senador do PP não querem esta solução para o PP Barriga-Verde.

Ascendência

Esperidião Amin tem maioria na convenção e não dá o menor sinal de que abrirá mão de nova candidatura ao governo em favor de Moisés da Silva. Se isso ocorrer, o chefe do Executivo ficará apenas com o PSDB e outras siglas menores. Será resultado de sua ab-

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Complexo Portuário de Itajaí movimenta 8.3 milhões de cargas no primeiro semestre de 2022 Foram movimentados 729.399 TEUs durante os meses de janeiro a junho

O

Complexo Portuário de Itajaí chegou à marca de 8.335.984 toneladas de cargas movimentadas em contêineres durante o primeiro semestre de 2022. O dado representa 729.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no período. Ao todo, foram registradas 478 escalas de janeiro a junho deste ano. Na margem direita, que engloba a área da APM Terminals e os berços públicos, os dados também são expressivos: foram 2.064.950 toneladas movimentadas no primeiro semestre, o que representa 175.427 TEU’s. “Neste primeiro semestre, o Porto de Itajaí apresentou números expressivos em suas movimentações. Para os próximos meses, provavelmente alcançaremos números ainda mais favoráveis e significativos. O Porto de Itajaí demonstra diariamente que a gestão municipalizada é eficiente e promove o crescimento, no que abrange todos os setores portuários.

Isso demonstra a pujança para a economia do município, para o Estado e União”, enfatiza Fábio da Veiga, superintendente

do Porto de Itajaí. Em relação ao mês de junho, o Complexo Portuário de Itajaí alcançou uma

movimentação de 1.307.391 toneladas de cargas em 73 escalas, o que totaliza 113.285 TEU’s. Para o segundo semestre de 2022, a expectativa é que o complexo siga no ritmo de crescimento. O setor portuário também aguarda uma resposta do Governo Federal sobre a renovação do convênio de delegação com o Município de Itajaí e a manutenção da Autoridade Portuária Pública e Municipal no processo de desestatização. “Com a melhoria da condição do acesso aquaviário, em virtude da nova bacia de evolução, conseguimos receber navios maiores e permanecer competitivos no mercado. A tendência é que o Complexo Portuário de Itajaí continue inovando. Todos os números positivos registrados nos primeiros seis meses deste ano refletem o esforço da Autoridade Portuária em promover o desenvolvimento do terminal e permanecer com uma gestão pública e municipal por pelo menos mais 25 anos”, conclui Fábio da Veiga.

Semasa oferece curso gratuito sobre ligação de imóveis na rede de esgoto O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura promove no dia 26 de julho, terça-feira, mais uma edição do curso sobre correta ligação domiciliar à rede coletora de esgoto, voltado a proprietários de imóveis dos bairros Centro e Fazenda, locatários, comerciantes e profissionais da construção civil. A capacitação é gratuita e será oferecida das 18h30 às 21h30, no Salão Paroquial da Igreja da Fazenda, em parceria com técnicos da empresa Echoa Engenharia, responsável pelas vistorias do Programa É Só se Ligar. No curso serão dadas dicas e orientações sobre como deve ser a ligação do imóvel na rede, instalações hidrossanitárias, desativação do sistema de fossa, especificações corretas de uma caixa de gordura, diferença entre rede de esgoto e drenagem pluvial, além de conhecer todos os pontos analisados pela fiscalização. O participante poderá ainda tirar dúvidas com os engenheiros. O mesmo curso já foi promovido nos bairros Praia Brava e Cabeçudas, regiões em que o número de imó-

veis com irregularidades na ligação do esgoto chega a 80%, sendo a maioria em relação à instalação da caixa de gordura. Conforme o diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, grande parte das irregularidades é cometida por desconhecimento técnico. “A caixa de gordura precisa ter a dimensão correta e passar por limpeza frequente para evitar contaminação. Sabendo como proceder, o morador ou comerciante faz a adequação do imóvel e evita notificações e multas”, explica. O Semasa iniciou, em dezembro de 2021, as vistorias de imóveis na Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e parte da Vila Operária. As equipes passam no imóvel e solicitam que o morador faça o agendamento da vistoria pelo WhatsApp (47) 99265 6598. Caso seja observado algum erro nas instalações, é dado prazo de 90 dias para regularização. O curso oferecerá certificado de participação e terá outras edições neste ano. O Salão Paroquial está localizado na Rua Amaro Jacques, nº 85. Não é necessário fazer inscrição.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros.

O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


4

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Final de semana com comidas típicas e música sertaneja! Marcos Porto

A 37ª Festa Nacional do Colono de Itajaí iniciou ontem, quinta-feira (21) e segue até o domingo (24) com boa gastronomia, shows regionais e nacionais, apresentações culturais, expofeira de animais e diversas vivências rurais. O evento ocorre no Parque do Agricultor, localizado na comunidade da Baía, e tem entrada gratuita. Veja a programação deste final de semana:

22/07 (sexta-feira)

22h - Show Nacional Tradição - Palco principal 23h30 - Baile Tradicionalista - Salão principal

8h às 20h - Recepção dos pequenos animais e aves - Galpão de exposições 9h - Julgamento dos animais das raças Devon, Nelore e Charolesa - Galpão de exposições 10h - Pesagem das raças Angus e Limousin - Galpão de exposições 14h30 - Baile da Terceira Idade com Legião Gaúcha e Rogério Blum - Palco alternativo 1 18h - Apresentação musical com a Banda GT 80 - Palco alternativo 1 20h - Show Nacional Sem Abuso - Palco principal 22h - Show Nacional Dazaranha - Palco principal 23h30 - Baile Tradicionalista - Salão principal

24/07 (domingo)

10h - Missa em Ação de Graças - Palco alternativo 1 11h30 - Premiação desfile dos animais classificados - Galpão de exposições 12h - Apresentação cultural (Boi de mamão / Taikô / Capoeira) - Palco alternativo 1 13h - Apresentação musical com a banda Coração Pirata - Palco alternativo 1 13h - Apresentação musical com o grupo Plano de Deus - Palco alternativo 2 13h30 - Início das atividades culturais na Casa do Colono e Engenho 14h - Apresentação musical com Tareco Véio e grupo Portal de Vaneira - Palco alternativo 2 15h - Apresentação musical com Legião Gaúcha - Palco alternativo 1 17h - Encerramento e liberação dos animais - Galpão de exposições 18h - Apresentação musical com Lucas Walker - Palco alternativo 1 20h - Show Nacional Maiara e Maraisa Palco principal

23/07 (sábado)

9h - Competições esportivas entre as comunidades rurais - Campo de futebol e Galpão de Bocha 9h - Julgamento de animais das raças Limousin e Angus - Galpão de exposições 11h - Abertura oficial da 26ª Expofeira Agropecuária - Galpão de exposições 11h - Apresentação cultural (Boi de mamão / Taikô / Capoeira) - Área externa de frente salão principal 13h - Apresentação musical com João Vicente - Palco alternativo 1 13h - Festival Sertanejo - Palco alternativo 2 15h30 - Apresentação musical com Ramon e Felipe - Palco alternativo 1 18h - Apresentação musical com Grupo Campeiraço - Palco Alternativo 1 20h - Show Musical Israel Lucero - Palco alternativo 1

ACII e Sebrae realizam mais uma edição do Empretec em Itajaí

Carolina Copello

Quando duas instituições comprometidas com a capacitação e acolhimento dos empreendedores se juntam, o resultado desta parceria só poderia ser positivo. É o caso do Programa Empretec, realizado entre os dias 11 e 15 de julho na Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae. Esta edição contou com 21 participantes. O grupo foi formado por empreendedores experientes, com o negócio consolidado, mas também por quem sonha em abrir a própria empresa e prosperar. “O Empretec tem apoio irrestrito da ACII devido a sua importância para o fomento do empreendedorismo em nossa cidade, contribuindo significativamente para a profissionalização dos empreendedores. Eu sou fã do Empretec porque ele é prático e objetivo, com linguagem simples e acessível, e serve tanto para quem quer aprender a empreender quanto para quem já tem o próprio negócio e está precisando de uma injeção de ânimo”, declara a Presidente da ACII, Gabriela Kelm. Durante a imersão, os participantes tiveram aulas com uma equipe de especialistas que aplicaram atividades práticas e abordaram as dez principais posturas de empreendedores de sucesso, totalizando uma carga horária de 43 horas. Entre os temas trabalhados estão o autoconhecimento, a identificação dos pontos fortes da personalidade do empreendedor, a busca de oportunidades, comprometimento, persistência, autoconfiança, metas estabelecidas, persuasão e iniciativa. Além de ser uma oportunidade para fazer muito network, o programa oferece uma visão de mundo diferenciada através da revisão dos conceitos de gestão. O Programa Empretec tem por objetivo desenvolver as habilidades comportamentais do empreendedor, com foco em novas formas de identificar negócios e potencializar os resultados da sua empresa. A metodologia de ensino é baseada nas diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de pesquisas científicas. Anualmente, cerca de 10 mil empresários participam do Empretec no Brasil.


5

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí tem o maior investimento em saúde entre as grandes cidades de Santa Catarina Município aplicou R$ 2.489,42 por pessoa em 2021, valor duas vezes maior que as médias estadual e nacional. Ao todo, foram mais de R$ 546 milhões investidos na área Marcos Porto

Marcos Porto

O

Município de Itajaí é destaque no ranking das grandes cidades de Santa Catarina (acima de 200 mil habitantes) com o maior investimento na área da saúde em 2021. De acordo com dados obtidos no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Governo Federal, a cidade aplicou R$ 2.489,42 por pessoa no período, valor duas vezes maior que as médias estadual e nacional (R$ 1.209 e R$ 1.046 por capita, respectivamente). Na comparação com as grandes cidades do Estado, o Município lidera a listagem de investimentos públicos em saúde. A cidade está à frente de Joinville

(R$1.693,02 por habitante), Chapecó (R$ 1.647,11), Blumenau (R$ 1.502,07), Criciúma (R$ 1.413,72), Florianópolis (R$ 893,30) e São José (R$ 833,50). Em 2021, Itajaí aplicou mais de R$ 546,3 milhões na área, sendo R$ 337 milhões somente com recursos próprios. “Não medimos esforços para salvar vidas da nossa população durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19 e isto se reflete nos inúmeros investimentos realizados. A saúde sempre foi uma prioridade e nesse período tão difícil não poderia ser diferente. Seguiremos aportando recursos para garantia de um atendimento humanizado aos nossos cidadãos”, ressalta o

prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Em relação à região da AMFRI, Itajaí também foi a cidade que mais utilizou recursos em saúde no ranking per capita. No comparativo com o segundo colocado, o Município investiu 15,5% a mais por habitante. Já em relação ao terceiro colocado, o valor chega a ser quase 37% maior. Os investimentos em saúde representam 28,78% da receita total arrecadada através de impostos pelo Município, quase 14% a mais do percentual previsto por lei. Do total aplicado, as áreas que mais receberam recursos foram a Assistência em Média e Alta Complexidade (61,37%) e a Atenção Básica (31,23%). Outros 35,92%

foram utilizados para despesa com pessoal e 2,70% foram direcionados à compra de medicamentos, conforme o SIOSP. “Em 2021, a Assistência em Média e Alta Complexidade recebeu grandes investimentos em função da pandemia, principalmente, para a garantia do atendimento hospitalar. Porém, a Secretaria de Saúde também aporta recursos na Atenção Básica, uma área prioritária e responsável pela maioria dos atendimentos à população. Melhorias nas estruturas de saúde e a contratação emergencial de profissionais são alguns exemplos dos investimentos feitos”, comenta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Itajaí divulga novo boletim epidemiológico sobre dengue, chikungunya e zika Levantamento traz informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Município A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, divulgou na quarta-feira (20) novo boletim epidemiológico sobre a situação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti na cidade. O levantamento reforça o alerta para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente contra a dengue. De acordo com o boletim, foram registrados 272 casos positivos da doença no Município no período de 02 de janeiro a 16 de julho deste ano. Deste total, 166 casos são autóctones (transmissão dentro do município), 20 são importados (transmissão fora do município), 20 são indeterminados e 66 casos ainda em investigação. Este é o sexto boletim emitido em 2022 sobre o assunto. Conforme os dados registrados, o número de casos de dengue confirmados neste ano é

24% menor do que no mesmo período de 2021, quando havia 360 casos positivos na

cidade. Os bairros com mais casos autóctones são: São João (34 casos), Cordeiros

(27), Cidade Nova (21), Fazenda (14), Itaipava (13) e São Vicente (12). O total de focos também reduziu: em 2022 foram encontrados 729 focos em 17 bairros. Na comparação com o ano anterior, quando foram identificados 917 focos, observa-se uma redução de 21%. Apesar da diminuição, foi registrada neste ano a morte de um morador de Itajaí por dengue. “Nossas equipes seguem nas ruas realizando o trabalho de prevenção, orientação e eliminação de focos do Aedes aegypti. É importante que a população faça sua parte e reforce os cuidados preventivos para não deixar água parada, principalmente não jogando lixo em terrenos baldios. Muitas vezes uma tampinha de garrafa pode ser um criadouro. Todos precisam ficar atentos”, reforça Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle de Dengue de Itajaí.


6

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Pedro Molleri

Um abraço dos amigos do Jornal dos Bairros a Pedro Molleri, que comemorou aniversário, no dia 29 de junho.n Ao amigo desejamos muito amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade!

Cantinho da Saudade: Nair Vechi

Nossos sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Nair Vechi Hüves. Ela faleceu no dia 13 de julho. Deixou o esposo, o Vilmar Hüves, o filho, Ivan Ricardo Hüves, a nora, Eliane Kessler Hüvesce o neto, Rafael Kessler Hüves. Que a amiga Nair tenha tido uma passagem de muita luz e serenidade, ao encontro do Pai Celestial!

Aniversário de Sônia Regina Marcelino

Um grande abraço à querida amiga Sônia Regina Marcelino, que comemorou aniversário, no dia 07 de julho. Aniversário é o início de uma nova jornada e espero que seja leve a sua caminhada. Desejo a você muita paz e prosperidade! Há sempre motivo para comemorar, não importa a idade!

Aniversário de Dr. Luiz Fernando Molleri

O advogado Dr. Luiz Fernando Molléri completou 70 anos de vida. Ele reuniu a família e amigos, numa linda e emocionante comemoração, realizada, na Barraca Sabiá do Itamirim Clube de Campo. Um delicioso buffet de feijoada, preparado especialmente pelo Chef Marcos de Brusque. A decoração estava linda, principalmente as camisas que o aniversariante, já usou em todos os Campeonatos de Futebol do Itamirim.

Homenagem ao Lions Clube Itajaí Verde Vale

Homenagem recebida na Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí, pelos 50 anos de Serviços do Clube Itajaí Verde Valeprestados à nossa cidade de Itajaí e também outros municípios. A Presidente CaL Maria Goreti de Oliveira Ulbricht é quem representou toda a história, recebendo e emocionando a todos os presentes e ainda contamos com ex-presidentes com mais de 40 anos e atuando e servindo aos menos favorecidos nesta caminhada da Vida.

Aniversário de Camila Cristina Pasold Brasil Pizzatto

Comemorou aniversário no dia 18 de julho Camila Cristina Pasold Brasil Pizzatto. Ela festejou junto do marido, Richart, dos filhos Raíssa e João Carlos e da sua mãe Rozi. Parabéns pelo seu dia! Neste aniversário, desejo que você perceba o quanto possui o amor genuíno de toda a sua família e seus amigos. Você é uma pessoa incrível que merece ser feliz para sempre e conquistar todos os seus sonhos. Feliz seu dia e feliz seja para sempre. Estou aqui torcendo sempre por você. Aproveite seu dia com pessoas que te amam e com o que você mais gosta!


8

Ano XXIII - edição 1.056 - 22 de julho de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Seis espetáculos do Festival de Teatro Toni Cunha terão acessibilidade em libras Evento envolve grupos e companhias de todas as regiões do Brasil Confira os espetáculos que terão acessibilidade em libras:  22/07 (sexta-feira) 20h – Espetáculo Cabelos Arrepiados - Buia Teatro Company (Manaus/AM) - Classificação: Livre - Teatro Municipal de Itajaí – preço popular  23/07 (sábado) 11h – Espetáculo Para Contar Estrelas - Grupo Cirandela (Criciúma/SC) - Classificação: Livre Praça Arno Bauer - gratuito  26/07 (terça-feira) 20h – Espetáculo Kintsugi: 100 memórias - Lume Teatro (Campinas/SP) - Classificação: 14 anos - Teatro Municipal de Itajaí – preço popular  28/07 (quinta-feira) 20h – Espetáculo Depois do Silêncio - Os Buriti Produções Artísticas (Brasília/DF) - Classificação: Livre - Teatro Municipal de Itajaí – preço popular

O 7º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha movimenta Itajaí desde ontem e vai acontecer até o dia 31 de julho com uma série de atividades e atrações. Para ampliar o acesso à programação, o evento contará com seis espetáculos que serão traduzidos por intérpretes em libras (língua brasileira de sinais) para inclusão de surdos. Entre as peças que terão acessibilidade há três delas com classificação indicativa livre, duas para pessoas com mais de 14 anos e a de abertura do festival, que acontece nesta quinta-feira (21), indicada para pessoas com mais 16 anos. Cinco destes seis espetáculos ocorrerão no Teatro Municipal e um na Praça Arno Bauer. Esta edição do festival apresenta multiplicidade nos gêneros teatrais e também em relação à linguagem. Os sotaques diversos, formas e jeitos de se comunicar permeiam a programação, que envolve grupos e companhias de todas as regiões do Brasil.

 31/07 (domingo) 20h – Espetáculo Terror e Miséria no Terceiro Milênio - Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (São Paulo/SP) - Classificação: 14 anos - Teatro Municipal de Itajaí – preço popular As entradas para as peças que estarão no Teatro Municipal podem ser adquiridas pelo site Ingresso Nacional (www.ingressonacional.com.br) e na bilheteria do teatro. O valor é R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos por lei ou mediante a doação de 1kg de alimento ou um pacote de absorvente). A programação completa do evento está disponível no blog: 7festivaltonicunha.blogspot.com