Jornal dos Bairros - 20 maio 2022

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 20 de maio de 2022 | Ano XXIII | N° 1.047

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

Nova Bacia de Evolução registra marca de 900 giros

PÁGINA 3

Entidades sociais e veículos de imprensa programaram uma manifestação para este sábado, 9h, em frente ao Ferry-Boat de Itajaí. Manifestação pacífica, que contará com apoio de um trio elétrico (caminhão de som), será para conscientizar a empresa concessionária deste serviço público sobre a flexibilização no pagamento na travessia de veículos. Foi solicitado o apoio da CODETRAN, Polícia Militar e GM para respaldar o movimento.

Advogado de Itajaí é candidato a uma vaga para desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) Dr. Jaime da Veiga Júnior, CEO do escritório Jaime da Veiga Advocacia e Assessoria Empresarial, com 26 anos de experiência em direito do trabalho, é candidato a uma vaga para desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12). Casado e pai de duas meninas, Dr. Jaime é Bacharel em Direito, desde 1996, formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); além de técnico em Transações Imobiliárias, pela Secretária da Educação e do Desporto (1996); especialista em Direito Processual Civil, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC), desde 2005; pós-graduado pela Magistratura do Trabalho – Amatra (2013); pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdência Social – Católica SC (2020) e Mestre em Gestão de Políticas Públicas, pela Univali. Ao longo de sua carreira, Dr. Jaime participou ainda como juiz leigo, na Comarca de Navegantes (SC), em 2006; membro do Conselho da Subseção da OAB Itajaí (SC), de 1998 a 2012; além de membro do Tribunal de Ética (TED) da seccional OAB/SC, em 2012.


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

fidelidade ao partido, especialmente à figura de Dário Berger, de quem ele se afastaria alguns anos depois.

Vale tudo

Loureiro disputou a reeleição na Capital já pelo DEM, levando Dário Berger a apoiar a ex-desafeta Angela Amin. A ex-prefeita não fez 5% dos votos em 2020. Isso que ela havia perdido para o próprio Gean Loureiro por pouco mais de 1 mil votos quatro anos antes.

Sonho

A divulgação do vídeo pelos emedebistas é sinal de que só uma hecatombe levaria o MDB a fechar com o candidato do União Brasil, que tem o respaldo do PSD.

Convescote na Capital

O fim de semana foi de movimentação para o PSD Barriga-Verde. Gilberto Kassab, o dono do partido neste país, esteve em Florianópolis. Foi recepcionado por Paulo Bornhausen, anfitrião de um convescote que contou, ainda, com a presença de Gean Loureiro. O ágape teve direito a publicação nas redes sociais. A foto é autoexplicativa. Agora se entende porque o herdeiro do clã Bornhausen abandonou o Podemos e voltou ao PSD para ser candidato à Câmara Federal. O partido rifou Raimundo Colombo em seu projeto para o governo e fechou com Gean Loureiro, do União Brasil. O ex-prefeito da Capital irá apoiar Paulinho na tentativa dele de retornar à Câmara dos Deputados. Também está explicado porque Jorge Konder Bornhausen articulou e articula em favor do candidato do União Brasil. Assim como Julio Garcia, que é candidato à reeleição. As coisas começam a ficar um pouco mais claras no cenário estadual.

Fundo$

Os pessedistas abriram mão do cabeça de chapa, mas tentam reequilibrar, no contexto eleitoral, a sua participação na candidatura de Colombo ao Senado e com uma boa eleição de estaduais e federais, o que é uma possibilidade. Especialmente em Brasília. Porque a composição na Câmara é que determina a participação dos partidos nos fundões bilionários (eleitoral e partidário) e nos tempos de TV e rádio.

Contraveneno

Curioso observar que, ao mesmo tempo em que a foto do trio Kassab-Bornhausen-Loureiro começava a circular pelo “zaposfera”, os emedebistas já partiram para o contra-ataque. Resgataram um vídeo, de 2011, ano que Gean Loureiro assumiu interinamente uma cadeira na Câmara dos Deputados. O ex-prefeito de Florianópolis ficou como suplente no pleito de 2010. Filiado que estava ao MDB.

Marca

O MDB sente-se traído por Gean Loureiro. Resgates como o desse vídeo podem gerar constrangimentos, criando dificuldades políticas que podem se refletir, de alguma maneira, nas urnas em outubro.

Virou moda

As inconsistências, incongruências e contradições de alguns personagens serão muito exploradas nesta campanha, que promete ser uma das mais sangrentas da história. Basta lembrar de outra imagem divulgada no fim de semana. Registro feito em Itajaí, durante encontro do Solidariedade, partido que é pilotado por Osvaldo Mafra. Lá estava Décio Lima, petista de quatro costados, ladeado por Gelson Merisio e Dário Berger! Todos eles fazendo o L do descondenado Lula da Silva.

Dário cassou

A que ponto chegamos. Noves fora o fato de que Merisio fez toda a carreira política em legendas mais à direita, importante frisar que o senador Berger, agora filiado ao PSB, votou pela cassação da inepta Dilma Rousseff em 2016. Seis anos depois, contudo, ele também faz o L do ex-presidiário.

Democracia plena

A política revela, cada vez mais, algumas de suas verdadeiras faces. E viva o Brasil!

Cúpula

No vídeo, aparecem figuras históricas do Manda Brasa como Casildo Maldaner e Eduardo Moreira, além de Dário Berger, outro que apenas passou pelo partido, Celso Maldaner e por aí vai. Então emedebista de carteirinha, Gean fez juras de

de recursos. Todo deixaram muito claro que querem respaldar a candidatura do governador à reeleição. Entretanto, também foi dito durante o encontro que os progressistas não querem afrontar ninguém, numa clara alusão à liderança do senador Esperidião Amin. O governador foi discreto, mais ouviu do que falou. Menos de 12 horas depois, Amin deu a resposta. Chamou Jorginho Mello (PL) para um almoço. O ex-governador sempre evitou maior proximidade com o colega do PL. Importante registrar que os dois nunca tiveram grande afinidade e simpatia um pelo outro. Uma aproximação eleliteral com o candidato do PL não agrada intimamente a Esperidião Amin. Mas ele precisava reagir. E sentou com Jorginho. Depois da conversa, as assessorias liberaram fotos e um texto na rede social do progressista. Nada conclusivo, evidentemente, mas o canal está aberto com vistas ao pleito deste ano. Por ora, os dois projetos majoritários estão preservados, capitaneados pelos dois senadores dentro de seus partidos.

Ação e reação

A sexta-feira e o fim de semana foram movimentados na política catarinense. Na quinta à noite, Moisés da Silva recebeu 95% dos prefeitos do PP catarinense, todos entusiasmados para agradecer o apoio que o governo vem dando às suas gestões, mediante convênios e liberação

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Nova Bacia de Evolução registra marca de 900 giros no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

Thiago Damacena

Assinatura do Aditivo Contratual, ocorrido 2019, garantiu conclusão da 1ª etapa das obras e o sucesso na movimentação portuária.

Na tarde de ontem (19), o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 900 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 900ª (Noningentésima), manobra foi registrada com o navio de bandeira do Panamá. Com 285 metros de comprimento e 40 metros de largura, sua desatracação ocorreu no terminal da Portonave (berço 03). Vindo do Porto de Paranaguá (PR), o navio EVER URBAN partiu nesta tarde de quinta-feira, 19, com destino ao porto de Santos (SP), segundo informações do setor de operações, movimentou 2.000 mil contêineres e 48.287 toneladas. Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, o sucesso da primeira etapa da Bacia de Evolução, evidenciou a intrínseca necessidade de continuar a segunda etapa das obras, onde navios maiores certamente irão impulsionar economia da cidade e do estado, e, lembra ainda, do Ato de Assinatura do Aditivo Contratual, ocorrido em 05 de junho de 2019, entre o Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), e Van Oord, empresa de dragagem contratada na época para a conclusão da primeira etapa das Obras de Reestruturação do Novo Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí: “Quando eu tive a oportunidade de assinar o Aditivo Contratual (R$ 40,1 milhões), para a conclusão da primeira etapa das Obras da Nova Bacia de Evolução, estava confiante que seria o início de um grande avanço no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, refletindo principalmente no aumento das movimentações, e elevando o padrão de eficiência nas operações. Atingir o marco de 900 manobras na área da nova bacia de evolução, certamente é um enorme motivo de satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí, rumo a milésima manobra que será alcançada em breve. A bacia de evolução foi um dos maiores planejamentos e conquistas, que nós já alcançamos para o nosso Porto, com o intuito de adequar a operação portuária ao mercado internacional da navegação. Todas as manobras realizadas, foram e continuam sendo um grande reflexo das aplicações de investimentos necessários, que transcenderam o sucesso do nosso Porto, tornando mais evidente a relevância e necessidade de nos prepararmos para as obras da segunda etapa, para concretizar de forma definitiva esse projeto estratégico e fundamental para o Porto de Itajaí e para o estado de Santa Catarina”, pontua Fábio. Em 2019, a primeira fase do projeto de ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi concretizada, possibilitando a chegada de navios de até 350 metros. A primeira manobra de testes na área da nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro de 2020, foi considerada um marco para a história de Itajaí. A inédita manobra de ré foi realizada com o navio “VALOR”, de 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura (boca). A manobra, realizada pela primeira vez no Brasil e América Latina, iniciou no berço 02 da Portonave. Para Ricardo Amorim, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, os investimentos aplicados para realizar a nova Bacia de Evolução proporcionaram ao Complexo Portuário, a permanência no mercado competitivo portuário: “A chegada desse número expressivo de 900 manobras, principalmente em um curto

espaço de tempo, mostra novamente que a bacia de evolução foi uma obra muito importante para o nosso Porto, porque nos permitiu a permanência firme no mercado. Desde sua inauguração, podemos receber navios com dimensões de até 350 metros de cumprimento, e com a próxima etapa, navios de até 400 metros. Ficamos muito felizes, porque tínhamos certeza que a obra na bacia 02 nos daria bons resultados, nos mantendo fortes no mercado, e atendendo ao que mercado necessita neste momento. Foram 900 manobras feitas de forma segura, sem qualquer incidente, isso demonstra também que toda infraestrutura foi muito bem feita, assim como o trabalho dos práticos, rebocadores, e a Marinha, que trabalha conosco dentro das devidas normas. Certamente, isso nos deixa tranquilos, quanto as nossas escolhas e decisões, e que venha logo a milésima manobra, nos próximos meses”, informa Ricardo. A segunda etapa da Bacia de Evolução, está projetada para receber navios de até 400 metros de comprimento por 60 de boca (largura). O projeto contempla e possibilita o acompanhamento da nova realidade do comércio marítimo internacional, que está projetando constantemente navios maiores. A segunda etapa visa ainda, adequar a capacidade portuária, para aumentar sua competitividade. “Realmente é uma grande satisfação para a Autoridade Portuária de Itajaí, completar este número tão significativo de novecentas manobras realizadas na nova Bacia de Evolução. Esse projeto garantiu que o nosso porto permanecesse viável no mercado, aumentando sua produtividade e alcançando resultados de quase uma década de planejamento, com o envolvimento de diversos entes públicos e administradores. Dessa forma, possibilitamos as condições das operações, tanto para os navios com até 300 metros de comprimento, e também para aqueles de 300 a 350 metros de comprimento, sendo os navios autorizados para realizar suas movimentações no complexo. O Complexo Portuário do Itajaí e Navegantes, está na posição de segundo maior porto do Brasil em movimentação de contêineres (carga geral), tornando-se uma vigorosa e indiscutível importância econômica para o desenvolvimento de Santa Catarina, e também do Brasil”, informa Volnei Morastoni, Prefeito de Itajaí. Com a normalização e influência do clima, a Delegacia da Capitania de Portos de Itajaí, juntamente com a Praticagem, autorizaram a reabertura do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes às onze horas da manhã de hoje, e, de acordo com o setor de operações da superintendência, estavam previstos para o retorno das entradas e saídas, nove embarcações. “Na semana passada e também nesta, não foram nada fáceis para as operações de atracação ou de desatracações, tanto na margem direita, nas áreas arrendadas ou do porto público, como em todos os terminais que fazem parte do complexo portuário. Mas hoje, depois que os ventos deram uma pausa, refletindo na ondulação das ondas, a correnteza ficou calma, e com isso, conseguimos realizar com sucesso esta manobra, que tanto nos orgulha devido chegar a novecentos giros”, comemorou o Diretor Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.


4

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Servidores públicos de Itajaí terão 22,58% de aumento nos salários e vale alimentação

INIS promove campanhas em benefício de cães e gatos resgatados Uma feira de adoção será realizada no sábado (21), das 10h às 15h

Projeto de lei já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores

Marcos Porto

C O Município de Itajaí encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei para conceder a Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos municipais. O documento prevê um reajuste de 22,58% nos vencimentos e no vale alimentação da categoria. O percentual corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período de maio de 2019 a abril de 2022. O reajuste proposto no projeto de lei será aplicado a todos os servidores públi-

cos municipais já neste mês de maio, após aprovação dos vereadores. A revisão dos vencimentos visa recompor e amenizar as perdas salariais sofridas durante o período de pandemia. “Este projeto de lei é um compromisso do Município de Itajaí com os servidores. Estamos concedendo a revisão geral referente a todo período de pandemia, em que estivemos impossibilitados de recompor as perdas do funcionalismo público”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

om a chegada das baixas temperaturas, os animais também precisam de agasalhos e cuidados especiais nesse período. Para auxiliar os cães e gatos abrigados na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) realiza uma campanha para doação de agasalhos e alimentos especiais para pets. Aproximadamente 300 animais resgatados das ruas estão na unidade. São cães e gatos que chegaram frágeis, doentes e com trauma por causa do abandono e maus tratos que muitas vezes sofreram do próprio tutor. “No momento estamos arrecadando doações de mantinhas, cobertores, jornais, bacias e roupas pet para dar mais conforto a esses animais durante os dias mais frios”, explica a diretora executiva da Diretoria de Defesa Animal do INIS, Fernanda de Souza Wentz. Para que os animais se adaptem melhor ao novo espaço, a UAPA também realiza uma campanha para arrecadar alimentos especiais. “As pessoas podem doar sachês, biscoitos, bifinhos, ossinhos e patezinhos. Esses alimentos são misturados à ração para que esses novos animais que chegam à unidade se fortaleçam e se recuperem mais rápido”, complementa Fernanda. As doações de agasalhos e alimentos podem ser entregues no hotel IBIS Itajaí, na universidade Unisul, na agência do Sicredi do bairro São Vicente, na Câmara Municipal de Vereadores, na sede do INIS (Avenida Vereador Abraão João Francisco (Contorno Sul), nº 2600 – Edifício Cristine) e na sede da UAPA, que fica na rua Manuel Bernardes, s/n°, no bairro Itaipava. Em busca de um novo lar Para dar oportunidade destes animais conseguirem um novo lar, com muito amor e carinho, a UAPA vai promover uma Feira de Adoção de Animais de Inverno. A ação conta com apoio dos voluntários do perfil do Instagram Sobre Viventes e ocorre em parceria da construtora Terrasa, imobiliária Rei dos Imóveis e Tenho Dono, que faz plaquinhas de identificação e coleiras pet. A feira vai ser realizada no próximo sábado (21), das 10h às 15h, no plantão de vendas da Construtora Terrasa, que fica na rua José Pereira Liberato, n° 1390, bairro São João. “A nossa intenção é que esses animais que já estão recuperados e castrados possam ganhar um novo lar. Em troca eu tenho certeza que o tutor vai ter um amigo leal”, destaca a diretora executiva de Defesa Animal, Fernanda de Souza Wentz. Para realizar a adoção responsável é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência, passar por uma breve entrevista com os voluntários e assinar um termo de compromisso e cuidado com o animal.


5

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Semasa realiza melhorias em saneamento no bairro Nossa Senhora das Graças

Casos de dengue diminuem 75% em relação ao ano anterior Boletim epidemiológico divulga dados sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Itajaí A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, divulgou novo boletim epidemiológico sobre a situação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O levantamento analisa dados de 02 de janeiro a 14 de maio de 2022. Nesse período, foram notificados 958 casos suspeitos de dengue, mas apenas 74 foram confirmados. Desta quantidade, 23 foram transmitidos dentro do município, 14 foram transmitidos fora do município, 02 são indeterminados e 35 estão sob investigação. Nesse mesmo período em 2021, 296 casos já haviam sido confirmados na cidade, o que representa uma redução de 75% neste ano. O boletim completo pode ser conferido aqui. De 02 de janeiro a 14 de maio deste ano, também houve uma diminuição de 20% no número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,

chikungunya e zika vírus. Foram identificados até a data 649 focos do mosquito Aedes aegypti em 17 bairros de Itajaí. No mesmo período do ano anterior, eram 813 focos em 17 bairros. Apesar da redução nos dados, o Município de Itajaí ainda é considerado infestado para o Aedes aegypti. Em relação aos casos de febre chikungunya e zika vírus, o boletim informa que não houve confirmação de pacientes com a doença neste ano. “Continuamos com as nossas equipes em campo para combater e eliminar focos do Aedes aegypti. Nesse período de temperaturas mais frias é importante reforçar os cuidados para que os meses seguintes sejam mais tranquilos. Precisamos do apoio de toda população”, ressalta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

O Semasa deu início a um conjunto de melhorias no sistema de saneamento do Nossa Senhora das Graças. As frentes de trabalho estão concentradas na entrada do bairro, logo em frente ao Posto Universitário e ao lado das instalações da Univali, e realizam a implantação de um novo booster e a substituição de tubulações de abastecimento. A equipe eletromecânica trabalha no booster, equipamento responsável por pressurizar a água. Quanto mais extensa a rede de abastecimento, mais a pressão inicial da água que sai da Estação de Tratamento (ETA) se reduz. Com o bombeamento, a “força” da água é recuperada, permitindo alcançar os terrenos mais altos. No caso do bairro Nossa Senhora das Graças, 107 famílias serão diretamente beneficiadas pelo investimento. O equipamento novo conta com telemetria conectada diretamente à central de controle do Semasa, ou seja, qualquer variação incomum ou problema é reportado automaticamente e em tempo real. Os dispositivos de segurança do booster também são mais modernos, com maior proteção contra curto-circuitos e interrupções bruscas no fornecimento de eletricidade. A área técnica do Semasa prevê a

instalação de 11 novos boosters ainda este ano em Itajaí. Alguns vão substituir modelos mais antigos, enquanto outros vão atender comunidades que ainda não possuíam o equipamento, por não estarem anteriormente ligadas ao sistema ou por terem tido um aumento de demanda excepcional nos últimos anos. “O crescimento da cidade e a expansão do saneamento geram essa necessidade constante de atualização e aprimoramento, se adaptando à realidade da nossa população” afirma Victor Silvestre, Diretor de Saneamento. Em outra frente, a equipe de manutenção hidráulica trabalha na substituição da tubulação de distribuição de água no entorno do booster. Parte dela está sendo trocada por novos tubos em PEAD (polietileno de alta densidade), implantados para prevenir vazamentos e ocorrências de turbidez. Ambas as obras contemplam a necessidade de adequação do sistema do Semasa às atuais obras da Praça Nossa Senhora das Graças. O projeto, que é executado pela Prefeitura de Itajaí, mudará o layout da área e proporcionará para a população local um centro comunitário, parque infantil, quadra de esportes e academia ao ar livre.

Itajaí inaugura Espaço AMAmentar para incentivar o aleitamento materno Projeto inovador no país foi aberto à população nesta quinta-feira (19), junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS) O Município de Itajaí inova nas iniciativas de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno com a inauguração do Espaço AMAmentar. Projeto inédito em âmbito nacional, o local foi aberto à população ontem quinta-feira (19). Localizado no Centro Integrado de Saúde (CIS), o espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e tem como missão auxiliar na melhora dos indicadores relacionados à amamentação e na redução da morbimortalidade infantil. O Espaço AMAmentar Itajaí é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, proposta pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), por meio da Supervisão da Saúde da Criança e da Responsável pelo Serviço de Nutrição. O trabalho de estímulo ao aleitamento materno se fortaleceu em 2015 pelas unidades de saúde do município, por meio da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. “Nós criamos este espaço, que é único no Brasil, onde conseguimos agregar diferentes serviços para promoção da amamentação, são eles: um ambulatório para atender as mães em fase de amamentação com orientações e cuidados importantes; um espaço para que as mães possam amamentar seus filhos com tranquilidade, no qual elas podem tirar o leite com segurança e receber orientações de manejo; e também um local onde serão realizados momentos educativos para as lactantes ser-

vidoras do município no momento do retorno ao trabalho, para estimular a manutenção da amamentação. Com esse projeto acreditamos que iremos continuar salvando muitas vidas, pois o leite materno é fonte de vida”, destacou o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte. O novo espaço conta com um ambulatório especializado, com agenda programada, no qual a enfermeira responsável prestará orientações sobre amamentação e fará os encaminhamentos necessários para as lactantes, ou seja, as mulheres que amamentam. Essas mulheres também contarão com um

espaço reservado para amamentar seus filhos ou tirar o leite. “Este espaço foi concebido e idealizado em cada detalhe para que possamos ajudar nas ações de promoção da saúde das crianças do Município de Itajaí. É uma importante estratégia para aumentar o índice de aleitamento materno nos primeiros meses de vida e, também, até dois anos ou mais. Assim reduzindo a morbimortalidade infantil”, explicou uma das idealizadoras do projeto e supervisora da Saúde Infantil do Município, Camila Santos do Couto. Além da participação dos servidores da Saúde, o evento de abertura do espaço também contou com a presença de autoridades e da população. "Esta é uma inauguração maravilhosa, pois envolve mãe, criança e infância. Costuma-se dizer que a criança é o futuro, mas a criança precisa ser também o presente. Itajaí realizou três mil acompanhamentos de pré-natal e 70 mil exames laboratoriais de acompanhamento em 2021. Esta é uma realização para melhorar a qualidade de vida da sociedade itajaiense", completou a primeira-dama de Itajaí, Nausicaa Morastoni. O Espaço AMAmentar Itajaí fica localizado em frente ao prédio administrativo da Secretaria de Saúde de Itajaí, no Centro Integrado de Saúde. O endereço é Avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente.


6

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Sra. Elda Vieira Wendhausen Krause

Faleceu na quarta-feira, dia 18 de maio, a Sra. Elda Vieira Wendhausen Krause. Durante muitos anos ela contribuiu de forma atuante, na cultura de Itajaí. Ela foi casada com o Sr. Rodolfo Krause - Rudi, que faleceu em 2009. Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar aos seus familiares.

Aniversário de Lucas Elias

Um abraço ao jovem Lucas Elias. Ele comemorou aniversário no dia 16 de maio. Parabéns! Feliz Aniversário! Ele é filho dos proprietários da Academia Viva Vida: Sabrina e Samuel Elias.

1o Rotary Meet - Rodada de Negócios O Rotary na sua essência, foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 em na cidade de Chicago nos Estados Unidos, por pessoas que tinham por objetivos, fazerem negócios mútuos e ajudar o próximo. Preservando esta tradição, o Rotary Club de Itajaí - Norte promoveu nesta quinta feira dia 19/05 o primeiro Rotary Meet - Rodada de Negócios. O evento contou com a presença de 50 empresas de Itajaí em um encontro para troca de experiências e negócios. Com inscrições gratuitas . Na oportunidade o Clube arrecadou alimentos para auxiliar em Projetos Sociais. Sigam @rotaryclubitajainorte e fiquem por dentro dos próximos eventos.

Aniversário de Felipe Pezzini da Rosa

Aniversário do Bilu

O amigo Bilu comemorou os seus 66 anos de vida, no dia 13 de maio, ao lado dos filhos Leandro e Luciano, no Clube Atiradores. Um abraço dos amigos do Jornal dos Bairros.

Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros. O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

O jovem Felipe Pezzini da Rosa, no dia 13 de maio comemorou aniversário, com um jantar, no Salão de Festas do Residencial Matisse. Ele é filho de Aldanei Pezzini da Rosa e Cleonir da Rosa e irmão de Matheus Pezzini da Rosa. Desejo que este dia seja muito feliz, repleto de surpresas encantadoras e passado ao lado de quem você mais ama. Tenha um aniversário muito especial; rodeie-se de sensações positivas. E divirta-se!

Festa do Divino Espírito Santo em Itajaí O Casal Imperador 2022, Edison/ Berenice Picolli e família, juntamente com o Pároco Pe. Eder Cláudio Celva, tem a satisfação de convidar você e sua família para participar das novenas e festividades do Divino Espírito Santo, na Paróquia Santíssimo Sacramento, que serão realizados de 25 de maio a 05 de junho.


8

Ano XXIII - edição 1.047 - 20 de maio de 2022 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Hospital Marieta atualiza parque tecnológico para melhorar a eficiência dos atendimentos Empresa contratada também auxiliou no projeto UTI humanitária para amenizar a angústia dos parentes e pacientes com Covid-19

O

Hospital Marieta atualizou o parque de computadores e impressoras por meio de aluguel de equipamentos. A iniciativa foi para modernizar de forma rápida e garantir mais eficiência da unidade. O material foi tratado com a Simpress, empresa especialista em outsourcing de equipamentos e soluções de TI. A parceria permitiu mais agilidade no atendimento de seus pacientes e alívio nas demandas da equipe de TI. Atualmente, todas as impressoras e mais de 85% dos computadores em operação no Hospital Marieta passaram a ser gerenciados pela Simpress, empresa que também cuida da manutenção preventiva e corretiva do parque completo, com reparo ou a substituição dos equipamentos, backup e logística reversa. Após a experiência positiva com o modelo de outsourcing de desktop, a instituição de Itajaí optou por realizar a implantação de impressoras, atingindo 100% do seu parque, que antes era de 50% com impressoras próprias, mas que se apresentavam obsoletas, e 50% que fazia parte de um contrato com outro fornecedor. “A empresa anterior não disponi-

bilizava o backup e quando ocorria algum defeito nos equipamentos demorava muito para resolver. Além disso, não tinha manutenção preventiva e o custo era alto comparado com o retorno”, explica Domingos Garcia, gerente de TI do Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen. UTI Humanitária durante a pandemia Em julho de 2020, durante a pandemia da Covid-19, a Simpress contribuiu também para o projeto da UTI humanitária do Hospital Marieta, cujo objetivo era propiciar o contato dos pacientes com seus familiares. Foram utilizados alguns tablets para que os médicos entrassem em contato com os familiares e realizassem o boletim diário, além das ligações por áudio ou vídeo para que os parentes pudessem realizar uma visita virtual com os internados. Depois da parceria ter iniciado na unidade de Itajaí, o modelo de outsourcing da Simpress também foi adotado em São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte (MG). “A iniciativa foi muito positiva porque colocou o paciente em contato com os familiares mesmo diante

da necessidade de isolamento. Com a tecnologia, conseguimos manter o atendimento humanizado que é

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí Evento terá 12 horas de atrações no sábado (21) Neste sábado (21), das 9h30 às 21h30, acontece a 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí. A programação terá 12 horas ininterruptas de atividades e apresentações que enaltecem as expressões afro-culturais, além de diversas opções gastronômicas. O evento será em uma estrutura montada na lateral da Sociedade Sebastião Lucas, na rua Getúlio Vargas, bairro Vila Operária. A virada é alusiva ao 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, e ao 22 de maio, data que a Sociedade Sebastião Lucas, referência para a população afrodescendente da cidade, completa 70 anos de fundação. As apresentações artísticas darão visibilidade a projetos, movimentos, grupos e artistas independentes de Itajaí e região. A iniciativa é do Conselho da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e Setorial de Cultura Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí (CMPC), com realização e apoio do Município de Itajaí, Fundação Cultural e Secretaria de Promoção da Cidadania. A Virada ainda terá feijoada no almoço, com a venda de cartões de forma antecipada e na hora, além da venda de cachorro-quente, pastel, caldo de cana, hamburguer, fritas, refrigerante, água e cerveja.

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí: 21/05 – Rua Getúlio Vargas - Sociedade Sebastião Lucas 9h30 - Abertura com Roda de Capoeira – Arte nos Bairros e convidados 10h30 - Grupo de Dança Afro Next

11h - Dança com Grupo Ubuntu – Arte nos Bairros 11h30 - Abertura oficial com autoridades 12h - Roda de Samba com Manga e Batucada 14h - Sarau – Poesia, canto, dança 15h - Hip Hop Farc’s MC 15h30 - Banda Sons do Haiti 16h - Grupo de Dança Milenium 16h30 - Maracatu Nova

Lua 17h - Samba de Bárbara 18h30 - DJ Ciggaz 19h30 - Bateria Pura Kadência Haverá ainda ao longo da programação: · Apresentação de samba de gafieira com Carla Quadros e Demian · Grafite com o artista Juba · Artesanato Afro · Recreação para crianças

nossa principal preocupação”, salienta a diretora geral, Irmã Mercia Lemes.

Bruna Louise apresenta show de stand up no Teatro Municipal Espetáculo terá duas sessões neste domingo (22)

Neste domingo (22), o Teatro Municipal de Itajaí recebe o show de stand up da comediante Bruna Louise. Os ingressos da primeira sessão, às 19h, já estão esgotados. As entradas da sessão extra, às 21h, estão à venda no site Ingresso Nacional e na bilheteria do teatro. O valor da entrada é R$ 88 (inteira), R$ 44 (meia e Clube Hausen) e R$ 55 (com a doação de 1 kg de alimento não perecível). Somando mais de 1,5 milhões de seguidores no Instagram e quase 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, a humorista se apresenta em show solo. Ela destaca na apresentação assuntos do universo feminino e quebra tabus sobre a sexualidade da mulher. A bilheteria do Teatro Municipal funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 19h. Aos finais de semana e feriados, o espaço abre duas horas antes dos espetáculos. Para assistir ao show, também será necessário apresentar a carteira de vacinação completa ou exame PCR realizado em, no máximo, 72 horas antes.