Jornal dos Bairros - 03 Dezembro 2021.

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 03 de dezembro de 2021 | Ano XXIII | N° 1.023

Hoje será a entrega dos portfólios da Escola da Inteligência 2021

PÁGINA 5

Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicia atendimento via WhatsApp

PÁGINA 3

Festa de Réveillon e Natal EnCanto são cancelados em Itajaí

PÁGINA 8


2

COLUNA DO PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

PL - Presidência e Governo do Estado com o mesmo número em Santa Catarina

O senador Jorginho Mello, que discursou em nome do PL dando as boas-vindas ao presidente Jair Bolsonaro ao partido, lembrou que, em 2022, o presidente vai tentar a reeleição concorrendo pelo 22, número que identifica o partido nas urnas. Jorginho se articula para ser o candidato do PL ao governo, trabalho que ele vem fazendo há anos, desde que assumiu o antigo PR no estado. Casar o mesmo número com Bolsonaro em território catarinense é uma vantagem para o senador. Ele conquistou uma eleição à Câmara Alta que para muitos era improvável e vai encorpando seu projeto principal: suceder Moisés da Silva. Durante o ato de filiação presidencial, o catarinense era um dos mais empolgados. Também está na sua conta a atuação incansável para viabilizar a filiação de Bolsonaro (porque irá se beneficiar eleitoralmente disso). “Coube a mim, quanta honra, representar todos os parlamentares no discurso de boas-vindas ao Presidente Jair Bolsonaro.” Em seu discurso, Jorginho invocou o estatuto do PL, nascido sob o tripé Deus, Pátria e Família, lembrando que o comunismo não promoveu bem-estar social e liberdade em lugar algum do mundo.

Crescimento

Muito ligado ao senador, o deputado estadual Ivan Naatz também foi a Brasília. Além das poses para várias fotos, o parlamentar projeta o crescimento da legenda em Santa Catarina, turbinado pela chegada de Bolsonaro ao partido. Naatz chega a falar em “congestionamento” de lideranças, o que pode ser um exagero do deputado.

Alianças

O que o PL e sobretudo Jorginho Mello precisam para entrar com tudo no jogo eleitoral de 2022 é a construção de uma aliança sólida. O parceiro mais cobiçado é o PP, que tem histórico de conquistas estaduais e de cidades importantes em Santa Catarina, e é o segundo maior partido do Estado!

Construção

A presença de Arthur Lira na filiação de Bolsonaro ao PL confirma que o PP vai estar com o presidente no ano que vem. O que não significa, naturalmente, alianças automáticas nos Estados. Aqui em Santa Catarina é preciso, por exemplo, combinar o jogo com a família Amin e com o prefeito Joares Ponticelli, de Tubarão.

Candidatura artificial

O primeiro grande reflexo da vitória do paulista João Doria nas prévias do PSDB foi o anúncio de que o seu secretário de Turismo, Vinícius Lummertz, está se colocando como pré-candidato ao governo catarinense. Apadrinhado, obviamente, pelo próprio Doria, que precisará de palanques estaduais para sua campanha presidencial. O chefe do Executivo paulista agora dá as cartas no tucanato depois da vitória nas prévias do partido, derrotando o jovem gaúcho Eduardo Leite. Lummertz tem preparo intelectual, político e competência profissional. Não tem, contudo, nenhum apelo popular e muito menos experiência eleitoral. Disputou apenas um pleito. Foi há 25 anos, quando tentou conquistar a prefeitura de Florianópolis. Em 1996, quando Angela Amin ganhou a eleição para o paço florianopolitano, Lummertz ficou apenas em quarto lugar, com 17,22% dos votos válidos.

Personalismo

Vinícius Lummertz também não tem ascensão e liderança dentro do partido. É um projeto que vem de cima, no melhor estilo goela-abaixo. O que leva a coluna a cravar que o projeto é para uma composição com o nome de Vinicius Lummertz de vice. A conferir!

Efeito colateral

Já o primeiro efeito colateral imediato da vitória de Doria é o ostracismo de Gelson Merisio, que chegou ao segundo turno no último pleito estadual. Depois de deixar o PSD, filiou-se ao PSDB imaginando que estaria no jogo majoritário. O clima nunca foi muito favorável a esta ideia dentro do ninho, onde Merisio não tem história e também não tem liderança natural.

Passos atrás

O resultado das prévias sepultou qualquer perspectiva de Gelson Merisio ser protagonista no tucanato local. Terá que trabalhar muito se quiser se eleger deputado novamente. Ou mudar de partido. Como as principais legendas estão ocupadas e até congestionadas, Merisio é hoje carta fora do baralho majoritário barriga-verde.

Sulistas ilhados

Lideranças legítimas e com força eleitoral e apelo popular hoje no PSDB habitam uma ilha partidária no Sul, mais precisamente em Criciúma, além do jaraguaense Vicente Caropreso, tucano da gema. A aposta do partido, se for essa mesma, em Vinícius Lummertz, tem tudo para ser mais um belo tiro no pé. O PSDB de Santa Catarina é uma legenda média, mas parece flertar com um futuro apequenado.

Flerte

Menos peso

Incomparavelmente menor do que o PP em Santa Catarina, o Republicanos também já deixou claro que é Bolsonaro em 2022. No estado, a legenda é uma das opções com as quais o governador Moisés da Silva trabalha, o que pode atrapalhar os planos de Jorginho para atrair a sigla.

Frase

”Não há registro de escândalos , marca do governo anterior. Todo novo processo exige rupturas e tempo. Nós precisamos dar este tempo ao presidente. É bem vindo ao PL.” Ivan Naatz, sobre a chegada de Bolsonaro ao PL

Pequenos jornais

O deputado federal Hélio Costa pediu vistas ao projeto 3824/2019 que dispensa a divulgação de editais, tomadas de preços, concursos e leilões, por parte dos municípios, em jornais. O deputado entende que é preciso debater melhor a matéria pois a informação pública, em especial, no interior, chega por meio do rádio e dos veículos impressos. O projeto é visto com muita apreensão pelos veículos do interior.

Rendeu mais uma onda de especulações a agenda do presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, acompanhado da esposa, da cunhada e de sobrinhas, ao governador Moisés da Silva. A presença do secretário da Casa Civil, Eron Giordani, assegura alguns vazamentos direcionados e seletivos sobre o que realmente se passou na conversa reservada. Moisés da Silva, não é segredo para ninguém, encontra-se numa sinuca de bico partidária.

Despreparo

Não soube acomodar os egos e os despreparos no PSL, partido que já deixou. Sonhando com a reeleição, o governador tenta cada vez mais cercar o MDB. É uma empreitada difícil. Hoje parece muito mais evidente que partidos como MDB e PSD, assim como o próprio PP, vão segurar até o limite das desincompatibilizações com vistas ao pleito de 2022 para pularem fora e deixarem Moisés a ver navios!

Em tempo

No Brasil, bandido bom é bandido solto!

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Secretaria de Desenvolvimento Econômico inicia atendimento via WhatsApp

A

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí disponibiliza o atendimento via aplicativo WhatsApp. A ferramenta poderá substituir os contatos que até então eram feitos por e-mail, telefone e presencialmente para agilizar os processos. Para ser recepcionado no novo canal, basta o usuário cadastrar o telefone (47) 3246-1190 no celular e acionar o contato pelo aplicativo de troca de mensagens. No menu inicial será possível escolher as opções tirar dúvidas ou receber encaminhamentos para o Balcão de Empregos, Caminhão do Peixe, MovItajaí, consultorias do Sebrae e demais serviços da secretaria. O atendimento ocorre durante a semana das 13h às 19h. Os encaminhamentos para vagas de emprego que eram realizados por meio do e-mail encaminhamento@itajai.sc.gov.br passarão a ocorrer exclusivamente pelo WhatsApp como forma de tornar as respostas mais rápidas. “Nossa expectativa é que possamos sanar dúvidas, muitas vezes simples, com mais agilidade e sem a necessidade de o cidadão ir até a secretaria ou ficar à espera de uma resposta por e-mail. Além de que muitos planos de telefonia disponibilizam o

uso do WhatsApp sem consumo de dados. Esse processo faz parte da desburocratização que estamos implementando em todos os setores da Administração Municipal”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Senado tenta sepultar reformas fundamentais para o país Allan Augusto Gallo Antonio O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse à imprensa, no dia 29 de novembro, que as reformas tributárias e administrativas devem ser discutidas somente em 2022, mas que mesmo assim, as matérias enfrentam resistência na casa revisora do parlamento. A justificativa não poderia ser diferente: os parlamentares se sentem cada vez menos confortáveis em tratar de matérias sensíveis a medida em que as eleições de 2022 se aproximam. Reforma tributária: farinha pouca, meu pirão primeiro Atualmente, existem quatro propostas de reforma tributária tramitando no legislativo brasileiro: 1) a reforma do Imposto de Renda (PL 2.337/2021); 2) a proposta de unificação do PIS/Cofins (PL 3.887/2020); 3) a PEC 110/2019 - apresentada pelo Senado; e a 4) PEC 45/2019, de iniciativa da Câmara dos Deputados. Não é preciso dizer que o Senado possui pouca ou nenhuma disposição em votar a reforma do imposto de renda apresentada pelo governo, pois muitos estados mostraram resistência com a proposta, que pode representar uma diminuição na arrecadação de até 26 bilhões de reais para os cofres estaduais. Nessa altura do campeonato e com a aproximação das eleições, manter governadores de seus estados e sua base eleitoral satisfeitos é a prioridade dos parlamentares. É verdade que a PEC 110 e a PEC 45, ambas nascidas no Legislativo, trazem alterações substanciais no sistema tributário atual. No entanto, as mudanças visam apenas simplificar o sistema tributário brasileiro e torná-lo mais eficiente. Nas propostas apresentadas não há preocupação com a diminuição da arrecadação de tributos, mas tão somente a ânsia de tirar do pântano a velha benemerência do poder público, que se preocupa apenas em garantir formas menos complicadas de confiscar a riqueza produzida pela sociedade. Em outras palavras: não há refresco para o contribuinte.

Reforma administrativa: a máquina burocrática a serviço do atraso Embora tenha se posicionado a favor da Reforma Administrativa ( PEC 32/20 ), o Presidente do Senado seguiu na mesma linha de seu colega Arthur Lira (PP-AL), ao afirmar que existe pouca disposição para sua votação no Senado. Em entrevista recentemente divulgada, o Senador disse que a resistência dos servidores públicos se dá pela percepção de se tratar de uma redução de direitos, muito embora seja amplamente conhecido que as mudanças só afetarão o futuro e que não atingiriam direitos adquiridos. Apesar do espanto que essa declaração pode causar no cidadão brasileiro médio, não há nada de novo nessa resistência enfadonha do setor público. James M. Buchanan, considerado um dos pais da teoria da escolha pública (Public Choice Theory) explicou em seu artigo, Politics without Romance, que embora deputados, partidos e coligações votem e escolham entre diversos tipos de política pública, a implementação delas permanece dentro da esfera de influência dos burocratas de carreira. Nesse sentido, a burocracia oficial manipula a agenda legislativa para garantir resultados mais favoráveis aos seus interesses. O que significa adiar as discussões para 2022? Em última análise, adiar as discussões e votações da reforma tributária e administrativa para 2022, significa sepultá-las até as eleições ou, na melhor das hipóteses, reduzir sua abrangência e capilaridade em função dos interesses eleitorais que já contaminaram essa discussão fundamental para sociedade brasileira.

Allan Augusto Gallo Antonio, formado em Direito e Mestre em Economia e Mercados, é analista do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.


4

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Biblioteca Pública Municipal receberá reforma geral Obra deve começar nesta semana e a conclusão deve acontecer em abril de 2022

O

prédio da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior passará por uma reforma geral. Os trabalhos devem começar até o fim desta semana e não vão interferir na prestação dos serviços ofertados pelo espaço, como o empréstimo de livros, por exemplo. A assinatura da ordem de serviço para a reforma ocorreu na tarde desta terça-feira (30), no gabinete do prefeito. “A biblioteca pública é um prédio histórico, tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí e precisa desse olhar de manutenção e conservação, a fim de melhorar a segurança e o ambiente de trabalho, tanto para os servidores como para a população que frequenta”, enfatizou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. A reforma A biblioteca, localizada na rua

Heitor Liberato, nº 1100, no bairro Vila Operária, terá a cobertura toda recuperada, com a substituição do telhamento pelo mesmo material, a fim de preservar as características do prédio. A estrutura

também receberá revisão e restauro das esquadrias de madeira, além da pintura de toda a edificação. Na parte interna,

serão reformados os sanitários e toda a área administrativa, bem como será feita a substituição da plataforma elevatória, revisão elétrica e execução de sistemas complexos de preventivo de incêndio. O investimento previsto para a reforma é de R$ 866.782,84 e o prazo para conclusão dos trabalhos será de 150 dias (5 meses). Nova cor da biblioteca A escolha da nova cor da Biblioteca Pública Municipal, que será o azul, se deu em três etapas: seleção interna através do Colegiado da Educação, votação pública pelo site da Educação, com a proposta vencedora com 120 votos (41,2%), e aprovação junto ao Conselho de Patrimônio Cultural de Itajaí, com adequações de tonalidades.


5

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Hoje será a entrega dos portfólios da Escola da Inteligência 2021 Evento será nesta sexta-feira (03), às 14h, no Hotel Sandri A Secretaria de Educação de Itajaí realiza, na tarde desta sexta-feira (03), a entrega dos portfólios com os resultados obtidos pelo programa Escola da Inteligência ao longo de 2021. O evento será no Hotel Sandri, que fica no bairro Fazenda, a partir das 14h. A entrega dos portfólios, realizada anualmente, é uma forma de apresentar um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Escola da Inteligência ao longo de um ano. Em 2020, quase 90% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino declararam estar muito satisfeitos com o programa; 94,3% dos professores aprovaram a aplicação da iniciativa para o desenvolvimento da gestão emocional dos alunos; 98,1% das equipes gestoras avaliaram que a Escola da Inteligência contribuiu para a manutenção do vínculo entre os alunos e as escolas, apesar da pandemia; e 99% das famílias avaliaram como importante o ensinamento das habilidades socioemocionais no contexto educacional. “Ao aplicarem as lições que trabalham com as questões emocionais, os profes-

sores aplicadores do programa acabam detectando várias situações, como problemas de relacionamento entre crianças e familiares, baixa autoestima, desmotivação e até casos de abusos sexuais ou psicológicos. No ano passado, quando começamos a vivenciar esse período de pandemia, o programa demonstrou ainda mais a sua eficácia, pois foi um grande elo de ligação entre as escolas e as famílias”, declara a coordenadora do programa Escola da Inteligência em Itajaí, Kátia Teixeira. Sobre o programa A Escola da Inteligência foi implantada em Itajaí em março de 2017. Gradativamente, o programa foi ampliado e hoje todas as unidades da Rede Municipal de Ensino estão contempladas. Cerca de 35 mil alunos do Município (67 Centros de Educação Infantil e 41 escolas) são beneficiados com a iniciativa, que trabalha questões e habilidades socioemocionais, cuja metodologia é do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

A implantação deste programa nas unidades de ensino traz importantes benefícios para toda a comunidade escolar. Dentre eles, destacam-se a diminuição de

casos de violência nas escolas, diminuição do número de licenças médicas dos professores e a redução do número de casos de bullying no contexto escolar e familiar.

Município reforça cuidados preventivos com o coronavírus Objetivo é evitar a propagação de novas variantes e incentivar a população a completar o esquema vacinal A Secretaria de Saúde de Itajaí reforça os cuidados preventivos com o coronavírus após a confirmação de casos da nova variante Ômicron no Brasil. Completar o esquema vacinal com a segunda dose e dose de reforço, usar máscara em ambientes fechados ou externos em que não haja distanciamento social, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações são algumas das medidas que a população deve adotar para reduzir as chances de propagação do vírus. Atualmente, mais de 188 mil pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina e 150 mil itajaienses completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única, o que representa quase 80% da população imunizada. Além disso, 13

mil pessoas tomaram a dose de reforço. “Ainda temos muitas pessoas com o esquema vacinal incompleto ou que não tomaram a vacina. A imunização completa e a dose de reforço são fundamentais para controlar a doença, prova disso é a redução de casos, óbitos e internações nos últimos meses em Itajaí. Pedimos que quem ainda não se vacinou procure uma unidade de saúde ou o Centreventos para ficar protegido”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira. A vacinação está disponível nas 30 unidades de saúde do município, conforme horário de cada uma, e no Centreventos, das 8h às 17h, de segunda a sexta. Confira quem pode se vacinar neste momento:

Primeira dose: adolescentes com 12 anos ou mais Segunda dose: quem está no prazo para as vacinas Pfizer (8 semanas), AstraZeneca (10 semanas) e Coronavac (28 dias)

Dose de reforço: população de 18 anos ou mais com esquema vacinal completo há 5 meses, trabalhadores de saúde com esquema vacinal completo há 5 meses e imunossuprimidos com esquema vacinal completo há 28 dias.

Secretaria de Educação alerta para falso anúncio de vagas para auxiliar de creche Contratações do Município ocorrem somente por meio de processos seletivos e concursos públicos É falsa a informação que circula nas redes sociais sobre a contratação de auxiliar de creche para trabalhar no Município de Itajaí. A Secretaria de Educação de Itajaí realiza contratações apenas por meio de processos seletivos ou concursos públicos e alerta a população para um possível golpe no anúncio falso. Contratação de novos Agentes em Atividades de Educação A Secretaria de Educação vai chamar 74 Agentes em Atividades de Educação a partir de janeiro. Os novos contratados iniciam os trabalhos em fevereiro, quando começa o próximo ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Trata-se do chamamento dos candidatos aprovados no concurso de edital nº 51/ 2019.


6

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Casamento de Valeriah Lopez e Eduardo Lopez

A cantora carioca Valeriah Lopez, e o produtor artístico, natural de São Paulo, Eduardo Lopez, ambos 50 anos, se casaram em uma cerimônia intimista realizada na Pousada Estaleiro Village, na praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú. O casamento contou com a presença de famosos, como os humoristas Tirulipa e Viny Vieira, que foram padrinhos de casamento. Destaque para o vestido da noiva, no tom off-white exclusivo da grife Atelieria, produzido pelas diretoras, Xu e Karen Tognato, de Itajaí.

Aniversário de Dr. Rui Garcia dos Santos

Comemorou aniversário no dia 30 de novembro o Dr. Rui Garcia dos Santos, Secretário Municipal de Segurança Pública de Itajaí. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Abraços dos amigos do Jornal dos Bairros.

Corretor de Imóveis Rodrigo Penteado

O corretor de imóveis de Itajaí, Rodrigo Penteado, participou do Workshop em Brusque com o especialista em marca pessoal, Israel Teixeira. A conversa foi sobre o uso consciente das ferramentas digitais no processo de posicionamento de marca de um profissional do ramo imobiliário. O uso do Instagram foi destacado nessa atividade. Uma troca de experiências e tanto para os corretores que marcaram presença.

Posse da Diretoria do Asilo Dom Bosco

Em Reunião realizada no dia 24 de novembro, foi empossada a nova Diretoria do Asilo Dom Bosco, que ficou assim composta: - Presidente: Denísio Dolásio Baixo. Vice-Presidente: Gerson Hélio da Cruz. - Secretário: Márcio José Cugnier Xavier. Segundo Secretário: Rafael Arlindo Cervo. - Tesoureiro: Jorge Aleixo Pereira. Segundo Tesoureiro: Paulo Roberto Sada Graf. - Conselho Fiscal Efetivo: Sueverton João de Aquino, Roberto Ferreira da Costa e Carlos César Pereira. - Conselho Fiscal Suplente: Mário Uriarte Filho, João Carlos Pereira e Neide Pasold Uriarte. A Coordenadora do “Asilo Dom Bosco” é Emanuella Corrêa.

Bem-vindo Kael

Parabenizamos o casal Marcelo Roggia/Fran pelo nascimento no dia 22 de novembro do lindo Kael! Muitas felicidades aos pais e que Kael tenha uma vida maravilhosa!

Aniversário de Padre Lino Fistarol

Parabenizamos o Padre Lino Fistarol, do Colégio Salesiano de Itajaí, que comemorou aniversário no dia 29 de novembro. Muita saúde, paz, esperança e alegrias são os nossos desejos.


8

Ano XXIII - edição 1.023 - 03 de dezembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Festa de Réveillon e Natal EnCanto são cancelados em Itajaí

A

A decisão foi tomada pela Prefeitura devido às restrições da portaria estadual. Entre elas, a exigência de apresentação de comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo de todo o público presente aos eventos!

festa de Réveillon na avenida Beira-Rio de Itajaí está cancelada devido às restrições impostas pela portaria 1305/2021, da Secretaria de Estado da Saúde. A nova legislação, publicada no dia 30 de novembro, proíbe a realização de shows, festivais, apresentações musicais e demais eventos públicos de grande porte ao ar livre que tenham estimativa de participação de mais de 500 pessoas. Com a portaria, a programação do Natal EnCanto também está suspensa para adaptação. Neste ano, a festa de Réveillon iria acontecer com 12 minutos de queima de fogos de baixo estampido e três palcos musicais espalhados pela Beira-Rio para descentralizar o público. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, as restrições determinadas pelo Governo do Estado inviabilizam as festas públicas de virada de ano. O mesmo acontece com o Natal EnCanto, que teria 15 dias de programação, entre os dias 08 e 22 de dezembro. Haveria desfile de Natal na Rua Hercílio Luz, apresentação musical das crianças no Museu Histórico de Itajaí, grande coro, orquestra, projeção mapeada na Igreja Matriz e rua coberta com atrações artísticas e gastronômicas, tudo isso no centro da cidade. Um caminhão musical com a caravana do Papai Noel também circulará pelos bairros do município.

Incoerência do Governo Estadual

Em total incoerência, uma Nota Oficial emitida ontem pelo Governo do Estado diz que portaria não impede festa de réveillon. Claro, não impede, apenas estipula o regramento condensando uma série de documentos já publicados reforçando a obrigação de que organizadores e estabelecimentos sigam o protocolo de Evento Seguro. Diz a Nota que cabe ao município definir como vai realizar essas regras, autorizar o evento em seu território, além de ter a obrigação de fiscalizá-lo. Entre os regramentos previstos no protocolo Evento Seguro que obrigatoriamente deverão estar amplamente divulgados pelos organizadores estão: - uso obrigatório de máscara; - pessoas com 18 anos ou mais de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 nas últimas 48 horas.

Reserve já e garanta o melhor preço!


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.