Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 01 de outubrode 2021 | Ano XXIII | N° 1.013

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes inicia nesta sexta-feira (01)

Imunização ocorre nas 30 unidades de saúde do Município de Itajaí, a partir das 13h BRENO ESAKI - AGÊNCIA SAÚDE

PÁGINA 3

3ª reunião de Trabalho do Fórum de Defesa da Autoridade Portuária Pública Municipal acontece dia 4, segunda-feira PÁGINA 3

OUTUBRO ROSA

Médicos alertam para importância de exames precoces para diagnosticar câncer de mama PÁGINA 5


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Hang lava a alma dos catarinenses

Luciano Hang comprovou, mais uma vez, que a iniciativa privada costuma ser muito melhor do que o burocrático poder público. Em uma tentativa pueril de constranger um dos principais apoiadores de Jair Bolsonaro, os nobres senadores da oposição, Omar Aziz e Renan Canalheiros à frente, o convocaram para depor. Habilidoso e sem nada a temer, Hang expôs toda a fragilidade do picadeiro montado na Câmara Alta. Na guerra de narrativas, o empresário esmagou suas excelências. Tentaram imputar a ele o fato de ser “negacionista”, incentivador do tratamento precoce e que também seria um dos patrocinadores de fake News na internet, além de compor, vejam só, o tal gabinete paralelo em Brasília (seja lá o que isso signifique).

Fora de foco

Pergunta-se: o que Luciano Hang tem a ver com o setor de saúde, a estrutura de hospitais, e a comercialização de medicamentos. Ele é um empresário do varejo. Emprega, aliás, 22 mil pessoas diretamente. A Havan, registre-se, é elogiada pelos próprios funcionários. Luciano Hang e sua companhia deveriam servir de modelo para este país!

Contra tudo

Mas aqui os que são contra o empreendedorismo, contra o progresso, contra a meritocracia, a turma do quanto pior, melhor, chamam o empresário para depor numa CPI totalmente bagunçada e sem foco. E o que tentam arrancar de Hang? O faturamento de sua empresa, se ele tem contas no exterior e por aí vai. Uma papagaiada vergonhosa.

Palhaçada

A CPI do Circo, neste ritmo de samba do crioulo doido, só chamou Luciano Hang aos holofotes para tentar constrangê-lo. Única e exclusivamente por ele ser um dos maiores apoiadores do presidente da República.

Ocorreu com Pedro Ivo Campos e Casildo Maldaner em 1986, Paulo Afonso Vieira e José Augusto Hülse em 1994; e Luiz Henrique da Silveira com Eduardo Pinho Moreira em 2002. Houve, ainda, a vitória de 2006, mas aí já na reeleição de LHS, que cedeu a vice para o PSDB. O trio emedebista praticamente havia fechado questão, sem qualquer conversa na direção do governador Moisés da Silva.

Baralho

O detalhe é que Antídio Lunelli saiu desse momento importante, praticamente acertando o baralho com os dois adversários internos e foi se encontrar com Paulo Bornhausen e Gean Loureiro, em agenda articulada pelo deputado Carlos Chiodini. Como se não bastasse, liberaram a foto do encontro logo depois! É o samba do crioulo doido. Como assim, cara-pálida?

À flor da pele

Antídio se deixou fotografar com dois arquinimigos de Dário Berger. Gean Loureiro, pra quem não lembra, desembarcou do MDB e foi para o DEM para se reeleger na Capital em 2020, traindo quem? Dário Berger! O movimento foi tão intenso que levou o senador emedebista a sentar, e não só sentar, como a se acertar com os tradicionais rivais Angela e Esperidião Amin. É uma ferida política recente e que mexe com os brios do emedebista.

História antiga

Voltando um pouco mais no calendário, convém rememorar, também, que Dário teve uma eleição polarizadíssima contra Paulo Bornhausen em 2014, disputando a Câmara Alta voto a voto. Para “melhorar” o quadro, o emedebista é desafeto também do pai de Paulinho, o ex-senador Jorge Bornhausen. Já de longa data. Daí Antídio Lunelli sai diretamente da conversa com os correligionários para se avistar justamente com duas figuras que Dário Berger não digere?

Sangue quente

Desmoralizado

Naturalmente que Dário Berger está subindo nas tamancas. Durou poucas horas o acerto entre o trio emedebista. O jogo foi completamente desarticulado depois deste passo em falso e de difícil explicação.

Para “melhorar” o quadro, aparece o notório Renan Canalheiros adjetivando um homem que deveria ser respeitado em todo o Brasil, sobretudo em Brasília, como bobo da corte e usando expressões como circo.

Picareta

Convenhamos. Qual é mesmo a autoridade e a moral deste sujeito para tentar enquadrar o empresário catarinense? Renan Canalheiros responde a mais de duas dezenas de processos, boa parte no STF, por corrupção, lavagem de dinheiro, pagamento de propina etc e tal, e quer posar de vestal da moralidade política tupiniquim?

Na lona

Ao fim e ao cabo, a credibilidade desta circense CPI, que já estava na lona, foi para o subterrâneo. Hang deu um baile nos enrolados e desacreditados oposicionistas. Saiu por cima e ainda fez merchandising da empresa. Havia muito tempo que não se via um tiro tão bem dado pela culatra!

Gambiarra infeliz na articulação

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, almoçou recentemente com o deputado federal Celso Maldaner e com o senador Dário Berger. O trio acertou-se internamente para definir o candidato a governador em outubro, apesar da oposição da bancada estadual. Não ficou patenteado, mas, nas entrelinhas, o encaminhamento para uma chapa pura com Antídio na cabeça, Celso de vice e Dário à reeleição soou como uma solução bastante palatável. Seria uma composição puro sangue, exatamente como aconteceu nas três vezes em que o MDB chegou ao poder em Santa Catarina.

Prioridades

Obviamente que o encaminhamento correto seria esperar a resolução das questões internas do MDB para depois então avaliar e conversar sobre coligações. Da forma como ocorreu, serviu apenas para dois propósitos: fortalecer os argumentos da bancada estadual do MDB de que nada tem que ser definido agora; e enfraquecer o trio de pré-candidatos nas hostes do Manda Brasa.

Norte

Foi uma jogada extremamente infeliz e equivocada da dupla jaraguaense Chiodini e Antídio, mostrando que a articulação política do deputado deixou bastante a desejar. Não custa lembrar, ainda, que Carlos Chiodini foi o sucessor de Paulo Bornhausen na Secretaria de Desenvolvimento Econômico na virada do primeiro para o segundo governo de Raimundo Colombo.

Tudo ligado

Chiodini e Bornhausen sempre se deram muito bem. Outro componente: o Podemos está na prefeitura da Capital, onde ocupa cargos importantes, o que aproximou Bornhausen de Gean Loureiro. Todo esse contexto de ligações favoreceu a execução desta equivocada gambiarra política.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes inicia nesta sexta-feira (01) Imunização ocorre nas 30 unidades de saúde do Município de Itajaí, a partir das 13h

O mês de outubro será marcado por mais uma grande ação de vacinação em Itajaí. A partir das 13h desta sexta-feira (01), o Município realiza a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos colocarem a caderneta de vacina em dia. A ação acontecerá nas 30 unidades de saúde da cidade e vai até o dia 29 de outubro. O Dia D de vacinação será no sábado, 16 de outubro, quando todas as unidades abrirão das 8h às 17h para aplicação das vacinas. A Campanha de

Multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso da população mais jovem às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No momento da imunização, será necessário apresentar documento de identificação, CPF e caderneta de vacina da criança ou adolescente para que os profissionais possam verificar quais estão em atraso ou precisam ser feitas. “Com a pandemia a vacinação de rotina teve queda na adesão e isso preocupa porque doenças controladas ou

já erradicadas podem reaparecer, como foi o caso do sarampo no Brasil. Por isso, convidamos todos os pais e responsáveis para que levem seus filhos na unidade de saúde mais próxima para fazer as vacinas necessárias e ficar protegido de doenças imunopreveníveis”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira. A campanha As ações de multivacinação acontecem desde os anos de 1980, no entanto a campanha exclusiva passou a ocor-

rer a partir de 2012 com o intuito de reduzir o número de oportunidades perdidas de vacinação. Desta forma, destaca-se a necessidade de vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes durante o período da campanha. Entre as vacinas de rotina das crianças e adolescentes estão: BCG, hepatites A e B, pentavalente, Poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, DTP, varicela, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV e dTpa.

3ª reunião de Trabalho do Fórum de Defesa da Autoridade Portuária Pública Municipal acontece dia 4, segunda-feira A Univali vai apresentar estudos rebatendo proposta de privatização total do porto de Itajaí Na próxima segunda-feira, acontecerá a 3ª reunião de trabalho do Fórum de Defesa da Autoridade Portuária Pública Municipal a partir das 09Hr, no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí. Na oportunidade haverá a apresentação, discussão e homologação da Análise Técnica do Escritório de Projetos da UNIVALI sobre a hipótese de Desestatização do Porto de Itajaí. O documento a ser apresentado está estruturado com base nos principais aspectos elementos da apresentação feita pelo Governo Federal no último dia 25 de agosto em sessão na sede da Câmara de Vereadores de Itajaí, bem como dúvidas e questionamentos surgidos desde então.


4

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí entrega chaves de novas residências para 19 famílias da Via Expressa Portuária Ação garante moradia digna para cidadãos que tiveram casa desapropriada, além de continuidade da primeira fase da obra

ACII CONVIDA: REUNIÃO SOBRE A DESESTATIZAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ E MANUTENÇÃO DA AUTORIDADE PORTUÁRIA

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros. O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.

A entrega de 19 habitações para famílias de Itajaí garantirá a conclusão da primeira etapa da Via Expressa Portuária (VEP). O prefeito Volnei Morastoni entregou as chaves de três moradias, na sala de reuniões do Gabinete. As novas residências garantem uma moradia digna e um processo humanizado de remoção dos atingidos pelas obras. Com as desapropriações e demolições, serão retomadas as obras da VEP: a primeira etapa vai retirar os caminhões da rua Reinaldo Schmithausen para garantir a muitas outras famílias um trânsito mais seguro e com menos congestionamentos. “É uma alegria em dobro realizar essa entrega de chaves. Primeiro, porque posso olhar nos olhos das pessoas e sentir a importância da moradia para os cidadãos. Depois, porque a entrega da Via Expressa Portuária significa um novo tempo para Itajaí. Com essa importante obra, diminuímos distâncias entre a rodovia e o Porto, cortamos os custos de deslocamento e evitamos acidentes na principal rota de deslocamento do bairro Cordeiros”, comemora o prefeito Volnei Morastoni. Aliciane da Silva, moradora há 40 anos da região, recebeu das mãos do prefeito Volnei as chaves da sua nova casa. Além dela, sua mãe que mora nos fundos de sua casa também receberá uma unidade habi-

tacional. “Estou muito feliz, especialmente por ela. Minha mãe tem dificuldade de locomoção e é muito difícil para ela se deslocar hoje por um corredor estreito”, conta. Aliciane fala ainda que a maré faz com a água do rio bata embaixo da casa de sua mãe e que agora elas vão morar uma do lado da outra “com uma casa ampla e bem distribuída”. As unidades habitacionais foram construídas por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em terrenos do Município de Itajaí. Avaliadas em R$ 72 mil cada, em sua grande maioria as habitações são casas geminadas com dois quartos, cozinha e sala conjugada, instalações sanitárias e área de serviço.


5

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

OUTUBRO ROSA

Médicos alertam para importância de exames precoces para diagnosticar câncer de mama Durante o mês ABM realizará uma live com o tema: Prevenção ao Câncer de Mama” com o objetivo de conscientizar não apenas as mulheres, mas todo o público

O

mês de outubro é representado pela campanha “Outubro Rosa”, para prevenção ao câncer de mama, o qual desperta alerta nos médicos, pois ainda é o câncer que mais acomete as mulheres em todo o país. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer - a estimativa era de que no ano passado seriam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos e, em Santa Catarina, 3.370 mulheres teriam câncer de mama em 2020. Para reduzir os danos causados pelo câncer de mama, o diagnóstico precoce é fundamental, pois representa um potencial de cura acima de 90% para a paciente. Outro fator notado pelos ginecologistas é que, no ano passado, muitas mulheres deixaram de fazer suas rotinas médicas devido à pandemia, números que começaram a mudar a partir 2021, relata a médica Bruna de Almeida, membro da Associação Brusquense de Medicina - ABM. Segundo ela, “geralmente é o ginecologista que faz este primeiro diagnóstico durante uma rotina anual, hora do exame físico, ginecológico ou através dos exames de imagem que são solicitados na consulta, principalmente se a paciente já está no grupo de rastreamento para câncer de mama”, explica a médica. Para os ginecologistas, alguns fatores de risco são sinais de alerta para investigações mais aprofundadas, assim como para as mulheres. Os mais importantes são casos de câncer de mama na família, pois a doença pode ser hereditária, porém a maior parte acontece por alterações nos genes ao longo da vida. “Além disso, o fato da mulher não ter filhos, chamado de ‘nuliparidade’, ter tido a primeira menstruação muito cedo, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos de idade, bem como obesidade, sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebida alcóolica, tabagismo, entre outros, exigem exames mais detalhados. AUTOEXAME Ainda de acordo com a médica ginecologista, Bruna de Almeida, o exame clínico das mamas realizado pelo profissional habilitado, ginecologista ou mastologista, é fundamental, mas o autoexame faz com que as mulheres percebam rapidamente alguma mudança e procure o médico. “Saber se tocar e se conhecer é muito importante para a mulher, então ter esse hábito de examinar as próprias mamas, principalmente após o período menstrual, é algo que deve entrar na sua rotina no banho, durante o dia a dia. Qualquer nódulo, carocinho ou alteração de pele, vermelhidão, pele lembrando “casca de laranja”, pele mais retraída, abaulamento, qualquer coisa diferente na mama, você deve procurar ajuda médica”, lembra a especialista. DIAGNÓSTICO PRECOCE O principal exame para rastreamento do câncer de mama é a mamografia, que é indi-

cada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos de idade, sendo que para mulheres com alto risco para a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia preconiza rastreamento a partir dos 30 anos. Há ainda outros exames usados, como a ultrassonografia, principalmente para mulheres mais jovens e naquelas que possuem as mamas muito densas na mamografia, com predomínio do tecido produtor de leite. A ressonância magnética também é realizada e, embora seja um exame mais caro, é importante para aquelas mulheres que operaram a mama ou que usam próteses. Com relação às contra indicações dos exames, o médico radiologista e presidente da Associação Brusquense de Medicina, Gustavo Gumz Correia, explica que nenhum dos exames causa danos à saúde das mulheres. “A mamografia, assim como a radiografia, utiliza radiação ionizante, mas a dose da mamografia é extremamente baixa, então ela é irrisória para afetar qualquer outro órgão ou outro tecido. A paciente pode realizar o exame com tranquilidade. A ultrassonografia não utiliza radiação, é um exame muito rápido e disponível na cidade. Já na ressonância magnética, a mulher pode apresentar algum tipo de contraindicação por causa do método, como portadoras de marcapasso cardíaco ou que tenham certas próteses metálicas no corpo. Nesses casos a paciente precisa antes conversar com o médico ou com o serviço que vai realizar o exame”, descreve o radiologista. Para todos os médicos, o mais importante dos exames de rastreamento para o câncer de mama é conseguir diagnosticar a doença na fase mais precoce possível, permitindo que o tratamento seja menos agressivo para a paciente e a chance de cura e resolução, muito maiores. “Não são todas as doenças e, principalmente, não são todos os cânceres que conseguimos diagnosticar precocemente através de rastreamento, por isso é importante lançarmos mão dos avanços da medicina atual e, claro, da informação, justamente para que as pacientes, os familiares e toda a população saibam os protocolos de rastreamento e que todos cuidem da própria saúde, fazendo os exames com regularidade e consultando os médicos sempre que algum sintoma novo aparecer”, conclui o presidente da ABM. LIVE EXPLICATIVA Durante o mês de conscientização para prevenção do câncer de mama, além das ações realizadas pelos médicos especialistas em seus consultórios, clínicas ou nos hospitais em que atuam, a Associação Brusquense de Medicina – ABM, vai realizar no dia 13 de outubro, quarta-feira, às 19h30, uma live com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama”. O evento será transmitido de forma virtual através do canal da ABM no youtube e compartilhado pelas redes sociais de veículos de comunicação da região de

Brusque, para que atinja um grande número de pessoas. O encontro será mediado pelo presidente da ABM, Gustavo Gumz Correia e contará ainda com a presença do médico

mastologista, Marco Antonio Cortelazzo, e do presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina – SIMESC Regional Brusque, o ginecologista Mauro César Flores.

Escolas de Itajaí terão agentes mirins de combate à dengue Alunos de Itajaí serão agentes mirins de combate à dengue para multiplicar informações preventivas nas comunidades escolares. Promovido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, o projeto pioneiro na região começou neste mês em 10 escolas da rede municipal de ensino. A intenção é atender 37 unidades até 2023 e fortalecer as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A primeira etapa do projeto iniciou com uma capacitação para professores de escolas de Ensino Fundamental da cidade, com o tema “Mobilização para o Enfrentamento ao Aedes aegypti e seus Agravos”. O curso ocorreu de forma virtual e abordou aspectos clínicos, epidemiológicos e entomológicos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de dados e atitudes preventivas.

A intenção da Secretaria de Saúde é implantar o projeto com alunos de 10 a 12 anos. As primeiras dez escolas contempladas com a iniciativa são: Centro Educacional de Cordeiros, E.B. Antônio Ramos, E.B. Arnaldo Brandão, E.B. Avelino Werner, E.B. Elias Andaime, E.B. Francisco Celso Mafra, E.B. Gaspar da Costa Moraes, E.B. José Fernandes Potter, E.B. Maria Dutra Gomes e E.B. Pedro Paulo Rebello. Neste ano, duas unidades receberão cartilhas, folders, camisetas, bonés e outros materiais de divulgação para dar início ao projeto. O foco da iniciativa é oferecer subsídios aos educadores para que trabalhem e disseminem o tema em sala de aula, em conjunto com a equipe da Secretaria de Saúde, instruindo os alunos de forma que aprendam uma abordagem preventiva em relação ao tema. O projeto Agente Mirim de Combate a Endemias é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Gerência de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa é financiada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).


6

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de José Fernandes da Paz

Aniversário de Marilene Aparecida Pianezzer Evaristo

Aniversário de Mário Uriarte Filho

Dedico a coluna desta semana ao meu esposo Mário Uriarte Filho, que completou 81 anos de vida, na última quarta-feira, dia 29 de setembro. Parabéns! Feliz Aniversário! A minha eterna gratidão ao meu fiel escudeiro, que tem sido incansável, neste período de recuperação pós-covid.

Agradecemos o gentil convite da amiga Marilene Aparecida Pianezzer Evaristo, para o seu almoço de aniversário, neste próximo sábado, dia 02 de outubro, na Barraca Sabiá do Itamirim Clube de Campo. Parabéns, Marilene! Feliz Aniversário! Que esta data seja especial e inesquecível, junto à família e amigos! Abraços com carinho dos amigos do “Jornal dos Bairros”.

Aniversário de Henrique Stein Neto

Um abraço especial, ao amigo e Aniversariante do dia 29 de setembro de 2021: Henrique Stein Neto. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe conceda muito: amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade!

Aniversário de Casamento de: Maurina Mendonça Collares e Francisco Collares O casal de amigos: Maurina Mendonça Collares e Francisco Collares celebrou 57 anos de casamento, no dia 28 de setembro. Eles que formaram uma família maravilhosa e abençoada por Deus!

Um abraço especial ao amigo José Fernandes da Paz, que comemorou aniversário no dia 28 de setembro de 2021, junto da esposa Maísa Fernandes e do filho Pedro Fernandes. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre!

Aniversário de 43 anos da “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Itajaí

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí completou 43 anos de Fundação, no dia 28 de setembro. A sua atual Presidente é a Sra. Dilma Pereira Ramos. Nossos cuprimentos à Presidente, Diretoria e Voluntárias da “R.F.C.C.” de Itajaí. Que Deus continue abençoando nesta nobre missão!


8

Ano XXIII - edição 1.013 - 01 de outubro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Taroii Juniors Cup se encerra neste sábado nas quadras do Itamirim Clube de Campo

T

ermina neste sábado as disputas do Taroii Juniors Cup, evento realizado pelo Itamirim Clube de Campo, que conta pontos no ranking mundial juvenil da Federação Internacional de Tênis. O evento tem parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Catarinense de Tênis. A competição, que conta com 600 atletas de 8 até 18 anos desete países, vem sendo uma grande oportunidade para o incentivo de jovens talentos do tênis. Os brasileiros vêm aproveitando esta oportunidade. Victor Tosetto, de 17 anos, passou pelo mineiro William Norton por 4/6 6/2 6/2 e vai disputar a semifinal diante do segundo favorito Luis Miguel. Os dois atletas estão na busca de pontos importantes visando a entrada nos torneios de Grand Slam para 2020 já em janeiro com o Australian Open, em seguida Roland Garros, Wimbledon e o US Open, os quatro maiores eventos do mundo. Oportunidade dos primeiros pontos para Matheus Bueres, que é filho de Franklin, ex-goleiro de futsal, bicampeão mundial com o Brasil em 2008 e 2012. Bueres passou o qualificatório e vai enfrentar na outra semifinal o paranaense Gustavo de Almeida, de apenas 15 anos. Almeida é filho de empregada doméstica com funcionário de clube de Guarapuava (PR) e através do tênis vem buscando seu sonho de virar profissio-

nal. Ele derrotou o carioca Rodrigo Braunstein por 7/6 7/5 e vai buscar vaga na primeira final na carreira “Vim de família humilde, estou com mais oportunidades em Curitiba , comecei com meu pai que era funcionário em Guarapuava, ele e minha mãe trabalhavam, não tinha com quem me deixar e íamos no clube daí um professor de tênis começou a dar aulas para mim e para os meus irmãos . Eu gostei muito, meus irmãos pararam e eu segui e estou até hoje”. O atleta mora dentro da academia de tênis , treina todos os dias, vai para a escola e sua mãe passou a trabalhar na academia na área de limpeza e trabalhar em outras residências nas horas vagas. No feminino, Santa Catarina segue com chances de título nas mãos de Carolina Laydner, atleta da seleção Brasileira e natural de Florianópolis. Ela derrotou Larissa Silva por 6/4 6/0 e vai encarar a embalada pernambucana Cecilia Costa, de 15 anos, que havia derrotado a principal favorita, a paulista Ana Candiotto. A outra semifinal será entre a segunda favorita, a paulista Juliana Munhoz, e Olivia Carneiro. O Taroii Juniors Cup tem ainda disputas do torneio sul-americano até 16 e 14 anos para o ranking sul-americano, torneio nacional para os 12 anos e Tennis Kids.

Resultados - Torneio ITF Mundial - 18 anos

Quartas de Final - Masuclino Gustavo de Almeida (BRA) 2x0 (1) Rodrigo Braunstein (BRA) 7/6 (7/4) 7/5 (2) Luis Miguel (BRA) 2x0 Germano Setti (BRA) 6/1 6/0 (3) Victor Tosetto (BRA) 2x1 (5) William Norton (BRA) 4/6 6/2 6/2 Matheus Bueres (BRA) 2x0 Henrique Ushizi-

ma (BRA) 6/3 6/1 Quartas de Final - Feminino (2) Juliana Munhoz (BRA) 2x0 Sofia Cohen (BRA) 6/2 6/4 Carolina Laydner (BRA) 2x0 Larissa Silva (BRA) 6/4 6/0 Cecilia Costa (BRA) 2x0 (8) Nicole Serraglio (BRA) 6/4 6/3 Olivia Carneiro (BRA) 2x0 (5) MariaOliveira (BRA) 6/1 6/2


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.